xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/01/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 janeiro 2014

RELAÇÃO TERRENOS, DIOCESE, PREFEITURA, CARTÓRIO, JUAZEIRO DO NORTE


Um Barril de Pólvora ?

Eu gostaria de entender qual é a relação que existe - "SE" existe entre o BISPO DO CRATO, a doação de terrenos por parte da Prefeitura, aquela querela dos terrenos no Juazeiro, e a perseguição ao Bispo. Aliás, vereadores estão sendo afastados, falam-se em doações de terrenos. O povo do Seminário prefere supermercado ? Essas transações foram todas lícitas, passaram pela câmara ? O que há nessa relação toda entre PREFEITURA, TERRENOS, DIOCESE, CARTÓRIO ? Quem está envolvido e quanto se ganhou nessa coisa toda ? Alguém além das pessoas da Praça Siqueira Campos sabe explicar sem ter medo de represálias ?

Dihelson Mendonça



Investigações concluem que Bispo de Crato é inocente das acusações

Fonte: Assessoria de Imprensa de Diocese de Crato

Depois de seis meses de investigações, a Polícia Civil concluiu que o Bispo de Crato, dom Fernando Panico, é inocente das acusações de estelionato que lhe foram feitas. As investigações foram iniciadas atendendo ao pedido de sete inquilinos residentes em casas pertencentes ao patrimônio da Diocese de Crato.
Ao longo de seis meses de investigação, a Polícia Judiciária ouviu os dois lados, tanto os inquilinos como sacerdotes que trabalham na Cúria Diocesana.  Na última 4ª feira, dia 29, o Delegado Regional da Polícia Civil, Flávio Santos Silva, emitiu o Relatório Final do Inquérito nº 446-618/2013, de 29.01.2014, com o veredito de não houve nenhum crime; a acusação feita a Dom Fernando Panico é infundada e o Bispo de Crato é inocente.
O advogado da Diocese de Crato, Hyarles Macedo, declarou que dentre as várias lições deixadas por este episódio, ganha destaque esta: "Os responsáveis pelos meios de comunicação não detêm a liberdade de veicularem o que bem entenderem. O importante e imprescindível papel que a imprensa desempenha numa democracia não se confunde com o papel dos julgadores. Os meios de comunicação não deveriam divulgar notícias e opiniões inexatas".
Abaixo a nota distribuída pela Assessoria de Imprensa da Diocese de Crato sobre a declaração de reconhecimento da inocência de Dom Fernando Panico:

Diocese de Crato
Assessoria de Imprensa
Investigações concluem que Bispo de Crato é inocente das acusações

   O Relatório Final do Inquérito nº 446-618/2013, de 29 de janeiro de 2014,  da Polícia Civil,  concluiu que o Bispo de Crato, Dom Fernando Panico, é inocente da acusação de estelionato. As investigações foram feitas atendendo pedido de sete inquilinos de casas pertencentes à Diocese de Crato.
   Ouvidas diversas pessoas, inclusive os próprios inquilinos, e anexado ao inquérito diversos documentos, o Delegado Regional de Polícia, Dr. Flávio Santos da Silva, determinou o encerramento da investigação concluindo que não houve crime. Eis a parte final do relatório da autoridade policial: “Acreditamos concluídos os trabalhos da polícia judiciária, determino ao senhor escrivão que proceda ao envio dos autos ao poder judiciário desta Comarca SEM INDICIAMENTO, por entender que NÃO OCORREU CRIME DE ESTELIONATO, por parte dos gestores da DIOCESE DE CRATO, contra os inquilinos ora representados, tendo em vista estes não haverem experimentado nenhum prejuízo, conforme consta no bojo dos autos. Crato, 29 de janeiro de 2014. Dr. Flávio Santos da Silva – Delegado”. 
   Esclarecida a questão, a Diocese de Crato, lamenta que essa denúncia, explorada pelos meios de comunicação, de forma maldosa e sensacionalista, tenha se espalhado rapidamente Brasil afora, divulgada que foi na Internet, por alguns jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão com o único objetivo de atribuir falsamente a Dom Fernando Panico a responsabilidade de um crime inexistente.
   Fica este episódio como lição, para que no futuro, a honra e imagem de pessoas de bem não venha a ser enlameada e maculada por atos e ações intempestivas, indevidas e irresponsáveis.
   Ouvido sobre o veredito da Polícia Judiciária, Dom Fernando Panico declarou: “Esclarecido este episódio, e embora eu tenha passado por grandes sofrimentos e incompreensões, perdoo a todos os que me acusaram e não guardo rancores de ninguém”. 
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Diocese de Crato)

Um ideal possível - Por: Emerson Monteiro

Observar os cenários atuais, tanto do ponto de vista local quanto mundial, faz ver que atravessamos, na história humana, período de intensa gravidade. Dizemos isso ao notar as atitudes materialistas nos negócios e países, em políticas de dominação de seres humanos relegados a plano secundário na ordem das coisas quais massas de manobra para produzir e consumir bens e gerar lucros, submetidos aos poderosos, em todos os quadrantes.

São modelos que privilegiam capitais em detrimento das práticas sociais, onde Estados detêm setores econômicos prioritários, os quais, de um dia para outro, se transformam em patrimônios particulares por força da política mal versada. Dessas e de outras mudanças extremas advêm conseqüências que empenam toda a sociedade.

Na verdade, os sintomas correspondem, na banda crítica, ao que se previra nos planos econômicos trabalhados no sentido que realizam. Entretanto aqueles esperados frutos continuam distantes, esperanças dos sonhados melhores dias. E nesses tempos cinzentos o que aparecem são os milhões a reclamar de uma lideranças compatíveis aos anseios de real desenvolvimento.

Eis, por isso, o quadro onde se denota percentuais elevados de pessoas a viver abaixo da linha de pobreza, sem dispor do mínimo em termos de moradia, saúde, educação, segurança, profissionalização, dignidade. A própria sociedade precisa rever os métodos de ação, buscar coragem moral e vontade política que desmanchem os equívocos do passado e do presente, na escolha de novos dias, o que também passa pela união das classes através da consciência de que todos somos irmãos vivendo na mesma casa.

Abalados, desapareceram muitos daqueles impérios; mas persistem os princípios universais ainda não concretizados na prática. Guardemos no íntimo a resposta às dores sociais, no senso do viver justo, na busca da mentalidade honesta.

Crescemos em número; agora cresçamos em qualidade, perfeição que passa longe do simplório conforto material das posses, da influência e do prestígio; do poder das armas, das conquistas coloniais menores. Justiça social, eis o outro nome da propalada Solidariedade.          

(Foto: Jackson Bola Bantim).  

Viva o Rádio !


Quando o Rádio completa 90 anos de sua implantação em nosso país, continuo a admirá-lo, escutá-lo (principalmente AM) e considerá-lo o veículo de comunicação nº1 de um povo.

Desde minha infância, sintonizei aqui em Crato as emissoras AM da REGIÃO (Araripe, Iracema, Progresso, Educadora, entre outras). Vale lembrar, também as Rádios Difusora e Alto Piranhas de Cajazeiras, Sociedade de Salvador, Rádio Clube (uma das primeiras do Brasil) de Recife, que tinha como slogan: "Pernambuco falando para o mundo". Não esqueço a Rádio Guanary de Belo Horizonte, Brasil Central de Goiânia, Bandeirantes de São Paulo, Atalaia de Acaraju, Liberdade, também de Acarajú capital do estado em que nasceu um dos meus maiores ídolos: José Augusto, o sergipano.

Metade dos anos 60, início dos anos 70 e toda a década de 80, foi o período em que acompanhei as programações dessas e outras emissoras do país. Programação musical de boa qualidade,transmissões esportivas com os mais laureados locutores esportivos do nosso rádio AM, noticiários dos mais precisos, com narrações informativas detalhadas, precisas. Os programas musicais nordestinos, com a nossa autêntica música (O forró, o baião, o xote, o arrasta-pé, o xaxado). Correio sertanejo, na cinquentenária Rádio Iracema com a apresentação do admirável MACIEL SILVA, Ritmo do Nordeste, na também cinquentenária Rádio Araripe, na comunicação de Zé Moreira e tantos outros que tive a alegria de ouvir em várias emissoras do meu querido Nordeste.

Quero deixar registrado nesse pequeno comentário os nomes dos valorosos radialistas do meu Cariri, radialistas esses que informaram, trouxeram entretenimento, música e alegraram os dias e noites do homem, da mulher, do jovem, da criança, seja na cidade, seja no meio rural. Alguns continuam em atividade até os dias de hoje.

Heron Aquino, Aderbal Carvalho (narradores esportivos), Maciel Silva, Campos Júnior, Robledo Pontes, Cirilo Cardoso, José David Gadelha (Dezim), Huberto Cabral, Gilberto Pinheiro, Osvaldo Alves de Sousa, Almerio Carvalho, Evandro Bezerra, Mitermaia de Olinda, Roberto Silva, Alcely Sobreira, João Eudes, Wellington Amorim, Coelho Alves, Geraldo Alves (Tio Gê), Foguinho, Carlos Alencar, Rejane Limaverde, Leny Sobreira, Tereza Siebra, Campos Neto, Ruy Lemos, Paulo Penha, J. Alcides, João Sobreira, Dário Maia Coimbra (Darim), Antônio Libério, João Hilário, Nildo Braz, Belarmino Oliveira, José Jesus de Almeida, Fco. Alexandre, Helton Aguiar, Mazinho, Favela, Juscelino Leal, FrancimiltonDiniz, Marco Valério, Delton Sá, Weliington Oliveira, AntonioVicelmo, Lindemberg de Aquino, Wilson Rodrigues, Marcos Silva, Lucion Oliveira, Toninho Vieira, Eloi Teles, Wilmar Lima, Alan Paiva, Roberto Piancó, Bandeira de Alencar, Luis Carlos de Lima, José Boaventura, Francisco José, Barbosa Santos, Cícero Silva, Ediglê Ribeiro, Francisco Demontier, Luciêr Meneses, Carlos Alberto Miranda, Albis Filho, Aguinaldo Carlos, Hamilton Lima, Fabiano Rodrigues, Geraldo Vitorio, Juciêr Lima, Eimar de Lima, Jevan Siqueira, Fábio Lemos, JoselioAraujo e Francildo Gonçalves.

Com certeza alguns nomes foram esquecidos não por vontade minha e sim por falta de memória e a esses que eu não mencionei as minhas desculpas e também os meus votos de homenagem como profissionais importantes na vida do nosso rádio.

Hoje, lamentamos o momento pelo qual passa o nosso rádio, com dificuldades financeiras vividas por algumas emissoras do país, além da falta de qualidade em algumas programações, com músicas de baixa qualidade, português deixando muito a desejar, programas do mais baixo nível cultural, profissionais com pouco amor a profissão (alguns), pois fazer rádio requer duas qualidades: conhecer o que é o rádio, ter as mais variadas informações relativas principalmente a música e, segundo: amar a profissão que é uma das mais belas, dignificantes e prazerosas que o homem pode desfrutar. O rádio continua sendo o maior meio de comunicação de um povo, principalmente o Rádio AM (o meu entretenimento).

Jorge Carvalho
Professor
www.blogdocrato.com 
Foto: Wilton Araújo





URCA registra achado raro de Lagarto pela 1ª vez no Ceará


Encontrado no Cariri exemplar raro de um lagarto, o Stenocercus squarrosus, somente visto no Estado do Piauí, na região do Parque Nacional da Serra das Confusões. O achado ocorreu no último domingo por equipe de alunos do Curso de Biologia da Universidade Regional do Cariri (URCA). O réptil está sendo estudado no laboratório de Zoologia da instituição, e não está descartada a possibilidade de ser uma nova espécie. Mas, no momento, se trabalha com a possibilidade de ser só o único espécime encontrado no Ceará.

O lagarto foi encontrado na área do Geossítio Pontal da Santa Cruz, em Santana do Cariri, e mede cerca de 15 cm. Está sendo analisado pelo professor doutor do Departamento de Biologia da URCA, Robson Waldemar Ávila, que inclusive vem estudando outras espécies inéditas de répteis e anfíbios, já encontradas, tanto na região do Cariri como em outras áreas do Estado.

Ele destaca o ineditismo do achado na região, já que mesmo no Piauí, onde foi encontrado o primeiro exemplar, é extremamente raro. Segundo o professor Álamo Feitosa, biólogo e doutor em Paleontologia, é um achado que destaca o trabalho de alunos e professores da universidade, já que são mais de 8 mil exemplares de animais no laboratório, com estudos constantes, além de novas espécies, que já foram descritos e outros que continuam sendo pesquisadores no curso da URCA.

A espécie de lagarto foi recentemente descrita em 2009, no Piauí. Há pesquisadores que passaram vários dias na área da Chapada do Araripe, na tentativa de encontrar um novo exemplar. Segundo o professor Robson Ávila, será realizada a análise morfológica e molecular do réptil. Com isso, segundo Álamo, poderão ser esclarecidas algumas perguntas relacionadas ao habitat do réptil, o que fez a espécie ser rara, a sua baixa capacidade de reprodução e até ser verificada a quantidade de indivíduos existentes.

No Nordeste, há uma grande distribuição de espécies de lagartos. E, conforme relata o professor Robson Ávila, são também amplamente distribuídos na América do Sul, podendo ocorrer tanto em terras baixas quanto em elevadas. No caso do Ceará, esse foi o primeiro registro de ocorrência dessa espécie, numa área de altitude de Santana do Cariri, dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe. Com isso, ampliando a distribuição da espécie em cerca de 460km em linha reta, sentido Nordeste. "Este registro reforça a importância de conservação da área, indicando a necessidade de mais estudos investigativos de fauna no local, sobretudo em áreas de Carrasco e Cerrado, as quais têm sido pobremente estudadas no Ceará", afirma o professor.

Para Álamo Feitosa, é importante todos os aspectos serem avaliados. Com a análise minuciosa, pode até ser verificada se houve uma semelhança, mas que a espécie é inédita. Mas essa possibilidade ainda é remota, em relação ao achado, já que os estudos estão apenas sendo iniciados. Mas, mesmo assim, Robson afirma que esse achado tem sido motivo de comemoração pela equipe.

No laboratório estão sendo descritas duas novas espécies. Uma cobra, descrita como Ansphisbaena littoralis, achada no litoral cearense, e um sapo, Pseudopaludicola parnaíba. Atualmente, o laboratório de Zoologia da Urca conta com quase 7 mil exemplares de répteis e anfíbios. Até o momento, já foram descritos 130 espécies de répteis e 110 de anfíbios, o que torna o local de destaque entre os laboratórios do gênero no Nordeste. De acordo com o professor Robson, essa marca, em termos de quantidade e qualidade do trabalho, deixa o laboratório na 5ª colocação no ranking do Nordeste. O primeiro deles está na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. A informação sobre a colocação foi coletada com base nos dados expostos no site da própria instituição paraibana. 

Inclusive, materiais encontrados pelos pesquisadores do laboratório da URCA, já foram encaminhados para serem descritos em institutos importantes do Brasil, a exemplo do Butantan, em São Paulo, um dos maiores centros de pesquisa do mundo, e também para a Universidade Federal do Rio Grande do norte (UFRN), entre outras. Ainda assim, há muito o que fazer, com a grande quantidade de material coletada na região. São reservatórios imensos, com os animais, não impedindo haver uma parte de répteis ou anfíbios inéditos.

Mais informações:
Universidade Regional do Cariri (URCA)


MENSALÃO CRATENSE - O que vem a seguir ( Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2014 )


Nossa reportagem e demais companheiros de imprensa,  procuramos na manhã desta quarta feira 29/jan, o promotor de justiça Raimundo Parente, para melhor esclarecimento sobre o afastamento dos cinco vereadores do Crato.

Explicou Dr. Parente, que na ação cautelar impetrada pelo Ministério Público, foi pedido o afastamento do prefeito Ronaldo Gomes de Matos, do Secretário de Governo do Município Rafael Branco e de nove vereadores, onde o Juiz  Flávio Bezerra de Moraes, acatou o afastamento apenas dos cinco vereadores: Pedro Alagoano, Marquim do Povão, Nando Bezerra, Celso dos Frangos e Galego da Batateira, por trinta dias, e cinco dias para apresentarem defesa. O afastamento por trinta dias poderá ser prorrogado por mais trinta.

VEREADORES INCLUSOS NO PEDIDO DE AFASTAMENTO NEGADO PELO JUIZ 

Luciano Saraiva, Dárcio Luiz de Sousa,  Henrique leite e Nagela Rolim. Negado também o afastamento do Prefeito Ronaldo e do Sec. Rafael Branco, porém a quebra do sigilo bancário de todos foi aceito. Perguntado se o MP irá se manifestar  mais uma vez , disse que sim, mediante outras  provas, pois estão trabalhando com responsabilidade. Para o promotor, o afastamento  dos cinco vereadores, se deveu às denúncias da compra de votos  para desaprovação das contas do ex prefeito Samuel Araripe, conforme gravações já divulgadas pela imprensa e que  não tem nada haver com as últimas notícias do suposto esquema de pedágio nas doações de terrenos pelo poder executivo, essa  será outra apuração. Os vereadores não querem se pronunciar, Pedro Alagoano, por telefone, em conversa com outros companheiros de imprensa, disse que as providencias de defesa estão sendo providenciadas.

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL  DO CRATO NÃO IRÁ CONVOCAR SUPLENTES.

Por telefone, o presidente da câmara municipal Luis Carlos, disse ao companheiro Marcos Silva, que não irá convocar  os suplentes de vereadores, por ser apenas de trinta dias, o afastamento dos  “edis” só convocaria se fosse por 120 dias. 

Segundo o Artigo Nº 97 do regimento interno da câmara, se o presidente não convocar os suplentes, estará cometendo ato de “improbidade” e os suplentes poderão  recorrer na justiça, visto que se trata de “vaga” sem distinção, confirmou o vice-presidente da câmara, Bebeto, pois não se trata de perda de mandato com 120 dias e que os vereadores suspensos não receberão seus salários.

Em suma:  “Acho que o presidente  Luis Carlos não irá frustrar esse gostinho dos suplentes se sentarem nas belas e traiçoeiras poltronas da casa do povo com seus ternos já bem passados, onde alguns já desfilaram diante do espelho, e até impostaram a voz para dizer, “Nobres colegas” e não vão deixar de ganhar seus 10 milzinhos em trinta dias... e se for prorrogado? E se não voltem?  

Por Ed Alencar
Foto ilustrativa: Câmara Municipal - Dihelson Mendonça


Após o fim da ZONA AZUL, vagas no centro da cidade aumentaram. Mas existem vagas para privilegiados ?



Vocês notaram que foi só acabar o Zonal Azul, que num instante apareceram mais vagas de estacionamento no Crato ? Antes a coisa estava tão feia, que não se conseguia mais estacionar nem na Rua Zé Carvalho, Pedro II, eu, por exemplo, já estava deixando meu carro lá na Vila Bacurau, ali perto do canal, isso pra quem mora na Vilalta. Quase não compensa mais sair de carro no Crato para o centro da cidade. Mas agora as vagas começaram a aparecer. Todo dia tem vagas no centro do Crato. No entanto, com essa "suspensão" do Zona Azul, coisas misteriosas começam a aparecer também, como por exemplo, essas vagas RESERVADAS que não se sabe para quem, na Praça da Sé. Quem seriam esses seres privilegiados, que são melhores do que a maioria do povo do Crato ?

De qualquer modo, estamos de olho!

Foto: Davi Cariri
Texto: Dihelson Mendonça



SE LIGA, CRATO ! - Paredões de Som apreendidos em Fortaleza são destruídos - Aqui precisa a mesma coisa


NE - A eterna BABAQUICE de querer forçar os outros a ouvir o que você escuta, poderá ter um final bem caro!




Equipamentos sonoros apreendidos durante as fiscalizações realizadas entre os anos de 2011 e 2013 foram destruídos na manhã desta quarta-feira, 29, na Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Cerca de 19 foram estruturas foram doadas a instituições; outras 107 estruturas foram descartadas.

No ano de 2013, a Seuma apreendeu 846 equipamentos sonoros. Em 2012, foram 199. Este ano, as equipes de fiscalização já recolheram 84 estruturas, destas 65 eram paredões de som. A operação é realizada em parceria com órgãos como o Batalhão da Polícia Militar do Meio Ambiente (BPMA).

Parte do material descartado foi encaminhado à empresa especializada em coleta de resíduos eletrônicos. Outros componentes seguiram para o setor industrial para serem reutilizados. A Rede de Catadores do Ceará recebeu a madeira e demais materiais.  Os proprietários dos equipamentos tiveram 60 dias para resgatar os equipamentos, de acordo com prazo estabelecido pela legislação para o resgate do material.

Denúncias relacionadas a crimes ambientais podem ser realizadas por meio do telefone (85) 3452.6903 ou no site da seuma.

Redação O POVO Online


Filho do governador Eduardo Campos tem Síndrome de Down


O filho recém-nascido do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), Miguel, foi diagnosticado com Síndrome de Down.

 A informação foi dada, nesta quarta-feira, 29, pelo próprio governador, na sua página do Facebook: "Hoje, os médicos confirmaram o que já estava pré-diagnosticado há algum tempo. Miguel, entre outras características que o fazem muito especial, chegou com a Síndrome de Down. Seja bem-vindo, querido Miguel. Como disse seu irmão, você chegou na família certa! Agora, todos nós vamos crescer com muito amor, sempre ao seu lado".
 A nota vem assinada pelo governador, a mulher Renata e os filhos Maria Eduarda (21), João (20), Pedro (18) e José (9). Miguel nasceu de parto normal, nesta terça-feira, 28, às 16h05, na maternidade Santa Joana, no Recife com 51,5 cm e 3,4 quilos.
   

MENSALÃO CRATENSE - No prazo de 30 dias, o MP deve entrar com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa


30/01/2014

O juiz José Flávio Bezerra Morais, titular da 2ª Vara Cível do Crato, determinou o afastamento de cinco vereadores e a quebra do sigilo bancário do prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Matos, e de nove vereadores. Foram afastados dos cargos os vereadores José Pedro da Silva, Celso Oliveira Rodrigues, Antônio Marcos Januário de Sousa, Pedro Eugênio Maia Moreira e Francisco Hebert Pereira Bezerra. A decisão atende ao pedido do Ministério Público do Estado do Ceará, feito através da 3ª Promotoria de Justiça do Crato. 

A Justiça também deferiu o pedido de quebra do sigilo bancário do prefeito do Crato; do secretário municipal de Governo, Rafael Aureliano Gonçalves Branco, dos vereadores Luciano Saraiva Faustino, Dárcio Luiz de Sousa, Henrique Antônio Brito Leite e Nágila Maria Rolim Gonçalves, além dos outros cinco vereadores já afastados pela decisão. 

A ação cautelar preparatória do MP se baseou em denúncias de que, em outubro de 2013, teria ocorrido a compra de votos de vereadores pelo atual prefeito do Crato para que as contas de governo referentes ao ano de 2009, da gestão anterior, do ex-prefeito Samuel Araripe, fossem desaprovadas. Vale destacar que essas contas já tinham sido aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios sem ressalvas. 

No prazo de 30 dias, o MP deve entrar com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra os envolvidos no caso. É importante salientar que o juiz decretou que o feito deverá seguir em segredo de Justiça, além de ter imprimido sigilo absoluto às informações bancárias que serão incorporadas ao processo. 

Ministério Público do Estado do Ceará



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30