xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/01/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 janeiro 2014

Para Você Refletir ! -Por Maria Otilia

Hoje recebi de um grande amigo o Sr. Wagner Primo, um panfleto com um mensagem maravilhoso do nosso Papa Francisco.E atendendo a seu pedido, publiquei aqui neste blog esta  mensagem do nosso pastor.Faça uma boa leitura

             O DINHEIRO É IMPORTANTE PARA AJUDAR O PRÓXIMO
“A ganância, pensar só no dinheiro destrói as pessoas, destrói as famílias e as relações com os outros”. Foi o que disse o papa Francisco na missa da manhã desta segunda-feira, 21 de outubro, na capela da Casa Santa Marta. Comentando o Evangelho do dia, em que um homem pede a Jesus que ajude a resolver uma questão de herança com o seu irmão, o papa falou sobre a relação de cada pessoa com o dinheiro.

“Isso é um problema de todos os dias. Quantas famílias vemos destruídas pelo problema do dinheiro: irmão contra irmão; pai contra filho… E esta é a primeira consequência desse atitude de desejar dinheiro: destrói! Quando uma pessoa pensa no dinheiro, destrói a si mesma, destrói a família! O dinheiro destrói! É assim ou não? O dinheiro é necessário para levar avante coisas boas, projetos para desenvolver a humanidade, mas quando o coração só pensa nisso, destrói a pessoa”.

Ao recordar a parábola do homem rico, Francisco explicou a advertência de Jesus de que devemos nos manter afastados da ambição. “É isso que faz mal: a ambição na minha relação com o dinheiro. Ter mais, mais e mais… Isso leva à idolatria, destrói a relação com os outros! Não o dinheiro, mas a atitude que se chama ganância. Esta ganância também provoca doença… E no final – isso é o mais importante – a ambição é um instrumento da idolatria, porque vai na direção contrária àquela que Deus traçou para nós. São Paulo nos diz que Jesus Cristo, que era rico, se fez pobre para nos enriquecer. Este é o caminho de Deus: a humildade, o abaixar-se para servir. Ao contrário, a ambição nos leva para a estrada contrária: leva um pobre homem a fazer-se Deus pela vaidade. É a idolatria!”, disse o papa.

Fonte: CNBB e Rádio Vaticano

Vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho sofre acidente na cavalgada da Baixa Rasa, mas passa bem






O Vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho participa todos os anos da Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa, evento tradicional do nosso município, quando, em mais uma cavalgada neste sábado dia 25 de Janeiro, uma moto colidiu com o seu cavalo, causando um acidente e levando-o ao solo, onde quebrou o braço. Foi socorrido pela Guarda Municipal e amigos, onde foi conduzido ao Hospital São Raimundo para os primeiros cuidados. O vice-prefeito passa bem e agradece a todos que prestaram auxílio.

Com informações de Raimundo Bezerra Filho
Informou: www.blogdocrato.com



Hoje Finaliza - III Festival Cordas Ágio continua acontecendo na Sociedade Lírica do Belmonte





Crato Esporte Clube recebe "sangue novo" para sair do Sufoco - Ed Alencar


Na tarde desta sexta-feira 24/jan, o vice presidente de finanças do Crato Esporte Clube, Eduardo Junior, se reuniu com o Secretário de Governo do Município  do Crato, Rafael Branco, (acredito.  como empresário), para acertos finais das novas contratações que chegam para reforçar o elenco do clube, ( aleluia! ), finalmente. mais alguém se manifestou para ajudar  o Crato Esporte Clube, lamenta-se o atraso, mas dizer a velha frase: “Antes tarde que nunca”, que venham as novas “canelas” ou “sangue novo” para renovar as esperanças do torcedor e um alento para os tão sofridos diretores, que mesmo nadando contra a maré, não jogaram a tolha.

O empresário Rafael Branco, confirmando o que prometeu para os dirigentes do Crato Esporte Clube, de contratar (5) cinco atletas para a temporada do campeonato cearense,  já entregou três atletas, sendo eles: O meia  Jamerson, vindo do Piauí.  Junior Praxedes, também meia  vindo de Fortaleza, e Serginho – volante, ex- icasa , Guarani e outros,  residente em Juazeiro do Norte, restando  mais (2) dois.

Em conversa com o presidente do clube Hermano Teles, realmente já é uma boa ajuda, e tem conhecimento de alguns dos reforços que chega.

O CASO DO ROUBO NOS VESTIÁRIOS NO ÚLTIMO  JOGO EM QUIXADÁ

Falando com o  homem das finanças Eduardo Junior, disse que o roubo feito nos vestiários  no último jogo em Quixadá, não foi possível  registrar  um B.- Boletim de Ocorrência, pois o delegado não se encontrava na delegacia, mais com o pronto atendimento em diligencias do sub-tenente  da PM Demétrius, alguns objetos dos atletas ainda foram recuperados.


Em suma: É o que chamamos de: Além de queda coice...  Agora vamos ter fé, como diz Gilberto Gil, “Andar com fé é bom, que a fé não costuma a faiar”.

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato


Crato - Previsão do Tempo para Hoje, Sábado, 25 de Janeiro de 2014


Bom dia, Cratenses!


A previsão do tempo para hoje, 25 de janeiro de 2014, indica tempo de sol com algumas núvens e não chove, segundo os serviços de meteorologia.

Outras informações:

Nascer do sol: 05h36   Pôr do sol:18h03
Temperatuas: Max 35º Min 21º
Ventos a E  a 11km/h
Umidade Relativa do Ar: 84%29%
Índice UV: Muito Alto 
Sol com algumas nuvens. Não chove.

Fontes: INPE e GOES 13


Crato - Notícias Administrativas - 25 de Janeiro de 2014


Secretaria da cidade realiza última reunião do programa Minha, Casa Minha Vida no Seminário

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal da Cidade, realizou a terceira e última reunião de apresentação do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no bairro Seminário. O encontro foi neste dia 23 de janeiro, no Centro de Educação Infantil (CEI) Madre Esmeraldo, na Rua Marcos Macedo. O encontro teve a finalidade de atender os moradores das comunidades de Lavras da Mangabeira, Vila Torta, Cacimbas e Vila Recreio. A equipe social da secretaria contou com boa participação da comunidade da área e todas as informações a respeito do programa foram levadas aos moradores, além de orientações para os interessados em participar do programa “Minha Casa, Minha Vida”. O programa é executado através de uma parceria entre a Prefeitura, Governo Federal, Governo do Estado do Ceará, com financiamento da Caixa Econômica Federal.

Secretário de Obras Públicas visita Galeria danificada no bairro Sossego

O secretário de Obras Públicas do Crato, Tácio Luiz e o diretor da secretaria de limpeza, obras e manutenção do Crato, José Roque da Silva estiveram  na manhã  desta quinta-feira, 23, visitando a galeria existente na rua Edilson Sucupira, bairro Sossego. A visita foi realizada após denúncia de moradores deste importante bairro, e que foi imediatamente atendida. Durante a visita, ficou determinado de interdição imediata de um trecho desta via e a abertura de processo licitatório para recuperação  da laje que está parcialmente destruída. O secretário confirmou que a interdição será feita na tarde de hoje e visa proteger  a integridade física dos pedestres e motoristas para, e ao mesmo  tempo, solicita a compreensão de todos pelos transtornos que serão causados durante a execução da obra.

Semace conclui capacitação de Licenciamento Florestal em Crato

A Secretaria de Meio Ambiente do Crato realizou na manhã desta quinta-feira, 23, a cerimônia de entrega do certificado de capacitação “Licenciamento Florestal”, realizado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente - Semace, e ministrado pelos técnicos da DIFLO (Diretoria Florestal). O treinamento foi oferecido aos técnicos das secretarias de meio ambiente de vários municípios da Região do Cariri e abordou temas relevantes, como planos de manejo, novo código florestal, desmatamento, resíduos sólidos e agrotóxicos. O evento contou com a presença do superintendente da Semace, Jose Ricardo Araújo Lima, o secretário de Meio Ambiente do Crato, Stephenson Ramalho, além de representantes da secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, o comandante da Polícia Ambiental, Geopark Araripe e gestores de várias cidades da região. Na ocasião, Jose Ricardo agradeceu a parceria com os secretários e falou sobre a importância da capacitação, ressaltando a satisfação de entregar os certificados, por considerar o treinamento de suma importância. Segundo ele, reforça o compromisso com a legislação ambiental e com o plano de manejo florestal. “Temos que fazer com que o manejo se torne cada vez mais fácil de ser feito e as pessoas se interessem e saibam da importância da sustentabilidade de produção”, afirma. Segundo o superintendente da Semace, a capacitação teve o objetivo de levar aos técnicos mais conhecimentos do novo código florestal, para que os trabalhos possam ser mais embasados na legislação, disseminando ainda mais a importância do manejo, tornando a prática agrícola mais viável economicamente para o produtor, com menor impacto ao meio ambiente.

Saúde do Crato promove ações alusivas ao Dia Mundial do Hanseniano e Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase

Está sendo comemorado hoje, 24, o Dia Mundial do Hanseniano, e, no próximo domingo, o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. Em virtude dessas datas, a Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Coordenação de Hanseníase e Tuberculose, intensifica suas ações de assistência em saúde com atividades direcionadas a Hanseníase e tudo que diz respeito à doença, sintomas, tratamento, cura e combate. A enfermeira Adriana Lima irá proferir palestra, na manhã de hoje, no Centro de Especialidades ( Posto da Grota) onde funciona o Centro de Referência em Hanseníase. As consultas com dermatologistas serão intensificadas e em todas as unidades de saúde do município os profissionais estarão disponibilizando informações acerca da doença. De acordo com a coordenadora de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria de Saúde do Crato, Nágela Garcia, o município estará desenvolvendo atividades direcionadas  ao  dia 27, próxima segunda-feira, até o dia 31, na sexta-feira, nos Postos de saúde e no Centro de Especialidades. “Serão feitas ações que se propõem a sensibilizar sobre a hanseníase, bem como fornecer informações importantes em relação a encaminhamento para exames e tratamento”, esclarece. É importante saber que A Hanseníase tem cura, e o tratamento pode ser realizado nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), inteiramente gratuito.

Contato - Coordenadora de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria de Saúde do Crato Nágela Garcia 88 99332198
Centro de Especialidades do Crato- 35232507

Ações de combate à dengue são desenvolvidas diariamente no Crato

Atividades planejadas de combate e prevenção a dengue vem sendo desenvolvidas diariamente pela coordenação de endemias da Secretaria de Saúde do Crato. Seja na limpeza de vias e no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, os trabalhadores do setor de endemias vão organizando o trabalho com  levantamento de índices, tratamento, entrega de sacos de lixos para que a população remova seus resíduos e realize os telamentos em caixas d’água que ainda se encontram descobertas. O coordenador do Núcleo de Endemias, Antonio Esmeraldo, explica que o trabalho é feito durante o ano inteiro, com os ciclos de prevenção. “Todos os meses, de forma continua, há trabalho preventivo e educativo”, enfatiza. A equipe já passou pelas localidades de Dom Quintino, Ponta da Serra, Sitio Quebra, Lagoinha dos Brito, Baixio das Palmeiras, Baixio do Muquém e atualmente estão sendo desenvolvidas atividades no Centro da cidade, no Conjunto Novo Crato, Cacimbas, Conjunto Nossa Senhora de Fátima (Mutirão), Seminário e Gisélia Pinheiro (Batateiras)”ressalta. Todos os bairros do Crato serão assistidos no que diz respeito ao controle da proliferação do mosquito, contudo agora é época do trabalho ser ainda mais intensificado. É muito importante que a população participe fazendo sua parte em prol da saúde da comunidade como um todo. “Uma população consciente juntamente com as medidas tomadas pelo controle de endemias do Crato são essenciais para a diminuição e possivelmente a erradicação da dengue”, diz Esmeraldo

Contato: Coordenação Endemias Antonio Esmeraldo- 96597568

Fonte: PMC


Cidade organizada é outra coisa! - Funcionário despeja lama podre na Rua Principal do Crato.





Aconteceu nesta quinta-feira, dia 23 de Janeiro. Praça Siqueira Campos, local central da cidade, amanheceu simplesmente podre! Um mau-cheiro terrível nas galerias que circulam aquele logradouro. Até aí já é uma coisa ruim, mas o pior ainda estaria por vir, quando chamaram a administração municipal para resolver o problema, e vejam o que aconteceu, o cara pega aquela coisa imunda, podre, nojenta, e ao invés de haver uma estrutura na cidade para recolher os dejetos, talvez um carro pipa ou algo assim, o "cidadão" entorna os tambores em plena Rua Dr. João Pessoa, aumentando ainda mais a fedentina. Isso, com os transeuntes ali, passando e sentindo o "aroma maravilhoso". A quem devemos parabenizar, por mais este ato de fé e caridade cristã ? Ainda bem que existem câmeras. Santos olhos e ouvidos, que o rei não enxerga por eles...

Mas é como dizemos sempre: Cidade organizada e civilizada como o Crato, é outra coisa!

www.blogdocrato.com


Nota de Falecimento de Dr. Iari Gomes Lacerda

Nota de falecimento.


A família de Dr. Iari Gomes Lacerda em luto comunica o seu falecimento. Ocorrido hoje às 16:00 horas. O corpo será velado em sua residência. O sepultamento e missa serão às 16:00 horas do dia 25/01/2014 no cemitério do Crato.

Iari, estamos hoje aqui para lhe prestar essa última homenagem, saiba que nossas vidas não seria tão boas se não fosse pela sua presença. Todos nós nos orgulhamos a cada dia de termos tido você como o nosso pai, marido, tio, primo, sogro e amigo do seu jeito alegre ao mesmo tempo responsável. Se no nosso mundo tivéssemos mais Iaris com certeza seria um mundo totalmente diferente.

Te amamos muito,
Laice, Marco, Melina, Yuri, Marcos Antônio, Thially, Sabrina, Eduardo, Todos os familiares e amigos.


Biografia de Iari Gomes Lacerda

Nasceu em Santana do Cariri ao dia 30 de Maio de 1941 em frente à praça da prefeitura daquele município. Filho de João Ajury de Lacerda e Lídia Gomes de Lacerda. Ele filho de Luis Furtado de Lacerda e Maria do Carmo de Lacerda, ela filha de Manoel Gomes de Oliveira e Ana Gomes Linard. No lado materno de origem italiana e já no lado paterno de origem espanhola. Em uma família de treze irmãos: Clóvis, Luís, Joary, Ajury, Manoel Ary, João Luzary, Mariene, Iariene, Liariene, Luciene e Lidiene.

Teve um parto difícil e em consequência, foi levado às pressas para o Crato, onde foi  medicado e retornou com saúde, graças a sua madrinha D.Celi Aquino de Lacerda,vida livre e solta; povoada de brincadeiras, banhos de rios, catequese aos domingos e jogos de bolas.

Teve sua educação iniciada nas escolas reunidas de Santana do Cariri, e depois estudou com Lazuli de Queiroz. Em seguida, veio para o Crato seguir com os estudos no Colégio Estadual Wilson Gonçalves e no Colégio Diocesano do Crato, no tempo referências em ensino de qualidade. Onde teve uma adolescencia frequentando a escola e o cinema da época. Participou de movimentos políticos na época, ajudando a eleger o presidente da UNE do Crato.

Concluiu o terceiro ano com conceitos máximos nas disciplinas de física e química. Seguiu os estudos em recife, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde obteve o segundo lugar para ingressar no concorrido curso de Odontologia em 1964. Morava inicialmente na Rua Conde da Boa Vista região central de recife, ia aos cinemas, festas na faculdade e no náutico, próximo  sua residência. Em seguida residindo nos seguintes locais: Rua do Príncipe, Rua da Aurora e por último, na Rua da Hora (no bairro espinheiro). Pertencia a equipe de natação e de remo. Morou em Recife até o ano de 1968. Morando em recife no período da ditadura brasileira, onde havia vibrado pela revolução, imaginando uma retirada dos corruptos do poder, porém, viu que ao passar dos anos estes ganharam força ao se adaptarem com a revolução, aumentando ainda o poder. Não havia violência em Recife no período de roubos ou assassinatos. Recorda que na época havia repressão militar para os que se manifestassem contrários a ditadura. Porém, se não houvesse manifestações, poderia-se levar uma vida tranquila. Foram bons anos, onde se destacou no segundo ano, numa classificação que havia a cada decênio, recebendo um diploma de honra ao mérito, sendo o evento televisionado pela rádio universitária, em uma festa muito bonita.

Ao retornar de Recife no final do ano de 1968, após a sua formatura, montou consultório no Centro do Crato, tendo tirado um mês de férias para o descanso.  O primeiro consultório foi na Rua Dr. João Pessoa, onde hoje é parte da Loja Tomás Osterne. Em seguida, montou consultório vizinho ao Cassino Sul Americano, na praça Siqueira Campos. Por último, comprou um prédio situado a Av. Tristão Gonçalves, 508, conhecida também por Rua da Vala, endereço onde exerce a profissão até os dias atuais. Naquela época, juntamente de seus amigos (Irismar Lucena, alguns da família Peixoto, dentre outros) iam para os bailes da época e para os conhecidos banhos na nascente do Crato, onde na época era um lugar bastante apreciado pelas famílias caririenses. Também participava de vários campeonatos de vôleibol com os seus amigos, vindo a ganhar diversos troféus.

Conheceu a sua esposa Maria Laice no próprio consultório, quando a irmã dela a Srta. Maria de Fátima a levou para realizar um tratamento odontológico onde se encantou pela bela jovem de olhos azuis. Filha do Sr. Aurélio Liberalino de Menezes e da Sra. Maria Teresinha de Menezes. Sendo ele um renomado político da cidade de Farias Brito, na época prefeito da cidade. Onde após isto iniciou o namoro. Namorou durante três anos, vindo a realizar o pedido de casamento aos pais em Farias Brito em Dezembro de 1973. Com a autorização dos pais dela, estes foram a cidade de Santana do Cariri para consultar os pais dele para saber se eram de acordo. Vindo o casamento a se realizar no dia 16 de Fevereiro de 1974 na igreja matriz de Imaculada Conceição. Após o casamento, ouvia-se altíssimos sons vindos de bombas que os seus amigos Marcelo, Valdir (in memoriam) e Luciano acendiam para comemorar o matrimônio. Foram passar a lua de mel em Brejo das Freiras e em Recife

Após a cerimônia de casamento vieram residir no bairro Pimenta, em Crato, vizinho a sua atual residência. Da união do casal foram gerados três filhos: Marco Aurélio, Melina e Yuri. O primeiro é médico especialista em ortopedia e traumatologia. A filha é terapeuta ocupacional e o outro filho, Yuri, é mestre em Ciência da Computação e atua como professor do ensino técnico e superior. Sempre sendo um exemplo para os seus filhos de homem dedicado ao trabalho, à família e as causas sociais. Mostrou desde cedo à todos os filhos a importância do estudo, nunca medindo esforços para oferecer uma educação de primeira qualidade para seus filhos, matriculando estes nos melhores colégios do Crato e, posteriormente, da capital Fortaleza. Marco Aurélio e Melina seguindo os estudos em universidades em Fortaleza e Yuri em Campina Grande, Paraíba.

Sempre mostrou solidariedade aos mais carentes. Há mais de 15 anos promoveu anualmente, juntamente com sua esposa, o Natal do Sítio Patarábia, onde fez doações de alimentos para as famílias e de brinquedos para as crianças. Além de disseminarem a palavra de Deus e de promover o amor e a paz para aqueles que o circula. Fazia parte do grupo EJC da paróquia nossa senhora de Fátima. Exerceu por mais de 44 anos sua profissão.

O seu maior lazer era ir para os seus sítios (Patarábia, Carneiro e o Gavião) cuidar de seu gado e das suas plantações. Dentre os sítios, a Patarábia, com certeza foi o seu destino predileto, onde falava para todos que o significado do nome é “Fim das Raivas”. Nos sítios, cuidava de bovinos e das plantações de banana e côco.


MPF denuncia ex-presidente do Banco do Nordeste


O Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra o ex-presidente do Banco do Nordeste (BNB) Roberto Smith e mais 10 dirigentes pelo crime de gestão fraudulenta de instituição financeira. Na ação autuada esta tarde pela Justiça Federal do Ceará, o procurador da República Edmac Trigueiro acusa os ex-gestores de terem praticado irregularidades na administração dos recursos do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE). A acusação criminal sustenta que o desfalque nas contas do bancou superou a cifra do R$ 1,2 bilhão.

Na denúncia de 97 páginas, o MPF afirma que foram autorizadas cerca de 55 mil operações baixadas em prejuízo no BNB sem que a instituição tenha feito as cobranças judiciais para reaver os recursos. Dessas, 20,5 mil foram integralmente baixadas, gerando um prejuízo de R$ 832 milhões. Outras 34,5 mil transações foram parcialmente baixadas, e que causaram um rombo de R$ 442 milhões.

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), que embasa a denúncia do Ministério Público, constatou que das R$ 55 mil operações auditadas apenas 2.385 tinham autorização para serem cobradas judicialmente. Ou seja, o BNB eximiu-se em reaver os recursos em 95,6% das transações analisadas. Na denúncia, o procurador argumenta que os crimes contra o sistema financeiro cometidos pela cúpula do banco guardam "certa semelhança" com o caso do mensalão.

A revelação das operações do BNB culminou na queda de Roberto Smith e de outros dirigentes da instituição em meados de 2011, após revelação pela imprensa. Segundo o procurador, partiu do ex-presidente do BNB "todas as diretrizes para a adulteração dos resultados nos registros contábeis do banco". A reportagem não localizou Smith para comentar a denúncia criminal.

Fonte: Estadão Conteúdo



FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


A Fonte Musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

Luiz Melodia faz shows em Unidades do Sesc Ceará


O Sesc Ceará apresenta toda a emoção do cantor e compositor Luiz Melodia, dando início ao projeto Estacionamento da Música de 2014. As apresentações acontecem nas Unidades Juazeiro do Norte, Sobral e Fortaleza do Sesc, nos dias 30, 31 de janeiro e 1º de fevereiro, respectivamente. Os ingressos podem ser adquiridos nos SAC’s das Unidades, em horário comercial.

O carioca Luiz Melodia já comemora 40 anos de estrada, tendo suas composições imortalizadas ainda no começo da carreira por Gal Costa e Maria Betânia. Reconhecido internacionalmente, o músico se destaca ao transitar facilmente por ritmos, como choro, samba e blues.

No show “Luiz Melodia Trio”, o artista interpreta seus maiores sucessos como “Pérola Negra”, “Magrelinha”, “Estácio, eu e você”, “Juventude Transviada”, e “Negro gato”, que embora não seja de sua autoria, foi responsável por apelidar o artista.

Em Fortaleza, o show terá abertura do cantor, compositor e instrumentista Melquíades, natural da região do Cariri. Entre suas mais recentes participações estão as aberturas dos show de Jorge Vercilo e João Bosco.

Fonte: SESC


TCE condena ex-prefeito de Jucás a ressarcir o erário estadual


O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) julgou irregulares as contas do ex-prefeito de Jucás Gabriel Facundo, condenando-o a ressarcir ao Tesouro Estadual a quantia repassada por meio do Convênio nº 069/SDLR/2006, devidamente atualizada e acrescida de juros legais. O Pleno também aplicou ao ex-Prefeito uma multa de 30% proporcional ao dano causado. A decisão foi tomada na sessão ordinária da última terça-feira (21/1) e refere-se ao processo nº 06251/2008-0, que tinha como objetivo a construção de habitações populares para famílias de baixa renda no município, no valor de R$ 622.034,00.

Durante a análise, chegou-se a ser debatido se o processo deveria permanecer parado, aguardando as justificativas do ex-secretário das Cidades Joaquim Cartaxo e do ex-secretário-adjunto Jurandir Santiago sobre o atraso de 53 dias na instauração da Tomada de Contas Especial, referente ao processo de Jucás. A oitiva dos ex-dirigentes foi proposta pela relatora do processo, Soraia Victor. A Tomada de Contas é um procedimento administrativo destinado a apurar responsabilidades.

A maioria do Pleno acolheu sugestão do procurador-geral do MP junto a Corte, Eduardo de Sousa Lemos, de não protelar o julgamento e decidiu julgar as contas do ex-prefeito, com a aplicação de todas as sanções legais, para depois apurar as responsabilidades no âmbito da Secretaria das Cidades. Caso a maioria decidisse pela oitiva, o processo permaneceria parado, em média, por mais seis meses (prazo para apresentação de defesa, análise e julgamento) e somente a partir deste prazo seria proferido o julgamento.

A medida adotada pelo TCE-CE atende ao interesse público, levando-se em conta, inclusive, que a Corte de Contas deve encaminhar à Justiça Eleitoral a Lista de Responsáveis por Contas Julgadas Irregulares até 90 dias antes do pleito deste ano.

Serviço  - As sessões de julgamento da Corte de Contas são públicas. Os autos, o áudio da sessão e a decisão estão à disposição de qualquer cidadão para que se faça prevalecer a verdade sobre o julgamento das contas do ex-prefeito de Jucás.

Kelly de Castro 
Assessora de Comunicação


Juazeiro do Norte comemora 70 anos do SENAI no Ceará



O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE) completou em 2013 sete décadas de atuação em prol da indústria do estado do Ceará. Para marcar a data, a exemplo do que ocorreu em Fortaleza e Sobral, os colaboradores da unidade de Juazeiro – Centro de Formação Profissional Wanderillo de Castro Câmara – participam de comemoração festiva, no próximo dia 30 de janeiro (quinta-feira), a partir das 19h30, no Palácio Juazeiro (Sergio’s), em Juazeiro do Norte.

Na ocasião, serão realizadas homenagens a empresas e pessoas importantes para a história da instituição em Juazeiro do Norte. São elas: Indústria Químico-Farmacêutica Cearense Ltda. (Farmace), Cajuína São Geraldo, Cerâmica Gomes de Mattos, Indústria de Calçados Ballina,  Adelaildo de Alcântara Pontes, empresário e ex-aluno do SENAI/CE, e José Ribeiro Lobo, gerente do centro de formação.

Unir a inovação tecnológica com a já tradicional qualidade do serviço de educação e prestação de serviços técnicos e tecnológicos tem sido o desafio do SENAI/CE, entidade componente do Sistema FIEC. A unidade de Juazeiro do Norte é uma das nove escolas que o SENAI possui no estado e atende a todo o Cariri (região sul do estado).

Iniciou suas atividades no dia 2  de  janeiro  de  1970,  com a  denominação de Centro de Formação Profissional do Cariri. Inicialmente, suas ações educacionais eram voltadas para as ocupações de tornearia, soldagem e ferramentaria, nas modalidades de Aprendizagem Industrial e Qualificação Profissional. Hoje, com 44 anos de atividades no Cariri, conta com 75 colaboradores, sendo 22 prestadores de serviços. 

Acompanhando e dando suporte ao crescimento econômico e desenvolvimento industrial do Cariri, atua nas áreas de têxtil e vestuário, couro e calçados, construção civil, metal-mecânica, eletromecânica, tecnologia da informação e gestão. Em 2013, realizou 3.842 matrículas nas modalidades Iniciação Profissional, Aprendizagem Industrial Básica, Qualificação Profissional Básica, Aperfeiçoamento Profissional e Habilitação Técnica, com o Curso Técnico de Segurança do Trabalho.

Para 2014, a meta do SENAI de Juazeiro do Norte é oferecer 5.683 matrículas e também iniciar cursos técnicos nas áreas de couro e calçados e tecnologia da informação,  além dos cursos de educação a distância.

Dentre os destaques da unidade, estão os serviços técnicos e tecnológicos oferecidos às indústrias do Cariri. Nos últimos cinco anos, houve um crescimento importante na realização desses serviços. O desempenho da unidade saltou de 2.132 horas técnicas, em 2009, para 5.665, em 2013.  Para chegar a tal resultado, houve contribuição fundamental do projeto Prumo, implantado em 2010, por meio do qual foi adquirido o laboratório de análises voltado para couro e calçados. Além de couro e calçados, os atendimentos se deram para os setores de confecção, metal-mecânico, panificação, gráfica, alimentos e pneus reformados. 

70 anos do SENAI no Ceará

Para o presidente da FIEC e presidente do Conselho Regional do SENAI/CE, Roberto Proença de Macêdo, o grande diferencial que conduziu a evolução do SENAI, ano a ano, foi o comportamento de vanguarda, a essencialidade e a valiosa história de serviços prestados à indústria cearense e à sociedade. Nesse sentido, a história do SENAI, segundo ele, confunde-se com os ciclos econômicos e tecnológicos do país, mais especificamente, com a trajetória da indústria. “A instituição é cúmplice do tempo de maturação que este país levou para desabrochar”, reforça Roberto Macêdo.

Conforme Fernando Nunes, diretor regional do SENAI, a instituição apoiou o momento de melhoria de produtos e processos produtivos que acompanhou a indústria brasileira entre as décadas de 1970 e 1990. Após os anos da década de 2000, no cenário atual, para Fernando Nunes, o país vivencia a evolução dos processos produtivos e a adaptação de novas tecnologias, e é neste momento que o SENAI está investindo nas demandas de uma nova indústria: “O SENAI está investindo nas demandas da indústria moderna, na indústria do futuro, que tem na inovação com eficiência e sustentabilidade a sua proposta de expansão”.

Fonte: FIEC


A COLHEITA DO PADRE ÁGIO





Hoje, assistindo os concertos na SOLIBEL do Belmonte - Crato-CE., tive a constatação de que o Projeto do Padre Ágio está mais vivo do que nunca! O nível internacional dos músicos convidados encheu de belezura a edificação surrada pelo tempo. A música erudita e popular A SOLIBEL ainda vai dar o que falar. Talento não falta! A comunidade do BELMONTE pode ir muito longe se se apropriar daquilo que o Pedra Ágio plantou, de sua filosofia de vida baseada na solidariedade e no trabalho coletivo em prol de uma sociedade menos violenta . Hoje conversando com Pe. Ágio perguntei sobre o futuro da SOLIBEL. Ele começou dizendo: "A SOLIBEL NÃO É MINHA, NÃO É DA DIOCESE. A SOLIBEL PERTENCE A COMUNIDADE". É preciso que a sociedade saiba e participe ativamente no sentido de cobrar das autoridades a liberação da verba para a construção da nova escola. Sabemos que a "burrocracia" empanca uma penca de coisas, e que a liberação das verbas passa por uma dança de negociações complicadas. No meu modo de pensar a SOLIBEL é o projeto cultural musical mais importante da cidade do Crato, pela história que começou na enxada e terminou em Música. Nenhum político ou autoridade da Prefeitura do Crato-CE e do Governo do Estado do Ceará pode ficar indiferente a este fato: a Sociedade Lírica do Belmonte é um Patrimônio Histórico e Cultural de extrema relevância para o futuro musical do Cariri. AVANTE!!!

Ulisses Germano... Pifeiro
Crato-CE.



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30