xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/01/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 janeiro 2014

Dias nublados aqueles - Por: Emerson Monteiro

Naquela fase, em 1966, a bola da vez prenunciava escalada vietnamita de largas proporções, o que se verificou nos princípios da década de 70. O Brasil vivia o desânimo libertário, pois o ímpeto de transformação democrática perdia espaço, nas ruas, praças, escolas, a sumir nos calabouços e na clandestinidade desesperadora.

Em Crato, achávamo-nos à frente do Grêmio Farias Brito, do Colégio Diocesano. Encenávamos a peça Um chalé à beira da estrada, sob a direção de Alzir Oliveira, nosso professor de História e amigo dos alunos. Declamávamos poemas em pontos diversos da cidade, através do Jogral Pasárgada, formado de sete componentes: Zadir, Pedro Antônio, Gilva, Eros Voluzia, Clenilson, Bebeto e eu.

Resolvemos, então, publicar um jornal mural, O Bacamarte, depois ampliado em órgão mimeografado à tinta, o Nossa Opinião, do qual tiraríamos até 100 cópias e ficou só nos dois primeiros números, abafado logo no nascedouro pelas ameaças do período cinza.

No desempenho do mandato, estivemos, ao lado de Aglézio de Brito, presidente da União dos Estudantes do Crato, e de José Terto, presidente do Grêmio do Colégio Estadual, num congresso do Centro dos Estudantes Secundaristas do Ceará, em Fortaleza, realizado sob as fortes conotações repressivas.

Espírito de contestação impunha atitudes rebeldes na maioria de nós. À noite, após reuniões de debates acalorados e troca de informações desencontradas, saíamos pelas madrugadas a pichar as paredes, nas ruas centrais, com dizeres relativos ao momento, fogo consumidor de um turno de existência.

É um tempo de guerra, é um tempo sem sol. É um tempo de guerra, é um tempo sem sol. Sem sol, sem sol, tem dó. Sem sol, sem sol, tem dó, eram os versos que cantávamos nas apresentações do jogral, a título de característica, enquanto Pedro Antônio, à frente, declamava, em altos brados: - Só quem não sabe das coisas é um homem capaz de rir! – seguindo outras palavras de poema do poeta alemão Bertholt Brecht.

Esses são alguns quadros da época em que partilhamos experiências culturais de um Cariri fervilhante, de jovens promessas e movimentações apreensivas, lembranças que retornaram que revi José Esmeraldo Gonçalves, velho amigo desse tempo em que, juntos, elaboramos nas madrugadas o Nossa Opinião. Ele depois seguiria estudos de Comunicação no Rio de Janeiro e hoje desempenha funções de destaque na mídia impresa do Sudeste.

Juazeiro do Norte quer atrair mais empresas - Manifesta Secretário do Desenvolvimento Econômico



O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Juazeiro do Norte, Antonio Barbosa Mendonça, reafirmou a intenção de lutar pela atração de novas empresas para o município a fim de gerar emprego e renda. Segundo garantiu, a política de articulação vem sendo feita com visitas a grandes empresas do segmento em várias partes do Brasil. Inclusive, estados como Rio Grande do Sul e São Paulo de olho no crescimento do Distrito Industrial do Cariri.

Ele faz sempre questão de enaltecer a pujança do pólo calçadista da região que produz, atualmente, mais de 96 milhões de pares de calçados por ano e garante a geração de aproximadamente 17 mil empregos diretos. Mendonça adiantou já ter conversado com o prefeito Raimundo Macedo sobre a promoção da FETECC (Feira de Tecnologia e Calçados do Ceará) no segundo semestre deste ano com destaques para matéria-prima e equipamentos.

De acordo com o secretário que é, também, presidente do Sindindústria, o intuito é melhorar cada vez mais a condição competitiva das nossas indústrias que considera uma ferramenta indispensável para poder competir no mercado mundial. Ele avalia que a tecnologia tem estado presente e é importante para o crescimento do pólo de Juazeiro e todo o Cariri. O secretário destaca como principais mercados de exportação dos calçados locais países da América do Sul, América do Norte e Europa, principalmente com sandálias microporosas e injetados.

PMJN
Foto: Wikipedia


Crato - Previsão do Tempo para Hoje, Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2014


Bom dia, Crato!

Depois de alguns dias de alguma chuva durante o período noturno, tivemos já 2 dias sem chuvas, mas pode haver alguma precipitação ainda hoje. Alguns já falam que a quadra invernosa deste ano vai ser fraca novamente. É ver para crer! - A previsão do INPE indica dia de Sol com algumas núvens e não chove!


Previsão do Tempo para hoje, 23 de Janeiro de 2014

Nascer do sol:05h36Pôr do sol:18h03
Temperaturas: Max 34º e Min 22º
Ventos a ESE  a 8km/h
Umidade Relativa do Ar: 74%44%
Índice UV: Muito Alto

Fontes: INPE e GOES13


Cai liminar que impede volta de vereadores à Câmara de Juazeiro


Vereadores foram afastados para a investigação da ‘farra das vassouras’.
Outra liminar impede volta dos parlamentares.

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) concedeu liminar que suspende o afastamento do vereador da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Antônio de Lunga (PSC) e Ronnas Motos (PMDB) Os vereadores são investigados no “escândalo das vassouras” por formação de quadrilha na compra de materiais de limpeza para a Casa.

Liminares concedidas pelo desembargador Carlos Rodrigues Feitosa na sexta-feira (17) derrubam a decisão do juiz da 2ª Vara Cível de Juazeiro, Guccio Carvalho Coelho, que em 1º de dezembro de 2013 afastou os dois parlamentares da mesa por 180 dias para a conclusão do inquérito policial. Os dois vereadores haviam entrado separadamente com agravos. Na defesa de Ronnas Motos, um dos vereadores afastados, o advogado Luciano Daniel lembrou o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que um parlamentar em situação de investigação não pode ficar suspenso indefinidamente. Para Daniel, seu representado “em momento algum tentou obstruir as investigações”.

Continuam afastados

Mesmo com a decisão favorável, Lunga continua afastado das funções parlamentares por outra decisão judicial. A juíza da 1ª Vara Criminal, Ana Raquel Colares dos Santos Linard, também afastou o vereador em 10 de setembro de 2013. Na decisão, a juíza pretendia garantir que não haveria interferência nas investigações. Sob o mesmo argumento, dias depois, a juíza proibiu os dois parlamentares de se aproximarem das dependências da Câmara.

Os advogados de defesa já firmaram que também vão pedir efeito suspensivo para a decisão da juíza Ana Raquel. O argumento é que os vereadores já renunciaram aos cargos na mesa diretora e não podem ficar suspensos indefinidamente. O pedido está nas mãos da desembargadora Maria Edna Martins (TJCE). A expectativa é que a decisão saia a qualquer momento.

Do G1 CE


Crato - Notícias Administrativas - Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2014


Prefeitura do Crato lança edital do Concurso Logomarca Crato 250 anos

A Prefeitura Municipal do Crato lançou edital para concurso da logomarca dos 250 anos da cidade. O lançamento aconteceu no Gabinete do Prefeito, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, na manhã da última terça-feira. A administração cratense inicia uma série de ações voltadas para a comemoração dos dois séculos e meio de história da cidade e todos os meses subsequentes, até 21 de junho, haverá uma programação de aniversário.

O Concurso Logomarca Crato 250 anos foi lançado por meio da Secretaria de Cultura da cidade, com o objetivo de escolher a melhor criação da marca dos 250 anos, conforme as especificações compostas no edital, que está disponível no site oficial da prefeitura, com todos os critérios. As inscrições para concorrer devem ser feitas de 10 a 14 de março de 2014, com envio dos envelopes, nos horários das 13h às 14h30. No documento, estão dispostos o regulamento do concurso e formulário de inscrição.

Poderão participar do processo de escolha, qualquer pessoa física, com projeto inédito e autoria própria. O envelope deve ser encaminhado à Secretaria de Cultura, à rua Teophist Abath, s/n, em Crato. As inscrições podem ser efetuadas de forma gratuita. De acordo com os critérios técnicos exigidos em edital, o material deverá ser apresentado em um papel A4, branco, impresso apenas em uma face, gramatura livre e nas suas cores originais. Deverá vir acompanhado de um CD, contendo arquivos digitais referentes à logomarca. Além disso, são exigidas as formas de recebimento do material, conforme embalagem. O concurso ficará à cargo de uma comissão organizadora, com dez membros, nomeada pelo prefeito do Crato.

O resultado oficial do concurso será publicado no Diário Oficial e no site da prefeitura do Crato, endereço: www.crato.ce.gov.br, a partir do dia 21 de março de 2014. O autor da proposta vencedora ganhará um prêmio no valor de R$ 3 mil.  A logomarca vencedora será utilizada em todos os eventos comemorativos dos 250 anos do Crato em material gráfico como folderes, cartazes, envelopes, além da internet, em filmes e vídeos. O autor da logomarca cederá os direitos autorais e patrimoniais para a prefeitura, que poderá usar a logomarca, mesmo após o período comemorativo.

Crato debate potencialidades para o turismo

Novos projetos voltados para as potencialidade e fortalecimento do turismo no Crato foram debatidas no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Crato por técnicos, secretários da administração e representantes de instituições, destacando alternativas viáveis para serem trabalhadas como destinos indutores na cidade, na noite da última terça-feira. O debate foi promovido por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato, tendo à frente o chefe da pasta, Venâncio Saraiva, que coordenou a reunião.

Estiveram presentes os gestores da Saúde, Agricultura, Cidade, Cultura, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Procuradoria do Município. A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Elisângela Rodrigues, representou, na ocasião, o prefeito municipal, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos.

O secretário Venâncio Saraiva destacou os projetos na área do turismo a serem abordados pelos técnicos e representantes de instituições, perpassando pelo processo de gerenciamento e gestão, o turismo religioso, o ecoturismo, turismo cultural, as principais áreas de lazer do município, mobilidade urbana, eventos e divulgação, além da segurança ofertada ao turista. O aspecto religioso foi abordado pelo pároco da Sé Catedral, Edmilson Neves; o turismo cultural, pela gestora da Cultura, Dane de Jade, além das ciclovias, por Ernesto Rocha, com uma perspectiva de regionalização do turismo. O projeto de mobilidade urbana e recuperação de espaços de lazer, como a nascente, foi exposto pelo secretário da Cidade, José Muniz. Um projeto da Guarda Municipal, para atuar na cidade com bicicletas, foi exposto pelo diretor Júlio César, com a Guarda Turística Municipal.

Propostas como a divulgação maior do nome do Padre Cícero, pontos históricos da cidade, fatos históricos, rede de visitação aos casarios antigos, entre outras questões foram ressaltadas. A secretária de Cultura destacou o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto como área em potencial para divulgação turística, pela relevância do acontecimento, fenômeno que mobilizou mais de cinco mil pessoas, estudado por diversos pesquisadores do Brasil.

A integrante do Instituto Federal, Ione Chaves, que tem desenvolvido um trabalho de catalogação e realizado inventário em várias cidades do Estado, ressaltou a relevância de todos os contextos de inserção dos diversos aspectos relacionados ao turismo. Ela disse que o caminho agora é possibilitar o levantamento de todos esses potenciais, para compor um documento que fará parte do inventariado turístico da cidade. Com isso, conforme Venâncio, se torna possível que novos projetos nesse segmento econômico sejam realizados pelo Crato.

Secretaria de serviços públicos amplia serviços de limpeza

A secretaria de Serviços Públicos, através do secretário Francisco Xenofonte de Moraes (Antonio de Mano), montou força tarefa para ampliar os serviços de limpeza na cidade do Crato, neste início de ano. Entre as ações estão os serviços de capinação, poda de árvores, limpeza e coleta de lixo e entulho. No mês de janeiro já foram concluídos os serviços de limpeza nos bairros Sossego e Ossian Araripe ( Caixa D´Água ). As equipes estão atuando em todas as áreas da cidade, incluindo os bairros Pinto  Madeira, Vila Lobo, Vila Alta, Grangeiro, Parque Granjeiro e,  posteriormente, estarão atuando nos bairros Pantanal, Alto da Penha, Mutirão, São Miguel.

São 45 homens envolvidos nos trabalhos e para reforçar os serviços. A secretaria adquiriu 12 contêineres grandes; 17 carros coletores de lixo de 120 e 250 litros; 60 vassouras grandes para asfalto e praças; 250 pares de luvas e 13 mil sacos de plástico com capacidade para 100 litros cada.

Os trabalhos fazem parte da política da Secretaria de Serviços Públicos, seguindo orientação do prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, que é de proporcionar ambientes saudáveis para todos os cratenses.

Fonte: PMC



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30