xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/01/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 janeiro 2014

Coisas desta ré-pública (por Armando Lopes Rafael)


Governo Federal cai na real: reprimir rolezinho é “pôr gasolina no fogo”

A foto mostra jovens da periferia de São Paulo se preparando para o rolezinho. Foto do Blog do Rovai com direito Creative Commons.
   
A própria presidente Dilma Rousseff reuniu ministros nesta semana para se dedicar ao assunto (Diogo Alcântara, direto de Brasília)
 
Responsável do governo pela interlocução com movimentos sociais, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, criticou nesta quinta-feira atos de repressão ao "rolezinho", movimento que levou milhares de jovens da periferia a shoppings da Grande São Paulo. Na avaliação do ministro, a repressão a esse tipo de movimento é comparável a "colocar gasolina no fogo".
"A melhor coisa é oferecer o diálogo e buscar alternativas para as manifestações dos jovens. Não considero a repressão o melhor caminho, porque tudo o que for feito nessa linha vai ser como colocar gasolina no fogo. O governo federal tem tido a atitude de compreender e estimular os governos locais a oferecerem lazer para a juventude", afirmou o ministro no Recife.

"Qualquer análise precipitada é temerária e pode incorrer em erro. Estamos na fase de tentar entender melhor esse fenômeno, que é uma manifestação por abertura de espaços para a juventude, que mostra que cada vez mais não aceita a discriminação e o fechamento de espaços reservados a uma ou outra classe social", disse.

É a primeira vez que um integrante do governo federal fala abertamente sobre o fenômeno que começou em São Paulo e que promete se disseminar pelo País nas próximas semanas. Para evitar que as ações ganhem um caráter político mais forte, a própria presidente Dilma Rousseff reuniu ministros nesta semana para se dedicar ao assunto.

Rolezinhos
A prática dos rolezinhos começou no fim do ano passado, em São Paulo. Os primeiros foram organizados por cantores de funk em resposta à aprovação pela Câmara Municipal de um projeto de lei que proibia bailes do estilo musical nas ruas da capital paulista. A proposta foi vetada pelo prefeito Fernando Haddad no início deste ano.
Muitos shoppings têm recorrido à Justiça para impedir os encontros, mas eles continuam sendo organizados. Em Brasília, por exemplo, um rolezinho marcado para o próximo dia 25, no Shopping Iguatemi, localizado num bairro nobre da cidade, já tem 1.887 pessoas confirmadas. O encontro é programado por meio do Facebook.
Com informações da Agência Brasil

A carteira recheada - Por: Emerson Monteiro

Na concepção de estudiosos das ciências espirituais, a vida que se vive aqui neste chão não passa de um sonho, enquanto mundos definitivos encontram-se do outro lado das coisas aparentes, visíveis, tão logo transposta a fronteira inelutável do tempo e abertas as portas da Eternidade, viagem que, sem exceções, todos realizaremos, mais cedo ou mais tarde.

A propósito disso, existe parábola clássica de um sábio chinês que sonhou habitar o corpo de uma esvoaçante borboleta. Quando despertou, vista a contundente realidade daquele sonho, bateu dúvida atroz: Ele (ela?) seria borboleta que sonhava ser homem, ou homem que sonhara ser borboleta?

Essa história conhecida, inspiradora de uma das canções de Raul Seixas, a adotam os orientais nas meditações, mostrando, na prática, as condições precárias de avaliar a existência terrena sob o ponto de vista da permanência, porquanto evidente, porém transitória, aqui domina a ilusão da matéria.

Assim, outros momentos de observação se apresentam, em constantes repetências, chances para estabelecer conclusões e princípios, aulas nas escolas do infinito. Dentre eles, a história seguinte também fornece exemplo de observação:

Um homem atravessava momento financeiro apertado, emprego pouco e tantas necessidades, e por mais que trabalhasse, eram seus ganhos insuficientes. No íntimo, contudo, reclamava os favores da sorte, aguardando novas oportunidades.

Belo dia, se viu percorrendo lugar longínquo de estradas sombrias e glaciais. Ali avistou grudada entre pedras revestidas de gelo, uma carteira recheada de ricas cédulas. Alguém deixara o objeto e a natureza integrara no limo do campo.

Surpreso ante a descoberta, o viajante desejou resgatar a fortuna localizada no sonho, sem, contudo, logo atinar com o jeito de fazer. Observou os detalhes em volta e nada de instrumento que permitisse romper a dura camada que prendia o tesouro inesperado às pedras.

Mexeu nas folhas da imaginação e, passados alguns instantes, concluiu resolveria o problema se pondo a mijar em cima do gelo sob o qual a carteira repousava. Demorou naquela atitude, presenciando eufórico subirem os vapores do gelo a custo derretido na ação do abundante líquido que, farto, que produzia.

Nessa hora, barulho impertinente quebrou o silêncio da paragem distante, justo interrompendo-lhe a providência imaginosa.

Súbito, numa morna constatação, notou-se, de bruços, acordando lavado em extensa poça de mijo que empapava a superfície do colchão e, aos poucos, alastrava o território da cama até chegar junto da esposa que, fiel, dormia ao seu lado a sono solto. A carteira fora só um sonho; nada mais.

Greve dos professores da URCA foi encerrada



Em assembléia realizada ontem ( 15 ) , na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi encerrada a greve dos professores da instituição. O retorno às aulas acontece a partir do próximo dia 20. 

Fonte: Site do Governo do Estado do Ceará



Prefeito do Crato recebe em audiência o Presidente do Sindicato dos Servidores do Crato, Júnior Matos



Acima: O presidente do Sindicato dos Servidores Cratenses, Júnior Matos - Foto: Dihelson Mendonça

O prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos, recebeu na manhã de terça-feira 14/jan, o presidente do "SINDSMCRATO" - Sindicato dos Servidores Municipais do Crato, Junior Matos, para discutir as reivindicações dos servidores do município, onde o prefeito entregou  em mãos do presidente do sindicato, a lista de convocação dos professores concursados que estava pendente, assim como o chamamento de concursados de outras categorias. O prefeito assinou  também, o convênio com a Caixa Econômica, abrindo assim, a volta dos consignáveis, também garantiu para esse mês o pagamento dos 5% dos professores, que ele assegurou em 2013. Recebeu no gabinete, a comissão dos motoristas, que reivindicaram dele, a incorporação das gratificações em seus salários, melhorias no trabalho, e vai receber a comissão das ex-monitoras de creches, onde passará a carga horária de 100 para 200 horas. 

Disse Junior Matos, que foi um encontro positivo com o prefeito Ronaldo e na oportunidade sugeriu a ele, não contratar  muita gente para não sobrecarregar a folha de pagamento.

O SINDSMCRATO FARÁ DUAS ASSEMBLÉIAS, NOS DIAS 17 E 18 DE JANEIRO DE 2014.

O presidente Junior Matos, realizará no dia 17/jan, sexta-feira, sua primeira assembléia dos servidores no Palácio do Comércio, às 09 da manhã, com o setor da educação, e no dia 18 sábado, com as demais categorias, para discutirem a campanha salarial de 2014. 

SINDICATO IRÁ LANÇAR COMPANHA DE "PRECARIZAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO" 

O "gol contra", disse Junior Matos, é quando dentro do trabalho se encontra o servidor desmotivado e a população mal atendida, será um grito para se ter um serviço público de qualidade", conclui Junior Matos, dizendo que "A gestão 2014, tem que ser a cara do prefeito Ronaldo e seus assessores, não se fala mais em gestão passada. Nesse encontro, sentimos a vontade, a força de um prefeito que quer acertar, de dialogar com o sindicato, assim, esperamos que pessoas "vãs", não interfiram e não prejudiquem as negociações. Nossa  meta é o respeito ao servidor".

EM SUMA: Se a bandeira banca foi levantada, juntando mais uma pitada de consenso, jogando fora as picuinhas políticas, afastando os papagaios de orelha politiqueiros, fazer uma retrospectiva dos erros de 365 dias passados, e querendo acertar ? O resto é seguir a frase do Dr. George Borges. "Em 2014, não podemos mais errar". Então que venha o progresso!

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato
Foto: Dihelson Mendonça


Cariri ganha projeto CEASA nos bairros


Unidade móvel vai percorrer bairros dos municípios de Crato, Juazeiro e Barbalha

O projeto Ceasa nos Bairros, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e da vinculada Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), recebeu, no último dia 5 de dezembro, três novas unidades móveis. As chaves dos ônibus foram entregues pelo secretário da SDA, Nelson Martins, em cerimônia realizada no pátio da Ceasa Maracanaú. Duas unidades permanecerão em Fortaleza e uma veio para a CEASA Cariri em Barbalha. O investimento total do Governo do Estado do Ceará para a compra dos novos equipamentos foi de R$ 797.868,00.

A aquisição dos novos ônibus irá fortalecer um projeto existente desde dezembro de 2005. O CEASA nos Bairros aproxima ao atacadista do consumidor e oferece aos cidadãos hortifruti de boa qualidade com preços acessíveis, semelhantes aos praticados na própria CEASA. Além da qualidade e do preço, a população tem ainda a comodidade de comprar seus produtos na porta de casa.  Atualmente, uma unidade móvel circula de segunda-feira a sábado, nos bairros: Aldeota, Cajazeiras, Cidade dos Funcionários, São Gerardo e no Centro do Município de Pacatuba. Com a aquisição de mais três unidades, novas rotas serão definidas, priorizando as áreas carentes.
Durante a cerimônia de entrega dos ônibus, o secretário Nelson Martins destacou a importância do projeto que, atualmente, por meio de uma unidade móvel, já atende cinco bairros, beneficia 2.300 famílias e comercializa 42 toneladas de hortifruti mensalmente. “Com a compra dos novos equipamentos a nossa expectativa é atender pelo menos 10 bairros e 10 mil famílias por mês nos bairros de Fortaleza. Esse é o nosso compromisso”, ressalta o titular da SDA.

Segundo Nelson Martins, entre as vantagens do programa, além da comercialização próximo das casas dos clientes, está o preço acessível do hortifruti, pois os produtos vendidos nos ônibus não podem exceder 10% do valor de atacado da CEASA. O secretário explicou ainda que uma das unidades a da CEASA Cariri veio com o objetivo de colaborar para o crescimento das Centrais de Abastecimento, localizada no município de Barbalha. “Hoje, o Cariri tem uma das melhores CEASA do Brasil, talvez a melhor do Nordeste em termo de estrutura. Esse ônibus, certamente, vai colaborar para o desenvolvimento deste posto”, afirmou Nelson Martins.

Fonte: PMB



Sede do SAMU Cariri em Juazeiro do Norte está praticamente concluída


A parte que coube ao município com vistas a implantação da sede do SAMU Cariri em Juazeiro do Norte está praticamente concluída onde funcionou a antiga Usina Zé Bezerra. Resta apenas a pavimentação no pátio de manobras das ambulâncias que serve ainda como heliporto. A estrutura física foi modernizada no processo de adequação do imóvel que teve o telhado recuperado e ganhou forro em PVC além de piso cerâmico, novas portas e janelas, recuperação das partes elétricas e hidráulicas e pintura geral. Os serviços foram iniciados no final de outubro pela empresa Dimensional Locações e Serviços Ltda, vencedora da licitação. Segundo o prefeito Raimundo Macedo o valor investido na reforma foi R$ 260.230,00 e ele espera ver o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência funcionando até o próximo mês. O acesso das ambulâncias será pela Rua do Seminário com saída ao lado da Praça dos Ourives, cujos portões já estão no lugar.

Ontem uma equipe técnica da Secretaria de Saúde do Ceará esteve no local para ver de perto a qualidade da obra. O SAMU Cariri terá 40 ambulâncias, sendo seis com UTIs e algumas ficarão em núcleos para atender com maior agilidade além da previsão de um helicóptero. A sede conta com dormitórios para médicos, enfermeiros e profissionais de nível médio, refeitório, farmácia, centro administrativo, financeiro e setor para os motoristas. O projeto prevê ainda a instalação de centrais de ar e telefônica.

Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte - PMJN


Ministério autoriza pagamento do Garantia Safra a 15 municípios cearenses


Garantia Safra 2013

A permissão do MDA para os repasses referentes à safra 2012/2013 consta em portaria, publicada na edição de último dia 9 de janeiro do Diário Oficial da União. De acordo com a portaria, os valores serão pagos, a partir do dia 20 de janeiro, aos agricultores da Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Piauí e do Ceará.

Aqui no Estado, 15 municípios foram beneficiados com a decisão. São eles: Barreira, Barroquinha, Beberibe, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Granja, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Morrinhos, Pacatuba, Tianguá, Ubajara e Uruoca. O MDA estava analisando a declaração de perda de mais de 50% da safra dessas cidades e o recurso das prefeituras foi aprovado. Com a decisão, 17 mil 367 agricultores cearenses passam a receber o benefício que será dividido em cinco parcelas.
O benefício Garantia Safra foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de assegurar aos agricultores familiares, no caso de ocorrência de perdas iguais ou superiores a 50% da produção, por causa da seca ou excesso de chuvas, uma renda mínima, que na safra 2012/2013 era de R$ 760 divididos mensalmente em 5 parcelas. A primeira é de R$ 140 e as demais de R$155. Já para o Garantia Safra 2013/2014 o valor do benefício será de R$ 850.

Os recursos do Garantia Safra são oriundos do Governo Federal, do Estado, do Município e do agricultor familiar. O Ministério do Desenvolvimento Agrário autorizou o pagamento de benefícios a agricultores de 74 municípios da Região Nordeste que aderiram ao Garantia-Safra.

Assessoria de Comunicação da SDA


Altaneira sediará o I Encontro de Blogueiros do Cariri



No próximo dia 26 de janeiro, a pequena cidade de Altaneira será a capital dos blogueiros da região, pois sediará o I Encontro de Blogueiros do Cariri, um evento organizado pela Rede de Blogs de Altaneira e conta com apoio do Governo Municipal de Altaneira, através das Secretarias de Administração e Finanças, Educação e Cultura, Esportes e Turismo. 

Por: Raimundo Soares Filho



Clima tenso em Catarina (CE): radialista é ameaçado de morte pelo ex-prefeito da cidade e pede proteção policial


A liberdade de expressão pode está com os dias contados em Catarina, município localizado na região dos Inhamuns, no Ceará.  O radialista Geninho Franco, funcionário da "Rádio Nossa FM" entrou em contato com o blog Lindomar Rodrigues para afirmar que foi ameaçado de morte pelo ex-prefeito da cidade. Ele relatou que na tarde de hoje registrará um Boletim de Ocorrência, no município de Tauá, objetivando resguardar a sua integridade física. Geninho garante que o Ministério Público da cidade também será acionado. 

Vários amigos e companheiros de imprensa participaram do jornalismo na emissora que Geninho trabalha para se solidarizar com o mesmo. O líder político e ex-candidato a prefeito em Catarina, coronel Gomes Filho esteve ao vivo na rádio prestando apoio ao profissional.  A imprensa do Ceará também já foi comunicada do fato e deve está naquele município para acompanhar o caso. O ex-prefeito ainda não se manifestou sobre as denúncias. O clima na cidade alta é tenso, inclusive com moradores ameaçando através da rede social de quebrar a Prefeitura

Por: Lindomar Rodrigues - Colaborador



"Rolezinhos", uma novidade na República


O fato foi divulgado pela Agências de notícias e está estampado nos jornais: “Preocupada com a onda de “rolezinhos” que começou nos shoppings de São Paulo e vem se espalhando pelo País, a presidente Dilma Rousseff (PT) convocou, na noite de terça-feira, 14, sua equipe de Governo para tratar do assunto, em reunião extraordinária. Não foram informadas as possíveis resoluções do encontro”.

O “rolezinho” do Maranhão – por Paulo Panossian (*)

O mar não está prá peixe para os lados da governadora do Maranhão, Roseana Sarney. Não somente porque o Estado que ela governa carrega o triste título de o mais miserável, cum um alto índice de analfabetismo, e também o mais violento do Brasil, quiçá do mundo. Mas, também, porque Roseana vai ter de prestar contas agora aos deputados da Assembleia Legislativa de seu Estado, que acabam de receber de um grupo de advogados documentos já protocolados exigindo o impeachment da governadora...

Ela, que jamais deu a mínima para a situação calamitosa em que se encontra o Presídio de Pedrinhas - que inclusive contabiliza também 62 brutais assassinatos, além de estupros dentro da cadeia contra as mulheres que visitam os presos ameaçados de morte pela quadrilha lá dominante , vai ter ainda de convencer, ou implorar de joelhos, aos parlamentares maranhenses para evitar esse provável vexame de um impeachment. 
O que certamente não será uma tarefa fácil, porque também os deputados serão regiamente pressionados pela população local, hoje enojada, humilhada e abandonada pela falta de compostura pública na administração da filha do manjado coronel da política brasileira, José Sarney. Pensando bem, apesar dos pesares, parece que uma boa brisa civilizatória sopra sobre o Brasil. Porque se, em 2013, comemoramos a condenação implacável da quadrilha do mensalão do PT pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por que não também poder festejar em 2014 o impeachment mais do que justo de Roseana Sarney? E o povo do Maranhão poderá até cantar pelas ruas e avenidas de São Luís a canção "Geni", de Chico Buarque... Não é uma boa?

(*) Paulo Panossian – paulopanossian@hotmail.com


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30