xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/01/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 janeiro 2014

DESCASO - Cidadão se sente humilhado pela companhia aérea TAM


A TAM E A HUMILHAÇÃO QUE ELA NOS IMPÕE.


"É impossível falar com a TAM e esse fato nos causa uma humilhação inexplicável. Há mais de duas horas que estou tentando resolver um assunto relativo às minhas milhas e como trocá-las por um trajeto em nosso país e nada. Atendem o telefonema e haja falação, depois discamos os números que nos mandam discar e mais falação. Pedem para aguardar e mais falação e nada.
E o pior...ninguém resolve nada. Infelizmente, é o nosso país."

Prof. Augusto Monteiro Rodrigues

N.E - Concordamos perfeitamente com o Prof. Augusto, e nos solidarizamos. É um absurdo o que essas companhias aéreas fazem conosco! Fica aqui também a nossa reclamação.

www.blogdocrato.com



CRATO - Notícias Administrativas - 13 de Janeiro de 2013


Produtores cratenses contemplados com o Programa Hora de Plantar

O Município do Crato participou nesta segunda-feira, 13, na Ceasa em Barbalha do lançamento do Programa Hora de Plantar  pelo governador Cid Gomes. O município foi representado pelos secretários municipais de Agricultura, Enrile Pinheiro e de Governo, Rafael Branco. O programa contemplará 24.615 agricultores dos municípios que compõem a Região do Cariri.

O Crato foi contemplado com 477 agricultores que irão receber sementes de milho híbrido, milho variedade, feijão caupi, sorro forrageiro e mamona, além de manivas de mandioca, cajueiro anão precoce e palma forrageira. Segundo o secretário de Agricultura do Crato, Enrile Pinheiro, o município vem dando total apoio aos agricultores familiares e está otimista quanto ao inverno. “Esperamos como todos nós que moramos no interior que este ano  o inverno seja promissor e possa molhar a terra para termos uma boa colheita”, afirmou Enrile. O secretário de Agricultura do Crato lembrou que o Programa Hora de Plantar é fundamental para o homem do campo e que o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos orienta para que a secretaria mantenha sempre parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) com o intuito de manter projetos, ações e programas  voltados ao homem do campo.

Secretaria de Esporte realiza 2ª Roda de Conversa com capoeiristas  

A Secretaria de Esporte do Crato realizará no próximo domingo, 19, a 2ª Roda de Conversa, “Capoeira no Crato”, com os grupos do Município. O evento tem início às 8 horas na Quadra Bicentenário. O encontro pretende promover o dialogo e pensar possibilidades de ações na área de fomento e construção de políticas públicas para o setor. A primeira roda de conversa foi realizada em dezembro do ano passado e contou com um numero significativo de representantes de grupos de capoeiristas. A ideia é que seja realizado esse ano a Conferência Municipal de Capoeira que tenha como foco o estudo da legislação e proposição de leis que visem garantir a implementação de políticas públicas para atividade. Um dos parceiros desse trabalho é a Universidade Regional do Cariri - URCA, através do curso de Educação Física que desenvolve projeto de Extensão denominado “Capoeira na URCA”.   

Serviço

2ª Roda de Conversa “Capoeira no Crato”
Dia: 19/01/2014
Horário: 8h00
Local: Quadra Bicentenário

Escolhida a mais bela desportista do Interdistrital de futebol

A terceira edição do Interdistrital de futebol evento promovido pela Secretaria de Esportes do Crato em parceria com a Associação Superatleta  teve seu encerramento na noite do último sábado, 11, com a escolha da mais bela desportista  do certame. O evento foi realizado na quadra poliesportiva Raimundo Ribeiro de Matos, no distrito de Ponta da Serra, durante a abertura da Copa Petrobrita de futsal. Foram seis belas garotas que mostraram beleza, desenvoltura e muita simpatia na passarela. No final, Tatiane de Sousa Ribeiro, representante da equipe da Palmeirinha dos Vilar venceu o concurso e recebeu a faixa das mãos da presidente da comissão julgadora  Ismália Bitu  e premiação em dinheiro do secretário de esportes do Crato, Robério Alves Nogueira.

Agenda desta terça-feira

14 de janeiro – Hoje, às 9 horas, acontece reunião de planejamento das ações das secretarias municipais do Crato no apoio à Romaria de Nossa Senhora das Candeias. A reunião acontece às  9h horas na Sala Verde no Centro Administrativo.

14 de janeiro - Hoje, às 8h30min, acontece  o evento “Pequi – Extrativismo e Agricultura Familiar”  no Teatro Municipal Salviano Arrais Saraiva, no centro da cidade. No evento, se dará mesa redonda com o tema perspectivas do uso sustentável do pequi para as comunidades tradicionais do entorno da Chapada do Araripe.

Fonte: PMC


A celeuma do Crato Esporte Clube versus Prefeitura do Crato - Por Ed Alencar



Não só a população do Crato, mas onde chegam as noticias esportivas discutidas aqui em nossos bastidores, acompanham sempre essa guerra de acusações do Crato Esporte Clube contra o Governo Municipal, e vice-versa. Esse disse-me-disse tem deixado muita gente curiosa, a perguntar: “Mais afinal, quem tem culpa no cartório? Quem é quem” ?

A nossa reportagem do Blog do Crato não milita ou vive o dia-a-dia da crônica esportiva, fomos buscar respostas para os nossos leitores também alheios a esses conflitos, junto ao Secretario de Esporte, Robério Alves Nogueira e do presidente do Crato Esporte Clube, Hermano Teles, para tentarmos entender  onde mora  o "P" dessa pendenga.

PREAMBULO: 01- "Queremos ajudar mas eles não querem! Disse Robério, Sec. de esporte". O2- "Não querem nos ajudar, por perseguição política - disse Hermano Teles, Pres. do Crato .E. Clube".

Para o Sec. de esporte Robério,  diz que não se trata de perseguição política, pois se não quisessem ajudar, não teriam firmado em setembro de 2013, um convênio com o Crato Esporte Clube, no valor de 132 mil reais, dividindo em três parcelas, valor acima do que ofereceu a gestão passada, que foi de 87 nil e 500 reais, ou seja, 40 mil reais a mais, explica ainda Robério, que a primeira parcela foi depositada em setembro, dias após firmarem o convênio, mas a prestação de contas dessa primeira parcela estava irregular, sem os descontos dos encargos sociais, não podendo ser depositadas as demais, e até hoje, a diretoria do clube, não solucionou os problemas.

Já o Presidente do Crato Esporte Clube, Hermano Teles, disse que não havia nenhuma cláusula dentro do convênio assinado, para desconto desses impostos, ficou sabendo através do contador da prefeitura, Sr. Joaquim Landim, ao lhe dizer que as leis haviam mudado. Para o Crato Esporte Clube, ficou inviável descontar 31% da folha, a quantia de 13 Mil reais sem ter de onde tirar diante das dificuldades financeiras do clube. Disse Hermano ainda, que em dezembro de 2013, o prefeito Ronaldo havia aprovado um projeto no valor de 300 mil reais, sem tirar nem por uma virgula, depois, esse projeto sofreu redução em salários por duas vezes, caindo para 102 mil, e outra redução 16 mil, correspondente à Jan/fev, atendendo exigências do Sec. Robério. Conclui Hermano, que tentou solucionar a prestação de contas junto a outros órgãos, não conseguiu, mas viu falta de boa vontade por parte da prefeitura, em solucionar o impasse por outros caminhos, pois o Crato Esporte Clube não é dele, é do Crato, e que em outras administrações do clube, tiveram apoio de 100% e hoje está a “zero”

OS PROBLEMAS DOS LAUDOS ATRASADOS.

Disse o Sec. Robério, que o motivo é por alguns não estarem vencidos e outros, quando se aproximam do vencimento que justifica serviços, mas que esse ano foi solicitado tanto ao gabinete como da Sec. de obras do município, a contratação de engenharia predial e engenharia elétrica. Ainda ele, disse que outros motivos que a população não sabe, é que herdaram das gestões passadas, pendências não cumpridas através  de TAC - Termo de Ajuste de Conduta junto ao Ministério Público, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que em 2013 tiveram que cumpri-los, através de um novo “TAC” para em 2014 solucionarem todos os problemas. Concluiu.

Para Hermano Teles, disse ter convicção que era “premeditado”, essa gestão, quando recebeu a prefeitura,  com essa alegação de herança da outra gestão, quem respondia pelo setor era Zé Muniz, que continua na gestão atual, então, onde estão os erros? Onde estão as irresponsabilidades? Lembrou Hermano: "As emissoras de rádio em seus programas esportivos, já chamavam a atenção com bastante antecedência, para os vencimentos dos laudos, o que é preciso é reavaliar, e ver quem está por cima disso, que vem prejudicando o Crato Esporte Clube.

O ERRO NOS TRABALHOS DO GRAMADO.

O Sec. de esporte Robério, reconheceu o erro, pelo inicio atrasado dos trabalhos de recuperação do gramado, onde o time só dispunha de 70% do campo para atividades físicas, tendo sido liberado na totalidade, no dia 09 de janeiro. E quanto à liberação para jogos, disse Robério, que não é competência da prefeitura e sim do Ministério Público, pelo "Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor" e que acaba de receber solicitação do MP, esclarecimentos de vários itens do laudo de  engenharia que já está sendo providenciado.

Comenta o presidente Hermano: Seria “hipocrisia estampada”, se não admitisse esse erro, esse trabalho foi cobrado com antecedência a quem da competência e como resposta, perguntaram pra que tanta pressa? Conclui Hermano: "Prestes a iniciarmos nossos trabalhos de treinamentos, mandaram arrancar o gramado e uma pessoa só trabalhando, como se premeditado, e vejo como uma perseguição política". Hermano reconhece que a prefeitura não tem obrigação de patrocinar o Crato Esporte Clube, mas quando se investe no futebol, leva o nome da cidade onde for, pois é arte, saúde, lazer e gera emprego e renda.

EM SUMA: Hermano ainda acredita na possibilidade de um concenso, de acerto entre o clube e o governo municipal, assim também proposto pelo secretário Robério, após sanadas as pendências na prestação de contas de 2013, para abertura de um novo convênio. 

( Numa  analise de “imparcialidade”, ouvindo os dois lados, é difícil esconder a não existência  do que chamamos de “picuinhas políticas” onde assim exercida, perdem todos. Mas eu acredito também que depois dos prejuízos, o Crato é merecedor do respeito de ambos, e fumem o cachimbo da paz,  para o bem de todos. )  

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato
www.blogdocrato.com


Ramiro Maia - Por: Emerson Monteiro

Uma vez, quando visitava a Livraria Ramiro, um destacado intelectual cearense indicou os livros nas estantes e, cheio de empáfia, disse:

- Conheço todos eles, por dentro e por fora.

Seu Ramiro, há mais de 50 anos à frente do empreendimento, de sorriso nos lábios, espirituoso acrescentou:

- Conheço todos eles, só por fora.

Eis o jeito humorado desse homem, Ramiro de Carvalho Maia, uma vida entregue ao comércio da literatura, na cidade de Crato. Filho de Lino Deodato de Carvalho Maia e Maria Gonçalves Maia, nascido no ano de 1906, em Russas CE, veio residir no Cariri a 05 de junho de 1923, trazido pelo irmão Pergentino Maia, com quem trabalhou no comércio de gêneros de exportação (cereais), tecidos e depois livros.

Em 1925, assistiu a inauguração do Seminário São José e, em 1926, viu chegar o primeiro trem ao Crato. Em 1928, estabeleceu a Livraria Ramiro, loja que  por muito tempo funcionou na Rua Grande (João Pessoa) e hoje, na Senador Pompeu.

Estudou na Associação dos Empregados do Comércio, da qual veio a ser diretor. Participou das mais diversas instituições cratenses, dentre elas: Crato Tênis Clube, Tiro de Guerra, União Artística Beneficente, um dos seus fundadores, e Lions Club. Ainda como diretor, da Conferência de São Francisco de Assis e da Irmandade do Santíssimo Sacramento.

No esporte, pertenceu à diretoria de alguns clubes de futebol, compondo inclusive a diretoria da Federação Esportiva Cratense.

No decorrer de uma vida plena de trabalho e amizades, Ramiro Maia conheceu de pessoas quais Pedro Felício Cavalcanti, Alberto Gonçalves, Plínio Norões, João Gonçalves, João Correia Vilar, Pedro Teixeira de Alcântara, Expedito Machado, Horácio Temóteo, Laurênio Milfont, Tomé Cabral, Pedro e Unias Gonçalves Norões, José Teixeira, Ernani Brígido da Silva, Thomaz Osterne de Alencar, José Gomes da Cunha, Vicente Alencar, Celso Saraiva, Florival Matos e Expedito Dantas, dentre muitos outros cidadãos de primeira linha da comunidade interiorana.

Exemplo de esposo e pai de família, Seu Ramiro preserva com carinho a heróica livraria num cômodo fronteiro à sua residência, nas proximidades da Câmara Municipal de Crato, onde, auxiliado por filhos e netos, vende obras de literatura geral e especializada a quantos lhe visitam.

Nestas poucas palavras, reconheço o valor dessa personalidade de cujas mãos, na década de 60, recebi os primeiros dos livros que conheço.

Governador Cid Gomes realiza reuniao sobre cinturão das águas‏


O governador Cid Gomes fez reunião no último sábado (11), na Câmara Municipal de Brejo Santo, no Cariri, para monitorar o andamento das obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). A cada 15 dias, o Governador faz reunião para o CAC – uma em Fortaleza e outra em algum município pelo qual a obra passará. O Cinturão das Águas tem 1.300 km de extensão e está orçado em R$ 7 bilhões.

Etapa

A primeira etapa está em execução e a previsão é que ela seja concluída até o fim de 2014. “O primeiro trecho de 150 km começa em Jati, numa barragem que vai receber as águas da transposição do rio São Francisco, que passa pelos municípios de Brejo Santo, Porteiras, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Crato, chegando até Nova Olinda e lá numa primeira grande descarga que é no rio Cariús, que vai banhar os municípios de Farias Brito, Cariús, Jucás, Iguatu, Quixelô, chegando até Orós. Na barragem do Orós, que vai trabalhar sempre na sua vazão de acumulação máxima, para que a gente possa passar por períodos de seca tendo água necessária pra que a gente não passe por privações”, explica Cid Gomes.

Investimentos
Essa primeira etapa tem investimento total de R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 1,1 bilhão de recursos federais e R$ 393,5 milhões de contrapartida do Governo Estadual. O Trecho autorizado beneficiará os municípios de Jati, Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Mauriti, Barbalha, Crato, Milagres, Nova Olinda, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Aurora, Cariús, Iguatu, Quixelô, Icó e Orós. A obra vai garantir a segurança hídrica do Estado para que o Ceará não sofra um colapso no abastecimento de água.

E ainda

Com 158 km de extensão, o primeiro trecho do CAC vai levar água do reservatório Jati, no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para toda a região do Cariri, passando pelo rio Cariús, afluente do Jaguaribe, chegando até o açude Orós. Trata-se de um amplo sistema, a partir de um canal principal com 30 m³/s de vazão, capaz de abastecer 17 municípios cearenses com água para consumo humano, hidratação animal e também para promoção da agricultura irrigada e de atividades industriais.

Fonte: Governo do Estado do Ceará



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31