xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/01/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 janeiro 2014

DIHELSON MENDONÇA MINISTRA PALESTRA SOBRE FOTOGRAFIA NO ROTARY CLUB DE CRATO


Quero agradecer ao Rotary Club de Crato, e mais especificamente à figura do seu Presidente, Sr. Thiago Aragão Esmeraldo ( Thiago Esmeraldo ) pelo convite a mim oferecido, para ministrar palestra sobre a Arte da Fotografia em virtude da passagem do Dia do Fotógrafo, que ocorreu neste dia 08 de Janeiro. A palestra será nesta quinta-feira, dia 09 na sede do Rotary Club de Crato. Desde já também, agradeço à homenagem do Rotary e aos inúmeros convites que tem sido feitos ao longo dos anos, bem como gosto sempre de relembrar de uma inesquecível palestra que ministrei naquele local há muitos anos, sobre a decadência da cultura musical nordestina com o Forró Eletrônico, e que foi entusiasticamente recebida pelos membros. 

Um grande abraço a todos os amigos do Rotary Club de Crato.

Atenciosamente,

Dihelson Mendonça 
Fotógrafo, Músico, Jornalista 


PSDB sai em defesa de Eduardo Campos e chama ataque do PT de “face covarde e autoritária do petismo”

Por Rodrigo Rodrigues (Site Terra)

A Executiva Nacional do PSDB emitiu uma nota oficial nesta quarta-feira (08) em solidariedade a Eduardo Campos e Marina Silva, ambos do PSB, que foram alvo de um texto prá lá de crítico, postado apócrifamente no perfil do Partido dos Trabalhadores (PT) no Facebook. Na nota de solidariedade, os tucanos dizem que Campos e Marina são alvo de “flagrante demonstração de intolerância” do PT em relação aos seus opositores.
A Executiva do PSDB também chama o texto de “face covarde e autoritária do ativismo petista”, que tem vitimado de forma caluniosa outros membros da oposição, através do que os tucanos chamam de “ataques organizados, quase sempre encobertos pelo anonimato de uma suposta militância dedicada a destruir reputações”.
Confira a íntegra da nota do PSDB sobre a briga entre PT e PSB:
“PSDB solidariza-se com Eduardo Campos e Marina Silva
O PSDB manifesta solidariedade ao presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos, e à ex-senadora Marina Silva por mais essa flagrante demonstração de intolerância do Partido dos Trabalhadores em relação aos seus opositores, o que confirma a incapacidade do partido de conviver com adversários e ideias que se contrapõem ao atual projeto de poder.
Agora na oposição, o governador de Pernambuco e a líder do Rede-Sustentabilidade experimentam a face covarde e autoritária do ativismo petista, da qual outros líderes das oposições têm sido vítimas contumazes, nas redes sociais: ataques organizados, quase sempre encobertos pelo anonimato de uma suposta militância dedicada a destruir reputações, e que atua como um exército especializado em tentar transformar mentira em verdade e calúnia em informação.
Os brasileiros e a democracia brasileira reclamam um novo ambiente político, onde as divergências sejam respeitadas e as artimanhas de intolerância montadas para constranger adversários e impedir o debate democrático sejam desarmadas.
Executiva Nacional do PSDB Brasília, 08 de janeiro de 2014”

Proprietário do prédio onde fica a loja EXPOSENDE envia mensagem ao Blog do Crato sobre o problema da lama e do mau cheiro


Nota do Editor: Para quem não está acompanhando, há uns 2 dias publiquei nos grupos do Facebook e também no Blog do Crato, duas fotos em que denuncio o eterno problema de uma lama podre que se espalha pelo centro da nossa cidade, especialmente pela Rua Bárbara de Alencar, e fica ali pelos arredores da loja EXPOSENDE, causando mal-estar na população, e também revolta nos comerciantes das proximidades, que se vêem prejudicados com a podridão do local. Recebi hoje um comentário do próprio proprietário do prédio recém construído, onde fica a Exposende, que passamos a publicar aqui no Blog do Crato:


"Prezado Dihelson, 

Inicialmente quero parabenizar-lhe pelo excelente trabalho jornalístico que vem realizando na região do Cariri, notadamente no município do Crato. Quanto ao problema acima mencionado, compartilho da sua indignação uma vez que sou proprietário do referido prédio, além de cidadão cratense. Investimos muito para darmos ao Crato um imóvel à sua altura, com excepcional acabamento e uma fachada digna. No mesmo sentido, fomos em busca de trazermos uma empresa séria e de alcance nacional para investir em nossa cidade. Depois de uma longa negociação conseguimos trazer a Esposende Calçados, empresa consolidada no ramo calçadista contando com exatas 81 lojas espalhadas no nordeste e que acreditou em nosso projeto e na potencialidade do nosso comércio. Além do mais, informo-lhe que no piso superior do referido prédio com também entrada pela rua Bárbara de Alencar, funcionam diversos escritórios de advocacia, clínica de fisioterapia, construtora e agora o curso pré-vestibular Elit. Infelizmente, todos estamos sofrendo com o descaso desse esgoto a céu aberto que além do mau cheiro e afastar os cidadãos, ainda pode trazer doenças, o que é mais sério. Por fim, já procuramos por diversas vezes os responsáveis por este problema e que infelizmente até o presente momento não foi dada a devida solução. Apesar dos problemas, continuamos a acreditar no Crato e em nosso povo e honraremos esta terra por onde passarmos, tanto que demos ao prédio o nome de uma cidadã cratense, minha mãe, Valdênia Correia de Sousa Matos. A permanência do referido descaso só prejudica o Crato, haja vista que afasta do seu comércio o consumidor! Sem mais, renovamos os votos de estima e consideração além de desejar a todos um feliz 2014! 

Alcântara Matos
Proprietário do prédio localizado na esquina da Rua Santos Dumont com a R. Bárbara de Alencar


Genialidade natural - Por: Emerson Monteiro


Numa fábrica de creme dental surgira problema que exigia providências dos engenheiros. Já na finalização da linha de montagem, às vezes a máquina que, na esteira, liberava as bisnagas nas caixas deixava cair alguns produtos vazios, os quais, em seguida, eram embalados como estivessem regulares. Com isso, caixas terminavam fechadas sem os conteúdos completos. As embalagens deslizam e confundiam os técnicos, chegavam ao comércio e causavam sucessivas reclamações.

Algumas medidas foram tomadas, no entanto insuficientes de resolver o problema, o que preocupava também os funcionários da fábrica.

No decorrer dessas discussões de trabalho, um auxiliar de serviços gerais que observava a movimentação aproximou dos responsáveis e quis saber:

- Doutor, que acha o senhor se colocar ventilador ligado no caminho das caixas? Pois as que estiverem vazias irão voar antes de cair nas embalagens.


Os engenheiros avaliaram e aprovaram a ideia nascida da cabeça do modesto funcionário, no entanto dotado de inteligência espontânea e útil.

...
Ao transitar em rua afastada, motorista enfrentava um prego de pneu, dos mais comuns depois da ausência de combustível, nesse mundo de quatros rodas onde vivemos hoje. Parou perto dos muros de hospital psiquiátrico e cuidou de substituir a roda defeituosa. Enquanto retirava o pneu baixo, largara a calota do automóvel e os parafusos, expostos o leito da via. Outro carro veio em velocidade e os jogou longe, fora da chance de descobrir o paradeiro a meio da pouca iluminação do começa de noite. Como fixaria no lugar o pneu cheio que acabava de busca na reserva?! Próximo, no alto do muro da instituição médica, interno observava a cena. Diante da aflição demonstrada pelo motorista naquela cena, chamou sua atenção e perguntou:

- Por que o senhor não pega um parafuso de cada pneu e com eles bota esse pneu no lugar?

Nisso, o motorista avaliou estudo a opinião e logo agiu de acordo com ela. Tudo certo. Antes ainda de seguir viagem, quis agradecer o homem pela ideia benfazeja, e considerou:

- Mas o senhor, sendo doido, como teve pensamento tão sabido?
- Ah, eu sou é doido, sim. Burro, não sou não – sorrindo, respondeu o paciente.

Por: Emerson Monteiro


Rádio Vaticano divulga 13º Intereclesial

A Rádio Vaticano – Seção de Língua Portuguesa – está divulgando o 13º Intereclesial promovido pela Diocese de Crato
Nesta 4ª feira foram dois "flashs", ao vivo, transmitidos diretamente de Juazeiro do Norte para Roma e divulgados para o mundo inteiro. No site da Rádio Vaticano o 13º Intereclesial também foi destaque. A conferir. 


 "Justiça e profecia a serviço da vida": começa o Intereclesial

Crato (RV) - A terra do Padre Cícero recebe a partir desta terça-feira, 07, o 13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Até 11 de janeiro, a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, acolherá o encontro em que serão compartilhadas experiências e reflexões das CEBs a partir do tema "Justiça e profecia a serviço da vida" e o lema "CEBs, romeiras do Reino no campo e na cidade".

Papa ao Intereclesial: "Todos devemos ser romeiros, levando a alegria do Evangelho!"
 

Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes do 13º Intereclesial das CEBs, em andamento desde terça-feira, 07 a sábado, 11, em Juazeiro do Norte. Abaixo, a íntegra do texto:


   

Empresário Valdemir Correia presta homenagem a Moacir Ribeiro Dantas


Li com muita emocao o artigo intitulado ( Voa Moacir, voa), escrito e publicado no Blog do Crato
pelo seu filho primogênito, Fernando Dantas. Só quem vai entender bem este artigo, são as pessoas já de idade mais avancada, nas quais me incluo, que tiveram a oportunidade e o prazer de conhecer Moacir. Como o tempo voa, igual ao artigo em apreco, a nova geracao jamais vai saber na realidade quem foi Moacir, chegando ao Crato ainda menino, vindo de Sao Sebastiao, hoje  Dom Quintino, fui estudar no grupo escolar Teodorico Teles de Quental, onde hoje reside o casal Dr. Landim e Dra. Dulcilene Landim, na  praca da sé. As aulas eram pela manhã, e à tarde eu saía de casa, e ia perambular pelas ruas da cidade. 

Como meu pai era comerciante, eu fui criado dentro de uma  bodega - hoje mercadinho - comecei a frequentar  o armarinho Realce, e aí não faltou mais o que fazer. Todo cliente que  chegava, e procurava determinada mercadoria, Moacir respondia tem sim... ai é que entrava o meu trabalho. Ele pegava o dinheiro já contado, pois sabia o preço que o concorrente vendia e dizia para o cliente.. vou mandar pegar a mercadoria no depósito. Eu saia correndo, e neste ponto, Fernando Dantas se esqueceu de citar alem dessa, tinha Abdoral, outra figura inesquecível do Crato, Expedito meu irmão (não era meu irmão, era irmão de Moacir ) além de outros mais distantes que forneciam a mercadoria, pois na realidade o estoque de Moacir era pequeno. Durante a tarde eu fazia dezenas de compras para Moacir, pois por mais que fosse difícil o produto, ele sabia onde tinha e eu ia buscar. No fim do dia, já ao fechar o armarinho, ele pegava uma pequena quantia em dinheiro, e me pagava. Como minha mesada era pequena, para mim era suficiente para a merenda e o ingresso do cinema no domingo. Sei das dificuldades que ele passou, talvez ate mais que seu filho Fernando, pois convivi com ele até conseguir um emprego no armazem do povo, onde hoje é a loja EXPOSENDE. Moacir foi um herói, pois por mais dificuldades que passasse, lutou com todas as forças e educou todos os filhos, depois justamente pelo fato do Crato nao ter ainda as facilidades que tem hoje com relação à educação, mudou-se para Fortaleza, e viu seu sonho se concretizar.  

Ele foi embora, porém nunca esqueceu a terra, pois todo ano ele vinha aqui, e várias vezes eu viajei com ele para Fortaleza, sendo que na sua bagagem, nao faltavam centenas de caroços de piqui, foi uma das homenagens mais justas que o Crato já prestou, pois Moacir Ribeiro Dantas, foi um exemplo a ser seguido por todos os homens que trabalham, e todas dificuldades superadas. Portanto Moacir...dever cumprido. Voce tem todo direito de voar. Um voo leve, tranquilo e sereno.

Valdemir Correia, 08/01/2014


Deputado Sineval Roque reforça solicitação para reforma da Estrada de Santa Fé na cidade do Crato


O deputado estadual Sineval Roque anunciou hoje na imprensa caririense que reforçou o seu pedido pela reforma da estrada de Santa Fé ao governador Cid Gomes. Roque afirmou que esteve conversando com o governador mais uma vez, e este afirmou que no que depender dele, a estrada de Santa Fé vai sair o quanto antes.

“O nosso governador é muito responsável com o que diz, e a nossa população nos conhece, sabe que não prometemos nada que não podemos cumprir, e não iriamos puxar a responsabilidade de algo que não depende mais de nós para que aconteça, já que o processo de licitação foi concluído, e o governo do estado já autorizou o início da obra, o problema agora, está com o ICMBio. Solicitei novamente ao governador a inclusão da estrada de Santa Fé no MAPP (Monitoramento dos Projetos Prioritários) e mais uma vez, ele atendeu. Na conversa que tivemos, o governador afirmou que teríamos de ir até Cabedelo, na Paraíba, onde se localiza a sede do ICMBio, órgão ambiental que não está liberando a obra, e estamos analisando agora uma data para que possamos ir até aquele estado. Reforço o meu compromisso com a população de Santa Fé, e irei continuar a luta para que a estrada seja refeita o quanto antes.” Concluiu o deputado Roque. 

Gabinete deputado estadual Sineval Roque (PROS-CE)


As voltas que o mundo dá: destruída pelas tropas da república brasileira, a comunidade do Caldeirão recebe homenagem dos delegados das CEBs.



(Por Armando Rafael)
   Antes do Sítio Caldeirão, José Lourenço fundou uma comunidade religiosa no Sítio Baixa Dantas, localizado no município de Crato. O local prosperou. A amizade do Beato com o Padre Cícero levou bandos de famílias pobres e crianças órfãs para o referido sítio. Mas os proprietários do imóvel  retomaram o terreno do Beato, o qual, pacificamente, entregou a propriedade com todos os melhoramentos feitos.  Meses depois aparece a nova oportunidade de o Beato e seus seguidores explorarem o Sítio Caldeirão, também localizado no município de Crato, à época uma terra inóspita. Em poucos anos o Caldeirão vira um lugar verde que produz alimentos para todos. Na seca de 1932, muitos flagelados escaparam de morrer de fome porque foram acolhidos no Caldeirão do Beato Zé Lourenço.

    Em 11 de setembro de 1936, o beato José Lourenço e seus seguidores foram expulsos do Sítio Caldeirão, a 33 km do Crato, por tropas policiais. Eram acusados de subversivos. As cenas do massacre serão lembradas hoje – durante o 13º Encontro Nacional das Comunidades Eclesiais de Base-CEBS, ora em realização em Juazeiro do Norte – com uma visita, organizada pela Diocese de Crato, ao sítio Caldeirão.

     Cerca de 4 mil pessoas ficarão conhecendo a história do Beato Zé Lourenço. E repassarão essa epopeia, nos lugares onde residem: nas 27 unidades da federação brasileira, nos países da América Latina, na Europa, Ásia e África. É a Romaria do Caldeirão, feita pelos delegados das CEBS.

Centenário da Diocese de Crato: confira a programação desta quarta-feira -- dia 8 -- do 13º Intereclesial das CEBs -- por Robson Roque


MANHÃ
06h30 – Saída das paróquias para o Ginásio Poliesportivo
07h00 – Animação
08h00 – Oração inicial: Ofício de Romaria
08h45 – encaminhamentos
09h10 – Análise da conjuntura social e eclesial
 Testemunhos/experiências de vida
10h00 – Intervalo (lanche)
* Fala dos assessores: análise socioeconômica, cultural, política e eclesial
11h00 - Fila do Povo
12h30 – Almoço

(o evento teve início na noite de terça-feira, dia 7 e estende-se até o dia 11 (Foto acima: Abertura do evento,  feita por Cícero Valério/Agência Miséria)


TARDE E NOITE
13h00 – Deslocamento para os ranchos
13h30 – Animação
14h00 – Encaminhamento das atividades nos ranchos
14h30 – Trabalho nos Chapéus sobre a realidade vivida nas comunidades (lutas, conquistas, desafios, esperanças...)
15h45 – Intervalo (lanche)
16h15 – Plenária nos Ranchos (amarração da assessoria)
17h15 – Momento do Magnificat (nos Ranchos)
17h30 – Deslocamento para o Caldeirão
18h00 – Jantar no Caldeirão
19h00 – Deslocamento para as famílias
20h00 – Encontro com as famílias que hospedam os delegados (casa)

Entenda os termos e os locais:
* Caldeirão: Ginásio Poliesportivo, Avenida Padre Cícero, bairro Triângulo Crajubar, onde estarão cerca de 4 mil pessoas;
* Ranchos: Quadras das escolas onde acontecerão as mini plenárias, cada uma  com aproximadamente 500 pessoas;
* Chapéus: Grupos de trabalho, totalizando 12 "chapéus".
(Postagem original: Site Miséria)
   

O Crato dos Absurdos! - Lama podre e mau cheiro terrível no centro, também são cartões postais da cidade


Um retrato que não combina com nossa bela cidade! Um retrato que não combina com a beleza das imagens do "Natal do Belo Amor", que tão orgulhosamente estampamos ainda na entrada do Blog do Crato. Mas isso é para ver se as nossas autoridades criam alguma vergonha na cara e resolvem esse problema que já tem muitos anos ( dizem algumas pessoas, que mais de uma década ). Se vocês repararem bem, poderão até ver de onde a lama sai e para onde vai. Que pena do gerente da loja EXPOSENDE, inaugurada recentemente, e que não pode nem se dar ao "luxo" de poder mostrar seus belos artigos para o público cratense, pois ninguém aguenta sequer passar por esta rua, que é a R. Bárbara de Alencar, localizada no centro da cidade. 

Isso é um Absurdo, vocês não acham, meus amigos ? E o que é que falta pra resolver ?




Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


Crato - Notícias Administrativas


Crato inaugura a Primeira Escola de Reisado do Estado do Ceará

A indumentária adornada com pequenos espelhos, fitas coloridas e os saiotes de cores vivas atraíram os espectadores na noite do dia 06/01, no Sítio da Bela Vista, onde a Prefeitura do Crato e a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) inauguraram o Centro de Formação e Apoio ao Reisado e Tradições Populares Mestre Aldenir.

Esta é a Primeira Escola de Reisado do Estado do Ceará, que recebe o nome de mestre José Aguiar Aldenir, de 80 anos. Mais conhecido como Mestre Aldenir, tem mais de 50 anos de atividade com o reisado, e mantém grupos folclóricos em funcionamento. Reconhecido pela sua gente, o mestre é um ícone da preservação da cultura do reisado, tanto que já recebeu vários títulos e representou a cultura da região do Cariri em eventos importantes.

A Secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, agradeceu o apoio dado pelo prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, no que diz respeito à criação de uma escola, onde irá valorizar mais a cultura popular, e ressaltou a importância deste centro para a comunidade da Bela Vista. “Com a criação dessa escola, nós revitalizaremos o que já temos, e iremos trazer a possibilidade de novos grupos serem iniciados. Essa escola é do município do Crato, em especial das crianças da comunidade da Bela Vista”, afirma.

Na ocasião, Mestre Aldenir frisou o trabalho realizado por Dane de Jade e pelo prefeito Ronaldo, e disse ainda que a escola de reisado será um espaço para aprender e discutir cultura e os seus propósitos, incentivando assim as crianças e os jovens a conhecerem a cultura popular.

Durante a solenidade de inauguração, vários grupos de tradição popular, bem como de reisado, maneiro-pau, dança do coco, e banda cabaçal, realizaram apresentações. Também estiveram presentes na inauguração, os secretários municipais de Saúde, da Cidade, Serviços Públicos e a Chefia de Gabinete do Município.

SAAEC atualiza dados de cadastros

A partir de hoje (08/01), o sistema de faturamento e cobrança da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) estará temporariamente suspenso para manutenção e atualização dos dados. Entre o período de 08 a 13 de janeiro, o órgão vai realizar apenas pesquisas de consultas de débito e emissão de segunda via das contas. Após a regularização, todos os serviços estarão normalmente disponíveis aos usuários. A ação visa o melhoramento da prestação de serviços.

BOLETOS DO GARANTIA SAFRA - Comunicado

A Comissão Organizadora do Garantia Safra 2013/2014, informa que foi prorrogado o pagamento do boleto do Garantia Safra até o dia 31 de janeiro, conforme comunicado da Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

A comissão informa que ainda estão disponíveis cerca de 80 boletos para serem entregues aos agricultores, que ainda não compareceram, e estão atendendo em expediente normal para o devido atendimento na Secretaria de Agricultura, em Crato. 

Município do Crato comemora o Dia de Reis com cortejo pelo centro da cidade

Em uma tarde cheia de alegria, música e cultura, o Governo cratense e a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) realizaram no dia 06/01, no Centro do Crato, cortejo com grupos de tradição popular em comemoração ao Dia de Reis, onde nesta data encerram-se os festejos natalinos, e também quando os presépios são desmontados.

Com um total de 20 grupos de tradição popular, entre eles de reisado, maneiro-pau, banda cabaçal, de dança do coco, o cortejo teve sua concentração na Praça São Vicente, seguindo pelas ruas Dr. João Pessoa e Miguel Limaverde, até a Sé Catedral, onde o cortejo fez a saudação aos Santos Reis na Matriz do Crato.

Além da população cratense, também estiveram presentes na ocasião, os secretários municipais de Cultura; Meio Ambiente e Controle Urbano; do Trabalho e Desenvolvimento Social; Esportes; Finanças; e a Chefia de Gabinete do Município. 

Fonte: PMC


Coisas da Ré-pública...

Enquanto se gastam milhões nos estádios para a Copa do Mundo, homicídios cresceram  460% no Maranhão

Fonte: "O Estado de S.Paulo"

Foram registradas 807 mortes em 2013. O Maranhão tem a menor relação de policiais por habitante no País: 1 para cada 710 moradores. Para ministra Maria do Rosário, cabe ao governo estadual a retomada do controle dentro e fora dos presídios


SÃO LUÍS - A barbárie nos presídios do Maranhão é o ponto alto de uma crise cujos sintomas já se revelavam desde a década passada nos dados de segurança do Estado. Entre os anos de 2000 e 2013, os homicídios em São Luís e na região metropolitana cresceram 460%. Foram 807 mortes em 2013. Contribuiu para a epidemia de violência o fato de o Maranhão ter a menor relação de policiais por habitante no Brasil: 1 para cada 710 moradores, proporção que em Brasília, a mais alta, é de 1 para 135 pessoas.

O descaso, a falta de vagas e de investimento no sistema penitenciário também já vinham sendo apontados pelas autoridades, como nos mutirões feitos pelo Conselho Nacional de Justiça. As penitenciárias são precárias e superlotadas. Há 1,9 preso por vaga no sistema maranhense, o que coloca as prisões do Estado no 7.º lugar entre as mais lotadas do País.

enquanto isso...

ONU pede 'investigação imediata' de violência e mortes em presídio do Maranhão

LEANDRO COLON, DE LONDRES, para a "Folha de S.Paulo"

A ONU (Organização das Nações Unidas) pediu nesta quarta-feira uma "investigação imediata, imparcial e efetiva" em relação às recentes cenas de violência e decapitação no presídio de Pedrinhas, no Maranhão.
Questionado pela Folha sobre as imagens reveladas ontem pelo jornal, o Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU disse, por meio de nota, "lamentar mais uma vez" a preocupação com o que classifica de "terrível estado" das prisões brasileira

Abertura do 13º Intereclesial: uma grande festa!


Com a presença de cerca de 4 mil delegados (provenientes de todos os estados brasileiros, de países da América Latina, Europa, África e Ásia), além de fiéis residentes no Crajubar, foi aberta ontem à noite, na Praça do Santuário de São Francisco das Chagas – em Juazeiro do Norte – o 13º Encontro Nacional das Comunidades Eclesiais de Base–CEBS. O evento foi aberto com um pronunciamento de Dom Fernando Panico, bispo diocesano de Crato e anfitrião deste encontro, que foi muito aplaudido durante, e ao final, do seu discurso. Acima e abaixo, fotos feitas por José Batista, um dos coordenadores das CEBs na Diocese de Crato.
.








 




 Enquanto isso...

Um Tríduo de Estudos denominado "Religião e Política no Juazeiro do Padre Cícero" acontece no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, a partir de hoje, 8, até o próximo sábado, dia 11, promovido pela Comissão Diocesana de Pastoral da Romaria e dentro das comemorações pelo centenário de criação da Diocese de Crato. Esse tríduo oferece uma oportunidade de encontro dos romeiros que não são delegados do 13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, ora em realização pela Diocese de Crato. Esse tríduo tem como objetivo contar um pouco sobre a história de Padre Cícero e sua ação pastoral, hoje irradiada por todo o Brasil e até em países sul-americanos que fazem fronteira com o Brasil.


Marx, o vil filósofo dos sem memória.

ESCRITO POR SAMUEL GREGG | 06 JANEIRO 2014

 Por que a bandeira marxista não é tratada da mesma forma que a suástica nazista?

Na filosofia marxista não há lugar para o amor de Deus e para o amor ao próximo.


Karl Marx é o maior filósofo de todos os tempos. Ao menos foi o que muitos ouvintes da rádio BBC afirmaram a responder a pergunta “Qual maior filósofo de nossos tempos?”. Para a surpresa de alguns, Marx liderou a pesquisa (27,93% dos entrevistados), batendo – por ampla margem de diferença – pensadores como Aristóteles (4,52%) e Kant (5,21%).

Marx escreveu muitas coisas, até mesmo palavras admiráveis sobre o capitalismo, o qual via como um avanço explícito nos arranjos econômicos anteriores. O resultado da BBC, no entanto, ressalta uma estranha cegueira nas sociedades ocidentais que persiste em relação a Marx.

De certa forma, nada disso é novidade. Em 1930, ocidentais intrépidos viajaram para a União Soviética e retornaram dizendo que tinham visto o futuro. De algum modo, eles conseguiram não ver o expurgo, a coletivização, e os gulags que acabaram por aprisionar e matar milhões de pessoas. Dizem, muitas vezes, que o comunismo é um sistema sem Deus. Isso não é bem verdade. O comunismo foi sem Deus na medida em que se baseou numa visão atéia do homem. Mesmo assim, o comunismo teve seus deuses divindades para quem todos e qualquer um poderiam ser sacrificados.

Uma resposta comum é dizer que a filosofia de Marx foi distorcida por Lênin e Stalin. O próprio Marx, como muitas vezes ouvimos, foi um humanista que queria libertar os povos de seus grilhões. Outros apologistas insistem que podemos fazer distinções entre o jovem e o velho Marx: o jovem filósofo, mais humanista, e o grisalho e insensível revolucionário.

Mesmo numa rápida passada de olhos, os escritos de Marx rapidamente nos revelam a superficialidade de tais defesas. Uma consistente visão desumanizante aparece em todo o pensamento de Marx. Para esse autor, o homem é um ser cuja origem é irrelevante, o futuro é a extinção e o presente é submissão ao controle. Mesmo que as pessoas vivessem na sociedade comunista de Marx, elas não teriam a possibilidade de uma existência com significado. Certa vez Marx descreveu a sociedade comunista como aquela em que seria possível “fazer uma coisa hoje e outra amanhã”; “caçar pela manhã, pescar à tarde, criar gado à noite e criticar depois do jantar, se me aprouver”.

Isso parece idílico até percebermos que, da perspectiva marxista, nenhuma dessas atividades pode ter qualquer valor para os seres humanos. Para os verdadeiros materialistas, não há diferença qualitativa entre ler e pescar, trabalhar ou dormir, viver ou morrer. Tudo tem o mesmo valor e, portanto, nenhum valor. Nesse mundo não há diferença entre o trabalho de Madre Teresa de Calcutá e o de um guarda do campo de concentração. Eles partilham da mesma parcela de irrelevância geral de tudo e de todos.

Isso nos diz que o marxismo não pode estar interessado na justiça ou na liberdade. Ele insiste no fato de sermos como uma jangada, navegando nas ondas da história. Em tal mundo, nossas vidas não são importantes e nossas mortes, irrelevantes. Tentamos salvar somente a satisfação animal que tiramos da vida, antes que o nada em essência que somos termine na nossa aniquilação final como seres vivos.

Tanto se pode dizer do humanismo de Marx - e este é um dos problemas mais sérios da filosofia marxista -, é que ela é a legitimação da criminalidade. Por “criminoso” não quero dizer simplesmente a pessoa que ocasionalmente desrespeita a lei. Em vez disso, pretendo descrever toda a situação em que a pessoa decide estar acima da lei, não estar sujeita à lei e onde a lei age meramente como outra ferramenta do poder. Pois, se o marxismo estiver correto e o materialismo for verdadeiro, então a violência sistemática à lei para alcançar objetivos políticos é aceitável.

Ironicamente, enquanto milhões de pessoas nos dias de hoje conhecem os impronunciáveis crimes nazistas, muito poucos, ao contrário, sabem das atrocidades cometidas por Lênin, Stalin, Fidel Castro, Pol Pot e outros marxistas. É como se houvesse um acordo silencioso para que esses crimes não sejam mencionados. Essa ignorância estudada manifesta-se quando observamos bandeiras vermelhas com foices e martelos estampados em passeatas. Será que as pessoas que as empunham sabem dos muitos que foram escravizados e mortos pelos regimes marxistas? Por que a bandeira marxista não é tratada da mesma forma que a suástica nazista?

É claro que Marx morreu muitos anos antes de seus seguidores chegarem ao poder. Mas podemos suspeitar de que Marx teria aplaudido o uso da violência pelos comunistas. O próprio Marx advogou o enforcamento dos capitalistas nos postes mais próximos. “Quando chegar a nossa vez”, advertiu a seus oponentes, “não disfarçaremos o nosso terrorismo”.

Muitas ações violentas têm sido cometidas em nome de filosofias e religiões, e nisso incluímos o cristianismo. Mas a diferença é que o cristianismo possui um critério moral, segundo o qual podemos julgar e condenar tais atividades cometidas por parte dos cristãos. O marxismo nunca teve nem terá tais padrões, pois na filosofia marxista não há lugar para o amor de Deus e para o amor ao próximo. Talvez isso, acima de tudo, torne Marx tão indigno da admiração de nossos contemporâneos.



Samuel Gregg é diretor de pesquisas do Acton Institute.

Retratos do Descaso - Museus de Arte e Histórico do Crato na mira do TCM


O retrato do descaso com os Museus de Arte e Histórico do Crato, chega a 2014 para turistas e cratenses verem. O  Tribunal de Contas dos Municípios, o TCM, enviou à prefeitura do Crato, pedido de esclarecimento sobre a paralisação, contratação e verbas que foram destinadas para restauração dos museus, conforme contratação da empresa Hidros Construtora Ltda, em 23 de janeiro de 2012, com recursos próprios do município no valor de R$ 271.308,48 paralisado por falta de dinheiro, havendo pago à empresa contratada, o valor de R$ 21.308,48 como parte dos serviços prestados em parte da restauração até a sua paralisação.

QUAIS OS MOTIVOS DA PARALISAÇÃO? 

Nossa reportagem ouviu o Secretário da Cidade, José Muniz da atual gestão, que respondia na gestão passada, pela Secretaria de Infraestrutura, que fala do fracasso da restauração em 2012. Disse Ele: “ A verba de R$ 271.308,48 seria do fundo geral, foi uma decisão do ex-gestor de lançar o edital e a minha secretaria elaborou o projeto, e assim foi iniciada as obras em passos lentos por ser restauro, aí aconteceu a falta de recursos para finalizar a obra, então o que foi feito, foi pago por medição que correspondia bem mais que o valor de  R$ 21.308,48, onde já vinha chegando o fim do mandato, restando ainda valores a serem pagos à empresa contratada, no trabalho da cobertura, restauração em parte da pintura, demolição do assoalho e parte elétrica. Zé Muniz falou da luta em busca de verbas junto à união, e das pesadas contrapartidas por parte do município, mas dentro do projeto destaca a fácil  acessibilidade, que contará com um elevador para atender melhor os portadores de deficiência física.  

ANO NOVO E PROMESSA DE MUDANÇA PARA UM BELO RETRATO.

Ouvimos o Diretor do Museu do Crato Ricky Seabra, que não quis se reportar aos problemas da gestão passada, deixando essas explicações e apurações para o TCM e Ministério Público. Ricky fala das boas notícias: "Em setembro de 2013, a nossa equipe da secretaria da cultura, entramos com um projeto junto ao IBRAM Instituto Brasileiro de Museus, e em novembro ganhamos o edital  de um repasse de R$ 426.000,00 para a reforma do museu, uma semana depois, outra boa notícia, o prédio foi tombado pelo IPHAN, o que significa uma restauração de muita qualidade", concluiu. 

Para Ricky, só resta paciência e vencer a fase burocrática imposta pelo órgão, de chaves nas mãos, seu sonho e de muitos cratenses serão realizados em 2014. "UM NOVO E BELO MUSEU". Em suma: Falar do museu hoje, dá pano pra manga, são criticas e mais criticas que não resolve nada! Restaurar o velho museu agora é questão de atutude, e não de discussão, pois são muitos os culpados, para o estado em que se encontra hoje.

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe
Foto: Museu de Arte Vicente Leite - Pachelly Jamacaru



Duas Notícias Cratenses


A comédia MALENTENDIDO do nosso grande ator, teatrólogo, sonoplastas e outras coisas mais, Franciolli Luciano está de volta ao Crato. Eu já assisti e recomendo; Uma das melhores peças do ano. Não percam! - Vejam aí o cartaz:



E já saiu a mais recente edição do Jornal da Ponta da Serra, disponível aí pela cidade, da autoria do nosso querido amigo e colaborador Antonio Correia Lima, que é grande historiador e especialista em genealogia:



www.blogdocrato.com


Curtas - Um giro pelas últimas notícias


Joaquim Barbosa entra em férias sem assinar ordem de prisão de João Paulo Cunha


O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, viajou de férias nesta terça-feira (7) sem assinar o mandado de prisão do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), condenado no julgamento do mensalão. A informação foi dada pela Secretaria de Comunicação do STF. Com as férias de Barbosa, a ordem de prisão poderá ser assinada pela ministra Cármen Lúcia ou pelo ministro Ricardo Lewandowski. Nesta terça, Cármen Lúcia assumiu o plantão no período de recesso do Judiciário e presidirá o tribunal interinamente até o próximo dia 19. Após esse período, nos últimos dez dias de recesso, quem assumirá o comando é o vice-presidente do STF, Ricardo Lewandowski. Os ministros poderão assinar o mandado ou optar por esperar o retorno do presidente do Supremo, o que só ocorrerá em fevereiro.

Motorista embriagado que causar morte poderá perder o veículo

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5441/13, do deputado Fabio Trad (PMDB-MS), que pune com a perda do veículo o motorista condenado por homicídio culposo no trânsito que tenha praticado o crime alcoolizado ou sob a influência de drogas. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que já pune com detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir nos casos de homicídio culposo. O código também prevê detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição da carteira de motorista para quem dirigir sob efeito de álcool ou drogas. Fabio Trad ressalta que a pena de perdimento de bens já é prevista na Constituição. Para ele, o acréscimo dessa norma à legislação de trânsito deve diminuir o número de homicídios cometidos por pessoas embriagadas ou drogadas, além de aumentar o poder dissuasório da lei. Ele destaca ainda que isso facilitará a indenização das vítimas, ao reter os veículos usados nos crimes. Segundo o deputado, a punição atingirá até mesmo os veículos que tenham sido emprestados para os motoristas condenados. “Assim, maior cuidado terá o proprietário antes de emprestar o veículo a pessoa que faz uso de álcool ou entorpecentes e dirige em contrariedade à lei”, afirma.

Obras do Centro de Convenções de Iguatu ainda sem data para conclusão

Continuam em andamento as obras do Centro de Convenções e Negócios de Iguatu. Iniciada em julho de 2011, na gestão do ex-prefeito Agenor Neto, a obra sofreu sucessivas paralisações por conta de problemas na desapropriação do terreno, e por perseguições políticas por parte um grupo de oposição local, que denunciou a obra junto aos órgãos ambientais e Ministério Público, com o argumento de que o terreno estaria localizado dentro de uma área de preservação ambiental (APA), o que de fato não ficou provado. O Centro de Convenções de Iguatu trará um incremento importante, inclusive para o turismo, gerando divisas para o município e auxiliando na divulgação de suas potencialidades como região polo do Centro Sul do estado, além de sediar eventos regionais de grande porte, contemplando diversas atividades culturais e sociais, como seminários, cursos profissionalizantes, exposições, feiras, teatro, entre outras. A estrutura, localizada na Av. Perimetral com a Av. Fransquinha Dantas, possuirá uma área construída de 7.611,23 mil m², com auditório para 1.038 pessoas, miniauditório para 206 lugares, biblioteca, um laboratório de informática e quatro salas de vídeo, totalizando 352 lugares. O investimento na estrutura é de pelo menos R$ 7,5 milhões, sendo R$ 6,9 milhões do Governo do Estado e R$ 611 mil de contrapartida da Prefeitura do Município.

O prefeito Aderilo Alcântara disse que a concretização dessa obra é um sonho da população de Iguatu, tendo em vista a grande demanda da região para a realização de eventos, principalmente na área de feiras agropecuárias, além de eventos culturais, esportivos e de lazer. “É uma obra que faz parte do programa Cidade do Futuro, criado na gestão do ex-prefeito Agenor Neto, e a sua conclusão é um importante passo para o desenvolvimento do nosso município”, disse Aderilo.

Redação: Luiz Vasconcelos
Iguatu Notícias via Lindomar Rodrigues

Dupla rouba todas as armas do fórum de Senador Pompeu

Todas as armas que estavam guardadas no Fórum de Senador Pompeu foram furtadas na madrugada desta terça-feira (7).  Essas armas foram usadas em crimes e apreendidas pela polícia como provas. Segundo a Polícia Militar do município, a diretora do Fórum não soube informar quantas armas estavam armazenadas no local, já que a pessoa que tem esse controle está fora da cidade nesta terça-feira. O município de Senador Pompeu está situado no Sertão Central do Ceará, a 275 quilômetros de Fortaleza. De acordo com o soldado Rodrigues, da Polícia Militar de Senador Pompeu, dois homens entraram pela janela do ar-condicionado e levaram as armas. Não havia nenhum segurança no Fórum na hora do furto. “O único vigia que trabalha à noite no Fórum ficou doente e não foi trabalhar”, diz o soldado.  A PM não tem pistas dos responsáveis pelo furto, mas está fazendo diligências na região na busca por suspeitos.

Fontes: G1/CE, UOL, Agência Brasil


Crato - Previsão do Tempo para hoje, quarta-feira, dia 08 de Janeiro de 2014


Bom dia, Crato!


Ontem foi um dia de muita chuva para quase todas as cidades do sul do Ceará, menos o Crato. Não choveu por aqui, mas as previsões são otimistas para os próximos dias, conforme os nossos leitores poderão conferir na matéria publicada algumas linhas abaixo sobre as previsões da FUNCEME.

Para hoje teremos dia de sol com algumas núvens e não chove. Outras informações:
Quarta-Feira, 08/01 Nascer do sol:05h29Pôr do sol:18
Temperatura Max 32º e Min 22º
Ventos a ESE  a 11km/h
Umidade Relativa do Ar: 79% e mínima de 32%
Índice UV: Muito Alto 

Fonte: INPE e GOES13


Cariri aguarda entrega de sementes


Barbalha. Os grãos começaram a chegar aos armazéns do governo ainda no mês de dezembro de 2013 e devem atender uma média de 140 mil agricultores cadastrados em todo o Ceará. Dados da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado apontam para uma quantidade de 3.800 toneladas de grãos a serem distribuídos a partir do prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), cuja previsão de anúncio é para o próximo dia 20.

Desde dezembro, os sacos com os grãos estão estocados em Barbalha. Só serão distribuídos após divulgação do prognóstico da Funceme FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

A demora na entrega das sementes, no entanto, é vista como preocupante por lideranças sindicais atuantes em municípios da região. "O atraso na distribuição tem feito com que muitos agricultores que estavam inscritos no programa comprassem suas sementes e iniciassem seus plantios", informa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, Francisco Sergio Pereira da Silva.

Em Barbalha, há cerca de 730 agricultores cadastrados para o recebimento dos grãos selecionados do programa. A maioria das sementes é de milho e feijão. "Tem caído muito à produção de feijão no município. Este ano, há somente uma tonelada de feijão para ser distribuída. Já em relação ao milho, são dez toneladas de grãos no total", informa o engenheiro agrônomo do escritório da Ematerce no município, Felizardo Tavares de Sá.

Outra preocupação levantada pelos agricultores é em relação ao número de beneficiários cadastrados nos municípios. Segundo afirmam, a quantidade de grãos ainda é insuficiente para atender a demanda na região. "A previsão é de que, pelo menos, 900 agricultores do município estejam cadastrados para o recebimento das sementes. Este número é pequeno em relação à quantidade de pessoas que produzem culturais da agricultura familiar nas regiões interioranas do município", avalia o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro do Norte, José Pereira da Silva.

Ele, no entanto, concorda que ainda não seja o momento certo para que o governo realize a distribuição das sementes. A visão do sindicalista é defendida pela gerente regional da Ematerce, Alcileide Mendonça, responsável pela assistência técnica oferecida pelo órgão aos agricultores de 13 municípios da região. "Não há umidade no solo suficiente para que o plantio aconteça. O poder de germinação, hoje, está totalmente prejudicado. O risco de perda da semente é muito grande. Plantar sem que haja o prognóstico é uma ação muito precipitada por parte do agricultor", avalia.

A gerente salienta que, nos municípios, atendidos pelo escritório regional cerca de 11 mil agricultores receberão as sementes do programa. "São 402 toneladas de milho, 18 toneladas de feijão, duas de sorgo forrageiro e uma tonelada de feijão guandu forrageiro para os animais".

Roberto Crispim
Colaborador do jornal Diário do Nordeste


Chuvas são registradas em 83 municípios do Interior do Estado


As precipitações ainda não são da estação chuvosa, que terá prognóstico divulgado somente na 2ª quinzena

Quixadá. Dois meses após a inundação registrada em Sobral, na Zona Norte de Estado, volta a chover no Interior. Nesta terça-feira, início da segunda semana do ano novo, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 83 municípios. Todavia, as precipitações foram abaixo da inundação provocada em Sobral, em novembro do ano passado, com 89,8mm. Desta vez, as maiores chuvas foram registradas em Itapipoca, no litoral do Pecém, com 74mm. Em Reriutaba, na região da Ibiapaba, o registro foi de chuva de 57mm, e em Acopiara, na região Centro-Sul, a precipitação foi de 56mm. Outros municípios onde ocorreram precipitações acima dos 30mm foram Pacujá, com 46mm; Iguatu, com 43mm; e São Gonçalo do Amarante, com 33mm.

No Centro de Tauá, fortes precipitações foram registradas na manhã de ontem FOTO: SILVANIA CLAUDINO

Na região dos Sertões de Crateús e Inhamuns choveu em algumas cidades, na manhã de ontem. A maior precipitação foi em Arneiroz, que registrou 40mm. Em Tauá, onde a chuva começou cedo e a água escorreu em algumas ruas do Centro, os pluviômetros da Funceme registraram 35mm. Em Independência, a sede também foi banhada por boa precipitação, embora a Funceme não tenha registrado em seu site. Em Tamboril choveu 7mm. Já em Crateús, o céu amanheceu nublado, com vento e trovões. Parecia que ia cair boas chuvas, mas acabou chovendo fraco, somente 3mm.

Segundo a meteorologista da Funceme, Dayse Moraes, as chuvas dessa pré-estação ainda são provocadas pelo fenômeno do vótice ciclônico, um sistema meteorológico de grande circulação de ventos em elevada altitude - cerca de 12 mil metros - com formação de nuvens carregadas nas bordas dessa circulação. Atualmente o núcleo do vórtice está concentrando na Bahia. As bordas estão atingindo o Ceará e deverão permanecer ativas até a próxima sexta-feira. Apesar do bom quadro, ela prevê a quadra chuvosa no Ceará na média, no litoral, e abaixo dela no Interior, principalmente do Sertão Central. Todavia, os resultados precisos e oficiais serão apresentados somente depois da segunda quinzena deste mês.

Na última segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com sede em Brasília, divulgou previsão para este ano. Na avaliação do Inmet, o Nordeste pode voltar a ter chuvas abaixo da média em 2014.

A temperatura do Atlântico Norte, continua elevada, embora em patamar menor em relação ao ano passado. Essa alteração, alta, causou a diminuição das chuvas em 2012 e 2013. Os últimos dados para o prognóstico mais recente sobre o Nordeste foram levantados em dezembro. A temperatura do Atlântico Norte estava de 0,5°C a 1°C acima da média.

No ano passado, a temperatura do oceano chegava a 1,5°C acima da média. Para normalização das chuvas no Nordeste, o ideal é o recuo nos próximos meses. Uma nova medição será feita na segunda quinzena de janeiro. Para o primeiro trimestre deste ano, o Inmet vê 40% de possibilidade de chuvas dentro da média e 35% de probabilidade de ficarem abaixo da média para o semiárido do Ceará. O prognóstico se estende ao Piauí, a Paraíba, ao Rio Grande do Norte e ao norte da Bahia. Existem ainda 25% de chance de precipitações acima da média.

Todavia, a previsão é referente apenas até fevereiro, portanto, anterior a quadra invernosa no Nordeste, de acordo com o chefe da Previsão do Tempo do Inmet, Luiz Cavalcante.

Conforme a Funceme, a previsão do Inmet se refere realmente apenas ao trimestre de janeiro a março, abrangendo mais a pré-estação chuvosa. No caso do órgão oficial do Estado, engloba os meses de fevereiro a abril, já adentrando a quadra invernosa. Por esse motivo, o encontro nacional promovido pela Funceme, incluindo a participação de especialistas do Inmet e de meteorologistas de todo o Nordeste ocorre na segunda quinzena de janeiro. Este ano, o encontro está previsto para o dia 20, em Fortaleza, e no dia 21 será feita a divulgação dos estudos, no tradicional Workshop da Funceme.

Neste fim de semana outro grupo de apreciadores da meteorologia, os "Profetas da Chuva", na maioria agricultores, se reúnem em Quixadá, no Sertão Central. Baseados nos sinais da natureza eles apresentarão seus prognósticos para a quadra invernosa no Ceará. Acreditando neles muitos sertanejos, principalmente os lavradores, decidem se vão tratar a terra para o plantio no período das chuvas, de março a junho. O Encontro, aberto ao público, ocorre tradicionalmente no segundo sábado de janeiro, no entorno do Açude Cedro, a pouco mais de 5Km do Centro da cidade.

ALEX PIMENTEL
colaborador do DN


Perguntar não ofende: Prefeito Ronaldo, cadê o Reveillon que prometeu ? - Por: ED ALENCAR


Alguns cratenses que ouviram do prefeito Ronaldo, a promessa de realizar um réveillon  popular  na passagem do ano novo de 2014 para o povo do Crato, promessa essa em uma rádio local, durante uma entrevista  ao vivo, onde disse ele, que havia pedido ao governado Cid Gomes 30 mil reais para realizar a festa, quando da sua estada no Crato para inaugurar a Escola Profissionalizante e que foi prontamente atendido seu pedido. Com o SIM do governador,  tem muita gente me perguntando nas ruas, se eu sei do porque o prefeito não realizou a festa...

A nossa reportagem procurou tirar a limpo a história junto ao prefeito, indo até seu gabinete na prefeitura,  mas ele está viajando, e tão logo ele se encontre no Crato, iremos saber dele, o porque do não cumprimento da promessa, e se foi o governador que "bateu fofo".

Por: Ed Alencar
Repórter Independente/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Guimarães fala sobre aliança PT, Eunício, Cid‏



O Deputado Guimarães afirma que PT, Cid Gomes e Eunício caminharam juntos nas eleições de 2014. O Deputado Federal e vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, José Nobre Guimarães informou em entrevista à imprensa de Fortaleza que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma não querem romper a aliança com o PMDB, com o PROS e com o PCdoB. Guimarães afirmou que o PT, Eunicio e Cid Gomes caminharam juntos nas eleições de 2014.

Adriano Duarte via Ed Alencar




Mensagem do presidente da CNBB, Cardeal Dom Raymundo Damasceno


  
P. nº 0755/13

Ao estimado amigo e irmão, Dom Fernando Panico, digníssimo bispo diocesano do Crato; aos venerandos irmãos arcebispos e bispos; presbíteros, diáconos, religiosas e religiosos, consagradas e consagrados, aos fiéis leigos, irmanados pelo batismo e participantes da mesma graça, saúdo-lhes com meu afetuoso abraço e os mais sinceros votos de que este grandioso evento eclesial venha confirmar o compromisso da Igreja no Brasil e em nosso Continente com a Justiça e a Profecia, a Serviço da Vida, fazendo-nos Romeiros do Reino no Campo e na Cidade.
        Impossibilitado de me fazer presente ao 13º Intereclesial, por ter que cumprir, como metropolita, a missão de acolher o novo bispo da Diocese de Lorena, faço chegar-lhes minha saudação através da pessoa do vice-presidente da CNBB, Dom José Belisário e do Secretário-geral Dom Leonardo Steiner, presentes no 13º Intereclesial de CEBs.
   As Comunidades Eclesiais de Base são um novo e antigo modo de ser Igreja, que surge pela força e graça do Espírito de Deus em nosso Continente, impulsionado pela renovação da Igreja Conciliar. As CEBs, como fieis seguidoras de Jesus, encontram suas raízes nas primeiras comunidades cristãs e na cultura latino-americana e caribenha, profundamente marcada por laços de parentesco, vizinhança, pertencimento e solidariedade.
    A Igreja no Brasil e em nosso Continente sempre acolheram com alegria este modo de vivência eclesial.  O episcopado brasileiro, em 1982, na 7ª Reunião Ordinária do Conselho Permanente da CNBB, publicou o documento 25, no qual, nos bispos afirmamos:
    As Comunidades Eclesiais de Base constituem hoje, em nosso país, uma realidade que expressa um dos traços mais dinâmicos da vida da Igreja e, por motivos diversos, vai despertando o interesse de outros setores da sociedade. Podemos fazer nossas as palavras dos Bispos em Puebla: "As comunidades de base que, em 1968, eram apenas uma experiência incipiente, amadureceram e multiplicaram-se. Em comunhão com os seus Bispos, converteram-se em centros de evangelização e em motores de libertação e desenvolvimento" (DP 96). Fenômeno estritamente eclesial, as CEBs em nosso país nasceram no seio da Igreja e tornaram-se "um novo modo de ser Igreja". Pode-se afirmar que ao redor delas se desenvolve, e se desenvolverá cada vez mais, no futuro, a ação pastoral e evangelizadora da Igreja.
        Creio que estas proféticas palavras encontram pleno acolhimento nos gestos e atitudes de nosso querido papa Francisco que, em recente visita ao nosso país, nos alertou que para vencermos as tentações contra o discipulado missionário, tão desejado pela Conferência de Aparecida, a resposta deve ser a formação de grupos bíblicos, conselhos comunitários e comunidades eclesiais de base (discurso aos dirigentes do CELAM).
    A CNBB reafirma seu compromisso com as CEBs, como expressa no Documento 92 de 2010, Mensagem ao povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base, no Documento 104, Comunidade de comunidades, uma nova paróquia, e na 52ª Assembleia Geral, a se realizar em maio próximo, em Aparecida – SP, cujos temas serão a continuidade na discussão do referido Documento 104 e os Leigos e Leigas na vida da Igreja e no mundo.
          Queiram receber meu abraço, minhas bênçãos, as estimuladoras palavras do papa Francisco que nos convida a uma doce e reconfortante alegria de evangelizar.
     Que Nossa Senhora Aparecida, mãe, rainha e padroeira do Brasil, cubra-nos com seu manto de paz e de luz nesta travessia.
Brasília – DF, 29 de novembro de 2013
Raymundo, Cardeal, Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida – SP
Presidente da CNBB

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30