11 dezembro 2014

Caminhão avança e colide com trem em Juazeiro do Norte

trem3

Juazeiro do Norte. Um caminhão baú colidiu com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), metrô de superfície do Cariri, ao meio dia desta quinta-feira, deixando duas vítimas com ferimentos leves. Um dos vagões do trem chegou a descarrilar e teve boa parte dos equipamentos de sua dianteira danificados. Já o caminhão, que vinha com uma carga de iogurte, teve o produto saqueado pelos moradores da localidade, no final da tarde, momento em que era retirado do local, no bairro São José, na linha entre Crato e Juazeiro do Norte. Cerca de 30 pessoas estavam seguindo para o Crato, no metrô, e não sofreram lesões. Uma das vítimas teve uma luxação no braço e outra uma pancada no rosto.

Por conta do acidente, o transporte de passageiros na linha entre Crato e Juazeiro do Norte foi cancelada durante a tarde de ontem. No último dia 2 foi registrado outro acidente envolvendo o VLT, na rua José Marrocos, no bairro Santa Tereza, que se chocou com um veículo Palio, que chegou a ser arrastado. Uma mulher ficou ferida.

Equipes do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros estivera no local para prestar os primeiros atendimentos ás vítimas, além da perícia. A estrada de acesso na qual o caminhão saia em direção aos trilhos não dava visibilidade para o motorista avistar o trem, não dando tempo evitar o acidente. Ele avançou os trilhos e não teve alternativa, colidindo fortemente com o trem.

O caminhão de placas OSS-6092, de Fortaleza – CE, estava sendo guiado pelo motorista Gilvan Ladislau, que vinha com mais dois ajudantes, realizando as últimas entregas de iogurtes nos supermercados da cidade do Crato. Ele disse que no momento descia o barranco devagar e não ouviu que o trem estava vindo. “Não teve como reduzir a velocidade e não deu para passar a marcha para redução”, diz ele. Os dois ajudantes que vinham com o motorista foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

O caminhão chegou a ficar atravessado na linha e foi atingido na parte do meio. O combustível do veículo fixou vazando até ser retirado do local, com riscos de incêndio. Foram mobilizados dois caminhões guinchos para a retirada dos veículos. O VLT foi levado para o Centro de Manutenção do metrô do Cariri e não há previsão de quando voltará a funcionar. Além disso, segundo o assistente operacional do metrô, Marcelo Bezerra, o trem teve boa parte dos equipamentos operacionais destruídos, incluindo os controles de cabine e vários saiotes, além de duas rodas do veículo ficarem fora.

Dos três VLTs em funcionamento na única linha entre Crato e Juazeiro do Norte, apenas um ficará operando. Outro já esteva com problemas e sem transportar passageiros. As peças para o conserto chegaram recentemente. Este foi o quinto acidente registrado com o trem este ano, e o assistente atribui principalmente a passagens clandestinas.

Diario do Nordeste - Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.