28 novembro 2014

Discurso do Bispo de Crato na inauguração da “Unidade de Urgência e Emergência Dom Fernando Panico”, do Hospital São Francisco de Assis


"Autoridades aqui presentes,
Administradores e funcionários do Hospital São Francisco de Assis
Senhoras e Senhores  
   Constitui motivo de muita alegria para todos nós  participarmos da inauguração das novas instalações da Unidade de Urgência e Emergência do Hospital São Francisco de Assis.  Com mais este melhoramento, que vem se somar a outras conquistas já concretizadas desde que este hospital passou a ser administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo, o Hospital São Francisco consolida sua função de Hospital-Polo, assistindo a uma população de cerca de 350 mil pessoas, de treze cidades do Cariri.
   O atendimento nesta Unidade de Urgência e Emergência será feito durante as 24 horas do dia,  abrangendo as especialidades da Clínica Médica, Obstetrícia, Cirúrgica e Pediátrica. Trata-se de um investimento de peso! Não só para a cidade de Crato, mas para os municípios do Cariri-Oeste,  cuja população é assistida por este hospital.
   Neste momento externamos nossos sentimentos de ampla gratidão, que se alargam pelos 78 anos de funcionamento deste hospital.
  Gratidão que retroage ao fundador deste complexo hospitalar, Dom Francisco de Assis Pires, segundo bispo de Crato, que o construiu e o inaugurou, no já distante dia 23 de dezembro de 1936. Gratidão aos dois bispos que sucederam a Dom Francisco: Dom Vicente de Paulo Araújo Matos e Dom Newton Holanda Gurgel, pela dedicação, trabalho – e diria até pelo sofrimento – que tiveram de enfrentar para manter em funcionamento este hospital, que prestou – e continua prestando – relevantes serviços à população caririense.
   Gratidão especial a Sociedade Beneficente São Camilo, que há dez anos vem administrando e proporcionando a este hospital melhorias na sua estrutura de funcionamento, tanto acompanhando a evolução da medicina, como adquirindo novos equipamentos médicos-cirúrgicos-laboratoriais e ampliando a sua estrutura física,  que hoje nada fica a dever aos melhores hospitais da nossa região.
      Nunca é demais lembrar que quando cheguei a esta Diocese, em 2001, constatei que a estrutura do Hospital São Francisco não era mais suficiente para atender a todos os pacientes de Crato e dos doze municípios que tem esta cidade como seu polo de atendimento médico. Era visível que, no decorrer dos tempos, o Hospital São Francisco estava defasado administrativamente e seus equipamentos se encontravam superados, quando comparados com outros hospitais desta região.
  Após rigorosa análise das alternativas, a direção da Fundação Padre Ibiapina chegou à conclusão de que somente com a entrega da direção do Hospital São Francisco a uma instituição especializada em administração hospitalar seria possível evitar o sucateamento deste complexo médico. Do contrário, corríamos o risco de seguir o destino de outras casas hospitalares desta região que encerraram suas atividades nos últimos dez anos...
   Em 2003, depois de estudar algumas opções, a Fundação Padre Ibiapina resolveu entregar a administração do Hospital São Francisco de Assis – em forma de comodato – à Sociedade Beneficente São Camilo. Deste modo, ao Hospital São Francisco vem sendo reconhecida e salvaguardada a sua função primordial que deve torná-lo, ao longo da sua história, uma resposta qualificada da Igreja Católica no Cariri, para promover a assistência aos doentes, sobretudo aos mais pobres, respeitando a dignidade e o valor da pessoa humana que sofre. São Camilo de Lellis, patrono da Sociedade Beneficente à qual foi confiada a administração do Hospital São Francisco de Assis no Crato, ensina com o seu exemplo que o serviço aos  enfermos se faz com as mãos - vale dizer, com habilidade e competência – e, particularmente, com o coração, com respeito e atenção.
   Na fachada principal do Hospital São Francisco de Assis, podemos apreciar uma pintura estilizada  de São Camilo de Lellis, curvado sobre um enfermo para cuidar dele e assisti-lo. Na mesma  pintura, a citação de uma frase de São Camilo: “Mais coração nas mãos, irmão”. A humanização do serviço aos doentes nos hospitais, hoje tão auspiciada e pedida, encontre neste dito do Santo padroeiro dos doentes e dos que deles são servidores - os médicos,  enfermeiros,  administradores e funcionários -  a inspiração e o compromisso para conjugar ao melhor serviço da medicina e da tecnologia nos hospitais  um grande respeito pelo hospitalizados,  aos quais não podem faltar as atenções e os cuidados da ternura e da misericórdia, em nome de Cristo. De 2004 para cá, os Camilianos proporcionaram novas formas de investimentos e melhorias no Hospital São Francisco de Assis no Crato. Os benefícios feitos são visíveis até por quem passa pela rua e vê as instalações físicas desta unidade hospitalar. Hoje, o São Francisco é considerado referência em sua área de abrangência, sendo um Hospital-Polo na Região do Cariri.
    É motivo de muita alegria para a Diocese de Crato, pela oportunidade que está tendo de dar continuidade ao sonho de Dom Francisco de Assis Pires, quando aquele grande bispo possibilitou aos pobres e indigentes a oportunidade de serem beneficiados com tratamento médico de qualidade. Depois de quase oitenta anos de funcionamento o Hospital São Francisco continua sendo um estabelecimento médico que se renova e que presta relevantes serviços à cidade de Crato ao Cariri. Ao inaugurar agora a moderna Unidade de Urgência e Emergência  deste  Hospital, desejamos e pedimos a Deus que este nosso hospital seja um sinal de solidariedade e de esperança para um mundo mais humano e fraterno, a partir da nossa fé em Cristo.
    Nossos parabéns à equipe da Sociedade Beneficente São Camilo que com competência, visão de futuro e respeito pelo ser humano vem administrando o Hospital São Francisco de Assis.
   Parabéns também a população que precisa cuidar da sua saúde num hospital fundado há quase oito décadas pela Diocese de Crato.
   Parabéns a todos nós pela inauguração desta Unidade de Urgência e Emergência.
Por tudo isso Deus seja louvado!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.