19 outubro 2014

Domingo -- 19 de outubro -- Tudo pronto para o encerramento do Centenário de criação da Diocese de Crato

A Catedral de Crato - Crédito da foto: Dihelson Mendonça
Logo mais às 17:00 h. terá inicio a solenidade de encerramento das comemorações pela criação da Diocese de Crato. Três bispos e mais de cem padres que participarão do evento  sairão – a pé – do Palácio Episcopal, localizado à Rua Dom Quintino, e irão até a Catedral de Nossa Senhora da Penha – na Praça da Sé – onde ocorrerá a celebração litúrgica do encerramento do Jubileu.
O bispo-auxiliar da Arquidiocese de Aparecida do Norte, Dom Darci José Nicioli –representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB lerá, durante o evento, uma mensagem enviada pelo Presidente da CNBB, cardeal Dom Raymundo Damasceno. A homilia será feita por Dom Fernando Panico.  Representando os bispos cearenses também estará presente Dom João José Costa, bispo de Iguatu.

A mensagem do Embaixador do Vaticano no Brasil
Dom Fernando Panico recebeu também uma carinhosa mensagem de saudação à Diocese de Crato, feita por Sua Excelência, Dom Giovanni d’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil. (foto ao lado)
Abaixo, excertos da mensagem do Embaixador do Vaticano e representante do Papa Francisco no Brasil:
 “Ao iniciar esta mensagem, quero pedir desculpas por não poder estar com vocês hoje, como teria desejado, para juntos louvarmos a Deus e rezar por sua caminhada de fé, pedindo ao altíssimo que os acompanhe com suas copiosas graças para que sempre mais sejam suas fieis testemunhas no mundo”. (...)
“Então este Jubileu, é também seu jubileu, queridos fiéis da Diocese de Crato. (...) O Ano Jubilar, porém, não é somente uma ocasião de agradecimentos, mas também uma oportunidade ímpar para uma avaliação da caminhada que envolve a vida diocesana em todos os níveis e que tem como frutos, entre outros, uma renovada fidelidade a Deus e aos homens, no empenho específico de cada um. O Jubileu diocesano deve estimular a todos a fazer da Diocese uma Igreja que se coloque com sempre maior intensidade na escuta de Deus e dos homens, numa contínua construção e restauração de ideias em todos os níveis: clero, religiosos e leigos”.
“Jesus deixou aos seus discípulos e à Igreja a missão de um novo estilo de vida; um estilo de vida que nós somos chamados a atualizar e viver em todos os momentos de nossa vida, lembrando-nos de que, no momento de nosso batismo, foi-nos confiada a importante tarefa de colaborar na construção do Reino de Deus” (...)
“Se amarmos fielmente a Igreja, jamais teremos dúvida de que a melhor maneira de expressar este nosso amor será mediante o nosso espírito missionário. E “missionário” significa ter a consciência viva de ser enviado, mesmo que o envio possa ser ao vizinho de casa, ao colega de trabalho, ao migrante que encontramos na parada de ônibus ou no semáforo, nas ruas e nas calçadas, nas escolas, e também nos jovens que se preparam para o matrimônio. Nos dias de hoje, ser missionário não é unicamente partir para um país distante para pregar a fé, anunciar o evangelho e o estilo de vida de Cristo. Ser missionário é também uma tarefa que se realiza no próprio bairro, entre a vizinhança, nas praças da cidade, ou mesmo entre as paredes da própria casa, isto é, no coração da própria família”. (...)
“Como dizia o Santo Padre João Paulo II: “Não tenhamos medo”!”. Não tenhamos medo de anunciar a mensagem de Deus. Não tenhamos medo de ser missionários chamados a colaborar na construção de seu Reino, que é reino de amor, justiça e paz”.(...)
“No renovado ardor que um Jubileu sempre suscita naqueles que o celebram, confio esta querida Diocese de Crato á Virgem Maria: que sua maternal proteção inspire e apoie seus propósitos e os ajude a perceber a cada dia os gestos de amor, aceitação e perdão, para colaborar com alegria na realização de seus projetos nesta igreja diocesana e sobre cada um de vocês.
   Seja Maria, a nossa Mãe celeste, a obter-lhes de seu querido Filho Jesus as graças necessárias para poderem continuar seu esforço de evangelização e de testemunho fiel e autêntico do Amor de Deus para com a humanidade, demonstrando, através de sua vida a unidade na comunhão e a alegria de pertencer à mesma família, isto é, a Igreja de Deus.
   Parabéns e que Deus os abençoe,
Giovanni d’Aniello
Núncio Apostólico

(Postado por Armando Lopes Rafael)

                                                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.