17 agosto 2014

Notícias do Crato (Armando Lopes Rafael)


Saudades...Eduardo Campos e o Crato

Parecia até uma premonição de uma despedida... Neste ano, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos veio 3 (três) vezes a Crato. Em todas as oportunidades esteve na casa de sua tia-avó, dona Almina Arraes de Alencar. A última vez que Eduardo Campos esteve em Crato foi no dia 1º de agosto, data em que dona Almina comemorou seus 90 anos de idade. Desta vez Eduardo veio com a esposa Renata e os cinco filhos (João, Pedro, José, Maria Eduarda, e Miguel) e trouxe ainda a viúva do ex-governador Miguel Arraes, dona Madalena. Abaixo fotos tiradas na casa de dona Almina.
Na sala de visita da residência de dona Benigna (Mãe do ex-governador Miguel Arraes) e onde reside dona Almina
Foto tirada no terraço da casa
A casa simples, bonita e hospitaleira de dona Benigna Arraes
Dona Almira Arraes com o sobrinho Eduardo Campos
Herança de Eduardo
A frase pronunciada por Eduardo Campos na última entrevista que concedeu (ao Jornal Nacional, da Rede Globo):  "não vamos desistir do Brasil" será lema do PSB na campanha eleitoral deste 2014. O novo presidente Nacional do PSB, Roberto Amaral, disse que pretende transformar a frase em lema do partido. Na próxima terça-feira, quando começa o horário eleitoral gratuito em rádio e TV, os dois minutos e três segundos que a coligação terá para apresentar o seu primeiro programa será utilizado para fazer uma homenagem ao candidato morto na última quarta-feira. Abaixo, as capas das revistas semanais que começaram a circular ontem.


 Novo livro sobre Benigna
Depois do lançamento do livro-biografia sobre a Serva de Deus, Benigna Cardoso da Silva (“Benigna: um lírio no sertão cearense”), escrito por Armando Lopes Rafael, João Paulo Cabral, Plácido Cidade Nuvens, Sandro Cidrão e Ypisilon Rodrigues Felix, uma nova obra sobre menina-mártir de Santana do Cariri está disponível para os interessados. Trata-se do novo livro de Sandro Cidrão, com o título “Resgatando uma história de fé: Benigna”.  Enquanto isso, a população católica do sul do Ceará aguarda novidades sobre o processo de beatificação da menina Benigna, ora em estudo no Vaticano.
                                
Circulando novo número de “A Província”
Agora em forma de revista (no tamanho da VEJA) já está nas bancas o nº 32 de “A Província”. Com fotos em cores, boa diagramação, esta edição traz importantes e interessantes matérias. Dentre elas: “O casarão do sítio Bebida Nova” (de Ed Alencar); Madre Feitosa recebe título de Doutora Honoris Causa, da Universidade Regional do Cariri; Denizard Macêdo, um cratense ilustre (de Armando Lopes Rafael); O Beato Zé Lourenço e a Fazenda Serra Verde (de Claude Bloc Boris); Crato tem mais de 250 anos (de Heitor Feitosa Macedo); A Guerra de Juazeiro contra Crato em 1914 (de Jurandy Temóteo). Vale a pena conferir toda a revista.
                                                                               

Homenagem merecida

Justiça seja feita! O vereador Amadeu de Freitas vem realizando um ótimo mandato na atual legislatura da Câmara Municipal de Crato. Foi dele a iniciativa de apresentar, nesta semana, um requerimento – prontamente aprovado por seus pares – para a realização de uma sessão especial, pela Câmara de Vereadores, em homenagem à Diocese de Crato, motivada pelo centenário de criação da mais importante instituição religiosa do sul Ceará. 

Em Crato, forte é o povo!  
Amadeu mantém a seriedade no exercício do seu mandato. Sua iniciativa em homenagear a Diocese de Crato servirá como um ato de reparação da quase ilegalidade cometida por alguns vereadores, no início da atual legislatura. Continua presente na lembrança da população a simulação feita por alguns representantes do povo cratense, facilitando os tramites para doação de um terreno – localizado no bairro do Seminário e pertencente à Diocese de Crato desde 1998 – que seria destinado à construção de um supermercado particular. A Diocese recorreu à Justiça e o quiproquó continua, até hoje, sub judice. A coisa foi tão despropositada, que os moradores do bairro do Seminário, revoltados, desceram em passeata ao centro da cidade para protestar contra a cortesia feita pelos vereadores com o chapéu alheio. O episódio ensinou que um terreno legalmente registrado em cartório, como pertencente à Diocese de Crato, não poderia ser doado. Nem pela Prefeitura, nem pela Câmara de Vereadores. 

Transmissão televisiva ao vivo será feita a partir de Crato
A cerimônia de coroação da imagem-histórica de Nossa Senhora da Penha, Rainha e Padroeira de Crato, que será feita pelo cardeal Dom João Braz de Aviz, enviado do Papa Francisco, será televisionada ao vivo pela TV Diário, de Fortaleza, pertencente ao Sistema Verdes Mares de Comunicação. O evento ocorrerá no final da tarde no próximo dia 1º de setembro, e contará com a presença de todos os bispos do Ceará e de outros prelados da Região Nordeste, especialmente convidados pela Diocese de Crato para a cerimônia. O cardeal João Braz de Aviz, atual Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, chegará a Crato na tarde do próximo dia 31 de agosto e retornará diretamente para Roma – via Recife – no dia 3 de setembro.
Caderno especial do Diário do Nordeste
Mas a parceria entre o Sistema Verdes Mares de Comunicação e a Diocese de Crato não ficará somente na transmissão da TV Diário. No encerramento das comemorações do Jubileu do Centenário da Diocese de Crato – no dia 19 de outubro – o jornal “Diário do Nordeste” vai circular com um caderno especial dedicado aos cem anos de existência da Diocese de Crato. Serão 30 mil exemplares que circularão em todo o território cearense.

Mas antes disso
No próximo dia 22 de agosto, acontecerá a abertura da festa de Nossa Senhora da Penha, Padroeira de Crato. Na abertura do novenário deste ano haverá a tradicional carreata, saindo do estádio Mirandão, conduzindo a imagem histórica da Virgem da Penha, que percorrerá as ruas centrais da cidade. Além da presença do padre Reginaldo Manzotti, ao término da carreata serão entregues, pelo bispo diocesano Dom Fernando Panico – no átrio da Catedral – 13 réplicas desta imagem-histórica, destinadas as 8 paróquias de Crato, às 3 Regiões Pastorais (localizadas no bairro Alto da Penha e nos distritos de Santa Fé e Dom Quintino) além de uma estátua que ficará no Seminário São José e outra no Santuário Eucarístico Diocesano. No total foram confeccionadas 60 réplicas – em resina e fibra de vidro – da imagem da Padroeira de Crato, as quais foram distribuídas entre as 55 paróquias que formam a nossa diocese.
                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.