04 agosto 2014

Famílias celebraram seu Jubileu, dentro das comemorações pelo centenário de criação da Diocese de Crato

Textos e fotos: Patrícia Silva
Como parte das atividades realizadas em comemoração ao centenário da Diocese de Crato, aconteceu no dia 3 de agosto, em Crato- CE, o Jubileu das Famílias que contou com uma programação iniciada no Santuário Eucarístico Diocesano e concluída na Catedral Nossa Senhora da Penha, com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada por vários padres. Participaram deste momento centenas de pessoas, dentre eles membros da Pastoral da Família e do Encontro de Casais com Cristo (ECC).
Segundo o Pe. José Claúdio da Silva, coordenador Diocesano da Pastoral Familiar, celebrar o Jubileu das Famílias é priorizar a família, santuário de vida, como parte fundamental da igreja. “Nossas casas devem ser igrejas domesticas. Temos que rezar para que nossas famílias estejam cada vez mais unidas, participar da Santa Missa juntos, incentivar práticas de pastorais orgânicas e não isoladas, para que assim estejamos preparados para enfrentar os desafios que as famílias enfrentam hoje”.
Durante a missa de encerramento, na Sé Catedral, Dom Fernando falou sobre a importância do matrimônio em toda história, ressaltando a necessidade do testemunho de casais cristãos que sirvam de exemplo àqueles que estão em crise, provocadas pelas ideologias pregadas pelo mundo. “A família é bombardeada constantemente pela lei da busca, do interesse pessoal. Já não se vê a liberdade de um amor que é compassivo. Vê apenas um amor carnal e quando já não se sente mais a atração provocada pela paixão, o amor vira descartável. Não é esta a vontade de Deus. Ele quer que nos espelhemos na família de Nazaré, na unidade que eles tinham. O amor deve ser vivenciado não só nos momentos felizes, mas também nos momentos adversos da vida”.
O bispo continuou mostrando a família como vocação que não esgota e pedindo que todos acreditem na graça do matrimônio entre o homem e a mulher, como fonte da bênção de Deus. Pediu também que neste jubileu, renovassem a graça que receberam no sacramento do matrimonio não deixando que ninguém perturbe a alegria de ser família.
O Jubileu da Família abriu o calendário das comemorações do ano jubilar da Diocese de Crato no mês de agosto. O próximo será o Jubileu do Clero que acontece nos dias 4 e 5 de agosto, com programação nas cidades de Crato e Santana no Cariri.

                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.