20 agosto 2014

Caririaçu chega aos 138 anos de emancipação política


Prefeito João Marcos e a primeira dama cortaram o bolo de aniversário da cidade. 

O município de Caririaçu, na Região do Cariri, completou na segunda-feira (18), 138 anos de emancipação política. Para comemorar a passagem da data, o prefeito João Marcos havia elaborado uma programação riquíssima de atrações locais, regionais e nacionais. Porém, um trágico acidente que vitimou seis pessoas deste município, deixou uma consternação muito grande sem clima para festas e adiou os festejos e a tradicional vaquejada do município para os dias 12,13 e 14 de setembro. No entanto, o município manteve o feriado e a programação religiosa e cívica. Logo ao iniciar a madrugada do dia 18 de agosto, os caririaçuenses foram despertados com uma alvorada de fogos que iluminou os céus da cidade. Pela manhã no pátio da Praça da Matriz foram hasteadas as bandeiras do Brasil e do Município e executados os hinos do Brasil e do Município pela a Banda de Musica são Pedro.

Em seguida foi celebrada uma Missa Solene em Ação de Graças celebrada pelo pároco da cidade José Cláudio. A missa foi realizada na igreja matriz de São Pedro e teve a presença do prefeito João Marcos, da primeira dama Ana Matias, autoridades municipais e da população em geral. Após a Missa, os “Parabéns” foi cantarolado por todos os presentes acompanhados pela Banda de Música São Pedro, que encantou a todos com boas músicas enquanto era aguardado o momento de cortar o bolo. O tradicional bolo comemorativo tinha a gravura do brasão, que ora simboliza a nova gestão. O bolo foi distribuído entre as pessoas que estavam na Praça, após o prefeito João Marcos cortar o primeiro pedaço.

História e curiosidade

A cidade de Caririaçu foi fundada em 18 de agosto de 1876 pelo icoense José Joaquim de Santana, antes de se chamar Caririaçu, foi batizada de São José, São Pedro do Crato, São Pedro do Cariry e Serra de São Pedro. É o berço natal de uma das personalidades mais conhecidas do nordeste, Joaquim dos Santos Rodrigues, o Seu Lunga e único lugar onde o Padre Cícero foi vigário, 21 de setembro de 1888 até 6 de agosto de 1892.

(Colaborou Miguelina Morais) - Via Flavio Pinto News


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.