04 julho 2014

Hospital Regional do Cariri faz a primeira cirurgia rendezvous no interior do Norte e Nordeste


O Hospital Regional do Cariri, construído pelo governo do Estado e atendendo há três anos a população do Cariri, realizou a primeira cirurgia rendezvous da rede pública no interior das regiões Norte e Nordeste na última quarta-feira (02). A paciente tem 69 anos e chegou ao HRC em situação de urgência, com sinais de icterícia (amarelamento do corpo) e dor na região abdominal. Ela foi submetida a uma tomografia e diagnosticada com um tumor no pâncreas com obstrução de vias biliares. 

Uma equipe formada por quatro profissionais das áreas de endoscopia digestiva, radiologia intervencionista e cirurgia geral, fez o procedimento chamado rendezvous que envolve a associação de técnicas minimamente invasivas para a desobstrução biliar. A cirurgia, considerada um sucesso pela equipe médica, teve duração de cerca de duas horas. O procedimento se inicia com a endoscopia digestiva e no seu insucesso de cateterização da via biliar a técnica da punção hepática percutânea pela radiologia intervencionista, torna possível o acesso da via biliar pela endoscopia, sendo possível a drenagem. O que significa menos tempo internação e riscos de infecção à paciente. 

O radiologista intervencionista, Paulo César Damasceno Solon, que participou da cirurgia, destaca que o procedimento tem baixa taxa de complicações. "Esse é um serviço relativamente novo e requer equipe multidisciplinar de médicos, fisioterapeutas e enfermeiros para uma rápida resolução do quadro clínico de icterícia. Levando em conta que a paciente não tinha sido submetida a nenhum tratamento oncológico prévio, após o diagnóstico histológico, ela será encaminhada ao serviço de referência em oncologia, onde poderá ser feita a cirurgia curativa, quimioterapia neo-adjuvante ou paliativa". 

A paciente será encaminhada à unidade de referência no Cariri em oncologia, o Hospital Polo São Vicente de Paula, para dar seguimento ao tratamento. 03.07.2014 Assessoria de Imprensa do Hospital Regional do Cariri(88) 3566.3627 | (88) 3566.3600


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.