14 junho 2014

CRATENSES ILUSTRES - Humberto Macário de Brito


Humberto Macário de Brito, 83 anos de idade, nascido no ano de 1929 na cidade de Campos Sales, micro região Cariri/Oeste. Filho de Pedro Macário de Brito e Tereza de Norões Brito. Veio para o Crato em 1945 com 16 anos de idade estudar no Ginásio do Crato, onde cursou até a 8ª serie e depois seguiu para Salvador na Bahia para terminar os estudos no colégio irmãos maristas, residindo no pensionato do padre Camilo Terrand. Lá fez vestibular e ingressou na escola baiana de medicina, chegando a se formar em 1958 com 29 anos de idade. Voltou para o Crato para trabalhar no hospital São Francisco, na época o único do município e no ano seguinte montou sua clinica, a maior da cidade. Especializou-se em cirurgia geral e urologia. Ingressou na política na década de 60, eleito prefeito municipal do Crato, depois deputado estadual, secretário de saúde do estado e superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Ceará SUDEC. Com o falecimento do ex governador Virgilio Távora, de quem era amigo e parceiro político, decidiu abandonar a política e dedicar seu tempo exclusivamente a medicina. Humberto Macário de Brito recebeu a reportagem do Jornal do Cariri em sua residência, Rua Carolino Sucupira 256, centro do Crato, para falar de sua vida publica.

Filho do agropecuarista Pedro Macário de Brito e de Tereza de Norões Brito. Nasceu em Campos Sales-CE, em 13 de julho de 1929. Formou-se em 1958, pela Faculdade de Medicina da Bahia, obtendo o primeiro lugar, sendo agraciado pela Instituição baiana, com uma medalha, em ouro, de Honra ao Mérito. Após formado, retorna ao Crato onde iniciou suas atividades médicas, como clínico e cirurgião do Hospital São Francisco de Assis, de forma plena e incansável, voltando-se, principalmente, ao atendimento das camadas mais carentes da população do município e adjacências. Por este trabalho aos mais necessitados, logo ganhou a fama de Médico Humanitário.

Foi professor da Faculdade de Filosofia do Crato, lecionado a cadeira de Biologia Educacional , tendo contribuindo para a formação de centenas de jovens cratenses, participando e ministrando, inclusive, vários seminários e eventos educativos na área.

Ainda como médico, em 1974, fundou o Hospital Regional Manuel de Abreu, dedicado à tisiologia. Com a evolução das políticas de saúde pública no País, incidentes sobre a tuberculose, o Hospital Manuel de Abreu direcionou seu atendimento à Clinica Geral , Cirurgia e obstetrícia. Exímio operador da Próstata, em 1978, Dr. Humberto Macário operou o Velho Januário, “com bem 90 anos”, ele que era o genitor do sanfoneiro Luiz Gonzaga. Cantada e decantada pelo Brasil afora, a música “Vovô do Baião”, foi e continuará sendo um agradecimento, uma homenagem do Rei do Baião ao “Famoso Cirurgião/Humberto Macário”, que ficou imortalizado pela voz de um dos maiores artistas do Brasil, em todos os tempos.

Levado para a Política por um grupo de amigos e incentivadores, entre eles, Filemom Fernandes Teles, José Horácio Pequeno, Ossian Araripe, entre outros, elegeu-se Prefeito Municipal do Crato, aos 36 anos de idade, exercendo seu mandato entre os anos de 1967 a 1970. Nas eleições de 1976, ao lado do Capitão Ariovaldo Carvalho, foi eleito vice-prefeito. Em 1978, foi convidado pelo Governador Virgílio Távora para ocupar a pasta de Secretário da Saúde do Estado do Ceará. Em 1983, assumiu a Superintendência do Desenvolvimento do Ceará –SUDEC. Em 1986, foi eleito Deputado Estadual, pelo PMDB, sendo o 6º mais votado no Ceará. No Parlamento Cearense, deixou sua marca através da elaboração de projetos e de importantes intervenções, de pronunciamentos inteligentes e consistentes do alto da Tribuna. Sem dúvida, um trabalho que trouxe inúmeros benefícios para a Região Caririense. Enquanto atuou na política, Dr. Humberto manteve seu nome absolutamente limpo. Além do mais, jamais se omitiu diante de temas complexos e sempre defendeu suas idéias, na busca intransigente da garantia dos interesses legítimos do Povo Cearense, sobretudo, dos Cratenses.

Casou-se com Noemi Arraes e Silva Macário de Brito, com quem teve três filhos: Ana Carolina, Humberto Filho e George Macário. Avô de Luana Siebra Macário, Jéssica Siebra Macário e de Pedro Ernani S. Macário de Brito (Filhos de George). Em 1998, retornou de finitivamente ao Crato, voltando à sua atividade de médico humanitário, até deixar seu consultório em 2006, com o sentimento pleno do DEVER CUMPRIDO.  

Autor: George Macário de Brito
Advogado e Artista Plástico


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.