30 janeiro 2014

Viva o Rádio !


Quando o Rádio completa 90 anos de sua implantação em nosso país, continuo a admirá-lo, escutá-lo (principalmente AM) e considerá-lo o veículo de comunicação nº1 de um povo.

Desde minha infância, sintonizei aqui em Crato as emissoras AM da REGIÃO (Araripe, Iracema, Progresso, Educadora, entre outras). Vale lembrar, também as Rádios Difusora e Alto Piranhas de Cajazeiras, Sociedade de Salvador, Rádio Clube (uma das primeiras do Brasil) de Recife, que tinha como slogan: "Pernambuco falando para o mundo". Não esqueço a Rádio Guanary de Belo Horizonte, Brasil Central de Goiânia, Bandeirantes de São Paulo, Atalaia de Acaraju, Liberdade, também de Acarajú capital do estado em que nasceu um dos meus maiores ídolos: José Augusto, o sergipano.

Metade dos anos 60, início dos anos 70 e toda a década de 80, foi o período em que acompanhei as programações dessas e outras emissoras do país. Programação musical de boa qualidade,transmissões esportivas com os mais laureados locutores esportivos do nosso rádio AM, noticiários dos mais precisos, com narrações informativas detalhadas, precisas. Os programas musicais nordestinos, com a nossa autêntica música (O forró, o baião, o xote, o arrasta-pé, o xaxado). Correio sertanejo, na cinquentenária Rádio Iracema com a apresentação do admirável MACIEL SILVA, Ritmo do Nordeste, na também cinquentenária Rádio Araripe, na comunicação de Zé Moreira e tantos outros que tive a alegria de ouvir em várias emissoras do meu querido Nordeste.

Quero deixar registrado nesse pequeno comentário os nomes dos valorosos radialistas do meu Cariri, radialistas esses que informaram, trouxeram entretenimento, música e alegraram os dias e noites do homem, da mulher, do jovem, da criança, seja na cidade, seja no meio rural. Alguns continuam em atividade até os dias de hoje.

Heron Aquino, Aderbal Carvalho (narradores esportivos), Maciel Silva, Campos Júnior, Robledo Pontes, Cirilo Cardoso, José David Gadelha (Dezim), Huberto Cabral, Gilberto Pinheiro, Osvaldo Alves de Sousa, Almerio Carvalho, Evandro Bezerra, Mitermaia de Olinda, Roberto Silva, Alcely Sobreira, João Eudes, Wellington Amorim, Coelho Alves, Geraldo Alves (Tio Gê), Foguinho, Carlos Alencar, Rejane Limaverde, Leny Sobreira, Tereza Siebra, Campos Neto, Ruy Lemos, Paulo Penha, J. Alcides, João Sobreira, Dário Maia Coimbra (Darim), Antônio Libério, João Hilário, Nildo Braz, Belarmino Oliveira, José Jesus de Almeida, Fco. Alexandre, Helton Aguiar, Mazinho, Favela, Juscelino Leal, FrancimiltonDiniz, Marco Valério, Delton Sá, Weliington Oliveira, AntonioVicelmo, Lindemberg de Aquino, Wilson Rodrigues, Marcos Silva, Lucion Oliveira, Toninho Vieira, Eloi Teles, Wilmar Lima, Alan Paiva, Roberto Piancó, Bandeira de Alencar, Luis Carlos de Lima, José Boaventura, Francisco José, Barbosa Santos, Cícero Silva, Ediglê Ribeiro, Francisco Demontier, Luciêr Meneses, Carlos Alberto Miranda, Albis Filho, Aguinaldo Carlos, Hamilton Lima, Fabiano Rodrigues, Geraldo Vitorio, Juciêr Lima, Eimar de Lima, Jevan Siqueira, Fábio Lemos, JoselioAraujo e Francildo Gonçalves.

Com certeza alguns nomes foram esquecidos não por vontade minha e sim por falta de memória e a esses que eu não mencionei as minhas desculpas e também os meus votos de homenagem como profissionais importantes na vida do nosso rádio.

Hoje, lamentamos o momento pelo qual passa o nosso rádio, com dificuldades financeiras vividas por algumas emissoras do país, além da falta de qualidade em algumas programações, com músicas de baixa qualidade, português deixando muito a desejar, programas do mais baixo nível cultural, profissionais com pouco amor a profissão (alguns), pois fazer rádio requer duas qualidades: conhecer o que é o rádio, ter as mais variadas informações relativas principalmente a música e, segundo: amar a profissão que é uma das mais belas, dignificantes e prazerosas que o homem pode desfrutar. O rádio continua sendo o maior meio de comunicação de um povo, principalmente o Rádio AM (o meu entretenimento).

Jorge Carvalho
Professor
www.blogdocrato.com 
Foto: Wilton Araújo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.