19 janeiro 2014

O lado bom de tudo - Por: Emerson Monteiro

Enquanto o compressor escuro da civilização, apressado, tritura os recursos naturais, na destruição para comer a safra, vontade insistente remexe as entranhas da sobrevivência, querendo achar caminhos de preservar a esperança nos dias de claridade. Outro dia, achei a definição do que denominam pecar. Significa errar o alvo. E os frutos do progresso material dagora representam o produto de constantes erros aos alvos imaginários de séculos.

Contudo, ainda que sintomas coletivos mostrem o desencanto, reações de autodestruição em guerras, mutilações de corpos nas lutas televisadas dos esportes violentes, excessos de tatuagem que deformam a beleza física, as alucinações e as drogas, pornografia, há de haver estrutura na Terra que domine os crimes contra a existência.

Descobrir forças que mantenham a saúde revela dilemas graves da raça em face de onda avassaladora de pessimismo e apatia, quais eliminassem do sabor a procura do bem, na alma das pessoas. Devido aos instrumentos desenvolvidos, por mais que dure o tempo de vida, a qualidade e o desânimo existencial fere de dor seus pacientes.

No entanto importa descobrir a fórmula da alegria sem apelar a químicos, intenção de convencer que felicidade seja pura invenção do cérebro. A ilusão avançou até os limites da Natureza. Daí os desastres que sujeitam todos.

Na procura de Deus, do supremo Ser, criador e regente do Universo, os humanos preencheram a incompletude por meio das secreções da mente, ato de desespero que representa entrega fria e confissão da culpa. Esqueceu a sabedoria e abandonou o barco da certeza às vagas da incoerência. Na busca de resposta, admitem a derrota como resposta válida.

Todavia a lógica da história toca em frente, porquanto o Sol nasce a cada manhã e as potestades dos céus cumprem o papel que lhes convém. Quiseram dominar o mundo e nem a si dominaram. O aparente esvaziamento das consciências indica apenas margem das novas possibilidades que isso representa em termos da ciência do próximo passo.

(Foto: Jackson Bola Bantim).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.