18 janeiro 2014

Anos de Chumbo - Livro do Professor Jurandy Temóteo ( Por: Edmilson Martins )


Prezado Dihelson.

A ditadura militar causou estragos em todo o Brasil, com grande retrocesso social e político. Muitos livros já foram escritos sobre as prisões, perseguições, torturas e mortes nos anos de chumbo.

De um modo geral, esses livros trataram dessas nefastas ações da ditadura somente nos grandes centros políticos do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, etc. Esse livro do professor Jurandy é muito oportuno e interessante, porque mostra os anos de chumbo também em cidades do interior, evidenciando que o povo brasileiro se mobilizava e crescia politicamente em todo o Brasil.

Eu vivi em Crato nos anos 1950 e conheci alguns dos personagens citados no livro. Valdesley, se não me engano, era, na época do golpe, funcionário do Banco do Brasil e dinâmico ativista político. A família Arraes, eu a conheci de perto. Grande contribuição, para a História real  nosso país, dá o professor Jurandy. Gostaria de saber como adquirir o livro. Entendo que os 21 anos de chumbo da ditadura militar, que tanto prejudicaram o país, social e politicamente, precisam ser frequentemente analisados e denunciados. Aquilo foi uma página infeliz da nossa História que precisa ser lida e conhecida pelas novas gerações.

Sobre os anos de chumbo, eu mesmo já escrevi dois livros: "Bancários - Anos de Resistência (1964-1979) e "Removendo Pedras". Parabéns ao professor Jurandy pela brilhante iniciativa e que outros escrevam livros sobre o assunto. Nosso país merece.

Abraços
Edmílson Martins -Rio de Janeiro - RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.