xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/12/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 dezembro 2013

Limpar os velhos despejos - Por: Emerson Monteiro

Por vezes, quase sempre, ou mesmo sempre, carregar as sobras que restaram dos banquetes pesa no lombo até mais do que formar o acervo inicial de preparar as festas. Nós, antropoides desse período geológico atual, ainda insistimos em transportar mágoas antigas, ressentimentos, melindres, recalques, numa espécie de exercício de conservar sofrimento que dura o período da civilização que ora ocupamos. Porca gorda arrodeada de bacorinhos magros virou isso da época artificial, que sobrevive a troco da remessa de lucros ao exterior, da gente e do País.

Os burgueses gostam de passeios que viajam o mundo adentro, felizes borboletas em bando, admirados que com a pedras e museus que construíram com a exploração dos atrasados pelos colonizadores. Refinamento e preços altos nem impressionam, pois quando regressam contam mil maravilhas, feitos Marco Polo ao voltar de Catai.

Porém que há muito lixo acumulado nos quartos de despejo das criaturas humanas, isso há. São elas, as lembranças dos dias que passaram, que parecem querer cobrir de teia de aranha os dias que virão. Sucatas ambulantes andam empanturrando de velharia pouco organizada os corredores da saudade, numa sem cerimônia de causar tristeza, porque imaginam com isso preservar a memória nos sinais que deixaram nas fotografias e nos lenços jogados a esmo.

Contudo, as feiras pedem novos estoque a fim de render o suficiente. Vamos desentocar as migalhas de ontem, pois o mofo e a traça já andam de barriga cheia. Distribuir o maná do deserto antes que apodreça nas panelas, pois no dia seguinte choverá o alimento rico que poderá trazer o manto da justiça social, honesta e perene.

Isto que serve, também, e principalmente, à intenção de limpar o coração dos sentimentos atrasados de raivas acumuladas, contrariedades requentadas, orgulho ferido e frustrações, apodrecidos e desnecessários, peças enferrujadas de engrenagens fora de uso.

Limpar o coração e querer o que seja de bom alvitre, bons propósitos estes desejo perante o turno natalino dagora, perto do calendário de Paz e Prosperidade que se aproxima auspicioso. Abraço de Amor e Luz aos corações.

Você precisa da melhor VITRINE - Anuncie no Blog do Crato - Porque O CRATO LÊ O BLOG DO CRATO TODOS OS DIAS



FAMÍLIAS DA VILALTA FAZEM APELO AO PREFEITO RONALDO GOMES DE MATTOS









Rumores do fechamento da Creche N. S das Graças na Vilalta leva famílias da comunidade e dirigentes a fazerem apelo ao Prefeito do Crato Ronaldo Gomes de Matos, pois consideram um absurdo o fechamento de um projeto que tem dado certo e que funciona desde 1992, tendo atravessado diversas gestões municipais auxiliando a comunidade.

Veja na próxima edição do programa FATOS em FOCO

www.blogdocrato.com
A Imprensa tem que manter seu papel no interesse da comunidade.


A Violência na Mídia e a Estupidez do povo



Eu poderia dizer que não sei quem é mais estúpido, se os jornalistas que gostam de fazer matérias sobre a violência, e quando falo jornalistas me refiro também aos radialistas e ao pessoal da TV, ou se seria mais estúpido o povo, que adora ver sangue. Tem site do Cariri, por exemplo, que cresceu às custas da miséria alheia, mostrando fotos de pessoas mortas, sangue escorrendo no asfalto, e muitos "doentes" se deliciavam com esse verdadeiro "banquete canibalesco". Mas, tem gosto pra tudo...ou melhor, tem BOBO pra tudo, e pensando ainda melhor, de ingênuos, eles nada têm, pois fornecem a altos custos, o alimento do banquete de uma sociedade DOENTE que se alimenta e produz violência.

Por: Dihelson Mendonça




DENÚNCIA - Em Crato, a LEGALIZAÇÃO de um CRIME AMBIENTAL




Desejo denunciar o que considero um crime contra as condições criadas pela legislação municipal do Crato para o desenvolvimento de uma cidade com qualidade de vida. Tentei, com argumentos, evitar que a Câmara Municipal do Crato aprovasse na Sessão Ordinária do dia 23/12/2013, projeto de lei de autoria do Vereador Luis Carlos Saraiva – PSL, que converte em Zona Residencial (ZR) as Zonas Especiais Ambientais: ZEA 2 – Parque Palmeiral, ZEA 6 – Parque do Rio Saco e Lobo e ZEA 10 – Parque Intermunicipal do Rio Salgado. Infelizmente o interesse imobiliário falou mais alto e o projeto foi aprovado pela maioria governista.

As referidas Zonas Especiais Ambientais estão definidas na Lei 2.590/2009 que dispõe sobre o parcelamento, uso e ocupação do solo da cidade do Crato. Segundo a lei, a “ZEA constitui áreas sensíveis e de interesse ambiental, conformadas pelos parques urbanos, pelas áreas de preservação ecológica, em suas várias modalidades, pelas faixas de preservação e proteção de todos os cursos hídricos incidentes no território da cidade do Crato”. Dentro dessa conceituação de Zona Especial Ambiental a lei criou 10 Parques como Unidades de Proteção Ambiental.

Pela lei, as Zonas Especiais Ambientais deverão ser exploradas por atividades que assegurem a preservação das suas características naturais, sendo permitidas as atividades “que tenham vínculo funcional direto com o objeto de sua criação”. Dessa forma, os proprietários e o Poder Público podem fazer uso dos imóveis encravados nessas áreas com agricultura sem agrotóxico, piscicultura, campismo, esportes ao ar livre e edificações de apoio às atividades ali desenvolvidas, entre outras.


A legislação do ordenamento urbano do Crato é considerada uma das melhores, especialmente porque preserva os cursos dos rios e suas áreas de transbordamento. A não destinação dessas áreas para edificações residenciais, comerciais ou industriais tem a finalidade de evitar os problemas que temos hoje com o Rio Granjeiro e ainda assegurar vazios de oxigenação do espaço urbano aliado ao uso desses parques para práticas esportivas, de lazer e turismo.

Lamentavelmente temos representantes políticos e gestores públicos que não absorveram o conceito de desenvolvimento sustentável e acham que contribuem para o “progresso” da cidade facilitando os empreendimentos imobiliários se instalar nos locais destinados à preservação ambiental. Os resultados de crimes que se cometem hoje contra a natureza serão sentidos no médio e longo prazo. É esse o legado que a atual geração de legisladores e gestores cratenses quer deixar para as futuras gerações?


O projeto de lei aprovado ainda depende da sanção do Prefeito Municipal para se tornar lei. Caso isso ocorra, além do prejuízo que causa, abre-se precedente para que as outras 7 Zonas Especiais Ambientais tenham o mesmo destino. Essa alteração na lei de ordenamento urbano é o que podemos chamar de legalização de crime ambiental.

Amadeu de Freitas – Vereador (PT)


Juazeiro do Norte faz a diferença: Secretário garante funcionamento de postos e hospitais neste fim de ano


Nesta reta de final de ano, todos os funcionários da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte estarão trabalhando em regime de plantão, para melhor atender os cidadãos juazeirenses que precisarem recorrer a uma unidade de saúde do município neste período.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (26), durante reunião entre o secretário Giovanni Sampaio com os coordenadores da saúde. Na decisão ficou estabelecida que postos de saúde funcionam normalmente nesta sexta-feira (27) e segunda (30) nos dois períodos. Já no dia 31 de dezembro, o expediente será apenas no período da manhã. Já os hospitais Tasso Jereissati (Estefânia), São Lucas e Maria Amélia estarão funcionando 24 horas.

Por se tratar de uma área específica onde não se pode parar, Giovanni Sampaio lembrou que antes mesmo do emprego, quem está na área de saúde, trabalha por vocação. E é com esse sentimento que todos os funcionários irão se dedicar as suas funções durante os plantões.

Fonte: Ascom - Juazeiro do Norte


Vamos à luta pessoal! Com Fé e perseverança - Pedro Esmeraldo


Como sempre, antes de uma decepção estrondosa que acarreta tristeza e desanimo, estamos atônitos devido à falta de boas regras e bons ensinamentos éticos e educativos que nos deixam desfavorecidos, permanecendo ao acaso, fora dos bons costumes com a prática do uso do bem e daverdade.

Depois desse diluvio, que causou serias confusões internas tentam nos abocanhar pelas costas tirando naco de nosso território que seria a espinha dorsal da cidade do Crato, visto que se torna uma infâmia e uma invasão que é determinada pela maldade de alguns políticos inexpressivos que poderá soergue com altivez o desenvolvimento citadino. Esses políticos pertencem à outra cidade, é a falta de critério ético que poderá nos prejudicar.

Faltam boas perspectivas que forçarão o homem cratense a lutar com mais amor ao crescimento físico, intelectual e econômico, já que dentre estas pessoas poucos têm possibilidades de proporcionar melhores trabalhos, trazendo bons relacionamentos entre o Crato e as outras cidades. Para isso é preciso compreensão mútua e que venha proporcionar o bom acolhimento de todos os municípios pertencentes à região do cariri com ideias pacificadoras, trazendo no seio um comportamento sóbrio e humano, mantendo uma permanência posição estável.

Achamos que não temos razão para briga. Deveríamos procurar com amizades profundas, meios que sigam um comportamento de igualdade e solidariedade. Por isso devemos praticar com muito interesse e respeito mútuo a fim de podermos amealhar recursos técnicos para que venhamos corresponder aos anseios desse povo. Por fim esta pratica seria uma campanha amigável que poderá trazer o equilíbrio ético, evita a discórdia no campo magnético das dificuldades sociais; só assim nos evitará cair no arrastão da ignorância e das palavras intrigantes que sempre estão presente nas conversas corriqueiras que se tornam insuportáveis no dia a dia no meio dos trabalhadores desqualificados.

Seguimos bons caminhos e praticamos com gestos elevados palavra de bom senso pratico que nos levarão ao desenvolvimento duradouro para que nos venham contornar a nossa situação econômica que nos trazem boas perspectivas que nos tornarão homens presos ao meio em que vivemos. Esta é a nossa opinião.

Bem, já chegou a hora de colocarmos a cabeça no lugar e vamos partir para uma posição prática e amigável. Isto só conseguiremos com trabalho honesto, sincero e pragmático. Cremos que se fizermos esse consenso, poderemos unir o povo e futuramente alcançaremos o útil ao agradável.
                       
Crato, 26 de Dezembro de 2013

Autor: Pedro Esmeraldo


Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

Hemocentros fazem campanhas para aumentar doadores de sangue


Crato. Atualmente, o Hemocentro Regional, neste município, e o Hemonúcleo de Juazeiro do Norte são responsáveis pelo serviço em 45 hospitais, 28 municípios e três agências transfusionais. Para atender à crescente demanda, o Hemoce tem realizado campanhas e firmado parcerias com empresas e instituições para fomentar o desejo em ajudar o próximo e aumentar o número de doadores fidelizados. A última campanha lançada pelo órgão foi "Eu me importo! Sou doador de sangue".

Muitos doadores tornam-se voluntários por meio de amigos que já participam FOTO: SAMYLLA ALVES

O movimento tem por objetivo alertar a sociedade sobre a importância do compromisso social com a doação de sangue. Ao longo de sua história, o Hemoce já ajudou milhares de pessoas, através do gesto de amor e solidariedade dos doadores voluntários e dos serviços prestados aos cidadãos. O simples ato de solidariedade ajuda a salvar muitas vidas. São mais de 110 mil transfusões em todo Estado por ano, e quase 100 mil pessoas por ano que se importam com as outras e doam sangue.

Audilene Sobreira, diretora técnica do Hemocentro em Crato, explica que o sangue é básico para o funcionamento do corpo. Segundo ela, quase toda a defesa do organismo está concentrada neste tecido que gere o funcionamento da máquina humana e que não pode ser substituído por nenhum outro líquido.

O fato de ser tão valioso para salvar vidas, reforça a importância da sociedade se manter sensível a causa. "É preciso educar, sensibilizar, engajar novas pessoas na doação de sangue para que possamos continuar atendendo com excelência, obedecendo aos critérios de qualidade. Nossa demanda é muito grande e é preciso manter um estoque satisfatório", diz Audilene.

Por mês, o Hemocentro recebe 1.700 doações. Juazeiro do Norte é responsável por 50% desse total, com 850 doações mensais. Em seguida, o Crato recebe 400 doações e, de coletas externas, são recebidas 350 bolsas.

Para intensificar o número de coletas externas são realizadas campanhas na zona rural e em municípios próximos. O trabalho descentralizado tem aumentado o número de doações e contribuído para atender à demanda. De acordo com Fabíola Alencar, diretora-geral do Hemocentro do Crato, o Cariri possui trabalhos de alta complexidade no quesito saúde, o que aumenta o número de solicitações de bolsas.

"Aqui no Cariri temos hospital referência no tratamento de oncologia, cirurgia de alta complexidade, polo de emergência em saúde. Isso tudo aumenta a demanda. É preciso estar sensível à causa do outro. A doação é um grande gesto individual em prol do coletivo", diz ela.

José Wellington Afonso, porteiro, é doador há 35 anos, ele começou a salvar vidas ainda muito jovem e, há alguns anos, se tornou doador fidelizado. "É muito importante ser doador e ajudar a salvar vidas. Uma única bolsa de sangue pode salvar até três vidas. Vale a pena reservar alguns minutos do nosso tempo para ajudar o próximo", pontua.

Muitos doadores são motivados através de amigos. O auxiliar de pedreiro Getúlio Duarte foi um desses. "Alguns amigos meus já eram doadores e me falaram sobre a importância de doar. Hoje, faz alguns anos que realizo a doação de forma regular. Não dói, é bem tranquilo e eu sei que estou ajudando outras pessoas", relata Getúlio.

No dia 31 de dezembro os blocos de coleta funcionarão até às 11horas. No dia 1º de janeiro os pontos de coleta serão fechados. Nos dias seguintes, os atendimentos aconteceram em horário normal. De segunda a sexta-feira, de 7 às 17h30, e, aos sábados, de 7 às 11h30.

Em 2009, o Hemocentro do Crato, o Hemonúcleo de Juazeiro e os pontos de coletas em cidades atendidas pelos núcleos eram responsáveis por 4% da contribuição do estado. Atualmente, a contribuição passou a ser de 25%.

Fonte: DN 


Ceará realiza em 2013 o maior número de transplantes da história


Mesmo antes de o ano terminar, o Ceará estabeleceu um novo recorde de transplantes de órgãos e tecidos. Com a realização de 1.308 transplantes em 2013, o Estado superou os 1.295 realizados em 2011, o recorde anterior, desde que a implantação da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado, em 1998. Este ano, até a tarde de quinta-feira (26), foram realizados 260 transplantes de rim, 10 de rim/pâncreas, 29 de coração, 192 de fígado, 8 de pulmão, 51 de medula óssea, 9 de valva cardíaca, 721 de córnea, 27 de esclera e um de osso. Em 2013, o Estado já registra também novos recordes de transplantes de fígado, pulmão e medula óssea. 

Além desses recordes, também foram destaques em 2013 os transplantes em crianças e adolescentes. Foram realizados este ano 19 transplantes de rins em crianças e adolescentes de 2 a 19 anos de idade. Assim, o Ceará chegou perto de zerar a fila de espera nessa faixa etária. Só há duas crianças na fila de espera por um novo rim, do total de 360 pacientes ativos na fila. Em 2012, com a demanda ainda reprimida, foram realizados 28 transplantes de rins em crianças e adolescentes, do total de 251 cirurgias do tipo realizadas no Estado, em todas as faixas etárias. Em crianças e adolescentes, o número de transplantes este ano aumentou no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da rede Sesa, referência nacional em transplante cardíaco e o único do Norte e Nordeste a realizar transplante cardíaco pediátrico. Em 2012, do total de 29 transplantes, cinco foram realizadas em crianças e adolescentes. 

Somente no mês de setembro, em apenas três dias, três crianças e adolescentes receberam corações saudáveis no HM. Nova vida Seu Valentim Pereira, 56 anos, pai de 5 filhos e dono de uma metalúrgica e um comércio no bairro Varjota agora faz aniversário duas vezes ao ano. Desde 2010, além do dia 10 de setembro, dia do nascimento, também comemora o dia 23 de setembro, data em que passou pelo transplante de fígado no Hospital Geral de Fortaleza e nasceu de novo. Seu Valentim não bebia nem tomava remédios agressivos mas passou a sofrer com uma doença criptogênica que atingia o fígado, que é quando a doença é rara e sem causa conhecida. Durante 7 anos, a vida era de casa pro hospital e do hospital pra casa. Durante esse período, o apoio da equipe de profissionais e da família foi fundamental para lidar com uma situação tão delicada, até que, em 2010, o quadro se agravou e Seu Valentim teve que ser internado de vez no HGF. 

Quando já estava há 20 dias na UTI, o ato de solidariedade aconteceu e a melhor notícia chegou. Às 13 horas daquele dia 23 de setembro de 2010, um pai autorizou a doação dos órgãos de seu filho e o tão sonhado momento da cirurgia havia chegado. Às 18 horas do mesmo dia, Seu Valentim deu entrada na sala de cirurgia e 1 hora da madrugada a cirurgia terminou com total sucesso. Depois da recuperação, a vida de Seu Valentim voltou ao normal em todos os sentidos. Ele voltou à ativa e retomou as atividades do dia a dia, como o trabalho e o cuidado com a filha mais nova, Vanessa, de 12 anos. Superado tudo isso, agora a família de Seu Valentim está muito mais unida. Ela ainda não sabe onde vai passar as festas de fim de ano, mas tem a certeza de que todos devem estar juntos para celebrar a vida. “Quando eu olho a foto dele dias antes do transplante, magro e debilitado, eu me emociono e reanimo. A gente agora passeia, brinca e ri”, afirma Wilma, esposa do transplantado. 

Apesar disso, a lembrança do ato que permitiu que tudo isso estivesse acontecendo hoje é sempre lembrada. “Se não fosse pela família que assinou o termo autorizando a doação, eu não estaria aqui hoje”, afirma Seu Valentim. E é esse espírito solidário que a Sesa reforça não apenas no Natal, período em que a maioria das pessoas costuma ficar mais sensível, mas durante o ano todo. 

Fonte: Governo do Estado do Ceará


Eita governador trabalhador ! - De enxada na mão e mergulhando em tanque... ( !!! )




Primeiro, vemos o governador em pleno natal com uma enxada na mão. Depois sai outra foto na imprensa do nobre governador tomando banho em um tanque, e segundo os repórteres, para fechar uma válvula de adutora. Já noutra oportunidade, o vimos correr por entre os aviões do Aeroporto de Salvador, quase causando um grande acidente. O governador Cid Gomes, que não liga para formalidades, e da última vez em que esteve no Crato nem se preocupou em fazer a barba, e para a inauguração da Escola Profissionalizante estava trajando uma simples camiseta de malha, parece mesmo que cada vez mais resolve se aproximar do "povão"... ou não ? ( Por: Dihelson Mendonça ).

Cid Gomes mergulha em tanque de adutora para fechar válvula

O governador chegou a Itapipoca às 12h da segunda-feira (23). Segundo a assessoria, durante o dia ele acompanha os serviços e à noite volta a Fortaleza para dormir

O governador do Ceará, Cid Gomes, está literalmente colocando “a mão na massa” (ou na água) para resolver o problema da falta d’água em Itapipoca, no Interior do Ceará. A população aguarda o funcionamento da adutora que deveria ter começado a funcionar na última segunda-feira (23), mas os canos de PVC não suportaram a força da água e romperam em vários trechos. Na tarde desta quarta-feira (25), o governador do Ceará mergulhou no tanque da adutora para fechar a válvula que libera a saída do ar.

Moradores de Itapipoca estão sem água há quase 1 mês
Cid Gomes participa de obras após rompimento de adutora em Itapipoca
Empresas envolvidas na construção de adutora em Itapipoca são investigadas. Cid chegou a Itapipoca às 12h da segunda-feira (23). Segundo a assessoria, durante o dia o governador acompanha os serviços e à noite volta a Fortaleza para dormir.

Sobre a obra

De acordo com portal da transparência do Governo do Estado, a licitação da adutora de Itapipoca é de 2011, no valor de mais de R$ 18 milhões. Do total empenhado, de cerca de R$ 13 milhões, já foram pagos R$12 milhões.

A adutora defeituosa, que tem 32 quilômetros e leva águas do açude Gameleira para Itapipoca, tinha previsão para o fim de 2011, mas foi adiada após a empresa responsável, a PWE Engenharia, ir à falência. A partir daí, tomou as rédeas a Primor Construções Ltda, que deveria entregar a obra até o fim deste ano.

Fonte: Tribuna do Ceará
Via www.blogdocrato.com


Jogador "Ceará" apresentou ao prefeito do Crato seu projeto para construção de uma escola de futebol



Na manhã de quinta feira (26), o prefeito do Crato Ronaldo Gomes de Matos, recebeu em seu gabinete, o jogador de futebol do Cruzeiro, o cratense Marcos Venâncio Albuquerque (Ceará) onde foi homenageado com "Honra ao Mérito" pela prefeitura do Crato e Câmara Municipal, como um ilustre filho desta cidade, nascido na fazenda Serra Verde no distrito de Dom Quintino, ainda criança foi embora para São Paulo, onde venceu na vida e muito honrou o nome do Crato pelas suas conquistas em campos do Brasil, assim como no exterior.


O cerimonialista Huberto Cabral, proferiu as execuções dos Hinos e hasteamento das bandeiras, em seguida entregues as comendas, seguindo-se das oratórias do jogador “Ceará”, do prefeito Ronaldo e do presidente da Câmara Luis Carlos Saraiva. Antes do cerimonial, "Ceará", entregou de presente ao prefeito Ronaldo, uma camisa dele, do Cruzeiro campeão.

Na entrevista coletiva  o homenageado “Ceará”, falou do seu projeto “CEARÁ – O2”, que nasceu quando jogava na França, no “Paris Saint-Germain Club”,  ao fazer um balanço da sua vida, das suas conquistas, de falar em Deus nas  reuniões em sua casa, onde certo dia disse ele, ao se recolher para dormir, veio na mente a idéia de criar na sua cidade natal , esse projeto para ajudar as crianças carentes, tira-las das ruas, e das más influências. A escolha para Batateira, disse Ceará, que foi uma direção de Deus, pois ele não podia vir ao Crato, e enviou seu empresário que na companhia de Duda da Toasa e Sinésio de Sousa, localizaram o terreno na Batateira. 

PROJETO NA MESA:

São 10 mil m² em área, para ser construído em 2014. Este projeto esportivo no Crato, o jogador Ceará, durante  entrevista ( pela direita), disse ter vindo pedir parceria ao prefeito, e antes de ouvir a resposta, (pela esquerda ), Ronaldo já garantia que não só a prefeitura do Crato, como ele empresário, estariam presentes na ajuda. O empreendimento vai contar com diversas modalidades esportivas, terá refeitório para alimentar todas as crianças matriculadas no projeto, durante os dois 
turnos, manhã e tarde, as estruturas e acomodações irão crescendo de acordo com a procura.


Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato


Residencial Rolim - Apartamento duplo


Valdemir Correia anuncia:





Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30