xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/12/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 dezembro 2013

Municípios desmembrados de Crato - Por Antônio Morais

Você sabia?  

Que se houver a admissibilidade e a Ponta da Serra, Jamacaru e Palestina passarem a município o Crato cedeu do seu território 17 cidades. Veja a relação das localidades e as datas de emancipação de cada uma delas:
17.08.1846 – Barbalha
17.08.1846 – Milagres
08.11.1864 – Missão velha
17.08.1889 – Porteiras
27.08.1890 – Mauriti
22.11.1911 – Juazeiro do Norte
30.08.1914 – Jardim
20.12.1938 – Farias Brito
04.12.1933 – Caririaçu
22.11.1951 – Barro
22.11.1951 – Jati
13.10.1958 – Pena Forte
25.03.1959 – Abaiara
25.03.1959 – Granjeiro.
Devemos informar que alguns município mãe, como Milagres, desmembrado de Crato, depois já aconteceram três desmembramentos: Barro, Mauriti e Abaiara. Ou de Jardim com Porteiras, Jati e Penaforte. O fato é que as áreas desses 14 municípios pertenciam ao Crato. Se os três distritos citados  conseguirem se emancipar somaremos 17 cidades desmembradas de Crato.

Simão, o mágico - Por: Emerson Monteiro

Eram tempos áridos de quando os apóstolos iniciavam a expansão do cristianismo, eles ainda macerados pela ausência brusca do Mestre, há pouco sacrificado nos braços da cruz pelo bem que ensinou. Em Jerusalém, Saulo tomara a si conter pregações e curas, o que conquistava as multidões. Liderança e promessa do judaísmo, naquilo confrontava, sem dó nem piedade, os missionários divinos, herdeiros da mensagem salvadora, levando-os aos cárceres e instigando execuções públicas, sendo Estêvão apedrejado até a morte pela turba enfurecida.

Nesse ínterim, Felipe descera a Samaria na pregação dos ensinos. Falava a todos e curava dementes, paralíticos e coxos, causando alegria no seio da população. Nessa hora, encontraria um personagem ali já conhecido, de nome Simão, que exercera na cidade o ofício de mágico, realizara prodígios e conquistara admiradores, ao qual todos atendiam, desde o maior ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus. 

Quando, porém, Felipe veio ensinando o Reino e o nome de Jesus, batizando homens e mulheres, o próprio mágico se rendeu às evidências de sinais e maravilhas, querendo, inclusive, receber o sacramento do batismo.

Nos mesmos dias, em seguida chegaram a Samaria Pedro e João. Eles ao impor as mãos sobre os fiéis convertidos faziam receber o Espírito Santo.

O gesto tocou forte em Simão, que notou a força possuíam, e lhes ofereceu dinheiro para merecer tamanha capacidade, imaginando fossem  passes da ilusão, alguma mágica misteriosa que desconhecesse.

Nisto, Pedro o admoestou: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. 

Entrementes, Pedro acrescentou o peso maior da retidão do coração perante o Poder Supremo, no sentido de usufruir da Palavra. Então, indicou o arrependimento do gesto com que agira Simão, que orasse para merecer o perdão do gesto interesseiro. De tal maneira apartaria dele o fel da amargura e o laço da iniquidade, orientou o apóstolo.

Simão baixou a cabeça e, respondendo, pediu que a proposta não lhe causasse a perdição, convertido às palavras santas através dos primeiros apóstolos de Jesus.

(Atos dos Apóstolos, 8: 9-25).

Cid Gomes inaugura em Crato a 100ª Escola Profissionalizante do Estado do Ceará

.

Na noite desta terça-feira, dia 17 de dezembro, foi inaugurada em Crato, a Escola Estadual Prossionalizante, que recebeu o nome de Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, pelo governador Cid Gomes e a secretária Izolda Cela. A escola ofertará os cursos de Estética, Informática, Manutenção Automotiva, além de Produção de Áudio e Vídeo. O investimento para construção, equipamentos e mobiliário foi de R$ 10,6 milhões. Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual e Governo Federal.

A escola faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 18, sediada em Crato, que passou a contar com quatro unidades. As demais estão localizadas em Araripe, Campos Sales e na sede da Crede. No Cariri, a rede de EEEPs é formada por 13 unidades e beneficia 4.011 jovens de 10 municípios.

Distribuída em 5,5 mil metros quadrados, a estrutura é composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico-administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Tem capacidade para atender a 540 estudantes, em tempo integral, das 7 horas às 17 horas. Esta é mais uma construção que atende à concepção de qualidade para escolas de educação profissional. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), ligado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

O objetivo das EEEPs é vincular a educação básica à educação profissional, dando oportunidade aos jovens de complementarem seus estudos, além de promover a formação para o mundo do trabalho. Para isso, são ofertados 51 cursos técnicos em 74 municípios cearenses na Capital e no Interior. Em todo o Estado são 36 mil jovens atendidos e a meta é finalizar 2014 com 140 escolas em funcionamento.

Estiveram presentes à solenidade, o irmão do governador, Ciro Gomes, o que quase causou um pequeno tumulto junto a alunos da URCA, além de autoridades como Secretários de Governo, os deputados Estaduais SINEVAL ROQUE e Ely Aguiar, o prefeito do Crato Ronaldo Gomes de Mattos e a primeira-dama, além de vereadores e secretários de governo locais.

Matéria: Blog do Crato com informações adicionais do Governo do Estado do Ceará

COBERTURA FOTOGRÁFICA ( Dihelson Mendonça )
















Fotos: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução se autorização do autor
Para obter autorização, entre em contato pelo e-mail blogdocrato@hotmail.com


Quem é visto, é lembrado - Vice-Prefeito Raimundo Filho foi visto na inauguração



Já dizia o grande "estrategista" ex-prefeito Samuel Araripe, que "quem não é visto, não é lembrado". Certamente que a regra vale para o contrário, que "quem é visto, é lembrado". O Blog do Crato esteve ontem fazendo a cobertura da inauguração da Escola Profissionalizante do Crato e vimos a presença do vice-prefeito por lá, com uma ressalta: desgarrado e sem o tradicional "paletó" ! Não foi visto ao lado do prefeito, nem dos políticos do Governo do Estado.

Conta-se nos bastidores que o Raimundo ultimamente não tem sido visto muito ao lado do prefeito, e estaria cumprindo apenas os seus compromissos institucionais ( substituir o prefeito em eventos, etc ). Mas, como ele sempre frisa, o seu papel de vice, é um tanto secundário. Mas vale aqui fazermos o registro social, afinal de contas, é uma das grandes autoridades do nosso município, esteve presente ao evento, e incrivelmente, passou quase despercebido aos olhos de muitos.

Um abraço, Raimundo Filho. Como conheço muito o amigo, quando lhe vejo apenas de camisa, é que sei que enviou o paletó ao tintureiro para algum evento maior...

Por: Dihelson Mendonça


A Política é mesmo dinâmica - Collor divulga foto em avião presidencial com Dilma, Lula, FHC e Sarney


Imagem foi feita há uma semana quando o grupo foi para o velório de Nelson Mandela na África do Sul. O chefe do cerimonial da Presidência, Renato Mosca, aparece junto com o grupo

O senador Fernando Collor (PTB-AL) publicou nesta terça-feira (17/12) no Twitter uma foto em que aparece entro do avião presidencial ao lado de José Sarney, Lula, Dilma Rousseff, Fernando Henrique Cardoso, além do ministro-chefe do Cerimonial da Presidência, Renato Mosca. A imagem foi feita quando o grupo viajou para acompanhar a cerimônia em homenagem a Nelson Mandela, na África do Sul. 

“Esse registro aconteceu na histórica representação oficial do #Brasil nas últimas homenagens prestadas ao líder Nelson Mandela”, escreveu.


Juazeiro do Norte-CE: Assista a matéria do ‘Profissão Repórter’ que não foi ao ar, frustrando a população



A expectativa era grande. Uma considerável gama da população do Cariri esperou ansiosamente o programa “Profissão Repórter” desta terça-feira que exibiria a relação entre a Política e Corrupção, praticada em todo o país, sobretudo no Ceará, o estado que mais prende pessoas por corrupção.

Há algumas semanas, o jornalista da Rede Globo Caco Barcellos e seus repórteres vieram ao Ceará retratar a realidade degradante da política praticada em vários municípios, entre eles, Juazeiro do Norte.

A cidade teria um destaque especial, com o “Escândalo das Vassouras” e a ocupação da Câmara de Vereadores, que duraram seis dias; ambos com repercussão nos noticiários nacionais.

Ao fim do programa, o sentimento foi de frustração. As reportagens gravadas na Capital da Fé – rótulo que vem perdendo notoriedade com o advento dos inúmeros escândalos políticos – não foram ao Ar. A produção do programa disponibilizou o material, apenas, na internet.

André Costa - Texto publicado no Site Miséria



Cinco dias para o amor - Por: Emerson Monteiro

As realidades da existência, nas consequências por vezes trágicas que estabelecem, sujeitam pedir versões que chegam a ultrapassar os limites da pura ficção, narrativas de sentimentos machucados, revelações íntimas de verdades até maiores do que suportaria a fértil imaginação. Mergulhos infinitos nas camadas abissais do Ser descrevem, assim, profundidades últimas de chagas pungentes, dramas atrozes da alma, lições transcendentes que contam os escritores, nas viagens das dores pessoais, crises e perdas irreparáveis.
Enquanto isso, a grande literatura, outro nome dos clássicos conhecidos da arte literária, recorre às particulares confissões dos escritores distantes, e escutam os argumentos que eles desenvolvem. Atentos aos segredos das províncias, os tais mestres da escrita tradicional reúnem elementos com que formam o edifício das obras conhecidas.

Temas vastos da carne viva de quem sofre e passa às letras, daí brotam o sumo que irá alimentar a história da raça humana todo tempo, a preencher o vazio da cultura com a verdade dos primeiros testemunhos.

São os compêndios vindos lá da província que fomentam, portanto, a grande literatura, produtos originários das histórias anônimas escritas nos mesmos lugares em que aconteceram, fonte remota dos acontecimentos literários. Pessoas que proponham descrever os mínimos detalhes dos cômodos secretos das famílias sacudidas pelos infaustos, em tempestades grandiosas de emoções e lágrimas, constroem a consciência que logo invadirá livrarias deste mundo.

Este livro de André Barreto nos chega às mãos nesta fala dos que sofreram na própria pele os sulcos que marcaram a alma de sua gente, familiares, amigos, conhecidos, no rincão cearense de Crato. Eles que acompanharam ao lado o curto e fértil caminho percorrido por Tiago Esmeraldo, jovem lúcido que geraria os motivos suficientes a tamanha comoção transformada em depoimentos dos que sentiram a dor e a força que este trabalho aqui transcreve.

Detentor de uma história meteórica, Tiago Barreto Esmeraldo nasceu em 1972 e faleceu em 2012, estudioso e trabalhador, graduado em Psicologia, Mestre em Filosofia e professor da Universidade Regional do Cariri, onde obteria, em pouco tempo, resultados acadêmicos valiosos. Face à exiguidade que lhe coube viver, realizou sucesso de poucos. Cativaria alunos e deixaria sementes de objetividade e sonhos elevados.

No auge da enfermidade que levaria o irmão ao desconhecido, André se debruçou sobre o mistério recôndito dos sentimentos no seio da família e quis registrar, com toda voltagem, o conforto que lhes proporcionou a religiosidade, disso ocasionando as palavras que ora apresenta em formato de livro.

De linguagem fluente, transcreve cada instante da experiência de saudade em que se viu envolvido, fixando prismas que viriam ser o presente trabalho ilustrado com fotografias que o enriquecem, síntese que lega ao público.

Cinco dias para o Amor vem, pois, somar à produção literária da região do Cariri cearense, de si rica dos valores artísticos e culturais, depoimento de fé cristã que confortará aos quantos busquem nele verdades superiores, demonstração do tanto de esperança que consolou a todos nos transes críticos vencidos. A caminhada terrena de Tiago Esmeraldo encontra, destarte, na visão criativa de André Barreto, intérprete à altura do mérito espiritual que testificou no afeto que bem legou ao coração da nossa Humanidade.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30