No ano de 2007 o Governo Federal lança o programa Brasil Profissionalizado com o objetivo de fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica, através do repasse de recursos para que os estados investissem na criação, modernização e expansão das redes públicas de ensino médio integrada à educação profissional, como forma de integrar o conhecimento do ensino médio à prática.
Nesse contexto, o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Educação, comprometido com a
tarefa primordial de elevar os resultados da escola pública, com atenção especial para o ensino médio, última etapa da educação básica, assume em 2008 o desafio de promover a articulação do currículo do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho.
Assim, orientada pela legislação educacional federal e estadual, foi criada a rede estadual de Escolas de Educação Profissional – EEEP, que passa a integrar a política estadual para as juventudes, com o objetivo de diversificar a oferta do Ensino Médio, visando sua articulação com a educação profissional e com a continuidade dos estudos, através das 97 EEEP, atualmente em funcionamento, localizadas em 74 municípios.
Essa proposta visa qualificar o projeto pedagógico das Escolas Estaduais de Educação Profissional – EEEP, com o objetivo de preparar o jovem para enfrentar os problemas da vida cotidiana, através de uma formação global que dê conta das demandas e das transformações contínuas que passam a sociedade, a economia e o mundo do trabalho.As Escolas Estaduais de Educação Profissional - EEEP tem como missão integrar a formação escolar de nível médio com uma habilitação profissional técnica através de educação acadêmica de excelência, formação para o mundo do trabalho e práticas e vivências em protagonismo juvenil.Iniciado em 2008, o projeto das Escolas Estaduais de Educação Profissional ofertou 4 cursos profissionais de nível técnico: Informática; Enfermagem; Guia de Turismo e Segurança do Trabalho, atendendo 20 municípios e 4.230 jovens.
Em 2009, implantou-se 9 cursos: Edificações; Comércio; Finanças; Produção de Moda; Estética; Massoterapia; Meio Ambiente; Aquicultura; Agroindústria, abrangendo mais 19 municípios com 12.015 jovens atendidos.Em 2010, mais 5 novos cursos: Administração; Secretariado; Contabilidade; Hospedagem e Modelagem do Vestuário em mais 8 escolas implantadas em 3 novos municípios, totalizando assim, 19.335 jovens beneficiados.
As Escolas funcionam em tempo integral. Os estudantes fazem três refeições diárias, estudam as disciplinas do currículo (base comum nacional) e se especializam em algum curso profissional, com o apoio de laboratórios e biblioteca especializados, além de 1 micro-ônibus para atividades pedagógicas.
É no 3º ano que a prática profissional dos jovens efetivamente ocorre nas empresas e instituições, com o ingresso destes no estágio supervisionado curricular obrigatório, sem ônus para as empresas e instituições que concedem estágio a custo zero, ou seja, todo o investimento é do Governo do Estado: bolsa-estágio, garantia de auxílio-transporte, contratação de seguro contra acidentes pessoais e de equipamentos de proteção individual de modo a criar condições de estágio extremamente favoráveis aos jovens que podem, com o investimento de aproximadamente ½ salário mínimo de bolsa-estágio, investirem no seu crescimento pessoal e profissional ao tempo em que estas garantias sinalizam para as empresas o comprometimento do Governo do Estado com a política de educação profissional.
tarefa primordial de elevar os resultados da escola pública, com atenção especial para o ensino médio, última etapa da educação básica, assume em 2008 o desafio de promover a articulação do currículo do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho.
Assim, orientada pela legislação educacional federal e estadual, foi criada a rede estadual de Escolas de Educação Profissional – EEEP, que passa a integrar a política estadual para as juventudes, com o objetivo de diversificar a oferta do Ensino Médio, visando sua articulação com a educação profissional e com a continuidade dos estudos, através das 97 EEEP, atualmente em funcionamento, localizadas em 74 municípios.
Essa proposta visa qualificar o projeto pedagógico das Escolas Estaduais de Educação Profissional – EEEP, com o objetivo de preparar o jovem para enfrentar os problemas da vida cotidiana, através de uma formação global que dê conta das demandas e das transformações contínuas que passam a sociedade, a economia e o mundo do trabalho.As Escolas Estaduais de Educação Profissional - EEEP tem como missão integrar a formação escolar de nível médio com uma habilitação profissional técnica através de educação acadêmica de excelência, formação para o mundo do trabalho e práticas e vivências em protagonismo juvenil.Iniciado em 2008, o projeto das Escolas Estaduais de Educação Profissional ofertou 4 cursos profissionais de nível técnico: Informática; Enfermagem; Guia de Turismo e Segurança do Trabalho, atendendo 20 municípios e 4.230 jovens.
Em 2009, implantou-se 9 cursos: Edificações; Comércio; Finanças; Produção de Moda; Estética; Massoterapia; Meio Ambiente; Aquicultura; Agroindústria, abrangendo mais 19 municípios com 12.015 jovens atendidos.Em 2010, mais 5 novos cursos: Administração; Secretariado; Contabilidade; Hospedagem e Modelagem do Vestuário em mais 8 escolas implantadas em 3 novos municípios, totalizando assim, 19.335 jovens beneficiados.
As Escolas funcionam em tempo integral. Os estudantes fazem três refeições diárias, estudam as disciplinas do currículo (base comum nacional) e se especializam em algum curso profissional, com o apoio de laboratórios e biblioteca especializados, além de 1 micro-ônibus para atividades pedagógicas.
É no 3º ano que a prática profissional dos jovens efetivamente ocorre nas empresas e instituições, com o ingresso destes no estágio supervisionado curricular obrigatório, sem ônus para as empresas e instituições que concedem estágio a custo zero, ou seja, todo o investimento é do Governo do Estado: bolsa-estágio, garantia de auxílio-transporte, contratação de seguro contra acidentes pessoais e de equipamentos de proteção individual de modo a criar condições de estágio extremamente favoráveis aos jovens que podem, com o investimento de aproximadamente ½ salário mínimo de bolsa-estágio, investirem no seu crescimento pessoal e profissional ao tempo em que estas garantias sinalizam para as empresas o comprometimento do Governo do Estado com a política de educação profissional.
As 98 escolas inauguradas ofertam 51 cursos técnicos nos diferentes eixos da educação profissional como Técnico em Carpintaria, Manutenção Automotiva, Administração, Eventos, Química e Enfermagem. O programa atende uma matrícula de 38.499 jovens cearenses em 2013.
Até o final do ano de 2014, a meta é chegar a um total de 140 (cento e quarenta) escolas, contemplando mais municípios cearenses e atendendo a um maior número de estudantes.
Texto extraído do site da Seduc.

A Coordenadora da CREDE 18, professora Edna Belém convida toda a comunidade cratense, de todos os setores para abrilhantarem este grande evento. É de grande importância para o nosso município, a instalação de uma escola deste porte. Como diz o Secretário Executivo Idilvan Alencar, é uma parcela de pagamento da dívida que temos para com nossos jovens.
" Venha fazer parte dessa história.! Inauguração da Escola Profissionalizante número 100. É no Crato, é do Crato, é nossa "!!!!