xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/12/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 dezembro 2013

Onde chegamos - Por Antonio Morais

Não se desespere ao olhar para o nosso mundo que caminha cada vez mais para o ateismo, para descrença. Pois a terra quanto mais seca, mais precisa da agua da chuva. Assim também é o coração humano: Quanto mais distante de Deus, mais sente falta dele.

Você pode reparar: Deus se tornou uma necessidade. E por isso as novas seitas que vão surgindo aos montes por aí têm sucesso. O povo procura um sentido, um refugio, um fio de esperança. E o primeiro “mascate” que aparece vende o seu produto facilmente.

O mundo de hoje está cansado de seus pecados, da situação de ódio e de violência que ele próprio criou. Mais cedo ou mais tarde as pessoas ainda vão compreender que, sem Deus, este mundo não terá condições de sobrevivência. O homem, perdendo o senso de fé, perderá também os sentimentos de fraternidade e se autodestruirá. “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família”.

Comentário: A religião católica e a politica estão  se assemelhando  no desmerecimento, e, por essa razão a fuga  de fieis é geral  e os eleitores se conservam por dinheiro. Veja a que ponto chegou o que deveria se chamar de fé:


A condição humana - Por: Emerson Monteiro

Qual dar consciência à transitoriedade, eis a condição dos seres humanos. Relâmpago em céu de muitas nuvens, habitamos um vaso de carne, músculos, ossos e sangue, dentro de tempo móvel, porém restrito, e conduzimos as inúmeras bandeiras, todas porém transitórias. Alguns que aguentem cargas maiores; outros, nem carga suportam mais. Tudo gira, pois, em volta do eixo da Terra, na igual velocidade uns e outros, divididos nos blocos das idades, dos interesses, línguas, países, raças, proporções financeiras, status sociais, etc.

Ah, isso enquanto seguimos as trilhas do depois nos diversos naipes do jogo onde andam as filas dos que buscam acertar as casas da sorte grande. Aumentar de ilusões, se nutrir de sinas e impérios.

Nesta sequência, os compromissos morais do sofrer e amar, merecimentos, pensamentos e sentimentos. Já algo que mexe mesmo com a gente são as antigas pretensões de alguns imaginar privilégios só por chegar primeiro à porta principal de Gotham City nas ocasiões e oportunidades, bem vestidos, movidos a veículos último tipo, casas volumosas, contas recheadas, mesas fartas. Contudo, a condição muda em nada com relação aos demais também de material semelhante e durabilidade equivalente.

E navegar os barcos, evitar o pessimismo, encontrar alegria de sobreviver novos dias, adquirir chances de sorrir, receber carinho, gostar dos filhos e apreciar o sucesso, pisar maneiro e fazer bons amigos.

A escola de viver ensina que há lições diárias em todo momento prenhe de sabedoria, e somos alunos da existência, às vezes repetentes, na reencarnação. Assim, a condições dos humanos. Viemos, segundo as notícias dos sábios, no sentido de evoluir, ainda que haja parceiros exigentes a dizer ser do chão, do pó e da poeira.

As dúvidas servem de instrumento de choque diante das dificuldades intransponíveis. Naquelas horas vem o sufoco no desejo da presença de valores eternos, a busca de Deus, da Esperança e da Fé, nas religiões ou no campo aberto da religiosidade popular. Mas que estreita o caminho quando a dor fala alto no coração da gente, no âmbito da necessidade, silêncio e solidão. Estes tais momentos significam as respostas de que precisamos querendo responder as perguntas da humana condição. Há quem justifique nem precisar de responder; é somente viver.

Foto: Jackson Bola Bantim.

Sesc lança cordel em homenagem a Tranquilino Ripuxado


Na próxima segunda-feira (9), o Serviço Social do Comércio* lança, através do projeto Sesc Cordel, edição especial, o livreto “Tranquilino Ripuxado - 20 anos de humor e poesia”. O lançamento acontece de forma gratuita, a partir das 9 horas, na Feira Livre do Crato.

Escrito por Josenir Alves de Lacerda, o cordel faz uma homenagem aos 20 anos do personagem Tranquilino Ripuxado, interpretado pelo humorista Pedro Ernesto Morais, natural do Crato, revelando a sua história e trajetória. Além do lançamento de cordel, o público confere recitais, participação de vários artistas e forró pé de serra.

Sobre o projeto

O Projeto de literatura de cordel acontece de forma mensal nas Unidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Iguatu e Sesc Ler, com o objetivo de publicar a produção literária de novos cordelistas, para fomentar, promover e difundir a poesia popular. 

SERVIÇO

Local: Feira Livre do Crato
Data: 9/12
Horário: 9h
Informações: (88) 3523.4444


Município do Crato adere a Campanha do Laço Branco


Dando continuidade às atividades referentes à Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, o município do Crato realiza durante todo o dia de hoje, 6, a Campanha do Laço Branco. A campanha acontece em  mais de 55 países.

Após um homem de 25 anos entrar em uma escola em Montreal, no Canadá, no ano de 1989, e assassinar 14 mulheres, foi criada a Campanha do Laço Branco. O crime que ficou conhecido como “O Massacre de Montreal”, mobilizou a opinião pública daquele país, gerando um amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social.

Desta maneira, um grupo de homens canadenses decidiu organizar-se para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa violência. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.

No Brasil, a campanha existe desde o ano de 1999. Este ano, a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense (CMDMC), irá realizar a distribuição do laço branco, símbolo da campanha, em secretarias e por todo o município. 

Fonte PMC


Farra das Vassouras: Câmara de Juazeiro do Norte absolve vereador afastado pela Justiça



Diante de um plenário lotado e sob muita reclamação de populares que acompanharam a sessão realizada no final da tarde desta quinta-feira (5), a Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte manteve o mandato do presidente da Casa, Antônio de Lunga (PSC), afastado de seu cargo por determinação da Justiça.

Legenda - Vereador Antônio de Lunga teve mandato mantido pela Câmara de Juazeiro do Norte. Treze dos 20 vereadores que compareceram à sessão de ontem votaram pela cassação do parlamentar. Eram precisos, no entanto, 14 votos.  

Ele, juntamente com o tesoureiro do legislativo, Ronnas Motos (PMDB), também afastado da função por determinação da juíza Ana Raquel Colares dos Santos, é investigado pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) por suspeita de fraudar processos licitatórios para compra exagerada de material de limpeza. O caso ficou conhecido como “escândalo das vassouras”.

Do material adquirido pela compra autorizada por Antônio de Lunga constavam cerca de 4 mil vassouras; 2,5 toneladas de sabão; 2, 5 mil caixas de fósforo, 312 unidades de óleo de peroba, 33,6 mil unidades de lã de aço, entre outros produtos.

Dos 21 parlamentares que formam a atual legislatura em Juazeiro do Norte, apenas a vereadora Maria de Fátima Ferreira Torres não compareceu a sessão de julgamento do pedido de cassação de Antônio de Lunga, apresentado pelo relator da Comissão Processante, vereador Tarso Magno, no final da semana passada.

O resultado da votação do pedido de cassação surpreendeu aos populares que acompanharam a sessão nas galerias da Câmara. Dos vinte vereadores que participaram da votação,  treze manifestaram voto favorável à cassação, enquanto que 7 parlamentares votaram  pela manutenção do mandato do parlamentar investigado. Para que Antônio de Lunga perdesse o mandato, eram necessários 14 votos favoráveis à cassação.

Mesmo com a decisão da Câmara, Antônio de Lunga continuará impedido de retornar ao Legislativo do município. Na última segunda-feira (02), o juiz da 2ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, Guccio Carvalho Coelho, decidiu acatar pedido apresentado pelo MP-CE expedindo nova liminar em desfavor aos vereadores Antônio de Lunga e Ronnas Motos.

Ambos permanecerão afastados da vereança por um período de mais noventa dias 90 dias. Também foi determinado o bloqueio de bens dos vereadores investigados e, ainda, a devolução de todo o dinheiro desviado através de notas fiscais frias apresentadas na tentativa de burlar as investigações.

Fonte: DN

Nelson Mandela - Por: Emerson Monteiro

Desses raros que decidem cumprir missão de gerações inteiras, este homem é um deles. Largou tudo que faria motivo de acomodações nas ideias, nos sonhos de burguesia, saídas noturnas e prazeres fáceis, se atirando na luta da libertação da espécie humana dentro da pátria que habitou. Isso por meio de instrumentos limpos, sem sangue, sem destruição, com a cara e a coragem, inteligência e confiança nos bens supremos da Verdade e da Justiça. Eles chegam anônimos, linheiros e prontos ao sacrifício em nome dos povos, com gosto e alegria, submissos aos caprichos da sorte ditada pelos poderosos.

Um desses tais viveu em nosso tempo, na África do Sul, país esmagado pelo colonialismo inglês e coberto de arbitrariedades, quando, então, Nelson Mandela resolveria dar um basta e pelejar na transformação dos seus irmãos e obteve sucesso.

Filho de pais pobres, rasgou a unhas e dentes o espaço na sociedade através dos estudos, do trabalho e da coragem cívica, sendo hoje símbolo dessa capacidade de renovar as oportunidades dos injustiçados. Fez da história os degraus da nação. Perseguido, prisioneiro durante 27 anos por conta da defesa dos ideias coletivos, jamais se deixaria abater por qualquer condenação. Além de perder a liberdade, também enfrentou graves problemas na saúde. Ainda assim governou o país, levado nos braços do povo, que lhe compreendeu a disposição de renovar as esperanças democráticas e o futuro, numa terra de castas e discriminação racial contra os negros.

Quando, pois, o vemos partir, qual aconteceu a 05 de novembro de 2013, já aos 95 anos, mártir da liberdade, cresce no horizonte o quanto de potencial existe no íntimo das pessoas de bem.

Outros capítulos de heróis anônimos persistem no recôndito dos lares, nas vastidões infinitas das horas, quando há necessidade imperiosa de líderes. No exemplo destas personalidades brilharão sempre os valores mais nobres das possibilidades e das grandezas universais.

V FESTIVAL DAS FLORES DE HOLAMBRA NO CARIRI



JÁ CHEGARAM NOVAS FLORES. O FESTIVAL PROSSEGUIRÁ ATÉ O PRÓXIMO DOMINGO (08 DE DEZEMBRO DE 2013), DAS 8 ÀS 20h. PRAÇA PADRE CÍCERO, EM JUAZEIRO DO NORTE CE.

Águas de Junho - Sátira à música Águas de Março Petista

Escuta aí, Armando Rafael,
Sergio Ribeiro Bastos,
Antonio Sávio
E quem mais quiser um Brasil decente...

Crato - Previsão do Tempo, 06 de Dezembro de 2013


Bom dia, Crato!


Hoje, 06 de Dezembro de 2013. Avisamnos aos nossos leitores que está em fase de produção INÚMEROS documentários e programas "Fatos em Foco" da WebTV Chapada do Araripe. Durante a semana realizei várias reportagens, que variam desde assuntos da Câmara Municipal, passando pelo Centro da cidade, com entrevistas populares, SAAEC, e estamos produzindo uma reportagem também sobre a iluminação natalina do Crato, que está ficando muito legal. Para breve!

Previsão do Tempo

Sexta-Feira, 06/12 Nascer do sol: 05h13 Pôr do sol:17h45
Temperaturas: Max 34º e Min 22º
Ventos a NE  a 17km/h
Umidade Relativa do Ar: 89% min de 43%
Índice UV: Extremo 


Encontro Internacional de Geoparques no Cariri reúne técnicos e estudiosos do Uruguai, Portugal e representante da Unesco


Está sendo realizado no Cariri o Encontro Internacional de Geoparques, por meio do projeto de cooperação Brasil – Portugal. A temática escolhida para os debates, durante os dias 4, 5 e 6 no Cariri foi “Água que nos une” - Proposta Escolar para 2014 – Desertificação. O projeto vem sendo divulgado junto às escolas do território do GA, e poderá ser replicado nas unidades de ensino da região, sobre a temática principal. O evento foi aberto oficialmente terça-feira (4), no auditório do Geoparque Araripe, em Crato, e será encerrado nesta sexta-feira.

Para isso, estão na região componentes da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e representantes de geoparques do Uruguai e Portugal. Ontem à tarde, com a participação da Fanfarra da Escola São Francisco, foi reinaugurado o Centro de Interpretação e Educação Ambiental (CIEA), em funcionamento no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, em Crato.

O Geoparque Araripe é o primeiro criado nas Américas. O processo de articulação para a realização do evento aconteceu por meio da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do GA, no intuito de possibilitar avanços, através de intercâmbio com outros geoparques. Segundo a representante da Unesco – Portugal, Elizabete Silva, é uma boa oportunidade de manter uma integração entre esses países e possibilitar a troca de experiências, com projetos bem sucedidos.

Ela destacou a importância da participação dos países de língua portuguesa, com a abordagem dessa temática, já que em 2015 será proclamado o ano internacional relacionado à desertificação, pela Unesco. Atualmente são cerca de 100 geoparques criados no mundo, três deles estão em Portugal. O segundo criado na América do Sul foi no Uruguai. O representante do Geoparque Grutas del Palácio,  César Goso, proferirá palestra de encerramento do encontro nesta sexta-feira, no auditório do Geoparque Araripe, às 19h30, e falará sobre experiências com os guias em seu país.

A representante da Unesco ressaltou a relevância do processo de educação, principalmente com a participação das escolas inseridas na área do geoparque, no contexto relacionado à temática. Hoje pela manhã, a palestra com o tema “Água que nos Une”, foi proferida na Câmara Municipal de Missão Velha. Também foi inaugurado o Centro de Interpretação e Educação Ambiental (CIEA), com a presença de autoridades locais, alunos e professores.

A meta é poder expandir esse estudo, além das fronteiras de Portugal, em prol do desenvolvimento sustentável. Ela destacou os avanços que devem acontecer entre o Brasil e Portugal, no que diz respeito à cooperação. “Felizmente estamos aqui, e esse é um sonho concretizado”, diz Elizabete Silva. Com isso, mais escolas da região estarão envolvidas.

A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, destacou a importância do programa e disse que escolas da rede pública da região, ligadas a projetos desenvolvidos pela Universidade, poderão debater e até trabalhar essa temática, considerada de larga importância no contexto educacional e de formação cidadã. Ela ressaltou o eixo de educação ambiental e que o geoparque irá se inserir no programa. “Hoje, temos um excelente trabalho que já vem sendo desenvolvido em escolas estaduais, municipais e particulares da região”, acrescenta.

Fonte: URCA


39ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CBHS REALIZADA EM PONTA DA SERRA.



Aconteceu na manhã desta quinta feira( 05.12) nas dependências do Pólo de Atendimento Vereador Edvardo Ribeiro da Silva em Ponta da Serra a 39ª Reunião Ordinária da CBHS – Comitê da Sub Bacia Hidrográfica do Rio Salgado.

O evento contou com a participação de membros do referido comitê oriundos de vários municípios quem compõem a dita subbacia. Além das explanações e discussões dos problemas relacionados com o tema água e reservatórios houve também um espaço para ser colocado o andamento do projeto emancipatório do Distrito de Ponta da Serra, que foi feito por Antonio Correia Lima, representante da AMEPS – Associação do Movimento Emancipalista de Ponta da Serra.
Ao final houve a confraternização natalina dos membros do Comitê com a troca de presentes seguida do almoço.

É importante dizer que a plenária do CSBH salgado julgou pertinente o pleito da comunidade de ponta da serra e agora é mais uma entidade que apóia a emancipação.O CSBH SALGADO DIZ SIM A EMANCIPAÇÃO DE PONTA DA SERRA.

Fonte: Antonio Correia Lima



Obama determina bandeiras dos EUA a meio mastro até segunda-feira por Mandela



Washington, 5 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ordenou nesta quinta-feira que as bandeiras americanas na Casa Branca e em outros edifícios públicos sejam hasteadas a meio mastro até o anoitecer da próxima segunda-feira, em luto pela morte do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela.

Obama deu a ordem em um pronunciamento presidencial e pediu que as autoridades federais, militares e estaduais a sigam "como sinal de respeito pela memória de Nelson Mandela".
A ordem foi cumprida imediatamente e a bandeira principal da Casa Branca já está a meio mastro, assim como deverá ocorrer em embaixadas no exterior, instalações militares e embarcações da Marinha americana.

"Não voltaremos a ver alguém como Nelson Mandela", disse Obama, repetindo as palavras que pronunciou pouco antes em uma declaração na Casa Branca.
"Nós temos que promover o exemplo que ele deu: tomar decisões guiados pelo amor e não pelo ódio, não menosprezar nunca a diferença que pode marcar uma pessoa, e buscar um futuro que seja merecedor de seu sacrifício", continuou.

"Por enquanto, faremos uma pausa para agradecer pelo fato de que Nelson Mandela viveu; um homem que tomou a história em suas mãos e mudou o arco do universo moral para a justiça", concluiu o presidente. Sua esposa, a primeira-dama Michelle Obama, também quis prestar homenagem a Mandela através de uma mensagem no Twitter.

"Sempre encontraremos força e inspiração no extraordinário exemplo de coragem moral, 
amabilidade e humildade de Nelson Mandela", escreveu a primeira-dama. EFE

Fonte: EFE Via Yahoo



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31