xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/11/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 novembro 2013

FIQUE POR DENTRO ! Por Maria Otilia


Informamos a todos os educadores, pais e estudantes do Cariri, que a Escola Joaquim Valdevino, localizada no distrito de Ponta da Serra, pertencente a rede estadual de ensino,CREDE 18 está entre as 10 melhores , concorrendo ao prêmio do Projeto  Curta Histórias. A  escolha das três melhores será através do voto pela internet. Vamos votar e eleger a escola Joaquim Valdevino para ser vencedora deste brilhante projeto.



Veja parte do Ofício  enviado para  o Núcleo Gestor da Escola:
Em Quarta-feira, 20 de Novembro de 2013 17:02, Etnico Racial EtnicoRacial@mec.gov.br escreveu:

Prezada Escola:

Temos a imensa satisfação de informar que a sua equipe está entre as dez finalistas do Prêmio Curta Histórias.
No dia 22 de novembro começará o júri popular no site www.curtahistorias.org
A premiação/anúncio das três equipes vencedoras será em Brasília no dia 02 de dezembro, no entanto, as dez equipes finalistas deverão participar do evento de premiação no Ministério da Educação.

Desta forma, solicitamos que seja enviada a autorização para viagem dos alunos menores de idade, bem como número de documentação deles e dos adultos que os acompanharão.

                        ACESSE  ...DIVULGUE ... VOTE ....VAMOS ELEGER UMA ESCOLA DO NOSSO MUNICÍPIO!!!

Crueldade - A História viva, a Arte que se vai aos olhos do Governo do Estado do Ceará - Por: Ed Alencar







NEM SURDOS, NEM MUDOS, NEM CEGOS, são os homens que tem autonomia e poder  de decisão em suas pastas, para solucionar problemas no Governo de Cid Gomes, em especial ele! 

Não é de hoje que se grita por socorro ao Governo do Estado, para salvar aquela relíquia ainda viva, agonizante em vossas mãos, o velho engenho de pau, tração animal e secular. Não é de hoje, que promessas e mais promessas, são como palavras ao vento, que não deveriam ser jogadas, por homens competentes a ignorar a arte, a história, mesmo que alguns tenham apenas decorado suas lições em salas de aulas, ao falar de um passado que foi esteio da economia deste Brasil. 

Não é de hoje, que até ao Ministério Público, o governo vem faltando com sua palavra de restauração do velho engenho, riqueza nobre ainda arquejante no nosso município que segundo uma pesquisa, não existe mais ao longo dos municípios da região. Em 2008, quando se tornou “Parque Estadual do Sítio Fundão no governo Cid Gomes, o seu núcleo, o engenho em si, ainda estava salvo, apenas suas estruturas em volta com paredes e parte do telhado vinham caído. No inverno de 2009, outra parte que ainda protegia parte do engenho também caiu precisand  urgentemente ser recoberto para salvar seu núcleo. Daí pra cá, nada fizeram, e tome chuva e sol  que de inverno a verão, vem corroendo sua estrutura. O Parque Estadual do Sítio Fundão também defendido pelos saudosos  guerreiros Jackson Antero, o ecologista Jefferson da Franca Alencar  criador da reserva e tantos outros defensores daquela  obra,  vai morrendo também por falta de "A T I T U D E". 

O Parque hoje abriu as suas portas para receber turistas, estudantes, professores, autoridades e tem como lição, a crueldade do abandono e descaso como se fosse um  amontoado de lixo sem significância nenhuma para a nossa história. 
Nesta primeira chuva que caiu no Crato, vieram abaixo sete travessas de madeira que formam as engrenagens da estrutura e o restante do telhado, lembrando que o inverno está chegando. Os estudantes só interrogam, os professores e  universidades, nada fazem. Os cratenses perdem essa história calados e de braços cruzados, o governo agradece.  

Aliás, é bom lembrar que o CONPAM, órgão responsável pelo parque, tem um novo gestor. Dr. Bruno Menezes, será que ele já viu aquela história? Quem sabe se ele não é solução!  Em suma: Dinheiro para a reforma tem, uma equipe de mestres especializados em restaurações  também, já foi feito o tombamento, ta faltando o que? (Atitude Querer).

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


DESCASO - Crato já está infestado de "Paredões de Som" novamente e ninguém toma qualquer providência !



Na foto acima: Não levou mais que 10 segundos para que este veículo atravessasse completamente a Rua Pedo II de ponta a ponta, aterrorizando os moradores das proximidades. Quando tentei bater esta foto, e já estava com o celular na mão, vejam a distância entre a JL Locadora e o veículo...

Rua Pedo II, no centro da cidade do Crato. De repente, um estrondo, vidros e objetos começam a tremer; Pessoas saem de suas casas para ver o que está acontecendo. De repente, em altíssima velocidade, sem respeitar qualquer legislação, passa um automóvel com um daqueles paredões de som e forró eletrônico tocando "em toda altura". Mais uma mostra do DESCASO, da falência dos órgãos de controle, das autoridades, que deveriam zelar pela paz, pelas leis e pela órdem na cidade do Crato. 

O Blog do Crato já vem denunciando este grave problema desde a gestão passada, inclusive teve reuniões entre o antigo Secretário de Controle Urbano Nivaldo Soares e o promotor Dr. Pedro Luis Camelo, e foi feita até uma cartilha orientando a população a como reagir diante da poluição sonora. Acontece que a polícia comum não tem poder de polícia nesses casos. Seria preciso a leitura sonora através de um decibelímetro. Nesta semana, estive conversando com o promotor de Justiça Zé de Deus sobre este assunto e algumas medidas que ele já tomou há muitos anos na tentativa de coibir estes abusos.

Mas, infelizmente, nada até agora foi eficaz. Seria interessante que houvesse uma lei que proibisse definitivamente o uso de paredões sonoros, e quem fosse flagrado "portanto" um paredão, fosse detido e o veículo apreendido.

Infelizmente, neste ano, com a nova gestão municipal e sua ineficiente Secretaria de Controle Urbano, o que se vê no Crato é a proliferação de dezenas de paredões de som, e automóveis comuns, onde pessoas completamente sem educação perturbam a paz, acham que são os donos do Crato, que podem tudo, que fazem tudo e ficam na impunidade. E pelo que se vê na prática, isso acaba sendo verdade. Não há qualquer notícia de alguma medida de controle à poluição sonora em nosso município. Crato continua ao Deus dará, andando para trás, como caranguejo, porque as pessoas erradas continuam sendo escolhidas para os lugares onde deveria existir austeridade e algum tipo de autoridade.

P.S - E assim como na Rua Pedro II, dezenas ou centenas de casos acontecem por toda a cidade, aos olhos fechados daqueles que deveriam exercer algum tipo de controle e autoridade.

Por: Dihelson Mendonça



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31