xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/11/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 novembro 2013

Para você Refletir ! -Por Maria Otilia

Dia Nacional da Consciência Negra....Que este dia seja apenas de alerta para a  não propagação da  cultura do preconceito, da falta de respeito, de sensibilidade, de amor ao outro.  Infelizmente vivemos em uma era onde vale quem tem mais, quem consegue mais poder que na maioria das vezes não se dá de forma democrática.Para todos nós, negros, brancos, afrodescendentes, pardos,etc,  posto esta bela letra de música que fala de um homem que foi  exemplo de  caráter , luta por um ideal de liberdade e poder de mudanças...ZUMBI!!!


Kizomba, Festa da Raça
Martinho da Vila
Valeu Zumbi
O grito forte dos Palmares
Que correu terras céus e mares
Influenciando a Abolição
Zumbi valeu
Hoje a Vila é Kizomba
É batuque, canto e dança
Jogo e Maracatu
Vem menininha pra dançar o Caxambu
Vem menininha pra dançar o Caxambu
Ô ô nega mina
Anastácia não se deixou escravizar
Ô ô Clementina
O pagode é o partido popular
Sarcedote ergue a taça
Convocando toda a massa
Nesse evento que com graça
Gente de todas as raças
Numa mesma emoção
Esta Kizomba é nossa constituição
Esta Kizomba é nossa constituição
Que magia
Reza ageum e Orixá
Tem a força da Cultura
Tem a arte e a bravura
E um bom jogo de cintura
Faz valer seus ideais
E a beleza pura dos seus rituais
Vem a Lua de Luanda
Para iluminar a rua
Nossa sede é nossa sede
De que o Apartheid se destrua
Vem a Lua de Luanda
Para iluminar a rua
Nossa sede é nossa sede
De que o Apartheid se destrua
Valeu
Valeu Zumbi

Sessão da Câmara Municipal do Crato termina em confusão...


Alguns parlamentares parece que não podem ver as lentes da televisão, que já armam logo um verdadeiro "circo". Assim foi o que aconteceu na sessão desta terça-feira na Câmara de Vereadores do Crato, com direito a bate-boca, ânimos exaltados, palavras ofensivas e outras mais. Tudo aconteceu pelo motivo habitual: A instauração da CPI para investigar as denúncias de mensalão. A TV verdes mares fez um excelente trabalho ao mostrar além da confusão, a excelente fala do vereador Bebeto, uma voz que tem se destacado na câmara por propor seriedade nas questões.

Veja o vídeo:



Fonte: TV Verdes Mares


A Câmara Municipal não tem credibilidade para instalar uma CPI nem investigar ela mesma


Um nó difícil de desatar !


Essa câmara que aí está ?

O Deputado Fernando Hugo ( 6 mandatos ), disse há poucos dias que a Câmara do Crato instalar CPI para investigar as denúncias de mensalão, seria como colocar a raposa para tomar conta do galinheiro. Na verdade, a população fica atônita, quando se sabe que 9 vereadores foram citados por Dárcio Luiz como tendo recebido propina para votar contrários ao parecer do TCM. Sabemos que 14 votaram contra o TCM. E sabemos que dos 19 vereadores da câmara, 17 são da base aliada do prefeito do Crato, que está também citado nas gravações do Dárcio Luiz. 

Como é que se espera seriedade, idoneidade, e celeridade nessas investigações, se uma CPI para ser instalada, envolve um número razoável de vereadores e não há vereadores suficientes sem haverem sido citados para compor os quadros de uma CPI ?

O nó está difícil de desatar!
A minha opinião é que a Câmara que aí está, não tem "MORAL" para investigar ela mesma.

Por: Dihelson Mendonça



Você sabia que o Brasil já teve 13 bandeiras diferentes?


(“Folha de S.Paulo”, 19-11-2013)

A bandeira do Brasil nem sempre foi do jeito que conhecemos hoje. O país já teve 13 bandeiras --a cada mudança que acontecia, um novo símbolo nacional era criado.
Em 1815, por exemplo, quando o país deixou de ser colônia de Portugal, adotou a bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve. Seis anos depois, em 1821, já havia uma nova, que vigorou até 1822. O motivo? Fim da monarquia absoluta.
A bandeira que conhecemos hoje já dura mais de cem anos. Por ter sido criada em 19 de novembro de 1889, o Dia da Bandeira é comemorado hoje (19).

A atual bandeira 

Com a proclamação da República em 15 de novembro de 1889 começaram a mudar algumas coisas do Brasil: a primeira foi a forma de governo, que passou a ser republicano federativo. As províncias passaram a ser Estados e foi convocada uma assembleia para elaborar a nova Constituição, isto é, a lei sobre a qual se baseia toda a vida de um país. Essa constituição foi votada em 1891 e substituiu a do Império, que datava de 1924.
Outra coisa que mudou bem depressa foi a bandeira e no dia 19 de novembro foi desenhada uma nova - que conservou, porém, as cores escolhidas em 1822 pelo imperador dom Pedro 1º, o verde e o amarelo (que eram as cores de sua família e de sua esposa).
A bandeira do Império era parecida com a atual: o retângulo verde tinha em seu centro o losango amarelo, mas em vez da esfera azul, dentro dele ficava o escudo do imperador com ramos de café e fumo.
Mas entre o dia 15 e o dia 19 houve uma bandeira provisória da República: 13 listras amarelas e verdes alternadas (imitando a bandeira dos Estados Unidos), tendo no alto à direta um retângulo azul com 21 estrelas brancas. E no dia 19 foi escolhida a bandeira oficial, a que temos até hoje: voltaram o retângulo e o losango verde-amarelo e as estrelas foram colocadas numa esfera azul, no centro do losango, divididas pela faixa branca em que se lê o dístico: "Ordem e Progresso".

O CRIME COMPENSA ? - Dirceu, Genoino e Delúbio são transferidos para regime semiaberto



SÃO PAULO, 18 Nov (Reuters) - O ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da legenda Delúbio Soares foram transferidos nesta segunda-feira para o Centro de Internamento e Reeducação, localizado no complexo penitenciário da Papuda, em Brasília, para onde são enviados os presos que cumprem pena em regime semiaberto, informou o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Segundo a Vara de Execuções Penais da Corte, os benefícios externos do regime semiaberto, ao qual os três petistas foram condenados, só serão concedidos após a homologação dos pedidos por esses benefícios, como o trabalho externo.

Segundo o TJDFT, estão na mesma situação que o trio petista o ex-deputado Romeu Queiroz e o ex-tesoureiro do PL, atual PR, Jacinto Lamas, por determinação do juiz titular da Vara de Execuções Penais, Ademar Silva de Vasconcelos. Dirceu, Genoino e Delúbio foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão e, após decisão do ministro do STF e relator do processo, Joaquim Barbosa, pelo início imediato do cumprimento da pena, se entregaram à Polícia Federal na sexta, nos casos de Dirceu e Genoino, e no sábado, no de Delúbio.
Os três foram condenados por corrupção e formação de quadrilha, mas ainda podem recorrer da segunda condenação. Mesmo com as duas condenações, a pena imposta a Genoino implicaria regime prisional semiaberto.

Dirceu e Delúbio teriam de iniciar o cumprimento de suas penas em regime semiaberto, já que ainda cabe recurso à condenação por formação de quadrilha. Os três, no entanto, estavam mantidos em regime fechado desde que chegaram a Brasília no fim de semana, o que gerou reclamações das defesas e críticas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em nota divulgada nesta segunda-feira, o Diretório Nacional do PT reiterou a posição do partido, que considera o julgamento do mensalão "injusto, nitidamente político e alheio às provas dos autos", e criticou a prisão dos petistas em regime fechado.

"Não fosse só por isso, o mandado de prisão expedido pelo presidente do STF, ao não especificar o regime de cumprimento das penas, além de propiciar um espetáculo indesejado e condenável, desrespeitou direitos dos companheiros e ainda colocou em risco a vida do deputado José Genoino, cardiopata recém-operado", disse o Diretório Nacional.Genoino passou recentemente por uma cirurgia cardíaca e está de licença do mandato de deputado por questões de saúde. Ele chegou, inclusive, a pedir aposentadoria por invalidez à Câmara dos Deputados.

"Condenados sem provas, num processo nitidamente político e influenciado pela mídia conservadora, os companheiros estão sendo vítimas, desde o início, de uma tentativa de linchamento moral, que visa, também, criminalizar o PT e influir na disputa eleitoral", afirma o documento.

OUTROS CONDENADOS

O TJDFT informou ainda que as duas mulheres que já começaram a cumprir pena pela condenação no julgamento do mensalão, a ex-presidente do Banco Rural Katia Rabello e a ex-funcionária da agência SMP&B Simone Vasconcelos, passarão a cumprir pena no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal. Katia Rabello foi condenada a regime fechado, enquanto Simone Vasconcelos a regime semiaberto. O empresário Marcos Valério, apontado pelo STF como operador do mensalão, cumprirá pena na Penintenciária do Distrito Federal (PDF 1), também no complexo da Papuda.

Terão o mesmo destino os ex-sócios de Valério Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, além do ex-diretor do Banco Rural José Roberto Salgado. Valério, Paz, Hollerbach e Salgado foram condenados ao regime fechado.

(Reportagem de Eduardo Simões) - Yahoo Notícias


VÍDEO - FATOS em FOCO - Especial sobre a Guerrilha do Ato Dramático Caririense - Entrevista com Cacá Araújo

Olá, Bem-vindos a mais uma edição do programa FATOS em FOCO, que hoje é dedicado a um movimento de resgate da Cultura eminentemente Caririense. Estou falando da Guerrilha do Ato Dramático, que já vai na sua quinta edição, e somente neste ano, com 30 companhias de teatro se apresentando. No programa de hoje estarei conversando com o seu fundador, o Dramaturgo Cacá Araújo, que fala sobre a história do movimento, as dificuldades, e os recentes conflitos entre a Guerrilha e a Mostra SESC Cariri de Cultura. 
O Cariri é reconhecido internacionalmente como um celeiro de cultura. Uma região que foi "colonizada" entre aspas, à partir do ciclo do Couro, cujos habitantes originais eram os índios Cariris. Nos últimos séculos a região desenvolveu uma identidade cultural única, que a diferencia das demais regiões, na música, na dança, na literatura, e tudo isso tem influenciado a consolidação de uma nova estética na dramaturgia, tendo na atualidade, grandes representantes. Acontece que nem sempre esses valores, os artistas caririenses puderam ter seu espaço garantido e valorizado. Foi por isto que em 2009 surgiu a Guerrilha do Ato Dramático Caririense, como movimento de resistência e de resgate à cultura do Cariri. O movimento que inicialmente abraçou a dramaturgia, também pretende se expandir para outras áreas de atuação como a música, as artes plásticas, na chamada Confederação das Artes do Cariri.
E para conversarmos sobre a Guerrilha, ninguém melhor que o seu fundador. Cacá Araújo, bem-vindo ao programa Fatos em Foco. 
01 - Em um primeiro momento, gostaríamos que você nos explicasse como começou esse movimento, a Guerrilha do Ato Dramático Caririense
02 - Há um interesse também por parte da Guerrilha em fazer o intercâmbio de artistas entre as diversas regiões do Brasil ?
03 - Por que neste ano aconteceu esta celeuma vista nos meios de comunicação e nas redes sociais entre a Mostra SESC Cariri de Cultura e a Guerrilha do Ato Dramático ?
04 - Cacá Araújo, como é que você vê o público que vai aos espetáculos culturais hoje aqui no Cariri, você acha que tem aumentado, tem diminuído, qual o panorama ao longo dos últimos 10 anos ?
05 - Agora vamos falar sobre o artista em si, o ator, o Dramaturgo Cacá Araújo, como foi o seu início de carreira, você logo cedo percebeu essa vocação para as artes cênicas ou isso aconteceu muito mais tarde ?
06 - Então você concorda que o epicentro deste movimento acontece aqui, no coração do Nordeste, como movimento de vanguarda cultural e possivelmente estaria criando uma nova escola, novas estéticas na dramaturgia brasileira ?
07 - Então, além da questão cultural, há também, diga,os, um propósito social na Guerrilha, é isso que você quer dizer ?
08 - Cacá Araújo, todo artista, toda celebridade, todo aquele que se dedica a uma intensa atividade que depois se torna gratificante, que produz frutos para a sociedade, acaba por ter sua vida marcada por pontos altos e baixos. Qual foi, ou quais foram os principais pontos em sua carreira que você citaria como os mais importantes, até agora ?
09 - Cacá, acho que você teve conhecimento do recente episódio envolvendo a Tatiana Vanderlei, que é uma cantora lírica Cratense premiadíssima na Itália, e que enviou uma proposta para vir se apresentar aqui no Crato pela mostra SESC 2013 e teve o seu trabalho rejeitado, infelizmente, a Tatiana entrou em contato com o Blog do Crato e fez um relato do ocorrido, como você vê essa questão, que é um verdadeiro paradoxo, já que a Mostra SESC se propõe a valorizar as Artes, uma artista caririense de renome mundial ser rejeitada dentro da sua própria casa, dentro da sua própria terra ?
FINALIZAÇÃO
Cacá Araújo, muito obrigado por participar desta edição do Fatos em Foco. Quero parabenizá-lo pelo seu trabalho, pelo seu imenso esforço em conseguir esse resgate da arte genuinamente caririense, neste ano são 30 companhias participando da Guerrilha, e desejo sucesso para as próximas edições, pois você confirma que é um verdadeiro guerrilheiro da cultura caririense.
Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
www.tvchapadadoararipe.com

VEJA O VÍDEO - FATOS em FOCO - AS últimas notícias sobre o Escândalo do Mensalão do Crato


Veja no programa FATOS em FOCO de hoje:


A repercussão nas ruas do Crato sobre o escândalo do Mensalão na Câmara Municipal.  O que a população pensa à respeito das investigações e das inúmeras versões já lançadas na mídia.  E veja também, vereadores querem instalar CPI para apurar as denúncias na câmara Municipal do Crato. E ainda nesta edição, o som moderno e essencialmente Cratense de Ibbertson Nobre Trio.

População se manifesta sobre as denúncias de Mensalão no Crato

O clima político continua quentíssimo em Crato com a denúncia feita pelo ex-prefeito Samuel Araripe a uma estação de rádio local no dia 10 de outubro, de que alguns vereadores tentaram lhe extorquir dinheiro para que votassem a favor do parecer do TCM, que recomendava a aprovação das contas do exercício de 2009 do ex-gestor. De lá para cá aconteceram inúmeros desdobramentos em torno do assunto principal, como a divulgação de várias gravações à imprensa, em que o vereador Dárcio Luiz de Sousa cita uma reunião em que o atual prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de  Mattos e diversos vereadores se reuniram 1 dia antes da votação das contas do ex-prefeito e 9 deles teriam recebido do atual prefeito, a quantia de 50 mil reais para votar contra o parecer do TCM, fato que foi desmentido pelo prefeito Ronaldo em nota oficial à imprensa e pelos vereadores citados nas gravações. A denúncia foi parar no Ministério Público, que está investigando o caso. Nos últimos dias, somando-se ao já tumultuado quadro gerado pelas denúncias, o movimento dos sem-teto se uniu a outras pessoas e foi criado um movimento de ocupação da Câmara Municipal, que durou por vários dias e noites, e continha na sua pauta, 10 tópicos, sendo um deles, a apuração das denúncias de corrupção, e a reivindicação de terrenos para a construção de moradias, que foi promessa de campanha do atual prefeito. 

Como se vê, há muitas pautas sendo discutidas, todas juntas e misturadas, diz-se que algumas delas possuem interesses francamente políticos, e outras reivindicações são legítimas, de real interesse do povo.

A nossa reportagem esteve nas ruas do Crato nesta semana, onde procurou ouvir o que a população tem a dizer à respeito das graves denúncias que envolvem a câmara municipal do Crato e muitos arriscam fazer até um prognóstico de como tudo isso terminará. ( Veja no Vídeo ).

CPI NA CÂMARA

Nas sessões ocorridas nesta semana, os vereadores discutiram a criação de uma CPI para apurar as denúncias e pedem dentre outras coisas, a gravação original feita pelo ex-prefeito Samuel Araripe, só que o ex-prefeito já declarou em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, que somente o Ministério Público é que teria a gravação original. O ministério público, por sua vez já está investigando todas as denúncias. Também falou à nossa reportagem o Presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Saraiva sobre a criação de uma CPI. O Vereador Marquinho do Povão também falou sobre a instalação da CPI. Já o vereador Bebeto Anastácio falou sobre a ocupação da câmara e os direitos dos sem-tetos que reivindicaram moradias. ( Veja no Vídeo ).

ARTE & CULTURA - Ibbertson Nobre Trio

Mas nem só de política vive o Crato: Apresentou-se recentemente no Teatro do SESC o trio do pianista Ibbertson Nobre, com ele mesmo ao piano, o contrabaixista João Neto e o baterista Demontier DeLamone. O objetivo do grupo é a divulgação de um trabalho autoral, com influências da música moderna, do Jazz, aliado a uma sonoridade essencialmente nordestina e Cratense. ( veja no Vídeo ).

Veja no próximo programa, a discussão do momento em Crato, os rumos da Mostra SESC Cariri de Cultura e da Guerrilha do Ato Dramático, dois eventos culturais que acontecem simultaneamente aqui no Cariri. Na próxima edição do FATOS em FOCO. Até lá...


Nova gravação surge na imprensa, onde o vereador Dárcio Luiz continua falando sobre negociações para a votação das contas do Ex-prefeito Samuel Araripe


Na manhã de hoje ( 19 ) chegou até nossa redação um e-mail vindo do repórter Ed Alencar, de mais uma gravação da fatídica reunião ocorrida na residência do vereador Dárcio Luiz de Sousa e o ex-prefeito Samuel Araripe, em que foram ditas nas primeiras, que 9 vereadores teriam recebido cada um 50 mil reais para votarem contra o parecer do TCM. O Ministério Público está investigando o caso e a Câmara Municipal está em vias de instalar uma CPI para apurar também. 

A gravação de hoje, não se sabe quem liberou à imprensa. Não foi enviada pelo ex-prefeito Samuel Araripe, a exemplo das anteriores. Alguns dizem que teria "vazado" já do próprio Ministério Público, mas isto é apenas uma especulação. O certo é que grande parte da imprensa já está publicando o áudio no dia de hoje e a primeira a publicar, teria sido a Rádio Princesa, e à partir daí, os outros veículos de informação.

Ouça o áudio:


De que adianta anunciar onde NINGUÉM VÊ ? - Anuncie no BLOG DO CRATO - 200 Mil Visitas por mês Comprovadas por Institutos de Medidas


Existem muitos sites picaretas na internet. Gente que diz ter muitos acessos, mas não tem como comprovar com os clientes. Mas há como os anunciantes saberem comprovadamente se.os sites de internet tem idoneidade. Existem ferramentas que medem a quantidade des acessos diários. DESCONFIE DE TODO SITE QUE NÃO TEM O PROGRAM "Hi-STATS" INSTALADO. Anuncie somente com quem divulga as estatísticas de acesso medidas dia a dia, mês a mês e ano a ano. Segundo os serviços do Hi-Stats, o Blog do Crato atinge médias de 200 mil acessos por mês. Nossos clientes anunciantes podem receber mês a mês o comprovante de visitas, o que garante que diferentemente dos picaretas, nós não escondemos os dados de acesso. Anuncie apenas com quem divulga as estatísticas do Hi-Stats em Boletins timbrados e autenticados pelo Hi-Stats.

Ao anunciar a sua empresa na internet, é muito importante procurar quem tem credibilidade e seriedade naquilo que faz. A internet é hoje um lugar cheio de vigaristas que criam sites de brinquedo quase sem visitação e tentam enganar o público anunciando altos índices de visitas. Para evitar essas fraudes, é que em todo o mundo, os sites sérios e aqueles que se preocupam com a sua credibilidade e Seriedade utilizam ferramentas como o HISTATS. O Histats é um sistema completo que mede o acesso verdadeiro de cada pessoa que acessa os sites. Com o Histats é possível saber em tempo real quantas pessoas estão acessando naquele momento e qual a quantidade de acessos por dia, por mês, por ano, e inclusive saber quais notícias tem mais Ibope.

Portanto, se um site OMITE as informações do Histats, não acredite nos anúncios sobre acessos. 

Há muitos anos, o Blog do Crato adotou o Histats como meio oficial de estatísticas, por ser o de maior confiabilidade. Aqui, nossos clientes não são enganados com promessas de acessos falsos. Aqui, nós divulgamos periodicamente as estatísticas, e cada anunciante pode receber mês a mês um boletim com o volume de acessos para acompanhar se o seu investimento está sendo válido. 

Desconfie de todo site que não publica os dados verdadeiros e em tempo real do HISTATS. As estatísticas diárias do Blog do Crato podem ser vistas na lateral direita do Blog todo o tempo:


Acima: O Histats do Blog do Crato registrado no dia seguinte às eleições municipais. Veja que naquele dia e até aquele horário ( 18:00, já tínhamos 10.202 acessos de páginas e 173 pessoas acessando ao mesmo tempo - 173 computadores conectados ao Blog do Crato ). Os leitores do Blog podem acompanhar em tempo real, quantas pessoas estão visitando o Blog, e as estatísticas do dia.



Acima: Um outro exemplo aleatório: Estatísticas do mês de Outubro de 2012 - Tivemos 212.373 Acessos a páginas do Blog.

BLOG DO CRATO - MOSTRANDO AS ESTATÍSTICAS, PORQUE NÃO TEM NADA A ESCONDER

Anuncie na Maior Vitrine da Internet do Interior do Ceará

www.blogdocrato.com -  A maior vitrine da Internet do Interior Cearense.

200 Mil Acessos mensais comprovados pelo HiStats. A maior visibilidade da sua empresa na Internet. Entre em contato pelo e-mail:  blogdocrato@hotmail.com e agende uma visita


A SOLIDEZ DE QUEM JÁ ESTÁ HÁ 8 ANOS NO MERCADO !

Vereador AMADEU pergunta e fica sem resposta.



O vereador Amadeu de Freitas perguntou ao líder do prefeito se as demissões que estão ocorrendo, serão para a criação de vagas para os concursados ou se é para enxugar a folha, dando exemplo da improbidade administrativa pela qual foi acusado o gestor de Iguatu nos anos de 2005 a 2012.
Se tiver as vagas ocupadas pelos contratados até agora, como é que as secretarias continuam trabalhando normalmente sem eles?????? Na realidade, os próprios efetivos dessas Secretarias comentam frequentemente que não sabem para que tantas pessoas, se não tem função para elas.

O Sr. PRAXEDES do Demutran complementa: Francisco Dos Santos Praxedes - "Aqui no demutran tão criando coordenadores para depois criar as coordenações!!! tem turnos que são três quatro sem sem a quem mandar mandam neles mesmos!!!!"

Fonte: Tacinha Anatáscio - Facebook

Notícias Administrativas - 19 de Novembro de 2013


Crato realiza caminhada e momento esportivo no combate ao diabetes

A Semana de Detecção e Prevenção de Hipertensão e Diabetes do Crato foi encerrada na última quinta-feira, dia 14. Durante toda esta semana foram realizadas diversas atividades de educação e serviços assistenciais voltados para os usuários do Posto de Saúde Teodorico Teles. No dia 14, dia Mundial do Diabetes foi realizada uma caminhada saindo do Posto Teodorico Teles e seguindo por ruas do Centro do Crato até o Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Na ocasião foram feitos exercícios físicos com os participantes. O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. A Secretaria de Saúde do Crato informa a todos que a unidade de Saúde Teodorico Teles oferece serviços assistenciais especializados para diabéticos e hipertensos.  

Maiores Informações (88) 3523-1274.

Governo cratense realiza a oficina de fotografia “Ensaios da Aparência Encenada”

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), estará realizando do dia 25/11 a 29/11, no auditório do Geopark Araripe, das 14h às 18h, oficina de fotografia “Ensaios da Aparência Encenada”, com o fotógrafo Allan Bastos. A oficina destina-se aos fotógrafos e amadores da fotografia que queiram manifestar seus pensamentos que retratem a aparência, os rótulos, os limites, em fotografias em cenas com elementos e situações urbanas, e de territórios inexistentes em busca de reflexões dos vínculos com a aparência.

O fotógrafo Allan Bastos oferece na oficina uma leitura de trabalhos contemporâneos com fotografia, traçando potencialidades de ensaios entre a transgressão da imaginação e da memória relacionadas à aparência e seus estranhamentos, a partir de uma perspectiva da sensação, em que o olhar mergulha e nele se perde. Durante a oficina, serão compartilhados blocos de intensidade e ideias para o processo do desenvolvimento de pesquisa e investigação de conceitos a serem representados em ensaios fotográficos. Inquietações e provocações serão as substancias desbravadoras dos enredos construídos e encenados, propondo a subversão de regras urbanas não previstas em novas reflexões sobre linguagem e comportamento social. As inscrições estão sendo realizadas na sede da SECULT, de 18/11 a 22/11, das 9h às 17h. O projeto está sendo coordenado pela Coordenadoria de Políticas de Programas e Ações Culturais - Célula de Audiovisual. 

Projeto que solicita a abertura de vaga suplementar para Analista Ambiental-Agrônomo é aprovado pelo Legislativo. 

Aprovado na sessão ordinária do último dia 18/11, da Câmara Municipal, o projeto de lei nº 0111/13, de autoria do Executivo, que autoriza abrir vaga suplementar para o cargo de Analista Ambiental – Agrônomo, para suprir carência no Município do Crato, por meio de vaga destinada a concurso público. O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, destaca que foi realizado um levantamento para ser verificada a carência existente e propôs a abertura da vaga. A vaga será ocupada de acordo com ordem de pontuação estabelecida em edital. Foram mais de 40 gols em 10 jogos, e muita animação na segunda fase do Interdistrital de futebol. Com jogos realizados no estádio O Mirandão, na sexta-feira, 15, e no domingo, dia 17, com início às 08h30, os jogos do período da manhã, e 13h30, para os jogos da tarde, a segunda fase do Interdistrital de Futebol. Os jogos foram disputados em forma de mama-mata. Foram três jogos pela manhã e três à tarde, com mais de 40 gols marcados, médio superior a 4 por partida..

Após tantos gols e muita vibração, 10 equipes se classificaram, e já aguardam a terceira fase.

A Coordenação do evento informa que o jogo entre as equipes da Bebida Nova x Jenipapo foi adiada em respeito ao falecimento do atleta José Eldo da Silva, da equipe Jenipapo, ao mesmo tempo em que envia votos de pesar à família e aos companheiros equipe. Breve será repassada o dia e horário desta partida. Nesta terça-feira haverá reunião para definições de data e ordem de jogos da terceira fase. A coordenação do evento ressalta que a prefeitura municipal está dando todo apoio necessário para o sucesso da competição, e a Secretaria de Esportes segue orientação do Prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, que é incentivar o esporte amador e profissional do Município, ao mesmo tempo em que convida a todos os amantes do futebol para prestigiarem a terceira fase do interdistrital.

Fonte: PMC



Secretário de Finanças do município do Crato será convocado para prestar esclarecimentos na câmara por omissão de informação


O vereador Bebeto Anastácio, encaminhará na sessão de terça feira (19), um requerimento convocando o secretário de finanças do município Sr. Édio Oliveira Nunes, uma vez que vem infringido a Lei nº 12527 que diz ser crime de responsabilidade, não prestar informação a qualquer cidadão, que poderá responder por improbidade pelo descaso do não atendimento ao que tem sido solicitado pelo vereador, onde o primeiro pedido como resposta foi o silencio. 

Disse Bebeto em entrevista a imprensa: “ Outros pedidos vem em forma de piada, não recebendo oficio meu por não está assinado pelo presidente da câmara, outra desobediência  e desconhecimento da Lei, lhe enviei  outro oficio dizendo que a não informação, eu teria que  entrar com uma ação judicial, e como resposta o secretário me respondeu que eu fosse procurar no portal da transparência, ou nas contas da prefeitura, e eu não tenho acesso as contas da prefeitura e o que eu pedi não está no portal da transparência, solicitei a numeração dos bilhetes dos talhões da “ZONA AZUL” pois existem denuncias de numerações diferenciadas e que esta convocação é para sabermos quanto da receita do município vem sendo empregado na folha de pagamento e se tem haver com as demissões”. Concluiu Bebeto. 

O vereador disse que antes de entrar com uma ação por improbidade administrativa contra o secretário de finanças do município, procurou o secretário de Governo Rafael Branco para lhe fazer ciente dos fatos.

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Câmara Municipal do Crato um passo atrás para a formação da CPI - Por: Ed Alencar


Na sessão desta segunda feira (18), frustrou a população que esperava a divulgação dos nomes que iriam integrar a comissão  da “CPI” da câmara para  apuração das denuncias de corrupção, tão esperada. O presidente da casa Luis Carlos Saraiva, falou à imprensa, que acatou aos diversos pedidos de vereadores, que como ponto de partida, solicitasse ao ex-prefeito Samuel Araripe, a gravação na sua íntegra, para assim conhecerem seu conteúdo e saber quem está sendo denunciado. Quanto ao pedido da fita, disse que estaria sendo pedido hoje, através de requerimento. Para o vereador Bebeto, que seguiu o mesmo exemplo do Fernando Brasil, sugerindo o pedido da fita, num prazo de 48 horas, falou do prazo da CPI, que  será de 20 dias, prorrogado por mais 10 dias, com anuência do plenário. 

SESSÃO DE MUITAS VAIAS.

Como sempre o vereador Fernando Brasil não fugiu da regra de tantos elogios ao prefeito Ronaldo, sem perder a mania de tantos apartes, que levam a platéia a vaias, chegando a tirar hoje, o vereador Bebeto do serio quando ocupava a tribuna, onde chamou Fernando Brasil de falso, tanto com o povo, quanto aos colegas vereadores. Seguindo essas irritações, o vereador GUER, também lhe fez criticas por tanta zoeira, como sempre, provocada por ele no plenário da câmara.

Falando aos repórteres, Bebeto fez criticas ao veto do prefeito Ronaldo, dado ao projeto dos biombos para os bancos, que protegia melhor o usuário, onde teve sua aprovação por unanimidade pelos vereadores do Crato e vetado pelo prefeito, que atribui ter sido por questões políticas por ser da sua autoria o projeto.

O vereador Bebeto durante a entrevista, estava eufórico com a boa notícia recebida do gerente da Caixa  Econômica do Crato, de que já foram instalados biombos naquela agência e que os clientes e funcionários estavam satisfeitos com mais uma forma de segurança. Falou da ineficiência na saúde do Crato, disse Bebeto. "Não vamos enganar, as ações promovidas nos bairros são bonitas, mas no tocante à parte clinica e de especialização, está faltando e muito, desde o início do ano que não chegam os convênios com clinicas especializadas e a população não pode ficar esperando". Falou também que a gestão municipal fica enganando o povo ao dizer que o programa de "minha casa minha vida", será para contemplar todos,  disse não ser bem assim, pois trata-se de financiamento e nem todos se enquadram por terem nomes negativados em questões financeira. Agora vamos esperar para a sessão de terça feira (19), para sabermos de mais notícias.  

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe
Foto meramente ilustrativa: Dihelson Mendonça




ANUNCIE NO BLOG DO CRATO - A Maior Vitrine do Cariri na Internet - Faça como a Cafeteria Di Caffé




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.


MERCADINHO MATOS - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e variedade de produtos





E você ainda conta com Banco Popular para pagar as suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30