xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/11/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 novembro 2013

Crato ganha mais 4 semáforos e já estão sendo instalados



Na foto ilustrativa: Instalação de um semáforo na cidade do Crato recentemente

O cratense vai receber mais quatro semáforos instalados nas principais ruas do centro da cidade e nos bairros. Desde quarta-feira (13), a nossa reportagem vem acompanhando os trabalhos dos técnicos de uma empresa de Fortaleza, demarcando às áreas, com faixas de pedestres, colocação de placas indicativas, para logo, serem instalados os sinalizadores tão reclamados e esperados pela população do Crato. 

Locais onde serão instalados os semáforos: ( 01 - Rua Teodorico Teles com Zacarias Gonçalves, proximidades do Hospital São Raimundo)   ( 02 -Tristão Gonçalves com Rua Almirante Alexandrino – centro.)   ( 03 - Av P.B. de Menezes com Rua São José no Bairro Independência    ( 04 - Rua São José com Cel. Luiz Teixeira Bairro do Seminário.)

A nossa reportagem não foi em busca dos autores (Pai da benfeitoria) destas reivindicações, uma vez que os primeiros foram os moradores das comunidades reclamantes de suas necessidades, pelos registros dos acidentes ocorridos em muitos pontos vulneráveis existentes não só no centro, como nas periferias da nossa cidade.  Na oportunidade chamamos a atenção do órgão responsável do município, no caso, o DEMUTRAN, para uma complementação que se faz necessária e importante após a montagem do semáforo da rua São José com Cel. Luiz Teixeira, para na sequência, colocarem redutores de velocidade, seguindo a rua São José, antes da subida da ladeira ou rampa, paralela a praça Dª Ceicinha, em frente à Escola "Ciranda do Saber". 

MOTIVO 

Com o tempo parado diante do semáforo, o motorista irá logo que abrir o indicador de siga “verde”, acelerar para maior velocidade compensatória do tempo perdido, e atingir em pouco tempo a referida ladeira cruzando com velocidade alta a Travessa Aurora e em seguida, a frente da escola, e ao termino do fim da rua São José, desembocar na via principal  da rua Marcos Macedo, sentido colégio Polivalente, esquerda, igreja de São José ou à direita no sentido do Colégio Polivalente, invadindo a contramão. No local existe uma placa de "pare", nunca obedecida, e tem a mesma necessidade de redutores. O não estudo por parte das autoridades competentes, que muitas vezes já foram chamadas ao local por registros de acidentes, poderão ser omissos na contribuição de uma tragédia anunciada após a instalação do semáforo.

UM FATO CURIOSO!! DURANTE O NOSSO ACOMPANHAMENTO NOS TRABALHOS DOS TÉCNICOS NA SINALIZAÇÃO, APARECERAM MUITOS “PAIS DA CRIANÇA”,    ( da obra). Até candidato a vereador derrotado já fez sua propaganda como autor, já se garantindo como plataforma para a próxima eleição . Não ED LASKAR ?

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato



Coelce vai retirar nesta Sexta-feira ( 15 ) postes da Rua Dr. João Pessoa do Centro do Crato


Chegou ao limite a tolerância da COELCE, na espera das empresas retirarem suas fiações de telefonia, caixas de som de rádio local e outros mais que ocupam os postes da empresa, ao longo a Rua Dr. João Pessoa, onde já foram destinados e colocados à disposição, outros postes secundários, para receber esta fiação. 

Os postes principais, há muito tempo vem sendo objeto de críticas da população assim como da imprensa, e cobrança do Governo do Estado e do Município, para a retirada, motivado pelos mesmos estarem atrapalhando os transeuntes nas calçadas e principalmente por estarem na mesma nas trilhas destinada aos  deficientes visuais. Portanto, nesta sexta feira (15), com fios ou sem fios, a COELCE disse que vai retirá-los, pois já cansou de tanta espera.

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato


Dilma veta projeto que prevê a criação de 188 municípios.



A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o projeto de lei aprovado pelo Congresso que permitiria a criação de 188 novos municípios no país. Conforme publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da União, a presidente justificou o veto com base em uma análise feita pelo Ministério da Fazenda, que aponta risco de desequilíbrio nos cofres públicos - a estimativa é que a implementação da máquina administrativa das novas prefeituras pode chegar a 9 bilhões de reais mensais.

De acordo com o despacho presidencial, o Ministério da Fazenda alertou que “a expansão expressiva do número de municípios” acarretaria o aumento das despesas com a manutenção da estrutura administrativa e representativa. O ministério argumentou, ainda, que o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas que permitam a cobertura dos novos gastos, “o que impactará negativamente a sustentabilidade e a estabilidade macroeconômica”, segundo informações da Agência Brasil.


Falece o engenheiro agrônomo Antenor Muniz


NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu na noite de ontem, ( 13 ) no Hospital São Vicente em Barbalha,  aos 61 anos, o engenheiro agrônomo Antenor Muniz Gomes de Mattos

Destacado agropecuarista , Dr. Antenor presidiu por cinco anos uma comissão na Expocrato. Filho de Dr. Antenor e Dona Maria Muniz  ,  Antenor é irmão de Dr.  Zé adega, Dr Alcides , Heitor e Carlos. O corpo está sendo velado no Centro de Velorios Anjo da Guarda  na Rua Nelson Alencar no Centro.

Logo mais às 9 hs haverá missa de corpo presente e em seguida o sepultamento no  Cemiterio nossa Senhora da Piedade.

Ed Alencar
www.blogdocrato.com




A narrativa histórica importa. Ou: A exumação de Jango e a omissão da verdade. Por Rodrigo Constantino.

“Não é suficiente dizer que a história é juízo histórico, é necessário acrescentar que todo juízo é um juízo histórico ou, simplesmente, história.” (Benedetto Croce)


Quando aqueles dois representantes da tal Mídia Ninja, Pablo Capilé e Bruno Torturra, foram entrevistados pelo programa Roda Viva (comentei aqui), a palavra mais repetida, a ponto de parecer ter sido descoberta por ambos naquele mesmo dia, foi “narrativa”.

A esquerda entendeu algo muito melhor do que a direita: a narrativa histórica faz toda diferença. É ela que vai influenciar a forma que pensamos, nosso juízo atual de valores. Conforme disse Hayek, os mitos históricos têm, provavelmente, desempenhado um papel tão importante na formação de opiniões quando os fatos históricos.

A busca honesta pelos fatos históricos, separando-os dos mitos propagados, torna-se um objetivo indispensável para quem deseja a verdade. Logo de cara, deparamos com a questão delicada sobre quais perguntas merecem ser feitas, já que o julgamento de valor individual influencia até isso.

Aquele que ignora este desafio de interpretação sob a luz de valores pessoais irá provavelmente se iludir, tornando-se vítima de seus próprios preconceitos inconscientes. Quem acredita ser possível reunir diversos fatos passados e então traçar conexões causais dos complexos eventos sociais sem o uso de uma teoria prévia, está fadado ao curso da ilusão.

Explicações “óbvias”, como lembra Hayek, freqüentemente não passam de superstições aceitas, que não recebem a devida reflexão. A imagem de que o surgimento do capitalismo, como sistema descrito pelos socialistas, deveu-se à exploração de uma classe de proletários, pode ser visto como um bom exemplo de tais superstições. Um exame mais cuidadoso dos fatos refutaria facilmente esta crença.

Mas o que acaba prevalecendo são os mitos históricos, com resultados perversos em nossas vidas. O mesmo vale para muitas outras coisas. Os “robber barons” do começo do século 20 nos Estados Unidos, vistos como simples canalhas exploradores; os guerrilheiros comunistas, sedentos por poder e sangue, vistos como almas abnegadas que lutavam por justiça social; o nacional-socialismo de Hitler, visto como algo de direita; e por aí vai.

Toda essa introdução é para falar dessa mania nova latino-americana, mais especificamente bolivariana, de exumar cadáveres. Chávez fez isso com Simon Bolivar, e Dilma faz hoje o mesmo com Jango. Tudo feito com muita fanfarra, com uso e abuso do sensacionalismo, transformado em ópera bufa pelos governantes de esquerda.

Não creio que seja algo inocente, que possa ser simplesmente ignorado. É importante, principalmente como narrativa histórica dos mitos de esquerda. Mais precisamente como tentativa de rescrever a história, com a esquerda posando de vítima, como se a década de 1960 não tivesse a Guerra Fria, com comunistas financiados pela KGB para instaurar a ditadura vermelha na América Latina.

A Comissão da Verdade serve exatamente a este propósito. Devido a esse claro viés, seria mais correto chamá-la de Omissão da Verdade. Mas, como já aprendeu a esquerda, ao contrário da direita, a narrativa é o que importa. Verdades são jogadas para baixo do tapete em troca dos mitos históricos. E são esses que acabam moldando o presente.

“Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado”. O alerta consta em 1984, de George Orwell. É hora de reagirmos contra essa falsa narrativa histórica, que deturpa nosso passado para estragar nosso futuro.

O Prefeito Ronaldo e a fábrica de Asfalto para o Crato - Por: Dihelson Mendonça


O Crato de SAPATO NOVO de NOVO ?


Foi divulgado algumas postagens abaixo, que o prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos estaria batalhando uma fábrica de asfalto para a nossa cidade. Uma idéia que considero magnífica! O Crato precisa hoje MUITO de asfalto. Asfalto é um dos símbolos do desenvolvimento de uma cidade, sempre destaquei isso aqui no Blog do Crato. O prefeito faria um excelente trabalho, se conseguisse trazer esta fábrica para nossa cidade, que precisa imensamente deste precioso produto. 

Porque, afinal de contas, os dois símbolos de uma cidade bem cuidada são: 01 - Procurar eliminar todos os buracos na camada de asfalto e 02 - manter a cidade perfeitamente limpa, através de campanhas de orientação e educação da população, e do recolhimento correto do lixo.

Que venha o progresso, porém com sustentabilidade. O que é bom, tem que ser elogiado, e o que é ruim, criticado! Parabéns pela iniciativa.

Por: Dihelson Mendonça


A Mostra SESC terminou. Agora é a hora e a vez da GUERRILHA !



Programação à partir de hoje, dia 14 de Outubro:

Dia14 (qui)
19h – AVISEM QUE FAZ MAL (14 anos, 50min, Coletivo Dama de Vermelho, Juazeiro) / QUERO COMER SEU CORAÇÃO (14 anos, 50min, Grupo de Teatro Duavesso, Crato) 

Dia 15 (sex)
17h – LINDO BALÃO AZUL (Infantil, 40min, Grupo de Teatro Centauro, Crato) 
19h – MALENTENDIDO (14 anos, 50min, Cia. Kanoistraveisdinovo de Teatro, Crato) 
20h30min – AS IRMÃS CASTANHOLAS (12 anos, 80min, Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte)

Dia 16 (sab)
17h – A LIÇÃO MALUQUINHA (Infantil, 50min, Grupo Ninho de Teatro, Crato) 
19h – E AGORA NÓS? (12 anos, 50min, Grupo Teatral Loa, Fortaleza) 
20h30min – # HAMLET MÁQUINA (18 anos, 50min, Grupo Plantas Embaixo do Aquário, Crato) 

Dia 17 (dom)
17h – O REINO MALUCO DE BRANCA DE NEVE (12 anos, 50min, Cia. Mandacaru de Artes e Eventos) 
19h – OS 3 PORQUINHOS (Infantil, 50min, Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato) 
20h30min – UMA ÚLTIMA VEZ (18 anos, 65min, Cia. Arte e Cultura de Teatro, Crato) 

Dia 18 (seg)
19h – QUANDO NOS ENCONTRAMOS FOI TARDE DEMAIS (14 anos, dança-teatro, 50min, Grupo Cícera de Experimentos Cênicos, Juazeiro do Norte)
20h30min – EMBRIAGADA (14 anos, 50min, Cia. Teatral Moreira Campos, Fortaleza)

Dia 19 (ter)
19h – (S)EM MIM (14 anos, dança-teatro, 40min, Inspire Espaço de Dança, Juazeiro do Norte)

Dia 20 (qua)
19h – O MENINO FOTÓGRAFO O MENINO FOTÓGRAFO (10 anos, 50min, Grupo Ninho de Teatro e Cia. Engenharia Cênica, Crato e Juazeiro)
20h30min – RETRATO (Livre, 50min, Cia. Yoko de Teatro, Crato) 

POLÍTICA CULTURAL E FORMAÇÃO
Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva

RODA DE CONVERSA
- POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CULTURA NO CONTEXTO DA GUERRILHA
Dia 6 (qua), 15 às 17h (Com Cacá Araújo | Ação Pró-Cooperativa de Artes Cênicas do Cariri) 

MESA REDONDA
- LEGISLAÇÃO DO ARTISTA E AÇÃO SINDICAL
Dia 9 (sab), 15 às 17h (Com Oscar Roney e Itami de Morais | SATED-CE)

OFICINAS
- CANTO, CENA, CORPOMENTE – PREPARANDO O ATOR/BAILARINO/CANTOR 
De 6 a 10, das 15 às 18h (15h/a | Coordenação de Márcio Rodrigues)
- PERFORMANCE: O CORPO COMO ELEMENTO DE REFLEXÃO SOCIAL
Dia 7 (sex), das 14 às 17h (03 h/a | Com Alexandre Lucas | Coletivo Camaradas)
- AQUILO QUE EU LEMBRO FAZ CORPO EM MIM: OUVINDO A VOZ DOS MOVIMENTOS CORPORAIS
Dias 15 e 16, das 14 às 18h (08 h/a | Grupo Cícera de Experimentos Cênicos) 

RELEASE:

A Guerrilha do Ato Dramático Caririense é um evento reconhecido no calendário da cultura nordestina e de profunda significação para o desenvolvimento das artes cênicas no Cariri cearense, fruto que é da vitalidade e pujança das companhias aqui sediadas. 

Realizamos quatro edições (2009, 2010, 2011 e 2012), mobilizando, incluindo e difundindo quase duas centenas de espetáculos de teatro, dança e circo, produzidos e realizados por cerca de 30 companhias em funcionamento na região e prestigiados por milhares de espectadores de todas as idades. Em 2013, com 32 espetáculos que traduzem o talento dos artistas caririzeiros, mais uma vez faremos brilhar os céus de nossas almas. 

Somos um movimento de afirmação e resistência cultural que procura estimular e fortalecer a produção regional em artes cênicas, valorizando artistas e grupos locais como importantes na consolidação da nossa identidade e preparando a região para intercâmbio que não exclua o valoroso patrimônio cênico de nossas gentes.

Cacá Araújo
Idealizador e Coordenador da Guerrilha do Ato Dramático Caririense


Mostra SESC terminou, mas deixou saudades - Retrospectiva de fotos históricas










Fonte: Mostra SESC Cariri de Cultura


Zeca Baleiro faz show de encerramento da XV Mostra Sesc Cariri de Culturas


15° Mostra Sesc Cariri de Culturas apresentou Zeca Baleiro


O Serviço Social do Comércio (Sesc) realizou de 8 a 13 de novembro a XV Mostra Sesc Cariri de Culturas, trazendo diversas atrações artísticas de todo o Brasil para o Sul do Ceará, contemplando 28 municípios. Em 2013, foram 170 apresentações nas áreas de Artes Cênicas (teatro, circo e dança), Audiovisual, Artes Visuais, Culturas Populares, Literatura e Música, além de oficinas, seminários e debates. 

Para encerrar o evento, o músico Zeca Baleiro foi o grande convidado.
O último show aconteceu na noite desta quarta-feira (13) no Largo da Matriz, ao lado do Sesc, em Juazeiro do Norte. O músico maranhense abrilhantou a noite de despedida do aniversário de 15 anos do evento. 

Ao todo, ele soma 12 álbuns na sua discografia, o mais recente se chama “O Disco do Ano”, lançado em 2012.  Pelo Ceará, Zeca nutre um carinho especial. Tanto que já tocou em Crato e em Juazeiro algumas vezes e outras inúmeras em Fortaleza. No início de outubro, Zeca fez parte da programação do Banco do Brasil Covers, na capital cearense, onde cantou a obra de Zé Ramalho. Apesar de fazer parte de um “Nordeste quase amazônico”, como ele mesmo definiu em entrevista ao Sesc, Zeca revelou que diversos artistas cearenses, inclusive do Cariri, influenciam diretamente a sua obra.

Mostra Sesc Cariri de Culturas
Foto: proximo-evento




Crato lembrou visita da Imagem-Peregrina



Com uma missa solene, celebrada na Catedral de Nossa Senhora da Penha às 17:00h, seguida de procissão à luz de velas e com a presença da Banda de Música Municipal, os católicos cratenses festejaram ontem – 13 de novembro – os 60 anos da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese de Crato. Na Catedral estavam expostas fotos da visita da imagem peregrina, que chegou a Crato em 13 de novembro de 1953, além das bandeiras de Crato, do Brasil, de Portugal e do Vaticano.

Após a missa, depois das 18:00h., o povo saiu em procissão até à Igrejinha de Fátima – localizada no bairro Pimenta –, conduzindo a replica da Imagem-Peregrina, pertencente à Catedral de Crato. Tudo em meio a cânticos, vivas e louvores a Nossa Senhora de Fátima. Um belíssimo evento...
   

Barbosa pede prisão imediata dos réus do Mensalão


BRASÍLIA, 13 Nov (Reuters) - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, pediu nesta quarta-feira a execução imediata das penas dos réus condenados na ação penal do escândalo de compra de apoio político durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além de pedir o cumprimento imediato das penas dos condenados que não têm mais direito a recursos, o magistrado também quer que os réus que podem recorrer da condenação em alguns crimes já comecem a cumprir a sentença pelas infrações que já não cabem mais apelações.

Barbosa pediu que seja considerado encerrado o julgamento para 13 réus, entre eles, Roberto Jefferson, delator do mensalão, e o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), presidente do então PL, que antecedeu o PR. 

Já o tesoureiro do PT à época do escândalo, Delúbio Soares, o então presidente do 
PT, José Genoino, e o ministro-chefe da Casa Civil na ocasião, José Dirceu, apontado como chefe da quadrilha, foram incluídos pelo relator no rol dos condenados que devem começar a cumprir suas penas. Eles, no entanto, têm direito a recursos, conhecidos como embargos infringentes, apresentados nos casos em que obtiveram pelo menos 4 votos favoráveis pela absolvição.

Mais cedo, o STF analisou os segundos embargos declaratórios de 10 réus condenados, acatando somente os propostos pelas defesas de Breno Fischberg e do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP). Nenhuma das duas decisões, no entanto, modificaram as sentenças.

Fischberg, que era sócio da corretora Bônus Banval, envolvida no esquema, teve seus embargos admitidos para esclarecer que a pena restritiva de direitos imposta a ele constituía a prestação de serviços comunitários e pagamento de multa. Já no caso do parlamentar petista, o embargo foi aceito parcialmente pelo STF para corrigir o valor do peculato a que Cunha foi condenado.

O STF analisou ainda os segundos embargos de Jefferson, que pedia perdão judicial ou prisão domiciliar devido a seu estado de saúde. O ex-parlamentar passou por uma cirurgia para retirar um tumor no ano passado e fez tratamento com quimioterapia.
O tribunal considerou os embargos de Jefferson protelatórios e os rejeitou, assim como fez com os recursos apresentados pela defesa de Costa Neto (PR-SP).

(Reportagem de Maria Carolina Marcello e de Eduardo Simões, em São Paulo) 
Via www.blogdocrato.com



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31