xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/11/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 novembro 2013

Crônica de uma tragédia anunciada - Por: José Flávio Vieira


MOSTRA SESC DEIXA O CRATO

Crônica de uma tragédia anunciada. Pois é, amigos ! Era tudo perfeitamente previsível. A sangria eterna a que vem sofrendo o Crato levava a se imaginar o pior. Em ligação para o SESC, há pouco, tive a confirmação. 

A Mostra Sesc Cariri], este ano, saí quase que peremptoriamente da nossa cidade, por total falta de apoio político por parte da Prefeitura. Acontecerá apenas no âmbito do próprio SESC , benefeciam-se , assim : Juazeiro, Barbalha, Brejo Santo, Assaré ( onde haverá a abertura oficial, que historicamente aqui acontecia) e outras tantas cidades do entorno que têm alguma preocupação com Cultura. 

De há muito se vinha cobrando um maior empenho das administrações municipais no sentido de patrocinar a mais importante Semana do ano no Sul do Ceará. As Mostras se tornaram entre nós a mais importante data do ano. chegaram a trazer mais de 700 artistas dos mais importantes grupos de Teatro do Brasil, músicos extraordinários, movimentavam o comércio da cidade, enchiam hotéis, restaurantes e espaços públicos. Que diabos de cidade da Cultura é essa ? 

Não temos um jornal, não temos um Teatro, não temos um Cinema, não temos uma biblioteca Pública que faz jus a esse nome. Nossos artistas vivem à míngua praticamente, sem qualquer apoio público. Nossas rádios não tocam nossos artistas. Que não se faça nada, mas ao menos não se atrapalhe quem tenta fazer alguma coisa! 

Nestes 15 anos, o SESC/Crato vem sendo a Secretária de Cultura do Município, conseguimos uma formação de plateia invejável. Politicamente, a Mostra já deveria ter ido embora para outras cidades de maior porte e maior poder econômico e não foi, exatamente, por isso: o grosso da plateia encontra-se aqui! 

O Poder Público deve uma explicação ao Crato por ter patrocinado esta tragédia, por se eximir de apoiar a vocação natural do município que é a Cultura. Esta foi a última pá de cal que se lança em cima da cova da um dia auspiciosa Cidade de Frei Carlos ! E que não se culpem os outros municípios ! Somos nós que estamos patrocinando nosso próprio velório !

De: J Flávio Vieira


Vereadores pedem fim da CPI que investiga escândalo do Mensalão do Crato


NE - SÓ NO CRATO MESMO !

Crato - Alguns vereadores fizeram um requerimento ao Presidente da Câmara solicitando a 
retirada incondicional de suas assinaturas no requerimento de instalação de PCI municipal. O documento é datado do dia 30 de outubro.  Veja cópia do requerimento, postado nas redes sociais:






Fonte: Facebook


Reitoria da Urca esclarece sobre incêndio em galpão, no Campus do Pimenta II


Inscrições de Processo Seletivo para contratação de Professor Temporário terminam nesta terça-feira (5)

A seleção de professor temporário será voltada para as Unidades Descentralizadas de Iguatu, Campos Sales e Missão Velha

Serão encerradas no final da tarde de hoje, as inscrições do Processo Seletivo para contratação de Professor Temporário da Universidade Regional do Cariri (URCA), voltado para as unidades descentralizadas de Iguatu, Campos Sales e Missão Velha. Os interessados poderão se inscrever, através do site da URCA, e no campus do Pimenta.

As vagas serão destinadas para os setores de estudo de Análise de Investimento e Projetos, Contabilidade e Análise de Custos, Economia Brasileira, Microeconomia, Direito Econômico, Direito Processual, Teoria Geral do Direito, Biodinâmicas, Metodologia da Educação Física, Enfermagem em Saúde Coletiva, Fundamentos de Enfermagem, Educação Matemática, Matemática Pura, Língua Inglesa, ADS e Física Geral e Biofísica

Locais de inscrição:

Os requerimentos de inscrição serão recebidos pela Comissão de Seleção na PROGRAD, Campus do Pimenta, à Rua Cel. Antônio Luiz, no. 1161 - CEP: 63.105- 000, Crato/CE, telefone (88) 3102-1244, bem como na Unidade da URCA localizada na Cidade de Iguatu, sito à Rua Evaldo Gouveia, no. 21, Bairro São Sebastião, Iguatu-CE, CEP: 63500-000, telefone: (88) 3581-3552, no horário das 9h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min, de segunda a sexta feira.

Os requerimentos de inscrição também poderão ser feitos através do endereço eletrônico: http://prograd.urca.br/concursos/ProfTemporario/, devendo a documentação exigida ser postada à Comissão de Seleção até o último dia de inscrição, através de SEDEX com Aviso de Recebimento (AR), no endereço Rua Cel. Antônio Luiz, no. 1161, Bairro Pimenta, Crato/CE, CEP.: 63.105 - 000. A taxa de inscrição será no valor de R$100,00 (cem reais), a ser paga em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, mediante depósito em favor da Universidade Regional do Cariri -URCA, Agência nº 0919-9, Operação nº 006, Conta Corrente nº 369-2, devendo o comprovante original do depósito ser afixado na ficha de inscrição.

Comunicado

Reitoria da Urca esclarece sobre incêndio em galpão, no Campus do Pimenta II

Pelo presente, vimos informar à comunidade acadêmica da Universidade Regional do Cariri – URCA e à sociedade regional, que na noite do dia 04.11.2013, aproximadamente às 19 horas, ocorreu um incêndio em uma das instalações do Campus Pimenta II, no prédio onde funcionava a oficina e depósito da URCA. O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, presente no local através de sua unidade na cidade do Crato, que recebeu o reforço da unidade de Juazeiro do Norte. No espaço havia equipamentos de pesquisa, adquiridos com recurso do Governo Federal e que se destinam ao Biotério e ao Herbário da URCA. Somente após a análise, será possível concluir se houve danos nos equipamentos.

A parte do depósito que sofreu danos era ocupada por equipamentos e materiais permanentes ( carteiras, mesas, birôs, arquivos, aparelhos de ar condicionado, geladeiras, computadores, etc. Todos esses materiais estavam na condição de inservíveis, assim catalogado pelo departamento de patrimônio da URCA, aguardando o leilão. Somente após a conclusão da perícia será possível publicar a relação detalhada dos equipamentos e materiais. As causas do incêndio ainda não foram identificadas. Agradecemos ao Corpo de Bombeiros pela presteza e eficiência e aos voluntários que prestaram solidariedade e apoio.

Gabinete da Reitoria, 04 de novembro de 2013

Antonia Otonite de Oliveira Cortez                                         José Patrício Pereira Melo

Reitora                                                                                                 vice-reitor

Contato:
Assessoria de Comunicação da URCA


Vereador Amadeu de Freitas publica nota sobre onda de "Denuncismo" contra sua pessoa




Amadeu de Freitas - Vereador

Sobre o "Zum Zum Zum" contra o vereador Amadeu de Freitas - Por: Ed Alencar


Um mês atrás, fiquei sabendo desse “Zum..Zum..Zum”, que uma bomba iria estourar no Crato, assim comentavam os porta-vozes da notícia  e que seria contra Amadeu de Freitas, procurei o vereador e conversamos em “Off”, e me disse ele, que desconhecia esse boato, e que estava tranqüilo, pois não exerceu desta prática para ser eleito, mas quem o denúncia se, teria que provar.

 Cá pra nós! Onde é, que nesse Pais, isso é “BOMBA”?, não chega nem a “Traque”, essa pratica de dizer que vereador tal, comprou voto, é comum, e não é só no Crato. Muitos da imprensa, que recebe essas denúncias à toa, sem provas, não perdemos tempo com isso, nem tudo tem verdade na hora de provar e acaba em pizza. Quantos políticos aqui da nossa cidade, no Brasil, não se elegeram com ajuda ou troca de favores incluindo a compra de votos! Por que será, que na véspera das eleições altas horas da noite, muita gente fica sem dormir, nas praças, nas calçadas, a espera dos candidatos, será pra receber “Rosários?” para rezarem  na alta madrugada para o candidato ganhar, é?  Por que será que a policia federal e a justiça eleitoral, correm tanto pelos bairros nas vésperas da eleição, é para proteger as visitas dos candidatos junto aos seus eleitores pelos bairros da cidade é? 

Vale tudo pelo voto, vale tudo pelo poder quem sabe fazer. Vale um saco de cimento, remédios, conta de luz, cesta básica, dinheiro, e por ai vai. O que não pode aparecer a gora é políticos hipócritas, que tenham telhados de vidro apontando o dedo sujo para outro.

CADA CASO É UM CASO!!  O que se vive hoje no Crato, no que pesa na balança, é a  diferença entre às  denúncias que tem consistência partidas de uma autoridade veterano do legislativo cratense, que de viva voz e autoria própria, acusou e denegriu a imagem dos colegas vereadores, diferentemente do disse me disse, da pratica comum do dia-a-dia, até que se prove o contrario com denunciais bem fundamentadas e registradas para as autoridades.

Se o vereador Amadeu de Freitas comprou votos e existem as provas concretas por parte do denunciante, ai sim, Amadeu terá  que pagar pelo seu crime cometido, e a imprensa fará seu papel, digo por mim, pois se houver provas contra o vereador, ele  será noticia sim, do  contrario desse “Zum..Zum..Zum”, não perco tempo, como diz o ditado, pode ser por  “ intriga da  oposição”,  e analisar se a noticia tem objetivos apenas políticos para satisfazer aos interesses de poucos. Não sou militante de nenhum lado, me atenho aos fatos concretos e vou esperar para torná-la notícia não importa qual seja o vereador.   

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Nem um pouquinho.


A reação geral da mídia impressa e bloguística à presença de Reinaldo Azevedo e Rodrigo Constantino na equipe de articulistas da Folha de S. Paulo traz a prova definitiva de que o "establishment" comunopetista não está disposto a aceitar nem mesmo oposição jornalística, individual e apartidária. 

Nem mesmo um pouquinho dela. Aqueles que ainda se recusam a crer que estamos sob um regime de controle totalitário da opinião pública são os melhores aliados desse sistema de dominação cínico e intolerante, que cresce e se alastra sob a proteção da invisibilidade postiça com que o encobrem, como ontem fizeram com o Foro de São Paulo.

Incluo nisso aqueles que, com ares de guardiães da pátria, continuam pontificando sobre uma iminente "ameaça de tomada do poder pelos comunistas". Esses só ajudam a camuflar a realidade: os comunistas já estão no poder, já controlam   os canais de ação política e propaganda, e não existe nem mesmo quem possa tomar o lugar deles.

A passagem da "fase de transição" para a da "implantação do socialismo" não está lenta porque alguém, entre os líderes políticos, militares ou empresariais, lhe ofereça resistência. Está lenta porque, após a primeira tentativa forçada com o Movimento Passe Livre, a liderança comunista está em dúvida quanto ao próximo passo, natural num país com a extensão, a diversidade regional e a complexidade deste Brasil.A única oposição que essa gente enfrenta é a natureza das coisas, cuja resistência passiva às mudanças forçadas é o pesadelo mais antigo e permanente dos guias iluminados da espécie humana. Oposição deliberada, organizada, não há. E as poucas vozes isoladas, se depender da classe jornalística a que pertencem e que as odeia, serão caladas em nome da democracia e da liberdade de opinião.

Na nomenclatura política reinante, os liberais moderadíssimos Azevedo e Constantino já foram transferidos para a "extrema direita", que está a um passo do "crime de ódio" e do "terrorismo". Dizem que os dois só foram admitidos na Folha por exigência pessoal do sr. Otávio Frias Filho, contra o consenso da reda ção. Se isso é fato, fala alto em favor do sr. Frias, mas mais alto ainda, grita de cima dos telhados a realidade de uma situação em que os empregados da empresa, regiamente pagos e sem ter investido nela um tostão, agem como se fossem os donos e ditam regras que o dono, juntando todas as reservas de coragem que lhe restam após décadas de complacência gentil, ousa contrariar pela primeira vez na vida.

Alguém duvida que, desde esse gesto, o sr. Frias é diariamente amaldiçoado no prédio inteiro da Alameda Barão de Limeira como "ditador" e "tirano"  por ter ousado mandar no que é seu, ainda que um tiquinho só? Não posso deixar de cumprimentá-lo pela iniciativa de inserir, na massa de duzentos esquerdistas que dominam as páginas da Folha dois articulistas liberais. Pelos critérios correntes, é um abuso, uma invasão, um golpe de extrema direita.

Entrei na imprensa em 1965. Estou nessa coisa há quase meio século, e nunca um dono de jornal veio me pressionar para que escrevesse o que não queria ou deixasse de escrever o que pensava. Otávio Frias pai, os Marinhos, Samuel Wainer, os Civitas, os Mesquitas e agora a Associação Comercial de São Paulo sempre respeitaram minha lib erdade, mesmo quando eu pensava o contrário deles. Pressões, tentativas de intimidação,  difamação e toda sorte de cachorradas vieram sempre da redação, daqueles que eu considerava companheiros de trabalho, mas que se imaginavam meus patrões.

Lembro-me de um colega, militante comunista, que, tendo falhado à confiança do Partido nos anos 1960  foi excluído não só do emprego mas da profissão jornalística com a maior facilidade, mediante um simples zunzum passado de boca em boca nas redações pela liderança comunista, como se fosse um decreto: "Esse aí? E sse não. É mau caráter."Mau caráter sou eu, que vi isso com meus próprios olhos e fiquei quieto, esperei vinte anos para denunciar a prepotência de jornalistas que assim agiam ao mesmo tempo que posavam de coitadinhos, de perseguidos e até de classe operária espoliada!
           
***

Um palhaço que se diz historiador assegurou, em debate pela internet, que a CIA havia fornecido aos golpistas de 1964 ajuda de US$ 12 bilhões, seis vezes o custo da fabricação da bomba atômica, numa época em que a totalidade dos investimentos estrangeiros no Brasil não passava de 86 milhões. Em valores de hoje, 12 bilhões equivalem a 90 bilhões: 45 vezes os gastos totais da eleição americana mais cara de todos os tempos.            

Desafiado a provar a enormidade, apelou à autoridade de outro igual a ele, sem nenhum documento comprobatório.

Como eu citasse o livro do espião checo Ladislav Bittman, que confessava ter inventado a história da participação americana no golpe, o homenzinho respondeu: "Se foi assim, por que ele não escreveu um livro?" Tsk, tsk.

 Feito isso, passou a me dar lições sobre o rigor científico que deve prevalecer no uso historiográfico de testemunhos, logo após ter repassado a seus leitores, como testemunho probante e fidedigno, a historinha do sr. Paulo Ghiraldelli, segundo a qual eu teria sido reprovado num vestibular da USP, o qual, aliás, jamais prestei. É esse tipo de gente que ensina História nas universidades do Brasil.


Olavo de Carvalho é jornalista, ensaísta e professor de Filosofia

Fonte: Diário do Comércio.

Triste: União Europeia reduz previsão de crescimento do Brasil em 2013 de 3% para 2,2%

A projeção para o PIB brasileiro é pior do que a de outros emergentes, como China e Índia;  para o próximo ano, a previsão caiu de 3,6% para 2,5%

"Estado de S.Paulo", 05 de novembro de 2013

LONDRES - A União Europeia (UE) piorou as previsões para o crescimento da economia brasileira. Relatório de projeções de outono da Comissão Europeia divulgado na manhã desta terça-feira, 5, mostra que a estimativa das autoridades do continente para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2013 caiu de 3% para 2,2%. A estimativa anterior havia sido feita apenas seis meses atrás, na primavera do Hemisfério Norte.

Com os números, a UE aposta que o Brasil terá desempenho pior que outros emergentes este ano. A União Europeia prevê, por exemplo, expansão do PIB de 7,5% para a China em 2013, 2,9% para a Índia e média de 2,6% para a América Latina. A previsão para a economia brasileira, porém, é melhor que a estimativa de 1,9% para a Rússia e de 1,3% para o México em 2013.

Cuba: é proibido prosperar


(Excerto de reportagem publicada na VEJA desta semana)


“Desde 2006, quando o ditador Fidel Castro transferiu a presidência de Cuba para o seu irmão, o general Raúl Castro, o governo vem anunciando o que chama de reformas com o intuito de "atualizar o regime socialista". Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e o esfacelamento da União Soviética e dos regimes do Leste Europeu, no início da década de 90, restaram no planeta apenas dois países com esse sistema político e econômico: Cuba e Coreia do Norte.

Ao alardear "reformas", o regime cubano passa a impressão de que está preparando o país para uma transição gradual para um modelo inspirado na China ou no Vietnã, que do comunismo mantiveram apenas a ditadura, mas se abriram para a economia de mercado. Amargo engano. A reportagem de VEJA esteve durante oito dias em Havana e em Camaguey, cidade com 320 000 habitantes, para avaliar o efeito das mudanças anunciadas nos últimos sete anos.

Entre conversas com fazendeiros, pescadores, médicos, barbeiros e dissidentes, a conclusão é que, a despeito da ajuda de países como Venezuela, China, Canadá e Brasil, a vida ficou mais difícil. O Estado, dominado pelos militares, mantém o controle de todas as atividades relevantes. A perseguição política não foi aliviada. Apenas mudou sua natureza. Se antes era realizada buscando algum suporte na lei, agora se dá de forma clandestina, com milícias governistas reprimindo os opositores. 


Por fim, a população continua impedida de progredir. Aos olhos do regime castrista, a concentração da propriedade contradiz a essência do socialismo e jamais será permitida. "A China precisou de apenas cinco anos para liberar o capitalismo de maneira irrevogável", diz o economista Rafael Romeu, da Associação para o Estudo da Economia Cubana, em Washington. "Raúl Castro completou sete anos no poder e a economia continua na mesma."



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30