xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/10/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 outubro 2013

Em novembro, o Cariri efervesce com a XV Mostra Sesc Cariri de Culturas



A Mostra Sesc Cariri de Culturas chega à sua 15ª edição em 2013. De 8 a 13 de novembro, diversos espetáculos de teatro, dança, circo e música farão parte da programação, além de mostras audiovisuais, performances, intervenções plásticas, contações de histórias, oficinas e seminários. Este ano, a programação se distribui nos 28 municípios caririenses. 

Reconhecida nacionalmente por atuar na preservação e difusão das manifestações culturais brasileiras, a Mostra Sesc Cariri de Culturas, no decorrer dos anos, trouxe grandes artistas em apresentações memoráveis. Além das inúmeras atrações artísticas, a XV Mostra Sesc Cariri de Culturas realizará oficinas e o Seminário Arte & Pensamento, que abordará as reivindicações que tomaram o Brasil desde junho de 2013. Ao todo, foram inscritos via edital 1.104 projetos oriundos das cinco regiões brasileiras, representando 23 estados. 120 obras artísticas foram selecionadas para compor a programação e o Cariri vai poder conferir tudo isso de perto. 

Fonte: Mostra Sesc Cariri de Culturas




Aprovado projeto que obriga plano de saúde custear medicamentos orais para tratamento de câncer


Brasília - Os planos de saúde terão que arcar com os custos da quimioterapia para pacientes que optarem e tiver licença médica para o tratamento de câncer em casa. Um projeto de lei aprovado hoje (22) no Senado inclui no rol de coberturas obrigatórias para os seguros privados de saúde os medicamentos de tratamentos antineoplásicos de via oral, os procedimentos radioterápicos e a hemoterapia.

O repasse dos medicamentos poderá ser feito diretamente na residência, por meio de rede credenciada do plano ou ainda ao representante legal do paciente, desde que sem cobrança de qualquer custo adicional. O plano também poderá optar por entregar os remédios de maneira fracionada por ciclo, conforme prescrição médica.

Periodicamente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e as sociedades médicas de especialistas em oncologia serão ouvidas sobre os protocolos clínicos aos quais a cobertura obrigatória de medicamentos para tratamento de câncer estará relacionada. Dessa forma, poderão ser acrescentados novos remédios ou retirados os que estiverem defasados. A princípio, serão incluídos 54 medicamentos para diversos tipos de câncer na cobertura obrigatória dos planos de saúde.

A senadora Ana Amélia (PP-RS), autora do projeto, comemorou a aprovação. “Hoje é o dia mais importante do meu mandato, porque está sendo concluído um processo que diz respeito a 1,1 milhão de pacientes portadores de câncer”, disse.

O projeto foi aprovado na forma de um substitutivo da Câmara dos Deputados. Ele segue agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff. As novas regras começarão a valer 180 dias após a data de publicação da sanção.

Agência Brasil


SECA - Situação crítica é registrada em 65% dos açudes


O quadro é considerado preocupante quando o reservatório acumula água entre 10% e 30%, como está a maioria

O Ceará acumula neste mês uma média de 35,75% de água em 144 açudes monitorados em 12 bacias hidrográficas pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Do total, 94 reservatórios (65,2%) apresentam volume inferior a 30%. Em outubro de 2012, eram 43 açudes nesta situação. O quadro atual é considerado muito crítico e preocupante. O perfil mais grave é a Bacia dos Sertões de Crateús que está com um índice atual de 5,52%, considerado como muito crítico.

Há um mês, a reserva hídrica do Estado era de 38,4%. A tendência para os próximos três meses é de perda do volume acumulado em decorrência do consumo e da evaporação, em torno de 3% ao mês. O monitoramento das bacias hidrográficas é acompanhado mensalmente por técnicos da Cogerh e avaliado pelo governo do Estado. A redução do volume armazenado traz preocupação para as autoridades e para os moradores do Interior.

O acesso à água potável torna-se cada vez mais difícil para milhares de famílias de cidades e de áreas rurais. Depois de anos seguidos de seca e de perda de volume de água nos açudes, os olhos do sertanejo estão voltados para o céu e o coração para Deus, em preces cada vez mais constantes para que em 2014 ocorra um bom inverno e recarga dos reservatórios com intensas chuvas.

De acordo com monitoramento da Cogerh, a atual situação da Bacia dos Sertões de Crateús é considerada muito crítica. Nos últimos dois anos, sempre permaneceu em situação de alerta e nesse período não houve recarga. O quadro é considerado crítico quando o reservatório acumula entre 10% e 30%. É o que ocorre com a Bacia do Banabuiú (28,14%), Baixo Jaguaribe (12,82), Curu (11,03%) e Litoral (26,40%).

Prognóstico

A situação é de alerta na Bacia do Médio Jaguaribe (41,46%), Bacia do Acaraú (31,12%), Bacia Metropolitana (30,64%) e Coreaú (32,14%). Apenas duas bacias apresentam perfil confortável: Bacia da Serra da Ibiapaba (50,16%) e do Alto Jaguaribe (49,9%), quando ao volume hídrico armazenado. Nos últimos dez anos, desde 2004, a Bacia do Salgado, no Sul do Estado, na região do Cariri cearense sempre apresentou um status de "confortável", mas neste ano perdeu água e passou a ser considerada crítica.

A Funceme vai divulgar o primeiro boletim com prognóstico para a quadra invernosa (fevereiro a maio) em fins de janeiro de 2014, após avaliação de vários fatores climáticos, temperatura dos oceanos Pacífico e Atlântico e troca de informações com outros centros meteorológicos.

Entretanto, a novidade é que deve ser divulgado em novembro próximo um prognóstico parcial para pré-estação chuvosa (dezembro e janeiro).

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgou em setembro passado prognóstico para o trimestre de outubro a dezembro com chuva dentro da normalidade para a região Nordeste. Nos próximos dias deve anunciar previsão para o primeiro trimestre de 2014.

Mediante a perda de volume dos açudes, a Cogerh promove periodicamente reunião de avaliação de alocação de água negociada com os integrantes das bacias hidrográficas. O objetivo é avaliar a situação atual e a demanda para definir se mantém o volume de liberação de água acordado na última reunião ou se amplia ou mesmo reduz. São centenas de sistemas no Ceará e cada um segue calendário e vazão específicos.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste


Sessão da Terça-Feira na Câmara Municipal do Crato - Por: Ed Alencar


Passadas as aflições da sessão de segunda feira (21), onde detonaram, ou acham que detonaram a carreira política do ex-prefeito Samuel Araripe, digo, “acham”, por que acredito, que o ex-prefeito está vivo, e vai dar uma de  “BENTO CARNEIRO, VAMPIRO BRASILEIRO, com sua vingança “MALIGRINA”,  para cima dos vereadores que o traiu, e supostamente estejam envolvidos na tentativa de extorsão, para desaprovação de suas contas. Digo isso, pelo andar da carruagem, onde a justiça já está envolvida a pedido até de vereadores do Crato, assim como o Dr. José Boaventura Filho, advogado do ex-prefeito, que iria pedir  também, a anulação da sessão.  Por isso, não devem cantar vitória antes da batida final do martelo, e não do “Plim Plim da campainha da câmara. Observei  que na sessão desta terça (22),  existia muitos semblantes a perguntar: “E agora, que bicho vai dar ?”  

TRANSPORTE COLETIVO INTERMUNICIPAL, PODERÁ ATENDER A OUTROS BAIRROS DO CRATO.

Através de um requerimento do vereador Pedro Alagoano, o Diretor da Via Metro Transportes Coletivos Sr. André Luiz, aceitou o convite feito pela Câmara Municipal do Crato, comparecendo na sessão desta terça, para ouvir pedidos de extensão de linhas para outros bairros do Crato, nos coletivos que fazem a linha Crato/Juazeiro. O Sr. Andre Luiz, disse, que em trinta dias, daria uma resposta às reivindicações solicitadas pelos vereadores, e que seria viável sim, mudanças nas linhas, para atender melhor a população cratense.  

VEREADOR BEBETO BUSCA REABRIR CPI DA CÂMARA ATRAVÉS DA INICIATIVA POPULAR DE LEI.

Em entrevista à imprensa, o vereador Bebeto, mais uma vez, busca reabrir a “CPI” da câmara municipal,  através da iniciativa popular de Lei,  seguindo o exemplo da criação da ficha limpa no Brasil,  onde aqui no Crato, vamos chamar o povo para a coleta das cinco mil assinaturas, pois assim o vereador terá que votar,  pois se trata de um pedido do povo, e que o projeto diminua  de dois terços, para um terço, pois já contamos com sete votos, confirmados pelos vereadores: Tiago Esmeraldo, Paulo de Tarso, Roberto Anastácio, Guer, Guri,  Jales Veloso e Amadeu de Freitas. Disse Bebeto: "Vamos reaver os 2 milhões de reais que foram surrupiados do povo, conforme denuncia do Prof. Sandro Leonel, feito na imprensa e na tribuna da câmara”. 

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Crato registra 7 casos de Leishmaniose visceral ( CALAZAR )


Levantamento é de janeiro até agora, enquanto que, em 2012, foram verificados apenas dois casos 

Crato. Levantamento realizado pelo setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde deste município aponta para sete o número de casos de Leishmaniose Visceral em seres humanos confirmados no período de janeiro a outubro deste ano. Do total de casos, há registro de pelo menos um óbito ocorrido no mês passado, na localidade de São Miguel.

No bairro São Miguel, a preocupação é ainda maior FOTO: ROBERTO CRISPIM

O avanço em relação aos números já confirmados tem assustado as autoridades do setor de saúde. No ano passado, apenas dois casos de Leishmaniose Visceral haviam sido confirmados. "O resultado deste último levantamento comprova aumento quase quatro vezes maior em relação aos casos detectados durante todo o ano de 2012", afirma Antônio Soares, técnico do setor de Epidemiologia.

Segundo ele, através de parceria com outros setores da área de saúde, ações foram iniciadas na tentativa de impedir a propagação da doença. "Iniciamos, a partir do levantamento, uma varredura nas áreas onde houve confirmação de casos. Armadilhas foram instaladas para captura do mosquito transmissor e fizemos, também, solicitação para que os departamentos de Zoonoses e Endemias realizassem ações de pulverização de inseticida nos locais apontados e, ainda, o recolhimento dos animais abandonados", disse.

O combate à proliferação da doença, no entanto, foi interrompido no início da semana, devido a falta de inseticida e de material para o exame de sorologia canina. "Nós temos pessoal capacitado e bombas costais suficientes para atender a toda a demanda. O que falta, na verdade, é o inseticida à base de órgano-fosforato que deveria ter sido repassado pela Secretaria de Saúde do Estado e que, até agora, ainda não chegou ao município", afirma o coordenador do setor de Endemias, Antônio Esmeraldo.

Conforme o levantamento, as áreas de maior incidência estão localizadas no bairros Vila Alta, São Miguel e Muriti. "Nestas localidades, nós chegamos a iniciar o trabalho de pulverização do inseticida. Como o veneno acabou ainda faltam algumas ruas a serem trabalhadas", comentou Antônio Soares.

Aumento

O diretor do Centro de Zoonoses de Crato, Ricardo Pierre Martins, também prevê possibilidade de aumento no número de casos, devido à falta do material para exames. O veterinário afirma que não há como o órgão realizar o recolhimento dos animais por que não há kits para realização da sorologia canina à disposição dos veterinários e técnicos que atuam no órgão.

Ele calcula que existam cerca de mil cães abandonados pelas ruas do município. Além dos animais em situação de abandono, também há cães que apresentam sintomas da doença e que não estariam sendo recolhidos devido à falta de permissão de seus guardadores.

"O problema existe em todos os sentidos. Não bastasse a falta de interesse das pessoas, que abandonam seus animais, ou então, impedem que estes sejam recolhidos devido à apresentação de sinais da doença, há também a falta de condição de atendimento por causa da carência de material para análise", afirma. A distribuição dos kit´s para sorologia canina, segundo Ricardo Pierre, são de responsabilidade do Estado, e não estariam sendo emitidos ao município há, pelo menos, trinta dias.

"Primeiro disseram que estava em falta em todo o Estado. Depois, fomos informados que os kits já estavam disponíveis na Capital e que não teriam sido encaminhados devido a um problema de logística, não há veículos para que o material seja trazido ao Crato", frisa.

O veterinário diz que, com a falta do material, todas as ações desenvolvidas para barrar o crescimento da doença ficam prejudicadas. "No momento em que falta o material para pulverização nos bairros e, ainda, para a realização da sorologia nos animais, o ciclo de propagação tende a ser contínuo", ressalta.

Ricardo Pierre também aponta redução no número de eutanásias realizadas no Centro de Zoonoses. Conforme afirma, a redução também se refere à falta do exame de sorologia. "Não se pode realizar eutanásia em animais sem que haja comprovação clínica para tal finalidade. Seria um crime se isso acontecesse", disse. A Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito Palha (Lutzomyia longipalpis), sendo que apenas a fêmea do mosquito é responsável pela transmissão do parasita Leishmania chagasi.

Na maioria dos casos, o período de incubação é de 2 a 4 meses.Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.

A reportagem procurou ouvir a Secretaria de Saúde do Estado em relação à falta dos materiais citados pelos coordenadores e técnicos dos setores de saúde no município. A assessoria de comunicação da pasta ficou de encaminhar nota explicando a situação, o que não aconteceu até o fechamento desta edição.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Saúde - Crato
Telefone: (88) 3586-8000
Centro de Zoonoses
Telefone: (88) 3521- 2698


Vereador Amadeu de Freitas critica Rádio Araripe. Segundo ele, a emissora não ouve os dois lados da notícia.


O vereador fez duras críticas à emissora no seu pronunciamento na Tribuna da Câmara, nesta terça-feira (22 ). Segundo Amadeu:

"Eu fui criticado no programa de rádio da Araripe no dia de hoje, e como eu não tenho, nunca tive acesso à aquela emissora de rádio para que também os ouvintes daquela rádio possam ouvir a minha posição, sempre fui criticado e nunca tive oportunidade de falar, eu vou usar o espaço que eu tenho, que é a tribuna desta câmara para me defender. 

Então, eu muito claramente disse aqui que meu voto foi um voto muito seguro, muito firme, votei a favor do parecer do Tribunal de Contas dos Municípios e não admito que se coloque alguma dúvida sobre o meu posicionamento. E tinha gravado entrevista ontem para a Rádio Araripe, para o programa Tribuna do Povo, e os coordenadores do programa, os radialistas colocaram 4 entrevistas de vereadores que votaram na posição diferente da minha e não colocaram a minha. E eles não foram criticados, eles não foram citados. Eu fui citado, fui criticado, tinha minha posição na entrevista gravada e não foi colocada a minha entrevista.

E eu disse mais, que aquele programa, as pessoas que fazem aquele programa, recebem dinheiro da câmara municipal, porque têm um contrato com a Câmara Municipal, são R$ 8.500,00 ( Oito mil e quinhentos reais ) por mês no contrato que Ambrósio tem com a Câmara Municipal e paga aos radialistas daquela Rádio e outros, e também outros radialistas daquela Rádio tem contrato com a prefeitura, tem caso com a prefeitura, tem convênio com ma prefeitura, recebem dinheiro da prefeitura pra malhar a oposição e não dar o espaço, então eu critico, porque isso não é forma democrática de se fazer imprensa. Fazer imprensa com democracia é ouvir os 2 lados da notícia, e isso não está acontecendo com aquela rádio." - 

Vereador Amadeu de Freitas

INFORMAÇÃO ADICIONAL:

O radialista Ambrósio me contactou no dia de hoje ( 23 ) e me pediu para publicar também a opinião e a versão dele sobre este assunto, e que iria enviar uma matéria para o e-mail do Blog do Crato. Claro que iremos publicar. O Blog do Crato é um site que dá oportunidade a todos que nos procuram e que estão em algum litígio. Estou esperando essa matéria para publicação, mas não chegou.

Dihelson Mendonça


Raimundo de Oliveira Borges - Por: Emerson Monteiro

Uma homenagem ao Dr. Borges, nos 60 anos do Instituto Cultural do Cariri.

Isso que dizem de ser a vida humana mera fagulha ao vento exige comprovação, sobretudo diante da existência deste amigo, Raimundo de Oliveira Borges, que ora demonstra de perto a experiência firme de viver durante cem anos uma idade plena de realizações. Ele, sim, pode falar do existir e contar da tradição e da peleja de três gerações sucessivas que testemunha com fidelidade e coragem.


Escritor emérito, publicou mais de uma dúzia de livros. Advogado e professor, marcou de jeito indelével a consciência das centenas de alunos, dentre os quais sou, com satisfação, um deles. Tribuno de rara qualidade, porfiou no júri, praticando fala rica, profícua, no êxito de momentosos processos. Líder comunitário, efetivou importantes funções, em Crato, havendo exercido a direção das Faculdades de Filosofia, de Direito e de Ciências Econômicas. Presidente do Instituto Cultural do Cariri, sobreviveu a nossa simpática academia de letras numa fase das mais dificultosas, quando ao seu lado estive. Se bem que cabe, ainda, considerar o seu desempenho virtuoso de pai extremado, fino de trato e humor, tranqüilo, de espírito desarmado, palestrante versado na melhor literatura, poeta dotado de sensibilidade, pessoa exemplar, afeita sob os princípios dignos e imprescindíveis da civilização que usinou durante todo tempo, conhecendo a história do povo, bem relacionado, cordial e valoroso paladino das causas essenciais, na prática política e nos penhores da liberdade consciente.


Doutor Borges, por tudo isto e outros predicados, marca a sociedade cearense interiorana com personalidade ímpar de quem merece privar o convívio honrado e fértil dos justos. Elencar qualidades que lhe são de dever torna-se tarefa leve, aos moldes do estilo e da pena que maneja no exercício da escrita, por meio dos livros que subscreve, dotados de emoção, memórias produzidas no fogo da responsabilidade social que a isto se obrigou exercitar.

Eu, ainda menino, tomei conhecimento de seu talento através dos júris que, na década de 60, de comum, eram retransmitidos através dos microfones da Rádio Araripe de Crato. Admirado, ouvia seus discursos deveras impressionantes, tanto pela cultura vasta, quanto pela facilidade na argumentação, demonstrações de sapiência jurídica e ilustre universalidade. Fora eleito orador da sua turma de 1937, na Faculdade de Direito do Ceará, contemporâneo de figuras destacadas na vida pública posterior do nosso Estado.

Instalou-se em Crato desde 1942 e aqui até hoje permanece conquistando espaço próprio, ao lado da gente boa, ordeira e laboriosa deste lugar abençoado.

No dia 02 de julho do corrente ano de 2007, época exata do transcurso de um século de sua vida, o doutor Raimundo de Oliveira Borges se nos afigura querido em face de todos os que lhe privam da convivência, ele que representa, em breves traços, um desses personagens inesquecíveis e marcantes dos romances imortais, ricos dos atributos das almas vitoriosas.

Algum tempo depois de escrevermos este texto, dia 27 de janeiro de 2010, Dr. Borges nos deixaria, marcando sua história com brio e dedicação às causas da Humanidade.


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30