xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/10/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 outubro 2013

Papa Francisco promete empenho na reabilitação de Padre Cícero

(Diário do Nordeste, 19-10-2013)

A viagem era para Roma, na Itália, mas bem que o local poderia se chamar esperança. Após audiência com o papa Francisco, o bispo da cidade do Crato, Dom Fernando Panico, voltou cheio de boas notícias sobre a beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva, Mártir da Castidade (assassinada aos 13 anos,em 1941) e sobre a reabilitação canônica  de Padre Cicero.

O bispo do Crato, dom Fernando Panico, participou de audiência com o papa Francisco no Vaticano e voltou otimista sobre os pedidos Foto: Tuno Vieira

Entusiasmado, dom Fernando falou com carinho do papa Francisco. "Estive com ele duas vezes, uma audiência pública e outra privada. Foi uma experiência maravilhosa, durante 20 minutos o Papa me escutou e prometeu celeridade no processo da reabilitação do Padre Cicero", conta dom Fernando Panico.
Ele acrescenta que aproveitou a conversa para entregar ao Papa, em mãos, uma carta sobre a realidade do Padre Cicero e as romarias. Mostrou para o Papa Francisco, inclusive, um retrato da imagem do "Padim" em um ônibus com a foto bem grande do papa com um chapéu de palha.
"Eu vi no Papa muito interesse. Ele disse também que, durante a Jornada da Juventude, foi informado sobre o caso. Pedi que se possível, por ocasião do centenário da diocese de Crato, em 2014, a reabilitação já esteja pronta. O Papa disse que meu pedido era, sim, legitimo", diz.
Menina Benigna

Uma outra demanda da viagem era o processo de beatificação da menina Benigna. Sobre isso, dom Fernando Panico informou que entregou, na Congregação para a Causa dos Santos, toda documentação. "Estamos seguros de que a segunda parte deste estudo será realizado por mãos competentes. Averiguaram que ( a documentação) está toda   em ordem. Vamos aguardar o tempo necessário do estudo", finaliza.

Sesc realiza Mostra de Música Instrumental‏ neste fim-de-semana, em Crato



Acima: Grupo Celestrial


Acima: Duo Finlandia



Acima: Ibbertson Nobre

Com o objetivo de difundir a música instrumental, o Sesc proporciona um encontro entre artistas do gênero, revelando as diferentes facetas do estilo musical. O encontro, que faz parte da Mostra de Música Instrumental, acontece nos dias 18 e 19 de outubro, na Unidade Crato do Sesc. Gratuito.

Durante a programação, as bandas convidadas trazem repertórios que vão dos clássicos do jazz e blues americanos até leituras mais contemporâneas do tango misturado com artifícios eletrônicos. A programação também conta com uma homenagem a um dos maiores expoentes da música brasileira reverenciado em todo mundo, Hermeto Pascoal.  

Na sexta-feira (18), acontece a apresentação do espetáculo instrumental Selestrial. Criado pelo músico Junior Crato, integrante da Banda Rivotrill, e Fabricio da Rocha, integrante do grupo Breculê, Selestrial surgiu da ideia de montar um espetáculo instrumental que pudesse ir um pouco além da música. Com o intuito de proporcionar ao público um contato mais íntimo com a genialidade de Hermeto Pascoal. O espetáculo traz novidades em arranjos e harmonias, com a proposta de reproduzir o universo da música do compositor e multi-instrumentista, utilizando apenas dois instrumentos.

No sábado (19), a partir das 19 horas, o público confere a vasta grandeza de Ibbertson Nobre Jazz Trio e o intercâmbio do Finlândia que está lançando mundialmente o seu 4° disco da carreira. Formado pelo argentino Mauricio Candussi e o brasileiro Raphael Evangelista, o projeto Finlândia traz um espetáculo intenso e vibrante com repertório dos quatro discos lançados pelos músicos, além do mais novo trabalho do grupo, que vai desde o afoxé até a polka finlandesa, sem perder a essência sul-americana.

Programação

Dia 18
- 20h – Selestrial

Dia 19

- 19h - Ibbertson Nobre Jazz Trio
- 20h - Finlândia

Mostra de Música Instrumental
Local: Teatro Sesc Adalberto Vamozi – Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Período: 18 e 19/10
Informações: (88) 3523.4444

Emancipação de Ponta da Serra, agora é pra valer !


Deve-se dizer que a área a ser desmembrada do município do Crato para a criação do futuro município de Ponta da Serra é de aproximadamente 116 km2, ficando o Crato ainda com uma vasta área de aproximadamente 837Km2. O Distrito de Ponta da Serra, hoje, tem uma população estimada em 9 mil habitantes. Vale salientar que o seu projeto de emancipação de Ponta da Serra já passou pela análise de viabilidade pela Comissão de Triagem da AL-CE, ainda em 2010, tendo sido aprovado e transformado em Decreto Legislativo. O Estado do Ceará se antecipou aos demais e em 2008/10 elaborou Lei Complementar sobre criação de Municípios.

Por: Antonio Correia Lima


Trabalhos da Encosta do Seminário em Crato são reiniciados - Por: Ed Alencar




A prefeitura do Crato e a empresa Coral, vencedora da licitação para execução das obras da Encosta do Seminário, já iniciaram os trabalhos topográficos, desde segunda feira (14). Inicialmente, duas frentes de serviços já entraram em ação, uma de topografia para o saneamento básico,  para levantamento de material e aterro que será usado.  Os trabalhos em andamento, já chegam a 20%. A outra frente, também de estudos topográficos, vem acompanhando toda área da encosta, passando pelo ponto mais crítico a área do  famoso “vulcão”,  abrangendo os estudos de terraplanagem e aterros. 

O prazo para o termino destes levantamentos topográficos na primeira etapa dentro do bairro do Seminário, está previsto para trinta dias. O ponto de partida foi junto a Praça do Cruzeiro, na  ladeira da integração. Informação do Sr. João topógrafo, funcionário da empresa Coral.

Por: Ed Alencar
Repórter/Colaborador do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Nova lei pode gerar mais municípios no Maranhão, Bahia e Ceará, diz estudo


185 distritos no país atenderão à regra para se emancipar, aponta entidade. Projeto aprovado na Câmara e no Senado depende de sanção presidencial.

Levantamento da União Brasileira em Defesa da Criação dos Novos Municípios (UBDCNM) indica que Maranhão, Bahia, Ceará e Pará são os estados onde mais municípios poderão ser criados depois de ter sido aprovado, na Câmara e no Senado, projeto de lei que estabelece as regras para a emancipação de distritos.

De acordo com a entidade, o Maranhão tem 32 distritos que atendem aos requisitos estipulados pelo projeto para emancipação. A Bahia tem 28, o Ceará, 26, e o Pará, 21. No total, o levantamento apontou 185 distritos em todo o país em condições de reivindicar a separação dos municípios aos quais atualmente pertencem (veja na tabela abaixo). Há ainda, segundo a entidade, uma proposta de fusão de três municípios no Rio Grande do Sul.

O levantamento serviu de base para o parecer do relator do projeto no Senado, Valdir Raupp (PMDB-RO), aprovado na última quarta-feira (16). Com a aprovação, o projeto, que já tinha passado na Câmara, teve a tramitação concluída no Congresso e agora segue para sanção ou veto pela presidente Dilma Rousseff.

O texto regulamenta a Constituição ao estabelecer regras de incorporação, fusão, criação e desmembramento de municípios e determina quais distritos poderão se emancipar após a realização de um plebiscito (veja as regras ao final deste texto). Inicialmente, a UBDCNM havia identificado mais de 500 distritos que pretendiam se emancipar em todo o país. Mas a estimativa diminuiu devido às restrições introduzidas no projeto durante a tramitação no Congresso.

O presidente da entidade, Augusto César Serejo, informou que, se sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a lei deverá afetar cerca de 1,8 milhão de pessoas que, segundo ele, vivem em “distritos abandonados”. “Eram mais de 500 distritos no país inteiro que pretendiam emancipação mas, com o rigor da lei, quase 70% ficaram pelo caminho. A lei não nos agradou porque temos prova suficiente de que é emancipando que se desenvolve. Mas ficamos satisfeitos ao pensar que é melhor ter lei do que não ter norma nenhuma para se criar município”, declarou Serejo.

Felipe Néri
Do G1, em Brasília



Câmara Municipal do Crato realiza audiências para discutir Orçamento Municipal


A Câmara Municipal do Crato realizará duas Audiências Públicas para discutir com a sociedade o Projeto de Lei do Orçamento Municipal para 2014. As audiências ocorrerão no dia 23 de outubro com a população da Zona Rural e Distritos e no dia 24 com a população da cidade, tendo como local o Crato Tênis Clube.

Nas audiências públicas, os participantes poderão sugerir alterações ao projeto de lei do orçamento para ampliar recursos nos programas previstos ou criar novas ações. Uma comissão de vereadores designada pelo Presidente da Câmara, Luis Carlos Saraiva, será responsável pela transformação das sugestões em emendas a serem votadas pelo Plenário da Câmara.

Essa é uma oportunidade de participação da sociedade no processo de destinação dos recursos públicos e de ampliação dos espaços democráticos.

Do Perfil de Ale Bandeira no Facebook


Leilão do Pré-Sal pode ter apenas um consórcio



A necessidade do governo de usar os recursos do primeiro leilão do pré-sal para fechar as contas do País em 2013 atrapalhou a competitividade pela área gigante de Libra, na licitação que acontece segunda-feira, no Rio, segundo analistas. Às vésperas do leilão, o desenho da disputa se encaminhava para apenas um grande consórcio, de cinco componentes, disposto a pagar os R$ 15 bilhões de bônus de assinatura do prospecto que, sozinho, pode quase dobrar as reservas do País.

As chinesas, grandes favoritas para entrar com força no maior leilão de uma área de petróleo já realizado no País, devem ter participação minoritária na disputa, segundo uma fonte envolvida nas negociações. A Petrobrás entrará com parcela significativa dentro do consórcio, acima dos 30% exigidos pela Lei de Partilha que se aplica à região do pré-sal. Terá ao seu lado duas chinesas (CNPC e CNOOC), uma das duas grandes empresas petroleiras privadas inscritas (possivelmente, a Total) e uma quinta empresa.

A oferta não ficaria muito acima do mínimo estabelecido pelo governo: pelo menos 41,65% da produção precisarão ser divididos com a União. Estão fora do consórcio da Petrobrás a Repsol/Sinopec (de origem espanhola e chinesa), a malaia Petronas e a japonesa Mitsui, segundo a fonte envolvida nas negociações.

As seis empresas que não estão com a Petrobrás, em tese, poderiam formar um segundo consórcio de até cinco componentes. Mas esta formação era considerada improvável até a noite de ontem (18).

Bônus

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) havia defendido até junho um bônus de R$ 10 bilhões de forma a aumentar a concorrência. Mas o governo cravou os R$ 15 bilhões, que precisarão ser pagos à vista e ajudarão nas metas das contas públicas. Todo o processo foi acelerado de forma a viabilizar o pagamento ainda neste ano. Das 40 empresas com capacidade de disputar, apenas 11 se inscreveram em setembro, a maioria estatal, sendo seis asiáticas. Gigantes como Exxon, Chevron e BP ficaram de fora.

As regras do leilão que contribuíram para que as empresas privadas desistissem da disputa também desagradaram chineses. Não foi criticado o modelo em si, mas o bônus alto demais, além de detalhes como falta de correção monetária para os custos que poderão ser descontados antes de o óleo ser partilhado com a União.

Segundo a fonte envolvida nas negociações, a Mitsui estaria mais interessada na 12.ª Rodada de Licitações, voltada para campos em terra com o objetivo de desenvolver as reservas de gás convencional e não convencional. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


URCA debate Direitos Humanos, diversidade e preconceito em fórum


Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou amplo debate relacionado às diversas formas de preconceito e discriminação e os seus questionamentos na sociedade. O evento contou com a realização de palestras e uma programação que envolveu grupos multiculturais. O I Fórum de Direitos Humanos, Diversidade e Preconceito, contou com a abertura na última quarta-feira, com um café de preto velho. 

A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, abriu o evento, destacando a importância da diversidade cultural e o respeito aos direitos humanos. Ressaltou, ainda, que o tema dos direitos humanos deve atravessar todas as práticas pedagógicas, todos os docentes, servidores e alunos da URCA. Para ela, a Universidade é antes de tudo uma instituição educativa, que interage com a sociedade.

Para a uma das organizadoras do fórum, a professora Josinete Lopes de Sousa, a temática é de ampla de discussão, e ressaltou que o preconceito acontece em toda a vida social, e que a sociedade atualmente está mais questionadora sobre a prática. Questões como o racismo e a homofobia foram debatidas, principalmente por conta de situações ocorridas dentro da própria universidade, como núcleo social. O evento contou com palestras e mesas redondas com participações do Professor Doutor da URCA, José Rubens da Costa. Ele abordou a temática ‘Cultura cristã ocidental e a produção de preconceitos’. Já o tema ‘Racismo e suas formas de enfrentamento na sociedade brasileira contemporânea’, foi abordado por representante do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC).
  
A ‘Diversidade e ampliação dos direitos civis na sociedade brasileira contemporânea’, fechou o bloco de palestras pela manhã, com o Assessor Jurídico da URCA, Jorge Emicles, com abertura de debates.  O Fórum foi realizado por meio do Departamento de História da URCA, com a coordenação do Curso de História e do Centro Acadêmico do curso, com o apoio da Instituição, e GEPHS e GRUNEC.

Uma Feijoada de Ogum com roda de Xirê, foi realizada na abertura dos debates, à noite, também no Pátio de Pedagogia, e uma mesa redonda sobre ‘Racismo e suas Formas de Enfrentamento na Sociedade Brasileira’, com a Professora Doutora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Joselina da Silva, além do tema ‘Sexualidade e preconceito sexual: Perspectivas das Ciências Sociais’, com o Professor Doutor da URCA, Leandro de Oliveira, finalizando com a discussão sobre ‘Diversidade e ampliação dos direitos civis na sociedade brasileira contemporânea’, com representante da ASSEJUR - URCA.

Contato:
Assessoria de Comunicação da URCA
Telefones (88) 31021218 / 8812.5525


Tudo pronto para a votação das contas de 2009 do ex-prefeito Samuel Araripe - Por: Ed Alencar


Em entrevista a nossa reportagem nesta sexta feira (18), o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Crato, Pedro Alagoano, disse que está tudo pronto e concluído os estudos de avaliação do parecer, por todos os vereadores da casa, que conhecem  todo o conteúdo  técnico do parecer do “Tribunal de Contas dos Municípios”, assim como o parecer da câmara,  que leva também as considerações das denúncias apresentadas pelo ex-vereador Edson Vilar (Tutu ), referente ao ano de 2009. O próprio ex-prefeito,  sabe das divergências de valores  que consta nas denúncias, do que foi apresentado para  TCM, União e Câmara. "Vamos fazer as coisas com transparência e justiça". 

Para Pedro Alagoano, o parecer técnico do TCM,  é uma coisa, o julgamento político é outro, o que vai está em votação, é o parecer do” TCM”  e a analise da câmara dos vereadores que tem autonomia de aprovar ou desaprovar o parecer do TCM, mas a votação será no parecer do TCM.

Quanto as denúncias dos vereadores que tentaram extorquir dinheiro de Samuel para aprovar suas contas, Pedro Alagoano diz que ele tem que apresentar os nomes dos envolvidos, mais que o Samuel  conversou com vereadores, conversou, mas de vereador ter pedido ou recebido dinheiro acho impossível, já conversei com vários colegas e dizem que não, acho que foi uma atitude impensada de um homem tão experiente como ex-gestor e espero que ele tenha a humildade de fazer um pronunciamento por ter agido de impulso. Conclui Pedro Alagoano.

Fazendo um pequeno analise nas declarações do vereador Pedro Alagoano, é como se o ex-prefeito Samuel Araripe, estivesse “blefando”, que não existe gravação nenhuma. Por outro lado, fica a pergunta. Então por que, vão agora votar do jeito que Samuel queria, pelo parecer do TCM que já era favorável à aprovação? Nas denuncias de Samuel, são vários vereadores comprometidos, e sem os nomes declinados, enxovalhou a reputação de todos. Corre boatos, que só existe a gravação de um vereador, Será? E nessa guerra quem perde? Politicamente perdem todos, mas na balança tem alguém que perde mais.

A verdade é que agora, a população do Crato, espera que tudo seja apurado e esclarecido pelo Ministério Público, pingos nos is,  quem é quem, doa em quem doer, será  esse o pensamento do Vereador Tiago Esmeraldo que segundo a imprensa, entrou com uma ação no Ministério Público para apurar os fatos, para não terminar em pizza?

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Sesc Juazeiro do Norte realiza Mostra de Cinema Japonês



Na próxima quarta-feira (23), o Sesc exibe mais um filme da Mostra de Cinema Japonês: humano e épico, realizada este mês, através do projeto Cinematógrapho, na Unidade Juazeiro do Norte do Sesc. A sessão acontece com o filme “Samurai: Morte no Templo Ichijoji”, às 19h, com entrada gratuita.

A obra cinematográfica faz parte da Trilogia Samurai: Musashi. Dirigida por Hiroshi Inagaki, a trilogia é uma adaptação do épico livro Musashi, de Eiji Yoshikawa, que narra as aventuras do lendário samurai Miyamoto Musashi.

Em “Samurai: Morte no Templo Ichijoji”, após anos em busca do aprimoramento espiritual, seguindo os princípios do Bushido (“o caminho do guerreiro”), Musashi retorna a Kyoto para desafiar o líder da melhor escola de espadachins da região e tem o seu amor disputado pela leal Otsu e pela traiçoeira Akemi.

Na próxima semana, a mostra segue com a Trilogia Samurai: Musashi e exibe na quarta-feira (30), como encerramento da programação, o filme “Duelo na Ilha Ganryujima”. Na história, Musashi decide viver como um camponês e aceita travar um duelo final com o seu maior rival, Sasaki Kojiro.

Programação
Cinematógrapho - Mostra Cinema Japonês: humano e épico
23/10 - Trilogia Samurai: Musashi - “Morte no Templo Ichijoji”
Direção: Hiroshi Inagaki
Classificação indicativa: 14 anos

30/10 - Trilogia Samurai: Musashi – Duelo Na Ilha Ganryujima
Direção: Hiroshi Inagaki
Classificação indicativa: 14 anos

SERVIÇO
Local: Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Data: 23 e 30/10
Horário: 19h
Informações: (88) 3512.3355/ 3587.1065
 :::Gratuito:::

Fonte: SESC


Domingo tem corrida de pedestrianismo no Crato


A Prefeitura Municipal de Crato, através da Secretaria de Esporte realiza neste domingo, 20,  a XVI Corrida de Pedestrianismo Cidade do Crato. A prova terá percurso de 10 quilômetros com largada e chegada na Praça da Sé. A saída está prevista para as 8 horas. 

As inscrições estão abertas até amanhã, sábado, 19, e quem quiser participar basta doar um quilo de alimento não perecível. As inscrições podem ser feitas no site da prefeitura (www.crato.ce.gov.br) ou na Secretaria de Esportes, no Estádio Mirandão.

A corrida é uma promoção da prefeitura do Crato através da Secretaria de Esportes com parcerias das  secretarias municipais de Meio Ambiente e Controle Urbano, Saúde e Segurança Pública e das entidades como ADCC e Sementes da Pista, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e TG/10—004. Os alimentos arrecadados serão encaminhados para o Projeto de Reabilitação Vida Livre – PREVIL, que cuida de jovens dependentes de drogas.

Fonte: PMC
Foto Ilustrativa: Site guaruja.sp.gov.br



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30