xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/10/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 outubro 2013

Votar - Por Raquel de Queiroz.

Publicado na revista "O Cruzeiro", em 11 de Janeiro de 1947, com o objetivo de alertar os eleitores de então, quanto a importância do voto.

 Não sei se vocês têm meditado como devem no funcionamento do complexo maquinismo político que se chama governo democrático, ou governo do povo. Em política a gente se desabitua de tomar as palavras no seu sentido imediato. No entanto, talvez não exista, mais do que esta, expressão nenhuma nas línguas vivas que deva ser tomada no seu sentido mais literal: governo do povo. Porque, numa democracia, o ato de votar representa o ato de FAZER O GOVERNO.

Pelo voto não se serve a um amigo, não se combate um inimigo, não se presta ato de obediência a um chefe, não se satisfaz uma simpatia. Pelo voto a gente escolhe, de maneira definitiva e irrecorrível, o indivíduo ou grupo de indivíduos que nos vão governar por determinado prazo de tempo.

Escolhem-se pelo voto aqueles que vão modificar as leis velhas e fazer leis novas - e quão profundamente nos interessa essa manufatura de leis! A lei nos pode dar e nos pode tirar tudo, até o ar que se respira e a luz que nos alumia, até os sete palmos de terra da derradeira moradia.

Escolhemos igualmente pelo voto aqueles que nos vão cobrar impostos e, pior ainda, aqueles que irão estipular a quantidade desses impostos. Vejam como é grave a escolha desses "cobradores". Uma vez lá em cima podem nos arrastar à penúria, nos chupar a última gota de sangue do corpo, nos arrancar o último vintém do bolso.

E, por falar em dinheiro, pelo voto escolhem-se não só aqueles que vão receber, guardar e gerir a fazenda pública, mas também se escolhem aqueles que vão "fabricar" o dinheiro. Esta é uma das missões mais delicadas que os votantes confiam aos seus escolhidos.

Pois, se a função emissora cai em mãos desonestas, é o mesmo que ficar o país entregue a uma quadrilha de falsários. Eles desandam a emitir sem conta nem limite, o dinheiro se multiplica tanto que vira papel sujo, e o que ontem valia mil, hoje não vale mais zero.

Não preciso explicar muito este capítulo, já que nós ainda nadamos em plena inflação e sabemos à custa da nossa fome o que é ter moedeiros falsos no poder.

Escolhem-se nas eleições aqueles que têm direito de demitir e nomear funcionários, e presidir a existência de todo o organismo burocrático. E, circunstância mais grave e digna de todo o interesse: dá-se aos representantes do povo que exercem o poder executivo o comando de todas as fôrças armadas: o exército, a marinha, a aviação, as polícias.

E assim, amigos, quando vocês forem levianamente levar um voto para o Sr. Fulaninho que lhes fez um favor, ou para o Sr. Sicrano que tem tanta vontade de ser governador, coitadinho, ou para Beltrano que é tão amável, parou o automóvel, lhes deu uma carona e depois solicitou o seu sufrágio - lembrem-se de que não vão proporcionar a esses sujeitos um simples emprego bem remunerado.

Vão lhes entregar um poder enorme e temeroso, vão fazê-los reis; vão lhes dar soldados para eles comandarem - e soldados são homens cuja principal virtude é a cega obediência às ordens dos chefes que lhe dá o povo. Votando, fazemos dos votados nossos representantes legítimos, passando-lhes procuração para agirem em nosso lugar, como se nós próprios fossem.

Entregamos a esses homens tanques, metralhadoras, canhões, granadas, aviões, submarinos, navios de guerra - e a flor da nossa mocidade, a eles presa por um juramento de fidelidade. E tudo isso pode se virar contra nós e nos destruir, como o monstro Frankenstein se virou contra o seu amo e criador.

Votem, irmãos, votem. Mas pensem bem antes. Votar não é assunto indiferente, é questão pessoal, e quanto! Escolham com calma, pesem e meçam os candidatos, com muito mais paciência e desconfiança do que se estivessem escolhendo uma noiva.

Porque, afinal, a mulher quando é ruim, dá-se uma surra, devolve-se ao pai, pede-se desquite. E o governo, quando é ruim, ele é que nos dá a surra, ele é que nos põe na rua, tira o último pedaço de pão da boca dos nossos filhos e nos faz apodrecer na cadeia. E quando a gente não se conforma, nos intitula de revoltoso e dá cabo de nós a ferro e fogo.

E agora um conselho final, que pode parecer um mau conselho, mas no fundo é muito honesto. Meu amigo e leitor, se você estiver comprometido a votar com alguém, se sofrer pressão de algum poderoso para sufragar este ou aquele candidato, não se preocupe. Não se prenda infantilmente a uma promessa arrancada à sua pobreza, à sua dependência ou à sua timidez. Lembre-se de que o voto é secreto.

Se o obrigam a prometer, prometa. Se tem medo de dizer não, diga sim. O crime não é seu, mas de quem tenta violar a sua livre escolha. Se, do lado de fora da seção eleitoral, você depende e tem medo, não se esqueça de que DENTRO DA CABINE INDEVASSÁVEL VOCÊ É UM HOMEM LIVRE. Falte com a palavra dada à fôrça, e escute apenas a sua consciência. Palavras o vento leva, mas a consciência não muda nunca, acompanha a gente até o inferno".

Sessão PAZ e AMOR na Câmara Municipal do Crato - Por: Ed Alencar


A sessão da Câmara municipal do Crato nesta terça feira (15) foi, “quem te viu, quem te vê”, para quem  assistiu a esta sessão e também participou da sessão de segunda feira (14), viu uma grande diferença entre ambas. 

Diz o dito popular, “depois da tempestade vem a bonança".  E não é que veio mesmo! Uma das sessões mais tumultuada até agora em 2013, aconteceu ontem, 14 outubro.  Brigavam vereadores (verbalmente), brigavam  pessoas na platéia, sessão interrompida,  e no meio de um clima tenso de nervos a flor da pele, eis que surgiu na platéia.., um som de “flauta”, tocando no meio do povo, fazendo os vereadores  se irritarem  e esticarem o pescoço a perguntar que barulho é esse. A principio, se pensava em molecagem de algum adulto na platéia . Por fim, depois de tanto a música perturbar  a mesa diretora, o presidente Luiz Carlos, descobriu que era um menino que tocava  a bendita flauta no meio do povo. Irritado, pediu para alguém fazer o menino parar de tocá-la.  Mas poucos entenderam, que talvez, o menino da flauta queria através da música, acalmar os ânimos dos exaltados.

Foi uma sessão de “maré mansa”, como nunca se viu, e o menino da flauta não estava lá, e bem que na sessão desta terã-feira, era para estar fazendo um fundo musical. Quem imaginou o Vereador Amadeu de Freitas sendo elogiado por Fernando Brasil de nobre vereador, lhe fazendo elogios pelas emendas que apresentou para o projeto do prefeito Ronaldo!  Quem imaginou que o vereador Bebeto, iria hoje, elogiar o prefeito Ronaldo através do líder Paulo de Tarso. Quem imaginou o vereador Marquim do povão elogiando Amadeu de Freitas pelas suas emendas “Racionais”, disse ele. Quem imaginava Amadeu de Freitas tão feliz e contente, com os elogios dos vereadores da situação. Tudo por causa do projeto do prefeito Ronaldo, que aceitou as emendas apresentadas pelo vereador Amadeu, ao projeto que cria o fundo municipal, para ser utilizado no conselho municipal dos direitos da criança e adolescente, na capitação de recursos, destinados  ao financiamento de apoio, proteção e desenvolvimento. 

Tudo mudou de ontem pra cá, foi uma sessão “light” de muita paz, ao ver Marquim do povão sorridente em conversa com Bebeto na bancada, foi bandeira branca mesmo,  a imprensa não sabia o que perguntar, contagiou os presentes,  nós  da imprensa, entramos no tema e fizemos uma coletânea de perguntas sobre esse clima amistoso; Disse o presidente Luiz Carlos; “Eu sou presidente dos 19 vereadores, não estamos aqui para criar atrito ou situação inconveniente para partido A ou B, estamos aqui para compor em prol do Crato, assim como ontem o vereador Amadeu de Freitas votou a favor dos projetos do prefeito para doação de terrenos, apoiamos hoje suas emendas”. 

Disse Bebeto; “parabenizei pela aceitação das emendas do Amadeu, é um amadurecimento político que a câmara mostrou hoje, e deixou de perseguir politicamente e hoje está fazendo seu papel. A bancada do prefeito, estava mal orientada por determinada pessoa que faz parte do governo, o prefeito sempre foi mal orientado, principalmente em articulação política, muitas coisas poderia ter sido evitado, mas ele amadureceu muito”. Disse Amadeu; “É importante o entendimento”. 


Foi tanta harmonia na sessão de terça feira , que logo veio a surpresa. Anunciaram para segunda feira ( 21), a votação das contas do ex-prefeito SAMUEL ARARIPE, dependendo apenas da presença do advogado do mesmo.

Então, nessa sessão surpresa de muita paz e entendimentos, faltou o menino da “flauta”, tinha que ter música para a notícia que o povo esperava sobre a votação das contas do ex-prefeito Samuel, depois da bomba que explodiu  na cidade, causando revolta na população a música seria; “Tchan Tchan Tchan Tchan”.   ( Onde tu tava menino!? )

A pergunta agora é, se os nomes dos vereadores corruptos, não forem divulgados antes da votação, como vai ficar a Câmara Municipal do Crato?  E o povo? Tudo como dantes? Vai dar em PIZZA mesmo? Assim temos direito de pedir música, que seria “Que pais é este” E falando a onde tu tava, desde ontem que o vereador Guer, não deu as caras às sessões, um vereador no plenário lançou a campanha cadê tu, Guer?  Perguntamos ao presidente Luiz Carlos, se o mesmo tinha apresentado justificativa dessas ausências, o mesmo disse que não, e que se não apresentar justificativa será descontado. Até segunda feira, muita coisa virá à tona.

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Terrenos poderão ser doados para construção de casas em regime de mutirão


Em Crato, um grupo de pessoas consideradas líderes comunitárias do bairro Alto da Penha, há muito tempo vem lutando junto às autoridades por moradia para quem não tem casa própria. Esse trabalho voluntario dessas guerreiras,  buscou através de um convite feito ao vereador Bebeto, ao Dep. Sineval Roque e Dr. Leitão, para solicitar e representar junto ao Governo do Estado,  o pedido da doação de um terreno para construção de casas próprias, em regime de mutirão. 

O pedido foi feito ao governador, que de pronto encaminhou para estudos, junto aos órgãos responsáveis, e nesta semana o vereador Bebeto, recebeu um ofício do Governo do Estado através do chefe executivo do gabinete do governador, Danilo Serpa, que foi pedido à “COHAB” um parecer junto a Secretária das Cidades, para localizar esse terreno, que possa ter a possibilidade da doação, a fim de atender ao pedido da comunidade requerente.

A confirmação desses estudos foi comunicada ao vereador Bebeto, através de oficio nº 306/2013, do chefe executivo da Secretária das Cidades, Magno Silva Coelho.

Agora só resta esperar. 

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe
Foto meramente ilustrativa - Site pictures.com


Sol EXTREMO - Previsão do tempo para hoje, 16 de Outubro de 2013 em Crato.

Bom dia, Crato!


O índice de raios ultravioleta permanece EXTREMO no Cariri. Todo cuidado é pouco e o recomendado é o uso de potentes filtros solares, a fim de evitar câncer de pele. Ontem ( 15 ), o calor insuportável à tarde aqui em Crato. Os que se aventuraram em sair ao sol podem ser considerados verdadeiros heróis. E para hoje a previsão não é diferente. Teremos dia de Sol com algumas núvens e não chove, segundo os principais serviços de meteorologia.

Nascer do sol: 05h15 Pôr do sol:17h31
Temperaturas Max 33º e Min 22º
Ventos a ESE  a 17km/h
Umidade Relativa do Ar:  84% e mínima de 41%
Índice UV: Extremo

Fontes: INPE e GOES13

www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a História do Crato para a posteridade


Sesc Crato realiza Mostra de Música Instrumental





Com o objetivo de difundir a música instrumental, o Sesc proporciona um encontro entre artistas do gênero, revelando as diferentes facetas do estilo musical. O encontro, que faz parte da Mostra de Música Instrumental, acontece de 17 a 19 de outubro, na Unidade Crato do Sesc. Gratuito.

Durante a programação, o público confere a cada dia uma banda convidada, com repertórios que vão dos clássicos do jazz e blues americanos até leituras mais contemporâneas do tango misturado com artifícios eletrônicos. A programação também conta com uma homenagem a um dos maiores expoentes da música brasileira reverenciado em todo mundo, Hermeto Pascoal.  

A programação tem início nesta quinta-feira (17), com a banda Blues Label. Formada por Leonardo Vasconcelos (teclado e vocal), Marcelo Holanda (bateria), Victor Fontenele (baixo) e Roberto Lessa (guitarra e vocal), a banda, desenvolve um trabalho autoral em que o quarteto faz blues aliando inovação e tradição, com um repertório que transita por entre várias vertentes, como blues de raiz, country, jump, blues-rock, funk e soul music.

Na sexta-feira (18), o público confere a apresentação do espetáculo instrumental Selestrial. Criado pelo músico Junior Crato, integrante da Banda Rivotrill, e Fabricio da Rocha, integrante do grupo Breculê, Selestrial surgiu da ideia de montar um espetáculo instrumental que pudesse ir um pouco além da música. Com o intuito de proporcionar ao público um contato mais íntimo com a genialidade de Hermeto Pascoal.

O espetáculo traz novidades em arranjos e harmonias, com a proposta de reproduzir o universo da música do compositor e multi-instrumentista, utilizando apenas dois instrumentos.

Para fechar a série, no dia 19, a Mostra apresenta a banda Duo Finlândia. O projeto formado pelo argentino Mauricio Candussi e o brasileiro Raphael Evangelista traz um espetáculo intenso e vibrante com repertório dos quatro discos lançados pelos músicos, além do mais novo trabalho do grupo, que vai desde o afoxé até a polka finlandesa, sem perder a essência sul-americana.

SERVIÇO

Mostra de Música Instrumental
Local: Teatro Sesc Adalberto Vamozi – Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Período: 17 a 19/10
Horário: 20h
Informações: (88) 3523.4444
:::Gratuito::: 


Curiosidade - Teste de Personalidade




TESTE DE PERSONALIDADE - Escolha o desenho que mais se identifica e depois leia o número correspondente para sua personalidade. 

1. INTROSPECTIVO SENSÍVEL - PENSATIVO: Você se desentende consigo mesmo e como com o seu meio mais frequente do que a maioria das pessoas. Você detesta superficialidade, e prefere permanecer isolado do que sofrer com um diálogo banal . Mas o relacionamento com amigos é intenso e profundo, o que lhe proporciona tranquilidade e harmonia espirituais indispensáveis para que se sinta bem. Todavia, não se preocupe com o isolamento, mesmo que seja por longos períodos de tempo, é uma circunstância que não o aborrece. 

2. INDEPENDENTE NÃO CONVENCIONAL – DESEMBARAÇADO: Você exige liberdade e vida descompromissada para escolher o seu destino. Tem talento artístico no trabalho e no lazer e, algumas vezes, seu desejo de liberdade o leva a proceder de maneira oposta ao que se espera de você. Seu estilo de vida é altamente individualístico. Você jamais imita cegamente o que está na moda, ao contrário, procura viver de acordo com suas próprias ideias e convicções, mesmo que isto signifique nadar contra a corrente. 

3. DINÂMICO VIGOROSO – EXTROVERTIDO: Você está muito inclinado a aceitar certos riscos e assumir importantes compromissos em troca de tarefas variadas e interessantes. A rotina, ao contrário, tende a exercer efeito paralisante sobre você. O que você mais aprecia é desempenhar um papel ativo nos acontecimentos. Assim procedendo, sua capacidade de iniciativa torna-se bastante acentuada. 

4. OBJETIVO EQUILIBRADO – HARMONIOSO: Você valoriza um amor e um estilo de vida simples e descomplicados. As pessoas o admiram porque tem os dois pés firmemente plantados no chão e assim podem se tornar dependentes de você. Você oferece espaço e segurança aos amigos íntimos. Seus dotes são considerados humanos e calorosos. Rejeita o trivial e extravagante. Tende a ser cético em relação a fantasias e modismos. Sua roupa tem de ser prática e discretamente elegante. 

5. PROFISSIONAL PRAGMÁTICO – AUTO CONFIANTE: Tem pleno domínio da vida e deposita menos fé na sorte do que em seus feitos. Soluciona problemas de modo simples e prático. Tem visão realística dos acontecimentos quotidianos e os manipula sem hesitação. Grande parcela de responsabilidade no trabalho lhe é conferida porque todos sabem que podem depender de você. Sua grande força de vontade transmite autoconfiança aos outros. Jamais se sentirá totalmente satisfeito enquanto não tiver realizado suas ideias. 

6. TRANQUILO PRUDENTE – PACÍFICO: Você despreza formalidades sem causar embaraços a outros. Suas amizades são feitas facilmente, mas aprecia a privacidade e a independência. Gosta de se afastar de tudo e de todos de tempos em tempos para contemplar o significado da vida e alegrar-se consigo mesmo. Requere espaço, e por isso se refugia em lugares ermos e bonitos. Entretanto, não é uma pessoa solitária. Está em paz consigo mesmo e com o mundo, e gosta da vida e do que ela tem para oferecer. 

7. DESPREOCUPADO BRINCALHÃO – ALEGRE: E procura desfrutá-la em toda a sua plenitude, de acordo com o refrão: " Somente se vive uma vez", Se mostra interessado e aberto a tudo o que é novo; as mudanças alimentam seu espírito. Nada é pior do que quando se sente tolhido em sua liberdade. Vive seu ambiente como algo versátil e sempre em condições de lhe brindar com uma surpresa. 

8. ROMÂNTICO SONHADOR – EMOTIVO: Muito sensível, Recusa-se a analisar os fatos somente sob o ponto de vista frio e racional. Só se importa com o que os sentimentos dizem e acha importante Ter sonhos na vida. Rejeita quem despreza o romantismo e se deixa guiar somente pela racionalidade e recusa qualquer limitação à rica variedade de seus impulsos e emoções. 

9. ANALÍTICO CONFIÁVEL – DETERMINADO: Sua sensibilidade representa o que é durável e de alta qualidade. Em consequência, gosta de cercar-se de pequenas preciosidades, que descobre onde outros ignoram. Assim sendo, a cultura desempenha papel especial em sua vida. Você encontrou seu estilo pessoal, elegante e exclusivo, sem fantasias ou modismos. O ideal, sobre o qual você baseia a vida, é o prazer associado à cultura. Valorizas um certo nível de cultura nas pessoas com quem se associa.

Fonte: Facebook

I Fórum Direitos Humanos, Diversidade e Preconceito acontece nesta quarta-feira (16), na URCA


Começa nesta quarta-feira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), a partir das 7h30, o I Fórum Direitos Humanos, Diversidade e Preconceito. O evento acontece no campus do Pimenta, em Crato. A manhã de debates, com temáticas diferenciadas, acontece das 8h30 às 11 horas, com primeiro tema a ser abordado pelo Professor Doutor da URCA, José Rubens da Costa. Ele tratará sobre ‘Cultura cristã ocidental e a produção de preconceitos’. Já o tema ‘Racismo e suas formas de enfrentamento na sociedade brasileira contemporânea’, terá abordagem dos representantes do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC).

Durante a abertura dos debates pela manhã haverá o Café Preto Velho, no Pátio de Pedagogia, e a apresentação do Rock Brasil, pelos alunos do Curso de História da Universidade, no Salão de Atos.

A ‘Diversidade e ampliação dos direitos civis na sociedade brasileira contemporânea’, fecha as palestras a serem abordadas pela manhã, com a Assessoria Jurídica da URCA.  O evento está sendo realizado por meio do Departamento de História da URCA, com a coordenação do Curso de História e do Centro Acadêmico do curso, com o apoio da Instituição, e GEPHS e GRUNEC.


Já à noite, a partir das 18h30, acontecerá a Feijoada de Ogum com roda de Xirê, também no Pátio de Pedagogia, e uma mesa redonda sobre ‘Racismo e suas Formas de Enfrentamento na Sociedade Brasileira’, com a Professora Doutora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Joselina da Silva, além do tema ‘Sexualidade e preconceito sexual: Perspectivas das Ciências Sociais’, com o Professor Doutor da URCA, Leandro de Oliveira, finalizando com a discussão sobre ‘Diversidade e ampliação dos direitos civis na sociedade brasileira contemporânea’, com representante da ASSEJUR - URCA.

Informações:
Universidade Regional do Cariri (URCA)


Crato - Notícias administrativas - 16 de Outubro de 2013


Prefeitura projeta melhorias na iluminação pública do Crato

A Prefeitura do Crato através da Secretaria de Obras Públicas está preparando o projeto de otimização da iluminação pública da cidade para o final do ano. A ideia da secretaria, de acordo com Emerson Henrique secretário-adjunto da pasta, é que seja feito um trabalho de troca dos braços e  luminárias nos postes nas zonas urbana e rural da cidade. Além disso, a secretaria já elabora o Plano Diretor da Iluminação Pública visando disciplinar o tipo de iluminação para os bairros, ruas e avenidas da cidade. O plano permitirá que cada comunidade ou avenida tenha um tipo de iluminação deixando as vias públicas mais iluminadas e  com melhor visual no período noturno. Para as festas do final do ano, como Natal e o Ano Novo, a prefeitura está preparando uma grande campanha de iluminação e decoração das principais ruas e avenidas e das praças centrais do Crato.

Prefeitura faz dragagem e limpeza do Canal do Rio Granjeiro

A Prefeitura Municipal do Crato está concluindo os trabalhos de limpeza e dragagem do Canal do Rio Granjeiro obra executada por 20 homens e equipamentos pesados com recursos da prefeitura municipal.  Já as últimas melhorias no canal vêm sendo feitas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura com os serviços de  pavimentação asfáltica do trecho da Avenida José Alves de Figueiredo (na altura da  Igreja Nossa Senhora de Fátima) bem como, a colocação de uma passarela metálica reivindicada pela comunidade. As obras de melhoria do Canal do Rio Granjeiro começaram na última segunda-feira, 14, e prosseguem até esta sexta-feira, e vem utilizando 6 caçambas, uma retroescavadeira hidráulica e duas enchedeiras. Esta é a segunda limpeza do canal feita na gestão do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos.

Fonte: PMC


Walmart vai fechar 50 lojas no Brasil e na China


O Walmart reduziu sua previsão de investimentos em mercados fora dos Estados Unidos e anunciou que pretende fechar um total de 50 lojas no Brasil e na China. As informações foram dadas durante encontro anual com investidores da companhia nos Estados Unidos.

Walmart terá de pagar R$ 22,3 milhões por dano moral coletivo

Em nota, a companhia informou que a maior parte dos fechamentos deve ocorrer no último trimestre de 2014. As lojas a serem fechadas serão aquelas com performance abaixo do esperado pela empresa. Em apresentação a investidores, o Walmart colocou o Brasil como um mercado que vem apresentando retorno sobre investimentos (ROI) menor que a média das operações internacionais da companhia, mas considerou que são grandes as oportunidades de melhoria. A companhia também espera reduzir o ritmo de abertura de lojas no México e na Índia. A projeção de investimentos do Walmart Internacional foi cortada em US$ 500 milhões. Em vez dos US$ 4,5 bilhões que a companhia esperava investir fora dos Estados Unidos anteriormente, serão colocados US$ 4 milhões. A empresa afirmou, porém, que continua a investir em crescimento orgânico nestes países.

O Walmart destacou que espera progredir nestes mercados também com maior integração com as operações de comércio eletrônico. "Estamos confiantes de que com um crescimento disciplinado e maior integração com o e-commerce, vamos ter um cenário sólido de crescimento a longo prazo e melhores retornos", disse o presidente internacional Doug McMillon. De acordo com McMillon a companhia vai continuar fortalecendo sua presença em mercados como o Brasil e a China, mas irá gerenciar seu portfólio para garantir vantagem competitiva.

Estados Unidos

Os investimentos totais da varejista, incluindo os Estados Unidos, foram cortados em US$ 200 milhões no ano fiscal que se encerra em janeiro de 2015. A companhia também espera reduzir as inaugurações de lojas de grande porte no mercado norte-americano e acredita que as vendas líquidas vão variar entre US$ 475 bilhões e US$ 480 bilhões, indicando crescimento de 1,2% a 2,3% em relação ao ano anterior.

O Walmart vem sofrendo com vendas mais fracas nos Estados Unidos na medida em que consumidores vem dando preferência a itens de maior tíquete médio, como carros. Assim como outros varejistas, a companhia vem reportando queda no tráfego de consumidores nas lojas, o que é uma preocupação diante da proximidade das festas de final de ano. Com informações da Dow Jones Newswires.

Via Yahoo Notícias



Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30