xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/10/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 outubro 2013

Para você refletir -Por Maria Otilia

A  todo momento somos surpreendidos por notícias e comentários da  falta do  zelo, da  não observância dos preceitos éticos por parte de alguns dos nossos representantes nas diversas esferas da política. Acredito que algumas dessas denúncias precisam serem esclarecidas.Até mesmo para que se efetive  a credibilidade  e a qualidade do serviço público que  estes nossos representantes podem e  devem prestar a comunidade. Para  melhor reflexão desta época de insatisfações, movimentos,denúncias e  ameaças , posto uma fábula que fala de ética e poder.Façamos uma boa leitura.


A Partilha do Leão
                                         

Ética e Poder não são Compatíveis 

Há muito tempo atrás, o Leão, a Raposa, o Chacal, e o Lobo, de comum acordo, combinaram em caçar juntos. Ficou então combinado que dividiriam entre eles tudo aquilo que conseguissem encontrar. Pouco tempo depois, o Lobo capturou um cervo, e cumprindo sua parte no acordo, imediatamente convidou todos os seus companheiros para fazer a partilha. 

Mas, sem que ninguém o pedisse, ou o elegesse como tal, o Leão logo tomou o lugar de líder e decidiu organizar como deveria ser o banquete, e evidentemente, determinar como seriam divididas as partes entre os presentes. Pondo-se, por conta própria, na posição de representante de todos, supostamente demonstrando total imparcialidade, mas agindo como se todos fossem seus vassalos, começou a contar para os convidados. "Um", ele disse, enquanto para cada um dos presentes mostrava uma de suas garras, "que sou eu mesmo, o Leão. Dois, esta é para o Lobo; três, é para o Chacal, e finalmente a Raposa fica em quarto." 

Então, cuidadosamente dividiu a presa em quatro partes iguais. "Eu sou o Rei Leão," ele disse, quando terminou, "Assim, evidentemente, Eu tenho direito a primeira parte. A outra também me pertence porque sou o mais forte, e a outra também porque sou o mais valente." Agora Ele olha fixamente para os outros com cara de poucos amigos. Então rosna exibindo as garras de forma ameaçadora, e diz: "Caso algum de vocês não concorde com a minha divisão, esta é a hora de se manifestar!" Autor: Esopo O Poderoso Será Sempre um Opressor. Moral da História: 

O mais Poderoso faz as Leis.

Um oásis no Sertão - Por: Emerson Monteiro

Na parte sul do Estado do Ceará, fronteira com Pernambuco, Paraíba e Piauí, Nordeste do Brasil, situa-se região de características geográficas e culturais peculiares, formada sob a influência típica da Chapada do Araripe (maciço que ocupa uma área de 600.000ha, sendo 180 km de comprimento e largura entre 20 e 50 km, numa altitude de até 900m, localizada a 400km de Recife, Pernambuco, e a 450km de Fortaleza, capital do Estado, linha reta), composto de solos, clima e vegetação diferentes do semi-árido, vindo, em conseqüência, de merecer uma classificação particular sob a denominação de Região do Cariri.

Para se ter noção clara do que seja esta parte do Mundo, indicam-se necessários outros aspectos da Chapada do Araripe, de onde se vislumbra belo e espaçoso vale, vertedouro dos seis rios originários de suas encostas (Batateiras, Cariús, Grangeiro, Latão, Miranda e Salamanca), que têm cheias no período chuvoso (de dezembro a maio).  No século XIX, aqui estiverem os pesquisadores europeus Agassiz e Gardner, destacando a fertilidade de suas terras e registrando a riqueza de sua fauna e flora.  As fontes de água pura que jorram em muitas localidades, calculadas em 265, bem caracterizam a riqueza hídrica regional.

São os seguintes municípios cearenses que formam a Região do Cariri: Abaiara, Altaneira, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Porteiras e Santana do Cariri.

Dentre esses, são principais as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, a primeira pela importância comercial de ser a sede do culto popular à personalidade do sacerdote católico Cícero Romão Batista (1844-1934), para onde afluem milhares de fiéis dos outros estados nordestinos, em quatro datas comemorativas anuais, e o segundo pelo valor histórico e educacional, dos mais antigos pólos da colonização, iniciada no século XVIII, sob a égide da Coroa Portuguesa, através de expedições provenientes dos estados da Bahia, de Alagoas e Sergipe. Dada sua posição estratégica, Crato teve atuação marcante nas lutas libertárias nacionais.  No mês de julho, o município realizada uma mostra agropecuária de animais e produtos derivados que chega a reunir centenas de milhares de visitantes.   No município de Santana do Cariri, está situado um dos mais ricos sítios fossilíferos do Planeta, donde são retiradas pedras de peixe relativas à Formação Santana, vinculada à Bacia Sedimentar do Araripe.

A força da Natureza e o desenvolvimento cultural credenciam o Cariri para o Turismo, propiciando clima agradável durante todo ano, tendo folclore variado, com ritmos, danças e folguedos próprios, além de rico artesanato em couro, barro, madeira e linhas. Sua herança histórica vem sendo registrada em publicações regionais, e sua beleza cantada em prosa e verso, nas letras de música e lendas características, evidenciando, desta forma, identidade cultural e espaço artístico digno de estudos.

Calculados em números próximos, a região deve abrigar em torno de 1.300.000 habitantes, concentrados, sobretudo, no triângulo formado pelas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, epicentro sócio-econômico desse rico oásis do Sertão brasileiro.

(Foto: Jackson Bola Bantim).

Apelo - Por: Ulisses Germano



Esta casa foi vendida. A sua arquitetura é de uma beleza incalculável. Quem comprou, por favor!, não destrua este monumento que é um patrimônio público! As fachadas antigas contam a vida do passado de uma cidade e revelam sutilezas históricas preciosas para a consolidação e perpetuação da tão sonhada identidade cultural. E se esse apelo não valer de nada, e for resolvido derrubar, "doe" os postes para Prefeitura do Crato-CE. Posso estar enganado, e se estiver enganado peço desculpas antecipadamente, mas estes postes pertenceram a alguma das praças desmanteladas no passado. Não são os postes da antiga Praça Siqueira Campos, certamente, mas pertencem a mesma empresa de fundição (temos especialistas para dar este parecer). Não cabe aqui julgar ninguém. 

Mas os postes antigos da praça Siqueira Campos jamais deveriam ter sido retirados. Só uma pessoa destituída de bom senso em assuntos estéticos arquitetônicos pode afirmar que as atuais praças Siqueira Campos e da Sé possuem o mesmo encantamento das praças originais. Sei que este assunto é complexo, e culpar apenas os arquitetos do governo estadual é injusto. O relógio da atual Praça Siqueira Campos já foi batizado de "2001 Uma Odisseia no Espaço", os quatro relógios anteriores também foram ridicularizados como sendo do Mundo do Real e por fazer a proeza de marcar, cada relógio, um fuso horário diferente . E tudo porque os idealizadores dessas "reformas", pelo que tudo indica, pouco de sensibilidade artística ou zelo pelo patrimônio público possuem. E se por acaso as possuem, pior ainda! Mas não "é só no Crato Mesmo", não. 

Em Fortaleza aconteceu o mesmo com a Praça do Ferreira. Para quem tiver curiosidade em saber sobre a história da Praça do Ferreira a leitura do historiador Raimundo Girão é a mais recomendada. Como é sabido a praça do Ferreira que é o "Coração da Cidade" cidade sofreu várias transformações até que a sensatez do grande compositor e arquiteto Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon fez com que o modelo histórico original, palco do movimento de vanguarda mais importante do Ceará - A Padaria Espiritual, fosse recomposto, respeitando o modelo original do início do século XX. Gostaria que o Governador do Estado tivesse pela cidade do Crato-CE.

O mesmo zelo que ele tem pela sua bela cidade de Sobral. Afinal aqui viveu Barbara de Alencar, aqui morou Pe. Ibiapina, nasceu e foi batizado Pe Cícero (Cearense do Século), aqui Patativa do Assaré foi revelado para o mundo, aqui Luiz Gonzaga lançou o seu primeiro disco de cera em 78 rtm no prédio do Cassino, enfim, aqui mora, sim, a história do Ceará que muitas autoridades teimam em não aceitar desprezando e negando a importância de seu valor histórico e cultural para as futuras gerações. Será que a lembrança de nosso empreendedor Siqueira Campos terá o mesmo destino do Boticário Ferreira? 

Ulisses Germano...
Professor de Artes - Pifeiro
Foto: Ulisses Germano...


Notícias do domingo (Armando Lopes Rafael)

Cariri vai realizar megaencontro



Promovido pela Diocese de Crato, acontecerá – daqui a dois meses e meio – o maior evento da história do Cariri. Trata-se do 13º Intereclesial das CEBs, ou seja, o encontro de representantes das Comunidades Eclesiais de Base de todo o Brasil. Mais de cem bispos estarão presentes nesse encontro, que receberá representantes de todas as dioceses dos 27 estados brasileiros, além de observadores de várias nações da Europa e do continente americano. O encontro acontecerá nos dias 7 a 11 de janeiro de 2014, e terá como tema: “Justiça e profecia a serviço da vida’, e por lema: ‘CEBs, Romeiras do Reino no campo e na cidade’”.


Juazeiro do Norte ganha uma segunda agência do BNB

Até o fim do ano será instalada a segunda agência do Banco do Nordeste na cidade de Juazeiro do Norte. A nova unidade do BNB ficará no bairro Lagoa Seca, mais precisamente na Praça José Ilânio Gondim. Já o prédio da nova agência terá a denominação de “Edifício Maria Assunção Gonçalves”, em homenagem à educadora e artista plástica juazeirense, falecida em maio deste ano. 

No próximo domingo a catedral de Crato estará em festas
No próximo dia 20 de outubro, às 09:00 h., ocorrerá na Igreja da Sé a abertura do Ano do Centenário da Diocese de Crato. Os festejos serão iniciados com a solenidade de dedicação litúrgica da Matriz de Nossa Senhora da Penha, à dignidade de catedral. De fato, a velha Sé vem funcionando como catedral desde 1916, mas, até hoje, ainda não foi dedicada a esta função. Também no próximo domingo será inaugurada a nova mesa de celebração daquele templo, agora confeccionada em pedra, seguindo a orientação da Igreja Católica, para os altares de uma catedral.



Bispo de Crato foi recebido pelo Papa

Site do Vaticano registrou o encontro

Na última 4ª feira, dia 09, Dom Fernando Panico participou, em Roma, da Audiência Geral do Papa Francisco. Naquela ocasião o Bispo de Crato entregou ao Papa uma carta e um opúsculo – ambos preparados pessoalmente por Dom Fernando – onde rememora o pedido de reabilitação do Padre Cícero, feito pela Diocese de Crato, e entregue ao Vaticano em 2006. Durante a audiência, Dom Fernando pediu novo encontro com o Papa, agora para uma conversa pessoal, onde dará mais detalhes sobre o pedido de reabilitação do Padre Cícero. O novo encontro poderá acontecer neste dia 17, véspera do retorno de Dom Fernando ao Brasil.

 Boa origem

Na última 5ª feira, Dom Fernando viajou para Tricase, sua cidade natal, onde se submeteu a uma série de exames médicos no melhor hospital daquela região do sul da Itália: o Complexo Hospitalar Cardeal Giovanni Panico. Trata-se de um moderníssimo complexo hospitalar (foto ao lado), cuja iniciativa se deveu ao cardeal Giovanni Panico, tio de Dom Fernando. O Cardeal Panico, já falecido, foi embaixador do Vaticano em vários países da América, Europa e Oceania. Além do tio cardeal, Dom Fernando tem um primo que é arcebispo na Itália e um prima que foi superiora de uma congregação feminina católica.

“Bom sangue não mente”

A frase acima se constitui num ditado popular muito usado na Itália. Pois bem, Dom Fernando também foi recebido, no Vaticano, pelo Cardeal brasileiro Dom João Aviz, Prefeito da Congregação para os Religiosos. Ao entrar na sala do Cardeal Aviz, este se levantou, abraçou Dom Fernando e disse: “Meu querido Dom Panico, servo sofredor! Estou recebendo pela internet notícias tristes a teu respeito que estão me mandando abusivamente via e-mail. São calúnias que já não leio mais. Eu te conheço bem! Fizemos juntos o curso para os bispos novos, no Brasil. Acompanhei o seu governo episcopal na Diocese de Floriano. Do que te vêm acusando em Crato, sei que não corresponde nem à verdade, nem ao Dom Panico que eu conheço tão bem”.

De alma lavada

Disse ainda mais o Cardeal Prefeito da Congregação para os Religiosos, ao bispo de Crato: “Por tua luta pela causa do Pe. Cícero e pela tua defesa da mística dos romeiros e das romarias em Juazeiro do Norte, e por ser o primeiro bispo de Crato a levantar esta bandeira, estás sendo perseguido pelos opositores do Pe. Cícero e pelos poderosos da região. Tu és o bode expiatório. O que os grandes do passado fizeram com o Pe. Cícero, hoje estão fazendo contigo”.

Jota Alcides e o site “Juanorte” são condenados –mais uma vez – por calúnia, injúria e difamação

A nota abaixo foi divulgada, em quase todos os órgãos da mídia caririense, pelo Sr. Natan Tavares, Assessor de Imprensa da Diocese de Crato. A conferir:
 “O processo de calunia e difamação, movido pela diocese do Crato contra o jornal “Juanorte” - Periódico online - e o jornalista Jota Alcides (foto ao lado) teve esta semana, um desfecho favorável à Diocese. O Tribunal de Justiça de Brasília condenou por decisão unânime o jornalista José Alcides de Souza (Jota Alcides), bem como o Jornal Juanorte, a pagar indenização à Diocese de Crato e ao Bispo Dom Fernando Panico.

"Dentre os pontos citados no relatório do Desembargador James Eduardo Oliveira, ressalta-se que as matérias divulgadas pelo Juanorte, que desborda dos limites do direito de informar e criticar. Ressalta ainda, o relator, que a liberdade de imprensa e os direitos das personalidades coabitam o texto constitucional sem qualquer relação de preeminência ou subordinação, o que ficou expressamente constada a inexistência de imparcialidade nos textos publicados pelo periódico online.

"Disse ainda que - o jornalista abandonou a linha informativa e de crítica jornalística, ingressando no terreno de abuso de direito, a matéria que enreda por comentários e insinuações que, além de desprovidos de suporte probatório, tem o objetivo de incutir nos leitores a conclusão da prática de atos indignos por pessoa e entidade de sólido conceito social, no caso o bispo diocesano e a Diocese. A unânime decisão serve de exemplo àqueles que se abstêm de exercer de forma coesa e imparcial o exercício de jornalismo, deixando de observar os princípios éticos e morais, praticando abusos, voltando-se, tão somente, para ataques pessoais”.

Em tempo: Ao contrário do que andam propalando por aí, este processo não comporta mais apelação do réu.

Resposta ao caríssimo amigo Dihelson:

Não leio as opiniões – ou escritos – desse cidadão.
Para você ter uma ideia, ele costumava invadir meu e-mail enviando-me as edições esporádicas do jornal dele.  Coloquei o “remetente” na “lista de rejeição” e nunca mais tive o desprazer de recebê-las. Uma solução prática,  que outros já vinham fazendo e eu desconhecia.
 Agora fico sabendo – através do nobre amigo – que esse Sr. citou meu nome no nosso querido Blog do Crato. Bati na madeira três vezes, pois ele tem ódio a minha pessoa e eu,  simplesmente, não gosto dele.
E não falaremos mais nesse desagradável assunto...
Bom domingo, 
Saúde e paz.
Armando Lopes Rafael

Crato desaparece lentamente - Por: Carlos Cruz Dantas


Eu tenho acompanhado rigorosamente a circulação do "Caderno Regional" do DN todos os dias. Faz mais de 90 dias que não vejo nenhuma reportagem envolvendo Crato. Do Cariri, falam em todas, menos Crato. 

Faltam-nos hoje, homens políticos e o restinho que temos, são subservientes. Não há empresas de grande porte, motivado pelo desprezo que o governador nos dispensa. Sobral e Juazeiro são os amores dele. Socialmente falando, é uma negação e não há sequer uma praça de alimentação digna. 

Um comércio caseiro que toda cidadezinha possui. Futebolisticamente vejo que fomos pentacampeões na Região do Cariri quando o Crato participava do Intermunicipal e isto era na minha adolescência. Na minha juventude o Crato teve a honra de abrilhantar o Estado com duas Miss Ceará, inclusive uma em 3º lugar no Brasil. Futsal, o Crato era teste para a Seleção Cearense nos anos sessenta e setenta. 

O Crato tinha empresas concessionárias de veículos por sinal, três. Os clubes serranos já não nos pertencem mais, com a maioria dos sócios de outros Municípios. Na Estação Rodoviária, além de não ter mais movimento condicente, sequer possui um Banco 24HS.para servir aos que por ali passam. Shopping? Nem pensar ! Assim, vejo com tristeza a minha cidade, contudo, ainda me orgulho de um Título que ostenta de Princesa do Cariri. Clamo por providências urgentes.

Carlos Cruz Dantas
Advogado


CRATO - Roubo, água contaminada, e falta de segurança em um dos postos de saúde no Bairro Seminário - Por: Ed Alencar


NE - A população do Crato está literalmente engolindo sapos!

A nossa reportagem foi procurada para registrar mais um descaso no posto de saúde Fábio Pinheiro, localizado no conjunto 10 de fevereiro, no bairro Seminário em Crato. 

Não é a primeira vez que registramos denúncias no posto de saúde Fábio Pinheiro, no bairro seminário, tanto por parte de funcionários, como de usuários. Corrigidas as falhas de reclamações anteriores, nos deparamos agora com casos mais graves, confirmados pela funcionária pública Eugenia Maria, ao comentar um fato curioso que vinha intrigando os funcionários, quando a água das torneiras apresentou um mau cheiro. As indagações eram constantes, até que um servidor da SUCAM chegou para vistorias de praxe, e informado do estranho mau cheiro, ao abrir a tampa da cisterna, na companhia de mais dois funcionários da unidade, verificou que dentro, haviam dois sapos mortos. Comprovado o fato, o servidor da SUCAM disse que iria fazer a comunicação para a Secretaria da Saúde, a fim de tomarem as devidas providencias. 

O mais grave é que essa água já contaminada, alem do uso interno, era também servida no bebedouro para funcionários e pacientes de todas as faixas etárias. Descoberto o mistério, os servidores do posto não mais utilizaram a água do poço, mas não desligaram nem interditaram o bebedouro, que do dia 9 quando foi descoberto, até às 16Hs do dia 11, serviu água contaminada para os usuários que buscaram atendimento no posto. Outras denúncias também foram feitas, pela falta de médicos em determinadas áreas.

ROUBO NO POSTO

Foi confirmado também, que no dia 4, segundo a funcionaria Eugenia, foi roubado do interior da unidade de saúde, o livro de ponto dos funcionários, e até sexta feira (11), não havia substituição, deixando os funcionários sem registrar presenças. Também registrou-se tempos atrás, um roubo de um aparelho de vídeo-cassete. Consta que a gerente do posto, Srª. Larissa, que gerência mais três unidades, registrou na policia civil, um boletim de ocorrência do livro de ponto.

FALTA DE SEGURANÇA 

Foi incluindo nas denúncias a falta de um segurança permanente nas dependências do posto. Todos os funcionários temem que aconteça alguma agressão ou confusão por pessoas insatisfeitas no atendimento.

A nossa reportagem, se deslocou até a Secretaria da Saúde, e na ausência da secretária da pasta Drª Aline Alencar, entrevistamos a coordenadora da atenção primária, Duciele Pinheiro, que disse primeiramente que não só ela, como a gerente da unidade Larissa, foram informadas do caso da água da cisterna, e que na segunda-feira (14) tomará as providencias, e que ninguém faça uso da água até a conclusão dos trabalhos de limpeza. Duciele também lamentou a falta de ação dos funcionários por não terem interditado o uso do bebedouro. Quanto ao livro de ponto, disse que será providenciado outro a partir de 01 de novembro. Já sobre a segurança, a coordenadora falou, que o município já está providenciando guardas municipais em quantidade suficiente para suprir todas as unidades básicas de saúde.

Reportagem: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30