xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/10/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 outubro 2013

Criança


A criança de dentro da gente não morre. Ela fica apenas adormecida dentro da gente. Vez por outra ela acorda e reacende o que a gente tem de mais significativo: a pureza. Tem gente que mata a criança que há nela para se torna sério demais. Mas se por um descuido qualquer a criança reacender, o mundo estará salvo. Jesus Cristo acreditava nisso, e de uma certa forma repreendia o adulto que não deixava a criança participar. Em (Mateus 19:13-14), temos uma pérola do exemplo da intolerância do adulto em relação a criança:

«Então lhe trouxeram alguns meninos, para que lhes impusesse as mãos e orasse por eles; e os discípulos repreenderam aos que os trouxeram. Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os impeçais de virem a mim; porque dos tais é o reino dos céus.» ” No Evangelho de São Tomé encontramos o seguinte em relação a questão dos opostos complementares, que é encontrado também nos búdicos :

“ Se reduzirdes dois a um, se fizerdes o interior como o exterior, e o exterior como o interior, se fizerdes o de cima como o de baixo, se fizerdes um o masculino e o feminino, de maneira que o masculino não seja mais masculino e o feminino não seja mais feminino - então entrareis no Reino". Hoje é um dia em que o comercio comemora a venda. Nada de demais nisso, criança adora presente! Mas é preciso refletir de forma mais acentuada e reflexiva sobre cada data comemorativa que nos fornece um feriado, um tempo pra refletir a maneira de tocar o barco e transformar este mundo num mundo mais mundo de crianças.

Ulisses Germano...
Pifeiro e Professor de Criança e de Adolescente do Colégio Pequeno Príncipe - Crato-CE.
Grupo Filhos e Amigos do Crato - No Facebook





Mensagem do Marcos Carvalho para o dia das crianças


For all the CHILDREN at cariri: happy Children`s Day.


Fonte: Marcos Carvalho



Bandidos arrombam 16 fóruns judiciais no Ceará somente neste ano


O Tribunal de Justiça do Ceará está preocupado com a onda de assaltos aos Fóruns Judiciais no interior do estado onde, somente este ano, foram arrombadas 16 unidades. A ação criminosa é praticada por bandidos em busca de armas de fogo e munições que fazem parte do acervo de provas dos processos. 

A Assembléia Legislativa aprovou projeto do deputado Ely Aguiar que tornam essas armas inúteis após a conclusão do inquérito e do laudo pericial, permanecendo nos Fóruns, anexadas aos respectivos processos, mas de forma obsoletas e só depois de concluído todo o julgamento elas seriam destinadas ao exercito brasileiro ou a policia federal para a sua destruição total. Conforme Ely Aguiar, hoje as armas apreendidas permanecem intactas com todo o seu poder de fogo nas unidades judiciais  aguardando o final do tramite do processo por períodos de até dez anos e findam despertando a atenção de bandidos que, depois de praticarem os arrombamentos, levam o arsenal, recolocando em circulação no mundo do crime. 

O projeto não dar o mesmo tratamento as armas que possuem os brasões das policias ou aquelas de propriedade das forças armadas. Essas seriam rastreadas e voltariam ao seu local de origem, explicou o deputado. O projeto foi aprovado pelos deputados cearenses e está pra ser sancionado pelo governador do estado, mas há um questionamento sobre sua inconstitucionalidade haja vista que, pela constituição federal só quem pode legislar sobre armamentos é a federação. “Caso meu projeto não seja sancionado pelo governador, farei com que ele chegue até ao Congresso Nacional para apreciação dos senadores e deputados federais”, concluiu Ely Aguiar.

No Crato são apreendidas por mês entre 4 a 5 armas de fogo e demoram no Fórum nada menos do que trinta dias e logo são recolhidas pela 7ª Região Militar, em Fortaleza, por recomendação do Tribunal de Justiça do Estado, conforme explicou o juiz da 4ª vara, José Flavio Bezerra. O magistrado disse ainda que, em via de regra, as armas deveriam ficar em deposito na unidade judicial para eventuais contestações das partes até que o processo seja transitado e julgado. Sobre o arrombamento dos 16 Fóruns no interior do estado, o juiz José Flavio atribui a falta de providencias por parte dos diretores dessas instituições no sentido de obedecer as orientações do Tribunal de Justiça. Conforme o magistrado, não há inconstitucionalidade na destruição de armas, desde que seja concluída a pericia e o processo esteja ainda em tramite. O que se pode questionar é o fato da arma pertencer ao processo e somente o Congresso Nacional tem competência para legislar sobre o assunto e em tese isso não poderá ser feito em nível de estado.

De acordo com os relatos policiais, a marginalidade geralmente prefere arrombar os Fóruns de cidades com maior fragilidade na segurança publica e geralmente a ação delituosa ocorre no período da noite, a exemplo da unidade judicial de Saboeiro, na região dos Inhamuns, de onde dois elementos levaram sete armas entre pistolas e revolveres, sendo este um dos casos mais recentes no interior cearense ocorrido no ultimo mês de julho. Um funcionário do Fórum no Crato, que não quis se identificar, disse que a permanência de armas nas unidades judiciais coloca em risco a integridade dos servidores que ficam expostos a violência dos bandidos que não têm hora para agir.

Por: Wilson Rodrigues
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Crônica - Se eu fosse Governador - Por: Pedro Cardoso da Costa


Quando o brasileiro se depara com a permanência de problemas seculares sem solução percebe que as manifestações de junho de 2013 deram um certificado de que eles não são resolvidos por falta de cobrança da sociedade.

Bastaram três meses para os ônibus andarem 50% mais rápidos na capital paulista em função da criação de corredores. Esse fantástico milagre foi conseguido apenas com uma faixa de tinta e placas de sinalização. Mas as medidas ficaram restritas às áreas que dão visibilidade imediata. Nas demais áreas os problemas ainda continuam.

Os governadores, os prefeitos e o governo federal deveriam ter um sistema de ponto eletrônico que alcançasse todos os seus servidores, ainda que subdivididos por poderes, ministérios e secretarias, mas que convergisse para uma base central de dados.

Esse sistema só poderia permitir o registro da presença com vinculação obrigatória à carga horária de cada um, para evitar que registrem a presença e sumam, como faziam alguns médicos de hospital estadual em Sorocaba, interior de São Paulo.

Na entrada dos pequenos órgãos deveria ser afixado um painel com a relação de todos os seus funcionários. Quando o número de servidores não couber num painel, deveriam ser disponibilizados numa relação na recepção ou na portaria principal, com o período exato do expediente de todos. Seria mais útil do que a disponibilização do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos comerciais.

Controlar com absoluto rigor pequenos objetos, os mais suscetíveis de apropriação indevida. Trata-se aqui da pílula, do comprimido, da luva, da ampola, da caneta e do papel sulfite levados, ou do livro xerocopiado, ou da impressão de um trabalho escolar de um familiar. Como são mais de um milhão de servidores só no governo federal, no final o volume de unidades isoladas transformam-se em milhões.

Também são comuns a utilização de carro oficial para serviços particulares, a realização de trabalho particular para superiores hierárquicos durante o expediente. Também é comum priorizar atendimento a parentes e amigos de servidores, o que prejudica a prestação de serviço de melhor qualidade a todos.

O cumprimento integral da jornada de trabalho e os demais controles são perfeitamente aplicáveis na educação. Neste campo a atenção deveria ser maior, pois toda vez que um aluno que passou anos na escola não souber distinguir um "n" do "m" numa sílaba, seria de envergonhar qualquer governador ou prefeito, pois, neste caso, a falha é muito mais da administração pública do que do aluno.

Já na segurança, pelo menos blitzes policiais deveriam ser realizadas de forma intensa e permanente, de preferência em pontos diferentes das grandes cidades, assim como nas rodovias e estradas. A não realização deixa a impressão de que existe acordo de "livre comércio", ao menos tácito, entre o Estado e as facções criminosas. No Brasil há mais assassinatos do que a soma de mortes em todas as guerras pelo mundo e nem isso sensibiliza as autoridades a adotarem medidas mais efetivas e contundentes. Essas medidas seriam o básico do básico que eu faria, se fosse prefeito ou governador.

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP


CÂMARA SOB SUSPEITA - Vereador Bebeto declara que a câmara não terá credibilidade até que as denúncias sejam apuradas.


Em Crato, o vereador Bebeto Anastácio solicita trancar a pauta da Câmara Municipal na próxima segunda-feira ( 14 ) até que as denúncias que pairam sobre o legislativo sejam apuradas.

Em entrevista à Rádio Educadora do Cariri nesta sexta-feira, dia 12 de outubro, o vereador Cratense Bebeto Anastácio declarou que vai solicitar o trancamento da pauta da sessão que ocorreria na próxima segunda-feira na câmara Municipal do Crato, principalmente em relação às doações de bens imóveis públicos, pois segundo ele, enquanto as denúncias feitas pelo ex-prefeito Samuel Araripe não forem apuradas, a câmara municipal estará sob suspeita e não terá credibilidade para votar matérias importantes. Segundo o vereador, as últimas denúncias põe em xeque todo o trabalho do legislativo feito até os dias atuais. 

"Enquanto a câmara estiver sob suspeita, não deverá votar nem nomes de ruas, imagine votar as doações dos terrenos e a fiscalização, porque sabemos que foram licitados medicamentos, licitado tudo em relação à saúde, e se está faltando ( medicamentos nos postos ), é falta de fiscalização por parte do legislativo". "Se os vereadores fizeram isso, é muito grave, dá até cassação do mandato tanto dos corruptos quanto dos corruptores". declarou Bebeto Anastácio.

A PRESENÇA DO POVO

Bebeto acrescenta: "Eu sempre tenho pedido a presença do povo. Mas, segunda-feira, eu imploro que realmente o povo participe, e chegue ordeiramente, mas cobre um posicionamento da câmara municipal, pois ali nós estamos fazendo um papel representativo, papel de representar o povo. Essas denúncias são muito graves e tem que ser apuradas. E se isso for verdade ? bota em xeque todo o nosso posicionamento, bota em xeque todos os trabalhos feitos até os dias atuais. 

Então, nós vamos ter que apurar para poder votar as outras matérias que virão. São denúncias graves, denúncias de corrupção, coisas que não mais podem acontecer no nosso legislativo. Isso aí emperra em muito o desenvolvimento do Crato. Não adianta o Crato querer se desenvolver, se o próprio poder legislativo está corrompido ( Se isto for verdade ), se não for verdade, cabe a quem foi incriminado injustamente, procurar o judiciário para as providências cabíveis. Mas enquanto isso o sensato é que tranque ( a pauta ), como ocorreu em Juazeiro, e se abre uma comissão processante para investigar se houve ou não falha por parte de alguns vereadores do nosso legislativo."

Bebeto Anastácio em entrevista à Rádio Educadora do Cariri
Transcrito por Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


Qual a vantagem em pertencer a uma Base Aliada ?


Se confirmadas as denúncias de que alguns vereadores Cratenses pediram dinheiro para votarem contra o parecer do TCM e do MP para aprovação das contas do ex-prefeito, a população deve questionar seriamente a conduta desses vereadores também em relação a todos os outros atos, principalmente ao votar em favor de TUDO que vem do executivo. Esse negócio de BASE ALIADA é um caso sério. Base aliada em tese, significaria um conjunto de pessoas que votariam sempre em favor de um chefe, ou de uma liderança ? Até que ponto formar um grupo para fechar pauta sobre um assunto seria ético, até que ponto isso seria legal, e quais seriam as VANTAGENS ( de qualquer forma ) que um legislador teria em pertencer a uma base aliada ? É isto que a sociedade Cratense precisa ser esclarecida e o que cada vereador GANHA em pertencer a um grupo. 

Sem uma câmara municipal que atenda primariamente aos anseios do povo e sim votando sempre em pauta fechada sob o comando de um chefe, significaria traição contra aqueles que os elegeram. A democracia pressupõe a pluralidade de opiniões e liberdade sem coação. Cada vereador deve ser independente, livre de quaisquer amarras, e as únicas pessoas a quem devem prestar qualquer tipo de satisfação, são precisamente as que votaram para que este vereador possa estar ocupando uma vaga no legislativo. Fora deste contexto, qualquer acordo de camaradas, deveria em tese, ( pelo menos em tese ) ser considerado uma traição à democracia e ao próprio povo Brasileiro. 

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


Após 20 dias, bancários anunciam o fim da greve


Trabalhadores do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e dos bancos privados decidiram, em assembleia na tarde desta sexta-feira, 11, encerrar a greve, após a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propor à categoria o reajuste dos salários em 8%, com ganho real de 1,82%. Os pisos iniciais dos bancários receberão uma correção de 8,5%. Descontada a inflação, a reposição chega a 2,29%. Os bancários estavam com as atividades paralisadas há 23 dias. Com a decisão, os bancos de São Paulo voltarão a funcionar a partir de segunda-feira, 14. Os demais Estados devem realizar assembleia apenas na segunda-feira.

Segundo o coordenador do Comando Nacional dos Bancários, da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, a indicação para todo o País é a aceitação da proposta. "A forte mobilização e a unidade da categoria foram fundamentais para romper a intransigência dos bancos e garantir avanços importantes, especialmente aumento real de salário e avanços nas condições de trabalho", avaliou.

A presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira, também indicou a aprovação da proposta feita pelos bancos. "O aumento real de 1,82% é maior do que a média dos aumentos reais dos bancários desde 2004. Em 10 anos iremos acumular 18,33% de ganho real nos salários e 38,7% nos pisos", afirmou.

Fonte: Estadão
Foto: Veja


Assim é o Cariri - Fotos de Antonio Inácio


Belas fotos, como sempre, do nosso amigo Antonio Inácio, que eu faço questão de compartilhar aqui no Blog do Crato para o deleite de todos:


Acima: Hospital Regional Manuel de Abreu


Acima: Perfil da Chapada do Araripe


Acima: Cidade do Crato e ao fundo, a Chapada do Araripe

Fotos: Antonio Inácio.
Proibida a Reprodução sem autorização do autor
www.blogdocrato.com


PTB e PT começam a deixar o governo de Campos


Um dia depois de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter dito aos aliados que deveriam isolar o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos (PSB), o PTB e o PT começaram a desembarcar do governo do Estado. Na tarde desta sexta-feira, 11, o senador Armando Monteiro Neto (PTB), presidente do diretório estadual do partido, que pode ter o apoio petista numa eventual pré-candidatura a governador, visitou Campos e comunicou ao governo de Pernambuco a entrega oficial dos cargos. Depois do encontro com o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Monteiro Neto visitou também o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), para comunicar a decisão de retirada.

Nem a legenda nem o governo do Estado nem a prefeitura da capital pernambucana informaram quantos cargos a sigla detém no funcionalismo público. Na máquina estadual, o PTB controla a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Na prefeitura, a agremiação ocupa a Secretaria de Saneamento. Depois que Campos assumiu um discurso mais contundente em relação ao governo Dilma Rousseff, o clima é outro entre os antigos aliados. Nesta semana que passou, petistas e petebistas engrossaram críticas de tucanos em relação à ação dos governistas. Antes, apenas o PSDB criticava o governador de Pernambuco e presidente nacional socialista. A debandada do PT é esperada para a próxima semana, mas já teve início nesta sexta-feira.

O advogado Bruno Ribeiro, um dos quatro candidatos a presidente do PT no Estado, ligado ao deputado federal João Paulo (PT) e ao senador Humberto Costa (PT), antecipou-se e anunciou pedido de exoneração, em caráter irrevogável, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social no governo do PSB. Ribeiro disse que tomou a decisão em função da "coerência das posições que vem defendendo no Partido dos Trabalhadores".

Ele destaca dois pontos. Em um deles, disse que as iniciativas do PSB têm priorizado a interação com as principais forças antipetistas locais e nacionais. Nesta quinta-feira, 10, na TV, Campos disse que o PT já tinha dado o que tinha que dar. "O outro é a defesa de um debate com a sociedade para a construção de novas políticas públicas e práticas mais democráticas do que as que vêm predominando em Pernambuco, as quais desestimulam as alianças, a independência das demais instâncias dos poderes públicos locais e, especialmente, que se ouça às reivindicações das ruas."
O desembarque dos aliados aconteceu no mesmo dia em que Campos anunciou a extinção de 969 cargos comissionados que eram ocupados por indicações políticas, com o objetivo de economia anual de R$ 25 milhões para os cofres públicos. Campos não fez alusão ou associação direta com o descolamento dos antigos aliados. "Blindamos esses cargos para uso exclusivo do servidor público", declarou. Campos também evitou comentar a orientação de Lula para isolar o socialista, depois da aliança com a ex-senadora Marina Silva (PSB-AC), no sábado, 5.

Nas últimas semanas, o PTB já vinha fazendo críticas ao PSB no Estado. O rompimento do PTB com o PSB, assim, já era esperado. O PTB de Monteiro Neto apenas aderiu a Campos no segundo turno das eleições de 2006, depois que o PT foi abatido pela queda das intenções de voto em Costa, acusado de participação em uma operação vampiros, da Polícia Federal (PF). Com a vitória de Campos sobre o democrata Mendonça Filho, o PTB ingressou na Frente Popular, comandada pelo PSB.

Fonte: Agência Estado



Sonora Brasil traz cultura paraense ao Cariri


Originado no município de Cametá, no estado do Pará, o grupo “Samba de Cacete da Vacaria” mantém viva a tradição da manifestação do samba de cacete. A partir desta sexta-feira (11), o Sesc Ceará recebe apresentações do grupo, dentro do circuito Norte, Nordeste e Centro-Oeste, da 16ª edição do projeto Sonora Brasil.

Fortaleza será a primeira cidade a receber o grupo, que se apresenta no dia 11/10, às 20h, no Teatro Sesc Senac Iracema, com entrada gratuita. Já dos dias 12 a 16/10, o grupo segue para o interior do Estado, realizando apresentações nas Unidades do Sesc em Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, respectivamente. Sob a liderança do Mestre Benedito Moía, o grupo paraense “Samba de Cacete da Vacaria” é formado por tamboureiros e cantadeiras/sambadeiras que entoam cânticos que remetem a cultura negra e quilombola. As canções são acompanhadas por dois tambouros e um percussionista que toca cacetes, responsáveis por cadenciar o ritmo e a marcação das músicas. Os integrantes do grupo, em sua maioria, são moradores da zona rural da cidade de Cametá (PA) e vivem da produção agrícola. Da limpeza do terreno ao plantio, o samba de cacete é tocado no intuito de animar as pessoas para que o trabalho seja feito com eficiência e rapidez.

Sobre o Sonora Brasil

Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto “Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais” desenvolve programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial.

O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes. Em 2013, o primeiro tema (“Tambores e Batuques” – com foco nas manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas, que têm o tambor como um elemento fundamental) circula pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O segundo (“Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” – que traz à tona a força deste compositor relevante para o desenvolvimento da música no Brasil), segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste. Nesta primeira etapa, os oito grupos musicais realizarão 450 concertos, em 128 cidades brasileiras. E, em 2014, procede-se a inversão dos temas para que concluam o circuito nacional.

Apresentações “Samba de Cacete da Vacaria” (PA)

Dia 15/10
Local: Crato - Teatro Sesc Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo,443)
Horário: 19h30
Informações: (88) 3523.4444

Dia 16/10
Local: Juazeiro do Norte - Teatro Sesc Patativa do Assaré (Rua da Matriz, 227 – Centro)
Horário: 19h
Informações: (88) 3512.3355

::: Gratuito :::

Fonte: SESC

FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


A Fonte Musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

BLOG DO CRATO - O site que publica o que outros tentam esconder, mas não conseguem ! - IMPRENSA LIVRE DO CARIRI



Mais 19.380 cisternas de polietileno para o Ceará



Em solenidade nesta terça-feira (15), o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério da Integração Nacional, assina a ordem de serviço da empresa ganhadora de licitação, Dalka do Brasil LTDA. A empresa irá fornecer mais 19.380 cisternas de polietileno provenientes do Programa Água para Todos. O evento contará com a participação do Governador Cid Gomes e do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

Os municípios que serão beneficiados são: Amontada (3.317), Bela Cruz (2.376), Cedro (1.779), Fortim (442), São Gonçalo do Amarante (1.277), Trairi (4.252), Várzea Alegre (1.700) e Viçosa do Ceará (4.237), totalizando 8 municípios e 19.380 famílias.

Juntos, Estado e União investirão mais de R$ 72 milhões no fornecimento das cisternas. As famílias terão água de qualidade e não dependerão mais de outras fontes de abastecimento. “As famílias beneficiadas não precisarão mais carregar latas d’ água na cabeça, abastecer suas residências com água proveniente de carros pipa, além de diminuir os riscos de contaminação por doenças que tenham como veículo a água”, afirma o coordenador de Programas e Projetos Especiais da SDA, Wanderley Guimarães. Cada cisterna de polietileno tem a capacidade de armazenar 16 mil litros d’água.

O secretário Nelson Martins destaca que o Programa Água Para Todos é uma das políticas do Estado do Ceará, em parceria com o Governo Federal, para universalizar o abastecimento d’água no Estado. “Vamos investir R$ 200 milhões para garantir água de qualidade para a zona rural cearense que se caracteriza pela seca. Será água de qualidade, seja através de sistemas de abastecimento d’água ou através de cisternas de polietileno”, afirmou.

O Água para Todos é um projeto que faz parte do programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal, que em convênio com o Ministério da Integração e a SDA, implantará também 1.350 sistemas de Abastecimento de Água no Estado do Ceará.

Fonte: Roberto Moreira


Cid Gomes anuncia mais 1.147 novos policiais militares



Durante a reunião de avaliação do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (MAPP), na última sexta-feira (11), no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial, o Governador marcou para o próximo dia 05 de novembro a solenidade de formação dos 1.147 novos policiais militares (PMs). O evento acontecerá no Centro de Eventos do Ceará (CEC). Essa será a segunda turma do concurso da Polícia Militar realizado em 2012 a concluir o curso de formação. Em fevereiro deste ano, 920 novos policiais militares foram designados para atuarem no Interior do Estado. Em 2014 será formada uma terceira turma, com efetivo que atingirá, ao final desta nova formação, um número total de 3.000 novos PMs (total das três turmas).

Fonte: Roberto Moreira


Convênio assegura aumento de área física do Aeroporto Regional do Cariri


Com a assinatura, fica garantida a desapropriação de área para a expansão aeroportuária do Cariri

Juazeiro do Norte. Convênio assinado na manhã de ontem pelo prefeito deste município, Raimundo Macedo, e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) vai ampliar a área física do aeroporto. O ato teve como finalidade garantir a incorporação de área desapropriada ao Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, conhecido como Aeroporto Regional do Cariri. Com as obras, os Modúlos Operacionais de Passageiros (MOP´s) do Aeroporto Orlando Bezerra devem estar em funcionamento ainda neste ano FOTO: ROBERTO CRISPIM A gleba desapropriada possui área de 483 mil metro quadrados. Após a assinatura do convênio, Município e Infraero passam a configurar como co-autores em 201 ações de desapropriação que deverão tramitar na 16ª Vara da Justiça Federal, nesta cidade. O valor das indenizações está calculado em R$ 13 milhões e os recursos serão destinados pela própria Infraero. Os cálculos relativos ao valor total das indenizações foi apresentado pela Caixa Econômica Federal.

"A ação está inserida no plano diretor do aeroporto onde está prevista construção de um novo terminal de passageiros, bem como um novo terminal de cargas", explica o Coordenador de Turismo do município, Roberto Celestino.

Expansão

Com área atual de 1.200 milhão de metros quadrados, o sítio aeroportuário, após a incorporação da nova área, passará a operar num espaço de 1,7 milhão de metros quadrados e deverá oferecer maior e melhor infraestrutura aos usuários do aeroporto, após a realização de obras de expansão.

Segundo Roberto Celestino, atualmente o terminal responde por embarques e desembarques de passageiros da aviação executiva. Com as obras de ampliação, os atendimentos passarão a ser realizados a passageiros da aviação comercial regular. Também haverá condições para pousos e decolagens de aeronaves que disponham de maior capacidade de atendimento à passageiros.

No ano passado 415 mil passageiros realizaram operações de embarque e desembarque no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. No período de alta estação, que compreende todo o mês de julho e o período de dezembro a fevereiro, há um volume de atendimento a cerca de 1.500 passageiros por dia no terminal. São mais de cinco mim pessoas trafegando diariamente pelo aeroporto todos os dias neste período. O superintendente da Infraero na Região Nordeste, Fernando Nicácio, também avaliou como positiva a assinatura do convênio que deverá garantir as ampliações no espaço físico do aeroporto de Juazeiro do Norte. "A Infraero, inclusive, já possui a garantia dos recursos que serão utilizados no processo de desapropriação", informa.

Conforme o superintendente, "os valores fazem parte de um volume de investimentos que estão sendo destinados para que os usuários do aeroporto tenham assegurados o melhor conforto e a melhor comodidade", ressaltou Fernando Nicácio. 

No final do mês passado, o órgão havia confirmado para o mês de novembro a conclusão dos serviços de implantação dos Módulos Operacionais de Passageiros (MOPs) do Aeroporto Orlando Bezerra de Juazeiro do Norte. Esse prazo, no entanto, deverá ser estendido para o final de dezembro. "A Infraero tem realizado cobranças junto a empresa responsável por estas obras, no sentido de que haja celeridade na conclusão dos serviços. Porém, após realização de uma fiscalização, identificamos que a empresa não está seguindo o cronograma que foi apresentado anteriormente", afirma o superintendente do órgão.

Roberto Crispim
Colaborador do Jornal Diário do Nordeste


Crato - Notícias Administrativas - 12 de Outubro de 2013


Programação do Dia da Criança em Crato

Mostra de Cinema Infantil - Estrela Criança

A Prefeitura do Crato, através das secretarias municipais de Cultura, do Trabalho e Desenvolvimento Social e de Educação realiza neste mês de outubro a Mostra de Cinema Infantil- Estrela Criança. Serão apresentados uma média de 18 curtas por dia.

Confira a programação abaixo:
Dia 16/10: nos CRAS da Vila Alta, Seminário e Alto da Penha - Horários: 16h / 18h - Sessão única: Tarde: das 16h às 18h
Dia 17/10: nos CRAS da Batateira e Muriti - Horários: 16h / 18h - Sessão única: Tarde: das 16 às 18h

Cemitério

A administração do Cemitério Nossa Senhora da Piedade em Crato realiza neste domingo, 13, às 7 horas, missa em louvor a Nossa Senhora de Fátima que acontecerá na capela do cemitério.  A celebração é uma iniciativa da administração do cemitério que realizará todo dia 13 de cada mês missa em louvor a Nossa Senhora de Fátima.

Crato Rosa

Dando continuidade às ações da campanha Crato Rosa, a Secretaria de Saúde do Crato está disponibilizando exames de prevenção ao câncer de mama e colo do útero,  bem como, consultas com mastologistas e ginecologistas nos períodos diurnos e noturnos nos postos de saúde do Município.

Dia das Crianças no Seminário

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Segurança Pública comemora neste domingo, 13,  o Dia das Crianças na base de Segurança Comunitária do Bairro Seminário. As atividades terão inicio a partir das 8 horas na Praça do CRAS Seminário e contarão com brincadeiras, apresentação do grupo de capoeira, apresentações circenses, palhaços e entregas dos brinquedos arrecadados para as crianças da comunidade.

Seletiva do Campeonato Interdistrital de Futebol

Promovido pela Secretaria de Esportes do Crato em parceria com a ASA (Associação Super Atleta), o III Campeonato Interdistrital de Futebol terá a quinta e penúltima seletiva neste domingo, 13,  na Vila Bela Vista.

Os jogos desta seletiva são os seguintes:

12 horas – Ceará  x  Santo Expedito
13h 40min -  Bela Vista  x  União
15 horas – Barcelona   x  Lagoinha
16 horas – Vila Guilherme x Baixo verde

Ciclo de Palestra

A secretaria de Educação do Crato realiza nos dias  17 e 18 de outubro o Ciclo de Palestras em homenagem ao Dia do Professor. A abertura acontecerá na quinta-feira, 16, no auditório da RFFSA. O Ciclo de palestras é direcionado aos professores e as inscrições podem ser feitas nas escolas da rede de ensino público municipal.  

Governo Municipal e SMTDS prestigiam Baile dos Idosos

Com muita animação e alegria, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), realizou na noite do último dia 10, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Muriti, o Baile dos Idosos - No embalo dos anos 60. O evento encerrou as comemorações à Semana do Idoso, que foi de 1º a  4 de outubro.

Representando a SMTDS, a Secretária Adjunta, Ana Lúcia Gomes, parabenizou toda a equipe pelo empenho e esforço em preparar a festa para os idosos, e ressaltou a importância do fortalecimento de vínculo, política utilizada pela pasta. “Esse é um momento dos idosos de todos os CRAS se conhecerem, fazer amizade e de trocar informações”, afirmou.

Na ocasião, os idosos se divertiram ao som de músicas da Jovem Guarda, e assistiram a uma apresentação artística produzida pela equipe e idosos do CRAS do Muriti. O evento contou também com a presença dos idosos dos CRAS da Vila Alta, Seminário, Alto da Penha,  Batateira  e do Pólo de Atendimento da Ponta da Serra, além de representantes do Gabinete do Prefeito e da Secretaria de Saúde.

AABB Comunidade comemora Dia das Crianças

O Projeto Integração AABB Comunidade, com o apoio da Prefeitura  Municipal do Crato realizou durante toda a semana as comemorações alusivas ao Dia das Crianças. A data foi celebrada com muita alegria, brincadeiras, gincana, onde as crianças e adolescentes puderam desfrutar de um belo dia de lazer e banho de piscina. Segundo a coordenadora do programa Aline Rodrigues, o objetivo do programa além de comemorar o Dia das Crianças foi buscar alternativas de diversão que  desperte nos jovens a consciência cidadã através de atividades sócio-educativas. 

Prefeitura do Crato e SECULT se reúnem com artistas da Guerrilha do Ato Dramático Caririense

Em reunião realizada na tarde da última quarta-feira, 9, na sede da Prefeitura do Crato, a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) se reuniu com artistas do Movimento Guerrilha do Ato Dramático Caririense para a leitura do parecer técnico da Defesa Civil para a possibilidade de utilizar o espaço do Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva para a realização do evento.

O laudo apontou um nível médio de perigo que o teatro oferece. Diversas mudanças devem ser feitas para que o local esteja apto para receber o público, dentre elas, a aquisição de extintores, iluminação de emergência, substituição de portas para saída de emergência, reparo no forro, retirada de fileiras de cadeiras, reparo nos banheiros, entre outras melhorias.

O governo municipal e a secretaria de cultura comprometeram-se em cumprir todas as normas de segurança para que o teatro possa estar apto para receber a Guerrilha do Ato Dramático, que acontece no próximo mês de novembro.

De acordo com o Chefe de Gabinete do Governo, Cristiano Meira Leitão, é importante que o ambiente esteja seguro, com todas as normas de infraestrutura adequadas. Dane de Jade frisou ainda que a Secretaria de Cultura  irá fazer todo o possível para requalificar o Teatro Municipal e que o diálogo com os artistas do Município é permanente.

O apoio do Governo Municipal por meio da Secretaria de Cultura tem sido fundamental para o aparelhamento do grupo. Afora a concessão do espaço do Teatro durante o evento, foi firmado um convenio de R$ 6 mil  e um aporte financeiro para a realização da Guerrilha.

Ao final da reunião, ficou acordado que a defesa civil só irá liberar o local após a realização das reformas com previsão de inicio na terceira semana de outubro.

Fonte: Prefeitura Municipal do Crato ( PMC )


Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31