xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/10/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 outubro 2013

O instante mágico da fotografia - Por: Emerson Monteiro

Nalguns sonhos, histórias que, por vezes, se repetem, encontro o objeto que quero fotografar, mas quando aciono o disparador ele trava, cortina emperrada; insisto, sustento a pressão sobre o dispositivo, e só resta impossibilidade.

Assim nas tantas ocasiões da existência. Tudo converge a realizações, no entanto algo emperraria e nada acontece.

O equipamento (os trens de fazer retrato) significa apenas as chances do fotógrafo; boa câmera, lente ideal, velocidade, abertura, foco. No outro lado, a vida; luz, beleza, significados, oportunidades, expectativas. Contudo, neste universo infinito entre fotógrafo, máquina e realidade, há que surgir algo novo; o parto do instante; o romper da placenta; a existência inexistente do ser fotográfico, na tela dos resultados; nos filhos da imagem.

A relação entre máquina, homem e vida definira o rosto da fotografia em pedaços recortados, frações que desapareceriam soltas no que passou. Daí o valor inestimável da mecânica fotográfica, que mudou o rumo da história humana. Saber que houve um passado por meio de imagens gravadas atualiza o sentido de responsabilidade, na consciência dos seres. Provar a si mesmo que possui história de sua consciência, a resultante dos dias que vão embora, em forma de documentos da memória material, e impor respeito ao que faz do que permitiram fazer de nós.

Por isso, a força prudente de gravar, na luz do presente, as marcas do que se foi e iluminar os extremos do real, abrir ao infinito a potencialidade de obter respostas de que existirá para sempre aquilo que sairia de cena. Bem nesse ponto, o poder de criação da Arte.

Através de conter, pois, o fluxo incontrolável do tempo há um pedacinho infinitesimal do passado guardado, sua claridade, seus elementos de saudade, de amizade, sonhos, esperanças, felicidade.

Quando nos sonhos insistiria querer plasmar o momento por meio da mágica fotográfica, e a lentidão do equipamento, ou a dureza do disparador, angustia em não acontecer, representa a fronteira do nada absoluto na hora da resistência em permanecer, quando arrasta ao futuro, nuvens que o vento dissolve pelo ar da existência.

O fotógrafo, qual profeta do tempo que tudo tritura, fixa na eternidade o efêmero, palavra derradeira dos sonhos em que a câmera aceita conspirar e contêm o desaparecimento dos corpos nos turbilhões da Luz.

Câmara Municipal do Crato - Sessão de Terça-feira, 08/10/2013


Por: Ed Alencar


Na sessão da Câmara Municipal de terça feira (08), tudo normal entre os pros e os contras, tendo como destaque, apenas e corriqueiros “APLAUSOS”, quando em questão seja a votação ou apresentação de projetos do executivo. Desta feita, foram as discussões do projeto do executivo apresentado em plenário pelo Secretario de Desenvolvimento Econômico Venâncio Saraiva,  no tocante a doações de terrenos para as empresas que queiram se instalar na cidade do Crato.

Ocupou a tribuna, o vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Logísticas do Estado do Ceará, Geraldo Pinheiro de Lima, (Geraldinho) que declarou seu apoio ao projeto, pois só assim o município se tornará economicamente independente com a geração de emprego e renda. Acrescentou Geraldinho: “Qualquer pessoa que adentrar no seu veículo e percorrer os limites entre Crato e Juazeiro do Norte, verá, que à margem da Av. Pe. Cicero, pelo lado de Juazeiro, grandes empresas ocupam aquelas áreas, já no lado do Crato, um vazio maior,  não existem grandes empreendimentos iguais ao outro lado, isto se deve a uma falta de políticas públicas, definidas com regras claras, para as empresas se instalarem no nosso município”. 

Com essa deixa de regras claras, entrou em ação, as análises do vereador Bebeto, que chama atenção dos vereadores para  estudos mas criteriosos e justos, antes de simplesmente votarem em qualquer doação. Disse ainda, que é a favor do desenvolvimento do Crato, mas não sou a favor, de empresa já estabelecida na cidade, com sede própria, com posses de comprar terreno ou oferecer permuta, seja contemplado no caso comed, com doação  de terreno pela prefeitura.  O vereador Bebeto vai apresentar na próxima sessão de segunda feira (14), uma emenda na Lei orgânica do município, para que essas doações de terrenos, sejam precedidas de audiência pública, pois do jeito que vai, o Crato ficará mais pobre dos seus bens, pois as doações começam a chegar aqui na câmara com efeito cascata, verdadeiras cachoeiras de doações, então precisamos ver se realmente vai beneficia o povo do Crato e ao município. 

O CRATO PAGA TARIFA MAIS CARA NO TRANSPORTE COLETIVO QUE JUAZEIRO DO NORTE. 

O vereador Pedro Alagoano, entrou com requerimento na câmara, pedindo a realização de audiência pública, com os empresários de linhas de ônibus inter-municipal Crato/juazeiro, para viabilizar as extensões de linhas por diversos bairros do Crato. As motivações do vereador, são analisadas pelas carências ou falta de atendimento e implantação em outros percursos, que atinjam outros bairros. Fazendo um comparativo no preço das passagens nos transportes coletivos do Crato, está muito mais cara em relação a Juazeiro. Com o esticamento das linhas dos ônibus de Juazeiro, atingindo outros bairros, se tornaria mais econômico para o bolso do passageiro, que  muitas vezes, tem de pegar moto taxi, ou outra condução para chegar em casa. Uma das reinvidicações, é atender também ao bairro do granjeiro.

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato
Foto: Dihelson Mendonça



Ex-prefeito Samuel Araripe denuncia tentativa de extorsão de vereadores para aprovar contas de 2009


"Pra você ter uma idéia, teve vereador que chegou a me pedir dinheiro para aprovar as minhas contas. Essa coisa no Crato vai ser séria. Não vou arredar uma vírgula, não admito mais nenhum acordo, e agora, é olhar pra frente e mostrar a esses vereadores que existe gente séria neste mundo e que eles não devem brincar com coisas tão sérias e tão graves." - Samuel Araripe

O Crato está literalmente pegando fogo e a temperatura vai esquentar ainda mais. E não é pelo calor escaldante de mais de 30 graus dos últimos dias, mas pelas denúncias muito graves feitas pelo ex-prefeito do Crato, Samuel Araripe, ao jornalista Wilson Rodrigues da Rádio Educadora do Cariri na tarde da última quarta-feira ( 9 ). Segundo Samuel, alguns vereadores tentaram lhe extorquir dinheiro para que fossem aprovadas as suas contas referentes ao exercício de 2009. Falando à nossa reportagem no final da tarde, Samuel afirmou: "Pra você ter uma idéia, teve vereador que chegou a me pedir dinheiro para aprovar as minhas contas, e é claro que isso não faz parte do meu feitio nem eu iria aceitar tamanho crime para ver minhas contas aprovadas...eu não vou me calar, tenho uma farta documentação, e o povo do Crato me conhece. Essa coisa no Crato vai ser séria. Você está longe de imaginar. Você que me conhece há bastante tempo, sabe que eu não vou arredar uma vírgula, não admito mais nenhum acordo, e agora, é olhar pra frente e mostrar a esses vereadores que existe gente séria neste mundo e que eles não devem brincar com coisas tão sérias e tão graves. Como é que minhas contas recebem o parecer favorável à aprovação pelo TCM e pelo Ministério Público e de alguns vereadores do Crato recebem este tratamento ? Eu não tenho nada a esconder, nem eu nem meus secretários, e nesta eu vou até as últimas consequências." afirmou o ex-prefeito. 

O TCM e Ministério Público recomendam aprovação das contas

O Tribunal de Contas dos Municípios e o Ministério público já emitiram parecer favorável à aprovação das contas do ex-prefeito Samuel Araripe. Segundo foi dito à nossa reportagem, desde que as contas do ex-gestor foram julgadas e aprovadas pelo TCM, alguns vereadores começaram a procurá-lo no intuito de conseguir vantagem financeira em troca da aprovação da câmara. A coisa piorou quando o julgamento das contas deu entrada na câmara municipal, sendo que alguns vereadores procuraram pessoas ligadas a Samuel e avisaram que só aprovariam se obtivessem vantagem financeira. Sem êxito, solicitaram a presença de Samuel no Crato para uma reunião, onde mais uma fez, foi solicitado a vantagem financeira, e mais uma vez sem êxito... Após perceber que se não pagasse teria suas contas reprovadas na câmara, o ex-prefeito decidiu procurar os vereadores que considerava amigos para tentar sensibilizá-los no sentido de que não era justo que suas contas que tinham sido aprovadas pelo MP e TCM e fossem desaprovadas pela câmara. 

Segundo Samuel Araripe: "O poder legislativo tem um papel muito importante, não pode simplesmente desaprovar contas porque eu faça parte da corrente política A ou B. Eu espero que a câmara analise as nossas contas como elas precisam ser analisadas, o meu passado no Crato não tem histórico de contas reprovadas. Deve-se analisar as contas por critérios. Não se pode aprovar ou reprovar contas baseadas em gostar de A ou B. Samuel ainda acrescentou que irá até as últimas consequências e quem um conjunto de provas que entregará à justiça.

A Tentativa de Extorsão e as penas

O Código Penal prevê o crime de extorsão nos seguintes termos:

Art. 158. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa:Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

Em que consiste o crime:

O agente, usando de violência ou de grave ameaça, obriga outra pessoa a ter determinado comportamento, com o objetivo de obter uma vantagem econômica indevida. A vítima é coagida pelo autor do crime a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa. O crime de extorsão, embora seja um crime formal admite a tentativa quando a vítima não se sente intimidada, alguns autores também admitem outras possibilidades de tentativa, argumentando que o crime não se perfaz com um só ato exigindo um inter criminis que o agente deve percorrer. Seria o caso do agente ativo não prosseguir com o intento criminoso por um flagrante da polícia por exemplo, embora a vítima tenha se sentido intimidada configura-se tentativa. Há ainda uma corrente minoritária que defende a idéia de ser a extorsão um crime material, consumando-se quando o agente obtiver a vantagem econômica.

A extorsão é punida com reclusão de 4 a 10 anos e multa. No caso da forma tentada, aplica-se o dispositivo do artigo 14 parágrafo único "Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços". Como o tipo penal da extorsão não dispõe em contrário aplica-se essa regra do artigo 14.

O Presidente da câmara municipal do Crato, Luis Carlos Saraiva se pronunciou à respeito das denúncias, afirmando que o áudio da entrevista será enviado à Polícia Federal para averiguação, e que a própria Câmara Municipal do Crato se empenhará ao máximo para que o caso seja solucionado.

"Um monte de paus-mandados do Poder executivo" - Advogado Erlânio Rodrigues

Não é de hoje que a câmara municipal do Crato está em descrédito. Desde a gestão passada, mas principalmente na atual, há diversas queixas da população em relação ao papel desempenhado pelos vereadores. Dos 19 vereadores que compõe a câmara, 17 formam a base aliada do prefeito, e os dois restantes, Amadeu de Freitas e Bebeto Anastácio são verdadeiras ilhas que cumprem o real papel dos representantes do povo. Para completar o show de horrores, recentemente tramitou um projeto que se aprovado, traria benefícios à cidade de Londrina, no Paraná, e outro que foi votado sem que os vereadores soubessem em que estavam votando, que mexia nas alíquotas dos impostos, segundo informou o vereador Bebeto, aumentando alguns impostos em 200 e até 300 por cento. Há poucos dias, o renomado advogado Erlânio Rodrigues esteve na Rádio Educadora do Cariri, onde resumiu a questão a uma simples frase: "A Câmara do Crato se tornou uma extensão do braço do poder executivo, a sala de cafezinho do poder executivo" e ainda acrescentou as duras palavras "Um monte de paus-mandados do poder executivo".

Fonte adicional: http://www.forumconcurseiros.com/

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31