xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/10/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 outubro 2013

Fique por dentro ! -Por Maria Otilia

Vimos em uma reportagem aqui no Blog do Crato, que o espaço da nossa Câmara de Vereadores está mantendo um clima não muito harmonioso.São divergências diversas e entre elas o assunto sobre nepotismo. Vejamos  o que diz a Súmula  nº13. 

            13ª Súmula Vinculante veda nepotismo nos Três Poderes

O Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de aprovar, por unanimidade, a 13ª Súmula Vinculante da Corte, que veda o nepotismo nos Três Poderes, no âmbito da União, dos Estados e dos municípios. O dispositivo tem de ser seguido por todos os órgãos públicos e, na prática, proíbe a contratação de parentes de autoridades e de funcionários para cargos de confiança, de comissão e de função gratificada no serviço público.
A súmula também veda o nepotismo cruzado, que ocorre quando dois agentes públicos empregam familiares um do outro como troca de favor. Ficam de fora do alcance da súmula os cargos de caráter político, exercido por agentes políticos.
Com a publicação da súmula, que deverá ocorrer em breve, será possível contestar, no próprio STF, por meio de reclamação, a contratação de parentes para cargos da administração pública direta e indireta no Judiciário, no Executivo e no Legislativo de todos os níveis da federação.

Confira o enunciado da Súmula Vinculante nº 13:

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.”


                         Sejamos vigilantes e atentos a toda e qualquer   gestão  pública que não tem como foco  as necessidades do povo.

Rômulo Serrano - Por: Emerson Monteiro

Chegara no intuito de trabalhar na Agência Centro-Salvador do Banco do Brasil, à Avenida Estados Unidos, no Comércio, em frente da Associação Comercial da Bahia, lá onde, nos idos do Século XIX, Castro Alves declamara seus poemas em saraus dos mais concorridos. O banco, edifício novo, prédio de nove andares, construção que abrigava por volta de 750 funcionários. Trabalhava no Cadastro, no terceiro andar. Logo vizinho ao meu birô se instava Rômulo Correa Serrano, dos primeiros amigos que conquistei na Boa Terra.

Serrano detinha personalidade carismática, bem humorada, a alegria em forma de gente. Hábil na pintura e no desenho, neutralizava na arte a aridez da vida bancária. Raro o dia em que não nos trouxesse uma história engraçada inédita, expectativa dos colegas do Setor, onde formávamos verdadeira família. Os almoços do intervalo do expediente realizávamos no 9.º andar, o restaurante da agência, sempre em companhia daqueles mesmos com quem trabalhávamos a semana toda.

Aos finais de semana, sábado cedo, eu que vivia longe de casa, em um pensionato na Barra, pegava o ônibus do Rio Vermelho e, à Rua Itabuna, Parque Cruz Aguiar, reencontrava Rômulo Serrano, em busca daqueles amigos, inclusive sua esposa, Dona Lucíola, filha de cearenses, que cedo chegaram a Salvador e permaneceram. Conversávamos a respeito de literatura, arte e culinária. Nesse tempo, me alimentava de macrobiótica, dieta oriental que também adotava Dona Lucíola e alguns dos quatro filhos do casal.

Passeávamos pelo bairro, ainda relativamente calmo e dotado de praias bonitas, caracterizadas por rochedos e casas antigas, paisagens prediletas de Rômulo. Apreciador de vinhos, ao regressar e antes do almoço, tratava de produzir as marinhas, tarefa que motivava em mim a satisfação de observá-lo, diante da maestria dos traços com que exercitava exímio talento, respeitado no meio artístico baiano, cheios de tantos valores culturais.

Outro segmento de suas produções eram os retratos. Em fase difícil da vida, face grave enfermidade que venceu após meses e meses em tratamento, prometera, a cada Dia de São Francisco, pintar uma tela com a figura do santo, o que cumpria na risca.

Há poucos dias, através de notícias de um caririense que mora em Salvador, Guarani Araripe, arquiteto, poeta e amigo da família de Rômulo Serrano, vim saber que ele deixara este mundo cerca de 12 anos atrás.  

Nos meus planos de viajar mantinha constante a vontade de revisitar a Bahia, pouso de sete longos anos de minha vida, e localizar os grandes amigos que lá deixei, alguns, no entanto, agora na lembrança e na imaginação.

O maior programa eleitoreiro da história do Brasil completa 10 anos


O maior programa eleitoreiro da história deste País completou 10 anos. Não há como se decidir em quem votar quando se vota pela "ajuda" do pai Lula ou mamãe Dilma. Dados do Programa:

O Bolsa Família está presente em todos os 5.570 municípios brasileiros. Destes, 1.750 têm mais da metade da população vivendo parcial ou totalmente com o recurso federal.

Na cidade maranhense de Junco do Maranhão, a maioria dos 3.790 habitantes passa o dia vendo televisão, cuidando dos afazeres domésticos ou batendo papo na porta de casa. São raros os que têm horário para cumprir no trabalho. Isso porque, em Junco, 90,5% da população vive com o dinheiro do Bolsa Família. É o município brasileiro com a maior proporção de cidadãos assistidos pelo programa federal.

Embora a pobreza venha diminuindo, a quantidade de dependentes do Bolsa Família cresce a cada recadastramento. Em uma década, o número saltou de 3,6 milhões de famílias para 13,8 milhões. Ao todo, são hoje subsidiados 50 milhões de brasileiros, um quarto da população do país. Nesse período, apenas 1,7 milhão de famílias deixaram de receber o auxílio. Os números superlativos fazem do Bolsa Família o maior programa de transferência de renda condicionada do mundo.

Ocorre que muitos beneficiários continuam sem perspectiva ou oportunidade de encontrar uma ocupação. É certo que, na vida em sociedade, a maioria produtiva deve auxiliar os incapazes, mas permitir que famílias inteiras sejam subsidiadas para sempre por um sistema que não estimula sua força de trabalho é favorecer a dependência.

Como disse o texto, 25% dos brasileiros são beneficiários deste programa, e não tem ninguém nesse país com a força eleitoreira que tem mamãe Dilma por conta disto, já sai pra disputa eleitoral com 1/4 de vantagem nos votos. Pode é fazer merda, mensalão, inflação, ou deixar de fazer: transposição do São Francisco parada, o PAC com apenas 14% de obras realizadas, muitas delas inviáveis, nada disso muda a força de 50 milhões de brasileiros que a cada início de mês entopem as filas das lotéricas na busca do seu dinheiro que papai Lula deixou.

É o Brasil, é a realidade, muito difícil de ser mudada.


Dep. Sineval Roque agradece aprovação de escola profissionalizante para Antonina do Norte


Na órdem do dia da sessão plenária desta terça-feira (08/10), o deputado Sineval Roque (Pros) agradeceu ao governador Cid Gomes por acatar o pedido de uma escola profissionalizante para o município de Antonina do Norte. “A possibilidade de uma escola profissionalizante já está sendo trabalhada junto à Seduc, e agradeço a todos que tornam isso possível”, disse. O parlamentar salientou ainda que, durante esta semana, será inaugurada a obra da barragem do açude Mamoeiro, que está abastecendo Antonina do Norte durante o período da estiagem.

Fonte: Assessoria de Imrprensa do Dep. Sineval Roque



Decon do Crato multa loja Eletro Shopping por sonegar informações


O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) do Crato multou a loja Eletro Shopping Casa Amarela por sonegar informações. A multa é de 2.600 UFIRCEs, o que equivale a R$ 7.905,82. A decisão administrativa ocorreu no dia 16 de setembro e foi assinada pelo coordenador do Decon do Crato, promotor de Justiça Pedro Luís Lima Camelo.

A loja é acusada de não fornecer ao consumidor todas as informações relacionadas ao contrato de compra e venda celebrado entre as partes. A denúncia aponta que a Eletro Shopping Casa Amarela teria incluído durante a compra no crediário, sem o conhecimento e interesse do cliente, a garantia estendida no valor de R$ 200 e cursos on-line.

Segundo o coordenador do Decon do Crato, “o direito à informação está diretamente ligado ao princípio da transparência, traduzindo-se na obrigação do fornecedor de dar ao consumidor a oportunidade prévia de conhecer os produtos e serviços gerando, outrossim, no momento de contratação, a ciência plena de seu conteúdo”.

Com a decisão administrativa, a loja tem o prazo de 10 dias para apresentar recurso administrativo à Junta Recursal de Defesa do Consumidor (Jurdecon).

Assessoria de comunicação do Ministério Público do Estado do Ceará
Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) 


Câmara Municipal do Crato, as discórdias de sempre - Por: Ed Alencar


Na sessão desta segunda feira (07), mais discórdia como sempre. O vereador Bebeto apresentou  requerimento solicitando aos vereadores, que informem à casa do legislativo, relação nominando e enumerando  de parentes e grau de parentesco que exercem função ou cargo no serviço público no município do Crato, como contratados. E  mais uma vez, foi rejeitado pela maioria dos vereadores. Votaram a favor:  Amadeu de Freitas, Pedro Alagoano, Roberto Anastácio, (Bebeto), como abstenção de Guer, Nágela, Paulo de Tarso e Luciano Saraiva. Sobre protesto, o vereador Fernando Brasil disse que só votava favorável, se o pedido fosse retroativo a janeiro de 2013, e que apresentaria requerimento, vindo depois a desistir, autorizou ao Bebeto reapresentar  em seu lugar, um novo requerimento com a data sugerida. De pronto, Bebeto aceitou e apresentará na sessão de terça feira (08).

O VEREADOR MARQUIM DO POVÃO, fez duras criticas ao Demutran Crato, pela falta de cumprimento a Lei municipal, aprovada no inicio do ano, criando a “ZONA MARRON”, para carga e descarga, no centro da cidade. O vereador vem se cansando de tantas cobranças ao órgão e sem resposta, motivado pelos prejuízos que vem causando aos lojistas da cidade. Outro aborrecimento, é a demora  na instalação de um semáforo que já deveria ter sido colocado, em um dos cruzamentos  da  Avenida Teodorico Teles , também sem resposta.

O VEREADOR PAULO DE TARSO, teve seu projeto aprovado ontem, que busca a prática de esportes individuais e coletivos em diversas modalidades, tanto na cidade como nos distritos. O principal objetivo, é tirar o jovem da ociosidade, assim como no caso de uso de drogas. O comando ficará da secretaria de esportes que irá traçar o calendário das modalidades, lembrando que esse projeto atinge a pessoas de todas as idades. 

DR. JOSÉ ERLÂNIO RODRIGUES, um assíduo frequentador das sessões da Câmara, ao término, deixou a casa do povo revoltado com o que viu, onde disse para a imprensa, que a Câmara Municipal do Crato, se tornou “sala de cafezinho do executivo”. Ressaltou ainda, o absurdo do poder executivo mandar no legislativo, e tudo começa com o presidente da Câmara que é subserviente do executivo. Disse também; A população  do Crato, precisa convocar o Ministério Público, a Órdem dos Advogados e fazer ciente do que está acontecendo no legislativo. D.  MARIA MUNIZ, será homenageada pela Câmara municipal do Crato, onde receberá o titulo de cidadania, projeto do vereador Bebeto, aprovado na sessão desta segunda feira (07).

O EX-PREFEITO SAMUEL ARARIPE SE ENCONTRA NO CRATO.

O ex prefeito  do Crato Samuel Araripe, se encontra na cidade, tratando de assuntos políticos e outros. A principal novidade é que depois do ti-ti-ti da sua não filiação no partido do “PP”, já sabemos hoje que Samuel  já é um pré-candidato a Deputado Estadual pelo partido “PHS” Partido Humanista da Solidariedade. Entre tantos assuntos, o ex-prefeito se depara agora, com denúncias a sua pessoa, entregues na Câmara Municipal do Crato, pelo  ex-vereador Edson Villar, ( Tutu ), que pede apuração dos fatos, incluindo irregularidades nas contas de 2009 que estava pra ser votada pelos vereadores. Após a chegada de Samuel na cidade, foi grande a movimentação de vereadores, num corre-corre pela cidade, após o termino da Sessão do legislativo nessa segunda feira (07). A imprensa local, não conseguiu localizar o ex-prefeito Samuel, sendo em vão, as tentativas por telefones com sinal de ocupado. Vamos aguardar assim, um pronunciamento oficial do ex-prefeito Samuel Araripe.

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato
Foto ilustrativa: Dihelson Mendonça



Ainda haverei de ver! (?) - Prof. Jorge Carvalho


Concluído e revitalizado o estádio Virgílio Távora (O Mirandão). As ruas da minha cidade limpas, calçadas arborizadas, depósitos para a coleta seletiva do lixo. Praças revitalizadas e propícias ao lazer de crianças, jovens e idosos. As serestas retornarem a da Sé. Ainda haverei de ver! Os bairros do meu sofrido Crato sendo respeitados, seus moradores com direito fundamental de andar por ruas limpas, saneamento básico presente. 

Ainda haverei de ver O Sport Club do Crato, o querido rubro-negro da cidade, sendo o nosso representante no Campeonato Cearense (1ª ou 2ª Divisão). Ainda haverei de ver (ouvir) em uma emissora de rádio educativa ou universitária, instalada em minha cidade, a música de Abidoral, Pachelly, Salatiel, Leninha, João do Crato, Correinha, Eduardo Júnior, Aécio Ramos; Reisado do Mestre Aldenir, Coco das mulheres da Batateira, Reisado Dedé de Luna, Maneiro Pau do Mestre Cirilo, a poesia de Luciano Carneiro. Olival Honor, Bastinha, Josenir Lacerda, Dihelson Mendonça, as crônicas de Emerson Monteiro, Dr. José Flávio, Roberto Jamacaru, os artigos educativos de Alexandre Lucas. 

Ainda haverei de ver minha cidade possuir um sistema de transporte coletivo que atenda dignamente as crianças, adolescentes e trabalhadores que, confortavelmente se desloquem ao seu ambiente de trabalho ou seu local de estudo. Retornando da mesma maneira aos seus lares. Ainda haverei de ver as nossas escolas de samba retornarem à avenida iluminada (Dr. João Pessoa, Praça da Sé) num trabalho sério de resgate desta manifestação popular (o carnaval). Ainda haverei de ver as nossas festas tradicionais, cívicas, comemorativas (dia de reis, carnaval, dia do município, festas juninas, festa da padroeira, semana do folclore, malhação do Judas, natal...) calendarizadas, discutidas com a população. 

Ainda haverei de ver o(a) secretário(a) de cultura sendo eleito pelo voto popular. Ainda haverei de ver os nomes do saudoso Elói Teles, do inesquecível e injustiçado Correinha sendo lembrados para “darem” denominação a alguns futuros logradouros que por casualidade a atual administração venha a construir (ainda haverei de ver?). Ainda haverei de ver na entrada da minha cidade, via bairro São Miguel, uma bela placa, bem iluminada com a frase: “BEM VINDO, AQUI NASCEU CEGO ADERALDO". Outra, no bairro Batateira, com a frase: "VEM VINDO, AQUI NASCEU SÁ RORIZ - HERÓI DA SEGUNDA GRANDE GUERRA”. Ainda haverei de ver?

Jorge Carvalho - Abril/2010


Bancários do Cariri decidem pela continuação da greve e fazem caminhada amanhã



Os bancários caririenses, em assembleia realizada ontem, 7/10,  rejeitaram a nova proposta da Fenaban de reajuste de 7,1% e decidiram pela continuidade da greve por tempo indeterminado.

Dando continuidade ao movimento grevista, os bancários caririenses programaram uma caminhada para esta quarta-feira, dia 9/10, a partir da 16 horas, em Juazeiro do Norte.

A caminhada sairá da Praça da Prefeitura e percorrerá a rua São Pedro até a Praça Padre Cícero.

Os bancários estão mobilizados pelo atendimento de uma pauta que inclui, dentre outras revindicações, reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação),  PLR de  três salários mais R$ 5.553,15, piso de R$ 2.860,21 (salário mínimo do Dieese), auxílios alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá de R$ 678 ao mês para cada (salário mínimo nacional) e melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoece os bancários.

A verdade sempre aparece – por Armando Lopes Rafael


Com estardalhaço, órgãos da imprensa marrom noticiaram a construção de uma “mansão luxuosa do Bispo de Crato”. Os mais sectários chegaram ao exagero de publicar que a suposta “mansão” “estava orçada em R$ 1 milhão e 50 mil reais, fora os gastos com elevador, cascata, piscina e jardins. Uma construção tipo a famosa e conhecida nacionalmente “Casa da Dinda” em Brasília do então presidente Fernando Color de Melo, que a época ostentava riqueza e poder?” (SIC).

Na verdade, trata-se de uma casa espaçosa, mas sem luxos. Fica localizada na zona rural do município de Crato, na estrada que leva ao distrito de Santa Fé. Uma residência construída – em terreno de apenas 2.016 m2. Terreno que antes pertencia ao Pe. Raimundo Elias e por ele cedido, em 2008, a Dom Fernando Panico. As despesas com a construção dessa casa foram feitas com dinheiro particular do Vigário Geral da Diocese, monsenhor Dermival Gondim, um cidadão probo e detentor de bom patrimônio. Moradia que seria destinada ao bispo, quando este se aposentasse, e que serviria – antes da aposentadoria – também para encontros e retiros espirituais de pequenos grupos das Pastorais Diocesanas.

Desgostoso com as inverdades veiculadas sobre essa construção – incluída no rol das calúnias do “estrondo publicitário” que está sendo promovido contra Dom Fernando – o bispo de Crato transferiu, no último dia 1º de outubro, a posse desse pequeno terreno rural para monsenhor Dermival. Para tanto, o Cartório de Imóveis G. Lobo solicitou à Prefeitura Municipal do Crato a avaliação atualizada de terreno, incorporando, logicamente, as construções ali existentes, com destaque para a suposta “mansão”. Isso é exigido por lei para calcular o valor do ITBI, com o objetivo de lavrar a escritura pública. Os técnicos da Prefeitura avaliaram o terreno, com seus muros de tijolo, a “mansão”, além de outras benfeitorias, em apenas R$ 340 mil Reais.

Moral da “opereta buffa”: a imprensa nanica, faltando – como sempre – com a verdade, alardeou que só a casa estava orçada em R$ 1.050.000,00. O valor real do terreno e de todas as benfeitorias ali feitas, calculado por técnicos da Prefeitura de Crato, fixou o valor de tudo em R$ 340 mil reais. A mídia marrom extrapolou sua avaliação (note bem: só da casa) em RS 710.000,00 (setecentos e dez mil reais). Por este pequeno episódio dá para deduzir a veracidade de outras informações divulgadas por esse tipo de mídia.

(Armando Lopes Rafael)

Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

Pequena chuva na madrugada desta terça-feira em Crato


Uma pequena chuva caiu sobre a cidade do Crato na madrugada desta terça-feira, por volta das 02:00. Entretanto, a previsão para hoje, segundo os serviços de meteorologia é de sol com algumas núvens e não choverá durante o dia. Terça-Feira, 08/10 Nascer do sol: 05h19 Pôr do sol:17h32
Temperatura máxima de 35º e mínima de 23º - Ventos a ESE  a 17km/h - Umidade Relativa do Ar: 86% a 38% - Índice UV: Extremo.

 Fontes: INPE e GOES13




Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30