xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/10/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 outubro 2013

VÍDEO - Deputado Sineval Roque confirma ida do grupo político de Cid Gomes para o PROS



Fonte: Assessoria de Imprensa
Dep. Sineval Roque


60 anos do Instituto Cultural do Cariri


Durante as comemorações do centenário de elevação do Crato à categoria de cidade, em quatro de outubro de 1953 surgiu a ideia de criação do Instituto Cultural do Cariri (ICC), por iniciativa dos intelectuais J. de Figueiredo Filho, Irineu Pinheiro, Pe. Antônio Gomes de Araújo e Raimundo Girão. Sua finalidade é reunir apologistas da arte, cultura e ciência de abrangência regional, além de promotores do desenvolvimento social ambientalmente sustentável. Atualmente, o ICC conta com dezenas de associados fundadores, efetivos, efetivos acadêmicos, correspondentes, honorários e beneméritos nas secções de letras, ciências, folclore, artes e ofícios e filosofia. 

Entre as ações realizadas pelo ICC, destacam-se: a fundação do Clube de Amigos do Folclore, a criação do Festival Folclórico do Cariri e a promoção do Seminário de Estudos do Cariri, além da criação da Fundação Cultural J. de Figueiredo Filho, juntamente com a Prefeitura Municipal do Crato e Museu Itaytera. Atualmente, abriga rico acervo documental com a finalidade de conservação e pesquisa; mantém a publicação de seu periódico desde 1955, a revista Itaytera; realiza apresentações públicas de estudos, inclusive sobre patronos de cadeiras ou de seus ocupantes anteriores durante a posse de novos sócios; promove campanhas fortuitas de defesa dos interesses regionais; desenvolve ações de conservação ambiental, norteada pelo Projeto Soldadinho-do-araripe, incluindo um centro de visitantes e viveiro de mudas para restauração florestal; além de abrigar o Memorial da imagem e do Som, Luíz Gonzaga de Oliveira. 

O ICC conta com uma sede inaugurada em outubro de 2006, na gestão de Manoel Patrício de Aquino, estando situado na Praça Coronel Filemon Teles, Centro, Crato/CE, CEP 63.100-482 e telefone (88) 3523-3873. O auditório do ICC (Salão de Atos Nílton Melo Almeida) é disponibilizado para a execução de atividades culturais previamente agendadas, como peças teatrais, reuniões, palestras e lançamentos de livros. Através do diário eletrônico virtual (icccrato.blogspot.com), abrimos mais um canal de comunicação com a sociedade, dando continuidade a um novo ciclo de renovação do ICC, nos seus 60 anos de existência.

Atual Diretoria da Agremiação:
José Huberto Tavares de Oliveira, Presidente
Emerson Monteiro Lacerda, Vice Presidente
Francisco Huberto Esmeraldo Cabral, Secretário Geral
Roberto Jamacaru, Secretário
Weber Girão, Tesoureiro


Campanha ‘Crato Rosa’ lançada ontem reforça prevenção ao câncer de mama


O combate ao câncer de mama ganha fortalecimento em Crato, por meio da campanha ‘Crato Rosa’, lançada na noite de ontem, no Município, pelo Prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, a Primeira-dama, Gilvânia Mattos, e a Secretária de Saúde, Aline Franca, com a presença de dezenas de profissionais do setor que irão atuar na campanha. A mobilização será efetuada durante o mês, em alusão ao Outubro Rosa, que acontece internacionalmente, chamando a atenção para a prevenção da doença com campanhas educativas e de prevenção.

O lançamento aconteceu no Centro de Especialidades do Crato, e tem a meta de coletar material para exame de 2.500 mulheres. A secretária de Saúde, Aline Franca, destacou a importância da campanha e do alerta às mulheres, no intuito de realizarem a prevenção. Conforme a secretária, a luta deve ser empreendida com a participação da sociedade e, principalmente, das mulheres. “A campanha é um reforço às ações que vêm sendo realizadas, principalmente o exame, que é disponibilizado diariamente nas unidades de saúde”, afirma. O Município também disponibiliza o exame de mamografia.

Aline Franca destacou a adesão do Crato ao movimento mundial e ressaltou a intenção de dar ênfase a uma participação maior, com o ‘Crato Rosa’, numa especificidade ao tema. Ela destacou o importante apoio da administração municipal, por meio do prefeito, no que diz respeito às ações realizadas na saúde. A campanha também se estende à prevenção do câncer do colo do útero.

O Prefeito ressaltou a importância do fortalecimento das ações da saúde, possibilitando melhores condições aos profissionais, para atuarem nos postos do Município, e também de infraestrutura capaz de fornecer atendimento de qualidade. Ele destacou a educação e a conscientização em saúde como principais aspectos que devem ser valorizados, no sentido de prevenir doenças como essas. A campanha, segundo ele, assume um papel imprescindível para dar melhor qualidade de vida à mulher cratense.
A primeira-dama, Gilvânia Gomes de Mattos, disse que o intuito é levar o alerta para as mulheres, de realizarem a prevenção, como forma de garantir uma melhor qualidade de vida, diante de doenças que podem ser evitadas e até, se for o caso, tratadas a tempo. Além disso, salientou a satisfação pessoal de poder lançar a campanha na cidade, voltada para todos os segmentos, sem distinção.

SAIBA MAIS

A cor do laço rosa simboliza a luta mundial contra o câncer de mama e estimula a participação de empresas e entidades. O projeto conta com as parcerias do Sesc-Crato, Sest/Senat, Grunec, Secretaria Municipal de Educação, Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, bem como coordenadores de bairros e profissionais da Secretaria de Saúde.

Durante todo o mês de outubro a Secretaria de Saúde do Crato estará disponibilizando ações especiais para a mulher como exames, consultas e prevenções nos horários diurno e noturno. Os profissionais estarão se mobilizando na prevenção e combate ao câncer de mama. O objetivo é auxiliar na prevenção, através da conscientização da necessidade do autoexame, apoiando às mulheres que já lutam contra o câncer, dando suporte nesse momento à elas e seus familiares.

O objetivo do Crato Rosa é desenvolver atividades educativas e assistenciais voltadas à prevenção e detecção precoce do câncer de mama e colo do útero. Dentro desse contexto, o Governo do Crato realizará atividades no intuito de viabilizar ainda mais atenção, assistência em saúde e qualidade de vida às mulheres cratenses.

Fonte: PMC


Sineval Roque confirma ida do grupo político de Cid Gomes para o PROS



O deputado Sineval Roque (sem partido) anunciou, nesta quarta-feira (02/10), durante o primeiro expediente da sessão plenária, que ficou decidido, em reunião realizada na noite de ontem, que o grupo político do governador Cid Gomes deixa o PSB para fazer parte do PROS. De acordo com o parlamentar, a decisão foi democrática e contou com a participação de mais de 600 pessoas, entre deputados, prefeitos, vereadores e lideranças que integram o partido. “Acredito que 90% dos filiados do PSB vão seguir os nossos líderes, Cid e Ciro Gomes”, afirmou. 

Sineval Roque afirmou que o aspecto jurídico para viabilizar as próximas eleições foi um dos fatores fundamentais para a decisão do grupo de ir para o PROS. O outro partido considerado foi o PDT, informou. “Acreditamos que o PROS é um partido novo, com o qual é possível que a gente consiga construir um caminho de desenvolvimento para o Ceará e o Brasil”, declarou.
O deputado fez questão de ressaltar que a lição mais importante de toda a situação que os filiados ao PSB passaram foi a percepção da união do grupo. “Estamos mais fortes e ontem, com a decisão tomada, tivemos uma vibração muito grande”, contou. Ele afirmou que o grupo está pensando nas eleições de 2018 e que o PROS se tornará um grande partido com o trabalho do ex-ministro Ciro Gomes, que deve visitar várias regiões do País, fortalecendo a nova sigla.

Em aparte, a deputada Mirian Sobreira (sem partido), que faz parte do mesmo grupo de Sineval, reforçou que a decisão foi democrática e a situação deixa um legado ao grupo, que é a união e a força para pensar no Brasil e no Ceará.

Assessoria de Imprensa do Dep. Sineval Roque



Franquia europeia chega ao Cariri


A House Shine abriu suas porta esta semana em Juazeiro do Norte. Especializada em limpeza, chegou ano passado no Brasil e já conta com mais de 250 unidades em todo país.

Conhecida como a capital do Cariri, Juazeiro do Norte é umas das cidades mais prósperas do interior do nordeste. O aumento na qualidade de lazer, cultura, educação, possibilidade de crescimento e de renda, é o que vêm chamando a atenção das mais diversas empresas que já atuam em outras localidades do País. E olhando para esse potencial da cidade, aliado ao aumento do poder aquisitivo da população, a franquia House Shine inaugurou esta semana sua primeira unidade na região.

De origem europeia, a primeira loja da House Shine foi aberta em Portugal. Chegou ano passado no Brasil e já conta com mais de 250 unidades no País, unidades estas que estão presentes em todas as capitais do Brasil e nas principais cidades do interior em desenvolvimento. A ideia da franquia é oferecer serviços tanto para aquelas pessoas  que não têm tempo de arrumar suas casas ou até mesmo não quer manter uma empregada doméstica, como também para os centros empresarias que precisam destes serviços semanalmente.

Diferente do trabalho das diaristas, a House Shine aplica técnicas especializadas nas limpezas com produtos voltados para cada tipo de ambiente. As equipes contam com dois profissionais de limpeza e um supervisor, o que garante a eficiência do serviço. Os equipamentos e materiais são próprios da empresa prestadora de serviços, que combinam técnica e tecnologia para limpar os lugares mais difíceis.

Segundo o franqueado da House Shine Cariri, Ramon Ferreira, o público alvo da empresa é, principalmente, para aquelas pessoas que não querem ter vínculos empregatícios com domésticas ou diaristas. “É voltado para aqueles que necessitam de uma limpeza rápida e eficiente. E aí atinge os mais variados tipos de pessoas que vão desde estudantes, famílias, até centros empresariais e clínicas”, explica Ferreira.

A House Shine Cariri ainda planeja abrir uma extensão da franquia na cidade de Araripina ainda este ano.

Assessoria de Imprensa:
B2Media – Estratégia de Eventos e Comunicação


BLOG DO CRATO - O site que publica o que outros tentam esconder, mas não conseguem ! - IMPRENSA LIVRE DO CARIRI






Web TV Chapada do Araripe realiza entrevista com o vereador cratense Bebeto Anastácio ( A ser exibida em breve ).



Acima: Repórter Ed Alencar entrevista o vereador Bebeto Anastácio

Ontem ( 01 ) a webTV Chapada do Araripe realizou entrevista de quase 1 hora de duração com o vereador Bebeto Anastácio, através do repórter Ed Alencar. Bebeto destacou dentre outras coisas, o papel que cabe ao legislador no estado democrático e a sua função perante a sociedade. Outros temas abordados foram a influência ou ingerência do poder executivo no legislativo cratense, a falta de diálogo entre o prefeito e o vereador, as recentes perseguições de que se diz vítima e a homenagem de sua autoria ao ex-vereador Anildo Batista, ocorrido nesta terça-feira na Câmara Municipal do Crato. Polêmico como sempre, o vereador, que vem de família humilde e uma brilhante carreira na polícia, comenta ainda diversos outros temas relacionados à política e à administração na cidade do Crato.

Logo mais aqui no Blog do Crato e na Web TV Chapada do Araripe
www.blogdocrato.com
www.tvchapadadoararipe.com



"Menti, menti, alguma coisa ficará sempre", dizia Voltaire – por Armando Lopes Rafael


   A frase acima também era muito incentivada por  Goebells, o famigerado ministro da Propaganda de Adolf Hitler. O fato é que essas palavras têm tido um efeito multiplicador, nos últimos tempos, nos jornais da chamada “imprensa marrom” (por outros também denominada de “imprensa nanica”) que estão a proliferar na conurbação Crajubar. Difundidas em periódicos, estes distribuídos gratuitamente à população, tal tipo de mídia (tanto a escrita, como a veiculada pela Internet) utiliza como matéria prima os ataques à honra das pessoas e das instituições.  
O caririense conhece bem esse tipo de “imprensa”. Quantas vezes, nas ruas e praças de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha – além das entradas dos Shoppings Centers e nas paradas dos sinais de trânsito – transeuntes são abordados, e “presenteados” com exemplares desses jornais, cujas sucessivas e edições vêm se limitando, ultimamente, a destacar manchetes sensacionalistas, e muitas vezes mentirosas.  Felizmente, tal tipo de mídia vem caindo no descrédito da intuitiva e perspicaz população brasileira.

  
Abordemos apenas um fato para ilustrar esta assertiva. No último “estrondo publicitário” levado a efeito contra a pessoa do bispo de Crato, Dom Fernando Panico, os caririenses tiveram –mais uma vez – a oportunidade de observar o comportamento dessa mídia  “nanica”. Um periódico publicado no Cariri acusou falsamente o bispo de estar construindo uma mansão avaliada em 1 milhão e 500 mil reais. E chegou a detalhes mínimos e fantasiosos dessa casa, a qual ainda está em construção.

   Após essa publicação um jornal da grande imprensa, editado na capital cearense – que tem como ética a seriedade e dever de bem informar com fatos verdadeiros –, entrou de imediato em contato com o Bispo de Crato, pedindo que este enviasse – via e-mail – um esclarecimento sobre a suposta “mansão milionária”, antes que aquele jornal publicasse algo a respeito. Dom Fernando enviou ao jornal a seguinte resposta:

 “Por volta de 2008, um padre da Diocese de Crato (que hoje mora em Portugal), já algum tempo, antes de viajar para o estrangeiro repassou um documento de compra e venda para minha pessoa de um terreno, localizado na estrada que dá acesso ao distrito de Santa Fé, zona rural do município de Crato. Neste terreno existia uma construção residencial de alvenaria, e, em anexo, uma capela e um espaço para reuniões e palestras. Cedi o uso daquele terreno e das construções (na forma de comodato), para que a comunidade católica “Toca de Assis” ali se instalasse. Durante alguns meses esses religiosos fizeram um bom trabalho caritativo com os pobres, dentre os mais pobres da cidade de Crato. Por questões internas da sua instituição, os religiosos da “Toca de Assis” resolveram retornar ao sul do País, deixando o imóvel desabitado.

 Por este motivo, aquelas instalações foram por mim novamente cedidas (também em forma de comodato) a outra associação civil sem fins lucrativos, de orientação católica, denominada Comunidade “Boa Nova”. Atualmente, um casal de missionários da “Boa Nova” vem se dedicando à recuperação de pessoas dependentes do álcool e de drogas.  Vivem lá cerca de 20 dependentes, buscando (em meio a muitas dificuldades materiais para seu sustento e reeducação) a cura e libertação para os seus vícios. Um trabalho meritório!  Dentro desse terreno, existe uma pequena área – de menores dimensões, onde morou por um curto tempo o Pe. Raimundo Elias, antes de viajar para Portugal.

O Vigário Geral da Diocese, monsenhor Dermival Gondim, uma boa pessoa, um amigo leal, detentor de alguns recursos financeiros, vendo a pequena área, me disse: “Dom Fernando vou construir, nesta parte do terreno, às minhas expensas, uma casa para quando o Senhor se aposentar ter onde morar”. Eu já vou completar 68 anos no início do próximo ano, tendo apenas mais sete anos como bispo, pois aos 75 anos terei de renunciar por determinação do Código de Direito Canônico. Na hora aceitei de bom grado a oferta de monsenhor Dermival. Foi derrubada a casa de taipa que lá existia para dar lugar a uma casa de alvenaria, ampla, planejada para sediar atividades pastorais de formação e retiros nos fins-de-semana, acolhendo pequenos grupos. Uma casa sem luxos ou exageros, não uma “mansão” como apregoam aos quatros ventos– através da Internet e de jornais distribuídos gratuitamente – os algozes da Diocese e do bispo. Mons. Dermival Gondim gastou aproximadamente entre duzentos e cinquenta mil a trezentos mil reais na construção da casa, que ainda está inacabada. Diante desse novo “estrondo publicitário” com relação a essa casa, decidi repassar aquela área do terreno rural para o nome de monsenhor Dermival.  Assim ele poderá vendê-la, recuperar o que gastou, além de calar as mentiras assacadas contra minha pessoa, no tocante a essa casa rural”.  

    O Chefe de Redação do jornal de Fortaleza retornou o contato com o Bispo. Agradeceu a resposta e, diante do esclarecimento do Bispo, não publicou uma linha sequer, naquele diário, sobre a nova onda de calúnias difundida contra  Dom Fernando.

     Consta, na Sagrada Escritura, que diante de tantas calúnias assacadas contra Nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso Salvador  temeu pelas penas e castigos que, fatalmente,  iriam recair  sobre seus algozes e clamou do alto da cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque eles NÃO sabem o que fazem”. Diferente deverá ser o pedido de Dom Fernando Panico para os seus  algozes dos dias atuais. O bispo de Crato deverá pedir assim: “Pai, perdoa-lhes, porque estes  sabem o mal deliberado  que estão fazendo”.


Docinhos e Tédio - Por: Dihelson Mendonça


No meio do caminho tinha um bode!

Parodiando o grande Carlos Drummond de Andrade e seu famoso poema da pedra, começo dizendo que ontem ( terça-feira ) foi um dia no mínimo, estranho. A Câmara Municipal estava lotada, com pessoas que queriam testemunhar as ações dos vereadores sobre fatos relevantes, recentes, ocorridos no município, como o "famoso" Coffee Break de 5 milhões de reais, leis que um vereador mais desavisado propôs para a cidade de Londrina, no Paraná, ou quem sabe os aumentos de 300 por cento em alguns impostos do Crato ( Segundo anunciou o vereador Bebeto Anastácio )....no entanto, coincidiu de ontem ser o dia da homenagem ao ex-vereador Anildo Batista, pelos relevantes serviços prestados a esta cidade. 

Nada contra a justa homenagem ao ex-vereador, que aliás, era mais conhecido carinhosamente como o "Bode". Mas ao que tudo indica, a população do Crato vai ter que comparecer muitas outras vezes à câmara, se quiser acompanhar de perto OUTROS fatos importantes para a cidade. Por enquanto, os participantes apenas se deliciaram com o Cocktail ao final, e o clássico grito de "Está encerrada a sessão". Pode ter sido acalmada a ira popular com docinhos paliativos, mas na próxima semana, com certeza, o "bicho vai pegar", afinal de contas, a verdade das ruas do Crato terá que ser enfrentada.

Docinhos e Tédio ? Não, obrigado! De paliativos estou farto...e de regime!

Dihelson Mendonça


Só não aplica a lei juiz comprometido, medroso ou engajado', diz Barbosa.


Em evento, presidente do STF falou sobre os problemas do Judiciário e fez um apelo para que próximo presidente da República busque a 'simplicidade' no sistema jurídico. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criticou nesta segunda-feira, 30, a influência política no Judiciário e a complexidade do sistema jurídico no País. "Deixem o juiz em paz; que siga na carreira sem influência política", disse o magistrado, que participou do Exame Fórum 2013. Barbosa disse ainda acreditar que "que quando o juiz quer, ele aplica a lei" e que "só não aplica a lei quem é comprometido, medroso ou politicamente engajado".

Crato - Previsão do Tempo para hoje, 02 de Outubro de 2013


Sol com algumas núvens e não chove. Isso não é nem mais novidade. Onde já se viu chover nesta época no Cariri ? ( rsrs ). Mas, de qualquer forma, fica aqui o registro. Crato está muito quente nos últimos dias. Basta dizer que aqui na Vilalta, a temperatura da redação à noite, desligados todos os arcondicionados, chega a 31 graus. 

Quarta-Feira, 02/10 
Nascer do sol: 05h22 Pôr do sol: 17h32
Temperaturas: Max 34º e Min 21º
Ventos a E  a 13km/h
Umidade Relativa do Ar:  93% e mínima de 48%
Índice UV: Extremo 

Fontes: GOES 13 e INPE







Comemorações do centenário de criação da Diocese de Crato começam no próximo dia 20


No próximo dia 20 de outubro, às 09:00 h., ocorrerá na Igreja da Sé a abertura do Ano do Centenário da Diocese de Crato. Os festejos serão iniciados com a solenidade de dedicação litúrgica da Matriz de Nossa Senhora da Penha, elevada à condição de Catedral da Diocese de Crato, bem como da inauguração da nova mesa de celebração – confeccionada em pedra-granito – daquela igreja. A solenidade será presidida pelo bispo diocesano, Dom Fernando Panico (foto à direita)

Já no próximo dia 15 de outubro, antecedendo a solenidade de dedicação da catedral, será aberta, às 18:00 h. – na Casa Mãe da Congregação das Filhas de Santa Teresa, localizada na Rua Dom Quintino nº 835, centro da cidade de Crato – uma mostra contendo objetos pessoais, fotos e anotações do primeiro bispo da nossa diocese, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva (foto à esquerda). Essa mostra poderá ser visitada pela população cratense, a partir do próximo dia 16, nos horários de 08:00 às 12:00 h e de 14:00 às 16:00 h.


Por outro lado, no dia 19 de outubro, véspera da dedicação da Catedral de Crato, haverá na igreja da Sé a exposição e veneração das relíquias dos santos, as quais serão guardadas na nova mesa de celebração da igreja-mãe da Diocese de Crato. Tratam-se de relíquias conservadas em pequenas tecas de metal – conseguidas na Europa por Dom Fernando Panico – que contêm pequenos fragmentos dos corpos de São Fidelis de Sigmaringa (considerado co-padroeiro de Crato), São João Bosco, Padre Pio, Santa Paula Frassinetti, São Leopoldo Mandic e Beato João Paulo II.



     Acima, a teca com a relíquia de São João Bosco

Juazeiro do Norte receberá Descontaminação de Lâmpadas da Coelce em comemoração ao Dia da Natureza


Pela primeira vez no interior do estado, acontecerá na sede da Coelce, em Juazeiro do Norte, nesta quarta-feira (02) um evento em prol do meio ambiente, por meio da descontaminação das lâmpadas de pós consumo de escritórios e de iluminação pública. A BioLight, empresa que realizará a descontaminação, em parceria com a Coelce, mostrará a forma correta de destinação adequada das lâmpadas que possuem vapor de mercúrio.

As lâmpadas fluorescentes e de bulbo oriundas da iluminação pública, contêm vapor de mercúrio e sódio, substâncias tóxicas nocivas ao ser humano e meio ambiente.  Ainda que o impacto sobre o meio ambiente causado por uma única lâmpada seja desprezível, o somatório das lâmpadas descartadas anualmente, cerca de 70 milhões só no Brasil, teria efeito sensível sobre os locais onde são dispostas. Países do Primeiro Mundo incluem as lâmpadas fluorescentes usadas na lista de resíduos nocivos ao meio ambiente, pois essas lâmpadas contêm substâncias químicas que afetam o ser humano, como o mercúrio, um metal pesado que uma vez ingerido ou inalado, causa efeitos desastrosos ao sistema nervoso.   

A Coelce é uma empresa que tem certificação ISO 14001, e por isto, trabalha sempre de maneira preventiva aos danos causados pelo descarte inadequado das lâmpadas no meio-ambiente.

Lâmpadas que devem ser processadas:

·        Vapor de Mercúrio
·        Luz Mista – Vapor
·        Vapor de Sódio
·        Vapor Metálico
·        Fluorescentes Tubulares e Compactas.

SERVIÇO:
Evento: Descontaminação de Lâmpadas
Dia: 02 de outubro, pela manhã.
Local: Rua São José, 170, Centro. Juazeiro do Norte - CE

Gerência de Comunicação – Coelce


Vacinação antirrábica continua em Crato



Dando continuidade as ações de imunização contra a raiva em animais, a Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Coordenação do Centro de Zoonoses, estará em diversas localidades essa semana. A campanha teve início no dia 3 de setembro, percorrendo muitos pontos do município e zona distrital. No último sábado, 28, foi realizado o dia ‘D’, quando o  Centro de Zoonoses disponibilizou profissionais em locais estratégicos para a vacinação de cães e gatos.Hoje, quarta-feira, dia 2, os locais serão: Bebida Nova, Corujas, São João, Rosto, Preguiça e Luanda.Na quinta-feira, dia 3: Vila Santo Expedito, Belmonte de Cima - Posto de Saúde, Lameiro do Alencar e Sitio Novo Horizonte. A  vacinação ocorre no período da manhã.

Fonte: PMC


Manifestantes promovem "BEIJAÇO" em Crato contra homofobia


Nas redes sociais, há poucos dias surgiu uma postagem de que um casal gay teria sido repreendido pelo proprietário de uma conhecida lanchonete da cidade do Crato. Em represália, jovens se reuniram e promoveram o que chamaram de "Beijaço", uma manifestação pacífica, na frente do estabelecimento, entoando gritos de guerra e ao final, os casais gays ou não se beijaram. veja no vídeo abaixo. ATENÇÃO: Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes, o player da Rádio Chapada do Araripe, localizado no canto superior direito, na entrada do Blog do Crato.

Fonte: Grupo Filhos e Amigos do Crato no Facebook.

Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

Balança comercial tem pior resultado até setembro em 15 anos



Em setembro, saldo comercial melhorou com superávit de US$ 2,14 bilhões. Nos nove primeiros meses do ano, porém, houve déficit de US$ 1,62 bilhão.

A balança comercial brasileira registrou um déficit (importações maiores que vendas externas) de US$ 1,62 bilhão de janeiro a setembro deste ano, o pior valor para este período desde 1998 – quando foi apurado um resultado negativo de US$ 3,6 bilhões. Os números foram divulgados nesta terça-feira (1º) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Nos nove primeiros meses do ano passado, a balança registrou um superávit de US$ 15,7 bilhões.

De janeiro a setembro de 2013, as exportações somaram US$ 177,65 bilhões, com média diária de US$ 939 milhões e queda de 1,6% frente a igual período do ano passado, ao mesmo tempo que as importações totalizaram US$ 179,27 bilhões – com média de US$ 948 milhões por dia útil e alta de 8,7% sobre igual período de 2012.

Melhora em setembro

Apesar de os números oficiais mostrarem um fraco resultado na parcial do ano, eles também mostraram uma recuperação em setembro, quando foi registrado um superávit (exportações menos importações) de US$ 2,14 bilhões na balança comercial brasileira.
Trata-se do segundo melhor resultado mensal deste ano, perdendo apenas para junho (+US$ 2,3 bilhões). Mesmo assim, foi o pior mês de setembro desde 2010 – quando foi registrado um superávit de US$ 1,07 bilhão. Em setembro de 2012, o superávit da balança somou US$ 2,55 bilhões. No mês passado, as exportações somaram US$ 20,99 bilhões, com queda de 5% frente a setembro de 2012, enquanto as compras do exterior totalizaram US$ 18,84 bilhões – com recuo de 2,2% sobre setembro do ano passado.

Razões para o fraco resultado

O fraco desempenho da balança comercial neste ano acontece em meio à crise financeira internacional, que tem gerado queda do comércio mundial, e, segundo o governo federal, também está relacionado com o atraso na contabilização da importação de combustíveis e derivados.
O atraso na contabilização das importações de combustíveis aconteceu porque, em julho de 2012, a Receita Federal editou a instrução normativa 1.282, que concedeu um prazo de até 50 dias para registro das importações de combustíveis e derivados feitas pela Petrobras.
Normalmente, as empresas têm 20 dias para fazer o registro. Cerca de US$ 4,5 bilhões em importações de petróleo e derivados que aconteceram, de fato, em 2012 foram contabilizadas somente neste ano.

Alexandro Martello
Do G1, em Brasília
Foto: Site reconcavoonline



Homenagem aos Professores - Edmílson Martins



SOU PROFESSOR, SIM SENHOR!
                   
Sou professor, sim senhor
Reclamando meus direitos
Não aceito violência
Exijo muito respeito
Sou professor com orgulho
Não escravo de prefeito.

Educo a sociedade
Pra viver cidadania
E não quero ser tratado
Com desprezo e covardia
De governos insensíveis
Com a sua baixaria.

Sou mestre, trabalhador
Não sou saco de pancada
Da polícia, do prefeito.
Não tolero trapalhadas
Do senhor governador
Quero educar meninada.

Eu sou professor e ensino
Que vida é dignidade
Que governar é servir
A toda a comunidade
Que governar é zelar
Não fomentar crueldade.

Sou professor e professo
Que vida é liberdade
Que o cidadão tem direito
Ao respeito e à verdade
Não pode ser enganado
Nem tratado com maldade.

Educação é direito
Como direito é o pão
Impostos vindos do povo
É pra servir cidadão
Não pra atender a políticos
Com a sua corrupção.

Que a sociedade saiba
Que mestre não tem malícia
Deseja muito respeito
Do governo e da polícia
Não topa provocação
Mas reage à injustiça.

Edmílson Martins
Rio, outubro/2013


URCA debate ações integrativas para o desenvolvimento social da Região Metropolitana do Cariri


O desafio de pensar no planejamento, a gestão e o desenvolvimento para a Região Metropolitana do Cariri, a Universidade Regional do Cariri, Geopark Araripe e a Secretaria das Cidades do Ceará discutiram com os alunos e professores do curso de economia, prefeitos, secretários municipais, imprensa e representantes da sociedade civil organizada, algumas ações mais integrativas de convivência das populações que residem nos municípios que formam a região.

Para a reitora, Antonia Otonite Cortez, a iniciativa da URCA e seus parceiros ocorre no contexto marcado por mudanças e paradoxos que configuram a modernidade. “O momento é de reflexão sobre o papel que vem a URCA desempenhando na perspectiva do desenvolvimento regional a partir de seu papel enquanto instituição do conhecimento”, concluiu a reitora. Para os conferencistas, a Região Metropolitana do Cariri está entre as 13 do Brasil com mais de hum milhão de habitantes e com o privilegio de ser a faixa que mais cresce no País e que esse processo de crescimento está dentro das previsões de desenvolvimento. Explicaram também que essa dinâmica só está sendo possível devido a cooperação de gestão metropolitana que vem dando certo nesta 1ª década do século XXI.

A palestrante do evento foi a economista Tânia Barcelar, doutora em economia pela Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne. Ela disse que a Região Metropolitana do Cariri, a exemplo de outras, precisa urgentemente priorizar seus investimentos nas áreas de planejamento, transportes públicos, educação e saneamento básico. Como se trata de uma região menor, se faz isso com poucos recursos. Para ela, o Cariri visualmente tem crescido expressivamente nos últimos cinco anos, mas está faltando união de esforços na execução de um projeto comum. A economista ver o Cariri como uma das regiões com capacidade muito forte para o desenvolvimento haja vista o que já avançou nos últimos dez anos e o que tem planejado para a próxima década. Conforme Tânia Barcelar a Região Metropolitana do Cariri tem um perfil diferenciado das demais do País, ou seja, a concentração urbana não está na metrópole toda, sendo que, 75 % de sua gente residem em Crato, Juazeiro e Barbalha que crescem em ritmo superior a capital do estado Fortaleza. Enquanto a cidade de Jardim tem uma taxa populacional urbana de 33 %, Missão Velha 45 % e Farias Brito 46 %, Juazeiro, por exemplo, tem 96 % de sua população morando na área urbana. Em termos econômicos a renda media do povo do Crajubar varia entre 435,00 a 520,00 e a das demais seis cidades da metrópole está entre 270,00 a 350,00. Crato, Juazeiro e Barbalha possui um Produto Interno Bruto per capto duplicado em relação as outras cidades da RMC, disse a economista. Essas estatísticas devem ser observadas por quem trabalha o planejamento e o direcionamento da Região Metropolitana do Cariri, concluiu Tânia Barcelar.

Para o secretário das cidades, Carlo Ferrentini Sampaio, a Região Metropolitana do Cariri está se formando e ainda existem quatro estágios para que haja a institucionalização com envolvimento da sociedade e dos poderes públicos onde aconteça unidade de pensamento sem a divisão dos poderes constituídos. As obras que estão sendo feitas e as que estão por vir só tendem a consolidar e fortificar a relação que ora se instala. Sobre a concentração populacional no Crajubar, Ferrentini ver como atual modelo de crescimento das cidades brasileiras com as outras cidades menos adensadas recebendo recursos proporcionais ao seu adensamento. Concluindo o secretário explicou que o governo do estado tem propostas novas e modelos novos que venham resolver problemas cruciantes como saneamento, habitação e outros mais, respeitando as peculiaridades de cada município, disse Carlo Ferrentini Sampaio. O debate aconteceu na ultima quinta feira no salão de atos da URCA.

Por: Wilson Rodrigues
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30