xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/09/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 setembro 2013

Abençoada liberdade - Por: Emerson Monteiro


No Dilúvio, quando Noé recebeu a atribuição de construir a arca e esperar que chovesse o tanto de cobrir a Terra, por certo jamais imaginara vir ser escolhido naquela missão tão importante. Porém nunca duvidou, a despeito da polêmica motivada pelo assunto. Transformou fraqueza em força, animou a parentela ao trabalho, reuniu animais e acreditou (sobretudo), e ainda hoje imaginamos como pôde o engenho humano participar com tamanha envergadura na luta da sobrevivência.

A nós não compete julgar, como também não cabe duvidar que exista o Poder, fonte irradiadora de vida, função máxima do Ser, que provas por si só determinam quando muito até que ponto nossa compreensão é limitada nas razões da Eternidade.


O gesto de escrever permite, no entanto, deixar que o papel lance o sonho nas planícies do inatingível, aonde reunir ficção e elaborar ferramentas de fechar contatos e acender consciências. Mas o espaço tem de ser preenchido a todo custo, catando letras, sílabas, palavras, frases, pretexto de alguém nos acompanhar na montagem da cena do dizer.

Isto, todavia, não é bastante para que observar o trilho ininterrupto da história, perdidos que, por vezes, somos nos melhores propósitos, presas fáceis de manias, começos abandonados, fitas, velas, a confundir espelho com fotografia. (O espelho inverte a imagem, equivoca, troca os lados de nossa cara, enganando, remetendo de volta à caverna de onde saíramos um belo dia; pura irrealidade que se instala; ilusão que tritura tempo e seca de cair do pé, raias da imbecilidade).

Temos de perceber essa fórmula mágica da autotransformação, independente de esperar horas mais propositadas. Noés de hoje, alertemo-nos ligados através das parabólicas invisíveis, pois de algum lugar sopra o vento libertador. E a fantasia quase gastou todos os filmes de ação, muita superprodução sem que ainda sejamos heróis além dos banheiros, quintais, churrasqueiras, castelos, confeitarias, arquibancadas vazias, nada além de l5 minutos.

Nesse girar de pneus, rastros e calendários, estômagos secos e bocas amargas, robôs fora de uso. Estacionemos um pouco e sintamos a presença da luz que em cada criatura move a vontade entre faixas, flores, sorrisos, estágios da semente original.

Nuvens e naves riscam o tapete silencioso das estrelas ainda molhadas do frio da noite, quando os animais dormiam obedientes no Paraíso. E insisto em perguntar:

- Quanto falta ainda para outra vez nascer o Sol?...

(Foto: Jackson Bola Bantim).

Crato - Entrevista com o vereador Bebeto sobre a votação do aumento de Impostos


Entrevista com o vereador Bebeto sobre a votação do aumento de Impostos - Clique no botão abaixo para ouvir. LEMBRETE: Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare o player da Webradio Chapada do Araripe, na entrada do Blog, canto superior direito.




Entrevista: ED ALENCAR
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe.


Ditadura da dinastia Castro: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come...

Cuba permite profissionalismo no esporte para evitar deserções


Decisão anunciada nesta sexta entra no pacote de medidas de abertura econômica tomadas por Raul Castro


HAVANA - Cuba anunciou nesta sexta-feira uma revolução dentro da sua forma de lidar com o esporte. A partir de agora, atletas de todos os esportes podem assinar contratos com clubes estrangeiros, encerrando décadas de uma política que limitava a participação dos atletas do país a competições em que representassem o regime comunista. Por conta dessa política, diversos esportistas desertaram nos últimos anos. O caso mais recente foi Orlando Ortega, barreirista, (foto acima) que não voltou a Cuba depois do Mundial de Atletismo em Moscou e agora pretende competir sob a bandeira do principado de Mônaco.


Orlando Ortega não voltou a Cuba depois do Mundial de Moscou 

A novidade foi divulgada na edição desta sexta-feira do Granma jornal oficial do Partido Comunista de Cuba e, por isso, órgão oficial de imprensa. A comunidade internacional entendeu a decisão do presidente Raul Castro como uma medida para acabar com a série de deserções principalmente em modalidades onde Cuba é forte, como o beisebol e o boxe. Segundo o Granma, os atletas cubanos terão que pagar impostos sobre o que ganharem competindo profissionalmente fora do país.

Essa é a primeira vez que a ilha caribenha permite o profissionalismo no esporte em mais de uma década. Em 1961, dois anos depois de Fidel Castro assumir o poder por lá, o profissionalismo passou a ser proibido. Desde então, os atletas são empregados do estado, recebendo salários equivalente ao de outros trabalhadores.

A decisão anunciada nesta sexta entra no pacote de medidas de abertura econômica tomadas pelo irmão e sucessor de Fidel, Raul Castro, que assumiu o poder em 2006, quando o quadro de saúde de Fidel se complicou.

No começo do ano, Cuba já havia criado uma liga profissional de boxe, tentando manter a enormidade de talentos que produz no país. Nela, os boxeadores competem para receber entre mil e 3 mil dólares por mês, quantia irrisória perto do boxe profissional dos EUA.

("O Estado de S.Paulo", 28-09-2013)

Eleições de 2014 serão marcadas por cenário de novas possibilidades


Reportagem de VEJA desta semana mostra que, pela primeira vez em 25 anos, a eleição presidencial não deve se resumir a uma previsível disputa entre petistas e tucanos

Dilma Rousseff (PT) 38% das intenções de voto*
CENÁRIO — Com o apoio de Lula, tende a formar a maior coligação eleitoral. Índices econômicos, como o nível de emprego, e o comando da máquina pública também fazem dela a favorita na disputa.
OBSTÁCULOS — Fracassou no desafio de modernizar a infraestrutura do país, tem poucos resultados a mostrar e enfrenta a desconfiança dos aliados, inclusive dos petistas
*O Ibope fez duas simulações. Em uma delas, Serra é o nome do PSDB. Na outra, Aécio representa o partido. Quando Serra é o concorrente, só o porcentual de Dilma muda, para 37%

Nas últimas cinco eleições presidenciais, a disputa se resumiu a um Fla-Flu entre PT e PSDB. Desde o início das campanhas, sabia-se que o vencedor seria de um desses dois partidos -- e que as demais legendas participariam como meras coadjuvantes. A polarização entre petistas e tucanos era tão cristalizada que até os argumentos esgrimidos nos debates se repetiam votação após votação. Em 2006 e 2010, por exemplo, os petistas repisaram a cantilena de que os tucanos, caso vitoriosos, privatizariam a Petrobras e o Banco do Brasil. Era balela, mas o PSDB não conseguiu, nas duas ocasiões, rechaçar tal ataque nem mostrar aos eleitores os benefícios decorrentes das privatizações realizadas no governo Fernando Henrique.
O quadro era sempre previsível quanto aos protagonistas, às armas usadas por eles e à indigência dos debates. Em 2014, pela primeira vez em 25 anos, esse cenário pode mudar. Se confirmadas as candidaturas do ex-governador José Serra e da ex-ministra Marina Silva, pelo menos cinco nomes competitivos disputarão o Palácio do Planalto. Essa mudança abrirá a possibilidade de uma campanha mais rica em conteúdo, em substituição à escolha plebiscitária que imperou nos últimos anos.

As candidaturas da presidente Dilma Rousseff, do senador Aécio Neves (PSDB) e do governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, estão encaminhadas. Falta a definição de Marina e Serra, que darão sinais claros de seus planos nesta semana, quando acaba o prazo de filiação para quem pretende se candidatar em 2014. Segunda colocada nas pesquisas e depositária de quase 20 milhões de votos na corrida presidencial de 2010, Marina luta para montar o próprio partido, a Rede Sustentabilidade, mas enfrenta dificuldades para convencer o Tribunal Superior Eleitoral a aprová-lo. A ex-ministra não conseguiu entregar ao TSE as 492 000 assinaturas de apoio à Rede exigidas pela legislação.
Ela alega que esse número não foi alcançado porque cartórios eleitorais, sob a batuta de adversários políticos, boicotaram a certificação das assinaturas -- rejeitando-as sem fundamento ou, simplesmente, demorando para analisá-las. “Será um escândalo se a Rede não for avalizada, depois da criação do Pros e do Solidariedade”, disse Marina a aliados. Ela se referia ao 31º e ao 32º partidos do país, autorizados a funcionar apesar de fartas evidências de que entregaram assinaturas de apoio fraudadas ao TSE.

COMENTÁRIOS 



Voo de galinha

Em 2009 a revista “The Economist” comparou o Brasil a um foguete. Agora, a mesma revista,  diz que - graças à incapacidade da presidente Dilma em enfrentar problemas estruturais do País e interferir mais que seu antecessor na economia, o que, sem dúvida, importou no baixo crescimento - nossa economia tem a velocidade e o desempenho de um voo de galinha, ou seja, curto e baixo.
Arnaldo de Almeida Dotoli arnaldodotoli@hotmail.com

 



Temperatura do planeta pode subir 4,8 graus


Estocolmo – A temperatura do planeta poderá aumentar até 4,8º graus Celsius neste século e o nível do mar poderá subir até 81 centímetros, com danos relevantes na maior parte das regiões costeiras do globo, alerta hoje (27) o Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas.
Em seu quinto relatório de avaliação, apresentado em Estocolmo (Suécia), os especialistas do painel das Nações Unidas apresentam vários cenários possíveis, levando em conta milhares de investigações feitas nos últimos anos.

O relatório confirma, “ainda com mais certeza, que as alterações climáticas se devem à atividade humana”, disse, na apresentação do documento, o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, Michel Jarraud.

Em mensagem gravada, apresentada no início da entrevista, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse: “O aquecimento é real. Agora temos de agir”.

Da Agência Lusa


Moção de Repúdio - Antonio Wideny Fernandes de Souza - TOYOTA


"OS MORADORES DA RUA BRUNO DE MENEZES, RESPONSÁVEL PELO DOCUMENTO ABAIXO ASSINADOS NA QUAL FOI ENCAMINHADO AO DEMUTRAN - CRATO, PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA LOMBADA NA REFERIDA RUA, PRÓXIMO AO VIADUTO, ESTÃO INDIGNADOS COMA A POSTURA DO PRESIDENTE DO BAIRRO ALTO DA PENHA E DE UM VEREADOR QUE SE DIZ REPRESENTANTE DO BAIRRO POR ANDAREM AFIRMANDO QUE A REIVINDICAÇÃO OUTRORA ATENDIDA PELO O ÓRGÃO COMPETENTE, FOI DE VOSSAS AUTORIAS, COMETENDO ASSIM, UM ATO DE FALTA DE ÉTICA E DE RESPEITO PARA COM OS MORADORES RESPONSÁVEIS PELO BENEFICIO HORA ASSISTIDO COM COMPROVAÇÃO DOCUMENTAL..."

CRATO, CE - 27 DE SETEMBRO DE 2013.

ANTONIO WIDENY FERNANDES DE SOUZA - TOYOTA
RESPONSÁVEL PELA AS ASSINATURAS.


Manifestação contra o aumento de Impostos no Crato - Totinha Anastácio


DISSERAM AMÉM !

No Facebook, a nossa amiga Totinha Anastácio publicou uma nota de repúdio contra o aumento dos impostos que esteve sendo votado na câmara municipal do Crato. Segundo ela:


"Esses são os 17 vereadores que hoje ( 27 ), disseram mais um sim aos desmandos ocorridos na cidade de Crato, eles aprovaram um aumentos de impostos em cerca de 300 por cento, isso é um verdadeiro absurdo e não dá mais para ficarmos de braços cruzados, CHEGA!

Esses vereadores ganham bem, em torno de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para lutar pelo povo e para o povo, e não fazer da máquina pública uma alavanca para seus próprios interesses, já que os mais pobres é que pagam a conta. Eles definitivamente provam a cada dia que querem que o povo se dane. Não posso concordar com isso e peço a todos que se souberem de algum parente próximo ou não de algum desses vereadores que denunciem aqui no face e que se por receio assim não quiserem me mande em mensagem que tomarei as providências cabíveis e necessárias sem revelar a fonte. Peço mais uma vez MEU POVO SOFRIDO DO CRATO, vamos acabar de uma vez com essa mamata e essa ditadura disfarçada de democracia."

Totinha Anastácio


Sesc recebe estreia do espetáculo “Mais Perto” em Juazeiro do Norte


Na próxima terça-feira (1), a Unidade Juazeiro do Norte recebe o Grupo Centauro de Teatro, com a estreia do espetáculo “Mais Perto”. A apresentação acontece às 19h30, no Teatro Sesc Patativa do Assaré.

Com direção de Marcio Rodrigues e elenco estrelado pelos atores Jussyanne Emidio e Romulo Borges, “Mais Perto” é um pedido de pessoas que não conseguem ficar sozinhas, mesmo que estejam acompanhadas. O enredo propõe aos espectadores uma reflexão sobre a proximidade de um distanciamento e a distância que existe em se estar tão próximo.

No palco, o espetáculo coloca a necessidade genuína que muitos sentem de estar com alguém, em um mundo onde as relações humanas são cada vez mais distantes e com rearranjos infinitos em que casais se unem e se desfazem com maior rapidez e facilidade, sempre com uma ânsia desesperada de preencher o vazio da intimidade.

SERVIÇO:

Espetáculo “Mais Perto” – Grupo Centauro de Teatro (Juazeiro do Norte)
Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré – Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Data: 1/10
Horário: 19h30
Ingresso: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)
Classificação indicativa: 12 anos
Informações: (88) 3587.1065


Crato - Notícias Administrativas - 28/09/2013


Prefeitura do Crato e Secretaria de Ação Social entregam certificados aos concludentes do PRONATEC

O Governo do Crato, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), realizou na tarde do último dia 26, no SEST/SENAT, solenidade de entrega dos certificados aos alunos concludentes dos cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no município do Crato.

O PRONATEC foi criado pelo Governo Federal, no ano de 2011, e tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Além disso, o programa visa aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial  continuada e qualificação profissional. Na ocasião, representando a Prefeitura Municipal, a Secretária Adjunta da SMTDS, Ana Lúcia Siqueira, frisou o empenho da administração para que os jovens cratenses sigam uma linha de ação  e possam  se qualificar profissionalmente. “Com o apoio e o empenho de todos da gestão nós teremos a população do Crato empregada”, finalizou sua fala.

Representando os alunos concludentes dos cursos do PRONATEC a estudante Maria Aparecida da Silva, agradeceu o apoio do Governo do Crato e dos seus parceiros, como o SEST/SENAT e o SINE/IDT, no desenvolvimento dos cursos do programa. O PRONATEC ofertou quatorze cursos com o apoio de vinte entidades parceiras, entre elas, Café Três Corações, Geopark  Araripe e  a Cajuína São Geraldo. A solenidade contou ainda com a presença do coordenador de Desenvolvimento Profissional do SEST/SENAT, José Lima Filho,  de Ariadne Albuquerque representando o SINE/IDT e Fábio Coelho representando as entidades parceiras.

II interVEMação com atividades na RFFSA e no Clube Grangeiro

Neste final de semana acontece no Largo da RFFSA e no Clube Recreativo Granjeiro, em Crato,  a segunda edição do InterVEMaçãoprojeto realizado pelo Coletivo Pé no Mundo.
O projeto tem como objetivo misturar várias vertentes da arte e conta com exposição de telas do artista plástico Jeovânio Ferreira, que por meio de uma visão surrealista, retrata em seu trabalho a interpretação dos poemas de vários autores da nossa região.

Acompanhe a programação deste final de semana:

Sábado, 28
19 horas- Início da exposição
20 horas- Recital de Poesias
Local: Galeria da RFFSA

Domingo, 29
09 horas- Início da exposição
12 horas- Encerramento da exposição
13 horas - Show com Janinha Brito
Local: Clube Recreativo Grangeiro

Institucionalização da RMC é debatida em encontro no Crato com participação de gestores

As perspectivas para gestão, planejamento e desenvolvimento da Região Metropolitana do Cariri (RMC), que inclui nove municípios, entre eles Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, foram debatidas na tarde da última quinta-feira, 26, durante conferência na Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato, com a presença de gestores dos municípios inseridos na RMC. Entre os participantes, secretários municipais do Crato, como a gestora da Cultura, Dane de Jade, o secretário de Meio Ambiente, Stephenson Ramalho, além do subsecretário da Cidade, Hildo Júnior, representando o prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos.

O evento teve como conferencista a economista Tânia Bacelar, doutora em Economia pela Universidade de Paris e especialista em Planejamento Global. No final do encontro, foi realizada uma discussão técnica sobre a Região Metropolitana e os principais pontos voltados para a sua institucionalização.

A conferência contou com a presença do secretário das Cidades do Ceará, Carlo Ferrentini, além do deputado estadual Camilo Santana, como palestrantes, e foi aberto pela Reitora da URCA, Otonite Cortez. A realização foi por meio do Departamento de Economia da Universidade, com forma de fomentar a discussão sobre o tema nos municípios e possibilitar, por meio dos debates, a efetivação da RMC. Ainda estiveram presentes vereadores, representados pelo presidente da Casa, no município cratense, Luís Carlos Saraiva.

Crato vai sediar encontro de secretários de Cultura do Cariri

A Secretaria de Cultura do Crato irá promover encontro com os secretários de Cultura dos Municípios da Região do Cariri. O evento será no auditório do Instituto Cultural do Cariri – ICC, a partir das 9 horas e prosseguirá até às 12 horas, dia 2 de outubro.

Segundo a secretária da Cultura, Dane de Jade, o encontro servirá para debater uma política integrada no setor culturalpara o Cariri. A programação do encontro consta de um acolhimento dos participantes, além de discutir os desafios da gestão cultural. No final, será debatida uma articulação entre os gestores, além dos encaminhamentos.

Fonte: PMC


Sr. Antonio Brasil, do grupo BRAS TUDO se pronuncia sobre as manifestações contra a doação de terreno


No inicio da tarde desta sexta feira (27), em entrevista exclusiva à nossa reportagem, o Sr. Antonio Brasil, do grupo BRAS TUDO, falou da posição que tomou, após ser surpreendido com as manifestações da população, ocorridas na quinta feira a noite (26), no bairro do Seminário, contra a doação do terreno pertencente a Igreja do Sagrado Coração de Jesus.  

Disse: "O terreno está sendo doado, encontramos agora esse impasse, algumas pessoas não estão sendo favoráveis porque não foram tão esclarecidos com relação ao empreendimento segundo eles falam, e agora nós vamos aguardar. O Bairro do Seminário decide, é o povo que vai  decidir se tem interesse no empreendimento, ou se não tem. Acredito que o poder público, está disposto a apoiar o que a maioria do pessoal do bairro decidir, como também vou estar de acordo com o poder público municipal, se for uma necessidade do empreendimento, e vai trazer um bem para o bairro, ou se não, é um  beneficio para o Seminário, as pessoas é que vão decidir, se é bom ou não é bom” concluiu.

O que se percebe hoje, depois dessa reviravolta contra a doação do terreno para a construção do Super Mercado BRAS TUDO, é que a população, principalmente a religiosa, se mostra com indignação por ter sido “EXCLUIDA” das discussões. Comenta-se, a falta de dialogo ou ciência por parte e iniciativa primeira, do “Pároco” da igreja. Não dá para esconder mais, o clima existente de animosidade entre os fiéis e o Pároco Pe. Bandeira, que é o intermediário das negociações entre Empresário, Igreja e prefeitura. 

E agora ? O Sr. Antonio Brasil já se pronunciou!

Reportagem: Ed Alencar
Repórter e Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31