xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/09/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 setembro 2013

Católicos juazeirenses fazem ato de solidariedade a Dom Fernando Panico


Nesta 4ª feira, dia 25, na hora da Graça, no Santuário de São Francisco, em Juazeiro do Norte, os membros da Pastoral Diocesana de Romarias, e uma multidão que assistia à Hora da Graça, ouviram a leitura da nota abaixo, que também foi enviada a todos os bispos do Brasil, à CNBB e ao Vaticano:

"Dom Fernando, nosso querido Bispo da Diocese de Crato,
 Tudo posso naquele que me fortalece (Fl 4,13)

Nós da Pastoral Diocesana de Romarias, reunidos no último dia 20 de setembro, na Casa Paroquial da Basílica de Nossa Senhora das Dores, aprovamos a elaboração da presente Carta de Solidariedade, como forma de expressar ao senhor nosso irrestrito e incondicional apoio.

Queremos nos fazer presentes diante e ao pé da sua cruz com duas atitudes: solidariedade e reconhecimento.

É consenso entre nós que estamos incondicionalmente ao seu lado testemunhando nossa confiança em seu pastoreio, na direção legítima que pretendeu imprimir a esta Igreja Particular da Diocese do Crato – igreja romeira e missionária – desde quando aqui chegou; é também consenso entre nós que a sua dor dói em todos nós porque é a dor de uma Igreja ferida, é a dor da nossa Mãe, é a dor do nosso Pastor e que nos faz sair das nossas dores pessoais para sentire cum ecclesia e assumirmos, também nós, o desafio de, de mãos dadas, continuar a anunciar o Ressuscitado no coração de Quem está todo amor e toda justiça. Por Ele, por Ela e com o senhor, Dom Fernando, somos solidários e temos confiança que o julgamento da História, mais uma vez coincidirá com a Justiça de Deus.

Queremos também, neste momento difícil, relembrar a grande alegria que há doze anos preenche o coração de cada um de nós, romeiros e romeiras do Padre Cícero, por nos vermos reconhecidos em nossa fé romeira pelo Pastor da Igreja Católica. Queremos agradecer-lhe toda coragem, todo empenho, todo desprendimento com que se entrega à árdua tarefa de conduzir esta Igreja particular ao acolhimento da devoção ao Padre Cícero e das romarias. Reconhecemos no senhor, Dom Fernando, aquele que possibilitou um novo olhar a esta realidade de fé transformando-o em um olhar mais do que compreensivo, num olhar que nos faz sempre e cada vez mais convertidos pela fé romeira.

Nós nos lembramos que, quando o senhor chegou e se encantou com as romarias, visitou, conversou, escutou cada um e cada uma daquelas que, de alguma forma estavam ligadas a essa realidade tão especial do Juazeiro. Membros do clero, religiosas, leigos e leigas do Crato ou de Juazeiro, de Barbalha e de todo o Cariri. Todos, sem exceção e sem partidarismo, foram ouvidos. Afinal, o senhor tinha a grande tarefa, recomendada pela Santa Sé, de abrir os arquivos da Cúria do Crato para fazer novos estudos sobre a “Questão religiosa de Juazeiro”.
Foi assim que decidiu constituir uma Comissão de Estudos e junto com o Setor Cultura da CNBB convidou pesquisadores de Universidades todo Brasil para ajudá-lo, com subsídios, com estudos mais aprofundados graças aos novos documentos (des)arquivados da Cúria e que lançaram novas luzes sobre o assunto, a saber se era legitimo ou não pedir à Santa Sé a reabilitação histórico-eclesial do Pe. Cícero, pois, como Bispo do Crato, tinha uma única e grande preocupação pastoral: fazer justiça aos romeiros. Foram anos de trabalhos até que a Comissão chegasse à decisão irrevogável de aconselhá-lo a fazer e entregar a petição ao Papa, o que se deu em 2006, com a anuência de 254 Bispos do Brasil, transformando assim – em 5 anos – um culto que era desprezado no restante do Brasil, em uma luta conjunta do Episcopado brasileiro para a reabilitação do Pe. Cícero.

Nesse tempo, quanto carinho, quanta dedicação, quantos “viva o Pe. Cícero”, que nunca tínhamos ouvido da boca de um Bispo da Diocese de Crato, quantas horas no confessionário atendendo os romeiros, quantas lindas celebrações, repletas de reconhecimento à fé romeira como protagonista da história de Juazeiro, o senhor celebrou e celebra e que nos enche o coração de alegria. Pela primeira vez na História, a Igreja Católica oficial e publicamente reconhece Pe. Cícero e seus devotos romeiros e romeiras como portadores de fé legítima e não mais como fanáticos e heréticos.
Ao lado disso, guiado pela sua grande preocupação pastoral com todos e todas que fazem com que a romaria aconteça, seja os de fora, seja os de dentro, criou a Pastoral Diocesana de Romarias a fim de garantir a centralidade da pastoral na nação romeira, reconhecendo a validade e a importância do que já vinha sendo feito há mais de 40 anos de forma quase solitária pelo nosso inesquecível Mons. Murilo de Sá Barreto, as religiosas Irmãs de Nossa Senhora e os/as leigos/as que dedicaram a vida à causa do Pe. Cícero, da Mãe das Dores e seus romeiros.

E ainda – e a História registra – a sua decisão, que é um divisor de águas na vida pastoral da Diocese e da Igreja no Brasil, de devolver a verdadeira história de Juazeiro a seu povo, sem mais tergiversar, sem mentiras, sem falsas interpretações, sem distorções ideológicas da realidade, fazendo publicar os documentos arquivados na Cúria que ficaram assim por mais de 100 anos e escondiam a verdade.

Muito mais o senhor fez pela pastoral em Juazeiro e seria longo detalhar aqui, mas tudo o que o senhor fez talvez possa ser resumido numa única frase: O Bispo do Crato, Dom Fernando Panico, DEVOLVEU A DIGNIDADE à religiosidade dos romeiros e romeiras e à de todo povo de Juazeiro do Norte, terra da Mãe de Deus, e a dos nordestinos, devotos ou não do Pe. Cícero. Nada supera isso e por isso também, nossa eterna gratidão.

Quem sabe, Dom Fernando, o Pe. Cícero que também sofreu, como está acontecendo com o senhor, tantas incompreensões e injustiças, possa consolá-lo, retribuindo o muito que o senhor fez por ele e por seus “amiguinhos”, com seus conselhos.

Dizia nosso Padrinho Padre Cícero:
--    Deus é dono de todas as coisas e dirige o homem por caminhos que Ele sabe.
--    Deus nunca deixou trabalho sem recompensa, nem lágrimas sem consolação.
--    Sou padecente e resignado com toda ingratidão.
--    Propagaram contra mim tanta calúnia e inverdades que nem sequer pensei que fossem capazes de produzir tantas.
--    Estamos certos de que só a Providência Divina nos dará remédio.

Padre Cícero, com a Mãe das Dores, saberão confortá-lo e dar-lhe forças para, junto conosco, esta parcela do povo de Deus que lhe é fiel, continuar a nos conduzir para a centralidade de Jesus Cristo.

“Fica conosco, Senhor!” (Lc 24,29) “Senhor, para quem iremos? Só tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68)
Juazeiro do Norte, 23 de Setembro de 2013.

Pastoral Diocesana de Romarias

Ir. Annette Dumoulin (Coordenadora)
Pe. Joaquim Cláudio de Freitas
Pe. Aureliano de Sousa Gondim
Pe. José Pereira Lima Filho
Maria do Carmo Forti
Erivânia da Silva Cruz   
José Carlos dos Santos
Frei Raimundo Barbosa Filho
Océlio Teixeira de Souza
Maria Adeleni Milfont
Pe. Francisco Edvaldo Marques
Diácono Lula Araújo

Aumento de Impostos no Crato ? - Vereador Amadeu de Freitas convoca a População para Audiência Pública


"É muito pouco tempo para se cometer tantos erros" - já dizia um comentarista lá no facebook. Em mais uma jogada errada, município do Crato pode ter aumento de impostos. Sobre isso, denuncia o vereador Amadeu de Freitas, que convoca a população em caráter "URGENTE", para uma audiência pública, nesta quinta-feira, dia 26 de Setembro, às 09:00:

PARTICIPEM - AUDIÊNCIA PÚBLICA - URGENTE, AMANHÃ 26/09 NA CÂMARA MUNICIPAL DO CRATO, ÀS 9h.


Café e Buffet de 5 milhões não pode!
Aumentar impostos da população, também não...

Com informações do vereador Amadeu de Freitas



Decon do Crato firma TAC com instituição de ensino



Pedro Luis Camelo - Promotor de Justiça 

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) do Crato Pedro Luis Camelo - Promotor de Justiça firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Colégio Santa Teresa de Jesus, no dia 5 de setembro. O objetivo era alterar o contrato de alunos em situação de dependência, pois foi constatado que havia uma cláusula abusiva. A iniciativa foi do promotor de Justiça Pedro Luís Lima Camelo, coordenador do Decon do Crato.

A cláusula de nº 16 do termo de compromisso dos estudantes em dependência previa que eles não poderiam ser transferidos para outra instituição de ensino durante o ano letivo. Segundo o Decon, essa determinação fere o princípio da autonomia da vontade das partes e acaba por criar duas categorias de alunos, de forma que os estudantes que não estiverem em dependência podem mudar de escola e os demais não. Isso viola ainda o princípio da igualdade. Por conta disso, havia sido expedida uma recomendação para o colégio sobre o assunto e, em seguida, ficou acordada a assinatura do TAC.

Dentre outras coisas, a instituição se comprometeu a alterar a cláusula 16 do contrato para permitir a transferência de alunos e deve comunicar a alteração aos pais de alunos em situação de dependência num prazo de 30 dias úteis. Além disso, deve afixar o novo contrato em local público e de fácil visualização, a fim de publicizá-lo aos demais pais de alunos, docentes e futuros consumidores sobre como funciona a prestação do serviço.

Ficou estabelecida multa no valor de R$ 200 incidentes sobre cada contrato em que se identifique desrespeito às normas do TAC. O valor deve ser revertido para o Fundo de Direitos Difusos dos Estado do Ceará (FDID).

Assessoria de comunicação do Ministério Público do Estado do Ceará


No Crato, vereador faz projeto que beneficia a cidade de LONDRINA, no Paraná


Seria cômico se não fosse trágico. Um vereador da nossa cidade apresentou projeto que beneficia crianças na cidade de Londrina, no Paraná. O documento foi publicado no Facebook.

"Queria aqui parabenizar nossa câmara por ser a frente da legislação brasileira e agora aprovar projetos que beneficie municípios de outros estados, isso que é altruísmo né? O projeto é até interessante, pena que só as crianças de LONDRINA- PARANÁ que poderão se beneficiar com esse projeto !!"

Com informações e Foto de Alessandra Bandeira ( Ale Bandeira )



Crato amanhece há vários dias cheio de fumaça e fuligem



As madrugadas no Crato tem sido de muita fumaça, principalmente no bairro Vilalta. Pela manhã, pode-se ver fragmentos de mato queimado por toda a zona norte da cidade. A foto mostra a fumaça ainda acumulada próxima ao solo ao amanhecer ( partes cinzentas ao longe ). A foto foi feita em torno de 06:00

Foto: Dihelson Mendonça 
Local: Próximo ao Palmeiral 
www.blogdocrato.com



A luxúria - Por: Emerson Monteiro

Existem palavras as quais a gente ouve e lê desde menino sem penetrar o significado, espécies de laminado onde o pensamento bate e não penetra, talvez por desinteresse, costume, acomodação, ou até mesmo ausência de necessidade.  Uma delas, Luxúria, representa, no meu cardápio de palavras, dessas que escaparam muito tempo de maiores aprofundamentos. Agora recente, no entanto, depois de escutá-la a propósito de acontecimento, quis dela conhecer o preciso conteúdo.

A luxúria (do latim luxuriae) é o desejo passional instintivo por todo prazer sensual e erótico. Também pode ser entendido em seu sentido original: deixar-se dominar pelas paixões. Wikipédia. A enciclopédia livre

Depois, a classificação entre os pecados capitais do Catolicismo, as ramificações entre práticas humanas que tendem a instintos bestiais, os vícios de multidões, ambientes lupanares, tendências a grupos de criminalidade, indicam nela fugas desencontradas aos meandros das fraquezas humanas.

No livro antigo dos Vedas, o Bhagavad Gita, faz sua referência, nas palavras de Krishna quando afirma: É a luxúria, nascida dentre a paixão, que se transforma em ira quando insatisfeita. A luxúria é insaciável, e é um grande demônio. Conheça-a como o inimigo.

Nas mitologias, cada civilização ao seu modo analisa e representa o instinto passional sob figurações e deuses, a Afrodite grega; Lilith, entre os judeus; dentre outros mitos gravados nas páginas da história.
Luxúria, que abandona princípios e valores na busca desenfreada dos prazeres da carne, a matriz da beleza desvirtuada pela satisfação embriagadora de raízes torpes, nos perdidos escombros das devassidões e malícias. Na fúria desvairada da obtenção imediata do sexo, contudo, perdições trituram a paz das consciências, a título de libertar os modos sombrios das origens brutais da animalidade.

Assim, quis conhecer da tradução esse termo e registrar no significado o nome de carga semântica que sujeita tirar a paz espiritual das pessoas, caso estas desavisadas se entreguem aos impulsos.    

Quantas e tantas outras citações existem a respeito do vocábulo no texto bíblico, recomendando providências e ações aos fiéis, em todos os profetas, apóstolos, as falas de Jesus.

Renascer das cinzas - Por: Emerson Monteiro

Ave lendária, que, quando na idade do desaparecimento, levanta voo e busca lugar elevado, nos picos das montanhas distantes, estabelece um pouso e inicia o processo de se entrega aos desígnios do tempo.
Após viver os estertores da morte, seus restos entram em combustão espontânea. Queimam até restarem só as cinzas do corpo desfalecido.

Outro período depois, qual semente que brota do chão, das cinzas da fênix surgirá pássaro novo, nova fênix, que reviverá dos restos queimados. Renasce das cinzas, e crescerá na sua rara beleza.

Civilizações remotas guardaram esse mito nas histórias que preservaram. Chineses. Egípcios. Hindus. Persas. Há notícias dele em eras milenares, com descrições pormenorizadas do porte e dos costumes da espécie. Dizem os gregos clássicos que essa ave possui a força suficiente de transportar consigo pesados fardos, até animais gigantescos, e dispõe da força misteriosa de virar uma ave de fogo. Dura na faixa de quinhentos anos, vestida em penas brilhantes, arroxeadas de vermelho dourado, além de tons de azul e branco, no porte aproximado das maiores águias.

Através das avaliações de quem pesquisa a mitologia dos povos, a fênix representaria no inconsciente coletivo à alegoria do nascer e o pôr do Sol. Já estudos cristãos querem nela interpretar a crucificação e a ressurreição de Jesus, na Palestina, que recebeu vida nova em troca da que sacrificara no Calvário. Este o mito do eterno retorno, que corresponde à perpetuação, à sensação da esperança em tudo, o que envolve e conforta o transcorrer incessante da existência.

Heródoto, grego considerado o primeiro a registrar acontecimentos da história, escreveu: Existe outro pássaro sagrado, também, cujo nome fênix. Eu mesmo nunca o vi, apenas figuras dele. O pássaro raramente vem ao Egito, uma vez a cada cinco séculos, como diz o povo de Heliópolis. É dito que a fênix vem quando seu pai morre.


Às vezes procuramos escrever quanto às lendas, diante do prazer que nutre pessoas de gostar das narrativas. Mas chegamos a supor que antes o fizera dentro do mesmo tema. Ainda assim, trazemos a lenda dessa ave, rica de valores imortais.

Bispo Panico nega venda irregular de casas da Diocese do Crato


Polícia Civil investiga a suspeita de estelionato. Bispo nega crime, mas admite falhas nas negociações.

O bispo da cidade do Crato, a 567 Km de Fortaleza, Dom Fernando Panico, falou  sobre a polêmica venda de casas da Diocese e a permanência da cobrança de aluguéis. Panico nega as acusações de estelionato e afirma que os alugueis estão sendo "cedidos" pelos novos donos.
O bispo é suspeito de vender os imóveis sem dar preferência aos moradores antigos e por um preço bem abaixo do mercado. Além disso, a Polícia Civil investiga suposto estelionato, já que a Diocese teria continuado a receber os aluguéis mesmo depois da venda das casas.

Bispo nega estelionato

A Diocese não confirma o número de imóveis vendidos. Porém, admite o negócio e afirma que o dinheiro da venda foi usado na manutenção de imóveis maiores. Como o Seminário São José onde moram e estudam jovens que serão padres. Dom Fernando Panico comanda a Diocese da cidade há 13 anos.  Ele é o 5º bispo da Diocese do município. Panico afirma que os alugueis continuaram serem  cobrados porque houve um acordo com os novos donos. “Não houve nenhum crime de estelionato, pois os alugueis que a Diocesse recebia continuam recebendo porque os que compraram as casas cederam para a Diocese. Não há estelionato."

Inquilinos

O funcionário público Carlos Pedro Bacurau mora há 37 anos em uma casa alugada pela Diocese do município. Há pouco tempo, ele descobriu que a casa foi vendida. Para ele a Diocese desrespeitou o direito de preferência dos inquilinos. “É tão triste o que acontece com a gente. Sou familiarizado aqui nesta rua há muito tempo. A casa foi vendida por R$ 60 mil. Pouco antes da venda nós tinhamos dado uma oferta de R$ 280 mil”, lamenta. Mesmo com a venda os inquilinos continuaram a pagar aluguel para a Diocese. Por isso que a Policia Civil começou a investigar a suspeita de estelionato. Na semana passada, o Bispo foi chamado a delegacia para prestar depoimento.

"O inquérito policial está instaurado. Vamos continuar a investigação até o final e com a coclusão no relatório, a autoridade policial vai se pronuciar a cerca dos fatos”, explica o policial civil Mário Gomes.

Vendas canceladas

O bispo reconhece que não foi respeitado o direito  de preferência pelos inquelinos e diz que algumas vendas vão ser desfeitas.  "Deviam ter sido informados e também saber se eles queriam ter o direito de preferência para ter o imóvel. Mais uma vez reconheço essa falta administrativa. A Diocese usa uma imobiliária para tratar desses assuntos e de outros recursos humanos para resolver as coisas. Eu não posso ficar todo tempo sabendo de tudo. E opinar s

obre tudo”, disse.

Do G1 CE



Bispo do Crato terá audiência com Papa Francisco para tratar de reabilitação do padre Cícero


(Matéria publicada no jornal O POVO, 25-09-2013)

Thadeu Braga  

Outro caso que dom Fernando levará para as mãos do papa Francisco é o da menina Benigna Cardoso da Silva, martirizada em 1941.

O bispo da diocese do Crato (no Ceará), dom Fernando Panico, irá a Roma (Itália) no próximo dia 30 de setembro para apresentar, em uma audiência com o papa Francisco, um breve resumo da vida e obra do padre Cícero. A audiência faz parte do processo de reabilitação do padre Cícero, que foi cassado pela Igreja Católica em 1891, acusado de forjar milagres.

Segundo dom Fernando, o processo de reabilitação de padre Cícero está em andamento. "O processo está caminhando. Posso dizer isso tranquilamente. Desde 2006, o processo encontra-se em Roma e durante esses anos não ficou parado. O estudo em relação ao Padre Cícero não é negado e tem a atenção dos estudiosos. Tenho como confirmar isso", disse o bispo.

Dom Fernando disse que comentou com o papa Francisco sobre a reabilitação de Padre Cícero, em primeira visita ao Brasil do Pontífice, para a Jornada Mundial da Juventude, em julho. "Pedi ao papa que ele me desse a possibilidade de conversar sobre o padre Cícero em uma outra oportunidade, quando tivesse mais tranquilo. E isso vai ocorrer agora. Dia 30 de setembro viajarei para Roma. Terei uma audiência com o Papa, onde apresentarei um breve resumo da vida e obra do padre Cícero", disse dom Fernando.

Dom Fernando informou que semana passada recebeu uma carta escrita pelo secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, que certifica que o processo está em andamento. No entanto, segundo dom Fernando, não estão previstos prazos de conclusão para o processo."Teremos tranquilidade para que o estudo, dado ao seu tempo, traga uma resposta definitiva. O processo está sendo estudado seriamente e isso para nós já é motivo de esperança e certeza que chegaremos a um ponto final dessa história", afirmou.

Dom Fernando Panico avaliou que o papa Francisco pode se sensibilizar com a reabilitação já que trata-se de um pontífice latino-americano, muito ligado ao povo pobre, assim como os romeiros. "Certamente o papa Francisco vai se informar sobre essa situação".

Otimista, dom Fernando disse ainda que, de uma maneira "não oficial e confidencial", foi informado, através do secretário de estado do Papa, que o Pontífice teria pedido uma resenha sobre o caso do padre Cícero. "Um sinal que ele está acompanhando e interessado em conhecer melhor Padre Cícero".

Outro processo



Outro caso que dom Fernando levará para as mãos do papa Francisco é o da menina Benigna Cardoso da Silva, martirizada em 1941, em Santana do Cariri. "Vamos entregar o processo de beatificação", disse o bispo.

Benigna foi atacada três vezes a facão, no pulso, nos rins e no pescoço, por um homem chamado Raul Alves. Ele a queria a todo custo, assédio não correspondido já havia algum tempo.

"É um grande exemplo para nossa juventude, de educação moral, de respeito à vida da mulher, do corpo humano, um templo Deus".

A Voz do Povo contra a doação do terreno da paróquia do Sagrado Coração de Jesus no Bairro Seminário


Agora é a vez e voz do povo do Bairro do Seminário e adjacências, se manifestarem contra a doação do terreno pertencente à Igreja do Sagrado Coração de Jesus, para a construção do Super Mercado do grupo Bras Tudo.

Se não bastasse tantos desencontros nesse “ DOA NÃO DOA, PODE NÃO PODE”, entre a igreja Católica, Câmara de Vereadores e Governo Municipal do Crato, a população resolveu se manifestar e dizer “ AGORA É NOSSA VEZ”. Na tarde desta terça feira 24/09, um veiculo com som, convocava o povo das comunidades católicas do Seminário, junto às pastorais, para nesta quarta feira (25) às 19hs, fazerem-se presentes na érea em questão, para uma reunião, e logo após o encontro, o povo presente, saír em caminhada pelas ruas dos bairros, a fim de colherem assinaturas para um abaixo assinado, contra a doação do terreno, que tramita na prefeitura do Crato, para doação ao grupo Bras Tudo.

Esta polemica se instalou nas sessões da Câmara Municipal do Crato, onde poucos apontavam ilegalidades nos tramites da doação, enquanto muitos diziam que era legal. Para o vereador Bebeto e Amadeu de Freitas, que vem questionando sobre este ponto, o terreno legalmente registrado em cartório, pertence à DIOCESE DO CRATO, e não cabe transferência nem pela câmara dos vereadores , e nem pela prefeitura, tese sustentada pelo vereador Bebeto que acrescenta: "Para ser doado pela prefeitura, a mesma teria que indenizar ou comprar o terreno junto à Diocese, para poder doar ao grupo Bras Tudo". Na noite desta terça feira após a missa, procurei ouvir o Padre Bandeira, que intermediou as primeiras negociações entre o prefeito Ronaldo, o empresário Sr. Antonio de Sousa Brasil, e me disse que não podia mais falar do assunto (proibido), uma vez que a questão já está “sub judice”. O primeiro acordo foi favorável ao grupo Bras Tudo, que oferecia em contrapartida, a permuta de um terreno no mesmo bairro e uma quantia em dinheiro de 260.000,00 (duzentos e sessenta mil reais), uma ilha digital gratuitamente para a população carente do bairro e o fornecimento de merenda matinal para a Creche Nossa Senhora Aparecida.

Esses impasses estão virando uma bola de neve. Se por um lado, a igreja perderia aquela grande área, por outro lado, ganharia o bairro com um grande investimento, que acima de tudo, geraria empregos para muita gente. Só nos resta perguntar: E AGORA JOSÉ?, OU MELHOR, E AGORA SR. ANTONIO BRASIL, É CRUZAR OS BRAÇOS E ESPERAR OU PACIÊNCIA TEM LIMITE?

Por: Ed Alencar
Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Bancários e funcionários dos correios fazem caminhada hoje pelo centro de Juazeiro



Bancários e funcionários dos Correios no Cariri unem força hoje, 25/09, para pressionar governo e banqueiros para atenderem suas pautas de reivindicação. Logo mais, a partir das 16 horas, em Juazeiro do Norte, haverá uma caminhada de apoio às greves nacionais dessas categorias, com saída na Praça da Prefeitura, percorrendo a Rua São Pedro até a Praça Padre Cícero.
 Os bancários e os funcionários dos Correios estão com suas atividades paralisadas em todo país pelo atendimento, dentre outras reivindicações, de reajuste salarial para reposição de perda decorrente da alta provocada pela inflação, mais aumento real, e por condições de trabalho que melhorem o atendimento dos serviços prestados à população.

Cantores Leny Andrade e Cláudio Nucci se apresentarão no Cariri


Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, o Sesc apresenta Leny Andrade e Claudio Nucci em turnê no Ceará. As apresentações acontecem sempre às 20 horas, em Juazeiro do Norte, Sobral e Fortaleza, respectivamente. Os ingressos* podem ser adquiridos, em horário comercial, no SAC das Unidades do Sesc. Considerada por muitos um ícone no samba jazz brasileiro, a carioca Leny Andrade, nascida em 1943, começou sua carreira no erudito, tocando piano, e logo aderiu ao jazz. Estreou profissionalmente aos 15 anos, sendo a única crooner a cantar na orquestra de Dick Farney. Hoje, com 52 anos de carreira e participação em mais de 300 festivais de jazz, Leny Andrade já gravou 29 discos e 2 DVDs, sendo o mais recente o CD Alma Mia (2010), só de boleros com arranjos de Fernando Merlino.

Influenciado pelo ambiente familiar, o cantor e compositor paulista, Claudio Nucci, também começou cedo sua carreira musical. Aos 21 anos, já tinha feito o seu primeiro show solo, realizado em 1976. Em 1977, fez parte da banda “Semente” e, em 1978, fundou com Zé Renato, Maurício Maestro e David Tygel o quarteto vocal Boca Livre. Em 1981, gravou seu primeiro disco solo. Com trabalhos já gravados por artistas como: Nana Caymmi, Emílio Santiago, Zizi Possi, Boca Livre, César Camargo Mariano e Roupa Nova, em seu repertório, Claudio Nucci mostra as influências que recebeu ao longo da sua carreira e que resultaram em uma brasilidade diversa, com acentos da música rural e urbana.

SERVIÇO

Shows com Leny Andrade e Claudio Nucci

Unidades do Sesc
Horário: 20h

26/7 – Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, 227)
Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis (com a carteira do Sesc)/ R$ 10,00 + 2kg de alimentos não perecíveis (sem a carteira do Sesc)/  R$ 5,00 + 2kg de alimentos não perecíveis (carteira de estudante)
Informações: (88) 3512.3355

*Os ingressos podem ser adquiridos, em horário comercial, no SAC das Unidades Centro, Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.

www.sesc-ce.com.br


Crato - Previsão do Tempo para hoje, 25 de Setembro de 2013


Bom dia, Crato!


Hoje, diversas matérias, sendo talvez a mais polêmica, a recente matéria publicada no Jornal do Cariri de que 52 padres pediram a saída do Bispo D. Fernando Panico da Diocese do Crato. O Blog do Crato tentou por várias vezes fazer uma entrevista com o Bispo, mas até agora, nunca houve contato a fim de esclarecer o lado da Igreja. Pretendíamos fazer uma matéria mostrando os dois lados da questão, o lado das pessoas que teriam sido prejudicadas com a "venda das casas" e o lado da Diocese. Entretanto, parece que o bispo irá sair e esta entrevista...não! Que Pena!

CRATO - PREVISÃO DO TEMPO

Quarta-Feira, 25/09 Nascer do sol: 05h25 Pôr do sol:17h33
Temperatura: Max 35º Min 21º
Ventos a Leste a 11km/h
Umidade Relativa do Ar: 91% e mínima de 52%
Índice UV: Extremo

Fonte: INPE e GOES 13


E agora, PANICO ? - 52 Padres pedem a saída de D. Fernando Panico da Diocese do Crato


Em matéria publicada no Jornal do Cariri, o bispo do Crato, D. Fernando Panico está cada vez mais fragilizado frente às denúncias dos últimos meses. 

Padres pedem a saída de Dom Fernando (Foto: Reprodução)

Cercado por denúncias de estelionato, o bispo do Crato, Dom Fernando Panico, está cada vez mais fragilizado dentro da Igreja Católica. Além das críticas dos fieis, agora, o religioso enfrenta a ira dos padres das paróquias pertencentes à Diocese. Na última quinta-feira (19), 54 padres foram convocados para uma reunião no Centro de Expansão do Crato. Na pauta, o abaixo-assinado pedindo a saída de Dom Fernando, que já circula nas paróquias.

Com a presença do bispo, mas comandada pelo homem de confiança, o padre da Sé Catedral, Edmilson Neves, a reunião teve momentos de tensão. Edmilson foi acusado de tentar abafar o caso e proteger Dom Fernando. Houve bate-boca, mas, pelo menos, 52 dos padres presentes confirmaram querer a saída do bispo. O meio seria a aposentadoria do epíscopo. Mesmo com a desaprovação da maioria esmagadora dos padres e da comunidade católica, o bispo Panico, articulado internamente pelo padre Edmilson e pelo coordenador da Missão Resgate, conhecido como Geraldinho, diz que vai permanecer à frente da Diocese. O abaixo-assinado deve ser enviado aos Conselhos Regional e Nacional dos Bispos do Brasil. Durante a reunião, foi anunciado que o padre Edimilson é o novo ecônomo do Conselho Econômico da Diocese. Há informações de que o cargo já era ocupado por ele e que todas as transações imobiliárias da Diocese tinham o seu aval.

Novas denúncias

Durante a reunião, no Centro de Expansão, foram avaliadas novas denúncias e um dossiê que circula nos bastidores. Segundo essas acusações, Dom Fernando detém uma propriedade onde funcionava o projeto social “Toca De Assis”, e está construindo uma mansão avaliada em R$ 1,5 milhão. Para contrapor a decisão, foi argumentada, por alguns padres, a crise financeira por que passa a Diocese.

Segundo a denúncia, a Diocese emitiu, nos últimos 24 meses, cerca de 35 cheques sem fundo e enfrenta protesto de uma dezena de títulos, sem falar de uma ordem judicial de busca e apreensão de uma caminhoneta Hilux pertencente à Diocese, que estava a disposição do próprio bispo Dom Fernando Panico.

Sobre a mansão, segundo as explicações dos defensores de Dom Fernando, ela teria sido adquirida pelo monsenhor Dermival, que estaria bancando a construção com recursos próprios e teria doado a mesma para o Bispo. O detalhe é que a área foi vendida pela própria Diocese, por R$ 60 mil, ao Monsenhor. Agora, o bem, avaliado em patamar milionário, estaria retornando ao bispo Dom Fernando.

Bispo dom Fernando Panico ao entrar na Delegacia de Polícia Civil do Crato, na última sexta-feira (20), para prestar depoimento sobre a venda dos imóveis da Diocese do Crato (Foto: Aline Maria/Gazeta de Notícias)

Bispo na delegacia

Contrariando a rica história da Comunidade Católica do Cariri, o bispo Dom Fernando Panico foi o primeiro a entrar numa delegacia para responder à acusações de estelionato e formação de quadrilha. Ele foi ouvido sobre o caso da venda das 65 casas e prédios comerciais, pertencentes à Diocese do Crato. Os imóveis foram negociados com valores abaixo do preço de mercado, com o agravante de a Diocese continuar recebendo o aluguel.

O bispo foi ouvido na delegacia da Polícia Civil do Crato, na tarde de sexta-feira (20), pela delegada Lorna Aguiar e pelo escrivão Viana. O religioso estava acompanhado pelo advogado Iarles Macedo e do padre Ivo. Visivelmente abatido, Dom Fernando não quis falar sobre o assunto e saiu rapidamente.

Sobre o conteúdo do depoimento, o Jornal do Cariri teve acesso à parte das explicações do bispo. Ele reforçou o conteúdo da nota divulgada logo após as denúncias, onde diz que a venda das casas já foi cancelada, mas não soube explicar o que motivou a venda. Fernando Panico disse, ainda, que a quantidade dos imóveis não chega a 65 e que o número “exagerado” trata-se de uma campanha difamatória. No depoimento, Panico reafirmou que está sendo extorquido por jornalistas.

O inquérito é motivado pela denúncia de estelionato e formação de quadrilha, em ação movida pelos inquilinos dos imóveis que, se sentindo prejudicados, formalizaram a denúncia ao Ministério Público Estadual (MP-CE).

Fonte: Jornal do Cariri


Atletas do CRATO são DESTAQUE no CIRCUITO SESC - IGUATU.


Parabéns a todos os atletas que representaram tao bem o nosso Municipio.
Resultado - CIRCUITO SESC - IGUATU



A equipe ADDC  divulga RESULTADO dos Atletas na Etapa - CIRCUITO SESC -  IGUATU.
Confira o Resultado e  Fotos dos nosso Atletas! Agradecimentos Especiais: Secretaria de Esporte (PROFº Robéio Nogueira ) 

SESC CRATO - ( BIA )
SESC IGUATU - ( RENILDO )
KARIRITUR ( DANIEL )

2º Geral - João Batista
11º Geral ( 2º na Faixa Etária )  - Claudio Henrique
20º  Geral ( 3º na Faixa Etária ) - Claudiano Ferreira
22º Geral ( 3º na Faixa Etária ) - Eloi Rosa
31º Geral ( 6º na Faixa Etária ) - José Damião
32º Geral ( 5º na Faixa Etária ) - José Jardilino
44º Geral ( 6º na Faixa Etária ) - Francisco Edinaldo
49º Geral ( 7º na Faixa Etária ) - Cicero Ricardo
53º Geral ( 8º na Faixa Etária ) - Cassiano Cesar
75º Geral ( 8º na Faixa Etária ) - Raimundo Maciél 
78º Geral ( 11º na Faixa Etária ) - Francisco Paulo - OBS: Atleta Especial
118º Geral ( 16º na Faixa Etária ) - Onofre Gomes
182º Geral ( 2º na Faixa Etária ) - Antonio Barbosa
221º Geral ( 24º na Faixa Etária ) - Andre Diniz 
251º Geral ( 4º na Faixa Etária ) - José Alves 

Por: João Filho - Publicado no Grupo Filhos e Amigos do Crato no Facebook ( Uma divisão do Blog do Crato ). http://equipeadcc.blogspot.com.br/2013/09/resultado-circuito-sesc-iguatu.html


Crato é contemplado com projeto “Estação Família”


A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) foi contemplada com o projeto “Estação Família”que tem a finalidade de trabalhar o desenvolvimento de competências familiares nos eixos de cognição, de relações e de direitos junto às famílias. A idéia é utilizar o empoderamento das mulheres como estratégia de prevenção de riscos e enfrentamento das vulnerabilidades sociais, na perspectiva de produzir impactos favoráveis na atenção básica ao núcleo familiar.

O projeto “Estação Família” visa implantar no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) uma metodologia complementar ao Programa de Atenção Integral à Família. O projeto atenderá 100 famílias referenciadas pelo CRAS, oriundas dos bairros Batateira e Alto da Penha.

A iniciativa será executada pelo Município em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS),Associação das Primeiras-damas dos Municípios do Ceará (APDMCE) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
A Prefeitura Municipal será responsável pela execução e acompanhamento do projeto junto ao público-alvo, através do CRAS, incluindo a administração dos recursos financeiros repassados pelo Estado para aquisição de material de expediente e gêneros alimentícios a serem utilizados nos grupos de convivência. Ao município também cabe a responsabilidade de disponibilizar a equipe do CRAS, o espaço físico e as despesas de deslocamento para as capacitações com a equipe de coordenação.

Fonte: PMC


Delegados do caso das vassouras serão transferidos. Em Crato, Promotores que investigam corrupção, também !


Na foto: Delegados Tenório de Brito, Levi Leal e Marco Antônio.

As especulações se confirmaram. Três dos quatro delegados envolvidos nas investigações do caso das vassouras que afastou dois vereadores da Câmara de Juazeiro do Norte, Antônio de Lunga (PSC) e Ronnas Mottos (PMDB), presidente e tesoureiro, respectivamente, serão transferidos para outras regiões do estado.

O primeiro anúncio foi feito pelo próprio delegado Tenório de Brito, titular da Delegacia Regional da Polícia Civil de Juazeiro, em reunião com policiais civis da sua delegacia. O delegado disse que recebeu a comunicação, mas que não sabia ainda seu destino. Junto com Tenório, devem deixar o Cariri, os delegados Levi Leal e Marco Antônio.

Segundo informações, o afastamento teria sido solicitado pela própria Secretaria de Segurança Pública do Estado, na pessoa do secretário Servilho Silva de Paiva. O Diretor do Departamento de Polícia do interior (DPI), Jocel Dantas, as mudanças são rotineiras e estão acontecendo em todo o Estado.

O problema, junto à população caririense é que, coincidência ou não, os três estavam à frente da operação “A Faxina”, que investigou o chamado caso das vassouras e que culminou com o afastamento dos vereadores envolvidos.

Assim como os três delegados, ainda, não sabem o seu destino, a população do Cariri, também, não sabe quem serão os substitutos. Há especulações de que o delegado titular da Regional de Tauá, Osmar Berto, deve assumir o lugar do delegado Tenório de Brito. Mas, nada é confirmado oficialmente.

Para definir a situação, está marcada para a próxima quinta-feira (26), reunião entre o secretário Servilho, o diretor do DPI, Jocel Paiva e o Delegado Geral, Andrade Júnior. O encontro da cúpula da segurança pública do Estado definirá o destino dos delegados transferidos e quem assumirá seus lugares.

(Com colaboração de Cícero Lúcio) 
Madson Vagner - Site Miséria.
Foto: Arquivo/Agência Miséria/Normando Sóracles


Região Metropolitana do Cariri em debate na URCA, com economista Tânia Bacelar‏


Economista Tânia Bacelar debate ‘Região Metropolitana do Cariri: perspectivas para gestão, planejamento e desenvolvimento, próximo dia 26, na URCA’

Uma ampla discussão em torno da Região Metropolitana do Cariri (RMC), criada por meio de projeto lei do Estado, será realizada nesta quinta-feira, dia 26, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri, a partir das 13h30, com Doutora em Economia, Tânia Bacelar, que será a conferencista da tarde. Na ocasião, será debatida a temática “Região Metropolitana do Cariri: perspectivas para gestão, planejamento e desenvolvimento”, com a presença do Secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, deputado estadual, Camilo Santana, além da Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez.

O evento é realizado por meio do Departamento de Economia, junto com a administração da URCA, o Geopark Araripe e a Secretaria das Cidades do Estado. Também contará com a presença dos gestores das nove cidades que compõem a RMC e também vereadores, no intuito de debater o tema. O evento foi idealizado por meio do Departamento de Economia da URCA, que coordenará todos os trabalhos, com a participação do Professor Doutor da Instituição, Micaelson Lacerda.

Programação resumida:

No Salão de Atos da URCA, de 13h:30min às 18h 
Conferência da Profª Tânia Bacelar e do Deputado Camilo Santana. Participação da Reitora da URCA, Profª Antonia Otonite, do novo Secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, e dos representantes de instituições financeiras com linhas de financiamento para o setor público

Saiba mais:

Tânia Bacelar é Mestre e Doutora em Economia pela Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne. Foi diretora da Sudene e da Fundação Joaquim Nabuco e é especialista em Planejamento Global. 

Informações:
Universidade Regional do Cariri (URCA)


Edmílson Martins fala sobre a nossa foto da Catedral de N. S da Penha, na entrada do Blog



"Caro Dihelson,

Belíssima essa foto da igreja Nossa Senhora da Penha- catedral de Crato. Uma obra de arte. Ela me remete aos anos de 1950. A ampla calçada em frente à igreja (ainda sem estacionamento de carros) era ponto de encontro para bate-papos de amigos, antes e depois das solenidades. A foto nos lembra a Praça da Sé, com as festas da padroeira e eventos artísticos e sociais. Ali também a rapaziada jogava animadas peladas. A foto também nos remete a importantes fatos históricos, relacionados à revolução de 1817 e à Confederação do Equador, em que tomaram parte a heroína do Crato dona Bárbara de Alencar, seus filhos e parentes. Essa foto é inspiradora, muito rica em detalhes e lembranças históricas. Ela me inspirou a feitura do poema abaixo."

CATEDRAL DE CRATO
         Edmílson Martins
         Setembro/2013

Essa foto do Dihelson
Da famosa catedral
No bem feito blog do Crato
É bonita e magistral
É sem dúvida bela arte
De beleza natural

Crato bonita cidade
Princesa do Cariri
Formosa e hospitaleira
De babaçu e pequi
Também Cratinho de açúcar
Tijolo de buriti.

Essa foto iluminada
Bem que poderia ser
Um belo cartão postal
Para o Brasil conhecer
A terra de dona Bárbara
Mulher forte pra valer.

Dona Bárbara Alencar
A heroína de fato
Foi mãe de filhos heróis
E mulher de fino tato
Por um dia presidente
Da República do Crato.

Foi na catedral da Penha
República proclamada
E Bárbara presidente
Lá mesmo foi declarada
Por José Martiniano
Um seguidor da mãe amada.

Essa catedral faz parte
Da memória da cidade
Assim deve ser zelada
Com carinho e caridade
Nossa Senhora da Penha
É cratense de verdade.

Por: Edmílson Martins


Deputado Roque trabalha por melhorias no setor da educação do Cariri


O deputado estadual Sineval Roque (PSB) se reuniu nesta manhã (24/09) com o secretário executivo da Secretaria de Educação do Estado, Idilvan Alencar, para tratar de assuntos relacionados à melhorias no setor educacional nas cidades do Crato, de Antonina do Norte e de Juazeiro do Norte. Na ocasião, o parlamentar reivindicou a execução de uma reforma nas estruturas físicas da Escola Polivalente do Crato. Segundo o deputado Roque o muro da escola deverá ser substituído por grades de proteção. Ainda durante o encontro o deputado Roque tratou da data de inauguração da Escola Profissionalizante do Crato. 

Segundo o secretário Idilvan Alencar, a data oficial de entrega da Escola depende apenas da agenda do governador Cid Gomes. Vale ressaltar que a Escola Profissionalizante já está pronta, com obras de infra-estrutura e instalações elétricas 100% concluídas. “Antes mesmo de ser inaugurada, nos foi informado que os alunos terão acesso liberado à escola”. antecipa Roque. Para os moradores do distrito de Santa Fé, o deputado Roque solicitou à Seduc celeridade no processo de instalação da Escola Rural de Santa Fé. “Além de conversar com o secretário Idilvan sobre o assunto, estive hoje com superintendente do DAE, Quintino Vieira, para tratar do terreno onde será construída a Escola Rural”, informa Roque. 

O deputado Roque trabalhou também, junto à Seduc, na viabilização das salas de informática das escolas de Ensino Fundamental 8 de Maio e Francisco Mendes e Silva, no município de Antonina do Norte. “As salas de informática já estão funcionando e beneficiando os estudantes de Antonina”, diz Roque. Para a cidade de Juazeiro do Norte o deputado estadual Roque reivindicou celeridade no processo de licitação de construção da quadra esportiva da Escola de Ensino Fundamental e Médio Amália Xavier. A proposta está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento PAC 2, do Governo Federal. 

Gabinete deputado estadual Sineval Roque (PSB)



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30