xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/09/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 setembro 2013

São Gonçalo de Amarante - Por: Emerson Monteiro


Consta da tradição popular que Jesus vinha por uma estrada deserta quando se deparou com Gonçalo, músico de Amarante, localidade do Império português.

- Mestre, em que posso ser útil para diminuir a devassidão neste mundo? – naquela hora perguntou o músico a Jesus.

- Gonçalo, por mais que fizesse, não dominaria o espírito rebelde dessa gente – respondeu o Mestre Divino. – Todos se mostram surdos aos ensinos, igual a muitos que preferem continuar na trilha da perdição.

- Senhor, haverá, por certo, meio de educar as pessoas. Quem sabe pela música possa tocar os corações? - falou Gonçalo, disposto a servir o bom caminho.

- Tudo pode acontecer. Já que é violeiro, quer experimentar o dom que possui? - acrescentou o Mestre. E seguiram prosando. Dali, os dois combinaram que o músico realizaria a proeza de mudar os pecadores para receberia em dobro os poderes de curar neste mundo.

Gonçalo seguiu com a missão. Quando chegou à Vila de Amarante, tratou que, naquela mesma noite, tocaria uma festa para quem fosse ao salão de dança no baixo meretrício. Os frequentadores do lugar, animados, aceitaram o convite.

E festejaram a noite toda, até de manhã cedo. No cantar do galo, ainda se ouvia o pinicado da viola do músico. Chegava a hora do trabalho e deviam procurar suas obrigações para retornar à noite, e continuar a função da dança. Mulheres e homens, outra vez, se alegravam com a música de Gonçalo.

Enquanto isso, a notícia se espalhava nas cercanias. Quando escurecia, se apresentavam os interessados no folguedo, que, de novo, invadia a madrugada. Antes do fim de cada festa, Gonçalo repetia o convite para a noite seguinte. Não deixava diminuir os ânimos, e dessa forma prosseguiu dias a fio. À noite, os bailes de rara animação; de dia, os duros afazeres para manter a sobrevivência.           

Na maneira de Gonçalo, todos, sem exceção, tanto as mulheres quanto seus amantes, se viram na condição de abandonar os vícios e a fornicação, graças à música e à exaustão, nas numerosas festas. Passados mais alguns dias, o artista concluiu a tarefa e se apresentou a Jesus, levando consigo uma fieira de almas que havia conquistado.

O mestre Joaquim Pedro da Silva, responsável pelo grupo da Dança de São Gonçalo, que existe na subida do Horto, em Juazeiro do Norte, conta que ali Gonçalo adquiriu o merecimento de poder socorrer aqueles que lhe procuram, sem carecer de qualquer intermediação, com a força espiritual que recebeu quando cumpriu o ofício por que Deus determinado.


Dilma Rousseff foi alvo de espionagem dos Estados Unidos, segundo documentos


Documentos vazados por Edward Snowden, ex-técnico da Agência Nacional de Segurança Americana (NSA), indicam que a presidente Dilma Rousseff e seus assessores foram alvo de espionagem dos Estados Unidos em 2012. As informações foram divulgadas em uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo. 

As informações foram repassadas por Snowden ao jornalista Gleen Greenwald, com a intenção de revelar a prática de espionagem norte-americana, pouco antes de ficar 38 dias retido no aeroporto de Moscou, na Rússia. Os dados obtidos pelo ex-técnico revelam que foram monitorados contatos de Dilma com seus assessores e ainda a comunicação destes assessores com terceiros. A apresentação do documento se chama “Filtragem inteligente de dados: estudo de caso México e Brasil”. De acordo com o documento, o programa de espionagem permite encontrar uma ‘agulha no palheiro’ sempre que for necessário. 

O palheiro representa toda a massa de informações que circulam pela internet a cada segundo e que estão à disposição do serviço de espionagem norte-americano, como telefones, servidores de e-mail e redes sociais. Já a agulha é a pessoa escolhida para ser investigada. 

O documento, datado de junho de 2012, indica os dois principais alvos da NSA na época: a presidente Dilma Rousseff  e o presidente do México, Enrique Peña Nieto, na época líder das pesquisas na disputa eleitoral. A investigação monitorou números de telefone, IP do computador pessoal de cada um e e-mails. O mesmo foi realizado com os assessores de cada um e ainda com os diálogos destes assessores com outras pessoas. 

Métodos

Para espionar Enrique Penã Nieto, a NSA contou com uma série de programas. Um deles é o “mainway”, responsável por coletar um imenso volume de informações que circulam pela internet. Mensagens de texto enviadas por telefone também foram interceptadas, desta vez pela utilização do programa “Association”, também utilizado para monitorar mensagens em redes sociais. Após uma captação inicial, as mensagens consideradas importantes passam por outro filtro o “Dishfire”. 

Já na investigação de Dilma, os Estados Unidos batizaram a operação de “Goal”, cujo objetivo era “melhorar a compreensão dos métodos de comunicação e dos interlocutores da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e seus principais assessores”. Com um programa chamado “DNI selectors” toda a atividade da presidente na internet foi monitorada, incluindo sites visitados e troca de e-mails pessoais.  Um gráfico ainda mostrava todos os contatos de Dilma com seus assessores. No final do relatório vazado por Snowden, os Estados Unidos afirmam que a união dos setores da NSA obteve sucesso ao descobrir dados de alvos importantes: Brasil e México. 

Além disso, o crescimento do Brasil no mercado internacional é fator de preocupação para os norte-americanos. No relatório, o país aparece ao lado da Turquia, Egito, Índia, Irã e México como um risco para a estabilidade mundial. “Quando o país fica mais independente e mais forte, como o Brasil está, competindo com os Estados Unidos e suas americanas, o governo começa a pensar diferente sobre Brasil”, disse Glenn Greenwald, em entrevista ao Fantástico.

Fonte: Yahoo


Católicos festejam padroeiras


As duas maiores cidades do Cariri tiveram um domingo de louvações por N. Sra da Penha e N. Sra. das Dores

Juazeiro do Norte. Uma multidão de cerca de 70 mil pessoas lotou às ruas do Centro do Crato, na noite de ontem, para celebrar o dia de Nossa Senhora da Penha, Padroeira da cidade. O cortejo foi iniciado a partir da Sé Catedral, às 17 horas, seguindo pelo Centro. Já em Juazeiro do Norte, logo cedo, uma salva de fogos anunciava para a população a abertura da Festa de Nossa Senhora das Dores, uma das maiores do Nordeste. O calendário das romarias só será aberto oficialmente no dia 10 de setembro, quando a cidade começa a receber os fiéis de todo o Nordeste, principalmente dos Estados de Alagoas e Pernambuco. A Igreja Católica estima que, pelo menos 400 mil romeiros, passe pela terra do Padre Cícero nos 15 dias de festejos alusivos à padroeira da cidade.

Ontem pela manhã, uma carreata foi realizada em Juazeiro, como parte da programação de abertura da Romaria de N. Sra. das Dores. À noite, no Crato, a Igreja realizou a procissão de encerramento pela Festa de N. Sra. da Penha fotos: Elizângela Santos

A Festa de Nossa Senhora das Dores é uma das mais festejadas da cidade, entre as principais romarias do ano, incluindo a de Finados, no mês de novembro, e de Nossa Senhora das Candeias, em fevereiro.

Durante a programação acontecem, além dos cortejos que envolvem os novenários, caminhadas, missas e quermesses, as procissões dos carros, no dia 14, uma forma do romeiro homenagear à Mãe das Dores e ao povo da cidade pela recepção, e a dos carroceiros, no dia 8.

Planejamento

Segundo o pároco da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, Joaquim Cláudio de Freitas, neste ano, o planejamento da romaria iniciou cedo, desde julho, com as primeiras reuniões.

Vários aspectos relacionados à infraestrutura de melhor acesso, banheiros, retirada dos barraqueiros da área da Igreja Matriz, além de segurança foram abordados. "São questões que ainda persistem, mas estamos buscando soluções e é possível que haja uma melhoria nesse sentido", ressalta. Os noitários da festa serão iniciados a partir de hoje e seguem até o próximo dia 14.

Neste ano, o tema proposto pela Pastoral Diocesana de Romarias para a festa é "À luz da fé , somos romeiro, no caminho da vida e da missão". A pré-festa de Nossa Senhora das Dores foi inicia no dia 20 de agosto, nos setores e comunidades, e foi concluída no último sábado, como forma de proporcionar um envolvimento maior das comunidades. Para o padre Joaquim, mesmo com a grande estimativa no número de romeiros, ele diz que a cada ano pessoas vêm à cidade pela primeira vez. "Então, é uma escala crescente durante as romarias", diz.

A missa oficial de abertura da festa da Mãe das Dores aconteceu às 19 horas de ontem, em frente à Basílica, depois do percurso de fiéis da Rua do Horto, com a procissão com a imagem e a bandeira da santa. O hasteamento das bandeiras do Nordeste e de Nossa Senhora das Dores ocorreu às 18h30, em frente à Matriz. Nas celebrações, padre Joaquim disse que contará com a presença de caravanas das paróquias de Santana do Cariri, Caririaçu, Barbalha, Abaiara, além de Juazeiro do Norte.

Nossa Senhora das Dores é também padroeira da cidade de Assaré, no Cariri. Mesmo com a grande devoção existente em outras localidades do Brasil, o pároco afirma que, em Juazeiro do Norte, antes mesmo do Padre Cícero se instalar na cidade, em 1872, já havia uma devoção na pequena vila de Tabuleiro Grande, que deu origem ao município. "Ele deu o incentivo maior e a devoção se espalhou por todo o Nordeste", diz. E é por essa condição, que a aposentada Luci Gomes reconhece a festa como a maior para os nordestinos. "São pessoas de todos os lugares que enchem as ruas de Juazeiro. É um tempo de festa. São 15 dias de festejos", diz ela.

Em Crato, a multidão vai às ruas celebrar Nossa Senhora da Penha com os cânticos e orações durante a caminhada. Muitos fiéis pagam promessas, e por vários anos seguem à procissão de pés descalços. O padre Edmilson Neves, destaca a grande participação dos devotos durante os novenários, que acontecerem desde o último dia 23, em frente à Sé Catedral. "É uma devoção que cresce a cada ano, e estamos felizes com essa participação", diz. Este ano, a cidade do Crato comemora 245 anos de paróquia e 99, como Catedral da Sé.

Mais informações

Secretaria de Turismo e Romaria
Praça do Cinquentenário
Juazeiro do Norte
Cariri
Telefone: (88) 3511.4040

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora oficial do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Dilma aumenta a segurança no 7 de Setembro por temer violência


(Excertos de matéria publicada no jornal “Folha de S.Paulo”)
(Foto meramente ilustrativa)

Os atos de vandalismo durante as manifestações de junho fizeram com que a presidente Dilma Rousseff autorizasse segurança reforçada para o desfile de 7 de Setembro, na capital do país.
Segundo a Folha apurou, além dos já tradicionais detectores de metal, haverá revista de bolsas e mochilas. O objetivo é evitar que manifestantes portem bombas caseiras e coquetéis molotov. Nos últimos atos em Brasília, a polícia revistou os que foram aos protestos.
Na semana passada, Dilma coordenou pessoalmente uma reunião para tratar dos detalhes da segurança e do desfile. Apesar de reforçado, há um esforço do Planalto para que o aparato organizado para a celebração não seja ostensivo a ponto de assustar frequentadores ou demonstrar "paranoia", conforme disse um auxiliar.

A teoria, na prática é outra coisa: Governo Federal vai bancar duplicação de rodovias que serão privatizadas


(Excertos de matéria publicada no jornal “ O Estado de S.Paulo”)

(foto apenas ilustrativa)

O governo federal vai duplicar, com recursos públicos, 682,6 km de rodovias para os consórcios que vencerem os leilões de concessão que começam no dia 18. Assim, em três dos nove lotes que serão oferecidos à iniciativa privada, a duplicação não será toda bancada pelas empresas.

Na reta final antes do início dos leilões de rodovias, marcado para 18 de setembro, aumentam as pressões sobre o governo para alterações de última hora. Há duas semanas, parlamentares do Espírito Santo estiveram com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para pedir mudanças no leilão. Eles reclamam da cobrança de pedágios de R$ 9 e R$ 9,70 em duas praças na BR-262, num trecho que será duplicado com recursos públicos, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e depois entregue aos concessionários. Os capixabas querem que as tarifas sejam menores. A ministra ficou de dar uma resposta.
Duplicação total. A proposta da Anut é que o governo faça em todos os 7,5 mil km a serem concedidos o que está fazendo só em alguns trechos: duplicar com recursos públicos. Depois, as rodovias seriam entregues aos concessionários, que cuidariam da manutenção e conservação. Nesse desenho, as tarifas seriam 50% mais baixas.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31