xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/08/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 agosto 2013

Uma palavra de paz - Por: Emerson Monteiro

Falar nisso nunca será excessivo, a prática efetiva da Paz nos grupos sociais. O confronto representa fraqueza e superficialidade nos sentimentos, ainda que atenda aos impulsos da valentia do desejo de vitória a qualquer custo. No entanto, de nenhuma finalidade, qualquer significação em termos de grandeza moral quer representar o instinto da destruição no âmbito da Consciência Maior. Além de sintoma ostensivo de imaturidade, demonstra nenhum autocontrole, sementes de marcas profundas nas criaturas.

Numa de suas frases basilares, o filósofo François-Marie Arouet, conhecido pelo pseudônimo de Voltaire, considerou: Não concordo com o que dizes, mas defenderei até o fim o direito de dizer. Tal se presta bem a esse mundo das ideias, quando nele divergem os pensadores em pugna.

A liberdade, contudo, presta homenagem ao direito individual das falas diversas rumo da democracia entre os povos. E quem sermos de contradizer tantas conquistas do livre pensar todo tempo. Conquanto tarefa das mais árduas aceitar que os outros nos magoem e discordem, isso auxilia sobremodo a nossa mesma evolução, pedras do riacho da evolução a se tocarem no exercício do pleno aprimoramento.

Nesse ponto, o tema da Paz calha bem. A coexistência dos povos através de instrumentos harmônicos do que escrevem, dizem, fazem, indícios de progresso e tolerância inevitáveis. Houvesse tão só o desforço das lutas primitivas e o caos reinaria qual saída definitiva das escaramuças, chaga aberta de dores sem família, solidariedade, trabalho, criatividade, aprimoramento. Mero desrespeito de bichos atrasados e sagazes.

Talvez face ao exemplo dos conquistadores agressivos, a história da raça humana aprende pela dor dos que sobreviveram. Quantas guerras preenchem as páginas de sangue em detrimento dos melhores momentos quando a Paz impera e permite saltos magistrais nas conquistas da espécie.

Cada um só dá o que possui, daí o jeito sábio de escutar e trabalhar as mensagens selecionando o valor construtivo que, em nós, surtirá os efeitos de crescimento, no sentido da Paz.  

Com o Perdão da Palavra. Por: Paulo Briguet

Tenho em mãos o mais importante livro do ano: O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota, coletânea de artigos do filósofo Olavo de Carvalho, organizada pelo escritor Felipe Moura Brasil. Quem possui interesse pela vida intelectual não deve deixar de ler esse livro sob nenhuma hipótese. Como seria impossível comentar todas as preciosidades contidas em 600 páginas, atenho-me a um artigo publicado em 22 de julho de 2000: “Sem testemunhas”.

O artigo, na verdade, toma um fato simples, ocorrido na infância de Albert Schweitzer, e extrai daí consequências morais aplicáveis a qualquer existência humana. O pequeno Albert tinha 3 anos e brincava no jardim quando veio uma abelha e lhe picou o dedo. O menino começa a chorar; os pais e vizinhos vêm socorrê-lo. De repente, Albert percebe que a dor já passou e que está chorando só para atrair a atenção dos outros. Esse é um momento-chave para a vida intelectual de qualquer pessoa: o momento em que se descobre uma verdade que não pode ser testemunhada por mais ninguém – a não ser o indivíduo e Deus.

Depois vim a saber quem era Albert Schweitzer: teólogo, músico, médico, escritor, Nobel da Paz. O homem que deixou uma vida de fama e glória – era um dos mais importantes intérpretes de Bach no seu tempo – para construir um hospital filantrópico na África. Pois esse ser humano admirável sob todos os aspectos continuava a sentir vergonha daquelas lágrimas falsas, décadas depois de um acontecimento que só ele testemunhou!

Idiota é aquele indivíduo que não consegue encarar a verdade essencial sobre si mesmo e fica remoendo seus autoenganos e culpas até a morte. Enfraquecido pela mentira, ele acaba sendo alvo fácil para os movimentos ideológicos que envenenam o nosso tempo. O idiota vira idiota útil: é o que vemos se espalhar como epidemia no Brasil. Epidemia da idiotia.

No meu caso pessoal, posso dizer que a abelha teve três nomes: materialismo, ateísmo e comunismo. Apesar de ser o regime mais assassino que já existiu sobre a face da Terra, o comunismo sobrevive – sob as mais diferentes formas e disfarces, até mesmo ecológicos e religiosos – porque atende a um dos mais importantes anseios do homem: o sonho de fazer parte de algo maior, melhor e mais forte que a mera individualidade. Ora, esse algo maior e melhor a humanidade já conhece há dois mil anos: é o Cristo.

Para chegar a essa verdade simples, foi preciso que algumas pessoas, entre elas Olavo de Carvalho, me sacudissem com força, dizendo: “Ei, Paulo, pare de chorar!”

Fonte: http://www.jornaldelondrina.com.br

Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

SOFTERIA - Um local feito para pessoas que gostam de Qualidade e Delícias ( Em Crato )


SOFTERIA - NO SHOPPING RESIDENCE, Loja 8B


Agora em Crato, no Shopping Residence, a SOFTERIA. Um local feito especialmente para as pessoas que gostam de qualidade e delícias. Lá, você poderá provar Sorvete expresso, petit gateau, torta de limão, cheesecake, Milk Shakes, Sundaes e muitas outras coisas maravilhosas.


Dê uma passadinha por lá e confira, um local aprazível, feito com carinho pra você que gosta do que é bom.




Softeria, o seu espaço de sabores e delícias

Rua Santos Dumont 138 – loja 8B – Shopping Residence - Crato

CRATO...NOVENAS DA FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DA PENHA. - Fotos de Wilson Bernardo.








Fotos: Wilson Bernardo

INVESTIGAÇÃO DA SAAEC - Vereador Amadeu de Freitas reapresenta projeto de lei nesta Segunda-Feira



O vereador Amadeu de Freitas apresentará nesta segunda-feira, dia 26 desse mês, para segunda votação, o seu projeto de lei para que a sociedade de economia mista(SAAEC) envie documentação de receitas e despesas todos os meses à Câmara Municipal do Crato. Lembrando que segunda-feira passada foi colocada em primeira votação e sendo negado pelos vereadores, por recomendação da gestão municipal.

"O POVO PARA COBRAR TANTO DOS VEREADORES, DEVERIA COMPARECER ÀS REUNIÕES LEGISLATIVAS E FAZER VALER SEU DIREITOS E VER SE SEU REPRESENTANTE ESTÁ AGINDO CONFORME O PODER A ELE DELEGADO - DEFENDER S DIREITOS DO POVO."

Tacinha Anastácio
Grupo Filhos e Amigos do Crato


Homem leva vaso sanitário a sessão da Câmara de Juazeiro do Norte


Um manifestante revoltado com a ‘farra do sabão’ levou um vaso sanitário para o plenário da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, no Ceará, na sessão desta quinta-feira (22). O homem sentou no vaso e segurou um cartaz que dizia: “Os justos desta cidade [Juazeiro do Norte] clamam por atos de justiça desta câmara, pois lugar de merda é na privada”.

Nesta semana, o vereador Danty Benedito (PMN) entrou com uma representação pedindo a investigação do Ministério Público sobre a compra de 4.200 vassouras, 2.530 quilos de sabão em pó, 33.600 unidades de palha de aço, 1.428 unidades de água sanitária, 125 mil palitos de fósforo e 312 unidades de óleo de peroba. A compra foi feita pelo presidente da Câmara e considerada excessiva por vereadores de oposição. O volume do material, considerado exagerado por opositores e aliados, foi guardado em um depósito que não pertence ao poder legislativo.

O presidente da Câmara Municipal, Antônio de Lunga (PSC), diz que tudo foi comprado dentro da lei. “As compras foram feitas dentro da legalidade. As notas fiscais originais estão aqui na Câmara e à disposição quem quiser ver. Não tenho conhecimento de notas frias. Tudo aqui foi feito or meio de licitações”, afirmou. Para o vereador de oposição Danty Benedito, a relação dos produtos comprados é desnecessária e ilícita. “Havia suspeitas de notas de entrada na Câmara Municipal e a mercadoria não estava chegando. Fui ao portal da transparência e vi várias irregularidades. Várias compras ilícitas pelo atual gestor, o então presidente da Câmara Municipal”, afirmou o vereador.

Do G1 CE
Foto: TV Verdes Mares


Crato sedia I Encontro Regional de Enfretamento da Seca e da Desertificação da Biorregião do Araripe


O evento será nesta terça-feira, dia 27, no Hotel Encosta da Serra, com a presença de técnicos e produtores da região

Será realizado nesta terça-feira, 27/08, em Crato, o I Encontro Regional de Enfretamento da Seca e da Desertificação da Biorregião do Araripe. O evento acontece a partir das 9 horas, no Hotel Encosta da Serra, e faz parte de uma parceria da Fundação Araripe com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD).

 Serão realizados mais sete encontros, com a coordenação da Fundação Araripe, em outras regiões de estados do Nordeste, sendo o primeiro deles no Cariri, para tratar do tema e buscar alternativas de enfrentamento, a exemplo de experiências de relevância que estejam sendo realizadas na região Nordeste, de combate à desertificação, com tecnologias aplicadas. A meta é escolher quatro delegados representantes de cada região, para participar no período de 4 a 7 de setembro, de evento onde serão selecionados os projetos em execução de combate à desertificação, em Campina Grande, na Paraíba, durante o Seminário: Soluções desenvolvidas por organizações sociais e sinergias com a Ciência, Tecnologia e Formação Profissional.

 Trata-se de uma iniciativa da CNCD e do Departamento de Combate à Desertificação da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, com apoio do Instituto Nacional do Semiárido – INSA, no intuito de identificar as iniciativas.

 Os projetos deverão ser apresentados durante a Conferência das Partes (COP 11), que acontece em Namíbia, na África, de 12 a 26 de setembro, onde estarão presentes todos os países em desenvolvimento. Os projetos serão sistematizados pelos técnicos, com as iniciativas relevantes. Durante o encontro final serão apresentadas todas as experiências para uma convivência sustentável com a Semiaridez, que promovam a segurança alimentar, hídrica, energética e da biodiversidade.

Mais informações:
Fundação Araripe
Foto meramente ilustrativa



A Autofagia da Política cratense


POLÍTICA CRATENSE: 30 ANOS "ATIRANDO NO PÉ"! 

É lamentável reconhecer esta realidade! 
Mas, é melhor do que viver sem admitir sua existência! 

Há anos venho defendendo uma tese que, para torná-la pública, é necessário apresentá-la com a convicção de que é algo facilmente percebido e comprovado. No entanto, nada é novidade para quem acompanha a vida política do Município, com reflexos negativos em outros setores, observados pela maioria da população cratense.

Pois vamos ao que interessa! Antes, gostaria de afirmar que é com muita tristeza, como filho do Crato e, porque não dizer, como agente político, que desde muito cedo, venho observando a falta de compromisso de grande parte dos cratenses para com o destino de sua Terra. Sem medo de errar e, principalmente, sem hipocrisia, acredito que 70% (SETENTA POR CENTO) da população cratense sofre de BAIXA ESTIMA CRÔNICA! O eco deste mal está intimamente ligado à celebre frase: O CRATO NÃO TEM JEITO! Infelizmente, esta “energia negativa” existe, reflete e converge para a falta de compromisso e de interesse do Povo nas principais demandas da cidade, sob todos os aspectos.

Ano após ano, desde o início dos anos 80, o Crato vem percorrendo uma trajetória de altos e baixos. É um passo para frente e dois para trás! Apesar de tudo, houve crescimento do Município! Entretanto, há de ser observado que isto aconteceu muito pela iniciativa privada, pela economia local, e muito menos pela representação política! Aliás, pelo lado político o saldo é negativo! Olhem para trás e vejam o que deixamos escorregar por entre os nossos dedos, e o que não tivemos capacidade de conquistar, pela falta de uma representação política autêntica, forte e atuante. Tudo isto por culpa da nossa letargia. Foi sempre assim! Simplesmente votamos e não cobramos dos que são aqui votados.

É verdade! Já não existem Homens como no passado! E o que é pior! Não está havendo a reposição destes. Muito pelo contrário! Indiscutivelmente, há uma “campanha atuante e perene”, inclusive, por parte de profissionais da Mídia (Rádios e Jornais), além de pessoas pagas para atuarem, inclusive, nas Redes Sociais, que trabalham para impedirem a renovação de práticas da política local e do surgimento de novas opções, de novas lideranças. Hoje, os políticos do Crato, os novos e os “velhos conhecidos”, além dos que se dizem cratenses, em sua grande maioria, seguindo a dinâmica da política brasileira, estão de posse dos seus mandatos por força do poder econômico, aliado ao apadrinhamento político e, muito raramente, por liderança natural, legítima, característica dos verdadeiros representantes do Povo. Ou será que o Dinheiro não manipula informações e forma opiniões? Ou será que o Poder Econômico não decide uma eleição? É assim que se faz política no Brasil ou não? 

Mais uma eleição se aproxima. Grande parte dos donos do Poder, que já estão investidos em seus mandatos e os que possuem muito dinheiro para comprá-los, já se mobilizam para a próxima “FEIRA”. O Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, usa os mesmos métodos espúrios (compra e venda de votos) para escolher seus representantes, com raras exceções. É por este motivo que estamos assistindo a revolta do Povo pelas ruas do País, a reclamarem da falta de compromisso da classe política. Será que quem “compra votos” deve alguma coisa a quem “vende votos”? Esta é, sem dúvida, a lógica do corrupto. Ao que tudo indica, em 2014, ano de Copa e de Eleições, tudo vai voltar a acontecer, e tomara que com mais força! Será, novamente, O POVO NAS RUAS, a caminho das URNAS...

Diante desta reflexão, chegamos à conclusão de que o Crato, assim como o Brasil, só entrarão nos eixos – de verdade - quando encontrarem o caminho da VERDADEIRA DEMOCRACIA, elegendo seus representantes legítimos, eleitos por cidadãos conscientes e livres, para votarem OU NÃO, em seus candidatos. Uma utopia! Será?

Daí, nós perguntamos: Que Crato nós queremos? Para mudarmos esta situação – de pessimismo - só existe um rumo. Que é o mesmo caminho para buscarmos um País melhor. Com Saúde, Educação, Transporte de qualidade, Segurança Pública, sem Corrupção... Para que isto se torne realidade, me veio à cabeça as palavras de um cartaz, veiculado na Internet, numa imagem das históricas manifestações de junho, que davam conta de que “O GIGANTE ACORDOU!”, da qual não posso deixar de aqui repeti-las: 

“NÃO ADIANTA PROTESTAR COMO UM LEÃO E VOTAR COMO UM JUMENTO!”.

Que isto sirva de orientação para todos os Brasileiros! Inclusive, para os Cratenses!

O PREÇO DE UM VOTO ERRADO TEM CONSEQUENCIAS DRÁSTICAS!
DEU PARA SENTIR NA PRÓPRIA PELE? OU NÃO???

George Macário de Brito – Advogado e Artista Plástico
Editor do Blog O DEMOCRATO



Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30