xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/08/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 agosto 2013

CRATO - Vereador Bebeto se diz surpreso com a falta de diálogo entre ele e o prefeito



Em Crato, o vereador Bebeto, que faz parte da base aliada do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos, se diz surpreso com a falta de diálogo que está existindo entre ele e o próprio prefeito municipal. Segundo ele, nas reuniões realizadas nos bairros e outros lugares, com a presença do gestor e seus secretários, o vereador não tem sido convidado a participar.

Segundo ele, a surpresa existe porque este deseja cumprir o seu papel junto à população e lutar pelos direitos do povo, e mesmo sendo parte da base aliada, não poderia ser excluído do processo. Ainda segundo Bebeto, o cargo de vereador lhe confere lutar pela população e a câmara não pode ser transformada em um circo, em que os legisladores são vistos como palhaços recebendo vaias todas as vezes em que a população se vê agredida em seus direitos constitucionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador Bebeto Anastacio 
Via www.blogdocrato.com


Fortalecimento da cadeia produtiva do Babaçu, no Cariri, será debatida em Crato nesta sexta-feira, 23 de agosto


Integrantes da Cadeia Produtiva do Babaçu de cidades do Cariri estarão reunidos, nesta sexta-feira, às 14 horas, para reunião no intuito de promover o segmento. A atividade será coordenada por técnicos da Fundação Araripe, em parceria com a Coordenação Geral de Biocombustíveis, da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O evento reúne cerca de 30 participantes, entre técnicos, produtores de comunidades de Crato, Barbalha e Nova Olinda. Também estarão presentes integrantes de áreas onde há a ocorrência da macaúba. Entre as comunidades extrativistas estarão os sítios Nunes e Santo Antônio, e distrito de Arajara, em Barbalha, além da serra dos Pereiras e sítio Zabelê, em Nova Olinda.

 Na reunião, que terá a participação do consultor do Ministério, Arnaldo Oliveira, haverá apresentação de ações desenvolvidas pelo MDA, voltadas para a sociobiodiversidade da cadeia produtiva. Também serão relatadas as atividades dos participantes, num processo integrado de compartilhamento de ideias.

 Dentro do projeto Promoção do Arranjo Produtivo do Babaçu e Pequi para Povos e Comunidades Tradicionais na Mesorregião do Sul Cearense, já foi realizado mapeamento das áreas onde há ocorrência desses produtos, além de recente participação da Fundação Araripe durante a ExpoCrato, estimulando os produtores e realizarem a apresentação e divulgação dos seus produtos.

 A finalidade do projeto, desenvolvido por meio da Fundação, com sede em Crato, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é fortalecer as cadeias produtivas do pequi, babaçu e outras ocorrências, como a macaúba. Este ano, já foi realizado o 1º Módulo da Oficina de Planejamento, que aconteceu em janeiro, na cidade de Juazeiro do Norte, e mais recentemente, a II Oficina de Arranjos Produtivos Locais (APL), dentro do projeto Promoção do Arranjo Produtivo.

Mais informações:
Fundação Araripe (88) 3523.1605
Contatos com a imprensa: (88)
9915.3450
Foto: Site: Onordeste.com


Maior escavação controlada do Nordeste está sendo realizada no Parque dos Pterossauros, em Santana do Cariri




Os pesquisadores continuam realizando o trabalho de prospecção de material fóssil até o próximo dia 30

Começaram a ser realizadas escavações paleontológicas no Geossítio Parque dos Pterossautos, em Santana do Cariri, dentro do projeto de pesquisa ‘Estudos Sistemáticos e Paleoecológicos da Fauna de Vertebrados das Formações Crato e Romualdo (grupo Santana) da Bacia do Araripe’, da maior escavação controlada já realizada no Nordeste. A escavação terá continuidade até o próximo dia 30, na área da formação Romualdo.

Segundo coordenador, Álamo Feitosa, pesquisador da URCA, o trabalho poderá revelar novas surpresas, por meio da nova etapa de escavações. A área tem uma grande incidência de fósseis, principalmente peixes. Estão trabalhando nas escavações cerca de 10 pesquisadores. Iniciada desde 2011 na região, a pesquisa já foi responsável por achados de destaque no cenário científico internacional, a exemplo de um dos maiores pterossauros já achados no planeta, o 'Tropeognathus mesembrinus'. O réptil foi apresentado em março deste ano, no Museu Nacional do Rio de Janeiro, por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Universidade Regional do Cariri (URCA), instituição responsável pelas pesquisas.

O réptil voador foi encontrado em 2011, primeiro ano do trabalho, iniciado com 20 pesquisadores da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), URCA e Museu Nacional, com apoio do CNPq. O Tropeognathus significa "Mandíbula em forma de quilha". Viveu há aproximadamente 110 milhões de anos, durante o período Cretáceo no Nordeste brasileiro. Era considerado um pterossauro de porte mediano, pois o maior exemplar encontrado media aproximadamente 6 metros de envergadura. Foi encontrado na formação Romualdo, que abrange os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará. O fóssil possui 8,5 metros de envergadura e cerca de 70 quilos. Outro achado inédito foi uma espécie de camarão, único já registrado.

Fonte: URCA

Receita vai fechar cerco a sites estrangeiros



As companhias estrangeiras de internet que operam no Brasil terão de pagar mais imposto. A pedido do governo, as agências reguladoras Anatel (telecomunicações) e Ancine (cinema) terão quatro meses para desenvolver um modelo de tributação e notificar empresas como Google, Facebook, Apple e Netflix.

Segundo a Folha apurou com integrantes da área econômica, a expectativa é que a mudança na tributação comece no início de 2014. O ministro Paulo Bernardo (Comunicações), que já havia defendido isonomia tributária desse tipo de atividade em relação às empresas de TV por assinatura, encomendou às agências um modelo de tributação. O formato será então remetido à Receita Federal, encarregada da cobrança. Para implantar a mudança, não é necessária nova lei, basta instruir os órgãos federais e notificar as empresas. Ele argumenta que empresas como Google, Facebook, Apple e Netflix vendem serviços e publicidade no país, mas fazem parte da cobrança no exterior, deixando de recolher tributos. Segundo o ministro, 25% do preço de um pacote de TV por assinatura, por exemplo, corresponde a impostos.

"Olhando isoladamente, o modelo de negócios é uma belezura. Mas quem está aqui instalado pergunta: por que eu pago imposto e ele não?", questionou Bernardo.

"Suponha dois supermercados na esquina, um paga imposto e o outro não. Esse que paga vai quebrar. O desequilíbrio é brutal. As atividades são semelhantes e têm de ser tratadas igualmente." Bernardo evitou fazer estimativas sobre o aumento da arrecadação com a medida antes de as agências definirem como será o recolhimento e quais impostos incidirão. Também não quis dar prazo para o início da cobrança. A maior parte das empresas de internet mantém escritórios no Brasil. O ministro, porém, afirmou que as vendas com cartão de crédito internacional não são tributadas. Ele citou como exemplo a compra de um exemplar de jornal na loja eletrônica da Apple, cujo pagamento é feito diretamente em dólares.

CONTEÚDO

O ministro indicou que também será avaliada a exigência de conteúdo nacional, hoje feita às empresas de TV por assinatura. Google, Apple e Netflix, segundo ele, oferecem serviços similares.

"As empresas aqui têm de fazer rede ou satélite para transmitir e têm de cumprir a lei aqui do ponto de vista de impostos e também de conteúdo, porque agora nós exigimos conteúdo nacional. Temos de discutir isso; no mínimo, equiparar", afirmou o ministro.

OUTRO LADO

Procurado pela Folha, o Google refutou as afirmações de Paulo Bernardo. Por meio de nota, a empresa afirmou que recolhe "todos os impostos que são devidos no Brasil, assim como em todos os outros países" nos quais opera. Segundo a empresa, foram recolhidos mais de R$ 540 milhões em tributos às "diversas esferas do governo brasileiro" em 2012. O Google, que tem um centro de engenharia em Minas Gerais e um escritório executivo em São Paulo, afirmou ainda que emprega mais de 600 pessoas no país e já investiu "centenas de milhões de dólares" em operação brasileira. O Facebook disse pagar todos os impostos exigidos por lei. Apple e Netflix não quiseram se pronunciar.

Folha de São Paulo


Festa da padroeira do Crato será aberta hoje (22), com grande carreata









Será aberta nesta quinta-feira, 22, às 18h30, com grande carreata pelas ruas do Crato, uma das maiores festas religiosas do Cariri, da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Penha. O evento contará, segundo estimativa da igreja, com mais de 3 mil veículos, entre motos e carros, nas ruas da cidade, com fiéis de todas as localidades do Município.

A carreata segue do Mirandão, ponto de partida, em direção ao Centro da cidade. Os festejos alusivos à santa começam hoje e vão até o dia 1º de setembro.  O tema da festa este ano é: “Com a Mãe daPenha seguimos Jesus, nossa luz”. O cortejo passará por várias paróquias da cidade, em direção à Sé Catedral, onde haverá hasteamento das bandeiras e palavra de abertura. O primeiro noitário será em louvor aos motoristas, mototaxistas e motoqueiros.

Uma grande programação será cumprida nos próximos dias em louvor à Nossa Senhora da Penha. A festa, em sua abertura, coincide com o Dia do Folclore, em que há manifestações culturais no centro da cidade e Praça da Sé. A parte social da festa é realizada de frente a paróquia.  Segundo o Padre Edmilson Neves, pároco e Cura da Catedral de Crato, a preparação para os festejos à Nossa Senhora da Penha foi iniciada há vários meses e, este ano, realizada de forma diferente, com a pré-festa, durante 9 dias, como forma de dar maior visibilidade na área da paróquia.

Toda a equipe de organização dos festejos está pronta para atuar durante as comemorações. Já foi iniciada a entrega de 30 mil convites com a programação da religiosa em toda a cidade. “É um momento de alegria, com grande participação”, diz o padre. Segundo ele, a devoção à santa tem sido maior a cada ano, e foi iniciada há 245 anos, na cidade. O pároco destaca o tema da festa relacionado a Jesus, tendo a ‘Mãe da Penha’ como a portadora da Luz.

Este ano, a estimativa de público durante as quermesses, missas, novenas, caminhadas e procissões, com o grande cortejo no dia 1º, feriado municipal na cidade do Crato, é de mais de 70 mil pessoas. “Tivemos ano passado um público surpreendente nas ruas da cidade e queremos repetir esse grande fervor, com a participação dos fiéis este ano”, antecipa.

Elizângela Santos
Colaboradora oficial do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Prefeitura do Crato convida


Fonte: Erika Souza
Grupo Filhos e Amigos do Crato no Facebook



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30