xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/08/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 agosto 2013

Lutemos pelas últimas coisas que ainda restam no Crato!


NÓS VIEMOS PRA FICAR ! - Aqui, ninguém arreda pé não. A cada dia o movimento se agiganta.


"Eles" pensavam que o movimento FICAEXPOCRATO era um negócio de uns garotos e que não iria durar mais que 3 dias. Um recadinho aos desavisados: "Nós não iremos abrir mão do Parque de Exposições no local atual. Se for preciso grandes sacrifícios em prol desta causa, nós faremos. Este movimento começou em 2009 e agora o caldo engrossou. A população do Crato não vai perder mais este patrimônio que é seu por direito, por história e por tradição". Avante, companheiros! VAMOS CONVOCAR A AUDIÊNCIA PÚBLICA, E O POVO, QUE É O GRANDE INTERESSADO, É QUE VAI DECIDIR". Lutemos pelas últimas coisas que ainda restam no Crato!

Por: Dihelson Mendonça

www.blogdocrato.com


Romance inacabado - Por: Emerson Monteiro


Os dois há coisa de várias décadas, duas ou mais, namorados, andavam juntos nas horas vagas, cheiravam um o outro, se alisavam os cabelos, os braços, gostavam de permanecer na harmonia bem ali hora de nascer a Lua no céu, sentados na calçada pouco movimentada, olhos mais lá dentro do coração do que presos no satélite entre as nuvens eventuais, puro sentimento, digamos assim, o que norteava o gosto de ficar perto nas noitadas do interior.


Isso demorou eras de aproximação, só viam as famílias quando nas festas maiores. E aceitavam companhia durante poucos instantes inevitáveis, depois buscavam os calados ermos, naquela presença fatal das duas presenças persistentes.

Conversar, eles conversavam as partes indispensáveis dos diálogos: Quer água? Vou buscar. O café ficou pronto. Quer que feche a janela? Vou embora que já passou da hora...

Numa dessas ocasiões especiais da convivência, sentados no valho banco afastado, observavam crianças correndo, carros passando alvoroçados, cães em disparada à caça de gatos afoitos e rabugentos; daí, o silêncio parece que falou uma oitava acima do de comumente. Nisso relâmpago intruso cortou o firmamento daquele universo dos dois amantes.

Ela olhou lá dentro dos olhos dele e resolveu revelar o segredo que desde sempre lhe mexia as entranhas dos planejamentos, e falou sério:

- Sabino, quero confessar alguma que sacoleja no peito quase todo dia, e dessa vez apresentou vontade que posso controlar. Vou dizer, e logo, antes que me arrependa.

- Ó, diga, diga, Maria, que já estou até querendo saber do mistério tão especial. Diga, pois, minha querida.
- Sabino, pensei, pensei. Que é que você acha, vamos casar?! – baixinho expressou tudo que guardara nas gavetas da alma sem coragem de propor fazia tempo.

O namorado estarreceu, espantou, levantou os olhos ao horizonte da praça e demorou avaliando as ideias que surgiram na consequência daquilo. Ela, ao modo tímido, baixou a cabeça junto do colo apreensivo, de imaginação acelerada ao ritmo dos corações mais aflitos. Ouvi extasiada a resposta:

- Mas Maria, casar, casar... O povo anda muito ocupado consigo próprio. E será que nesse mundão tem quem queira casar com nóis?!          


- História que ouvi de Alemberg Quindins.

Expocrato - Querem tapar o sol com uma peneira ! - Preços extorsivos e Monopólio Absoluto



A PIADA DO DIA - Um sujeitinho veio alegar que os preços altos praticados na EXPOCRATO e o MONOPÓLIO lá existentes se deviam a que por exemplo, o gêlo consumido, teria que ser de uma determinada empresa, como se o gelo pudesse de alguma forma, ser contaminado, se fosse de outra marca; Que o Whiskey, tinha que ser de um tipo, porque poderia ser falsificado...( Bela Piada ), e assim por diante, para justificar o monopólio absoluto de certas marcas na Expocrato. É querer subestimar a inteligência da população. Até porque, nos anos anteriores muitas dessas atividades não foram praticadas, porque só agora esta "preocupação com a contaminação"? - Muitas vezes o ÓBVIO é o caminho mais direto até a verdade. 

Argumentos pífios como este defendendo o monopólio e por tabela, querendo justificar os preços extorsivos praticados, apresentado por alguns que se acham inteligentes, é que me faz cada vez mais defender o movimento FICAEXPOCRATO. Defendemos a EXPOCRATO para os CRATENSES, Preços Justos e sem monopólio. Já está na hora de renovar esta festa completamente, e trazê-la de volta ao controle dos Cratenses!

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Desde 2005, registrando todo dia a História do Crato para a posteridade


O Crato Hoje - 14 de Agosto de 2013


Esta seção é muito apreciada. Dia de sol escaldante no Cratinho de Açúcar. O calor característico dessa época do ano já se faz sentir, e o frio já se foi...









Fotos: Wilson Bernardo
Proibida a Reprodução e reutilização sem autorização do autor.
Concedido ao Blog do Crato - www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade


Deputado Roque articula implantação do Bilhete Único no Cariri


Desde o inicio do mês de junho o deputado estadual Sineval Roque (PSB-CE), tem trabalhado para conseguir a implantação do Bilhete único na Região Metropolitana do Cariri. O parlamentar reuniu-se com o governador Cid Gomes e com o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos-Metrofor, Rômulo Forte para discutir a proposta. A idéia do deputado Sineval Roque é garantir ao cidadão caririense o direito de trafegar em qualquer linha pagando apenas uma passagem durante o período de 2 horas, assim como acontece em Fortaleza. “Nossa solicitação tem o objetivo de integrar o Metrô do Cariri com os sistemas de ônibus urbanos dos municípios do Crato e de Juazeiro do Norte, por meio de convênio. 

Dessa maneira, o cidadão que precisa usar o transporte público pode economizar com o dinheiro da passagem”, explica Roque. O deputado Roque articula ainda junto ao Governo do Estado a construção de mais duas estações do metrô do Cariri, uma no bairro São Miguel e outra no bairro Muriti. “Esse projeto é muito importante para a Região Metropolitana do Cariri que tem se desenvolvido cada vez mais. Tenho certeza que o governador Cid vai colaborar conosco mais uma vez, já que mobilidade urbana é um dos destaques do governo Cid Gomes”, afirma o parlamentar. Saiba mais Para oficializar o pedido da implantação do Bilhete Único no Cariri, o deputado estadual Sineval Roque enviou requerimento ao presidente do Metrofor, Rômulo Forte. 

O requerimento foi aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa. Em Fortaleza, mais de 45 mil alunos aderiram ao novo modelo de integração proposto pela Prefeitura que entrou em vigor desde o dia 15 de junho. O Bilhete Único garante a integração em quantos ônibus forem necessários, pagando uma meia passagem no período de duas horas. 

Fonte: Gabinete deputado estadual Sineval Roque (PSB)


Livro História e Natureza – Capítulos de História Social, será lançado às 19 horas de hoje, no auditório do Geopark Araripe



Será lançado às 19 horas de hoje, 13, no auditório do Geopark Araripe, no campus do Pimenta II, o livro História e Natureza – Capítulos de História Social. O trabalho  reúne 18 pesquisadores, alunos ou professores, ligados a nove instituições brasileiras, e inclui a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Regional do Cariri (URCA), Fundação Oswaldo Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Amazonas (UFA), Instituto Federal do Piauí, Rede Pública Estadual de Ensino (Ceará), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na ocasião, haverá uma mesa-redonda com o Professor Eurípedes Funes (UFC) e Ana Isabel Cortez (URCA).

Os professores do Departamento de História da Urca, Darlan Reis Jr. e Ana Isabel Cortez, compõem grupo de pesquisadores que participam da coletânea. A professora Ana Isabel Cortez também é organizadora do livro, juntamente com os professores Eurípedes Funes (UFC), Kênia Rios (UFC) e Emy Maia Neto.

A coletânea História e Natureza – Capítulos de História Social faz variadas conexões entre natureza, escrita e oralidade, a partir da ênfase que cada autor dá a um desses termos, relacionando-o ou não com os outros. Assim, ora o que se sobressai é a escrita, além do destaque que incide sobre a relação natureza com a oralidade, por exemplo. A coletânea traz abordagens que problematizam dicotomias como natureza/cultura, escrita/oralidade, sujeito/objeto, passado/presente, levando em conta o atual debate sobre os  desafios que se apresentam na fundamentação e nos procedimentos interpretativos da história.



Informações:
Universidade Regional do Cariri (URCA)
Assessoria de imprensa:
3102 1213/(88) 8812.5525


Prefeito do Crato viaja a Brasília



Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura do Crato, o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos encontra-se em Brasília, onde, durante a semana, cumpre agenda nos ministérios da Integração, Cidades, Turismo, Agricultura e Educação. Além de novos projetos, o prefeito pretende discutir assuntos ligados a recursos para: Saneamento Básico, calçamento, asfalto, Sistemas de abastecimento de água, dentre outras pautas relevantes para município. Segundo informa seu gabinete, o chefe do executivo cratense estará de volta ao Crato nesta quinta-feira (15/08).

Fonte: PMC
Via www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade.


Crato - Notícias Administrativas - 14 de Agosto de 2013


Município do Crato é contemplado com pirâmide alimentar

Em reunião com secretários municipais, na sede da Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social (SMTDS), a gestora da pasta, Elisângela Rodrigues, comunicou que o município do Crato foi contemplado com uma pirâmide alimentar, pelo bom gerenciamento do Restaurante Popular. A premiação foi entregue pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Estado (STDS), no último dia 08.

Segundo a secretária, com a entrega deste prêmio, o objetivo da SMTDS é manter o padrão de qualidade do Restaurante Popular, para que o município seja contemplado com outras premiações. Na ocasião, estavam presentes o Secretário de Agricultura, Enrile Pinheiro, e as nutricionistas das Secretarias de Educação e de Saúde do Município.

Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social realiza capacitação para merendeiras

Como forma de melhor orientar na rede de segurança alimentar e na manipulação dos alimentos oferecidos aos alunos das escolas públicas, a Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social (SMTDS) realizou no Telecentro, capacitação com 20 merendeiras, no último dia 08. De acordo com a Diretora de Proteção Básica e Segurança Alimentar, Andressa Nunes, as merendeiras que participaram da capacitação irão atuar nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); no Pólo de Atendimento localizado no distrito da Ponta da Serra; e na Casa de Acolhimento para Crianças e Adolescentes.

Posse do Novo Conselho Municipal da Mulher do Crato acontece nesta quarta-feira

Será realizada na próxima quarta-feira, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social do Crato, a posse da nova diretoria do Conselho da Mulher do Município. A solenidade de posse será às 14 horas. A Secretaria de Saúde do Crato terá uma participação ativa no novo Conselho da Mulher e a secretária de Saúde, Aline Franca, será uma das conselheiras titulares. A Coordenadora da Atenção Primária, Duciele Pinheiro, e suplente no Conselho, estará representando a Secretária.

Fonte: PMC

Homenagem a Maria Leite Macedo ( 1915-2013 ) - Dona Louzinha



Ocorreu ontem, dia 13 de agosto, na Igreja de São Vicente Ferrer em Crato, a missa de sétimo dia da Sra. Maria Leite Macedo, que é mãe do membro e colaborador do Blog do Crato, José Carvalho leite ( Zuza ). A missa, na verdade, deveria ter ocorrido na segunda-feira, mas pelo fato de naquela igreja não ter missa na segunda, foi transferida para a terça-feira. A nossa solidariedade ao amigo José Carvalho Leite ( Zuza ), à toda a família enlutada, e que o nosso Deus consolador e clemente, lhes dê a certeza de que ela agora está em boas mãos; Nas mãos daquele que a criou e acima de nós, sabe o que é melhor para a humanidade. Que a paz e a gratidão preencha os seus corações, dando-lhes a certeza de que o legado que ela deixou, que é a sua posteridade, produza muitos frutos para as gerações seguintes. Recebam a nossa solidariedade.

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

A ética partidária. Por: Antônio Sávio.

Talvez seja uma visão estreita, talvez não, porém, tendo a analisar os discursos comparando-os a realidade e como a realidade pode produzir diferentes discursos. O mais prudente penso eu, seria ver o quanto o primeiro se aproxima do segundo, para que assim possamos legitimá-lo, não através de um ponto de vista, como muitos o querem, mas pela realidade si. 

O estudo da realidade e capacidade humana de entendê-la bem como modificá-la ou adaptar-se a ela quando necessário, resguardando as singularidades de cada caso, sempre foi por si um dos elementos basilares da educação. Quando falo em educação, não cito a educação brasileira que é algo tão singular e medonho diante do resto do mundo que não pode ser vista a não ser como exceção demoníaca. 

Recentemente vimos denúncias contra o governo do Estado de São Paulo onde a PF abrirá inquérito a fim de investigar fraudes em licitações entre este e a empresa Siemens, já batizada de antemão de “propinoduto tucano”. Os nomes de Mário Covas, Geraldo Alckimin e José Serra aparecem como suspeitos. A bem pouco tempo, o PSDB empenhava a bandeira da ética contra os desmandos visto em dez anos do governo do PT que vão do Caso Pinheiro Landim ao mensalão. O que é certo é que as duas facções esquerdistas PSBB (Social democrata de centro esquerda) e PT (marxista-gramscista de extrema esquerda) têm o mesmo padrão ético e político, dando ao eleito brasileiro o privilégio de escolher entre o esquerdismo de vermelho berrante do primeiro, ao esquerdismo pretensiosamente chique de rosa choque do último. 

Ao contrário do que afirmam atualmente os petistas pensando que o “propinoduto” seja o crime mais evidente do PSDB, poderiam, mas não sem prejuízo, acusá-lo de crime de lesa pátria quando em todas as campanhas presidenciais se recusou a investigar a ligação do PT com as FARC que por si só já bastaria para invalidar a qualquer tentativa de eleição daquele partido. A conivência do senhor José Serra e de vários membros do PSDB não é gratuita, uma vez que o seu passado mais a esquerda certamente tem segredos muito piores do que os do “propinoduto”. Quando ainda em 2010 seu candidato a vice, Índio da Costa começa a chamar a responsabilidade para si e cobra urgentemente uma investigação sobre o tema, ordens do alto escalão do PSDB em pânico recomendam que as falas do candidato sejam mais “prudentes”. A candidata do PV, Marina Silva, não se sabe por qual motivo, sai em defesa do PT, contrariando a lógica que seja ela ser uma das interessadas na investigação. Não é tão fora da lógica assim, uma vez que a moçoila verde gafanhoto era a bem pouco tempo componente relevante das hordas petistas. 

Nas redes sociais, a nova ágora, onde não perfilam comumente comentários filosóficos, mas o beletrismo em sua forma mais pura comemora o crime tucano com fogos, ao contrário do que seria visto em uma mente saudável, uma vez que, independente do autor do crime, o prejuízo é causado a vítima. Estranho, mas é Brasil. O que fica claro é que não há no meio popular, e a popular me refiro às classes profissionais pretensiosamente pensantes do país, uma visão saudável da necessidade de desenvolvimento moral, ou, como preferem, ético, sem que antes a mesma seja vista tão só por uma perspectiva ideológica. Cabe saber medir o que se falar de determinado pecado, averiguando antes que partido se fala, de quanto eu ganho, de quais utopias me representam, etc. É claro, que uma moral ou ética vista sob tal perspectiva só poderá desenvolver na mentalidade de um povo profundamente doente onde o conceito em si de justiça não é válido em última instância e as noções de educação, liberdade, moral e compromisso nunca passaram de hipóteses, de símbolos fonéticos proferidos sem uma realidade que os representasse. 

Talvez aí esteja representado o mais alto niilismo, algo que nem o ideário próprio niilista seria capaz de idealizá-lo, tão medonha é tal perspectiva. 


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30