xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/07/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 julho 2013

Crato poderá ter um Parque para a população, o ano inteiro - Só depende da vontade do povo!


Terreno não precisa comprar. Já é da cidade

Em Crato - Um Parque o ano todo para a população. Uma área verde no coração da cidade, sem muros, moderno, com ciclovias, com pistas de cooper, um lago central, aproveitando os 33 hectares, no centro do Crato. FICAEXPOCRATO - FICA E SE MODERNIZA - www.facebook.com/ficaexpocrato






O BLOG DO CRATO APÓIA ESSA IDÉIA
Porque entendemos que o desenvolvimento de uma cidade se deve dar com sustentabilidade, com urbanismo e paisagismo, atendendo às grandes questões da modernidade em todo o mundo, que se preocupa cada vez mais com as áreas verdes e o legado que deixaremos às gerações futuras.

www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade


Estação Rodoviária do Crato - Ainda sem proteção contra as chuvas


Desde sempre! - A estação rodoviária do Crato deve ser a única que quando chove, as pessoas são obrigadas a ficar ensopadas para retirar a bagagem dos ônibus. Entra e sai administração e o problema continua. Deveriam privatizar logo, para uma empresa que tomasse conta dela para servir bem à população. ( Foto postada no grupo So Crato Gestão municipal do Facebook ).


Vandalismo no Conjunto Santa Luzia





Vandalismo no Conjunto Santa Luzia: Olhem só o tamanho da pedra que jogaram no oratório de Santa Luzia que fica localizado na pracinha do conjunto, quebrando a vidraça e algumas imagens... ABSURDO!!!!!!!

Ernesto Mendes ( colaborador )


Escritor cratense, Dr. José Flávio Vieira lança novo livro do Centro Cultural do Araripe




Aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 26, no Centro Cultural do Araripe ( Antiga RFFSA ), em Crato, o lançamento do livro "A Delicada Trama do Labririnto", de autoria do escritor Cratense, José Flavio Vieira, com direito a noite de autógrafos. O evento foi muito prestigiado por amigos e admiradores, em uma noite de brilho e festa.





 Fotos - Cortesia de Heládio Teles Duarte, que esteve no evento.


Polêmica no Rio de Janeiro: Marcha das “Vadias” quebra imagens de santas e provoca revolta em católicos

(das Agências de Notícias)

Manifestantes desfilaram seminuas e quebraram imagens de santas em uma das praias mais famosas da cidade

Um protesto acabou servindo de motivo para a criação de uma polêmica: Até onde vai o limite do bom senso em manifestações públicas? O questionamento nasceu após mais um protesto feito por um grupo feminino, que usa algumas atitudes, controversas ou não, para expressar sua opinião. Manifestantes da Marcha das Vadias quebraram imagens de santos em mais um protesto em Copacabana neste sábado (27).

Algumas manifestantes quebraram imagens de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima. A atitude chocou os fiéis que estavam na Praia de Copacabana. O fato de estarem seminuas também chamou a atenção dos peregrinos que participam da Jornada Mundial da Juventude. Em alguns trechos da passeata, as manifestantes cantaram: “eu vou pro inferno, mas vou feliz porque amei a pessoa que eu quis”.
                                                                                                 

Do seriado: "Coisas desta República": Fundação Sarney é alvo de investigação


(excertos de reportagem publicada no “Folha de S.Paulo” deste domingo)

A Fundação da Memória Republicana (pense num nome apropriado), antiga Fundação Sarney é mantida pela  Secretaria da Educação do Maranhão.  Em 2012, o governo remanejou R$ 1,5 milhão da Secretaria da Cultura para a fundação. A polêmica em torno da Fundação José Sarney começou em 2011, ano em que a entidade privada iniciou processo de extinção, argumentando não ter mais recursos.

Para absorver o acervo que seria deixado e passar a mantê-lo com verbas do Estado foi criada, então, a Fundação da Memória Republicana (sic). A lei que a instituiu foi sancionada por Roseana em meio a críticas da oposição. Agora, a Promotoria diz que as irregularidades na liquidação do antigo órgão comprometem a existência do novo.

A liquidação está inviabilizada porque a Fundação Sarney não apresentou balanços contábeis de 2010 a 2012 e doou imóveis de forma irregular, entre outros pontos apontados pela Promotoria. O Ministério Público deverá começar uma auditoria nos bens e no acervo da fundação em até 30 dias.

A fundação criada pelo governo do Maranhão para preservar a memória do senador José Sarney (PMDB-AP) como presidente da República vive hoje numa espécie de "limbo institucional": o acervo está sob os cuidados de servidores públicos, mas continua ligado à entidade privada original, a Fundação Sarney. A Promotoria investiga o caso e já aponta irregularidades porque a antiga fundação -criada pelo ex-presidente em 1990- não foi liquidada, exigência legal para que pudesse transferir seus bens à nova fundação, pública.

Enquanto isso, a passagem da fundação privada para a pública -iniciada em 2011 pelo governo Roseana Sarney (PMDB)- elevou os gastos do órgão com pessoal em 187% e fez o número de funcionários dobrar, de 22 para 44, todos indicados sem concurso. Segundo o Ministério Público, o inventário do acervo, outra exigência legal, nunca foi feito, e ninguém sabe ao certo o que há no Convento das Mercês, sede da fundação, prédio erguido em 1654 e hoje o mais suntuoso do centro histórico de São Luís.

Pinturas retratam uma "família santa"


Entre obras de arte, condecorações, livros e objetos acumulados por Sarney ao longo de sua vida pública há uma série de pinturas que retrata o político, familiares e aliados como padres, freiras e apóstolos. A coleção, com cerca de 30 quadros, está em uma sala fechada à visitação. No centro da sala "secreta" em que estão os quadros religiosos há uma mesa de reuniões, circundada pelas imagens. Sarney é retratado como cônego (padre). Sua mulher, Marly, como freira.
Roseana aparece como membro de irmandade, levando a faixa de governadora. Os outros filhos do senador, Sarney Filho e Fernando, aparentam estar de apóstolo e discípulo. O ministro maranhense Edison Lobão (Minas e Energia) aparece de hábito religioso.
                                                                                                 

Católicos da JMJ reagem contra o magote de vândalos


 (“Estadão”, 27-97-2013)


Cerca de 500 pessoas que protestavam contra o governador Sérgio Cabral, num imenso oceano de 1 milhão e 500 mil católicos que participavam da JMJ, chegaram à estrutura no Leme; alguns tentaram forçar a passagem, os fiéis fizeram essa mínima minoria bater em retirada

RIO - Cerca de 500 manifestantes reuniram-se perto da estação de metrô Cardeal Arcoverde, em Copacabana, zona sul do Rio, para mais um protesto contra o governador Sérgio Cabral, na tarde de sexta-feira, 26.

Às 20h, eles começaram a seguir em direção ao palco principal da Jornada Mundial da Juventude, na Avenida Atlântica. e houve um princípio de tumulto. O clima ficou tenso, mas a polícia acompanhava, sem incidentes. Quando os manifestantes se aproximavam, havia reação de peregrinos. Alguns ficaram mais exaltados quando os manifestantes começaram a bater no gradil que isola o público. Chegou a haver empurra-empurra entre fiéis.

Pelo menos 100 homens da Força Nacional se concentraram em frente ao palco principal, logo depois da saída do papa Francisco. Alguns manifestantes conseguiram furar o bloqueio e ficaram no trecho onde o papamóvel passou: ooô, Cabral é ditador", gritavam. Em seguida, voltaram para a manifestação.
Uma peregrina ficou nervosa e passou mal. Ela foi atendida na parte de dentro das grades. "Todo mundo aqui está buscando a paz e esse pessoal está tumultuando. O Cabral não está aqui e o papa não é chefe desse governo. Não pode fazer nada. Por que eles não se manifestam no Rock in Rio, no Ano Novo, no Carnaval,  quando o índice de violência é absurdo?", disse a peregrina da cidade de São Fidélis de Sigmaringa, no norte fluminense, Nathalie Pontes.



                                                                                          

Crato - Previsão do Tempo para hoje, Domingo, 28 de Julho de 2013


Bom dia e nada de chuvas!


Eu não falei que quando a meteorologia prevê chuvas para o Cariri a possibilidade é de apenas 50 por cento ? Pois dito e feito. Nada de chuvas por aqui, até o frio já diminuiu. Um bom dia a todos os leitores, colaboradores, escritores do Blog do Crato e dos sites ligados ao Blog, como o Chapada do Araripe, Grupo "Filhos e Amigos do Crato" e "Só Crato gestão municipal" no Facebook, além da Rede Blogs do Ceará, composta por mais de 50 Blogs.

Domingo, 28/07 - Nascer do sol: 05h51 Pôr do sol:17h38
Temperaturas: Max 30º e Min 19º
Ventos a SE a 20km/h
Umidade Relativa do Ar: 84% e min 42%
Índice UV: Extremo

Fontes: INPE e GOES12






Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho celebra a arte no X Festival Música na Ibiapaba


Abrigar música, educadores e educandos de música e o público em geral, numa celebração que transforme a região em um laboratório vivo para vozes e instrumentos veiculadores da arte musical. O objetivo do Festival Música na Ibiapaba vai ao encontro do que propõe a Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC) com o projeto que mantém ativa, desde 1996, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec).

Em sua décima edição, o Festival Música na Ibiapaba preparou uma grande programação contemplando os eixos artístico e pedagógico. No primeiro, a Orcec marca presença, ao se apresentar terça-feira, 30, no Palco da Igreja do Céu. No mesmo dia, apresentam-se o grupo Roda de Som e os alunos do festival, que mostram o aprendizado adquirido. Sob a regência do maestro Arthur Barbosa, a Orcec levará ao festival repertório variado, com as peças “Pequena Suíte” para Orquestra de Cordas, de Carl Nielsen, “Suíte Capriol”, de Peter Warlock, além das composições do próprio Arthur Barbosa, “Suíte Scarpin”, “Toada e Desafio” e “Recuerdos Nº 1”.

O X Festival Música na Ibiapaba acontece de 27 de julho a 3 de agosto, em Viçosa do Ceará, uma produção da Secretaria da Cultura do Ceará. O Festival, que ano a ano vem se consolidando como um espaço de formação e valorização da produção musical brasileira, homenageia nesta edição o poeta e compositor Vinícius de Moraes, o cearense Lauro Maia, centenários e os 150 anos do mestre Ernesto Nazareth.

Entre os objetivos do encontro estão: fomentar o aprendizado, o intercâmbio de experiências e a formação de parâmetros crítico-avaliativos da música popular; estimular a prática musical ampla, ligada à pesquisa e às novas correntes do fazer musical; promover o aperfeiçoamento de estudantes e professores de música, estimulando-os à criação de variadas formações musicais como orquestras jovens, bandas, corais, grupos de música instrumental e/ou vocal e outros; proporcionar o intercâmbio com instituições musicais de outros estados e países; repercutir para além dos limites das salas de aula, buscando a inserção do Festival na comunidade

A programação contempla dois eixos – artístico e pedagógico. Com isso, são destaques nomes como da cantora brasileira Leny Andrade, do violinista e arranjador Ricardo Herz, do grupo Caninga Trio(RN), formado em março de 2006 por três professores da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra-Croatá/Ceará, principal fruto das atividades do Ponto de Cultura Vamos Fazer Arte de Croatá e Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Mais informações:
www.secult.ce.gov.br
Viva Guará

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho estará representada na segunda edição do Viva Guará. O encontro, realizado na cidade de Guaramiranga (CE), realiza oficinas e exposições voltadas para discutir a sustentabilidade, a partir de ações como artesanato, reaproveitamento alimentar, biojoias, turismo sustentável, educação ambiental, entre outras. Um quarteto formado pelo músicos Leandro Alves (1º violino), Paulo Freitas (2º violino), Robério Silva (viola) e Wescley Souza (violoncelo) vai abrilhantar a noite desta sexta-feira, 26, a partir das 18h, na aconchegante cidade do Maciço de Baturité.


O Lula de sempre


(Editorial do jornal “Estado de S.Paulo”, deste sábado)

Enquanto o povo estava nas ruas cobrando gestão governamental competente e sem corrupção, Luiz Inácio Lula da Silva escondeu-se como se não tivesse nada a ver com o assunto. Bastou as manifestações populares refluírem - ao que tudo indica, momentaneamente - para ele voltar. E voltou para mostrar que continua exatamente o mesmo, que não aprendeu nada com o retumbante "chega!" que a voz das ruas bradou para os políticos que se julgam muito espertos e capazes de manipular eternamente os anseios populares.

Em dois eventos públicos em dias sucessivos, em Brasília e em Salvador, o ex-presidente lançou mão de todos os recursos de seu arsenal do mais demagógico populismo, na tentativa de reverter a queda livre do prestígio do governo petista em todos os segmentos da população brasileira e em todas as regiões do País. Na verdade, mais do que preservar a imagem do governo e de sua pupila Dilma Rousseff, Lula demonstra estar preocupado em salvar o ameaçado projeto de poder do partido que comanda. E para tanto usou, como de hábito, seu melhor argumento de defesa: o ataque.
Na arenga de mais de uma hora no Festival da Mulher Afro, Latino-Americana e Caribenha, na terça-feira em Brasília, os dotes palanqueiros de Lula revelaram, como única novidade, a admissão implícita do enorme desgaste de Dilma Rousseff com suas repetidas trapalhadas na tentativa de dar satisfação aos protestos populares.

O script não foi diferente no dia seguinte, na capital baiana, durante evento comemorativo dos 10 anos de poder do PT. Depois de um encontro reservado de três horas que certamente não foi dedicado a comemorações - tempo relativamente curto, aliás, levando em conta o tamanho do prejuízo a recuperar -, Lula e Dilma subiram ao palanque montado pelo governador Jaques Wagner para, como de hábito, lançar sobre os ombros das "elites" a responsabilidade de todos os males que afligem o País e gabar feitos sem precedentes na história deste país.
O tema principal dos discursos da dupla foi a inflação, que flerta com o descontrole e é uma das facetas mais visíveis da incompetência do governo aparelhado pelo PT. Para Dilma, "não é verdade" que a inflação seja um problema, porque "este será o décimo ano seguido em que a inflação está sob rigoroso controle". Não importa que o índice inflacionário se tenha mantido, nos últimos meses, no teto da meta, e não em seu centro, como ocorreria se estivesse efetivamente sob controle. E o argumento não estaria completo se, no melhor estilo lulopetista, algumas pedras não fossem lançadas sobre o passado: "E lembremos que nos últimos quatro anos anteriores ao governo Lula, em três a inflação ficou acima da meta".

Por sua vez, Lula deixou bem clara a relação paternalista que mantém com sua sucessora, ao dar-lhe conselhos em público, com uma frase cheia de significados nada misteriosos: "Você, Dilminha, pode começar a fazer oposição a você mesma. Porque a gente pode fazer muito mais". Manifestação típica da tática do morde-assopra que aparentemente o patrono do PT tem aplicado para "enquadrar" aquela cujas lambanças ameaçam comprometer seriamente a ambição da companheirada de se perpetuar no poder.

Lula anda tão obcecado com a ideia de corrigir os desacertos de Dilma que tem cometido gafes embaraçosas. No evento de Brasília declarou: "Dilma não é mais do que uma extensão da gente lá. Nós seremos responsáveis pelos acertos e pelos erros que ela cometer". Descartada a hipótese de ele ter usado um "nós" majestático, que transformaria a frase em pura afronta à dignidade presidencial, em nada colabora para melhorar a imagem de Dilma a tentativa de coletivizar a responsabilidade que a ela, e somente a ela, cabe como chefe de Estado e de governo. É o velho truque de socializar os erros e privatizar os acertos.

Falando aos jornalistas depois do evento em Salvador, Lula deixou no ar uma frase capciosa: "Hoje, eu descubro o quanto eu poderia ter feito mais".

Ressurge, assim, no proscênio político, para mostrar que o velho e ardiloso Lula continua sendo o que sempre foi.

Mais 26 policiais são julgados por massacre do Carandiru



São Paulo, 27 jul (EFE).- Na nova fase do julgamento, 26 policiais dos 79 acusados pelo massacre do Complexo Penitenciário do Carandiru (1992), quando 111 presos morreram durante uma operação policial, serão julgados a partir da segunda-feira. A segunda fase começará três meses e meio após a condenação de 156 anos de cada um dos 23 policiais culpados pela morte de 13 presos que estavam em suas celas e nos corredores do pavilhão nove, onde houve o motim que desencadeou a sangrenta repressão policial. No maior massacre da história do sistema penitenciário brasileiro participaram 330 agentes. Os 26 policiais acusados nesta nova fase do julgamento, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, são acusados de cometer 73 das 78 mortes no segundo andar do complexo. O coronel reformado Luiz Nakaharada foi responsabilizado pelas outras cinco mortes nessa ala do presídio, hoje transformado em biblioteca pública e parque ecológico. Nakaharada será julgado após as quatro primeiras fases. 

EFE via Yahoo Notícias


Papa encoraja jovens a serem protagonistas das mudanças sociais



Rio de Janeiro, 27 jul (EFE).- O papa Francisco encorajou neste sábado os jovens a serem protagonistas das mudanças sociais e lhes pediu que "não fiquem na sacada da vida" (observar os eventos sem participar), mas se introduzam nela.

"Por favor, não deixem que outros sejam os protagonistas das mudanças, vocês são os protagonistas do futuro, através de vocês entra o futuro no mundo. Não sejam covardes, não fiquem na sacada da vida, entrem nela, como fez Jesus, e construam um mundo melhor e mais justo", disse Francisco para mais de dois milhões de jovens que participam da vigília da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Francisco disse que acompanhou "atentamente" as notícias sobre "tantos" jovens que em muitas partes do mundo saíram pelas ruas "para expressar o desejo de uma civilização mais justa e fraterna, são jovens que querem ser protagonistas da mudança".

"Encorajo-os a que, motivados pelos valores do evangelho, continuem superando a apatia e oferecendo uma resposta cristã às inquietações sociais e políticas presentes em seus países", afirmou. O papa acrescentou que, no entanto, fica a pergunta: "Por onde começar?" E ressaltou que quando perguntaram à madre Teresa de Calcutá o que era que devia mudar na Igreja, respondeu: "Você e eu".

Hoje Francisco, em um em encontro com as classes dirigentes do Brasil, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, também se referiu, sem citar diretamente, às manifestações sociais dos últimos meses no Brasil e afirmou que entre a "indiferença egoísta e o protesto violento" sempre há a opção do diálogo. Francisco insistiu que além de um humanismo integral que respeite a cultura original e a responsabilidade solidária, é necessário para enfrentar o presente "o diálogo construtivo".
E reiterou: "Hoje, ou se aposta na cultura do encontro, ou todos perdem; seguir a via correta torna o caminho fértil e seguro". 

EFE - Via Yahoo Notícias



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30