xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/07/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 julho 2013

A corrupção que atinge o cotidiano - Por:Emerson Monteiro

Através de exemplos que vêm de cima da pirâmide, a corrupção parece querer dominar os costumes. Olhares em volta detectam inúmeros profissionais de enganar os irmãos, o que virou moda nos quadrantes cinzentos sociais. Aonde observar, ali crescem autores da crise moral que solapa resistência das gerações, trajados e falantes, senhores de vida e morte. Do pequenino ao maior, vírus nefasto da ausência de zelo com o bem público infesta partidos, instituições e os poderes da República, estados, municípios, câmaras municipais, tribunais, conselhos, fábricas, mercados, ruas, praças, becos, favelas, subúrbios, num tsunami de proporções apocalípticas, época das tecnologias de ponta que prevalecem a qualquer custo. Jamais, quais agora, autoridades seguem o código dos corruptos, no entanto andam soltos com direitos nunca vistos, a ponto de circular nos voos domésticos e internacionais posando de vestais, mandando e desmandando tudo quanto é lado.

Havia profecias que davam conta do risco disso um dia constranger o mundo, porém ninguém avaliaria chegasse a essas proporções que invadem nações inteiras, sem limites e escrúpulos. O homem lobo do homem exercita instintos e as garras da ferocidade nos esquemas e fraudes de perversões incalculáveis, além da pura violência, porquanto adotam meios desvanecedores e torpes. Gangues avançam descontroladas ao erário das coletividades, simulam correção e vendem imagem de puros às multidões, instrumentos democráticos no serviço dos piores, marca do tempo da enganação desenfreada.

Por mais diga palavras que definam o quadro de miséria ocasionada pelos invasores da alma popular, restam perdidas no fundo das gavetas da burocracia as faces escuras, longe de tocarem o coração de quem possa reverter o quadro endêmico da dor dos pesadelos.

Corruptos afirmam de boca cheia que eles existem de comum acordo com seus adorados corruptores, os mesmos negociadores de votos, aliciadores que aproveitam dos postos de comando a preço de banana, nos turnos eleitorais de triste memória. Poucos, raros, formadores de opinião, talvez disponham da força de modificar o painel do desencanto, tarefa hercúlea, entretanto. Às vezes, merece avaliar que a humanidade cava deste modo e maneira precipícios que neles cairá, segundo as previsões dos videntes nas várias civilizações. Disso, então, passada a procela, nascerá o período sadio na história que constituirá, só então, a honestidade no melhor dos mundos.


Ainda que constem hipóteses dignas de prova no imaginário popular, onda de limpeza moral da raça em vias de contaminação generalizada pede esperança monumental aos valores eternos da bondade. Justiça soberana alimentará a seu jeito preservação da boa vontade no caminho infinito dos séculos em fim, amém.        

ATENÇÃO - Reunião hoje sobre a EXPOCRATO - No Crato Tênis Clube - 18:00



Movimento do povo cratense contra a saída da Expocrato do Centro da cidade e contra a destruição do Parque Pedro Felício Cavalcante.


Notícias & Comentários deste 25 de julho (Armando Rafael)

Alô-alô Saaec

Sabe a rua mais desprezada de Crato? Sim, aquela mesma: a Pergentino Maia, no Parque Grangeiro. Há cerca de sete meses existe um cano da tubulação de água furado, no 2º quarteirão sentido cidade-bairro Grangeiro, logo após a Escola Dom Vicente Matos. Os  moradores já avisaram à Saaec diversas vezes. Nada foi feito. Nos dias que o trecho é sorteado com água, o lamaçal – cercado pelo lixo e mato – fica molhado que é uma beleza!

Huberto Cabral

Muitos o rotulam de “enciclopédia”. Na verdade, o jornalista Huberto Cabral é, provavelmente, a maior fonte da memória de Crato. Acerca dele, bem definiu o escritor Emerson Monteiro: “Cabral é possuidor de um civismo a toda prova, e faz do rádio sua praia de predileção, sem, no entanto, esquecer permanências pelos jornais, revistas, livros, cerimônias coletivas, etc “. Dihelson Mendonça vai mais longe: “Huberto Cabral, o  Prefeito eterno do Crato ( Ou pelo menos, que o Crato deveria ter ). Uma coisa temos de reconhecer: Cabral é um cratense ufanista, que fez do progresso e adiantamento da sua terra natal, uma causa prioritária da sua vida. (Crédito da foto: Dihelson Mendonça)

Universidade Federal do Cariri-UFCA


Depois de sua posse como primeira reitora da Universidade Federal do Cariri–UFCA, a profa. Suely Salgueiro Chacon anunciou – para o próximo ano – o funcionamento de novos cursos naquela universidade. São eles: Bacharelado em Ciências Contábeis, Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Engenharia Geológica, Bacharelado em Museologia, Bacharelado em Medicina Veterinária e Bacharelado em Química. Enquanto isso os últimos cursos criados na URCA remontam à época do Reitor André Herzog (2004-2007). Aliás, já está no ar, mas em construção, o mais novo portal da recém-criada Universidade Federal do Cariri, como vemos a sua primeira página, acima.

Quem quer faz

Sete meses (janeiro a julho) é tempo mais do que suficiente para mostrar como será o restante dos 3 anos e cinco meses que restam as atuais administrações municipais. Apesar de estar com a popularidade igual a de Dona Dilma – ou seja, despencando de ladeira abaixo –, justiça seja feita: o prefeito Raimundão de Juazeiro do Norte já fez alguma coisa. Depois das 1.700 casas populares, iniciadas no bairro Betolândia, ele vai reformar o prédio da Prefeitura daquela cidade, inaugurado no dia 7 de setembro de 1965 pelo então prefeito, Cel. Humberto Bezerra (acima, foto do projeto de como ficará a Prefeitura de Juazeiro, após a reforma). Enquanto isso, o “Palácio” Alexandre Arraes, sede da Prefeitura de Crato, nunca passou por nenhuma reforma. Deveriam, pelo menos, retirar as estragadas portas e janelas de madeira e substituí-las por similares de vidros em moldura de alumínio. Como previa o projeto original daquele prédio.

A realidade concisamente

Finalmente o Brasil realizou a 28ª Jornada Mundial da Juventude. O que a mídia noticiou? Dois milhões de jovens de 110 nações participaram do evento. Apesar de o Metrô ter ficado paralisado em algumas horas; turistas estrangeiros perdidos; obras inacabadas e filas intermináveis para tudo. Imagine como será a Copa do Mundo no próximo ano...

Cara de pau

Dizem que fogo subindo morro acima e água descendo ladeira abaixo ninguém segura. A queda da popularidade da presidente Dilma Rousseff já é do conhecimento, no mínimo, das pessoas que assistem aos noticiários da televisão. Sintomática, no entanto, foi a reação do ex-presidente Lula. O “Cara” veio a público “mostrar preocupação” (modo de dizer) com o desgaste do “poste” (leia-se: da criatura inventada por ele). “Nosso Guia” declarou que a queda de popularidade da “gerentona” ameaça a continuidade do projeto petista de poder.Grande novidade!

Caindo na real

O Ministério da Fazenda reduziu de 3,5% para 3% a previsão de crescimento da economia brasileira neste ano. Mesmo assim é muito otimismo. Enquanto isso, A previsão para a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 5,2% para 5,7%.

Até um relógio parado marca a hora certa duas vezes ao dia

Foi o que aconteceu com o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes. Até que enfim ele disse uma coisa certa, quando – numa entrevista – chamou a atual  equipe ministerial de “putaria de quinta categoria”, Ciro Gomes desculpou-se, em seguida,  pela “má palavra” dita. Ora, não há de quê, Dr. Ciro!  O termo que o Sr. usou retrata com propriedade o (des)governo que fez de Brasília “A casa de Irene”. O Sr., sem querer, fez-se porta-voz do clamor das ruas.
 

Ô raça

Experiente e precavido, o Papa Francisco – no seu primeiro discurso feito no Brasil, no Palácio Guanabara – avisou: "Eu não trouxe ouro nem prata, só trouxe Jesus Cristo". No local, o público presente era composto por mais de 90% de políticos.  Dizem que ao ouvir a frase do Papa, um deles cochichou: “E que diabo nós viemos fazer aqui?”.

Não colou

Apesar da pressão do governo federal, o Vaticano recusou o uso político da vinda do papa Francisco ao Brasil, limitando-se aos aspectos pastorais da Jornada Mundial da Juventude. Mesmo assim a gerentona repetiu várias vezes, em seu longo e cansativo discurso de boas-vindas ao Papa, que o Brasil saiu da miséria, nos últimos dez anos, graças aos programas sociais dos últimos dois governos, citando, inclusive, o Bolsa-Família.

A crua realidade brasileira

Dona Dilma não disse que esses projetos assistenciais foram criados pelo PSDB, e não pelo PT, este apenas lhes mudou o nome. Ela também não disse que nos últimos dez anos pioraram os baixos índices da saúde e educação públicas; Que o Brasil possui uma das mais ineficientes seguranças públicas do mundo; Que o governo torrou cerca de 30 bilhões de reais para reconstruir estádios de futebol, enquanto o país não tem armazéns para estocar os grãos produzidos pelos heroicos e desprezados agricultores brasileiros. Aliás, argentinos que vieram para a Jornada Mundial da Juventude, ficaram impressionados com a pobreza na periferia das cidades brasileiras. Igualzinho ao que sentiram os estrangeiros que vieram para a Copa das Confederações.

No mais

“É como diz o historiador José Murilo de Carvalho. Em novembro de 1889, o povo assistiu “bestializado” à Proclamação da República por políticos e militares. Em junho de 2013, políticos e militares assistiram bestializados à invasão da “Ré – pública” pelo povo. Sem ordem, já fizemos algum progresso”. (nota publicada na coluna de Ancelmo Góis, n’O Globo)

CRATO - Vamos pensar grande ? Vamos pensar no Futuro ?


Vamos abrir avenidas, criando novos bairros ?


Que tal ganhar uma área verde, um Horto Florestal no centro da cidade, a exemplo das modernas cidades do mundo ? E que tal a URCA com 4 andares e uma vista panorâmica para o maior parque verde do Cariri ? Vamos pensar grande ? Vamos. Que tal abrir novas avenidas ligando o Barro Branco à Expocrato e ao Parque Grangeiro, criando bairros onde hoje é apenas mato ? Vamos pensar grande! - Temos uma área privilegiada no centro da cidade, com árvores centenárias, que com pouco dinheiro, é possível se fazer uma área que sirva ao Crato durante o ano inteiro. Porque gastar 25 milhões comprando ainda um terreno, se já temos um terreno ? É por isso que eu digo: FICAEXPOCRATO. www.facebook.com/ficaexpocrato

Por: Dihelson Mendonça
A informação só é útil se ela puder ser útil à sociedade


Crato Hoje - Pessoas dormem à porta do Posto da Grota para marcar exames


Uma cena que há muito não se via no Crato...

"Passando agora mesmo às 22:30 pelo posto da grota pude presenciar um fato que há muito tempo não via em nossa cidade; Pessoas dormindo na porta do posto para marcar exames, e mais uma vez passei a indagar como muitas vezes fiz aqui no facebook, será que existem prioridades maiores em nossa cidade do que a saúde dos cratenses? 

Sera que 25 milhões estão bem empregados na construção de um novo parque? Se já temos um que gastaria muito menos do que isto para ser reestruturado, será que é isto mesmo que o Crato quer?  Uma cidade com um parque bonito e seus cidadãos dormindo no meio da rua para marcar uma consulta ou exame? Espero que alguém dos que defendem tal mudança ou o gestor possa me ajudar justificando tal fato sem ter que me julgar como alguém que é revoltado ou porque não entrei na mamada ou porque torço contra a gestão. 

Espero que alguém possa me dizer se isto é certo se realmente é este desenvolvimento que nosso Crato quer. Sei que não sou nenhum dono da razão, mas também não sou desumano a ponto de achar que o prefeito é dono da razão. Só me expliquem, e se possível repensem seus conceitos sobre prioridade pois se uma construção é mais importante que a saúde de um ser humano me desculpem mas esta não é a cidade e este não é o gestor que depositei um voto de confiança e que a cada dia me faz um cara descrente de que podemos ter uma gestão para o povo.

Sei poderia ter presenciado tal fato e ficar calado com medo de ser julgado como muitos aqui tem este poder de julgar, mas seria omisso ao que está acontecendo em nossa cidade e que muitos viram a cara pra não ver, mas não serei omisso e espero que possa mudar pois do jeito que vai não sei onde nossa cidade vai parar com um gestor que vê mais prioridade numa construção do quem na saúde dos cratenses. Fica aqui registrado a minha indignação com o descaso que vive nossa população, e que por favor o prefeito olhe por estas pessoas; Apenas olhe; Não precisa se colocar no lugar delas, pois sei o mesmo nunca pensaria nisto, mas que pelo menos, olhe com os olhos que os mesmos o olharam na hora de votar. Olhos de alegria, de esperança e de fé acreditando que surgia ali uma nova era.

 A todos, uma boa noite!

José Eudes
Grupo "Filhos e Amigos do Crato" no Facebook


O Pensamento do Dia - 25 de Julho de 2013


Do filme: "O Gladiador"


SAAEC realiza reparos na Rua Madre Ana Couto, no Centro


A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) realiza trabalho de melhorias em sistema de tubulação, com a substituição da canalização na Rua Madre Ana Couto, no Centro da cidade. O problema de vazamento no local vinha incomodando os moradores e a presidência da SAAEC estava estudando uma forma de resolver a problemática no local, já que a tubulação passava por dentro de uma residência.

Segundo a diretora da SAAEC, Janaína Fernandes, foi avaliada uma forma de resolver o problema, sem que a tubulação tenha que ser emendada, e sim inserida uma nova, sem interferências. Agora, segundo ela, todo material será conduzido, por meio da nova tubulação, direto para o Canal.

A SAAEC tem feito um trabalho constante de acompanhamento direto relacionado aos problemas de abastecimento de água e esgotamentos da cidade do Crato, possibilitando atualmente a concretização de projetos importantes na área de esgotamento sanitário e abastecimento em comunidades, como a Vila Nova.  

Fonte: PMC ( SAAEC )




Geopark Araripe realiza V Colônia de Férias, no Cariri


Iniciada no último dia 24, a V Colônia de Férias do Geopark Araripe, com a presença de 180 crianças, das cidades de Crato, Nova Olinda, Santana do Cariri e Juazeiro do Norte. As atividades contam com a coordenação do setor de Educação do Geopark, que tem a frente a Professora Neuma Galvão. Na próxima sexta-feira, dia 26, em homenagem aos 25 anos do Museu, haverá programação especial, com exposição na praça da Prefeitura e brincadeiras para as crianças.

Já passaram pela Colônia de Férias do Geopark, desde que foram iniciadas as atividades, mais de mil crianças, de todos os geossítios, de comunidades de cidades como Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Segundo a professora, o principal objetivo dos trabalhos, é promover a consciência ambiental, pela preservação e conservação do meio ambiente, além de levar informações importantes aos participantes, a respeito do Geopark e sua relevância para a região. Ontem pela manhã, as crianças do ensino fundamental I e II, de várias escolas, tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades na sede do Centro de Interpretação do Geopark, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, em Crato, a exemplo de uma oficina de bonecos, mímicas, pinturas, brincadeira de roda, desenho, além de oficinas de reciclados, arte com argila e réplicas de fósseis. Também aconteceram visitas à instituições que atuam na área de preservação do meio ambiente.

O trabalho conta com a participação de quatro monitores do Geopark e mais 20 estagiários e continua nesta quinta-feira, com início às 8 horas. A colônia de férias será encerrada na próxima sexta-feira.

Informações:
Universidade Regional do Cariri (URCA)


Deputado Roque solicita veículo para Federação de Aiuaba-CE


A Federação das Organizações Comunitárias do Município de Aiuaba-CE será beneficiada com a doação de um veículo, por parte do Governo do Estado, para o atendimento das necessidades de deslocamento decorrentes das atividades sociais. A solicitação partiu do deputado estadual Sineval Roque (PSB) junto ao titular da Seplag, secretário Eduardo Diogo e com o presidente do Conselho Estadual de educação, Edgar Linhares. “Tanto o secretário Eduardo Diogo, quanto Edgar Linhares manifestaram-se favoráveis ao nosso pedido e estão encaminhando os documentos necessários para a regularização do veículo”, explica Roque. 

Tal pedido se justifica por estar amparado pelo Decreto nº 13.476 de 20/05/2004, publicado no Diário Oficial em 31 de maio de 2004, que autoriza a Administração Pública Estadual a doar bens móveis e equipamentos para entidade pública ou entidade privada filantrópica ou benemerente, quando reconhecida por lei de utilidade pública. A Federação das Organizações Comunitárias do município de Aiuaba é uma entidade social sem fins lucrativos e de utilidade pública que tem como metas trabalhar pela melhoria da comunidade, promover e defender atividades sócio-culturais, educacional e desporto, articular com poderes públicos em todos os níveis, bem como entidades governamentais e não governamentais, na busca de encaminhar reivindicações que venham de encontro com as necessidades rurais. 

Gabinete deputado estadual Sineval Roque (PSB) 
Assessoria de imprensa - Karol Martins /JP/CE 01938


Governador Cid Gomes diz que não tem nem definição se a Expocrato vai sair do local atual


Ontem ( 24 ), o governador Cid Gomes atendeu a mais uma entrevista através da rede social Twitter. Utilizando uma webcam acoplada a um computador, o governador respondeu às perguntas que lhe forma encaminhadas. Uma delas à respeito da Expocrato. Cid foi taxativo quanto a um ponto: "Não tem nem definição se a Expocrato vai sair de lá" ( frase dele ). Disse ainda que lhe foi entregue um documento recente solicitando um novo parque, mas que tudo ainda iria ser analisado.

Falando em Expocrato, ainda hoje, um grupo a favor da permanência do parque no local atual, irá se reunir logo mais, às 18:00 no Crato Tênis Clube. Será a primeira de várias reuniões em que se espera definir um plano de ação a ser seguido. Espera-se elaborar um documento a ser enviado também ao Governador Cid Gomes, solicitando a reforma, ampliação e modernização da Expocrato, sem removê-la no local atual.

www.blogdocrato.com
Desde 2005, registrando todo dia, a História do Crato para a posteridade.



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31