xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/07/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 julho 2013

Contrariando boa parte do povo do Crato, prefeito entrega documento ao Governo, solicitando novo parque de exposições, que deverá ser no Palmeiral.



Uma Mudança Polêmica


Acima: Foto das proximidades da localidade conhecida como "Palmeiral" em Crato, localizada na área norte da cidade, entre a Vilalta e o Posto Palmeiral. Próximo do local fica o leito do Rio Grangeiro, e em época de enchentes, quase toda a região fica alagada.

O prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos, durante a solenidade de abertura da Expocrato 2013, entregou ao secretário de desenvolvimento agrário, Nélson Martins, que na ocasião representava o governador do Ceará, Cid Gomes, um termo de audiência do ministério público, solicitando a construção de um novo parque de exposições para o Crato. A proposta, segundo o prefeito, é que o parque seja construído onde atualmente se encontra o palmeiral. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do município nesta quarta-feira, 17 de julho, o documento foi assinado por representantes de instituições como a Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato (CDL), Câmara Municipal, Prefeitura do Crato, Fetraece, Conpam, Semace, Corpo de Bombeiros, e Universidade Regional do Cariri (URCA).

O CRATO DIVIDIDO

Há muito tempo existe no Crato uma grande controvérsia em relação ao parque de exposições Pedro Felício Cavalcante. Os problemas são diversos, e não se restringem apenas à época da realização da Expocrato. A cidade naturalmente vem crescendo em área urbana e volume populacional, o que tem acarretado transtornos ao tráfego de veículos na área do parque de exposições, causando um estrangulamento, favorecido ainda pelo grande afluxo de pessoas que diariamente se deslocam em ônibus à partir de diversas cidades do cariri até a URCA ( Universidade Regional do Cariri ) que está localizada em área próxima. O próprio parque de exposições encontra-se desestruturado e obsoleto para receber os visitantes, apesar dos lucros astronômicos sempre divulgados enfaticamente pelo grupo gestor do evento, sendo que para 2013 é esperado um volume de negócios da órdem de 100 milhões de reais. Diversos cratenses cobram para onde está indo todo este dinheiro, que em tese, deveria ser investido na própria cidade do Crato, ou no mínimo, para a preservação do próprio parque de exposições.

Boa parte da população ( senão a maioria ), é contra a mudança do local do parque, que a exemplo de cidades onde este tipo de evento é bem-sucedido, como Uberaba-MG, se encontra no centro da cidade, sem qualquer problema. A defêsa da permanência no local é justificada pelo fato de que apenas cerca de 30 a 40 por cento da área de 33 hectares destinada ao parque de exposições é realmente usada, e a Expocrato poderia ainda se expandir bastante, com uma reforma que a tornasse ao mesmo tempo moderna, e permitisse que a população usasse o espaço como área verde da cidade não apenas durante a semana da expocrato, mas o ano todo. Existe um projeto de ampliação do parque de exposições, formulado ainda na gestão passada, do ex-prefeito Samuel Araripe, que segundo o arquiteto José Sales, consiste numa proposta originária dos projetos estruturantes do PRU CRATO/ Plano de Requalificação Urbana do Crato, de sua primeira versão de maio de 2005, e gradativamente veio sendo melhorada e adequada às demandas tanto do Crato, que teria um grande parque central multiuso, como do próprio Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, modernizando-o integralmente. 

25 Milhões - A Promessa do Governador

Em 2009, o então governador Cid Gomes prometeu cerca de 25 milhões de reais, seja para ampliação e modernização do local atual, ou para a construção de um novo parque, dependendo do desejo dos próprios cratenses. De lá para cá as opiniões têm-se dividido; Os que defendem a permanência do parque de exposições, dizem que o local já faz parte da história do Crato, e que destruí-lo, seria enterrar de vez a própria tradição da cidade. Defendem a modernização do espaço, a preservação e ampliação da sua área verde, a exemplo do Parque do Ibirapuera em São Paulo. Segundo Edson Linhares: "Eu vejo o Crato não somente para a geração de hoje, mas para os nossos filhos, e nisso é preciso garantirmos áreas verdes, parques e florestas em meio à selva de pedra. É preciso crescer, porém mantendo a sustentabilidade". Segundo J. Cândido de Carvalho, o Crato "não precisa de um parque novo, precisa é que a Expocrato seja melhor administrada, com os lucros exorbitantes desta festa sendo investidos nela mesma, e o Governo do Estado pode fazer a sua parte, melhorando o local". Os que defendem a saída do evento do centro da cidade, afirmam categoricamente que o parque se tornou obsoleto e seria melhor entregar a área para a URCA se expandir. Este pensamento é compartilhado pelo prefeito do Crato, que defende uma área localizada em local conhecido como Palmeiral, um parque segundo ele, "moderno e com mais segurança para as milhares de pessoas que frequentam a ExpoCrato."

O PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO PARQUE E NOVAS AVENIDAS





De acordo com o projeto de ampliação do parque de exposições Pedro Felício Cavalcante, do Plano de requalificação Urbana do município - PRU, constam ampliação, modernização das instalações e equipamentos do Parque de Exposições, além de melhorias significativas à area central do Crato, incluindo-se a construção de novas avenidas de acesso, calçadão central de 1.400 metros de extensão onde estariam posicionados todos os equipamentos principais do parque, um novo tartesal para leilões, um conjunto de novos pavilhões de exposição agropecuária com 440 baias moduláveis, núcleo de restaurantes, auditório com palco interno e abertura externa semelhante ao novo auditório do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, uma arena de vaquejada, com arquibancadas, uma arena de shows e apoio infraestruturado por manifestações diversas durante todo o ano, urbanização do Riacho do Parque de Exposições e preservação integral da arborização existente, notadamente das grandes timbaúbas existentes, pista de cooper e equipamentos de ginástica ao ar livre, estacionamento para público, estacionamento para expositores currais e apoio infraestruturado, alojamento para tratadores, área de administração do complexo, modernização do Corpo de Bombeiros Militar para suporte ao Parque, modernização das Instalações Cavalaria Militar, dotação de infraestrutura de drenagem e saneamento básico em todo o parque e equipamentos, arborização intensiva e primoroso agenciamento paisagístico com espécies nativas da Chapada do Araripe

Outros detalhes do Projeto de Ampliação, segundo o arquiteto José Sales:

* O projeto prevê a extensão da Avenida José Marrocos entre as imediações do Cemitério a interconectando diretamente com as Ruas Carolino Sucupira e Coronel Antonio Luís, acima do posicionamento das instalações do Campus do Pimenta da URCA, com extensões à Rua Anusia Rolim e à futura ligação Granjeiro/ Lameiro, resolvendo de forma definitiva a questão da mobilidade e acessibilidade ao bairro do Pimenta, ao Granjeiro e ao Lameiro. E também ao Alto da Penha, Conjunto Ossian Araripe e Conjunto Pantanal. Esta seria a maior modernização do sistema viário estrutural do Crato. Drneagem e pavimentação da via. Luminotécnica urbana.

* Reconstrução do Açude do Parque de Exposição a montante, o transformando em uma bacia de acumulação para prevenção dos alagamentos no Parque, no Cemitério, na Rua da Vala e Praça da Sé. Transformação desta situação em um parque acessório ligado ao Baixo Granjeiro

* Urbanização da Encosta do Alto da Penha e arborização intensiva da mesma. Consolidação de via paisagística. Consolidação de pista de cooper e equipamentos de ginástica ao ar livre.Drenagem, saneamento e luminotécnica urbana.

* Urbanização da mata do IBAMA que originalmente faz parte da gleba original do Parque de Exposição e sua abertura para usofruto da população para fruição da natureza. Drenagem e saneamento da gleba urbanizazação do encosta do Alto da Penha.

* A dimensão da intervenção ultrapassaria a área restrita da gleba do Parque que é de 36 hectares, alcançando 44 hectares de benfeitorias urbanas e ambientais.

* Todos os estudos e proposições tem base técnica e podem ser comprovados inclusive do ponto de vista da viabilidade urbanística e ambiental, como econômica e financeira. Não existe nenhuma área com esta dimensão, qualificação e posicionamento logístico, notadamente este, no Crato e já de propriedade pública. Só na compra e urbanização de algo similar seriam empregados algo da ordem de R$ 10 a 12 milhões, que já estão ali amortizados. Urbanização e acesso à mata do IBAMA. A proposta consiste numa adequação do Parque de Exposições para PARQUE CENTRAL DO CRATO, com a reformulação dos usos e espaços, além de obras viárias, com abertura de via pericentral e via paisagística, implantação de drenagem da Área Central e rede de saneamento. Deverá ser um lugar de referência para as Exposições como para esporte e lazer e ter utilização permanente pela população local.

A IDÉIA DE MUDANÇA PARA O PALMEIRAL 

Embora o prefeito do Crato defenda hoje a mudança do parque de exposições do local atual para o Palmeiral, esta idéia não é novidade. No dia 16 de Julho de 2011, em matéria publicada no Jornal Diário do Nordeste, o então Presidente da Associação dos Criadores, Ricardo Biscussia já dizia que uma das reclamações mais frequentes dos expositores da Expocrato é a "falta de espaço" e que "o parque se tornou pequeno para a dimensão da festa". Pela mesma época, no dia 13 de julho de 2011, em entrevista ao radialista Wilson Rodrigues, o Presidente do grupo gestor, Francisco Moura Leitão ( que é sogro do governador que prometeu 25 milhões para a Expocrato ) defendia a idéia de se levar o parque de exposições para o Palmeiral, num terreno que é coincidentemente, de propriedade do Presidente da Associação dos Criadores. Segundo a entrevista do repórter Wilson Rodrigues:

"Para o presidente do grupo gestor da EXPOCRATO, Francisco Moura Leitão os investimentos propostos na requalificação e modernização do parque com sua permanência no mesmo local, não são compensatórios e defende a construção de um novo parque, deixando os 33 hectares à disposição da Universidade Regional do Cariri ou até para a implantação de uma Universidade Federal. Outro ponto positivo apontado por Leitão com a retirada do parque é a abertura de novos horizontes para o crescimento urbanístico da cidade e disse que a melhor área é um terreno de propriedade do agropecuarista Ricardo Macedo de Biscussia nas proximidades da localidade conhecida por Palmeiral e que fica no perímetro urbano." **

PREFEITO DO CRATO DEFENDE PARQUE NO PALMEIRAL


Mesmo contrário ao desejo de grande parte da população cratense, o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos defende a idéia de um novo parque no Palmeiral. A entrega do novo documento ao Governo do Estado solicitando um novo parque causou muita indignação e debate nas redes sociais. 

Segundo A. Barbosa, "O local pretendido do Palmeiral é um alagadiço, inclusive é o leito do Rio Granjeiro em alguns trechos, sem acessibilidade e completa falta de infraestrutura. Seria de muito mais valor para o Crato modernizar a estrutura do parque atual, que serviria à cidade durante o ano todo, do que jogar dinheiro fora"

Segundo Cesar Coelho, "Vamos para a rua protestar, vamos mobilizar a sociedade, digo o povão, que serão os mais prejudicados. Já imaginaram como a população do Seminário, Caixa D'água, Pantanal, Parque Granjeiro, Pimenta, Centro, Alto da Penha, Conj. Novo Crato e outras localidades que hoje vão a pé se deslocarão para o outro lado da cidade?"

FOTOS DA LOCALIDADE CONHECIDA COMO PALMEIRAL EM CRATO:



Acima e abaixo: O local conhecido como "Palmeiral" está localizado na área norte da cidade do Crato, cortada pela Av. perimetral ( Thomaz Ostherne de Alencar ). Diversas pessoas propuseram a conservação do palmeiral, como uma das áreas pouco tocadas e destruídas da cidade.





Acima: Vista do Palmeiral para o lado da cidade, olhando-se á partir da Av. Thomaz Ostherne de Alencar.



Acima: Visão para o lado norte, á partir da Av. Thomaz Ostherne de Alencar. O Palmeiral, que é junto ao canavial, por onde passa o leito do Rio Grangeiro.



Acima: Visão para o lado norte, á partir da Av. Thomaz Ostherne de Alencar. O Palmeiral, que é junto ao canavial, por onde passa o leito do Rio Grangeiro.



Acima: Visão das proximidades do Palmeiral, mais conhecido como canavial, localizado na área norte do crato, próximo à Vilalta, é um terreno de brejo, atravessado pelo Rio Grangeiro. Nos períodos de enchentes, toda essa região fica alagada.

Conclusão:

Seria interessante que a administração do Crato não tomasse qualquer decisão sobre a retirada do parque de exposições do local atual sem antes ouvir a opinião pública. Afinal de contas, os políticos são eleitos para representar o desejo da maioria. E vemos nitidamente em Crato que a maioria é favorável a que o parque permaneça no local atual, até pelo processo histórico de como a cidade foi construída, e sabendo que somente entre 30 a 40% do local está em uso atualmente. Qualquer decisão equivocada, só irá arranhar a imagem do prefeito, cuja popularidade, mesmo há apenas 6 meses de gestão, já não é das melhores. Não convém tomar decisões apenas para satisfazer uma minoria e o desejo de alguns que se dispõe a vender terrenos para um futuro parque de exposições, contrário ao desejo da população, num local sem infraestrutura, e na contramão do progresso. E nisso, é interessante que a população fique atenta também às decisões do Governo do Estado, que já ofereceu verbas tanto para uma ampliação, como para uma mudança. Cabe aos Cratenses, o destino da EXPOCRATO.

Fontes:

** Jornal Diário do Nordeste - Edição de 16 de julho de 2011- Reportagem: Antonio Vicelmo. e Jornalista Wilson Rodrigues - Assessor de Imprensa da PMC ( Edição de 13 de Julho de 2011 ). 
- Com informações da Assessoria de Imprensa da PMC.
Fontes adicionais: Grupo Filhos e Amigos do Crato no Facebook - www.filhoseamigosdocrato.com 

Reportagem e fotos do Palmeiral: Dihelson Mendonça

www.blogdocrato.com
Há 8 anos, o Crato na Internet


Haras Sanharol - Expocrato 2013.


João Pedro com seu potro Flying Machine de 01 ano 07 meses de idade.


Da direita para esquerda: Dr. Menezes Filho, o tratador Zé Li e João Pedro com os animais: Flying Machine Cm, Lady Sanharol leo e Trickster To Go Hsh.

Artista Cratense Elisa Moura no Palco Sonoro da Expocrato 2013




Sempre deve haver espaço para a música de boa qualidade. É o caso da cratense Elisa Moura, que fez sua apresentação no palco sonoro da Expocrato na última terça-feira. O espetáculo, promovido pela URCA, contou com a presença do grupo "SOPROSSONOROS" com Hugo Linard no acordeon, Sávio no contra-baixo, Tico na zabumba e James no triângulo .... Lindo show!!!

www.blogdocrato.com


Prefeitura do Crato promove atividades no período da Expocrato


Cultura promove semana com receptivo aos turistas na rodoviária da cidade

Um receptivo aos turistas que chegam à cidade do Crato foi preparado durante esta semana de realização da Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ExpoCrato 2013. A Secretaria de Cultura do Crato mobilizou artistas, grupos folclóricos, e tem preparado um saboroso café-da-manhã, servido aos visitantes desde o último domingo. Quem chega ao Crato das 6 horas às 8 horas tem a oportunidade de se deliciar com um gostoso café regional, uma gastronomia típica regada a um café quentinho, tapioca, bolo de milho e frutas. E além disso, o colorido especial dos grupos de tradição, além de muita alegria. Estarão ser apresentando até o próximo domingo grupos musicais, com o forró pé-de-serra, como Xôta do Exu, Forró do Meio do Mato, além da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Côco da Scan, Banda Cabaçal do Mestre Bidú e Tambores do Encantado, além de outras atrações.

Secretaria de Meio Ambiente realiza coleta seletiva durante a ExpoCrato

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, em parceria com a Arplast Recicláveis, estará durante toda a semana na ExpoCrato, com um stand onde está sendo  realizada, diariamente, a coleta seletiva de lixo. O trabalho vem sendo desenvolvido por catadores cadastrados ou não. Todos os dias os catadores recolhem o material que é prensado e vendido para a Artplast, com a proposta de sustentabilidade. Com isso, a ExpoCrato inaugura um novo momento, de preservação ambiental, com a emissão de carbono zero durante a realização da festa.

A Arplast Reciclagem atua em todo território nacional desde 2004, fazendo a gestão responsável de materiais recicláveis, transformando resíduos sólidos em matéria prima. A empresa financiou o stand em parceria com a Prefeitura Municipal do Crato, Governo do Estado, Geopark Araripe, com o objetivo inovador de implantar um projeto de sustentabilidade, durante a ExpoCrato, que inclui ainda um estudo de neutralização das emissões de carbono do evento.

O secretário de Meio Ambiente do Crato, Stephenson Ramalho, afirma que essa iniciativa contribui, significativamente, para a qualidade ambiental da cidade. Além disso, segundo ele, o Geopark Araripe disponibilizou estagiários que farão um diagnóstico, através de entrevistas com cada expositor, para que seja feito um mapeamento para um novo plantio de árvores. Ele aproveita o evento para divulgar a campanha, “Menos carbono, mais vida. Recicle seus atos, separe seu lixo”. O secretário ressalta ainda a importância da iniciativa por parte da secretaria de Meio Ambiente em trabalhar com o lixo gerado durante a semana da ExpoCrato, objetivando diminuir o impacto ambiental da feira, primando pela consciência e educação ambiental.

Demutran atua na organização do trânsito, durante a ExpoCrato, e proporciona mudanças em vias

O Departamento Municipal de Trânsito está realizado trabalho de organização do trânsito durante a ExpoCrato, com objetivo de proporcionar melhor mobilidade de condutores e pedestres, durante a festa, que atrai milhares de pessoas para a cidade. Na rua Cel. Antônio Luiz, entre as ruas Rui Barbosa e a Nossa Senhora de Fátima, será proibido estacionar nos dois lados da via, para quem transita entre o Centro da cidade e o bairro Pimenta.

A Rua Carolino Sucupira, entre a Rua Brigadeiro Monteiro (no pé da ladeira ) até a Avenida Maildes Soares de Siqueira também é proibido estacionar nos dois lados da Via. Ao lado da praça Cel. Filemon Teles, foi instalado o ponto dos taxistas e mototaxistas, próximo ao Instituto Cultural do Cariri (ICC). Segundo o órgão, é importante que os motoristas respeitem as vagas para não serem multados e terem os seus veículos removidos. O Demutran ainda lembra a comunidade cratense e aos turistas, que essas proibições de estacionamento são para proporcionar maior fluidez no trânsito, evitando os congestionamentos comuns nessa fase de alta estação na cidade do Crato, em virtude da Exposição.

As interdições

Na Rua Major José Gonçalves (ao lado da Urca) será afixada uma corrente para bloquear a via, no cruzamento com a Rua Carolino Sucupira. Cavaletes serão incluídos nessa mesma rua com a Cel. Antonio Luiz, para que somente os moradores tenham acesso as suas residências. Essa mudança acontece todos os dias de exposição, a partir das 17 horas. Um outro ponto de interdição, será no cruzamento da Av. Maildes Soares de Siqueira com a Rua Rui Barbosa (na esquina da Praça Bi centenário),  onde haverá interdição com cones, cavaletes e correntes, a partir das 17 horas, deixando aquela avenida pra o trânsito de pedestres, gerando mais segurança no trânsito. Os retornos da Av. Maildes Soares de Siqueira, em frente ao Corpo de Bombeiros, e no que fica em frente a Ematerce, serão interditados todos os dias, a partir das 20 horas.

Segurança disponibiliza maior contingente de Guardas Municipais e agentes de trânsito para ExpoCrato

A Secretaria Municipal de Segurança Pública do Crato, através da Guarda Municipal, disponibilizou um contingente de 50 guardas para a Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ExpoCrato 2013, no intuito de proporcionar mais segurança para a população e visitantes da festa.  Ao todo, são mais de 500 pessoas envolvidas com a segurança da exposição, incluindo cerca de 200 policiais militares, de acordo com o Comitê Gestor da ExpoCrato. A Secretaria também disponibiliza os serviços de 25 agentes, que são colocados em pontos estratégicos. Do Demutran, estão disponíveis também os serviços de moto patrulhamento, para agilidade das ações de combate às infrações de trânsito.

Fonte: PMC


Em que tudo se resume - Por: Emerson Monteiro

Amor, eis o resumo de toda a aventura dos seres humanos, que correm, correm, numa busca desarvorada, contudo exercitam milhares de habilidades e estripulias
no entanto reservadas tão aos desencantos. E achar ser isso o fruto principal da vida, nesta ou noutras existências, depois de tantas frustrações e tantos desesperos. O Amor que ativa os sistemas da busca frenética, porém dentro de si reserva essencial que virá à tona cessadas as milhões de vaidades.

Nunca esperar de outros aquilo que já se possui na prática das horas. De olhos fitos no prazer imediato, as sumidades humanas conduzem seus fachos da vitória por trilhas escuras de tentativas inúteis, cheios de empáfia e zelo, nas ações pretensiosas das pistas, largando de lado o valor principal de todo aquele tempo perdido. Batem nas portas de bens materiais e da fama, entretanto perdem o bonde quando veem as oportunidades sumir pelo ralo da poeira, deixando escorrer a energia de fazer o bem e amar os semelhantes.

Ali perto, nas atividades diárias, os entes aguardam a transformação dos demais, sem saber que transformação de si conta os pontos necessários de vencer todos campeonatos e receber todas medalhas, nessa resenha que acontece nos raramentes das histórias individuais e coletivas.

Há quem descreva a corrida do ouro espiritual, da Estrada de Damasco, da demanda do Santo Graal, isso que resume a senda maior do Amor todos os meses da Eternidade. O desejo de felicidade por isso contém no canto principal a construção dentro de si do Amor, pedra de toque dos alquimistas e razão fundamental das cartilhas da Verdade imensa.

Quiséssemos pois indicar o jeito de tranquilizar a mente dos estresses da civilização dos homens, ali haveria o programa de nutrir as malhas do Amor no coração da gente, lição que significa a plenificação do Ser. E querer jamais justificar ausência de orientação, quando nascemos do amor santo dos amantes e chegamos à entrega física e dolorosa das nossas mães no momento instante doloroso do parto de indefesos filhos.


População reclama da exploração na EXPOCRATO, e a chamam de EXPLORA-CRATO


Não gaste com supérfluos! Não se deixe ser explorado!


Ninguém sabe o que o futuro aguarda, com todas as reviravoltas que têm acontecido no Brasil nos últimos dias. Muita gente está preferindo poupar o seu dinheiro em cadernetas de poupança e outros investimentos de bons rendimentos em período de crise, eliminando todo o gasto com supérfluos.

E como existem supérfluos! No Crato, por exemplo, por muitos anos, pessoas se dizem exploradas na Expocrato. Entretanto, nunca foi como neste ano de 2013. As redes sociais fervilham de reclamações dos visitantes e dos próprios cratenses, ante preços exorbitantes praticados no evento, como estes divulgados no Facebook:

PREÇOS NA EXPOCRATO

Agua Mineral - R$ 3,00
Coca-Cola 2l - R$ 12,00
Cola-Cola ( lata ) - R$ 4,00
Caldo de cana (copo) - R$ 2,00
Espetinho - R$ 8,00
Cerveja ( Garrafa ) - R$ 7,00
Cerveja ( Lata ) - R$ 4,00
Hot-Dog - R$ 4,00
Pastel - R$ 5,00
Trident - R$ 3,00

Alguns comentários postados no grupo "Filhos e Amigos do Crato"

Ermeson Silva Dihelson isso ainda não é o pior. A pior parte são os restaurantes e lanchonetes aos arredores da praça da Sé que tem um cardápio específico para o período da expocacrato. Os preços chegam a aumentar 20% sem motivo aparente. Em contra partida o atendimento se torna pior, devido a quantidade de pessoas nos estabelecimentos.

Ermeson Silva Na verdade a tradicional Expocrato não existe mais. O que temos hoje é apenas um motivo pro povo se reunir ao som dessas pseudomúsicas e promover o empobrecimento da arte e da diversão. Não deve demorar pro nome mudar pra ExpoForró!!

Vitor Meirelles Amorim Sem contar as barracas que cobram 10% e ainda cobram pela mesa quando o movimento esta grande.

Dihelson Mendonça Eles gostam de cantar no final da Expocrato que foi movimentado 60 milhões de reais. E pra onde vai esse dinheiro, se entra ano e sai, e o Parque continua sem infraestrutura ? Vai para o bolso de quem ?

Roberval Dias Siebra Caro Dihelson Mendonça, como dito acima a Expocrato é para o turista e não para o Cratense. Quanto ao dinheiro negociado na Exposição, acredito que mais de 70% dos negócios são realizados com grupos e/ou empresas que não são da região do Cariri, começando pela empresa que contrata as Bandas que é de Recife-PE.

Jose Eudes Não sei se procede mas me falaram que um beiju na casa de farinha custava entre 6 e 8 reais alguem sabe se procede esta informação?

Tereza Pinheiro $8,00 reais mais caro que um kilo de goma,kakakaka só no Crato mesmo.

Livia Teles Q absurdo, só no crato mesmoo. por isso q continua assim.

Auxiliadora Mendonca Sim o beiju custa 6,00 reais muito caro por sinal, mas a fila é enorme para se comprar.

Jose Nunes de Alencar Amigo Dihelson Mendonça, como diria meu filho mais novo, na Expocrato A COISA TÁ SINISTRA!! Na barraca localizada de frente a Luiz Jacú tomei 4 cervejas e meu cunhado tomou 3 cachaças, pedi a conta e a garçonete cobrou 41,00 com os 10%, então lhe disse "moça não sou turista, sou daqui mesmo", ela prontamente respondeu "e eu não sou daqui e nem vim pra ficar", como já percebi que a coisa tá sem ordem mesmo, não sei se proposital ou não, paguei a conta e fui para outra barraca com a sensação de quem tinha sido roubado. Uma coisa posso lhe garantir, essas situações tiram o encanto que temos por esta festa.

Anderson Alencar Essa festa ai nunca mais colocarei os pés nela!

Dihelson Mendonça O Roberval Dias Siebra atentou para um ponto importante: 70% das empresas não são Cratenses ( A festa é para os de fora ), mas vejam bem, é uma festa dos que vem armar a barraca aqui, arrecadar 60 milhões e deixar as MOSCAS para o Crato.

Caio Joana Um absurdoo.. um coca de um litro q.comprei ontem foi 7 reais.. o problema estar em nos... see todo n comprassem..so vendenn pq a gnt compra...bando de besta so reclamaar e comprar..fala das festa e estar lah!


ExpoCrato 2013, uma tradição de décadas que se fortalece a cada ano


O Crato possui uma das mais tradicionais feiras agropecuárias do Nordeste brasileiro. A cultura, o turismo, a economia são incrementados com esse grande evento, que se configura numa vitrine do Crato, com os seus valores, para o Brasil.

É um dos momentos em que o Cratense preenche sua auto-estima. Uma das épocas mais alegres e que dão um aspecto especial à cidade. O clima se torna ameno, a cultura fica mais evidenciada, com os grupos de tradição, além de shows de artistas de massa, com bandas de grande porte. Ao longo dos anos, a festa se tornou uma referência para o Estado e por mais de seis décadas tem se fortalecido, no segmento de agronegócios, se tornando importante no contexto de apresentações de novas tecnologias agrícolas, no setor da pecuária, além de divulgar para o público os principais potenciais existentes na terra da cultura. Este ano, são mais de 6 mil animais de várias raças, cerca de 150 criadores de diversos estados brasileiros e praticamente todo o Nordeste, e mais de mil pessoas sendo beneficiadas com empregos diretos e indiretos durante a temporada de sete dias de festa.

A pujança da ExpoCrato chama a atenção pelo grande número de pessoas que atrai ao Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. A Estimativa é que mais de 350 mil pessoas passem pelo parque este ano. São mais de 50 mil visitantes a cada dia. É o local, para muitos, dos saudosos encontros.

A cadeia de hotéis e restaurantes tem o seu maior faturamento nesta época do ano. Praticamente todos estão lotados, com reservas que acontecem de forma antecipada. O Crescimento do evento, a cada ano, tem sido uma das razões para a polêmica mudança do Parque. A discussão tem se ampliado em busca de melhores alternativas, para fortalecer a festa, que tem dado retorno significativo para a economia cratense. Este ano, a expectativa é que os negócios cheguem a R$ 100 milhões.

Fonte: PMC

Previsão do Tempo para hoje, 18 de Julho de 2013


Bom dia, Crato!


Para hoje, quinta-feira, dia 18 de julho de 2013, os serviços de meteorologia do país indicam Sol e aumento de núvens pela manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Não sei porquê, estou com um pressentimento de que realmente choverá desta vez ( ao contrário do que tem acontecido com inúmeras previsões do INPE ).

Outros dados:

Nascer do sol: 05h51 Pôr do sol: 17h36
Temperaturas: Max 31º Min 21º
Ventos a SE a 19km/h
Umidade Relativa do Ar: 88% e mínima de 58%
Índice UV: Extremo 

Fontes: INPE e GOES12


Programa Mais Médicos atrai mais de 11 mil profissionais em uma semana


Em apenas uma semana, o Programa Mais Médicos recebeu 11.701 inscrições de profissionais e 753 inscrições de municípios, informou nesta quarta-feira [17] o Ministério da Saúde. 

Cerca de 80% dos médicos inscritos formaram-se no Brasil e pouco mais de 92% dos interessados são brasileiros. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelos municípios e pelos médicos, até o dia 25 deste mês, na página do programa na internet. De acordo com o Ministério da Saúde, do total de profissionais que deram início ao cadastro, 9.366 se formaram no Brasil e 2.335 no exterior.  Quanto à nacionalidade, 10.786 são brasileiros e 915, estrangeiros. Os médicos participantes receberão bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, como ajuda de custo e farão especialização em atenção básica. Todos os participantes do programa serão acompanhados por instituições públicas de ensino.

Os profissionais formados no Brasil, ou com diplomas validados no país, terão prioridade nas vagas do programa. As que não forem preenchidas por eles serão oferecidas aos estrangeiros inscritos. Só serão selecionados médicos que atuam em países que tenham mais de 1,8 médicos por mil habitantes, com registro comprovado naquele país e que tenham conhecimento da língua portuguesa.

O número de vagas disponíveis só será conhecido após a demanda apresentada pelos municípios. As prefeituras deverão indicar o número de profissionais de que precisam e apontar as unidades de saúde que têm capacidade instalada para atuação dos médicos.

Segundo o Ministério da Saúde, para verificar o real interesse dos médicos em participar da iniciativa, a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde [SUS] entrará em contato com os profissionais que já se inscreveram e que apresentem algum tipo de inconsistência no cadastro.
O Programa Mais Médicos foi lançado na semana passada e tem como prioridade levar profissionais de saúde às periferias das grandes cidades, aos municípios do interior e àqueles mais distantes, principalmente nas regiões Norte e do Nordeste.

O programa foi instituído pela Medida Provisória [MP] 621/2013, conhecida como MP dos Médicos, em tramitação no Congresso Nacional. A medida prevê a contratação de médicos para atuar na saúde básica em municípios do interior e na periferia das grandes cidades, além da criação de mais vagas de graduação em medicina, de residência médica e de mais unidades de saúde.

Agência Brasil


Vaticano divulga agenda do papa Francisco no Brasil



O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, detalhou hoje (17), em entrevista coletiva, a programação do papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, de 23 a 28 deste mês. Francisco chega ao país na próxima segunda-feira (22) e fica até o dia 29. A agenda dele é intensa e inclui visitas à comunidade da Varginha, área pacificada no Rio de Janeiro, conversas com presos e dependentes químicos e várias celebrações com os jovens.

Lombardi disse que Francisco é o terceiro papa a visitar o Brasil, depois de Bento XVI e João Paulo II. O porta-voz lembrou que a presença do papa nas jornadas é fundamental. Francisco circulará de helicóptero, de carros aberto e fechado. No dia 24, ele passará a maior parte do dia em Aparecida (SP). Há encontros com a presidenta Dilma Rousseff; o governador do Rio, Sérgio Cabral; e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes.

Veja aqui o roteiro do papa no Brasil:

Segunda-feira (22)

O papa chega à tarde ao Rio de Janeiro. Ele será recebido no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, o Galeão, pela presidente Dilma Rousseff; pelo arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta; pelo arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. No aeroporto, não há discursos. O papa deve ficar alguns minutos na sala presidencial do aeroporto, enquanto a comitiva toma o seu lugar nos veículos do cortejo papal.

Francisco deixará o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do governo do Estado do Rio, onde ocorre a cerimônia de boas-vindas. Além da execução dos hinos e honras militares, há discursos da presidenta Dilma e do papa. Em seguida há a apresentação das duas delegações (brasileira e do Vaticano). A presidenta acompanha Francisco à Sala Verde do primeiro andar, onde se realizarão os encontros privados. No local, há um encontro de Cabral com o papa e a apresentação da família. Também há um encontro com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e de sua família. O papa deixará o Palácio Guanabara em direção ao Sumaré, onde será a sua residência durante a permanência no Rio de Janeiro.

Terça-feira (23)

O papa cumpre agenda privada, sem previsão por enquanto. O porta-voz disse que ele deverá participar de uma reunião com autoridades e não deverá participar de uma missa destinada aos jovens, na Praia de Copacabana. Francisco deverá descansar neste dia.

Quarta-feira (24)

Às 8h15, o papa Francisco deixa o Rio de helicóptero e vai até Aparecida, onde deve chegar às 9h30, para celebrar a missa e abençoar os fiéis. O papa será recebido pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis e pelo reitor do Santuário, padre Domingos Sávio da Silva.
Às 10h30, ele celebra missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Antes, ele fará um passeio de papamóvel nos arredores do santuário. Francisco almoça no Seminário Bom Jesus, retornando depois ao Rio. No final da tarde, no Rio, o papa visita o Hospital São Francisco de Assis. O hospital, dirigido pela associação homônima, dedica-se à recuperação dos dependentes de droga e de álcool, seja na assistência médico-cirúrgica, assegurada gratuitamente aos indigentes, com cerca 500 leitos. Está previsto um discurso. No início da noite, Francisco retornará ao Sumaré onde jantará de forma privada e pernoitará.

Quinta-feira (25)

Pela manhã, o papa celebra a Santa Missa, em caráter privado, na Residência do Sumaré. Às 9h Francisco deixará o Sumaré em direção ao Palácio da Cidade, onde receberá, às 9h30, das mãos do prefeito Eduardo Paes, as chaves da cidade e abençoará as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e paralímpicos. Às 10h, Francisco deixa o Palácio da Cidade e se dirigirá à Comunidade da Varginha – Manguinhos, para uma visita. A Comunidade da Varginha faz parte de uma ampla favela pacificada no programa de recuperação realizado pelas autoridades brasileiras. O papa será recebido pelo pároco, vice-pároco, vigário episcopal e pela superiora das irmãs da caridade. Em seguida, Francisco se dirige à igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano, na qual vai se encontrar com a comunidade paroquial. Na paróquia, após um momento de oração, será abençoado o novo altar e o papa oferecerá um presente à comunidade. O papa se dirigirá depois ao campo de futebol, onde estará reunida a comunidade. Ao longo do percurso – cerca 100 metros – visitará a casa de uma família da comunidade. O papa fará um discurso e retornará depois ao Sumaré para o almoço privado. Às 17h Francisco deixa o Sumaré em direção à Praia de Copacabana para a Festa da Acolhida aos jovens participantes da JMJ. O ato está previsto na forma de Celebração da Palavra. O papa fará um discurso e abençoará os jovens. Retornará depois ao Sumaré onde pernoitará.

Sexta-feira (26)

Pela manhã, o papa celebra a Santa Missa, em privado, na residência do Sumaré. Em seguida se desloca de automóvel até a Quinta da Boa Vista. Às 10h, o papa recebe a confissão de cinco jovens de cinco continentes (América, Europa, África , Ásia e Oceania). As confissões, segundo o porta-voz, poderão ser em português, espanhol ou italiano. Após as confissões, Francisco se transfere para o Palácio São Joaquim, residência do arcebispo do Rio de Janeiro e será recebido pelos religiosos.

Às 11h, o papa se encontrará, reservadamente, com cinco jovens detentos. Estarão presentes, também, alguns assistentes, acompanhantes dos jovens detentos. Em seguida, Francisco e o arcebispo se dirigirão ao primeiro andar para visitar a capela onde encontrará as irmãs que trabalham na residência.

Às 12h, Francisco rezará a oração do Angelus do balcão do palácio. Em seguida, se encontrará com os 20 membros do comitê organizador e os dez grandes patrocinadores-benfeitores da JMJ para uma saudação. 

Não estão previstos discursos. No salão redondo, no primeiro andar do arcebispado, o papa almoçará com dom Tempesta e com 12 jovens, seis rapazes e seis moças, de várias nacionalidades – representando os cinco continentes, além um casal de brasileiros. O almoço terá a duração de cerca de uma hora. Após o almoço, Francisco retornará ao Sumaré, onde não há agenda prevista. Calcula-se que o papa irá descansar. Às 17h, Francisco estará na Praia de Copacabana para a Via Sacra com os jovens: Francisco, depois de introduzir o ato litúrgico, acompanhará do palco o desenvolvimento da Via Sacra e ao final, fará uma oração, depois, ele retornará ao Sumaré onde pernoitará.

Sábado (27)

Às 9h, Francisco irá à Catedral da Cidade onde celebrará a missa com os bispos da JMJ, sacerdotes, religiosos e seminaristas. A expectativa é que cerca de mil pessoas participem da missa, segundo o porta-voz. Às 11h15, no Teatro Municipal, o papa encontra os políticos, diplomatas, representantes da sociedade civil, empresários, artistas e representantes das maiores comunidades religiosas do país. Francisco fará um discurso.

De volta ao Sumaré, Francisco almoça com os cardeais do Brasil, a cúpula da CNBB, os bispos da região e a comitiva papal. Ele deixa a residência em direção do Campus Fidei, de Guaratiba, onde ocorrerá a Vigília de Oração com os jovens. Francisco tem encontro com os jovens na área preparada para a ocasião pelas autoridades locais. Inicialmente, a previsão é que 2 milhões de pessoas estejam presentes.

Domingo (28)

Às 8h20, o papa deixa o Sumaré em direção a Guaratiba. Durante o deslocamento, o helicóptero do papa sobrevoará a estátua do Cristo Redentor do alto do Corcovado e a cidade do Rio.
Às 10h começa a Missa de Envio da JMJ Rio2013. No evento, está prevista a presença da presidenta Dilma. A Celebração terminará com o anúncio sobre o local escolhido para ser a sede e do ano para a próxima jornada. O papa retorna ao Sumaré onde almoçará com sua comitiva. Às 16h, Francisco encontrará com os integrantes do comitê de coordenação da jornada e do Conselho Episcopal latino-americano. O comitê de coordenação é formado por 45 bispos.

Depois de se despedir dos funcionários da residência do Sumaré, Francisco se dirigirá ao RioCentro onde encontrará cerca de 15 mil voluntários. O papa fará a eles um discurso. Após o evento, o papa se muda para o centro do Rio onde atende os voluntários da jornada. Segundo as previsões, deve haver 15 mil voluntários que representarão as 60 mil pessoas voluntárias para a realização do evento.

Depois do compromisso com os voluntários, o papa seguirá para o aeroporto Tom Jobim onde, às 18h30, está previsto encontro com a presidenta Dilma Rousseff, com discursos. A decolagem do avião que levará a comitiva papal ao Vaticano está prevista para as 19h (horário local). Francisco deve chegar a Roma às 11h30 ( horário da Itália).

Agência Brasil


Deputado Ely Aguiar critica prática de preços abusivos na Expocrato


O deputado Ely Aguiar (PSDC) afirmou, na ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (17/07), que comerciantes e organizadores da Feira de Exposições do Crato (Expocrato) praticaram preços abusivos durante o evento.  Segundo ele, ingressos para show que custariam R$ 20 em Fortaleza lá eram vendidos a R$ 150. “As pessoas estavam revoltadas. Cobravam R$ 25 por uma mesa. Tudo estava entregue ao Deus dará”, lamentou, pedindo ao Governo do Estado a intensificação da fiscalização nas próximas edições. BC/AT

Assembléia Legislativa do Estado do Ceará





Comunidades do Distrito Baixio das Palmeiras do Crato clamam por socorro! - Por: José Nunes de Alencar



As comunidades do Distrito Baixio das Palmeiras, Baixio do Muquém, Baixio do Oiti e Monteiros, estão praticamente ilhadas em razão das precárias condições das estradas, estão em total estado de abandono. 

As consequencias são de toda ordem. Há muito tempo essas comunidades sofrem com o descaso do Poder Público Municipal, deixando as estradas literalmente intransitáveis. Não é compreensível o descaso do Poder Público Municipal com esses moradores, a não ser que a falta de atenção seja motivada pelo pequeno número de eleitores. É importante que se grite aos quatro ventos, seja para os gestores passados, seja para o atual, seja para os futuros, ESSES CRATENSES MERECEM E EXIGEM RESPEITO!!!

Por: José Nunes de Alencar



FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


A Fonte Musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

SOFTERIA - Um local feito para pessoas que gostam de Qualidade e Delícias ( Em Crato )


SOFTERIA - NO SHOPPING RESIDENCE, Loja 8B


Agora em Crato, no Shopping Residence, a SOFTERIA. Um local feito especialmente para as pessoas que gostam de qualidade e delícias. Lá, você poderá provar Sorvete expresso, petit gateau, torta de limão, cheesecake, Milk Shakes, Sundaes e muitas outras coisas maravilhosas.








Dê uma passadinha por lá e confira, um local aprazível, feito com carinho pra você que gosta do que é bom.




Softeria, o seu espaço de sabores e delícias
Rua Santos Dumont 138 – loja 8B – Shopping Residence - Crato

Anuncie no Blog do Crato - A melhor vitrine da Internet no Cariri
Entre em contato pelo e-mail: blogdocrato@hotmail.com


Maioria dos prefeitos é contra a reeleição e defende mandato de 6 anos, diz pesquisa da CNM


Fim da reeleição, mandato de mandado de 6 anos, limite de reeleição para os parlamentares e financiamento público de campanha.  Estas são sugestões defendidas pela maioria dos prefeitos e prefeitos que participaram da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.  A pesquisa foi aplicada pela Confederação Nacional de Municípios [CNM] durante o período do evento, de 8 a 11 de julho.

A pesquisa incluiu um total de 12 questões que estão sendo discutidas no momento pelos líderes partidários tendo como tema a reforma política. Foram ouvidos um total de 674 gestores municipais, entre os quais 622 prefeitos e prefeitas. No item que trata da reeleição para cargos executivos (presidente da República, governador e prefeito), 39,5% indicaram que o instituto da reeleição deve ser mantido e 60,5% manifestaram posição contraria. Sobre a reeleição por prazo indefinido de senadores, deputados federais e estaduais e vereadores,  73,3% dos consultados defendem que deve haver um limite e os outros 26,7% optaram pela manutenção da regra atual. Quanto a duração do mandato para cargos do executivo, a história mostra várias mudanças: quatro anos durante a República Velha;  cinco anos após a Era Vargas; o mesmo período no começo da redemocratização, com José Sarney e Fernando Collor, e novamente quatro anos a partir de Fernando Henrique Cardoso. A maioria dos pesquisados (53,3%) indicou que 6 anos é o tempo que deveria durar o mandato. Outros 37% indicaram que o período ideal seria de 5 anos e, 9,7% indicou 4 anos.

Na discussão sobre o sistema a ser adotado para eleger deputados o voto distrital permanece com a preferencia com 42,4% dos entrevistados, seguido de perto com o sistema atual - voto proporcional - com 40,7%. O voto distrital misto recebeu 8,5%, outras formas com 4,8% e somente 3,5% indicaram a lista fechada como sendo de sua preferência.

* Com informações da CNM 


Dilma Rousseff e Cid Gomes dão início às obras do Cinturão das Águas


Nesta quinta-feira (18), a Presidenta Dilma Rousseff, o Governador do Estado, Cid Gomes, e o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, autorizam a primeira ordem de serviço do Trecho I do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). A obra vai garantir o abastecimento hídrico beneficiando toda a região do Cariri. Este é mais um empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para expandir a oferta de água nas regiões mais secas do Nordeste.

Com 158 km de extensão, o primeiro trecho do CAC vai levar água do reservatório Jati, no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, para toda a região do Cariri, passando pelo rio Cariús, afluente do Jaguaribe, chegando até o açude Orós. Trata-se de um amplo sistema, a partir de um canal principal com 30 m3/s de vazão, capaz de abastecer 17 municípios cearenses com água para consumo humano, hidratação animal e também para promoção da agricultura irrigada e de atividades industriais.

O investimento total chega a R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 1,1 bilhão de recursos federais e R$ 393,5 milhões de contrapartida do governo estadual. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2015, beneficiando os municípios de Jati, Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Mauriti, Barbalha, Crato, Milagres, Nova Olinda, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Aurora, Cariús, Iguatu, Quixelô, Icó e Orós.

Obras estruturantes – O Ministério da Integração Nacional executa e apoia cerca de 250 grandes empreendimentos pelo PAC, além de centenas de pequenas e médias obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário e recuperação de bacias hidrográficas. Com investimentos superiores a R$ 1,1 bilhão,no PAC2, já foram concluídos mais de 1.000 km de adutoras e canais, além de barramentos que acrescentaram 585 milhões de metros cúbicos na capacidade de armazenamento do semiárido.

Governo do Estado do Ceará



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30