xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/07/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 julho 2013

URCA mobiliza centenas de artistas em cortejo pelas ruas, durante abertura da ExpoCrato



O colorido da cultura tomou conta das ruas do Crato. Mais de 500 artistas de 21 grupos de tradição popular foram mobilizados pela Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão com apoio da Secretaria de Cultura do Crato e Geopark Araripe, para participarem do I Cortejo da Cultura Popular, que ocorreu na abertura da Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados do Crato. O evento ocorreu simultaneamente à abertura oficial da ExpoCrato.

O I Cortejo da Cultura Popular contou com a participação de artistas das cidades do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Várzea Alegre e Lavras da Mangabeira. Participaram grupos de reisado, maneiro-pau, côco, bandas cabaçais, escolas de samba, grupos de maracatu, entre outros que alegraram o final de tardem a partir da concentração, na praça da Sé, no último domingo. Os brincantes saíram às 18h30 da Sé e finalizaram o cortejo no Stand da URCA, dentro do Parque, onde a festa continuou com a apresentação de cada grupo e a abertura da programação do Palco Sonoro.


Autoridades visitam o Stand da URCA

A Reitora da Universidade Regional do Cariri – URCA, Professora Otonite Cortez, juntamente com a Pó-Reitora da Extensão, Sandra Nancy, recepcionaram autoridades do Cariri e Estado do Ceará, durante a abertura oficial para visitação do Stand da URCA na ExpoCrato, que até o próximo dia 21 deverá receber mais de 15 mil pessoas. Este ano, a homenagem está voltada para “Águas que movem histórias, tradições e culturas do Araripe”. Para a principal temática do stand esse ano, uma abordagem especial dos poetas da Academia de Cordelistas do Crato, que em versos traduzem os encantos e as lendas das águas da Chapada do Araripe.


Estiveram presentes no local, o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, representando o Governador Cid Gomes, o secretário das Cidades, Camilo Santana, além do senador Eunício Oliveira e o prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos e a primeira-dama Gilvânia Mattos, dentre outras autoridades.

Um dos destaques do stand é um recorte de um mapa do século XVX, que traça o caminho das águas do Cariri, e mostra os locais onde começaram a se formar os primeiros povoamentos da região, na pintura do artista plástico Paulo Bento. À entrada, fica para uma projeção da fonte da Batateira, um dos mais belos cartões postais do Cariri. O trajeto do stand segue o curso dos rios, com o colorido especial e as imagens captadas pelos fotógrafos Allan Bastos, Jackson Bantim e Catulo Teles. O local ainda conta com a Bodega Cultural, onde são encontrados artigos de artistas como Espedito Seleiro e xilogravuras. 

Palco Sonoro: espaço alternativo no stand da URCA, com música de qualidade, valorizando a cultura regional

Mais de 100 artistas fazem a festa no Stand da URCA, durante todos os dias de realização da ExpoCrato, na programação especial, desenvolvida pelos artistas da região, selecionados por meio de edital para o Palco Sonoro. As apresentações acontecem desde o dia 14, abertura da Expocrato, com o cortejo dos grupos de folclore. Todos os dias, um grupo de tradição popular abre a programação. Na segunda aconteceram shows dos artistas Elisiana Moura, Silvino, Cleivan Paiva e a banda Nightlife.


Nesta terça-feira, as apresentações houve apresentações dos grupos Águas de Marte, Aécio Rodrigues e Verônica Decide Morrer. Nesta quarta-feira, estarão se apresentando, além do grupo de tradição, Verenita, Os Caba de Gonzaga e Banda Mary Roots. O Palco Sonoro contará com a presença dos artistas até o próximo sábado, à noite. 


Antes de realizar as apresentações, os artistas estiveram reunidos com os organizadores do Palco Sonoro, e chegaram a elogiar a forma como a Universidade juntamente com os parceiros, têm trabalhado no sentido de ter um espaço para prestigiar os artistas da região. Este ano, o palco conta com um melhor infraestrutura, possibilitando apresentações de maior porte no stand da URCA.

Fonte: URCA


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30