xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/07/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 julho 2013

Governo francês descarta erro humano como causa de acidente de trem em Paris


O ministro de Transportes da França, Frédéric Cuvillier, descartou neste sábado que um erro do condutor tenha causado o acidente de trem ocorrido ontem no sul de Paris, no qual seis pessoas morreram e 30 ficaram feridas. 

"Não foi por erro humano", afirmou Cuvillier em entrevista à emissora de rádio RTL, na qual chegou a exaltar o trabalho do condutor da locomotiva.  "Ele teve reflexos absolutamente extraordinários ao ativar o alerta imediatamente, o que evitou a colisão com um trem que vinha em sentido inverso e que, por poucos segundos, teria se chocado com os vagões que descarrilaram", explicou o ministro.  De acordo com Cuvillier, os investigadores devem verificar tanto o trem como a infraestrutura fixa, e em particular a zona de transição das linhas, a cerca de 200 metros da entrada da estação de Bretigny-sur-Orge, onde ocorreu o descarrilamento. 

O ministro também confirmou que durante a noite não foram encontradas novas vítimas entre os vagões que tombaram e que, desta forma, os números oficiais seguem em seis mortos e 30 feridos, dos quais oito se encontram em estado grave. Nesta manhã, os trabalhos de resgate com guindastes, para comprovar que nenhuma pessoa tinha ficado entre as ferragens, seguiam intensos. 

Segundo as primeiras conclusões apresentadas ontem à noite pela companhia ferroviária SNCF, o trem Paris-Limoges que tinha saído da estação de Austerlitz da capital francesa saiu dos trilhos em Bretigny-sur-Orge às 17h14, mas não por uma velocidade excessiva, já que a locomotiva circulava a 137 km/h em um lance em que é permitido até 150 km/h. Outro trem similar tinha passado por essa mesma via a meia hora antes sem que houvesse nenhuma indicação de problemas no ponto de transição, que tinha sido objeto de uma revisão no último dia 4 de julho. 

Cuvillier insistiu hoje na transparência das três investigações que estão sendo realizadas paralelamente pela justiça, Ministério de Transportes e a Sociedade Nacional de Ferrovias (SNCF). Até o momento, a linha Paris-Limoges-Toulouse segue fechada. 

EFE - Via Yahoo Notícias


Crato - Notícias administrativas - PMC


Município se prepara para receber turistas durante a ExpoCrato 2013

Será aberta, oficialmente, no próximo domingo, a 62ª edição da Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ExpoCrato 2013. O evento deverá reunir, de 14 a 21 de julho, cerca de 350 mil pessoas na cidade do Crato, se configurando com uma das maiores festas agropecuárias e culturais do Brasil.

Serão várias atrações nacionais e regionais durante os dias de festa na cidade. A ExpoCrato é realizada por meio do Governo do Estado, com diversas parcerias. A Prefeitura do Crato tem realizado várias ações na cidade, no intuito de recepcionar os visitantes. A administração está organizando no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante um stand, visando à valorização do Crato como cidade turística, histórica e cultural, também levando informações necessárias para os visitantes, sobre as principais potencialidades locais.

Vários serviços já estão sendo executados por meio das secretarias municipais, no intuito de  possibilitar melhores condições receptivo aos turistas, com melhoria da sinalização, além da recuperação de ruas. Os serviços relacionados a fiscalizações já vêm sendo desenvolvidos. Um deles está sendo prestado por meio da Secretaria de Saúde do Crato, com o setor de Vigilância Sanitária, que tem efetivado as fiscalizações nos estabelecimentos comerciais, principalmente de bares, restaurantes, hotéis e afins, na cidade, como forma de proporcionar um período tranqüilo para toda a população. Além disso, haverá um serviço permanente no Parque para fiscalizações e orientação dos barraqueiros.

Crato é beneficiado do ‘Programa Patrulha Mecanizada’

O Município do Crato foi contemplado com o Plano Safra Semiárido 2013/2014, do Governo Federal. O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, juntamente com o Governador do Ceará, Cid Gomes, estarão lançando nessa sexta-feira, 12, em Fortaleza, o programa. Na ocasião, será oficializado o lançamento do Programa Aceleração do Crescimento – PAC 2, através do projeto de lei, oriundo do Executivo. O Crato será beneficiado com equipamentos, como patrulha mecanizada. Os equipamentos a serem repassados para o Crato são um trator de esteira e uma escavadeira, que vão auxiliar na construção de pequenos açudes para incentivar a piscicultura no município, beneficiando o trabalho do pequeno e médio produtor.

Novos formandos pelo Pronatec recebem certificados em Crato

Com dezenas de cursos ofertados, foram entregues, no final da tarde de ontem, em Crato, certificados aos estudantes que concluíram as novas formações profissionais ofertadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Município. O trabalho foi desenvolvido por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na quadra Bicentenário, numa cerimônia que contou com a presença do Vice-Prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho. Ele parabenizou a todos os concludentes do curso, e enfatizou que o Pronatec impõe respeito e credibilidade aos formandos, no mercado de trabalho.

Segundo a Coordenadora do PRONATEC no Estado do Ceará, Dorinha Madeira, entre os meses de fevereiro e junho, já foram ofertados mais de 300 cursos no nosso município, e a meta do programa é ofertar 1500 cursos por ano.  O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, no ano de 2011, e tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Além disso, o programa visa aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. Também estavam presentes no evento, a primeira-dama do município do Crato, Gil Gomes de Mattos; as secretárias de Educação, Meyre Sampaio Muniz de Camargo; Trabalho e Desenvolvimento Social, Elisangela Rodrigues Leite Moura; além de representantes do SINE/IDT e SENAC, coordenadoria de Políticas para a Juventude do Crato; CRED 18º e instrutores do SENAC.

Governo do Crato representado no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

A secretária de Saúde do Crato Aline Alencar Franca esteve participando do XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e X Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência representando o município. Os eventos que aconteceram de 07 a 10 de julho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília-DF tiveram como tema: “Responsabilidade interfederativa no SUS: Desafios e agenda dos municípios”. A secretária ressaltou a relevância de sua participação no congresso para melhor buscar melhorias para a saúde pública no município do Crato.

Aline destaca entre outras coisas o anuncio do Ministério da Saúde sobre as melhorias no financiamento do Piso de Atenção Básica- PAB. “O PAB consiste em um valor mínimo de recursos financeiros destinados a investimentos de procedimentos e ações de assistência básica, de característica municipal” Explica. Esses recursos financiam: consultas médicas em especialidades básicas; atendimento odontológico básico; atendimentos básicos por outros profissionais de nível superior e nível médio;visita e atendimento ambulatorial e domiciliar do Programa de Saúde da Família (PSF); vacinação;atividades educativas a grupos da comunidade; assistência pré-natal e ao parto domiciliar;atividades de planejamento familiar entre outros. Aline Franca ainda salienta que durante o evento foram disponibilizadas oficinas, seminários, lançamentos de publicações, painéis, mesas redondas. “Tratou-se de uma ótima oportunidade de aprendizado, troca de informações com gestores de todo o país, bem como, trabalhadores da saúde, pesquisadores, dentre outros” conclui.

Prefeitura assume parcialmente manutenção da iluminação pública do Crato

A Prefeitura do Crato assume parcialmente a iluminação pública e faz Substituição das luminárias na Avenida J. P. B. de Menezes, Praça da Asa  e asfaltamento de vias no bairros Independência e Seminário. A administração realiza desde terça-feira, 09, a substituição das luminárias queimadas, quebradas e troca de reatores, ao mesmo tempo que realiza o asfaltamento das vias que fazem ligações entre estes bairros. Os trabalhos terão continuidade durante todo o mês de julho e atenderá toda a cidade. O Prefeito Municipal, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, e o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Manoel Saraiva Melo – Venâncio estiveram no último dia 3, em Fortaleza, com o diretor institucional da Coelce, Dr. Nunes, com a finalidade de tratar da iluminação pública do Município. O objetivo é poder proporcionar os serviços de manutenção de forma mais eficiente. A prefeitura mantém um contrato com a Coelce, mas o prefeito municipal tem solicitado com freqüência a melhoria dos serviços. São pagos a cada mês para manutenção incluindo a troca de lâmpadas, dentre outros serviços, R$ 28 mil.

Pronatec realiza entrega de certificados para participantes de cursos nesta quinta-feira, dia 11

Será realizada no próximo dia 11, às 16 horas, na quadra Bicentenário, a solenidade de entrega de certificados dos concludentes dos cursos do Pronatec. O projeto é uma parceria do Governo Municipal do Crato, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-SENAC e a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRED). A coordenação convida todos os alunos que participaram dos cursos ofertados pelo SENAC, vinculado ao Pronatec, para participar da solenidade e receber a certificação do curso. As aulas foram iniciadas em fevereiro de 2013 e concluídas neste mês de junho. Foram ofertados cursos de Padeiro Confeiteiro, Costureiro, Operador de Computador, Cuidador Infantil, Cuidador de Idoso, Promotor de Vendas, Maquiador, Depilador e Manicure e Pedicure.

NOTA – Solicitação de Alvará

A Prefeitura Municipal do Crato, através do Setor de Tributos, vem informar aos contribuintes, que a partir do dia 23 de julho de 2013, os documentos necessários para a solicitação do Alvará de Construção serão:

- 03 PLANTAS;
- CÓPIA DA ESCRITURA;
- CÓPIA DO BOLETO CREA;
- ART;
- CERTIDÃO NEGATIVA DE DEBITOS MUNICIPAIS (CND);
- PROJETO;
- CRONOGRAMA FÍSICO E FINANCEIRO.

Secretaria de Cultura do Crato lança ‘Quermesse Cultural’, a partir desta sexta-feira

Dando início à programação das férias, a Secretaria de Cultura do Crato lança nesta sexta-feira (12/06), o projeto Quermesse Cultural, que acontecerá na RFFSA, a partir das 17h. O objetivo é criar um espaço em que arte, negócios e diversidade cultural caminhem juntos para possibilitar a ampliação de oportunidades de fruição de bens culturais pela população. Mas a Quermesse Cultural não para por aqui. Ela será estendida a todos os bairros e distritos da cidade de forma continuada democratizando o acesso à cultura e promovendo a interação entre diferentes localidades do município.

“A Quermesse é uma oportunidade de levarmos as ações da secretaria de Cultura até os bairros mais distantes e, a cima de tudo, darmos visibilidade à arte e cultura realizada em nosso município”, explica a coordenadora do Núcleo de Gastronomia, Soraya Pyancó, e responsável pela produção da Quermesse. Segundo a Secretária de Cultura, Dane de Jade, essa ação faz parte de um plano de programa muito maior. “Acreditamos que ações como essa são essenciais para o desenvolvimento territorial de nosso município. Há em todo o município, uma profusão de artesãos e mestres da cultura que produzem artefatos extremamente originais. Entretanto, com a descaracterização da cultura local, percebemos uma apatia entre esses produtores que passam a não mais imprimir em suas confecções, traços e características que delineiam a nossa cultura.  A criação de um espaço que sirva de vitrine para seus produtos e criações  é uma forma de valorizar a cultura e diversidade da região, atuando como catalisador dos pilares que estruturam nossos valores”, explica a secretária. Extraordinariamente, a quermesse terá seu início nesta sexta-feira, entretanto, ela ocorrerá na ultima quinta-feira de cada mês.

QUERMESSE CULTURAL

Data: Sexta-feira - 12 de Junho
Local: RFFSA
Horário de início - 17h/Término - 22h

PROGRAMAÇÃO:

- Tenda mística com várias linguagens como: massagens, haike, tarô, búzios;
- 20 barracas distribuídas para gastronomia regional, artesanato local, mudas nativas, artes plásticas;
- 01 tenda com 01 radiola e diversos discos de vinil à disposição do público;
- Amplificadora intercalando músicas e entrevistas ao vivo
-01 tenda literária infantil com contações de histórias;
- Lançamento  do CD de Naninha do Coco
- Forró pé de serra com o Trio Pé de Ouro

Fonte: PMC


Crato - Previsão do Tempo para hoje, 13 de Julho de 2013


Bom dia, Crato!


Um amanhecer totalmente nublado e com chuva foi o que tivemos hoje no Crato. Até este momento, 07:00 permanece uma fina garoa sobre a cidade. Choveu pouco durante a madrugada. A previsão do tempo indica para hoje, dia de Sol com algumas núvens e não chove.

Nascer do sol: 05h51 Pôr do sol:17h36
Temperaturas: Max 30º Min 21º
Ventos a SE a 15km/h
Umidade Relativa do Ar: 94% 57%
Índice UV: Extremo

Fontes: INPE e GOES12


ExpoCrato 2013 deverá ter um aumento de 25% nas vendas


Evento, que tem início neste, é considerado a festa mais tradicional da região do Cariri

Crato. Uma das maiores exposições centro-nordestinas de animas e produtos derivados começa no próximo domingo, com a ExpoCrato, em sua 62ª edição, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. É a festa mais tradicional da região do Cariri. A abertura oficial, com a presença de autoridades, será a partir das 17 horas e a expectativa é que a cidade receba nos próximos dias milhares de visitantes. Neste período, além dos setores de confecções e calçados, as áreas de hotelaria e restaurantes são as que mais faturam. Há segmentos em que a estimativa de aumento nas vendas é de 25%. É a fase em que a economia local é mais aquecida, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), Francisco Parente. Este ano, a festa no parque contará com atrações como o Paralamas do Sucesso e Chiclete com Banana. A expectativa é recebe mais de 350 mil pessoas de 14 a 21 de julho. Os shows começam a ser realizados a partir deste domingo atraindo um grande público.

Segundo o presidente do Grupo Gestor da ExpoCrato, Francisco Leitão Moura, o crescimento da festa a cada ano é bem visível e consegue se destacar no cenário estadual como a maior feira agropecuária do Ceará, a segunda maior do Nordeste, depois de Salvador, na Bahia, e está entre as cinco maiores do Brasil. Serão mais de 6 mil animais, mesmo num período considerado de grande estiagem em toda a região Nordeste.

E a maioria dos comerciantes aguarda com expectativa o período e procuram abastecer com novas mercadorias os estabelecimentos. O empresário Sérgio Almeida, do setor de confecções, aposta na comercialização dos seus produtos a partir das próxima sexta-feira. "A esperança é que realmente possamos vender até mais de 25% do que o normal", disse ele. De acordo com o comerciante, as pessoas precisam entrar no clima da ExpoCrato, para haver uma movimentação maior em todos os segmentos. Ele o bserva que há um grande aumento nas vendas informais em toda a cidade, além do crescimento de empregos neste período. Segundo Leitão Moura, são mais de 1000 empregos diretos e indiretos gerados com a festa. "Sem dúvida, há um crescimento significativo de postos de trabalho, além de um aquecimento representativo da economia local", afirma.

Serão realizados durante os dias de festa três grandes leilões de animais, de várias raças, além da exposição internacional de cães. Este ano, o presidente do grupo gestor destaca a instalação de uma usina de reciclagem de lixo dentro do parque, no intuito de minimizar os problemas causados pela poluição e grande produção de entulhos.

Atrativos

"A finalidade é não ter emissão de carbono, com a plantação de árvores no local", afirma. O trabalho é uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Município. Mas dois grandes atrativos no parque se tornaram destaque todos os anos, além de uma tradição. São a minicasa de farinha, com a comercialização de tapioca de amendoim, coco e natural, além do mini engenho de cana-de-açúcar, com a moagem da cana para a venda da garapa com limão e gelo, além do mel. Ano passado, conforme a direção do parque, foram utilizadas na moagem cerca de 120 toneladas de cana. Cerca de 10 toneladas de farinha são utilizadas nas tradicionais tapiocas de forno.

Este ano, o grupo gestor está realizando algumas mudanças no parque para a adequação dos trabalhadores, que vêm durante o período das fazendas dos diversos estados do Nordeste, sul e sudeste do Brasil. O Ministério Público, por meio de Termo de Ajustamento Conduta (TAC), solicitou várias mudanças no parque, para adequar o alojamento desses profissionais, além da melhoria de acesso nos pavilhões, como a inclusão de rampas para deficientes.

De acordo com Leitão Moura, todas as mudanças solicitadas pelo Ministério Público estão sendo atendidas na medida do possível, como forma de possibilitar uma festa num contexto de organização melhor. Ele disse que haverá um reforço na segurança dentro do parque, com mais de 200 homens da Polícia Militar.

Premiação

Além da programação técnica com premiação para os melhores animais e criadores, a festa ainda inclui shows de bandas e artistas como Toca do Vale, Edson Gomes, Garota Safada, Mastruz com Leite e Jorge & Mateus. A área reservada para os shows é de 420 mil m². Possui, ainda, 40 camarotes, dois palcos, duas tendas eletrônicas, espaço para esportes radicais e capacidade para 100 mil pessoas. A cultura popular conta com o espaço Mestre Elói dentro do parque. A área de experimento agrícola, em diversas culturas serão contemplada no estande da Empresa de Assistência Técnica e Rural do Ceará (Ematerce). Serão vários experiências expostas para os produtores agrícolas da região, com a participação dos técnicos, que farão as orientações necessárias. Segundo a gerente da Ematerce, em Crato, Elcileide Mendonça, se buscou contemplar áreas voltadas para agricultura de sequeiro.

Durante todos os dias de exposição, poderão participar das oficinas cerca de 20 produtores. "É para nós um evento de grande relevância, porque temos a oportunidade de vivenciar esse momento de troca de experiências", diz a gerente. O artesanato também ganha espaço significativo no espaço do Parque Pedro Felício Cavalcante, com a venda de exemplares de trabalhos de diversas cidades do Cariri, com a feira dos artesãos, próximo ao portão de entrada do Parque. Este ano, no espaço destinados aos shows, a justiça proibiu a entrada na área de shows de crianças menores de 10 anos. E as com 12 anos, deve estar no local com a presença dos pais ou responsável.

Mais informações:
Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante,S/N
Praça Filemon Teles
Centro
Telefone (88) 3523.2120 


Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 13 de Julho de 2013


URCA trará exposição “Águas que movem histórias, tradições e culturas do Araripe” para ExpoCrato 2013


A Instituição realiza cortejo na abertura da ExpoCrato, com grupos de tradição de várias cidades do Cariri. Uma homenagem às águas do Cariri será realizada por meio da Universidade Regional do Cariri (URCA), com stand que mostra essa potencialidade para toda a região. Para marcar o Ano Internacional de Cooperação pela Água, coordenado pela UNESCO, a Instituição, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e o Geopark Araripe, apresenta a exposição “Águas que movem histórias, tradições e culturas do Araripe”.

Um cortejo com grupos de tradição será realizado na abertura da ExpoCrato, saindo às 18h30, da praça da Sé, em direção ao parque. Atrações alternativas, com artistas da região, se apresentam todas as noites no Palco Sonoro, de frente ao stand, como opção aos visitantes. O artesanato local também será valorizado, com os Geo Produtos, com expositores que concorrem a edital para levar ao público o artesanato produzido na área que compõe o Geopark Araripe. Veja programação completa no site da Urca: www.urca.br

Portaria suspende atividades acadêmicas da URCA nos campi de Crato e, Pirajá, em Juazeiro do Norte, de 14 a 21 de julho

A Reitora da Universidade Regional do Cariri – URCA, Professora Antônia Otonite de Oliveira Cortez, por meio da Portaria nº 455,considerando a realização da 62ª Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ExpoCrato 2013, no período de 14 a 21 de julho, resolve suspender as atividades acadêmicas da Instituição, nos turnos da manhã, tarde e noite. As aulas serão suspensas nos campi do Pimenta I e Pimenta II, São Francisco e São Miguel, em Crato; Pirajá, em Juazeiro do Norte. A Portaria leva em contra a deliberação do calendário acadêmico pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, de 23 de maio de 2013, além da relevância social, econômica e cultural da exposição para a região cearense. Outro aspecto é o engajamento da comunidade acadêmica e o funcionamento do stand da URCA na ExpoCrato, de grande importância para a Universidade. Mediante a portaria, será mantido o funcionamento dos setores técnicos administrativos no horário único das 13 horas às 17 horas, no período da exposição. Também serão mantidas as atividades acadêmicas e administrativas em horário regular no campus Crajubar em Juazeiro do Norte. O documento entra em vigor a partir de sua data de publicação, em 9 de julho de 2013.   

Fonte: URCA


Vândalos estão sendo monitorados e investigados, diz Polícia Civil do Rio



Rio de Janeiro -  A Polícia Civil do Rio informou, em nota, que integrantes do grupo Black Bloc, que agem de maneira articulada e praticam atos de vandalismo com os rostos cobertos por panos de cor preta, e todos os manifestantes que agem depredando e colocando fogo em caixas coletoras de lixo durante os protestos, estão sendo monitorados e investigados.

Desde o dia 10 de junho, quando começaram as manifestações, 53 pessoas foram presas em flagrante por crimes como furto qualificado, formação de quadrilha e porte de explosivos, sendo 29 liberadas mediante pagamento fiança, e 25 menores foram apreendidos. Agentes da Coordenadoria de Informações e Inteligência Policiais (Cinpol) têm acompanhado os protestos nas ruas, registrando imagens e colhendo informações que ajudem nas investigações. Além das prisões em flagrante, investigações da 5ª Delegacia Policial, no centro, identificaram em redes sociais e durante os protestos seis pessoas. O grupo foi indiciado por incitação e apologia ao crime, delitos de competência do Juizado Especial Criminal (Jecrim). Todos prestaram depoimento e foram liberados.

A Polícia Civil pediu à Justiça a prisão temporária de oito pessoas envolvidas em atos de violência, mas apenas um foi concedido. Arthur dos Anjos Nunes foi indiciado e teve a prisão decretada por formação de quadrilha e dano ao patrimônio. Ele é considerado foragido. Durante o protesto dessa quinta-feira (11), na região central da cidade, três pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de formação de quadrilha, lesão corporal, desobediência e corrupção de menores. O grupo jogou pedras em policiais militares, ônibus e lojas na Avenida Chile. À tarde, a Justiça concedeu liberdade provisória ao grupo, que vai responder aos crimes em liberdade.

A Polícia Militar informou que empregou 150 policiais para garantir a segurança durante as manifestações das centrais sindicais de ontem (11) na Avenida Rio Branco, no centro. Por volta das 19h30, os organizadores anunciaram o fim da manifestação, que foi pacífica. Nesse momento, vários jovens mascarados, vestidos de preto, começaram a praticar atos de vandalismo. Lixeiras foram incendiadas, tapumes de lojas foram arrancados e morteiros, pedras e bombas foram arremessados em direção a prédios e pessoas. Houve a intervenção da PM para conter o grupo com a utilização de munição química. Foi necessário também o acionamento do Batalhão de Choque em razão dos violentos atos de vandalismo.

Mais tarde, na segunda manifestação em frente ao Palácio Guanabara, por volta das 20h05, um grupo infiltrado entre os manifestantes arremessou um coquetel molotov em direção ao prédio e morteiros foram arremessados contra a tropa da Polícia Militar, que reagiu com o emprego de armamento não letal. Durante a ação, um policial militar foi ferido na cabeça vítima de uma pedrada. No total, 46 pessoas foram presas, sendo que nove foram autuadas em flagrante.

Agência Brasil


Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

Anderson Silva se vendeu ?



Talvez, isso explique a razão do lutador Minotauro ter declarado a seguinte frase: "Se as pessoas soubessem o que aconteceu na derrota do Anderson, ficariam enojadas".

Todos os brasileiros ficaram chocados e tristes por Anderson ter perdido o cinturão, em Vegas. Não deveriam. O que está exposto abaixo é a notícia em primeira mão que está sendo investigada por rádios e jornais de todo o Brasil e alguns estrangeiros, mais especificamente Wall Street Journal of Americas e o Gazzeta delo Sport e deve sair na mídia em breve, assim que as provas forem colhidas e confirmarem os fatos. Fato comprovado: Anderson Silva VENDEU o cinturão do UFC. O staff do lutador foi avisado, às 13:00 do dia 6 de julho (dia da luta), em uma reuniao envolvendo o Sr.Dana White , o corner Pedro Rizzo e o sr Lorenzo Fertitta. A princípio muito contrariados, os corners e Anderson se recusaram a trocar o cinturão.

A aceitação veio através do pagamento total dos prêmios, US$ 70.000,00 para cada membro do staff, mais um bônus de US$ 400.000,00 para toda a equipe, num total de US$ 23.000.000,00 (vinte e três milhoes de dólares) através da empresa Nike. Mesmo assim, Anderson se recusou a participar. A sua situação só foi resolvida após o representante da Nike ameaçar retirar seu patrocínio vitalício do lutador, avaliado em mais de US$ 90.000.000,00 (noventa milhões de dólares) ao longo da sua carreira. Assim, combinou-se que Anderson seria derrotado pro pontos, porém a apatia que se abateu sobre o lutador fez com que Chris Weidman, que absolutamente nao participou desta negociaçao, nocauteasse Anderson.

O Sr. Dana White, chefão do UFC, aplaudiu a colaboração da equipe de Silva, uma vez que a mudança de cinturão trouxe equilíbrio para a categoria. Garantiu também, ao Sr. Pedro Rizzo, que Anderson terá seu caminho facilitado quando quiser ser campeão novamente.

Fonte: Página do MMA/ Jiu jitsu Brasileiro


Judiciário inaugura Vara no Cariri


A 30ª Vara de Justiça vai ampliar os serviços e trazer mais agilidade ao atendimento da demanda na Região

Juazeiro do Norte. Com maior capacidade de atendimentos, foi inaugurada neste município a 30ª Vara da Justiça Federal, ampliando os serviços de atendimento à população por meio do Fórum da Subseção Judiciária de Juazeiro do Norte. A solenidade de inauguração contou com a entrega do espaço, com sala de atendimentos para advogados, local apropriado para o público e a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Federal Francisco Wildo Lacerda Dantas. A Justiça Federal atende a 31 municípios localizados na região há mais de um ano e meio e, agora, terá mais um equipamento para ampliar esse atendimento, especialmente, a pessoas de baixa renda FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS. A demanda de atendimentos antes era concentrada nas 16ª e 17ª Varas da Justiça Federal, e agora com o juizado especial, a meta é encaminhar os processos de forma mais rápida e fortalecer os serviços de interiorização da Justiça. Somente no primeiro semestre de 2013, a subseção realizou 3.283 audiências e possibilitou o pagamento de R$ 8,5 milhões por meio de requisições de pagamentos por Precatórios e RPVs. A 30ª Vara Federal, cuja titular é a juíza Federal Maria Julia Tavares do Carmo Pinheiro Nunes, deu início às suas atividades em 28 de junho de 2012, funcionando em espaço provisório até então. A Vara é caracterizada como Juizado Especial Federal, ou seja, tem competência para conciliar, julgar e executar causas cíveis no valor de até 60 salários mínimos.

Municípios

A jurisdição da subseção judiciária de Juazeiro do Norte atende a 31 municípios: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Umari e Várzea Alegre. O desembargador, Wildo Lacerda Dantas, disse que a instalação de uma Vara como essa é de suma importância para a população. Ele destacou o apoio para instalação e ampliação do novo local para atendimento da sociedade, principalmente para as camadas menos favorecidas da sociedade. "Para que o direito das pessoas seja reconhecido num menos prazo possível", disse.

Agilidade

Conforme o desembargador, o Juizado Especial, além de agilizar a Justiça, também buscou aproximar os serviços do povo mais carente e mais sofrido. Conforme ele, a decisão proferida pelo juiz, não é necessário submeter ao pagamento de precatório. Com isso, o juiz determine que seja pago e já remete ao banco para que seja efetuado o pagamento. "É um direito que não depende de filiação partidária e é assegurado as pessoas", diz o magistrado. Segundo o diretor do Fórum da Subseção de Juazeiro do Norte, Juiz Federal José Eduardo de Melo Vilar Filho, há quase um ano que a 30ª Vara vem atuando, mas somente agora pôde ser adequada de uma estrutura física adequada e necessária. 

"Essa vara possibilita um atendimento principalmente para as pessoas que moram em localidades mais afastadas da Capital", afirma. Ele destaca o número significativos de sentenças proferidas neste ano, que ultrapassam 8 mil processos e que foram pagos em precatórios e requisições de pagamentos. "É algo que demonstra a importância efetiva da Justiça Federal na região", destaca o diretor. Há dois meses em Juazeiro do Norte, a juíza destaca que a ampliação da 30ª Vara, com competência privativa do Juizado Especial, produzirá impactos diretor na consolidação da cidadania. "As novas instalações, permitirão que a população menos favorecida economicamente passe a ter acesso a uma Justiça célere e eficiente, com uma estrutura jurídica democrática", comenta.

Serviço

Com a ampliação, Juazeiro do Norte passa a contar com três Varas Federais funcionando. A solenidade de inauguração contou com as presenças do presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Federal, Francisco Wildo Lacerda Dantas; do vice-diretor do Foro da Justiça Federal do Ceará, juiz Federal Bruno Leonardo Câmara Carrá; além do prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, entre outras autoridades municipal. A juíza Maria Julia Tavares, ressalta que, com o físico finalizado, há uma facilitação maior para o acesso do público ao local, minimizando possíveis problemas em relação ao novo endereço da Vara.

Mais informações

Subseção Judiciária de Juazeiro do Norte
Rua Jonas de Souza, S/N
Bairro Lagoa Seca
Telefone: (88) 3571.1385

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


SOFTERIA - Um local feito para pessoas que gostam de Qualidade e Delícias ( Em Crato )


SOFTERIA - NO SHOPPING RESIDENCE, Loja 8B


Agora em Crato, no Shopping Residence, a SOFTERIA. Um local feito especialmente para as pessoas que gostam de qualidade e delícias. Lá, você poderá provar Sorvete expresso, petit gateau, torta de limão, cheesecake, Milk Shakes, Sundaes e muitas outras coisas maravilhosas.








Dê uma passadinha por lá e confira, um local aprazível, feito com carinho pra você que gosta do que é bom.




Softeria, o seu espaço de sabores e delícias
Rua Santos Dumont 138 – loja 8B – Shopping Residence - Crato

Anuncie no Blog do Crato - A melhor vitrine da Internet no Cariri
Entre em contato pelo e-mail: blogdocrato@hotmail.com


Ceará vai receber R$ 750 mi neste ano por perdas na safra


Estado também recebeu retroescavadeiras e motoniveladoras, totalizando R$ 53,2 milhões do PAC 


Fortaleza. Agricultores do Ceará vão ter acesso a linhas de crédito totalizando R$ 750 milhões. O benefício integra chamado Plano Safra - Semiárido que foi apresentado, ontem, a prefeitos, gestores estaduais e associações ligadas à agropecuária no Estado. Os financiamentos vão ter juros anuais de 1% a 3% para custeio e de 1% a 1,5% em investimentos.

De acordo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, "as ações são estruturais, para os locais onde a chuva já chegou ou vai chegar.  Com esses instrumentos nós queremos estimular sistemas de produção com reservas para ter água e alimentos no período seco, para o rebanho não sofrer, estimular recuperação de culturas que foram afetadas pela seca. São R$ 7 bilhões de crédito em todo o Brasil".

Financiamento

Para o ministro, a escolha do semiárido para receber um plano específico de financiamento à produção, deve-se ao fato da região contar com cerca de 1,5 milhões de agricultores familiares, cerca de 33% do total do País. Vargas também destacou que as linhas de crédito podem ser expandidas, caso o número de contratações supere as expectativas. "Antes mesmo do lançamento do plano foram destinados R$ 2,7 bilhões em crédito emergencial", destacou. Além do financiamento, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), fez a entrega de duas retroescavadeiras e 115 motoniveladoras para 117 municípios cearenses.  No total, os equipamentos, que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), representaram investimento de R$ 53,2 milhões. No acumulado do ano, o governo federal destinou cerca de R$ 93,9 milhões em equipamentos, para 181 municípios, destinados ao enfrentamento da estiagem no semiárido do Ceará. Para a presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Adriana Pinheiro, "essas máquinas vão ser de grande serventia. Vão cavar barreiras, fazer açudes, ajeitar estradas que já estão prejudicadas mesmo com a pouca chuva que está caindo", disse.

Importância

O município de Fortim, administrado pela gestora, foi um dos contemplados com as motoniveladoras. Já as duas retroescavadeiras foram entregues aos prefeitos de Itaitinga, Abel Rangel Júnior, e de Chaval, Pacheco Neto. Já o coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar no Ceará (Fetraf-CE), Francisco Auri Júnior, avaliou que "o programa é importante para possibilitar a convivência sustentável com o semiárido. Nós temos defendido políticas emergenciais mais concretas e a desburocratização da distribuição do milho pela Conab e que a água dos caminhões-pipa seja tratada e seja certificada pela Anvisa. E na questão da renda, defendemos a extensão do seguro-desemprego aos agricultores familiares". O presidente da Fetraece, Moisés Braz Ricardo, por sua vez, ressaltou a importância de paralelamente à entrega de equipamentos e linhas de crédito, de se desenvolver programas de assistência técnica. "Nós não vamos produzir no meio rural e desenvolver o campo sem pesquisa e assistência. Também é preciso avançar no desenvolvimento da reforma agrária. Sem esses itens vamos continuar tendo pessoas migrando para as cidades e inchando as favelas", analisou.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste


FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


A Fonte Musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30