xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/06/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 junho 2013

Notícias (Armando Rafael)

Uma boa publicação


Já está circulando a edição nº 11 de Cariri Revista. Na capa, Nasa – ex-jogador de futebol, que atuou em times de Juazeiro do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Maranhão e até no Japão. O novo número da revista traz matérias genuinamente cratenses, como a história do Museu Vicente Leite, a produção do “Doce de Iracema”, nota sobre Dona Almina Arraes, além de histórias contadas por Luís Carlos Salatiel, Josenir Lacerda, João do Crato, Abidoral Jamacaru e José Flávio Vieira.


Novo dia de cão para Raimundão


Fervilham, em Juazeiro do Norte, os “faces”, “twiters” e outros apetrechos das redes sociais: está sendo convocado novo protesto contra Raimundão para a tarde da próxima 6ª feira, dia 28. A multidão sairá, desta vez, da Praça do Triângulo Crajubar, em direção à Praça Padre Cícero. Não, Raimundão nem pensa em ir, sexta-feira,  ao Banco do Brasil...



Retiro do clero de Crato


Terá início nesta segunda-feira, 1º de julho, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos (foto ao lado), no bairro Grangeiro, o retiro anual do clero da Diocese de Crato. O pregador do encontro será o Arcebispo-emérito de Porto Velho, Rondônia, Dom Moacyr Grechi, que foi bispo nos estados do Acre e Rondônia, onde se destacou pela atuação em defesa dos indígenas, dos seringueiros e dos trabalhadores rurais. A Diocese de Crato possui, atualmente, 108 sacerdotes.

12 anos de Dom Fernando

Neste sábado, 29 de junho, haverá na Catedral de Nossa Senhora da Penha – às 17:00 h. – uma missa festiva para comemorar os 12 anos da posse de Dom Fernando Panico como bispo diocesano de Crato. Deve-se a Dom Fernando a criação de 12 novas paróquias (uma por ano), além dos 3 santuários diocesanos (Juazeiro, Crato, e Barro) e de duas novas regiões pastorais na cidade de Crato: Alto da Penha e distrito de Dom Quintino.

A missão de um bispo

A principal missão do bispo é a de ser “Sucessor dos Apóstolos”. Os apóstolos foram escolhidos pelo próprio Cristo. E sua missão tem continuidade com os bispos conforme as palavras ditas por Jesus: “Vocês aguentaram ao meu lado, codividindo as mesmas provações. Por isso lhes asseguro o Reino como meu Pai o assegurou para mim. Vocês comerão e beberão à minha própria mesa... Ide, pois, pregai o Evangelho a toda a criatura! Eu estarei convosco” (cf. Lc 22,28-29; Mc 16, 16-20).

A ação de um bispo

Assim o Bispo, como os Apóstolos, continua a sentir – em seu viver cotidiano – as alegrias e os sofrimentos de seu apostolado. Reiterando uma verdade que já divulguei anteriormente: Os bispos têm inteira liberdade para agir nas suas dioceses e não recebem interferência de outra instância, exceto do Papa. Foi o que anunciou com ênfase o ex-presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha: “Não cabe à CNBB “censurar” qualquer ação de bispos, pois na diocese o bispo tem autonomia, sendo sujeito apenas à autoridade do papa. Acima do bispo, repito, só existe uma autoridade: O Papa. A CNBB não é um organismo para interferir nas dioceses, dar normas para os bispos ou repreender”, enfatizou o presidente da CNBB.

2ª vitória dos protestos: PEC 37 vai para o lixo

Depois da redução do preço das passagens, a pressão das ruas fez a Câmara dos Deputados rejeitar por 430 votos contrários e apenas 09 a favor, a famigerada Proposta de Emenda à Constituição–PEC nº 37. Essa proposta era um dos principais motivos de descontentamento dos protestos que há duas semanas ocupam as ruas do Brasil. Todos os partidos encaminharam o voto de suas bancadas pela rejeição do texto. A queda da PEC foi comemorada por manifestantes que estavam na galeria do plenário da Câmara.

Numa boa

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nasceu mesmo com a... virada para a lua. O atual clima de protestos que varre ao país garantiu a eleição de FHC para a Academia Brasileira de Letras–ABL, neste dia 27, 5ª feira. 31 acadêmicos já anunciam seu voto a favor dele. Mas tem “imortal” sonhando com a unanimidade, coisa que não acontecia há muitas décadas na ABL.
Curtas

1    – Descendo a ladeira. A reflexão foi publicada no “The New York Times” na última 2ª feira: “A decadência de Eike Batista reflete o destino do Brasil”, pois sua fortuna, que era em 2012 de US$ 34,5 bilhões, passou em 2013 para US$ 4,8 bilhões.

2    – Pacote de Decretos. Louvável o anúncio, feito pela presidente Dilma, de que a corrupção poderá ser considerada “crime hediondo”. Os crimes hediondos são aqueles considerados por lei como de extremo potencial ofensivo, denominado crime “de gravidade acentuada”.

3    – Fala sério. Seria ótimo que a punição dos crimes hediondos começasse pela empresa de lobby da ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra (que sucedeu Dilma Rousseff naquela função) e foi defenestrada após denúncias de corrupção.  Aí, sim, o Brasil teria motivos para acreditar que a coisa agora é séria.

4    – Demagogia. Neste momento que a República brasileira vive uma de suas  piores crises, quando o Brasil busca novas lideranças, dona Dilma apresentou (e recuou) da proposta demagógica de plebiscito popular (sic) para fazer a reforma política.

5    – Mal informada. Dona Dilma deveria ter sido informada previamente de que  não há a necessidade de Assembleia Constituinte nem de plebiscito para a reforma política. Isso é inconstitucional. Basta lei (ou leis) aprovada pelo Congresso Nacional.

E para finalizar duas notinhas publicadas na coluna de Ancelmo Góis, no jornal “O Globo”:

Mudaram os tempos...

Piadinha que circula Brasil afora: Uma senhora espirrou, e logo alguém desejou “saúde”. Um gaiato aproveitou e disse alto: “Educação.” Aí, todos cantaram o Hino Nacional.

E voltaram as mazelas

Com o dólar disparando, já tem gente no setor prevendo que o petróleo e seus derivados podem ser responsáveis por 18 bilhões de reais no déficit da balança comercial brasileira em 2013.

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30