xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/06/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 junho 2013

Teatro Maria Fumaça


O LUGAR E SUA MISSÃO

O complexo da antiga RFFSA (Estação de trem do Crato), inaugurado em 1926, hoje denominado Centro Cultural do Araripe é um patrimônio histórico e arquitetônico que precisa cumprir sua missão de servir ao desenvolvimento sociocultural e turístico de nossa cidade, proporcionando entretenimento, lazer, arte e cultura.

Três prédios antigos lá existem. Um, a Casa do Agente, sedia a Secretaria de Cultura; o principal, onde havia embarque e desembarque de passageiros, está, segundo me consta, destinado acertadamente a ser um espaço cultural multifuncional (para exposições, cursos, oficinas, intervenções artísticas diversas etc.), mas também poderia ser o Museu de Arte Vicente Leite; e o terceiro, aquele que era o depósito de material trazido e levado pelo trem cargueiro, possui um auditório/teatrinho bem simpático e, em parte de suas dependências, funciona um bar/restaurante sem ênfase cultural.

O TEATRO MARIA FUMAÇA

Penso que o restaurante deva funcionar naquela parte alta na qual existe uma pracinha, onde muitos jovens se reúnem pra fumar maconha, crack e outros delitos, espalhando-se livremente pelo gramado. Esse equipamento seria entregue à iniciativa privada mediante licitação e regras claras de funcionamento e segurança, coibindo a prática de ilícitos. .

Já o prédio do auditório/teatrinho passaria a ser chamado TEATRO MARIA FUMAÇA, em referência à sua história, todo ele explorado com fins culturais por ONG local escolhida igualmente via ato licitatório. 

O novo teatro, com cerca de 90 ou 100 lugares, espaço para cursos e oficinas, além de área reservada estudo das artes circenses e folguedos (a que fica atrás do prédio).

O Ponto de Cultura Sociedade Cariri das Artes, a Cia. Brasileira de Teatro Brincante e o Circo-Escola Alegria se interessam pelo espaço, garantindo funcionamento permanente de atividades de teatro, dança, circo, cinema, música e folclore, além de ações de formação e intercâmbio. 

Gostaríamos, portanto, de conversar com a secretária Dane de Jade e o prefeito Ronaldo Mattos a respeito dessa ideia. 

Crato-CE, 9 de junho de 2013.

Cacá Araújo
Diretor da Cia. Brasileira de Teatro Brincante

Josernany Oliveira
Diretor do Circo-Escola Alegria

Joseany Oliveira
Presidente da Sociedade Cariri das Artes

Artes da medicina - Por: Emerson Monteiro

Neste mundo de hoje, ficou difícil se imaginar vivendo sem os recursos da Ciência no que concerne a transportes, alimentação, comunicação, educação, finanças e vários campos mais. Nisso cabe sobretudo a manutenção e o tratamento dado pela medicina e seus inúmeros sub-ramos, fatores valiosos da sobrevivência.
A cada ano, o tempo da vida humana vem aumentando de expectativa. Meios desenvolvidos na solução das enfermidades e no zelo da prevenção ocasionam bem-estar, e as técnicas de profilaxia abrem campos novos de eliminar males antes impossíveis de contenção.

Dona de história rica e feitos notáveis, desde que as civilizações sistematizaram modos de tratamento, a ciência médica demonstra o quanto de bonomia humana quando quer servir às causas nobres, através da facilitação de instrumentos de obséquio ao próximo, na existência material.

Um simples olhar aos corredores dos hospitais faz presumir que as marcas melhoraram na saúde, vistos que sejam os índices de poucas décadas atrás. No entanto, casos afloram de deficiências clínicas no Brasil. Os governos reconhecem, porém, a importância de repassar ao cidadão médio a contrapartida necessária em termos dos benefícios constitucionais.

Vez por outra, se denunciam graves aberrações apontadas com veemência, o que implica providências e aprimoramento de métodos, lisura, competência e correções.

Os profissionais de branco, por sua vez, quais abnegados missionários, sejam médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, etc., merecem o reconhecimento público do quanto doam a cada hora em favor dos pacientes. Nunca seria demasiado referendar, em nome da maioria silenciosa da população, esse valor imprescindível da ciência de curar sem discriminação, meta ideal que alimenta a existência toda hora.

Dentre as principais características desenvolvidas pelo povo caririense, à condição de importante centro médico soma também o destaque da educação e do espírito religioso de sua gente empreendedora vem à tona.

Conquanto admita o caminho longo a percorrer de transformações, aos profissionais da medicina o justo louvor naquilo que ministram em forma de carinho e bondade, mitigando, dia e noite, a carência de conforto e esperança dos que lhes procuram na busca de cuidados especializados.       

Um golpe contra a educação juazeirense


Com o título “Juazeiro do Norte: diminuição de salários de professores”, eis o Editorial do O POVO desta segunda-feira. Aborda medida adotada pela gestão do prefeito Raimundo Macedo (PMDB) reduzindo salário de uma categoria já tão sacrificada neste País. Confira:
Educacao-brasileira
A cidade de Juazeiro do Norte tenta hoje retomar a rotina em meio a um clima de perplexidade, indignação e revolta depois de a Câmara Municipal ter aprovado um projeto de autoria do prefeito Raimundo Macedo (PMDB), reduzindo em até 25% o salário dos professores da rede pública do Município. Houve, além disso, o aumento da carga horária e o cancelamento de diversos benefícios e direitos, tais como as vantagens para professores próximos da aposentadoria ou que venham adquirir  doenças no exercício da profissão.
A notícia correu o Brasil e deixou a opinião pública estupefata. Alegou-se a necessidade de contenção das despesas municipais e que os salários dos professores locais serem mais altos do que os de municípios vizinhos. Contudo, a mesma Câmara Municipal não deixou de prover o reajuste de 60% nos vencimentos dos próprios vereadores, prefeito, vice e secretários municipais, no ano passado.
Mesmo sob protestos e ao cabo de violenta repressão policial aos professores – inclusive, com cassetetes e sprays de pimenta -, o projeto foi aprovado por 63% dos votantes. O prefeito não assistiu ao espetáculo de violência, pois estava nos Estados Unidos para participar de evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), junto com outros colegas. Para azar seu, foi alvo de um pequeno incidente: chegou a ser detido e interrogado pela receita americana por estar carregando quantia de dólares em espécie acima do permitido em lei. Após interrogatório, foi liberado.
Todos esses ingredientes somaram-se para elevar a revolta dos professores atingidos e suscitar manifestações críticas em todo o País. De fato, é inconcebível que a esta altura dos acontecimentos uma autoridade pública reduza salários de uma categoria tradicionalmente mal remunerada e sacrificada como a dos professores. Muito mais razoável seria que a redução das despesas do município se desse em outros itens – inclusive nos vencimentos dos próprios vereadores e autoridades municipais.
A educação é a ferramenta principal de que dispõe um país para a criação de riquezas, promoção do desenvolvimento e inserção no mundo contemporâneo. Estamos reconhecidamente muito defasados em relação a esse instrumento e é incrível que ainda haja governantes contribuindo para um retrocesso ainda maior nessa área. 

Blog do Eliomar

Maduro lança operação anticorrupção na Venezuela

MaduroBrasília – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse ter dado início a uma operação anticorrupção nas primeiras horas de ontem (9). Por intermédio da rede social Twitter, ele disse que a ação envolve o Instituto de Defesa de Pessoas e o Acesso aos Bens de Serviço (cuja sigla em espanhol é Indepabis). Maduro lembrou que a corrupção é uma doença que deve ser enfrentada por todos e pediu à população que o ajude.
“Hoje [ontem, 9] de madrugada, começamos uma operação anticorrupção no Indepabis contra o grupo e vamos fundo contra a corrupção”, ressaltou. Na mensagem seguinte, o presidente agradeceu à população por suas denúncias e disse que a corrupção é uma enfermidade estimulada pelo antivalores do capitalismo. “Vamos todos enfrentá-la”.
Maduro prometeu enfrentar todos os que transgredirem a lei e as regras da democracia. Desde que assumiu o governo, em maio, o presidente venezuelano lançou como meta a luta contra a impunidade e a corrupção.
*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur
Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto

Agência Brasil

Pesquisadores estudam autismo usando dentes de leite de crianças

Autista
São Paulo - Para entender o autismo, um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o professor Alysson Muotri, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, está desenvolvendo um projeto chamado A Fada do Dente. Durante o estudo, os pesquisadores têm coletado dentes de leite de crianças com autismo para – a partir das células da polpa (parte
e avermelhada) – transformá-las em células-tronco diferenciadas em neurônios. Com isso, pretendem identificar as diferenças biológicas existentes nos neurônios com autismo, estudar o funcionamento e testar drogas.
“O foco do estudo é procurar entender o que acontece dentro do cérebro do paciente com autismo”, disse Patrícia Beltrão Braga, bióloga, professora da USP e coordenadora da pesquisa no país, em entrevista à Agência Brasil. Segundo ela, para que isso ocorra, seria preciso acessar as células que estão dentro do cérebro dos autistas. A ideia, então, foi recriar um modelo análogo, baseado na técnica desenvolvida pelo japonês Shinya Yamanaka, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina no ano passado.
Ele desenvolveu um método de reprogramação de uma célula já adulta transformando-a em uma célula-tronco semelhante às embrionárias, ou seja, as células adultas são rejuvenescidas até a fase correspondente a seis ou sete dias após a fecundação do óvulo. “A partir deste momento, pegam-se essas células e se produzem os neurônios, já que essas células embrionárias têm a capacidade de virar qualquer tecido ou órgão do corpo”, explica a pesquisadora.
Patrícia aprendeu a técnica de reprogramação celular desenvolvida por Yamanaka em 2008, quando foi aos Estados Unidos. Um ano depois começou a aplicá-la aqui no Brasil a partir das células de polpa de dentes de leite. “Pegamos as células de polpas de dentes de leite e produzimos as células embrionárias, que não são embrionárias de verdade e são chamadas de pluripotentes induzidas [técnica que rendeu o prêmio a Shinya Yamanaka]”, disse. “A gente programa essas células como se as puséssemos numa máquina do tempo: elas [células] voltam no tempo e viram células semelhantes às embrionárias para que depois consigamos induzir essas células a se diferenciarem e a produzir neurônios”, acrescentou.
A escolha pelas células da polpa do dente de leite se deu, segundo Patrícia, principalmente pela facilidade de obtenção. Mas ela também apontou outras vantagens: “Vimos que usando a célula da polpa do dente o procedimento seria um pouco mais rápido. E outra coisa: a origem embrionária das células dos dentes e do sistema nervoso é a mesma, e a gente acredita que ela possa se diferenciar mais facilmente em célula do cérebro do que outras que pudéssemos escolher. Por último, esse dente cai e a pessoa o jogaria fora.”
De início, o estudo pretende somente investigar a doença. Depois, disse Patrícia, os pesquisadores também pretendem fazer experimentações com medicamentos para ver se é possível reverter os sintomas do autismo. “O autismo é uma doença neurodegenerativa, classificada por uma tríade: basicamente o paciente tem uma dificuldade de atenção – ou, muitas vezes, a criança não fala direito – dificuldade de sociabilidade, ou seja, de se fazer amigos. Pode-se também ter alterações de comportamento.”
Os pais cujos filhos são diagnosticados com autismo podem ajudar no projeto entrando em contato com os pesquisadores por meio do e-mail projetoafadadodente@yahoo.com.br. Os pais cadastrados recebem então um kit para recolher o dente do filho quando ele cair. O kit é composto por um frasco com um líquido para preservar as células, gelo reciclável e uma caixa de isopor para mantê-las vivas. O único custo para os pais é com as despesas de envio do kit pelo correio.
Mas caso o dente de leite da criança caia e o kit não esteja por perto, a indicação é colocá-lo dentro de um copo com água filtrada e deixá-lo na geladeira para que a polpa não seque e as células não morram. O dente precisa ser colhido com rapidez para que seja viável o uso das células e não pode ser congelado.
Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
Edição: Talita Cavalcante

Agência Brasil

Ato histórico na OAB comemora 25 anos da Constituição

ConstituicaofederalOs ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski e Luis Roberto Barroso - que toma posse no próximo dia 26 - e os juristas Paulo Bonavides, Celso Antonio Bandeira de Melo e José Afonso da Silva irão participar, na próxima quarta-feira (12), a partir das 9 horas, de ato promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e que marca o início das comemorações dos 25 anos da Constituição.
Todos confirmaram presença, atendendo convite formulado pelo presidente nacional da entidade dos advogados, Marcus Vinícius Furtado. Segundo Furtado, defender os valores constitucionais é missão de todos que desejam construir uma sociedade justa e fraterna". Ele informou que a OAB promoverá outros dois grandes eventos para celebrar os 25 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988.
O segundo será um ato público a ser realizado em 1º de outubro, na sede do Conselho Federal, para prestar homenagem aos principais protagonistas da Constituição, entre eles os constituintes Bernardo Cabral e Ibsen Pinheiro, o senador José Sarney,e os ex-presidentes da República Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva. Neste ato também serão homenageados os advogados que prestaram essencial trabalho de assessoria aos constituintes.
O terceiro evento será um congresso aberto ao público a ser realizado nos dias 05 e 06 de novembro no Centro de Convenções de Maceió, em Alagoas. A programação será protagonizada por grandes nomes do Direito Constitucional. Uma obra coletiva assinada por grandes juristas do cenário nacional sobre o tema ?25 Anos da Constituição Federal de 1988? será publicada ao final dos eventos.

Jornal do Brasil

XIII Exproaf é encerrada no Crato

Xiiiexpoafri
Aberto na última quinta-feira [6], no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, a XIII Exposição de Produtos da Agricultura Familiar [Exproaf] é encerrada na noite deste domingo [9], no município do Crato.

Reunindo agricultores familiares de oito municípios da Região do Cariri, o evento apresentou diversas barracas com comidas típicas do Cariri, frutas, verduras e hortaliças produzidas no quintal da casa de muitos agricultores familiares.

O evento é promovido pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário [SDA], em parceria com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Ceará [Fetraece].

Segundo o secretário de Políticas Agrícolas da Fetraece, Luiz Carlos Lima, a Exporaf é um espaço que valoriza a o potencial da agricultura familiar no Ceará e também no Brasil. “Temos o apoio do Poder Público através da assistência técnica e das novas tecnologias e se não fosse a garra dos trabalhadores e trabalhadoras rurais um evento como esse não seria possível”, destacou.

O presidente da Comissão Gestora da Expocrato, Francisco Leitão, reconheceu o potencial da agricultura familiar ao afirmar que “são os pequenos produtores que fazem a nossa economia girar, além de alimentarem este país com produtos de qualidade e sem agrotóxicos”. Leitão destacou que as seguidas edições da Exproaf representam o reconhecimento do Estado à agricultura familiar.

Na solenidade de abertura, o vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho, anunciou diversas ações da Prefeitura para valorizar a agricultura familiar. “Entre essas ações estão a compra direta das ações de agricultores familiares dos produtos da merenda escolar”, afirmou.

A coordenadora de Desenvolvimento Territorial e Combate à pobreza Rural da SDA, Graça Duarte, representou o secretário Nelson Martins, que devido agenda em Brasília não compareceu ao evento. “Trago o abraço do secretário Nelson Martins e a certeza de que a SDA não tem medido esforços para viabilizar importantes políticas públicas que valorizam este setor, hoje responsável por 10% das riquezas do Ceará”, destacou Graça.

Ela lembrou ainda que as Prefeituras Municipais podem procurar a SDA para saber sobre as políticas públicas que estão em andamento e como os municípios poderão ter acesso. “Uma das missões da SDA é contribuir com a erradicação da pobreza no Ceará, e as ações de valorização da agricultura familiar são pensadas neste sentido”, afirmou.

Ainda durante a Exproaf 2013, os visitantes conheceram unidades de produção montadas dentro do parque. Na Casa de Farinha, é possível comprar, além da farinha, goma fresca e tapioca feita na hora. No Engenho de Cana, o acompanhamento de todo o processo de produção da rapadura e com a presença do alfenim ainda quente. Já a Fazendinha, idealizada pela Ematerce, mostrou o jeito caboclo de se viver, reproduzindo fielmente uma unidade produtiva da agricultura familiar.

Participaram da abertura da solenidade, a gerente regional da Ematerce no Cariri Central, Elcileide Mendonça, representantes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais da Região do Cariri, secretários municipais de Agricultura e vereadores do Cariri.


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Falsos políticos são contra a educação em Juazeiro – Por Rafael Boaventura


Nojo, repúdio, tristeza e principalmente vergonha, esses são alguns dos sentimentos que os professores de Juazeiro do Norte sentem pelos políticos, ou por aqueles que se intitulam políticos em juazeiro do norte.
Como nós do Jornal Verde Vale adiantávamos, a educação perdeu mais uma vez para nossos falsos políticos.
Sargento Nivaldo, sargento Firmino, Ronnas Motos, Danty Benedito, Cledimilson Vieira, Claudionor Mota, Adauto Araújo, Preto Macêdo, Bertran Rocha, e Antônio de Lunga. Esses são os nomes dos vereadores que aprovaram o projeto de lei que prevê a redução salarial dos professores da “Terra do Padre Cícero” em até 40% e de brinde, o aumento da carga horária dos docentes.
Zé Ivan Leiteiro, Darlan Lobo, Mara Torres e João Borges, esses se acovardaram, isso mesmo, se acovardaram, e se ausentaram da votação!
Cláudio Luz, Glêdson Bezerra, Rita Monteiro e Tarso Magno cumpriram com suas obrigações e foram a favor da educação do município.
A verdade é que para não descermos o nível, é melhor calarmos e ignorarmos os edis que mais uma vez envergonharam o Povo de Juazeiro do Norte. É com tristeza e profundo pesar que afirmamos que vocês merecem apenas nosso desprezo.
Não esqueçamos o mentor dessa articulação nojenta e asquerosa, o Sr. Prefeito municipal Dr. Raimundo Macêdo, que literalmente, assinou embaixo a redução de 40% no salário dos professores. Parte da população e alguns meios de comunicação infelizmente esqueceram-se das propostas do seu médico e do seu amigo para a educação, mas nós do Jornal Verde Vale não esquecemos! E não esquecemos por que aqui doa a quem doer, a verdade é dita! Dr. Raimundo, cadê as escolas modelos? Cadê a construção e reforma de creches? Cadê o salário digno dos professores?
Aliás, cadê o Sr. Prefeito? Por que se ausentou do município durante esse período tão delicado? Quanta tristeza!
Meus amigos; circula na internet que cada cidade tem o prefeito e vereador que merecem. Nós do Jornal Verde Vale discordamos!!!
A Terra do Pe. Cícero não merece um prefeito que se coloca contra os professores do município e no momento crucial se esconde, e muito menos merece vereadores que segundo os professores se vendem e posicionam-se contrários a educação.
Esses falsos políticos são contra a educação por que sabem que em um município formado por pessoas com o básico nível de educação, no mínimo 70% deles não estariam ocupando os cargos que estão.
Por fim, lembremos a frase dos professores de Juazeiro do Norte durante a manifestação de ontem sobre os falsos políticos: quadrilha! Ladrões! Bandidos! E vendidos!
Foto extraída do Site Miséria – Normando Sorácles
Editorial lido no Jornal Verde Vale – Edição de Sexta-feira, 07 de Junho de 2013
·         Jornal Verde Vale – de segunda a sexta-feira
·         12h00 às 13h30min
·         www.radioverdevale570.com.br

·         jornalverdevale@gmail.com

Estados Unidos e China concordaram em realizar um esforço conjunto para combater mudanças climáticas

Obamaeuachina
A declaração foi feita após uma reunião entre os presidentes Barack Obama e Xi Jinping
Estados Unidos e China concordaram, neste sábado (8), em realizar um esforço conjunto para combater a mudança climática, comprometendo-se, especificamente, com a redução da emissão de gases hidrofluorcarbonetos (HFC). A declaração foi feita após uma reunião entre os presidentes Barack Obama e Xi Jinping em Rancho Mirage, na Califórnia.a
“Hoje, o presidente Obama e o presidente Xi concordaram em dar um importante novo passo para enfrentar a mudança climática”, anunciou a Casa Branca.
O acordo determina que Washington e Pequim “trabalhem unidos pela primeira vez, junto com outros países, para reduzir a produção e o consumo de HFCs”, acrescenta a nota.
O acordo se baseará nas instituições do Protocolo de Montreal, algumas vezes usado como referência do mais bem-sucedido tratado sobre mudança climática. Inicialmente, esse protocolo foi criado para tratar da redução do buraco na camada de ozônio. Os HFCs são poderosos gases provocadores do efeito estufa, usados em geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e com diversas aplicações na indústria, como nos sprays.

Folhapress

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30