xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/06/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 junho 2013

O que a mídia está publicando neste domingo





Aécio Neves solta o verbo em "Época"

O senador Aécio Neves evita assumir sua pré-candidatura a presidente. Mas já fala como candidato. Faz até promessas de campanha. “Se o PSDB assumir o governo, e eu tiver um papel nesse processo, não teremos no Brasil mais que 22 ministérios”, afirmou ele.

 Na entrevista à revista “Época” o senador Aécio Neves afirmou: “Temos de partir de uma constatação: o governo da presidente Dilma falhou. Falhou na condução da política econômica, na gestão do país e no aprofundamento dos programas nas áreas sociais. A saúde é trágica, a educação é de péssima qualidade e a criminalidade avança sem respostas objetivas do governo. 
O resultado da balança comercial é o pior dos últimos 20 anos, o crescimento é pífio, a inflação está retornando. Esse cenário é de extrema preocupação. O governo se acostumou a terceirizar as responsabilidades, a atribuir as crises a fatores externos. Agora, não dá para dizer que os problemas não são causados aqui. A Europa começa a se recuperar, os Estados Unidos começam a se recuperar com maior vigor. Nós, segundo a Cepal, só para falar dos nossos vizinhos, teremos um crescimento maior apenas que a Venezuela – talvez, em solidariedade à Venezuela” ...



Para a revista “Carta-Capital” Aécio é apenas um tucano

Eis o que publicou  a revista semanal que defende os governos do PT: “Tucanos e urubus– Pela primeira vez, no dia 30 de maio, o senador tucano Aécio Neves apresentou um programa do PSDB, na televisão, para atrair eleitores das classes C, D e E. Esse grupo, identificado com o Flamengo, é a “urubuzada” nos estádios de futebol. O apelido Urubu, nascido do preconceito, foi canibalizado com sucesso.

A avaliação do programa foi negativa, segundo os próprios aliados. Analisa Cesar Maia (DEM): “Um programa sem despertar entusiasmo, sem atrair eleitor”. Não basta tirar o paletó e a gravata. Nem usar truques fáceis no discurso. Não é fácil, decididamente, transformar tucano em urubu”.



“Veja” desta semana destaca o livro-biografia de José Dirceu


A revista “Veja” desta semana traz reportagem sobre a mais completa e surpreendente biografia do petista, as aventuras, traições, amores e tramoias do líder estudantil bonitão e mulherengo que virou o segundo homem mais poderoso da República - e que agora se encontra a caminho da prisão. De autoria do jornalista Otávio Cabral, “Dirceu - A Biografia” (Record; 364 páginas; 39,90 reais, ou 27 reais na versão digital) conta esta e outras tantas histórias definidoras da personalidade do biografado, o que faz do livro um daqueles difíceis de largar.

Para escrever a mais completa e surpreendente biografia de um dos mais complexos e enigmáticos personagens da história recente do Brasil, Cabral analisou 15 000 páginas de documentos garimpados no acervo de nove arquivos. Entrevistou 63 pessoas, anônimas e públicas, cuja confiança conquistou ao longo dos treze anos em que atua como repórter de política - primeiro pela Folha de S.Paulo e, desde 2004, na revista “Veja”.

Em 3 de janeiro de 2003, um mineiro nascido em Passa Quatro, ex-líder estudantil e ex-militante de esquerda perseguido pela ditadura militar se tornava o segundo homem mais importante da República. José Dirceu de Oliveira e Silva havia sido nomeado ministro-chefe da Casa Civil do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o operário que chegou ao Palácio do Planalto. Juntos, esses dois homens de biografia extraordinária prometiam mudar o Brasil. O primeiro ato que Dirceu assinou no cargo foi bem menos grandioso, mas revelador de seu caráter. Era uma portaria que mudava a ordem de entrada dos ministros nas solenidades do palácio. Historicamente, depois do presidente da República, vinha o titular do Ministério da Justiça, por ter sido a primeira pasta a ser criada. Dirceu transferiu a prerrogativa para si: quem apareceria caminhando logo atrás do presidente seria ele, o chefe da Casa Civil - que, a partir de então, teria também a primazia no uso de carros oficiais e de aviões da Força Aérea Brasileira.

Datafolha: aprovação do governo Dilma tem primeira queda e chega a 57%
Popularidade da presidente caiu 8 pontos em relação à última pesquisa

A aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff teve queda de oito pontos percentuais em relação ao último levantamento do Datafolha, feito em março, e chegou a 57%, revelou o instituto neste sábado. A pesquisa foi realizada nos dias 6 e 7 de junho, depois da alta da inflação - que voltou a preocupar os brasileiros ao ultrapassar o teto da meta nos últimos 12 meses. O levantamento aponta que a queda é reflexo do aumento do pessimismo dos brasileiros com a situação econômica do País.

Essa é a primeira queda da popularidade de Dilma registrada pelo Datafolha, já que a deterioração da imagem da presidente registrada em pesquisas anteriores estava dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os números mostram que 33% dos entrevistados consideram regular a maneira de governar de Dilma (um aumento de seis pontos percentuais em relação ao último levantamento) e 9% avaliam o governo como ruim ou péssimo (um acréscimo de dois pontos).

Eleições 2014

Apesar da queda de popularidade, a presidente Dilma Rousseff permanece como favorita para vencer a eleição presidencial do ano que vem. Em uma simulação com a ex-senadora Marina Silva (Rede), o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), como adversários, Dilma teria 51% das intenções de voto, segundo o Datafolha.

Dilma ainda venceria a eleição no primeiro turno, porém houve uma queda de sete pontos em relação ao levantamento anterior. Marina Silva aparece em segundo lugar, com 16% das intenções de voto, e Aécio Neves - o único que cresceu em relação a março - tem agora 14% das intenções de voto, quatro pontos a mais que na pesquisa anterior. A pesquisa, publicada neste sábado pelo jornal Folha de S.Paulo, foi feita com 3.758 pessoas entre os dias 6 e 7 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Dilma ensaia retorno à receita de FHC

O jornal “Folha de S.Paulo” deste domingo traz em destaque: “Com a inflação ameaçando sair do controle e a popularidade em queda, a presidente Dilma Rousseff vem promovendo uma mudança na sua política econômica ao elevar os juros e soltar as amarras da taxa de câmbio. Economistas renomados avaliam que o governo vem sendo obrigado a adotar, parcialmente, a receita que garantiu a estabilidade de preços nos governos FHC e Lula. Com exceção do controle de gastos públicos, pouco a pouco o governo retoma as outras duas bases do tripé econômico: metas de inflação e câmbio flutuante.
                                                                                                  
                                                                                                 



Por: Armando Lopes Rafael

Governo decide manter térmicas acionadas, apenas uma será desligada hoje

EnergiaeletricaBrasília - O governo decidiu desligar mais uma termelétrica do conjunto de usinas que operam desde outubro do ano passado para garantir a segurança energética do país. A Termelétrica Potiguar 3, movida a óleo diesel, que fica no município de Macaíba (RN), com potencial de geração e 66,4 mil quilowatts, será desligada hoje (8).
A decisão foi tomada na última quarta-feira (5) pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). O grupo avaliou que as demais térmicas devem permanecer acionadas porque a temporada de estiagem nas regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Centro-Oeste deve propiciar níveis reduzidos de chuvas. Já no Sul, a tendência é que o período úmido permaneça na média.
No mês passado, o CMSE decidiu desligar quatro termelétricas movidas a óleo diesel: Pau Ferro e Termomanaus, em Pernambuco; Xavante, em Goiás; e Potiguar 1, no Rio Grande do Norte. As quatro somam 334 megawatts (MW), dos cerca de 14 mil MW que foram acionados no ano passado por causa do baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas no final de 2012.
O sistema de geração de eletricidade do Brasil é chamado de hidrotérmico, ou seja, a geração por meio de hidrelétricas é a principal, e as térmicas movidas a gás natural, óleo diesel, carvão ou biomassa servem para complementar. Quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas está muito baixo, o governo decide acionar mais termelétricas para garantir que não falte energia no país. No entanto, essa energia é mais cara e mais poluente.
Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Edição: Juliana Andrade

Agência Brasil

42,5 mil contribuintes do CE recebem restituição do IR 2013, no 1º lote

Consulta será liberada pela Receita Federal às 9 h de segunda-feira (10). Também serão dispnibilizados lotes residuais de 2008 a 2012.

IR_23No Ceará, 42.521 contribuintes receberão a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no primeiro lote do exercício de 2013 (ano calendário 2012), totalizando o valor de R$ 65,2 milhões, reajustados com base na taxa selic em 1,60 % (maio de 2013 a junho de 2013). A consulta será liberada pela Receita Federal às 9 horas desta segunda-feira (10).
No dia 17 de junho de 2013 as restituições de todos esses lotes no serão creditadas nas agências bancárias informadas pelos contribuintes no ato da declaração. Também serão pagos lotes residuais de 2012 (ano calendário 2011), de 2011 (ano calendário 2010), de 2010 (ano calendário de 2009), de 2009 (ano calendário de 2008) e de 2008 (ano calendário de 2007).
Para o exercício de 2012, serão creditadas 400 restituições, R$ 839,8 mil, já acrescidos da taxa selic de 8,85 % (maio de 2012 a junho de 2013). Quanto ao lote residual do exercício de 2011, serão creditadas restituições para 48 contribuintes, totalizando R$ 170,1 mil, já acrescidos da taxa selic de 19,60% (maio de 2011 a junho de 2013). Com relação ao lote residual do exercício de 2010, serão creditadas restituições para 45 contribuintes, totalizando R$ 101,9 mil, já atualizados pela taxa selic de 29,75% , (maio de 2010 a junho de 2013).
Com relação ao lote residual do exercício de 2009, serão creditadas restituições para 29 contribuintes, totalizando R$ 71,9 mil, já atualizados pela taxa selic de 38,21% , (maio de 2009 a junho de 2013). Referente ao lote residual de 2008,apenas um contribuinte será restituído, no valor de R$ 56,38, já atualizados pela taxa selic de 50,28%, (maio de 2008 a junho de 2013).
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar no site da Receita Federal, ou ligar para o receitafone 146. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. De acordo com a Receita Federal, caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ligar para a central de atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Verônica Prado Do G1 CE

Festival de Quadrilhas Juninas de Barbalha finalizado com sucesso – Confira a classificação Final

Fetivalquadrilhas
Festival de Quadrilhas – Foto: Panticola
A edição do Festival de Quadrilhas Juninas de Barbalha 2013, teve seu fim nesta quinta-feira(06) e contou com a presença de um grande público no Parque da Cidade de Barbalha. Para os organizadores o objetivo foi alcançado. “Conseguimos criar uma grande célula dentro da Festa de Santo Antônio de Barbalha, que é o festival de quadrilhas, que contou com grande participação popular e sem falar da participação de grandes quadrilhas da região do Cariri” disse Soares Neto organizador do festival.
Confira a Classificação Regional e Local (Barbalha)
Classificação Regional
1º Rojão – Juazeiro do Norte
2º Asa Branca – Campos Sales
3º Xamego Nordestino – Juazeiro do Norte
Classificação Local (Barbalha)
1º Santo Antônio
2º Verdes Canaviais
3º Aqualand

Redação Barbalha-Online

Noticias & Destaques (Armando Rafael)


Mauriti terá unidade da Fazenda Esperança

Graças ao empenho do Bispo Diocesano de Crato, Dom Fernando Panico, o Governo do Ceará – através da Secretária da Saúde – vai liberar a primeira parcela – no valor de R$ 120 mil reais – para o início da construção da Fazenda Esperança-Cariri, localizada no município de Mauriti. O investimento total previsto para a obra gira em torno de R$ 300 mil. Quando estiver funcionando, a Fazenda Esperança ofertará serviços de ressocialização para dependentes químicos. Caberá à Prefeitura de Mauriti arcar com a construção da estrada de acesso à Fazenda Esperança, além de perfuração de um poço para abastecimento d´água, rede elétrica, e a terraplanagem de todo o terreno onde será erguida essa obra.



 

Fundação Terra terá núcleo no Cariri

Juazeiro do Norte vai ganhar uma filial da Fundação Terra, instituição criada pelo padre Airton Freire, com sede na cidade de Arcoverde, estado de Pernambuco.  A Fundação Terra foi criada para prestar serviços às populações carentes, focando em suas necessidades básicas: moradia, alimentação, saúde e educação. Recentemente, o industrial Ivan Bezerra doou uma gleba de terra à Fundação Terra, a fim de que seja instalado um núcleo da instituição em Juazeiro do Norte.



Fundação já atua em Crato

Um grupo de pessoas – participantes da Fundação Terra – já atua em Crato, mais precisamente na Região Pastoral do Alto da Penha. O administrador paroquial do Alto da Penha, padre Arileudo Machado, recebe todo o apoio desse grupo na proteção de cerca de 80 crianças daquele populoso bairro. Antes conhecidos como “meninos de rua” essas crianças hoje estão estudando, recebendo alimentação e orientação religiosa. As pessoas de boa vontade de Crato precisam conhecer este importante trabalho que se faz na Capela de Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha, do Alto da Penha (foto ao lado).

Patrimônio Cultural Imaterial


Entende-se por cultura todas as ações por meio das quais os povos expressam suas “formas de criar, fazer e viver” (Constituição Federal de 1988, art. 216). Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional–IPHAN, a Região do Cariri constitui uma das mais belas paisagens culturais do Brasil. No Cariri estão situadas a Bacia Sedimentar do Araripe, a Floresta Nacional do Araripe e o Geoparque Araripe, como nove geotopes. A herança das culturas ibérica, indígena e africana tornou o Cariri um verdadeiro celeiro de manifestações de bens culturais imateriais.

Festa de Santo Antônio

 Dentre as muitas manifestações da cultura imaterial do Cariri ganha destaque a Festa de Santo Antônio, na cidade de Barbalha. Desde 2010, o IPHAN, abriu o processo de Registro da Festa de Santo Antônio como patrimônio cultural brasileiro. Até a presente data esse processo de Registro não foi finalizado. Por que será que as coisas no IPHAN são tão demoradas?

É o caso do registro das romarias

Também foram iniciados – desde janeiro de 2011 – os estudos para o Registro das Romarias feitas à cidade de Juazeiro do Norte em homenagem ao Padre Cícero. Também até a presente data não se tem notícia do estágio desses estudos que estão sendo feitos no IPHAN.

Beleza pura


Regressaram dos Estados Unidos os 7 prefeitos da Região Metropolitana do Cariri que foram participar, em Washington, de um seminário sobre aterros sanitários. A comitiva caririense – sob a liderança do Secretário das Cidades, Camilo Santana – foi composta dos prefeitos José Leite Gonçalves (Barbalha), Ronaldo Gomes de Matos (Crato), José Vandevelder Francelino (Farias Brito), Raimundo Macêdo (Juazeiro do Norte), Tardiny Pinheiro (Missão Velha), Francisco Ronaldo Sampaio (Nova Olinda) e Danieli de Abreu Machado (Santana do Cariri). Todos voltaram maravilhados com o elevado padrão de vida do povo norte-americano, bem como com a organização administrativa daquela nação.

E por falar em aterro

O projeto executivo do Aterro Sanitário  Consorciado do Cariri será apresentado ainda neste mês de junho. Em seguida será divulgado o edital para licitar as obras que estão orçadas em R$ 20 milhões. O aterro, como todos sabem, será construído em Caririaçu.

Irmãos Bezerra de Menezes


A cordelista juazeirense Rosário Lustosa produziu e amigos dos coronéis Adauto e Humberto Bezerra (foto acima) publicaram a plaquete, “Adauto e Humberto Bezerra no balanço do cordel”. A obra foi lançada no último dia 3 de junho, dentro das comemorações pelos 87 anos de vida dos dois políticos juazeirenses. São 87 estrofes onde são mostrados episódios da vida política dos irmãos gêmeos, bem como seu desempenho como vitoriosos empresários e banqueiros. A apresentação do opúsculo foi escrita por Armando Lopes Rafael.

Déficit bilionário

Foi o pior déficit na história da balança comercial brasileira! Nos primeiros cinco meses de 2013, o déficit do Brasil totalizou US$ 5,392 bilhões (atentos: essa cifra é em dólares). O déficit da balança comercial é medido pelo saldo da diferença entre as importações e as exportações. Nunca é demais relembrar que em 2012, a Petrobrás deixou de registrar compras de petróleo e derivados com o objetivo de melhorar o desempenho da nossa balança comercial. Noutras palavras: estamos sujeitos a muitas enganações...

Na contramão da história

Tanto o ex-presidente Lula – como a atual presidente Dilma – deu prioridade a acolher no Mercosul países sul-americanos governados pela a esquerda troglodita. Por não concordar com essa política o Paraguai foi suspenso daquela instituição. E a vida continua normal para os paraguaios... Hoje, o Mercosul é influenciado por parceiros inexpressivos e contabiliza apenas pífios acordos comerciais com Israel, Palestina e Egito.

A cada povo o governo que merece

Enquanto o Brasil insiste no estagnado e atrasado Mercosul, o México, Chile, Colômbia e Peru, criaram – num prazo recorde de 12 meses – a Aliança do Pacífico, instituição que visa a integração e comércio dessas nações, a qual já possui visibilidade internacional. Esses países tiveram – em 2012 – um crescimento econômico médio de 5% (o Brasil cresceu míseros 0,9%) e uma inflação média de 2,4% (enquanto a do Brasil – “oficialmente” – foi de cerca de 6%).

Suprema humilhação

E por falar no Chile, este será o primeiro país latino-americano, cujos habitantes não precisarão de visto de turista para entrar nos Estados Unidos. Os chilenos, dentro de seis meses, tanto em turismo, como em viagens inferiores a 90 dias não precisarão entrar nas filas nos consulados norte-americanos para tirar visto. Coisa que os brasileiros continuarão a enfrentar...

Por: Armando Lopes Rafael

SESC Crato apresenta o acordeonista internacional erudito Mirco Patarini, dia 10 e 11 de Junho



Dia 10 de junho na Igreja São Francisco (Bairro Pinto Madeira - Crato), às 19 horas.
Dia 11 de junho na Igreja Nossa Senhora das Angústias (em Tarrafas), às 20 horas.

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet

Governo do Estado deve reativar Usina de etanol em Barbalha


O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), arrematou a Usina de Açúcar, Manoel Costa Filho, em Barbalha, no Cariri. O leilão judicial para alienação do terreno e parque fabril desativado aconteceu nesta sexta-feira (07), no auditório da Caixa Econômica Federal, em Fortaleza. O presidente da Adece, Roberto Smith, participou do certame, onde deu o lance de R$ 15 milhões e 480 mil. O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, também esteve presente, bem como os diretores de Atração de Investimentos e Agronegócio da Adece, Cláudio Frota e Reginaldo Lobo, respectivamente.

Localizada nos sítios Santa Tereza e Brejinho, a Usina foi implantada na década de 60, quando se valeu da longa tradição do Cariri no plantio de cana para produzir açúcar e etanol. Desativada desde 2004, ela deverá, com a aquisição do Governo do Estado, voltar a funcionar e ajudar no fortalecimento da produção agrícola da Região, que dispõe de quase nove mil hectares para a produção de cana-de-açúcar.

De acordo com o presidente, o Estado ainda investirá aproximadamente R$ 36 milhões para deixar a Usina novamente em condições de funcionamento. “Hoje é um dia solene e feliz, um marco, o início da concretização de uma missão iniciada há pelo menos seis meses pela Adece e a SDA. A ideia é recuperar o empreendimento e reiniciar a produção o mais rápido possível”, declarou Smith. Em seguida, segundo ele, deverá ser elaborado um Plano de Negócios para determinar se produção de álcool será destinada a combustíveis ou para abastecer a indústria de bebidas.

Governo do Estado do Ceará


Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

SOFTERIA - Um local feito para pessoas que gostam de Qualidade e Delícias ( Em Crato )


SOFTERIA - NO SHOPPING RESIDENCE, Loja 8B


Foi inaugurada no último sábado em Crato, no Shopping Residence a SOFTERIA, um local feito especialmente para as pessoas que gostam de qualidade e delícias. Lá, você poderá provar Sorvete expresso, petit gateau, torta de limão, cheesecake, Milk Shakes, Sundaes e muitas outras coisas maravilhosas.



Dê uma passadinha por lá e confira, um local aprazível, feito com carinho pra você que gosta do que é bom.




Softeria, o seu espaço de sabores e delícias
Rua Santos Dumont 138 – loja 8B – Shopping Residence - Crato


Detran-CE começa a realizar provas agendadas pela Internet


Começa nesta segunda-feira (dia 10), das 12 horas às 14h45min), a realização das provas teóricas agendadas, na Internet, via site do Detran-CE, pelos candidatos a obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As provas serão realizadas na sede do órgão (Avenida Godofredo Maciel, 2.900 - Maraponga).  A medida tomada pelo Detran-CE vai acontecer devido a concentração de candidatos no período da manhã (das 8h às 12h), enquanto no período da tarde parte das 90 cabines com computador, por onde a prova é respondida, ficavam vazias.

Com o processo de agendar com antecedência, o Detran espera que pelo menos 150 candidatos ocupem as cabines. Assim, quem chegar à sede do Órgão terá a sua vaga reservada, após a confirmação no sistema. A tolerância do atraso é de 10 minutos. Quem agendar e faltar terá que pagar a taxa de falta, no valor de R$ 24,32.

Para agendar a prova é necessário que o candidato acesse a página www.detran.ce.gov.br e clique sobre o nome Agendamento da prova da teórica (segundo item da coluna Serviços, à esquerda da página). Em seguida aparece um formulário, para ser preenchido com as seguintes informações: CPF, documento de identificação, data de nascimento, local de prova. E no final, informar o código de segurança que aparece na página. Na sequencia aparece o calendário do mês com os dias úteis (de segunda a sexta). Ao ser definido o dia, na tela seguinte aparece o horário a ser escolhido: 12 horas, 12h15min; 12h30min, 12h45min, 13 horas, 13h15min, 13h30min e 13h45min. O último passo é imprimir o comprovante do agendamento, para ser apresentado quando for fazer a prova.

O conteúdo da prova teórica abrange questões sobre legislação e sinalização de trânsito e noções de primeiro socorros, mecânica, cidadania e meio ambiente. O exame faz parte do processo de obtenção da primeira CNH e estará apto a realizá-la o candidato que for aprovado nos exames iniciais (médico ? vista e pressão arterial – e psicotécnico) e ter assistido as 40 horas de aula, na autoescola. As etapas seguintes são as 20 horas de aulas de prática de direção e o exame de prática de direção.

Governo do Estado do Ceará


Ceará é o 3º do País a apresentar maior crescimento no número de inscrições do Enem de 2012 para 2013


As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, tendo início às 13 horas

O número de inscritos no Enem aumentou em todo o País. No Ceará, o crescimento foi de 44% entre 2012 e 2013, colocando o Estado na terceira colocação no ranking nacional. Para o Enem 2013, foram inscritos 495.088 estudantes, 150 mil a mais do que os 345.004 candidatos de 2012.
Mais de 400 mil estudantes se inscreveram no exame deste ano. FOTO: Agência Brasil
Ao todo, 7.173.574 pessoas se inscreveram em todo o País em 2013, contra os 5.791.332 candidatos em 2012.

A região com o maior número de inscritos no exame neste ano é o Sudeste, com 2.561.634, seguido do Nordeste, com 2.358.506; o Sul apresenta a terceira colocação do País, com 886.705, seguido pelo Norte, que teve 746.083 inscritos; o Centro Oeste foi a região que apresentou o menor número de inscrições, 620.646.

Segundo o ministro da educação, Aloizio Mercadante, os números representam uma grande vitória para a educação do País. "Quando construímos políticas públicas e damos oportunidade para as pessoas, a resposta é essa. O Enem abriu oportunidades, porque é o critério para ter bolsa do ProUni [Programa Universidade para Todos], pegar financiamento do Fies [Financiamento Estudantil], ou estudar nas melhores universidades do mundo com o Ciência sem Fronteiras", afirmou.

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, tendo início às 13 horas. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.


Atriz é presa acusada de enviar cartas com veneno para Obama


Uma atriz foi presa nesta sexta-feira(7) suspeita de relação com o envio de três cartas com ricina, um veneno possivelmente letal, ao presidente dos EUA, Barack Obama, e ao prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.

Conforme a mídia americana, a atriz Shannon Rogers Guess Richardson foi coadjuvante nas séries "Walking Dead" e "The Vampire Diaries", é mãe de cinco crianças e mora em New Boston, no Estado do Texas. De acordo com a promotoria, ela chegou a acusar o marido de enviar as cartas, antes de admitir ter responsabilidade. Os papéis, remetidos anonimamente no mês passado, com referências ao debate sobre o controle de armas.

Segundo as autoridades, a carta, que não chegou a entrar nas instalações da Casa Branca, foi examinada para comprovar se tinha um elemento tóxico após ser constatado que o postal era muito parecido com os enviados ao prefeito nova-iorquino e ao grupo antiarmas presidido por ele.
O texto era idêntico ao das cartas enviadas a Bloomberg e dizia: "O que há nesta carta não é nada comparado com o que tenho planejado para ti". Uma terceira carta, também com ricina, foi enviada ao diretor de uma empresa de lobby, a Prefeitos Contra Armas Ilegais, fundada por Bloomberg para defender controles mais rígidos para as armas.

A ricina é um veneno mortal, mas os funcionários públicos que tiveram contato com as cartas 
apresentaram apenas sintomas leves de intoxicação. 

Folhapress



"Não sou chegado em rabo cabeludo", diz Bolsonaro sobre convite de Festival Gay



O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), conhecido por declarações consideradas homofóbicas, aceitou o convite para participar de um debate durante a 21ª edição do festival de cinema Mix Brasil, cujo foco é a diversidade sexual. Mas nega que assistirá a filmes do evento.


"Não sou chegado em rabo cabeludo. Pode escrever isso. Não vou assistir a nenhum filme gay. Se for para isso que estão me chamando, estão de brincadeira", disse.

O convite ao evento foi feito em um anúncio publicado ontem na Folha. "Se abominamos o preconceito, a intolerância e a discriminação de qualquer gênero, o Mix Brasil não pode reservar-se ao direito de ser preconceituoso, intolerante e discriminador com o senhor", diz o texto.

Bolsonaro diz aceitar o convite ao festival, marcado para novembro em São Paulo e no Rio. "Seria bom mesmo uma mesa para debater sobre família. Até convenceria muitas pessoas de que estão no caminho errado, mas quero é mudar essa gana deles para estimular meninos a virarem gays", disse, em referência ao material didático antidiscriminação preparado pelo governo federal que seria distribuído a escolas públicas.

As mesas de debate ainda não estão definidas --o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), que colocou em pauta a discussão sobre a "cura gay", também já aceitou o convite do Mix Brasil.

Folha.com



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30