xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/05/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 maio 2013

Restrição de propaganda de cigarro levou 33% dos brasileiros a deixarem de fumar, diz pesquisa


Brasília - Um em cada três brasileiros deixou de fumar depois que medidas que restringiram a propaganda de cigarros  na TV e em veículos de comunicação de massa entraram em vigor. É o que mostra pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)  no lançamento da campanha “Tabaco: proíba publicidade, promoção e propaganda”, em atenção ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado 31 de maio.

A pesquisa, feita entre 1989 e 2010, foi divulgada hoje (28) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é baseada em levantamento com 1,8 mil pessoas em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. A pesquisa mostrou que a maioria da população é a favor de medidas ainda mais rigorosas contra o fumo.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão, o mais comum de todos os tumores malignos, estão relacionados ao tabagismo. A instituição estima que em 2012 foram diagnosticados mais de 27 mil novos casos da doença, considerada “altamente letal”.

A Fundação do Câncer também lançou campanha em combate ao tabaco. Intitulada “E aí governo?”, que começou no dia 23 e vai até o dia 31, a campanha a opinião de internautas que cobraram políticas eficazes para reduzir o consumo de produtos derivados de tabaco por meio das redes sociais.

Para Celso Ruggeiro, diretor executivo da fundação, a regulamentação da Lei Antifumo e a criação de uma lei que proíba aditivos em cigarros, tema hoje tratado por resolução da Anvisa, são os principais pontos a serem tratados durante a campanha.

A regulamentação da Lei Antifumo (Lei 12.546 de 2011) é um dos principais temas abordados pelos especialistas. Sancionada  em dezembro de 2011, a lei proíbe a propaganda em pontos de venda de cigarros, como padarias e lanchonetes, e também proíbe o fumo em ambientes fechados. No entanto, de acordo com Ruggeiro, por não ter regulamentação, a lei ainda não é cumprida em todo o Brasil.

De acordo com a Fundação do Câncer, cerca de 15% da população brasileira são fumantes. Para Roberto Gil, membro do Serviço de Oncologia Clínica do Instituto Nacional do Câncer, se o cigarro fosse eliminado, cerca de 50% dos tipos de câncer que existem seriam eliminados.

Histórico de regulamentação

1988 – obrigatoriedade da frase: “O Ministério da Saúde adverte: fumar é prejudicial à saúde” nas embalagens dos produtos derivados do tabaco

1990 – obrigatoriedade de frases de alerta em propagandas de rádio e televisão

1996 – Comerciais de produtos derivados do tabaco só podem ser veiculados entre 21h e 6h. Fumar em locais fechados passa a ser proibido (exceto em fumódromos)

2000- É proibida a propaganda de produtos derivados de tabaco em revistas, jornais, outdoors, televisão e rádios.  Patrocínio de eventos culturais e esportivos e associar o fumo às praticas esportivas também passa a ser proibido

2001 -  Anvisa determina teores máximos para alcatrão, nicotina e monóxido de carbono. Imagens de advertência passam a ser obrigatórias em material de propaganda e embalagens de produtos fumígenos

2002 – É proibida a produção, comercialização, distribuição e propaganda de alimentos na forma de produtos derivados do tabaco

2003 – Passa a ser obrigatória o uso das frases: “Venda proibida a menores de 18 anos” e “Este produto contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, e nicotina que causa dependência física ou psíquica. Não existem níveis seguros para consumo destas substâncias”

2005 - É promulgada Convenção Quadro de Controle do Tabaco. Primeiro tratado mundial de saúde pública, do qual o Brasil é signatário

2008 - Novas imagens de advertência, mais agressivas, passam a ser introduzidas nos rótulos de produtos derivados do tabaco

2010 -  Anvisa publica duas consultas públicas sobre produtos derivados do tabaco: uma prevê o fim do uso de aditivos e a outra regulamenta a propaganda desses produtos, bem como, exposição nos pontos de venda e prevê nova frase de advertências nas embalagens

2011 – Lei Federal proíbe fumar em locais fechados e Anvisa proíbe o uso de aditivos em produtos derivados do tabaco

2012 - Anvisa publica resolução que restringe aditivos em cigarros

Agência Brasil


Imagine este quadro em sua sala de estar ! - Nossa Loja está aberta


IMAGINE ESTE QUADRO EM SUA SALA DE ESTAR ! - NOSSA LOJA ESTÁ ABERTA

Agora você pode adquirir alguns dos nossos trabalhos em tamanho 1:20 metros x 80cm ( ou menor ) para sua sala de estar, para presentes...As fotos são impressas na mais alta qualidade, em Fortaleza, e todas emolduradas em metal, com vidro e paspatur, para profissionalismo e qualidade. Você pode encomendar a sua através da nossa galeria, ou diretamente com o autor, no E-mail blogdocrato@hotmail.com - Visite: www.facebook.com/galeriadm e veja o nosso catálogo.

Outros exemplos de fotos em tamanho: 1:20 x 80cm






Adquira diretamente com o autor pelo e-mail: blogdocrato@hotmail.com ou através da GALERIA DIHELSON MENDONÇA - No facebook: www.facebook.com/galeriadm

Um cronista de Juazeiro do Norte - Por: Emerson Monteiro

Com dois meses de lançado, chega às minhas mãos o livro Fragmentos do passado, de autoria do varzealegrense radicado em Juazeiro do Norte Raimundo Araújo, responsável pela produção de algo em torno de duas dezenas de obras literárias centradas nos temas fundamentais da Meca do Cariri. De fértil produção, o escritor, que viajara por outras terras no ofício de jornalista, veio se radicar na sua região de origem e aqui cuida de reunir em livros os principais vestígios dos tempos que vive, acontecimentos, personalidades, instituições, destaques sociais, políticos, religiosos, histórias e momentos pitorescos.

Essa publicação congrega efemérides e nomes que protagonizaram décadas inteiras de um povo sertanejo laborioso, numa síntese do Nordeste brasileiro, sempre sob a égide da religiosidade.

Verdadeira viagem através da formação juazeirense, no decorrer do século XX até os dias de hoje, Raimundo Araújo arrecadou, nesse trabalho, os elementos fundamentais da construção das lideranças no desempenho dos papéis e na consolidação das famílias que formam o espírito da sua gente.

Traz nas páginas o resgate dos figurões inesquecíveis do cotidiano recente, quais Mons. Murilo de Sá Barreto, Dr. Mauro Sampaio, Dr. Conserva Feitosa, Dr. Mozart Cardoso de Alencar, Dr. Nei, Cônego Jezu Flor, Mascote, José Geraldo da Cruz, Joaryvar Macedo, Pe. Azarias Sobreira, Assunção Gonçalves, Profa. Zuíla Morais, Praxedes Ferreira, Socorro Alencar, Felipe Neri, os craques dos times do lugar, notícias das festas sociais, e tantos e tantos outros valores plenos de humanidade, alentos inesquecíveis que compõem a cultura, o esporte, a educação, as ciências, as artes e a cena política da Terra do Padre Cícero Romão Batista.

Além dos méritos da função que abraço no livro Fragmentos do tempo, de preservar o inventário sociocultural da história de Juazeiro do Norte, Raimundo Araújo apresenta, no mais recente livro, iconografia dos seus familiares e, na derradeira parte, estampa um painel dos ícones da admiração pessoal, personalidades de todo tempo da Humanidade.


Eis em publicação o retrato fiel do caririense Raimundo Araújo, escritor vocacionado àquilo que propõe, isto é, inventariar nas letras o testemunho do tempo que presencia, com ânimo e correção, próprio dos cronistas de época nas comunas interioranas.  

Juazeiro do Norte vai ganhar letreiro ao estilo da cidade de Hollywood na colina do Horto


A cidade de Juazeiro no Norte em breve, ganhará mais um monumento; Trata-se de letreiro ao estilo do existe na cidade americana de Hollywood, exaltando a fé dos romeiros. O projeto, da autoria do empresário juazeirense Aluízio Nery Filho, custará aos cofres do Estado do Ceará, a quantia de 1 milhao e 400 mil reais e levará a frase: "Juazeiro, Capital da Fé". O projeto tem dividido opiniões em toda a região do Cariri, mas já passou pelo processo de licitação e a órdem de serviço será dada já no próximo mês.

Com informações da TV Verdes Mares Cariri




Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30