xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/05/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 maio 2013

Ânimo forte - Por: Emerson Monteiro


Em épocas críticas, todos precisam levantar a cabeça e buscar forças internas por vezes desconhecidas, mas de primordial importância na preservação do gosto de viver. Nesses períodos austeros, as responsabilidades de um veículo de comunicação crescem no sentido de informar e formar as consciências, razão de lhe caber papel estratégico na manutenção do espírito elevado de quem o manuseia à busca de valores e elementos vitais de sobrevivência.

E os tempos políticos e econômicos atuais do Brasil e do mundo geram preocupações de várias ordens nos diversos quadrantes. Pais de famílias avaliam o futuro e se apreendem pelos filhos. Jovens analisam o mercado de trabalho e sentem a exiguidade dos instrumentos que dispõem para objetivos válidos. Sociedades padecem das providências administrativas insuficientes aos desafios da hora.

Isso demonstra a panorâmica cinza, vistas turvas de um dos lados da ponte. Do outro, a Natureza segue a boa ordem eterna a dizer dos sonhos que fluem quando se enfoca o pólo positivo das evidências.

O modo de utilizar as normas de viver precisa do aprimoramento dos recursos disponíveis na força interna do Ser. Ninguém há de negar que o progresso tecnológico propicia maravilhas aos humanos. A todo instante, novas fontes de poder trazem inovações. Em face disso, admitir potencialidades e saber utilizá-las se torna fator de alegria.

Antes de quaisquer atitudes negativas, portanto se concentrem esforços mentais e escolhas dos melhores caminhos. Depois, o resultado prático indicará o andamento, numa espécie de geração espontânea. Para chegar à felicidade, longo caminho apresenta oscilações, dificuldades, instabilidades que se equilibram junto do senso comum, no treinamento da marcha em frente e para o alto de quantos mantêm a firmeza de continuar.

Preservar o espírito de vitória dentro da realidade, sem jamais reduzir o ânimo de lutar, eis as bases da vitória na epopeia do crescimento que todos vivem, jornada adentro da sabedoria e do sucesso.

Guerras, inflação, dramas familiares, existenciais, demais impasses, se transformam toda hora, mudam em seus contrários, nas experiências inevitáveis da formação da personalidade e do crescimento individual, fatores de integração e unidade. Pois eles não são opositores e, sim, complementares dentro de nós.

Religiosidade, filosofias positivas, sentimentos agradáveis, amizade, beleza, arte, poesia, idealismo, esperança, altruísmo, revestem os elementos ao dispor, na procura lógica pelo sentido desses acontecimentos da longa, infinita, história.

Porquanto os mestres indicam a direção que existe, nos mistérios, a chance fabulosa da felicidade verdadeira enquanto somos inteligentes em nossas decisões diárias.

Amar, por isso, com gosto as coisas boas, tal condição da paz no coração. Sintonizadas realizações nascem por via de consequência, junto com o sol das manhãs esplendorosas, peças e movimentos do sistema eterno. Vivamos a intensidade dos dons especiais de compor a melodia da liderança de Si Mesmo, artífice do Universo que todos somos. 

Pontificado do Papa Francisco consagrado a Nossa Senhora em Fátima


Perante os milhares de fiéis que assistiram às cerimónias aniversárias de Fátima, o Arcebispo do Rio de Janeiro exortou os cristãos a viver a sua fé num mundo em transformação e lembrou o lema escolhido para este ano: "Não tenhais medo".Um dos pontos altos das cerimónias deste 13 de Maio em Fátima deu-se quando o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, consagrou o pontificado do Papa Francisco a Nossa Senhora.  Foi o cumprir de um desejo manifestado pelo próprio Pontífice, que agradeceu por carta, conforme foi transmitido aos peregrinos no final da eucaristia.

"Na vossa mensagem aos pastorinhos, aqui na Cova de Iria, pusestes em relevo o ministério do Papa, o homem vestido de branco. Três últimos Papas fizeram-se peregrinos do vosso santuário", afirmou D. José Policarpo.

"Só Vós, Senhora, no vosso amor maternal a toda a Igreja podeis pôr no coração do Papa Francisco o desejo de também ele ser peregrino deste santuário. Não é algo que se lhe possa pedir por outras razões. Só a cumplicidade silenciosa entre Vós e ele o levará a sentir-se atraído por esta peregrinação, na certeza de que será acompanhado por milhões de crentes, dispostos a ouvir de novo a Vossa mensagem", acrescentou.

Também presente nas cerimónias esteve o arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta, que apelou aos cristãos que tenham a coragem de viver a sua fé num mundo em transformação. D. Orani Tempesta referiu-se ainda ao lema escolhido pelo Santuário de Fátima para as peregrinações deste ano – "Não tenhais medo" – para lembrar aos cristãos a importância de assumirem a sua fé. A próxima Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer no Rio de Janeiro, foi também consagrada a Nossa Senhora de Fátima.

EM DESTAQUE - Notícias & Comentários ( Armando Rafael )

Onde o Ceará e Pernambuco se encontram


Distante de Crato aproximadamente 62 km (percurso feito em cerca de 54 minutos), a cidade pernambucana de Exu está inserida no roteiro turístico da região do Cariri cearense.  Muita coisa une as duas cidades. Bárbara de Alencar, sempre citada como heroína cratense, nasceu na verdade em Exu, no sítio Caiçara, mesmo lugar onde nasceu o cantor Luiz Gonzaga, o Pernambucano do Século. O Parque Aza Branca (foto acima) é o principal ponto turístico de Exu. Ele foi fundado pelo próprio Luiz Gonzaga, numa fazenda comprada em 1972. Mas a memória de dona Bárbara também é preservada no memorial que leva seu nome, localizado na casa onde ela nasceu, no sítio Caiçara (foto abaixo).

Uma instituição importante 1


A Diocese de Crato é uma das poucas do Brasil a possuir o seu Departamento Histórico. Desde 2008 foi oficializado o Departamento Histórico Diocesano Padre Gomes–DHDPG, responsável pela catalogação e guarda dos livros, documentos e papéis importantes da Diocese de Crato. Seu diretor é o historiador, padre Francisco Roserlândio de Sousa, (foto à esquerda) tendo como assessora a também historiadora  Tânia Peixoto. Ambos vêm ajudando com boa vontade e com os subsídios do DHDPG aos pesquisadores – e alunos de mestrado e doutorado – na busca de  informações sobre a história do Cariri e da Diocese de Crato.

Uma instituição importante 2

É comum encontrar pessoas pesquisando no acervo de publicações existente no Departamento Histórico Diocesano Padre Gomes–DHDPG. Lá existem números do Jornal A Ação, jornal da Diocese de Crato (período 1942-1982), L’Osservatore Romano (edição em português), “O Mensageiro Diocesano”, órgão da Diocese de Crato (1920-1935) e as coleções das revistas “Itaytera” (que circulou entre 1953 e 2000) e “A Província”, esta última ainda em circulação.

Raimundão

O prefeito de Juazeiro do Norte não dorme no ponto. Ele já tem, neste início de governo, obras para apresentar à população daquela cidade. A construção de 713 novas casas – com verbas  do Projeto Minha Casa Minha Vida – prossegue em ritmo acelerado,  no bairro Betolândia, um dos melhores locais para se residir  em Juazeiro do Norte.

Vade retro

A cúpula governamental petista anunciou o desejo de contratar – para atuar no Brasil –cerca 6 mil médicos cubanos Todos formados nas faculdades de medicinas da “ilha prisão”, de onde sairam os profissionais que cuidaram da doença do ex-ditador venezuelano Hugo Chávez. Como é de notório conhecimento público, as faculdades de medicina de Cuba deixam muito a desejar. Mas já que insistem em trazê-los, que bom se esses médicos cubanos fossem colocados à disposição do Congresso Nacional. Seria um presente e um reconhecimento a esses abnegados, honestos e sérios parlamentares brasileiros que dizem “amém” a tudo oriundo do Palácio do Planalto.

Medicina made in Cuba

Os médicos "importados" de Cuba ganham – naquela ilha-cárcere – um salário de míseros 25 dólares mensais (cerca de 50 reais por mês). E para sobreviverem trabalham fazendo outros bicos, como os de taxistas ou camelôs. Já aqui terão altos salários, os quais,   a maior parte, serão repassados diretamente ao governo de Cuba. Com o objetivo de ajudar a sustentar a mais longa e sanguinária ditadura da história do continente americano.

Humilhação à classe médica brasileira

Todo médico brasileiro para exercer sua profissão passa por longos e rigorosos processos de avaliação (teórica e prática) antes de obter a devida permissão. No Brasil, o Conselho Federal de Medicina é o órgão que detém atribuições constitucionais de fiscalização e normatização da prática médica. A este Conselho são subordinados mais 27 Conselhos Regionais de Medicina–CRM. Não é possível que não seja desencadeada, urgentemente, uma campanha de esclarecimento – ao mal informado público brasileiro –  sobre os danos dessa "importação em alta escala" de mais 6 mil médicos cubanos. Isso,  sem nenhuma avaliação profissional,aqui no Brasil. Mas ainda há tempo para derrubar essa iniciativa do ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT-SP).

Com a bola toda 

Que Copa das Confederações que nada! A população do Rio de Janeiro já vive o  clima de festa com a visita do Papa Francisco à (ex)Cidade Maravilhosa. A Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, mandou instalar, na sua torre,  um grande painel saudando o Papa Francisco, que vem, em julho, participar da Jornada Mundial da Juventude. 


Coisas da República


Se Dona Dilma resolvesse,  numa curta  reunião, conceder pelo menos 10 breves minutinhos para ouvir cada um dos seus 39 ministros, a reunião se arrastaria por 6 horas e 50 minutos.

Uma rasteira na gerentona?

Humm... o ex-presidente Lula da Silva declarou que está preocupado, pois ainda não viu articulação política suficiente para a reeleição de Dona Dilma. Esta que se cuide.  Não se admirem se “O Cara” declarar em breve, em tom de lamentação – pesaroso, ou até com lágrimas de crocodilo – que apenas ele tem a fórmula mágica para unir partidos políticos o que o obriga a novo sacrifício para salvar o Brasil do fantasma de um presidente da República igual a Aécio Neves, Marina da Silva ou Eduardo Campos. Lula é um excelente ator!

Vigilância Sanitária do Crato realiza reuniões semanais para direcionamentos de padrões sanitários



Para promover orientações adequadas sobre o trabalho dentro das normas prescritas pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Crato, por meio do setor de Vigilância Sanitária, vem organizando reuniões setoriais, com informações pertinentes às condições apropriadas de trabalho nos diversos estabelecimentos da cidade.

Dentro desse contexto, vem acontecendo todas às terças-feiras, pela manhã, no auditório do SESC  Crato, encontros que já contemplaram os farmacêuticos, proprietários de drogarias e odontólogos.   O coordenador da Vigilância Sanitária do Crato, Dhiones Gomes, ressalta a importância dessas reuniões para que os profissionais e donos de estabelecimentos de saúde e do comércio em geral fiquem informados sobre as normativas corretas. “É relevante salientar que todas essas categorias recebem solicitação para a participação dos encontros, mas é importante que as pessoas façam ou atualizem seus cadastros na Secretaria de Saúde para que possamos enviar os convites”, explica.
Nesta terça-feira, dia 14, no SESC-Crato, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, estarão reunidos, a partir das 8 horas, para mais uma reunião, com os representantes e técnicos da Vigilância Sanitária.  

O órgão tem o dever de garantir ao consumidor e usuário a sua ativa participação e a segurança da qualidade dos produtos, conforme o coordenador, ao destacar os serviços e ambientes em que as pessoas transitam, trabalham ou vivem. Com isso , assim prevenindo, controlando e eliminando riscos eventuais a saúde

Secretaria de Esportes e Juventude realiza a 7ª edição da Copa 21 de Junho de Futsal

Iniciou-se no último dia 03 de maio, a sétima edição da Copa 21 de Junho de Futsal. O evento já se tornou tradição na cidade e tem levado um bom público aos jogos. Este ano, as competições contarão com a participação de 19 equipes: PJS, Vila São Bento, Cratense, Cariri Ovos, Baiúca, Incopa, Armazém só Feijão, Missão do Miranda, LEC, Japa Motopeças, Leões, DEC, Ronda-Crato, CNSP, Stylus, Galáticos Batateiras, Paraíba, Francy Cópias e Auto-Escola Cariri.

O evento tem a coordenação geral do secretário de Esportes e Juventude do Crato, Robério Alves, e a coordenação técnica de Amaury Azevedo ( Manin), com o apoio de Elizângela Muniz, Rutiel, Antonio Josivan e Dávio. Na comissão de Honra está o Prefeito Municipal, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, o Secretário de Esportes e Juventude e, na comissão disciplinar Eugènio, Diassis, Luciano e Kennedy.

A equipe de arbitragem fica a cargo da LDJ – Juazeiro do Norte. As equipes participantes investiram o valor de R$ 100,00,  que será revertido como premiação para as equipes finalistas, além de troféus e medalhas para as equipes campeã, vice e 3ª colocada.  Na 6ª edição, em 2012, a Auto-Escola Cariri foi a grande campeã, enquanto a equipe do LEC ficou com o vice-campeonato.

Os jogos da 7ªcopa 21 de Junho de Futsal acontecem às quartas-feiras, sextas-feiras e aos sábados, começando sempre às 19h30 e com dois jogos por rodada. A entrada é gratuita. A grande final será no dia 21 de junho, na quarta-feira, a partir das 19h30, com decisões de 3º e 4º lugares e a grande final..

Fonte: PMC


Secretaria de Saúde do Crato convoca beneficiários do Bolsa Família



A Secretaria de Saúde do Crato comunica que está acontecendo a 1ª Vigência de acompanhamento do Programa Bolsa Família, nas Unidades Básicas de Saúde. Os beneficiários têm o compromisso de acompanhar e manter atualizados o cartão de vacinação, o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. Mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem comparecer às UBSs, para o acompanhamento. No caso de gestantes, é preciso realizar o pré-natal e monitorar a saúde do bebê.

O Secretário de Saúde, Walter Santos, alerta os beneficiários do Bolsa Família para que compareçam o quanto antes às unidades de saúde mais próximas da suas residências e realizem o seu acompanhamento ou procurem o setor do Bolsa Família na Secretaria de Saúde do Crato, com os seguintes dados: peso, altura e cartão de vacinas atualizados de todos os componentes inclusos no cadastro.

A coordenadora do Bolsa Família – Saúde, Nayanne Rolim, informa aos beneficiários que caso não realizem este acompanhamento até o próximo dia 31 de Maio, este benefício poderá ser cancelado. “A Secretaria de Saúde trabalha para que as famílias inclusas no Bolsa Família não percam o seu beneficio, mas para isso contamos com a presença das mesmas para organizarem os cadastros”, lembra.

Fonte: PMC



Ao Cair da Tarde ( Parte 1 ) - Por Jorge Carvalho



"...Saio de minha residência no Bairro Santa Luzia e me dirijo à Avenida Dom Francisco em direção à estação rodoviária. Continuando a caminhada, “dobro”à esquerda e começo a adentrar o populoso e aconchegante Bairro São Miguel. Véi do Caldo, antigo Pau do Guarda, Serviço Social da Industria(SESI). Recordo, ao passarem frente a esta instituição, o antigo São Pedro do SESI e a bandinha comandada pelo maestro Correinha. As luzes da Avenida Padre Cícero começam a clarear meus passos, no momento que “piso” a calçada do antigo cemitério do cólera (hoje terminal da CHESF). Adiante, a Igrejinha de São Miguel:Padre Frederico, lembro no momento (sacerdote carismático e um grande benfeitor da nossa cidade).

O Colégio Municipal vejo ali bem próximo. Nessa casa educacional, lecionei dois anos (1986 a 1988). “Piso” a Rua da Cruz. Bem adiante, a Casa de Saúde Joaquim Beserrade Farias, referência em ortopedia e traumatologiana região. “Dobro” o quartel da 5ª Companhia de Polícia (antiga Escola José de Brito). Atravesso a Nelson Alencar (a sempre rua da saudade), rua da Vala (Tristão Gonçalves), Senador Rompeu, Dr. João Pessoa.

Já passam das 20 horas, o canal do Rio Grangeiro aos meus olhos, ali próximo. Subo (pela esquerda) a Santos Dumont. Chego naantiga esquina deZé Honor. Vou até a “quina” da Barbara de Alencar, me deparo com Chico Norões, Chico Nascimento, Fuisca, Luciano Pierre, Didi das bicicletas, Paulo Ernesto, Cacá de Bantim, Antônio Vicelmo, Arnaldo Brito, Cavalcante (relojoeiro), Vicente e Gilson (barbeiros), Vicente Brito, Carlos Pedro, Pierrin. Em frente, avisto o Palácio Alexandre Arraes - nosso marcante prefeito. Avisto a Sagrada Família, onde Seu Zé de Basto vem ao pensamento. 

Ao olhar para o alto, deslumbro o centenário Seminário São José. São 22 horas. Um ventinho gostoso sopra, naquele horário de início de madrugada, provavelmente vindo das “bandas” do romântico Lameiro, invadindo as ruas Teófilo Siqueira e das Laranjeiras (alô Bebeto, alô Olival). Chego no Parque Municipal: Quadra Bicentenário. Dou um tempo e bebo a primeira (da branca), servida por Aderbal no Bar do Parque. Converso com Gilberto Filho, Emanuel Nunes, Jamacaru, Geraldo Urano, Jacinto, Moacir Lócio, Hélio Pinheiro, Abidoral,Carlos Salatiel, Mathias (vigia da quadra), seu Nivaldo. Aos meus olhos o Colégio São João Bosco (onde estudei), o Hospital São Francisco. Passo na Faculdade de Filosofia. Chego ao Crato Tênis Club.

Antes, passei e comprei uns dez cordéis, na lojinha da poetisa Josenir Lacerda (Cordel e Arte). “Dou um pulinho” na cinquentenária mercearia do meu estimado Juarez Caçula, peço-lhe a benção e “tomo” a segunda (também da branca). Olho pra “riba”, avisto o bairro Caixa D’água – o sempre alto da alegria. Se eu atravessar a pracinha e seguir em frente, vou em direção ao clima gostoso do lameiro. São quase 24 horas (meia noite). Escolho dobrar (outra vez) à esquerda.

“Pego” a Carolino Sucupira. Caminho um pouco e passo atrás da Reitoria da nossa Universidade. Recordo o antigo campo do Sport: Palmeiras x Sport, Satélite x Shell, ou mesmo a Seleção Cratense x Seleção Juazeirense, em partida de futebol por mais um intermunicipal.

Novembro/2009
Jorge Carvalho

A caminhada terá continuidade
* Simulação

Por: Jorge Carvalho ( professor )

Jovem com autismo tem QI maior que Albert Einstein, afirmam especialistas



O jovem de 14 anos tem potencial para conquistar Prêmio Nobel

O americano Jacob Barnett foi diagnosticado com autismo aos 2 anos de idade. Na época os médicos afirmaram que o garoto provavelmente não iria aprender a ler ou mesmo amarrar os seus sapatos. Porém, o garoto hoje com 14 anos, conseguiu muito mais do que isso, Jacob, estuda para obter mestrado em física quântica, e alguns de seus trabalhos já foram aprovados por um professor da Universidade de Princeton, como potenciais vencedores de futuros prêmios Nobel.

Alguns especialistas dizem que o QI (Quociente de Inteligência) do adolescente Jacob Barnetté é superior ao de Albert Einstein. A mãe do adolescente, Kristine Barnett, afirmou que, quando criança, o garoto quase não falava, com isso ela tinha dúvidas sobre a forma de educá-lo. Aos 4 anos, ele fazia horas de terapia para desenvolver suas habilidades e voltar a falar. Kristine relembra que fora da terapia, o garoto fazia coisas extraordinárias, como mapas no chão da sala, como cotonetes, de lugares onde eles tinham passado. E também, recitava o alfabeto de trás para frente e falava quatro idiomas.

Estrelas e o seu impacto

A mãe de Jacob afirmou que o filho com apenas 4 anos, levou o garoto para passear e depois os dois deitaram para visualizar as estrelas, foi o momento mais impactante para Jacob. Depois de alguns meses, Jacob mostrou que aquele momento realmente lhe marcou e durante uma visita a um planetário local, um professor fez uma pergunta à plateia relacionada a tamanhos de planetas e às luas. Surpreendendo a todos, Jacob com apenas 4 anos, respondeu a pergunta. A partir daí, a mãe afirmou ter certeza que seu filho tinha uma inteligência rara. Aos 9 anos, Jacob começou a desenvolver teorias sobre astrofísica.

No livro The Spark, que conta a história de Jacob, sua mãe conta que pediu conselho a um famoso astrofísico do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, onde disse a ela que as teorias do seu filho eram originais e além disso, ele afirmou que ele tem grande potencial para um Prêmio Nobel. Aos 11 anos, Jacob entrou na universidade e faz pesquisadas avançadas em física quântica, até hoje, com 14 anos.

Fonte: Yahoo Notícias


Dia das Mães ( Um questionamento ) - Por: Roberto jamacaru


NE - Cemitérios vazios e Lojas cheias no Dia das Mães...

O Escritor Roberto jamacaru postou um comentário muito pertinente no grupo "Filhos e Amigos do Crato", do Facebook, que resolvi trazê-lo para o Blog, a fim de que outros possam ler. 

Ontem fui ao cemitério da minha cidade - Crato - CE - para uma homenagem à minha mãe que ali se encontrada sepultada. Fiquei surpreso, pois numa cidade que possui mais de 150 mil habitantes, na hora da minha visita não havia mais do que vinte pessoas fazendo o mesmo que eu. Diferente do comércio no centro da cidade que, no dia anterior(sábado), estava superlotado (quase intransitável) de pessoas fazendos compras para as mães. Não sei se a ação que fiz foi errada, se foram os tempos que mudaram, se o sentimento, o respeito e saudade deixaram de existir ou se a figura da mãe só é louvada quando viva.

Roberto Jamacaru


Viatura do Pró-cidadania é flagrada dentro de motel em Crateús




Uma viatura do “Programa Pró-cidadania”, pertencente ao município de Quiterianópolis, no sertão cearense, cedida pela secretaria de segurança pública e defesa social, foi fotografada dentro de um motel na cidade de Crateús. A ocorrência foi registrada no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira.

De acordo com o documento, o flagrante aconteceu por volta das 21 horas do dia 5 de março e motivou a rescisão do contrato entre a prefeitura de Quiterianópolis e a secretaria de segurança. O material foi enviado à ouvidoria geral do estado, que confirmou as denúncias ao encaminhar duas comissões do “Pró-cidadania” aos municípios.

Em Quiterianópolis, uma das equipes constatou ainda que a viatura era também utilizada indevidamente para atividades administrativas da prefeitura.

Blog do Roberto Moreira


Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

Franceses correm aos hospitais com medo da contaminação pelo coronavírus


Brasília – A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que os franceses evitem procurar os hospitais apenas por suspeitar de contaminação pelo coronavírus. Desde a confirmação de mais dois casos,  houve uma corrida aos hospitais. O porta-voz da OMS, Gregory Hartl, disse que o receio é que o sistema de saúde fique “sobrecarregado” e alertou que a possibilidade de contaminação é pequena. A primeira notificação da doença ocorreu em setembro de 2012 pela OMS.

No total, existem 34 casos de coronavírus confirmados no mundo, sendo dois na França. Os casos de infecção pelo novo vírus foram detectados na Arábia Saudita, Jordânia, no Reino Unido, na Alemanha e França. Dos 34 casos, 18 levaram à morte. A OMS pesquisa a forma de contaminação e os riscos da doença.

O Ministério da Saúde no Brasil informa que há três principais subgrupos de coronavírus: alfa, beta e gama. Nas pessoas, a Síndrome Respiratória Aguda Grave Associada ao Coronavírus (Sars-CoV) tem um período de incubação de aproximadamente dez dias e pode apresentar resfriado comum ou evoluir para a Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sras).

No Brasil, apesar de nunca terem sido registrados casos confirmados, a Sars-CoV é uma doença de notificação compulsória imediata desde 2003 e consta como notificação obrigatória internacional no Regulamento Sanitário Internacional 2005 (RSI 2005). Em geral, os sintomas são infecção respiratória aguda, que pode incluir febre (38 graus Celsius) e tosse, suspeita de comprometimento das vias aéreas inferiores e comprometimento renal.

Há dez anos, a Sras, que começou na China, causou a morte de mais de 800 pessoas e gerou um temor generalizado. O novo vírus é diferente do Sras porque provoca insuficiência renal rápida.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Agência Brasil


Brasil e Bolívia preparam ações para combate ao crime organizado


Brasília – Integrantes dos governos do Brasil e da Bolívia se reúnem amanhã (15) e quinta-feira (16) em Santa Cruz (território boliviano), para adotar medidas contra o crime organizado. A região fronteiriça tem 3.423 quilômetros de extensão. Os dois países pretendem desenvolver ações contra o narcotráfico, a lavagem de dinheiro, o tráfico de pessoas, o fluxo migratório e o controle de pessoas e armas na fronteira.

As autoridades também deverão incluir propostas relativas aos roubo de veículos, aviões e meios de transporte em geral. As ações serão coordenadas pelos governos da Bolívia e do Brasil. Representantes dos governos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia também serão chamados.

Participarão das reuniões os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo (Brasil), e do governo, Carlos Romero (Bolívia), da Defesa Social e Substâncias Controladas, Felipe Cáceres (Bolívia), assim como assessores dos dois países.

Estarão presentes a secretária nacional de Segurança Pública Regina Miki (Brasil), o secretário nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Vitore André Zilio Maximiano (Brasil), o chefe do setor de Defesa e Luta contra o Tráfico e Delitos, Ruis Vasconcellos (Bolívia), além dos chefes da Polícia Federal.

Também deverão participar o diretor da Força Especial da Luta contra o Narcotráfico, Gonzalo Quezada (Bolívia), o coordenador-geral do Conselho Nacional de Luta contra o Tráfico Ilícito de Drogas, Sabino Mendoza, e assessores.

*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI

Agência Brasil


Prefeitos do Ceará cobram verba de R$ 9 bilhões prometida para combater a estiagem


Líderes e representantes dos municípios do Estado do Ceará se reuniram, ontem, para discutir a seca e mobilizar os estados nordestinos em favor de ações eficazes. Segundo Adriana Pinheiro Barbosa, presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), ainda não foi feito o repasse de R$ 9 bilhões prometidos pelo governo federal, há pouco mais de um mês, para o enfrentamento da estiagem no Nordeste. Os gestores cobram o valor.

O encontro aconteceu na sede da Aprece e faz parte da Mobilização Nacional pelo Nordeste, cujo objetivo é alertar o País para os resultados da seca na economia e na vida dos nordestinos, com destaque aos pequenos produtores. Na mobilização, as prefeituras municipais cearenses paralisaram suas atividades, mantendo apenas serviços tidos como essenciais, tais como saúde, limpeza pública e educação. A paralisação foi decidida para mostrar a insatisfação dos prefeitos do Estado com a demora do recurso.

"Nosso maior problema, hoje, é a burocracia e a falta de informação sobre esse repasse. Não sabemos a quantia exata para o Ceará, nem quando esse dinheiro estará disponível para combater a estiagem. Tudo fica preso por causa das dezenas de procedimentos burocráticos", disse Adriana Pinheiro.

Na tentativa de uma negociação com resultados mais rápidos, hoje, alguns gestores cearenses seguem para Brasília, onde entregarão à Casa Civil, Senado Federal e Câmara dos Deputados um documento oficial com todas as reivindicações municipalistas para o enfrentamento da crise que atinge 1.475 municípios do Nordeste, sendo 180, somente no Ceará, em estado de emergência.

Via Lindomar Rodrigues 
( Colaborador )


FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


A Fonte Musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:




Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

HAPPY STORE - CONFECÇÕES


HAPPY STORE CONFECÇÕES

Produtos de qualidade, com bons preços e uma empresa genuinamente cratense !





Preço, qualidade, variedade


Os proprietários: Vera Veloso e Franzé Brito


As melhores marcas, os melhores preços.



Anuncie no Blog do Crato
A MAIOR VITRINE DO INTERIOR DO CEARÁ - 200.000 Acessos por mês
Entre em contato pelo e-mail:  blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet

Operação Carro-Pipa tem veículos equipados com GPS


O equipamento começou a ser operado ontem no Sertão Central, a fim de elevar a qualidade do serviço

Quixadá. A partir de hoje, os carros-pipa do Sertão Central, caminhões com tanques para transporte de água, passarão a abastecer as comunidades rurais da região rastreados por Controle de Posicionamento Global (GPS). Conforme o assessor da coordenação da operação emergencial em Quixadá, Nilson dos Santos, o equipamento começou a ser instalado nos veículos cadastrados nas frotas especiais de Quixadá, Choró e Ibaretama, no dia de ontem. Cada pipeiro recebe um cartão magnético para acionar o rastreador e confirmar a rota percorrida.

Os pipeiros apoiam o GPS, mas acham que prioridade é o abastecimento

Segundo o coordenador da TBK, empresa de Recife encarregada de instalar os equipamentos, Luiz Medeiros, o monitoramento será efetuado por meio de tecnologia GPS, formada pela rede de telefonia celular. Os sinais serão captados através das torres das operadoras.

Mesmo não havendo cobertura celular na comunidade atendida as coordenadas geográficas serão transferidas onde houver o sinal mais próximo. A TBK integra um consórcio, o qual criou o software de rastreamento. O Ceará foi o Estado escolhido para implantação do modelo de rastreamento. Icó, Jaguaribe e Morada Nova foram os primeiros municípios atendidos, na semana passada. A meta é atender todo o Nordeste e mais Minas Gerais, conforme acrescentou.

A reportagem do Diário do Nordeste procurou manter contato com a 10ª Região Militar, responsável pela coordenação da Operação Pipa no Ceará, mas até o fechamento desta edição não houve resposta. Todavia, conforme Nilson dos Santos, os carros-pipa serão monitorados pelo Exército Brasileiro. No Ceará, os trabalhos são de responsabilidade da 10ª Região Militar, realizados por uma equipe do 23º Batalhão de Caça (23º BC), com sede em Fortaleza, onde será feito o monitoramento, através de um software especial, o "G Pipa Brasil", explicou.

Há expectativa do Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec) poder acompanhar o rastreamento através da internet, como ocorre com os radares da Funceme, mas a equipe local do 23º BC não soube informar se o monitoramento será liberado para os Comdecs. A solicitação será feita ao Ministério da Integração Nacional pelo comando da Operação, acrescentou o assessor do Comdec de Quixadá.

Nesta manhã está prevista a instalação do aparelho de monitoramento nos veículos de Choró e também de Ibaretama. "O serviço está sendo realizado no Parque de Exposições Valdir Couto Dinely, na estrada de acesso ao Açude Cedro, em Quixadá", acrescentou Santos.

FOTO: ALEX PIMENTEL
Fonte: DN


Barbalha combate a violência sexual


Crato. Até o próximo dia 17, o Município de Barbalha estará realizando uma extensa programação em prol do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Assim como acontece em todo o mundo, o Ceará fará uma extensa programação contra a exploração sexual infantil e de adolescentes FOTO: NATINHO RODRIGUES

De acordo com dados do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), instituição pública que tem como função atender famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, o número de denúncias de sobre este tipo de agressão está crescendo. Segundo a psicóloga e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vanessa Carvalho, nos últimos três anos, as ocorrências aumentaram cerca de 20%, com relação à 2009. Entretanto, Conforme Vanessa, não há evidências se é a multiplicação das ocorrências é mais frequente ou se a participação da população está sendo mais eficaz no sentido de comunicar os casos. Na cidade, o combate à violação dos direitos acontece através de uma parceria entre o Conselho Tutelar, Creas, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Policia Civil e Militar, além da Promotoria de Justiça e Juizado Especializado da Infância e Juventude.

Incidência

Juntos desde 2010, estes órgãos de defesa mobilizam a sociedade para que haja mais denúncias sobre os casos de agressão sexual. Entre os métodos de conscientização estão as palestras, que amplamente discutem o tema, os modos como a violência é configurada e as ações dos órgãos de proteção as vítimas. Atualmente, o bairro de maior incidência de abuso e exploração sexual é o Malvinas. Nas demais localidades, ocorrem casos isolados. Apenas este ano, o Creas está acompanhando dez pessoas que sofreram este tipo de agressão. Para denunciar os agressores ou qualquer situação de violência envolvendo crianças e adolescentes, hoje existe um telefone disponível 24 horas.

Através do disque 100, a população pode entrar em contato com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, onde as denúncias são encaminhadas às autoridades do município. Em Barbalha, outro canal de comunicação é o Conselho Tutelar, que acolhe as informações e checa à veracidade dos fatos com rapidez. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de denunciar os casos de violação dos direitos, durante a Semana Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, os órgãos de defesa proteção irão realizar seminários sobre o tema.

Atividades

Nos seis bairros mais populosos de Barbalha haverá atividades de incentivo. Hoje, as ações serão no Distrito do Caldas e Arajara, onde os profissionais da assistência social pretendem reunir aproximadamente 200 pessoas, entre estudantes, pais e responsáveis. Já na próxima quarta-feira, os bairros Cirolândia e Rosário serão abordados. Na quinta-feira, a proposta será divulgada nas Malvinas e Estrela. Já o encerramento acontecerá com uma caminhada e apitaço peles ruas do Centro da cidade. No cenário do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o Creas acredita que o nível de escolaridade e a conservação do machismo regional podem ser fatores indicadores ou preponderantes do aumento do número de ocorrências.

Renda

No bairro das Malvinas, onde mais acontece este tipo de violência, residem ex-operários de engenhos e pessoas com renda inferior a um salário mínimo. Muitas famílias sobrevivem apenas com o auxílio de programas sociais, como o Bolsa Família. O local ainda abriga várias pessoas que migram de outros Estados em busca de melhores condições de vida. Segundo Vanessa, os casos só irão diminuir quando houver mais denúncias. "A população precisa denunciar. Quanto mais a violência é escondida maior é o sofrimento das crianças. Se as pessoas deixarem de registrar os casos, o abuso permanecerá", revela. A expectativa dos organizadores do evento no Cariri é mobilizar um grande número de pessoas, no próxima dia 17, quando se celebra a data em todo o mundo.

Mais informações

Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas)
Endereço: Rua L, Nº 90
Cirolândia-Barbalha
Telefone (88) 3532-5020

YACANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30