xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/05/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 maio 2013

CRATO - Previsão do Tempo para hoje, dia 02 de Maio de 2013



Bom dia, meus queridos leitores, comentaristas e escritores do Blog do Crato. Por motivo de saúde andei um pouco afastado do Blog nos últimos dias, mas temos toda uma equipe que administra este espaço, como o emérito Prof. Armando Rafael, o Prof. Emerson Monteiro, o Prof. Willames Nunes e outros participantes, de modo que vocês nem devem ter sentido a minha falta. Mas estou melhorando e logo estarei na "ativa" novamente. Chuvas ? SIM! Tem chovido no Crato ( um pouco ). Mas a previsão para o dia de hoje indica dia de sol com algumas núvens e não chove. Vamos ver ?

PREVISÃO DO TEMPO

Quinta-Feira, 02/05 
Nascer do sol:05h39Pôr do sol:17h30
Temperaturas: Max 31º Min 22º
Ventos: ESE a 15km/h
Umidade Relativa do Ar:  92%50%
Índice UV: Extremo 
Sol com algumas nuvens. Não chove.

Fontes: INPE e GOES12



Ministério Público no Cariri se mobiliza e levanta voz contra a aprovação da PEC 37



Procuradores e promotores de justiça das comarcas do Cariri estão mobilizados contra a aprovação, no Congresso Nacional, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 37), conhecida como a PEC da impunidade, que tira o poder de investigação dos Ministérios Públicos estaduais e federal, transferindo-a para as Policias Civil e Federal que ficarão responsáveis pelas inquirições contra o crime organizado, desvio de verbas publicas, corrupção, abusos cometidos por agentes do estado e violações de direitos humanos. A proposta é de autoria do deputado federal, Lourival Mendes do PT do B do Maranhão e já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça CCJ da Câmara dos Deputados e deverá ir para votação em plenário no próximo mês de junho. O projeto atenta contra o regime democrático, a cidadania e o estado de direito, conforme afirmaram os promotores de justiça da comarca do Crato, Raimundo Parente e Pedro Luis Camelo. Eles lembram que os grandes escândalos sempre foram investigados e denunciados pelo Ministério Publico que atua em defesa da cidadania de forma independente e esta ação tem incomodado muitos políticos brasileiros.

O promotor de justiça, Pedro Luis Camelo, explicou que o Ministério Publico não defende a exclusividade da investigação e sim, que ela seja compartilhada por entender que não seria saudável apenas uma instituição sobrecarregada possa conduzir a licitude de um País, até porque, disse o promotor, a concentração de poder nunca foi benéfica para uma nação. O curioso é que a maioria dos delegados civis é favorável a aprovação da PEC 37, no instante em que a Policia Civil trabalha com imensa dificuldade de ordem estrutural, pessoal e até inerente a própria condição de investigação, enquanto os servidores da instituição, como escrivães e agentes, já se posicionaram contra a proposta, segundo esclareceu o representante do Ministério Publico.

Para o promotor de justiça, Raimundo Parente, a PEC 37 representa uma mutilação ao Ministério Publico e ao interesse social. Para ele, muitos que defendem a aprovação da proposta respondem processos na justiça e não toleram o Ministério Publico promovendo investigação criminal. Com os promotores ausentes da investigação muitos desses criminosos vão deixar de ser investigados e seus atos ilícitos não apurados, por isto o projeto está sendo chamado de PEC da impunidade, disse Raimundo Parente ao afirmar que muitos políticos estão se manifestando contra a aprovação da matéria e apoiando a mobilização dos promotores de justiça, como assim também estão a Igreja Católica, Rotares, Câmaras Municipais, Universidades e a imprensa que tem desempenhado um papel importante, finalizou Raimundo Parente.


Wilson Rodrigues e Ed Alencar
Radialistas e Repórteres
Membros do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Defesa de Dirceu apresenta recurso ao Supremo Tribunal Federal



Condenado a mais de dez anos de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu também apresentou nesta quarta-feira (1º) recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF). No documento, seus advogados pedem a redução da pena, a publicação de trechos do julgamento omitidos no acórdão, com detalhes das decisões dos ministros, e reivindicam um novo relator para o embargo de declaração protocolado eletronicamente.
Esse tipo de recurso – embargo declaratório – é utilizado para esclarecer pontos da decisão que não foram bem delimitados pelos ministros no julgamento. Alguns advogados usam o instrumento para tentar alterar o teor das decisões, mas isso raramente ocorre no STF. Os ministros entendem que os embargos declaratórios servem apenas para pequenos ajustes.

Apoiado em nove pontos, o documento aponta, por exemplo, contradição na fixação de multas nas diferentes fases do julgamento. Segundo o texto, “embora o voto condenatório tenha majorado os dias-multa nas mesmas proporções da reprimenda privativa de liberdade na segunda e terceira fases da dosimetria da pena, não adotou o mesmo critério de proporcionalidade e foi contraditório no que tange à primeira etapa de individualização penal”. A defesa acrescenta que, com isso, foi aplicada ao ex-ministro “uma quantidade de multa que não é proporcional àquela que foi estipulada para a pena privativa de liberdade, em patamar mais elevado e prejudicial ao sentenciado”.

O recurso também aponta que houve “erro material” no acórdão, divulgado pelo STF no mês passado, em que são mencionadas datas diferentes para a morte do ex-presidente do PTB, o deputado federal José Carlos Martinez, e posterior posse de Roberto Jefferson, responsável pelas tratativas para o repasse de recursos do esquema, na presidência do partido. Em alguns pontos, diz-se que Martinez morreu em outubro de 2003 e em outros, em dezembro de 2003.

Agência Brasil


Estiagem – Ceará só recebeu 20% do milho prometido pelo governo federal



Após um mês da visita da presidente Dilma Rousseff ao Ceará, quando anunciou a entrega de 49,1 mil toneladas (t) de milho como medida de combate à seca no Estado, só 20% do compromisso foi cumprido. Até hoje, foram entregues cerca de 10 mil t, informou o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Agenor Pereira. Dilma esteve em Fortaleza dia 2 de abril, para participar da 17ª reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da Sudene. Em seu discurso, prometeu disponibilizar, ao todo, 340 mil t de milhos para o Nordeste, nos meses de abril e maio. Os grãos são destinados a pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos, que têm sofrido com a estiagem deste ano.

O milho a granel que chegou ao Ceará foi transportado via rodoviário. Entre causas que contribuíram para o baixo percentual de chegada do produto foi a ausência de interessados em transportar o produto por via marítima. Em abril, a Conab realizou dois leilões para o transporte das 30 mil t de milho ao Estado por cabotagem (transporte entre portos de um mesmo país), mas não houve interessados. Um novo leilão está marcado para a próxima segunda, 6. Para que essa carga seja transportada por via terrestre, por exemplo, seriam necessários, pelo menos, mil caminhões.

“O Governo (Federal) não tem culpa se não aparece concorrente. Mas mesmo assim ele conseguiu o aumento de 19,1 mil para 33 mil toneladas para o Ceará. E agora o prazo para o transporte marítimo aumentou para 30 dias e pode ser que agora eles concorram. Mas caso (o milho) não chegue de navio, continuará chegando de caminhão”, garantiu o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

Para compensar o atraso na entrega do cereal, prevista para acontecer entre 27 de maio e 3 de junho no Ceará, a Conab de Brasília autorizou o envio de mais 20 mil t aos produtores do Estado, por via terrestre. Conforme Flavio Saboya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), a situação dos criadores cearenses só não está pior por causa das chuvas, que tem garantido, pelo menos, a forragem para os animais.

O POVO

Norte-americano é condenado a 15 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte




Brasília – O cidadão norte-americano Kenneth Bae, de origem coreana, foi condenado a uma pena de 15 anos em um campo de trabalhos forçados na Coreia do Norte. A decisão da Justiça foi anunciada hoje (2) pelas autoridades norte-coreanas, que alegam que ele cometeu atos hostis contra o governo.

O Supremo Tribunal (o equivalente à Suprema Corte) da Coreia do Norte condenou  Kenneth Bae, cujo nome coreano é Pae Jun-Ho. Ele foi preso em novembro de 2012,  na cidade portuária de Rason. Segundo a imprensa sul-coreana, Pae Jun-Ho é operador turístico americano de origem sul-coreana e tem 44 anos.

A punição ocorre em um momento de tensão agravada na Península Coreana. A Coreia do Norte ameaça deflagrar uma guerra nuclear atingindo a Coreia do Sul, o Japão e territórios dos Estados Unidos, como o Havaí.

A Coreia do Norte é uma das nações mais fechadas do mundo. Poucos países têm representação diplomática em Pyongyang (a capital), como o Brasil. O governo é considerado autoritário por parte da comunidade internacional.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Agência Brasil


Descoberto gene vinculado à enxaqueca



Brasília – Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco (Estados Unidos), descobriram o primeiro gene cuja mutação está associada à forma mais comum de enxaqueca. A descoberta pode abrir o caminho para uma compreensão da doença de causas desconhecidas, segundo estudo publicado nos Estados Unidos.              

Louis Ptacek, professor de neurologia da universidade, um dos principais autores da pesquisa, disse que este é o primeiro gene descoberto no qual uma mutação está relacionada à forma mais comum de enxaqueca. "Isso lança a primeira luz sobre uma doença que ainda não entendemos. Mas só um número muito pequeno de pacientes com enxaqueca tem esse gene mutante", acrescentou.
              
Segundo especialistas, a enxaqueca afeta de 10% a 20% da população e causa perdas de produtividade. Os sintomas da doença são forte dor de cabeça e hipersensibilidade ao som, ao tato e à luz.

Os resultados da pesquisa estarão na revista norte-americana Science Translational Medicine. Os pesquisadores fizeram um estudo genético com duas famílias em que a enxaqueca é comum. Eles descobriram que a maioria das pessoas que têm o distúrbio é portadora do gene mutante ou filha de pais que tinham esse gene.
              
No laboratório, os autores do estudo descobriram que a mutação do gene CKIdelta afetava a produção de uma proteína chamada quinase CK2, que desempenha importante papel em muitas funções vitais no cérebro e no resto do corpo. "Isso indica que a mutação genética tem consequências bioquímicas reais", disse Ptacek.

*Com informações da agência pública de notícias de Angola, Angop 

Agência Brasil


TEATRO DE BONECOS EM CRATO-CE


A COMPANHIA DE TEATRO DE BONECOS
O CLUBE DE SISIFO 

Apresenta

 “O ESPANTALHO”
Uma estória para crianças que acontece no milharal
Manipulação: Juan Carlos Guzmán Vélez (Colômbia)



Auditório do Centro Cultural do Araripe (RFFSA), Crato-CE, 17h30min
02 (quinta) e 03 (sexta) de maio de 2013, 17h30min
ENTRADA FRANCA



Sinopse:
"O espantalhinho faz muito bem seu trabalho, mas fica sozinho no momento de ter que enfrentar o seu terrível inimigo. Então, descobre que precisa dos outros pra salvar sua vida e com ajuda da plateia e algum bichinho da roça tenta afastar o fogo. Nesta procura eles vivem interessantes aventuras."

Informações:
(88) 8801.0897
(88) 9960.4466

Apoio:
Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria Municipal da Cultura
Sociedade Cariri das Artes 
Cia. Brasileira de Teatro Brincante
Ponto de Cultura Cena Brincante
Guerrilha do Ato Dramático Caririense


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30